Anda di halaman 1dari 11

Assuntos Tratados 1 Horrio Lei 4898/65 (Lei a abuso de Autoridade) 2 Horrio Lei 9455/97 (Lei de Tortura) Lei 2.

889/56 (Lei de Genocdio)

LEI 4898/65 (LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE) A Lei n 4898 estabelece trs tipos de sano: penal, administrativa e civil. A conduta que caracteriza abuso de autoridade pode ser da competncia da justia estadual ou da justia federal, mas jamais teremos abuso de autoridade na instncia militar, por fora do art. 124 da CF. Smula 172 do STJ: compete justia comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade ainda que praticado em servio. S poderemos enquadrar as autoridades na Lei n 4898 se suas condutas tiverem ntima relao com sua posio de autoridade e no exerccio de suas funes. O direito de representao ser exercido mediante petio art.2.
Art. 2 O direito de representao ser exercido por meio de petio: a) dirigida autoridade superior que tiver competncia legal para aplicar, autoridade civil ou militar culpada, a respectiva sano; b) dirigida ao rgo do Ministrio Pblico que tiver competncia para iniciar processo-crime contra a autoridade culpada. Pargrafo nico. A representao ser feita em duas vias e conter a exposio do fato constitutivo do abuso de autoridade, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado e o rol de testemunhas, no mximo de trs, se as houver.

O leigo no precisa saber qual seriam a autoridade encarregada ou qual o MP encarregado de oferecer a denncia. s vezes procurada apenas a autoridade administrativa e esta encarrega de informa ao MP. Da mesma forma que as vezes procura-se apenas o promotor de justia. O FATO DE ESTAR ESCRITO REPRESENTAO PODE SUGERIR QUE A AO PENAL SEJA PBLICA CONDICIONADA A REPRESENTAO, CONTUDO A REPRESENTAO AQUI NO CONDIO DE PROCESSABILIDADE, E SIM APENAS O MEIO/FORMA QUE SE SOUBE DO CRIME DE ABUSO PORQUE A AO PENAL CONTINUA SENDO PBLICA INCONDICIONADA. A lei de abuso de autoridade no admite tentativa! Extramos tal raciocnio do art. 3 da lei que diz, expressamente, que qualquer conduta do art. 3 mesmo que consumada ou tentada constitui abuso de autoridade. Assim, constatamos que na lei de abuso de autoridade adotou-se a teoria subjetiva, pois o crime tentado apenado igual ao crime consumado (Obs.: o CP adotou a teoria objetiva onde o crime tentado tem sua pena reduzida - art.14, pargrafo nico, CP).
Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado:

A doutrina, ainda critica quase de forma unnime, que a redao do art. 3 atenta contra o princpio da taxatividade penal. Os tipos penais devem ser taxativos, claros, no podem ser vagos.

a) liberdade de locomoo;

possvel que o policial na rua solicite documentos a voc? Sim, se a autoridade aborda o sujeito porque desconfia que ele seja suspeito de determinada infrao. J, por outro lado, se ele pede documento a seu bel prazer apenas pelo fato do sujeito circular em uma praa, ai sim poderamos ter abuso de autoridade.
b) inviolabilidade do domiclio;

S entra com a autorizao do morador ou mesmo sem autorizao em situao de flagrante e desastre ou perigo. Por mandado no poder entrar de noite, ressalvado se tiver a autorizao do morador. Entende-se por noite o perodo que no tem luz solar. Entende-se por casa segundo o art. 150, 4, CP, in verbis:
4 - A expresso "casa" compreende: I - qualquer compartimento habitado; II - aposento ocupado de habitao coletiva;

Ex.: hotel
III - compartimento no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade.

Cuidado: para ser essa lei o sujeito dever fazer isso em virtude de abuso de sua condio de autoridade (vou fazer isso e vou fazer porque sou autoridade), caso contrrio responder pelo art. 150, 2, CP.
2 - Aumenta-se a pena de um tero, se o fato cometido por funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder.

