Anda di halaman 1dari 4

O valor da enunciao da pessoa com deficincia intelectual (resumo)

Deficincia intelectual uma denominao atual, que substitui a expresso deficincia mental uma condio de vida.

Demanda por respeito e no por piedade. Valor da enunciao para a conquista da autorrepresentao e autogerenciamento. As ideias de Piaget sobre desenvolvimento e construo de conhecimento, assim como Vigotsky com os nveis de desenvolvimento real e proximal, apontam para ampliao de potencialidades. No imaginrio social, deficincia intelectual est associada incapacidade e dependncia, provocam sentimentos de desprezo e superproteo. A pessoa discriminada e estigmatizada. Leva ao assistencialismo O deficiente aceita esta posio por ter ganhos secundrios. Suas diferenas respeitadas.

precisam

ser

reconhecidas

para

serem

A pessoa com deficincia pode ficar presa ao desejo do outro, sem respeitas suas verdadeiras necessidades.

Para ter acesso aos Direitos Humanos necessrio a existncia de indivduos na condio de seres humanos.

Nenhum direito natural, ele fruo de um acordo, implica deveres e obrigaes. A pessoa precisa fazer parte do grupo.

O homem natural parcialmente domesticado pelo homem social. A relao interpessoal requer um processo de civilizao. O homem dependente do outro no apenas para ser gerado, mas tambm, para garantir sua vida afetivo-social e sua introduo na cultura e na sociedade humana.

A diferena entre o homem e os animais est na linguagem.

A linguagem permite que o homem construa sua histria e cultura e transmiti-la para seus descendentes. A pessoa com deficincia intelectual capaz de apropriar-se da linguagem e fazer uso dela. O homem supera seus instintos e aprende a conviver com outros e estabelece normas. O ambiente torna-se mais agradvel quando controlado o inesperado causa medo, angstia, estado de alerta. Quando o equilbrio externo ou interno quebrado pode haver conflitos. A violncia comea onde termina a fala. A linguagem sempre dbia, visto que o homem cindido. A linguagem humana expressa multiplicidade de sentidos. Existe um dito e um no dito no mesmo discurso.

Superproteger algum em nome do amor aprision-lo, matlo, anulao do suposto protegido.

A pessoa deixa de ser sujeito e passa a ser objeto do outro. A sociedade democrtica prope princpios de igualdade de todos. Mas a igualdade baseada num homem abstrato, que esbarra na discusso das diferenas do homem concreto. O homem tem a capacidade da iniciativa, o livre arbtrio a capacidade da narrativa. O exerccio de comunicao da pessoa com deficincia intelectual representa a expresso de suas diferenas. Diferenas essas que refletem suas necessidades e demandas. A pessoa com deficincia deve ser a primeira reconhecer sua suas diferenas e potencialidades. A pessoa s pode se enunciar na posio de sujeito. A funo pragmtica da linguagem justamente a possibilidade de troca enrte os seres humanos. Na enunciao, a diferena positivada.

Quando no se reconhece o papel da pessoa com deficincia intelectual como interlocutor [...] no se considera verdadeiramente o valor de sua mensagem.

A pessoa com deficincia intelectual apresenta dificuldade em dar encadeamento lgico-temporal do seu pensamento expresso em largas oralizaes. Frases curtas, associaes livres, sem planejamento prvio. s vezes necessrio um tradutor, ou facilitador, como coautor de suas ideias. O portador de Sndrome de Down marcado pela estranheza do outro, muitas vezes identificado como portador de patologia reao xenfoba da massa. O que mais incomoda Diane do estranho no a alteridade, mas o que este nos provoca e nos revela. Ele nos reflete a nossa prpria alteridade e estranheza. Ao analisar o outro preciso comear com a prpria anlise. A partir da concluso que o outro nos habita que podemos tentar aprender a viver e conviver com os outros. O valor da enunciao da pessoa com deficincia intelectual grande, s assim a marca da diferena poder ser positivada. Faltam-lhe autorizao e aprendizagem de autorrepresentao.

O filme

O filme "O Oitavo Dia" trs a histria de dois personagens: George, com Sndrome de Down; e Harry, um executivo que vive de dar palestras pelo pas. George acredita pertencer ao povo da Monglia por suas caractersticas fsicas.

Harry usa conceitos da psicologia, como contgio emocional, em suas palestras de motivao para vendedores, uso da linguagem. (fazendo um paralelo com o texto) Ambos personagens esto em conflito pessoal desapego, amores, problemas familiares. O grande paralelo com o texto est na enunciao. George demonstra ao longo do filme uma grande capacidade de elaborar suas respostas, sair de das dificuldades com criatividade e surpreender as pessoas. O que absurdo e improvvel para os "normais" sempre surpreendia Harry e na maioria das vezes o modificava de alguma forma. Harry, um sujeito estressado e "normal", foi sendo modificado ao longo do filme diante do improvvel e da surpresa - nunca saber o que esperar de George. O filme retrata como decises e pensamentos precipitados so tomados a toda hora quando se trata de pessoas com deficincia intelectual e, como, reviravoltas so dadas por estas logo em seguida. O que demonstra a capacidade de criatividade destas pessoas. Os preconceitos, rejeies, conflitos e falta de oportunidades que estas pessoas enfrentam. O no reconhecimento da capacidade destas pessoas possuirem uma certa autonomia nos leva de volta ao texto que nos fala sobre possuidores da pessoa como objeto, o que, no filme, fica claramente explicitado o contrrio.

Anda mungkin juga menyukai