Anda di halaman 1dari 3

Secretaria registra sete casos de mortes por dengue na PB em 2012

Mortes ocorreram em Itabaiana, Patos, Bayeux e Joo No ano passado foram registradas nove mortes pela doena. Do G1 PB Pessoa.

Em sete meses, a Secretaria da Sade registrou sete casos de mortes por dengue na Paraba. Outros trs casos de morte esto sob investigao, sendo dois em Joo Pessoa e um no Conde, no Litoral Sul da Paraba. Em 2011, nove pessoas morreram com a doena no estado. Segundo a Secretaria, os casos deste ano foram registrados em quatro municpios paraibanos. Em Itabaiana, no Agreste, foi registrado um bito em maro. Em Patos, no Serto da Paraba, foi registrada uma morte no ms de abril. Em Joo Pessoa foram contabilizadas duas mortes em junho e mais duas no ms de julho. J em Bayeux, na regio metropolitana de Joo

Pessoa, uma morte foi registrada em julho. Quatro tiveram o quadro de febre hemorrgica da dengue (FHD) e trs de dengue clssica com complicao (DCC). Na tera-feira (11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Sade, divulgou que est alertando os municpios sobre a importncia da vigilncia permanente com vistas a observncia dos casos graves de dengue a serem notificados e investigados. De acordo com a gerente executiva de Vigilncia em Sade da SES, Talita Tavares, desde o incio do ano os tcnicos do Setor de Vigilncia Epidemiolgica foram capacitados para realizarem o manejo clnico da doena. Ela explicou que o manejo clnico da dengue parte da suspeita clnica da doena, cujos sintomas podem se confundir com o de outras doenas. Sempre hora de relembrarmos os sinais de alerta que indicam a possibilidade de quadros graves como: dores abdominais fortes e contnuas; vmitos persistentes; tonturas ao levantar (hipotenso postural); diferena entre as presses mxima e mnima menor do que 2 cm Hg (por exemplo: 9 por 7,5 ou 10 por 8,5); fgado e bao dolorosos; vmitos hemorrgicos ou presena de sangue nas fezes; extremidades das mos e dos ps frias e azuladas; pulso rpido e fino; agitao e/ou letargia; diminuio do volume urinrio; diminuio sbita da temperatura do corpo e desconforto respiratrio, orientou. Talita Tavares explicou que a dengue uma doena dinmica que pode evoluir rapidamente de uma forma para outra. Assim, um quadro de dengue clssica, em dois ou trs dias podem surgir sangramentos e sinais de alerta sugestivos de maior gravidade. Da surge a necessidade da notificao dos casos graves em at 24 horas, de acordo com a Portaria 104 do MS. A sinalizao destas situaes deve ser informada ao Centro de Informaes Estratgicas em Vigilncia em Sade (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (planto 24 horas). De acordo com ltimo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Sade, de 1 de janeiro a 6 de setembro foram registrados 8.171 notificaes, das quais 2.079 j foram descartadas. Foram confirmados 4.729 casos de dengue clssica, 111 por complicaes e 46 de febre hemorrgica da dengue.

Algumas mortes A primeira morte por dengue hemorrgica registrada neste ano na Paraba foi de uma idosa de 64 anos de Itabaiana, no Agreste paraibano, em maro. O caso s foi divulgado em abril deste ano. A Secretaria de Sade do

municpio confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de bito a mulher foi vtima da dengue tipo 4. Em abril, uma menina de 7 anos morreu em Patos, a 307km de Joo Pessoa. Ela deu entrada no Hospital Infantil de Patos no dia 14 de abril e foi internada na rea de urgncia e emergncia da unidade. Segundo o diretor tcnico da instituio, Almir Soares Cavalcante, a menina apresentava os sintomas de dor abdominal, vmito, falta de ar e desconforto respiratrio. O quadro se agravou na manh dia 15 de abril, quando ela passou a ter taquicardia e foi encaminhada UTI Infantil. A menina morreu s 4h do dia 16 de abril. Em Joo Pessoa foram registrados quatro casos. Sendo um deles o de uma idosa de 97 anos e um outro de um jovem de 19 anos.

Anda mungkin juga menyukai