Requisitos do Mandado Judicial - art. 245 do CPP


c) ao sigilo da correspondncia;

No esquecer que quem violar a correspondncia dever ser autoridade. Aqui observo que cartas dirigidas aos presos podem ser abertas, da mesma forma que embrulhos, pois tal direito a eles mitigado. Os acusados ou rus tambm podem ter suas correspondncias violadas, desde que com autorizao judicial art. 240, 1, f, CPP.
d) liberdade de conscincia e de crena ; e) ao livre exerccio do culto religioso;

O que conscincia? Conscincia a maneira pela qual eu observo e analiso tudo o que vejo. J a crena diz respeito f. Quando eu acredito, eu cultuo. Ex.: eu, como catlico, vou igreja todos os domingos. Assim, delegado que no permite que eu v ao culto ou faa minha pregao estar atentando contra minha liberdade de exerccio de culto. O racismo fomenta a segregao, semeia a discrdia, separatismo de forma que o indivduo no pode alegar sua liberdade de conscincia que fomente a separao e segregao. A liberdade religiosa no pode implicar em ofensa aos costumes e tradio ou mesmo ofensa a bens jurdicos de maior expresso.
f) liberdade de associao;

Art.5, XVII, XVIII, XIX da CF: desde que para fins lcitos. As associaes de torcidas organizadas foram dissolvidas, pois no estavam voltadas para fins lcitos.
g) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto;

Neste caso, primeiro deve-se analisar se a conduta da autoridade que atenta os direitos e garantias legais asseguradas ao exerccio do voto est descrita no Cdigo Eleitoral, pois, neste caso, ele prevalece. (norma especifica prevalecendo sobre norma geral). Ex.: art. 291 Cdigo Eleitoral.
h) ao direito de reunio; i) incolumidade fsica do indivduo;

Incolumidade fsica a integridade fsica. O fato de algum prender e colocar algemas no autoriza o recebimento de cascudos. Princpio da humanidade. A fora fsica pode ser utilizada para prender, desde que necessria.
j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional. (Includo pela Lei n 6.657 de 05/06/79)

Os advogados criminalistas no podem ter sua linha grampeada indistintamente, ou ter um policial em sua porta para saber quem so seus clientes.
Art. 4 Constitui tambm abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder;

O art. 284 do CPP autoriza a utilizao de fora para prender, desde que necessria. RHC 14585 /SP o guarda municipal s pode prender em caso de flagrante, aqui o far como qualquer um do povo. Ele no autoridade para cumprir mandado de priso.
RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS. TRFICO ILCITO DE ENTORPECENTES. PRISO EM FLAGRANTE. GUARDAS MUNICIPAIS. ABUSO DE AUTORIDADE. INOCORRNCIA. 1. No h falar em ilegalidade de priso em flagrante, porque efetuada por guardas municipais de trnsito, se pode faz-lo qualquer do povo (artigo 301 do Cdigo de Processo Penal). 2. Recurso improvido.

possvel priso para averiguao? No, isso constitui abuso da autoridade. Pode acontecer de algum ser parado pela autoridade e ao apresentar o documento de identificao, o policial desconfie da legalidade do mesmo. Uso de algemas possvel: o HC 89429 STF entendeu que o uso de algemas no pode ser indiscriminado, mas utilizado apenas de forma excepcional, melhor dizendo, apenas quando o sujeito colocar em perigo os outros presentes ou a si prprio.
EMENTA: HABEAS CORPUS. PENAL. USO DE ALGEMAS NO MOMENTO DA PRISO. AUSNCIA DE JUSTIFICATIVA EM FACE DA CONDUTA PASSIVA DO PACIENTE. CONSTRANGIMENTO ILEGAL. PRECEDENTES. 1. O uso legtimo de algemas no arbitrrio, sendo de natureza excepcional, a ser adotado nos casos e com as finalidades de impedir, prevenir ou dificultar a fuga ou reao indevida do preso, desde que haja fundada suspeita ou justificado receio de que tanto venha a ocorrer, e para evitar agresso do preso contra os prprios policiais, contra terceiros ou contra si mesmo. O emprego dessa medida tem como balizamento jurdico necessrio os princpios da proporcionalidade e da razoabilidade. Precedentes. 2. Habeas corpus concedido (RHC 89429 Min Rel. Hamilton Carvalido 6 turma STJ julgado em 16.12.2004)

Quando se trata de crianas e adolescentes teremos a regra especfica - art. 230 do ECA. (norma especifica prevalecendo sobre norma geral).
b) submeter pessoa sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei;

RDD regime disciplinar diferenciado s admitido com autorizao judicial (art. 52, LEP). Caso a autoridade policial coloque, por sua conta e risco, o preso no RDD haver abuso de autoridade, pois quem deveria autorizar seria o juiz. Caso a vitima seja criana e adolescente incorrer a autoridade policial no art. 272 do ECA. Por questes de segurana: em vistoria de presdios h procedimentos de praxe que no constituem medidas de segurana, tais como pessoas algemadas com mos para trs, apenas dirigir o olhar a autoridade quando questionado (o olhar pode ser ameaador), etc.
c) deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa;

