Anda di halaman 1dari 5

ETAPA 1

Aula-tema: Introduo a Qualidade e a importncia para o Gestor. Gesto da qualidade - Definio e conceitos O relatrio a seguir refere-se aos passos 1,2 e 3.

A importncia da ferramenta de Qualidade e do Mtodo PDCA

Introduo H muito tempo a sociedade clama por qualidade: no processo, no atendimento, no produto ou servios. A imposio mercadolgica feita pelas diretrizes gerenciais contemporneas (modelos de gesto sistmicos) e pela abertura comercial que configura um ambiente nacional mais competitivo, que estimula a reorganizao dos parmetros de competitividade ao estabelecer a qualidade no processo (no apenas no produto) como imperativo de continuidade dos empreendimentos de negcios. Diversas ferramentas vem sendo desenvolvidas, como contribuio da academia ao aperfeioamento da gesto das organizaes e mtodos gerenciais tambm vem sendo estudados, como o sistema de gerenciamento de processos denominado P.D.C.A, foco deste trabalho. ______________________________________________________________________ Para suprir a crescente expectativa dos consumidores em relao qualidade dos produtos e servios, as organizaes precisam investir, cada vez mais, em sistemas de gesto de qualidade a fim de garantir sua permanncia no mercado. A economia global apresenta uma nova ordem, onde as empresas do mundo inteiro competem acirradamente numa busca descomedida pelos clientes, a fim de ampliar a remunerao do capital. Neste contexto, a competitividade condio bsica de sobrevivncia, sujeitando as empresas a adaptarem-se s mudanas impostas pelo mercado. O mercado consumidor brasileiro est cada vez mais exigente quanto qualidade dos produtos e servios, levando as empresas a elevar os nveis de desempenho atravs da implantao de programas de melhoria da qualidade e produtividade.

Os sistemas de medio de desempenho vm ampliando seu papel nas organizaes, incorporando-se cada vez mais ao gerenciamento do negcio. Os mesmos tornam-se parte integrante da implementao estratgica e da avaliao de desempenho tanto de recursos humanos quanto da competitividade das empresas em relao ao seu mercado de atuao. Verifica-se ento a necessidade de realizar uma pesquisa sobre os indicadores e ferramentas da qualidade que possam ser utilizados por exemplo, pelo setor de construo. Essa utilizao buscou obter uma alternativa oriunda tambm da indstria automobilstica que auxiliasse a indstria da construo civil a rastrear e eliminar os problemas relacionados baixa de qualidade e produtividade relacionadas ao setor. A preocupao com a melhoria da qualidade do produto deve ter incio desde a produo da matria prima at a entrega ao cliente final, segundo o estilo japons de controle de qualidade. Sendo assim, ser analisada uma forma de utilizao do uso de sistemas de medio aliada a utilizao das ferramentas e princpios da qualidade implantados no ciclo PDCA que possa auxiliar na obteno de melhorias de forma incremental no processo construtivo. Para o estudo proposto, sobre melhorias no sistema de construo, relacionam-se a qualidade do produto quanto as no-conformidades encontradas nas peas prontas de concreto armado ao atendimento das especificaes geomtricas, ausncia de falhas superficiais, retrabalhos na montagem e devoluo de matrias primas.

As fases do PDCA so:

Plan: (planejamento) em que se definem as metas ideais (itens de controle) do processo analisado, estabelecendo-se os mtodos para a sua consecuo. Do: (execuo) sendo necessrios a educao e o treinamento das pessoas envolvidas, com a execuo efetiva das aes planejadas. Paralelamente, as informaes geradas no processo so registradas. Check: (verificao) e tem por objetivo comparar a execuo (a partir dos dados registrados) com o planejamento. Aqui se pode notar se os resultados propostos inicialmente foram ou no alcanados. Action: implica em (aes) corretivas; nesta fase, a partir dos resultados alcanados, temse dois caminhos distintos a seguir: se a verificao mostrou que no foi possvel atingir os resultados propostos, deve-se partir para o estudo de aes corretivas e a seguir retomar o mtodo P.D.C.A.; porm se os resultados propostos foram atingidos, deve-se ento padronizar o processo, assegurando assim sua continuidade. O mtodo PDCA utilizado pelas organizaes para gerenciar os seus processos internos de forma a garantir o alcance de metas estabelecidas, tomando as informaes como fator de direcionamento das decises. O ciclo PDCA de controle pode ser utilizado para manuteno do nvel de controle (ou cumprimento das diretrizes de controle), quando o processo repetitivo e o plano (P) consta de uma meta que uma faixa aceitvel de valores e de um mtodo que corresponde os Procedimentos Padro de Operao. Tambm utilizado nas melhorias do nvel de controle (ou melhoria da diretriz de controle). Neste caso, o processo no repetitivo e o plano consta de uma meta que um valor definido (por exemplo: reduzir o ndice de peas defeituosas em 50%) e de um mtodo, que compreende aqueles procedimentos prprios necessrios para se atingir uma meta. Esta meta o novo nvel de controle pretendido. Pode-se perceber que o PDCA poder ser utilizado para manter o resultado atingido ou na busca de um resultado melhor. Para gerenciar os processos e, sobretudo, tomar decises com maior preciso, se faz necessrio trabalhar com base em fatos e dados, ou seja, informaes geradas no processo buscando e interpretando corretamente as informaes disponveis como forma de eliminar o empirismo. Para tanto, existem tcnicas importantes e eficazes, denominadas de Ferramentas da Qualidade, capazes de propiciar a coleta, o processamento e a

disposio clara das informaes disponveis, ou dados relacionados aos processos gerenciados dentro das organizaes. Tais ferramentas da qualidade passam a ser de grande utilidade no momento em que as pessoas que compem a organizao comeam a dominar e praticar o mtodo PDCA de gerenciamento de processos, com a necessidade de trabalhar e dominar as tcnicas de tratamento das informaes, denominadas Ferramentas da Qualidade dentro do sistema de gesto pela qualidade e produtividade. Concluso Contudo, podemos afirmar que ao aplicar a gesto da qualidade, teremos uma melhoria continua nos processos que sero aplicados, na qualidade dos servios com plena satisfao dos clientes, mobilizando os setores de servios e tambm de produo. A maioria j consegue vislumbrar a mudana como necessria e precisa. A prtica da qualidade um processo dinmico e que deve ser sempre praticada para no provocar acomodao das solues geradas na simples otimizao do processo atual. O PDCA uma metodologia que auxilia, com base em fatos, na identificao de um problema, na priorizao e anlise das causas e na tomada de aes corretivas. O que vlido ressaltar o rigor e disciplina em seguir todas as etapas previstas no mtodo, bem como o uso de ferramentas adequadas a cada etapa para que se possa verificar a melhora significativa dos problemas e consequentimente alcanar as metas. Dois pontos so extremamente importantes e que devem est associados ao uso do PDCA so a disciplina e comprometimento de todos os envolvidos no processo para que se cumpram, principalmente, as aes estabelecidas, em especial as aes contnuas, como por exemplo, o cumprimento de procedimentos.

Referencias:

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/gestao-qualidade603008.shtml, acessado em 24/08/2012

http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=4467, acessado em 26/08/2012 http://www.empresasedinheiro.com/ciclo-pdca/, acessado em 26/08/2012 http://pt.shvoong.com/business-management/1655117-m%C3%A9todo-pdca/, em 27/08/2012 acessado

Anda mungkin juga menyukai