Destaco aqui que a comunicao dever ser feita ao juiz competente para a soltura! No constitui abuso de autoridade deixar de comunicar famlia! Se eventualmente a apreenso for de adolescente, neste caso, se no fizerem a comunicao ao juiz competente para deliberar o que fazer com aquela criana ou adolescente responder pelo art. 231 do ECA (norma especifica prevalecendo sobre norma geral). Caso a priso seja em lugar inspito (ex.: meio da selva, lugar longnquo) a demora em chegar autoridade por questes de distncia no caracteriza abuso de autoridade.
d) deixar o Juiz de ordenar o relaxamento de priso ou deteno ilegal que lhe seja comunicada;

Este crime um crime de mo prpria porque s o juiz que pode exercer essa conduta. Ele no pode delegar a funo a ningum. Deteno expresso no mais utilizada em nosso ordenamento. Essa expresso era para referir-se s prises rpidas. Hoje no se fala mais nessa modalidade de priso.
e) levar priso e nela deter quem quer que se proponha a prestar fiana, permitida em lei; f) cobrar o carcereiro ou agente de autoridade policial carceragem, custas, emolumentos ou qualquer outra despesa, desde que a cobrana no tenha apoio em lei, quer quanto espcie quer quanto ao seu valor; g) recusar o carcereiro ou agente de autoridade policial recibo de importncia recebida a ttulo de carceragem, custas, emolumentos ou de qualquer outra despesa;

A priso gratuita, no se paga custas, emolumentos ou dirias para ficar na priso aqui no Brasil.
h) o ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal;

i) prolongar a execuo de priso temporria, de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de cumprir imediatamente ordem de liberdade. (Includo pela Lei n 7.960, de 21/12/89)

Este crime da alnea i eminentemente omissivo. Decorrido o tempo da priso temporria, a autoridade policial dever automaticamente liberar o indiciado, no precisa esperar o alvar de soltura. Medida de segurana a resposta do estado para aquele indivduo que praticando um fato tpico e lcito estava mentalmente enfermo. Tal medida consistir ou na internao em hospital psiquitrico ou tratamento ambulatorial. Se o escrivo do juzo federal sabendo que aquela pessoa pessoa que ele no gosta retarda a emisso do alvar de soltura ele tambm responder pela lei de abuso de autoridade. Se for menor a pessoa apreendida a situao esta disciplinada no art. 235 do ECA. Quem a autoridade? Resposta: Art. 5, Lei n 4898. Cuidado: art. 5, Lei 4898 no confunde com o art. 327, CP.
Art. 5 Considera-se autoridade, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remunerao.

O administrador da falncia no autoridade para fins dessa lei, pois quem exerce munus publico no autoridade para a Lei 4889. O art. 6 prev as penas administrativas.
Art. 6 O abuso de autoridade sujeitar o seu autor sano administrativa civil e penal. 1 A sano administrativa ser aplicada de acordo com a gravidade do abuso cometido e consistir em: a) advertncia; b) repreenso; c) suspenso do cargo, funo ou posto por prazo de cinco a cento e oitenta dias, com perda de vencimentos e vantagens; d) destituio de funo; e) demisso; f) demisso, a bem do servio pblico.

Para os penalistas as sanes administrativas prevalecem se comparadas ao Estatuto do servidor pblico. Aqui temos um elenco de penas por ex muito maior que no estatuto da magistratura. O 2 prev a sano civil, mas o valor no prevalece. 2 HORRIO Abuso de autoridade apenas existe nas formas dolosas. A repercusso penal para abuso de autoridade.
3 A sano penal ser aplicada de acordo com as regras dos artigos 42 a 56 do Cdigo Penal e consistir em: a) multa de cem a cinco mil cruzeiros; b) deteno por dez dias a seis meses;

c) perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica por prazo at trs anos. 4 As penas previstas no pargrafo anterior podero ser aplicadas autnoma ou cumulativamente.

Temos trs modalidades de sanes penais previstas na lei: pena de multa, pena de deteno e perda do cargo. Podem ser alternadas ou cumuladas. A pena de multa se regula pelo art. 49, CP pena mnima de 10 dias-multa e mxima 360 diasmulta. Esqueam, assim, a idia de multa de cem a cinco mil cruzeiros. Deteno de 10 dias a seis meses atualmente, em julgados recentes, inclusive no STJ - REsp 744951 - tranqilo o entendimento de que se admitem os juizados especiais. Se deteno, ser regime aberto e semi-aberto.
CRIMINAL. RESP. ABUSO DE AUTORIDADE. INFRAO DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO. LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS. ALTERAO DO LIMITE DE PENA MXIMA. COMPETNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS AINDA QUE O DELITO POSSUA RITO ESPECIAL. LEI ESPECIAL. APLICAO SUBSIDIRIA. RECURSO PROVIDO. I. A Lei 10.259/01 trouxe nova definio de delitos de menor potencial ofensivo, para incluir aqueles para os quais a lei preveja pena mxima no superior a dois anos, sem fazer qualquer ressalva acerca daqueles submetidos a procedimentos especiais, razo pela qual todas as infraes cujas penas mximas no excedam a dois anos,inclusive as de rito especial, passaram a integrar o rol dos delitos de menor potencial ofensivo, atraindo a competncia dos Juizados Especiais. II. Se a Lei 10.259/01 no ressalvou os delitos submetidos a procedimentos especiais, a supervenincia da Lei 10.409/02 no exclui a competncia do Juizado Especial Criminal para julgamento do feito, com a possibilidade de aplicao subsidiria dos institutos desta ltima. III. Recurso provido, nos termos do voto do Relator.

Perda do cargo tambm pode ser a perda do emprego pblico ou da funo pblica. A perda do cargo por fora do art. 92, I, do CP (pena maior que um ano para os crimes funcionais ou maior que 4 anos nos crimes comuns PODE perder o cargo) no uma pena e sim efeito de uma sentena condenatria. J aqui no efeito da sentena penal condenatria e sim a prpria pena!
5 Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poder ser cominada a pena autnoma ou acessria, de no poder o acusado exercer funes de natureza policial ou militar no municpio da culpa, por prazo de um a cinco anos. .

Poderemos ter decises diferentes em cada instncia, s terei as repercusses necessrias penais na esfera civil nas hipteses do art. 91: sentena penal condenatria ttulo executivo no civil para apurar o quantum. O prof por fim observa que a pena desta lei reflete o tempo em que foi sancionada. LEI N 9455/97 (LEI DE TORTURA) Abordagem histrica: a tortura anda intimamente ligada a regimes ditatoriais. No Brasil tivemos um perodo ditatorial, assim a nossa CF que sucedeu o perodo ditatorial trouxe a tortura como um crime comparado a hediondo - 5, XLII da CF.

Essa tortura pode acontecer nos mbitos estadual, federal, mas jamais haver um torturador a ser julgado no mbito militar. RE 407721-3/DF
EMENTA: Recurso extraordinrio criminal. 2. Arquivamento de Inqurito Policial Militar, por inexistncia de crime militar. 3. Correio parcial requerida pelo JuizAuditor Corregedor da Justia Militar da Unio. 4. Alegao de ocorrncia de crime de tortura. Crime comum. Incompetncia da Justia Militar. Inteligncia do art. 124 da Constituio Federal. 5. Recurso extraordinrio conhecido e parcialmente provido, determinando-se a remessa dos autos Seo Judiciria do Estado de So Paulo

Este crime no afeto apenas as autoridades qualquer cidado poder praticar o crime de tortura.
Art. 1 Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental:

Se a tortura for mediante violncia fsica dever ser comprovada por exame pericial, j violncia psquica (grave ameaa) no precisar ser comprovada - STJ REsp 272837/PR.
RECURSO ESPECIAL. PROCESSUAL PENAL. HOMICDIO. CRIMES CONEXOS. TORTURA, DENUNCIAO CALUNIOSA E FRAUDE PROCESSUAL. COAO MORAL IRRESISTVEL. AUSNCIA DE ALEGAO PELA DEFESA TCNICA. QUESITO NO-OBRIGATRIO. TORTURA PSICOLGICA. DESNECESSIDADE DE APLICAO DO ART. 158 DO CPP. ART. 564, INCISO III, ALNEA B, DO CPP. REEXAME DO CONJUNTO FTICOPROBATRIO. VERBETE SUMULAR N. 07 DO STJ. DISSDIO NO DEMONSTRADO. 1. O Juiz-Presidente do Tribunal do Jri no est obrigado a elaborar quesitos acerca de teses defensivas que no foram expostas pela defesa tcnica. Precedentes. 2. O crime de tortura psicolgica, previsto no art. 1, inciso I, alnea a, da Lei n. 9.455/97, no exige a aplicao do art. 158 do Cdigo de Processo Penal, tendo em vista no deixar vestgios materiais perceptveis. 3. A pretenso recursal acerca do art. 564, inciso III, alnea b, do Cdigo de Processo Penal demandaria o reexame do contexto ftico-probatrio. Incidncia do enunciado n. 07 da Smula do STJ. 4. Dissdio jurisprudencial no demonstrado. 5. Recurso no conhecido. a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa;

O alvo do constrangimento o torturado, mas a informao pode ser terceira pessoa. Torturo sua filha para que voc faa alguma revelao. Informao o dado obtido informalmente. Declarao j algo formalizado, mensagem escrita. Tem que torturar com o fim de obter informao e no torturar por torturar.
b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa;

Ex.: ladres que torturam gerente de banco para que este franqueie o acesso ao dinheiro do banco. Os ladres respondero pela tortura em concurso material com o roubo. Gerente seria vtima acobertado pelo art. 20, CP
c) em razo de discriminao racial ou religiosa;

Se for orientao filosfica ou sexual no h que se falar em tortura! A tortura dever ser em razo de motivao de discriminao racial ou religiosa.
II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo.

Aqui, o agente dever ter uma dessas finalidades. Eu como agente da PF se colocar um cidado preso em solitria apenas e to somente para que o preso no comemore gol do seu time, alm de abuso de autoridade ser configurada tambm tortura. Pai que tranca seu filho ou filha em casa submetendo-o (a) a castigo imoderado tambm responde a tortura. Guarda idia de vigilncia. Ex.: tio que recebeu o sobrinho do interior para morar em sua casa para que faa os estudos. Poder idia de autoridade. Ex.: agente penitencirio em razo da pessoa custodiado; tutor com relao ao tutelado. o possvel o concurso de crimes de abuso de autoridade e da Lei de Tortura. O namorado que prende a namorada no quarto poder responder pelo art. 148, CP e no por tortura, pois no teve os fins aqui descritos.
2 Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitlas ou apur-las, incorre na pena de deteno de um a quatro anos.

Esse crime se da apenas na forma omissiva: Daquele que tinha o dever de evitar (Diretor de presdio que tem o dever de evitar que abuso de autoridade seja pratica por seus subordinados) ou se cientes daquilo apuram (ex: corregedor).
3 Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito a dezesseis anos.

Ao analisar o art. 19 do CP, vimos os chamados crimes qualificados pelo resultado que poderiam ser de varias modalidades: - dolo e dolo - culpa e culpa - culpa e dolo - dolo e culpa Aqui no 3 trabalha-se com essa modalidade, mas s na modalidade preterdolosa: dolo no antecedente e culpa no conseqente.

O 4 causa de aumento de pena. Quando mais se existirem uma dessas situaes, mais a pena ser aumentada.
4 Aumenta-se a pena de um sexto at um tero: I - se o crime cometido por agente pblico; II se o crime cometido contra criana, gestante, portador de deficincia, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos;

Entende-se que eles tm menor poder para conter aquelas investidas que lhes so dirigidas.
III - se o crime cometido mediante seqestro.

o seqestro do art. 148 e no extorso mediante seqestro. Crcere privado - Ambiente restrito coloca a pessoa numa sala. J no seqestro coloco a pessoa numa casa.
5 A condenao acarretar a perda do cargo, funo ou emprego pblico e a interdio para seu exerccio pelo dobro do prazo da pena aplicada.

A perda do cargo um efeito automtico da sentena condenatria. Aqui a perda do cargo no pena!
6 O crime de tortura inafianvel e insuscetvel de graa ou anistia.

Quando eu falo em liberdade provisria tenho a liberdade provisria com e sem fiana. A lei veda a liberdade provisria com fiana, assim a liberdade provisria sem fiana poder ser aplicada. Diz a lei que ser insuscetvel de graa ou anistia. Sabemos que a graa (que vem por decreto presidencial) e anistia (quem vem por lei do CN) so causas extintivas de punibilidade. A lei no veda o indulto (que coletivo). Cuidado: o indulto no permitido na lei de trficos de drogas.
7 O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hiptese do 2, iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.

A lei dos crimes hediondos previa o cumprimento de pena em regime integralmente fechado. J para os crimes de tortura admitia-se a progresso. A o STF declarou essa parte na lei dos crimes hediondos como inconstitucional.
Art. 2 O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime no tenha sido cometido em territrio nacional, sendo a vtima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdio brasileira.

Princpio da extraterritorialidade incondicionada. Ex.: caso do Austraco que prendeu e molestou sua filha. Se fosse pego no Brasil poderia ser aqui tambm julgado. LEI 2.889/56 (TRATA DO GENOCDIO) O que vem a ser genocdio? O sufixo dio da idia de extermnio. Genocdio o crime praticado que importa no extermnio de uma raa, de um grupo com grande identidade racial, tico, etc. Essa lei remonta ao ano de 1956, porque o mundo nessa poca se apavorou com as atrocidades sofridas pelos judeus (perodo ps 2 guerra mundial).
Art. 1 Quem, com a inteno de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, tnico, racial ou religioso, como tal:

Apenas para grupos nacionais, ticos, racial ou religioso. No se protege pessoas que possuem apenas identidade sexual. O legislador descreve quais seriam as condutas de genocdio.
a) matar membros do grupo;

Apesar de matar milhares de pessoas do grupo, o agente responder apenas por um crime. O genocdio no da competncia do tribunal do jri, pois o genocdio ainda que seja crime doloso contra a vida no genocdio representa um crime contra humanidade. Eventualmente, se houver genocdio em conexo com crime doloso contra a vida responderei no jri. Ex do caso que aps matar os argentinos, mato tambm o porteiro para que no nos reconhea. O genocdio dever ser julgado pela justia comum ou federal? Os julgados que temos envolve ndios. Por fora do art. 109 competncia da justia federal julgar casos de disputa indgena. Mas nos demais casos, ex se eu praticasse, seria da competncia da justia comum. Art. 109, 5, da CF foi muito discutido recentemente no caso da Irm Doroty. Adotamos para fins de genocdio, o princpio da extraterritorialidade penal incondicionada art. 7, I, d, CP.
b) causar leso grave integridade fsica ou mental de membros do grupo; c) submeter intencionalmente o grupo a condies de existncia capazes de ocasionar-lhe a destruio fsica total ou parcial; d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; e) efetuar a transferncia forada de crianas do grupo para outro grupo;

Sabemos que as normas penais podem ser no-incriminadoras (quando elas no estabelecer penas: permissivas, finais ou explicativas) e incriminadoras. Nestas ltimas, no preceito primrio, temos a descrio da conduta, no preceito sancionador temos a pena. Em regra, o legislador exaustivo a descrever a conduta e taxativo ao impor a pena. J no genocdio o legislador exaustivo ao descrever a conduta, mas na hora de impor a pena ele transfere a obrigao para outra lei. Isso o que chamamos de tipo penal remissivo ou norma penal em branco s avessas ou norma penal incompleta.
Ser punido: Com as penas do art. 121, 2, do Cdigo Penal, no caso da letra a; Com as penas do art. 129, 2, no caso da letra b; Com as penas do art. 270, no caso da letra c; Com as penas do art. 125, no caso da letra d; Com as penas do art. 148, no caso da letra e; Art. 2 Associarem-se mais de 3 (trs) pessoas para prtica dos crimes mencionados no artigo anterior: Pena: Metade da cominada aos crimes ali previstos.

Esse art. 2 foi revogado pelo art. 8 da Lei 8072. Vale a regra do art. 8 da Lei 8072, porque o art. 8 da Lei 8072 prev uma pena diferenciada para a formao de bando ou quadrilha quando para praticar crimes hediondos. Considerando que a lei dos crimes hediondos posterior a lei de genocdio aquela prevalecer.
10

Art. 3 Incitar, direta e publicamente algum a cometer qualquer dos crimes de que trata o art. 1: Pena: Metade das penas ali cominadas. 1 A pena pelo crime de incitao ser a mesma de crime incitado, se este se consumar. 2 A pena ser aumentada de 1/3 (um tero), quando a incitao for cometida pela imprensa. Art. 4 A pena ser agravada de 1/3 (um tero), no caso dos arts. 1, 2 e 3, quando cometido o crime por governante ou funcionrio pblico. Art. 5 Ser punida com 2/3 (dois teros) das respectivas penas a tentativa dos crimes definidos nesta lei. Art. 6 Os crimes de que trata esta lei no sero considerados crimes polticos para efeitos de extradio.

Os crimes que tratam essa lei, segundo o art. 6 da lei de genocdio, no sero considerados crimes polticos para efeitos de extradio. Extradio ato pelo qual um pas manda algum para outro pas para que l seja julgado em outro pas ou para que l cumpra pena. Uma das regras da extradio que no se extradita aqueles que cometeram crimes polticos. Mas ateno: o genocdio, ainda que tenha motivao poltica, poder ser extraditado.

11

Anda mungkin juga menyukai