Anda di halaman 1dari 37

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS FACULDADE DE ADMINISTAO, CONTABILIDADE E ECONOMIA

POLGRAFO DE INTRODUO CONTABILIDADE

Graduando: Vitor Pauletti

Curso: Bacharelado em Administrao de Empresas com nfase em Empreendedorismo e Sucesso

Professor: Denis Carraro

Disciplina: Introduo a Contabilidade

Porto Alegre 2006.

INTRODUO CONTABILIDADE No processo de desenvolvimento e modernizao das organizaes, na busca de maior eficincia e eficcia empresarial, necessita-se de instrumentos capazes de fornecer informaes teis e consistentes que alicercem a tomada de decises. No basta que a empresa conte com equipamentos sofisticados ou recursos humanos qualificados, fundamental que se defina claramente a finalidade bsica da contabilidade, dessa forma apagando da memria a mentalidade que atribui contabilidade a funo de apenas registrar os acontecimentos da organizao com objetivo especfico de cumprir exigncias requeridas pela legislao fiscal. A definio de adotar uma contabilidade moderna, passa necessariamente pelo entendimento de que sua atuao central conduz e reproduz resultados capazes de serem utilizados como um instrumento gerencial, criador de um sistema de informaes sistematizados que registre todos os acontecimentos, alocando custos, despesas e receitas corretamente em cada unidade de negcio. Este arsenal fundamental ao administrador, pois ele que servir de base histrica para que no planejamento e programao futura, a organizao no seja levada a vivenciar experincias mal sucedidas no passado. Outra questo fundamental para o planejamento da contabilidade moderna na organizao, nos remonta a decises para que o sistema de informaes, preconizado, no se restrinja a sistematizar dados necessrios a gerao de indicadores de desempenho econmico/financeiro, mas tambm gerar indicadores econmicos/sociais, apesar de que a caracterstica da maioria das organizaes a obteno do resultado financeiro, mas jamais poder esquecer que ela se utiliza dos recursos potenciais disponveis de uma forma coletiva na busca dos seus objetivos e isto refora e justifica a necessidade de definir uma contabilidade que, tambm preocupa-se em buscar outros dados que permitam ao sistema de informaes a gerao de um conjunto de indicadores, capazes de permitir uma viso global da organizao em nvel interno e externo. Desta forma, de extrema importncia que o entendimento da contabilidade leve em considerao para a definio de sua finalidade, a misso da organizao, a de servir a sociedade, e para isto, necessrio a definio de um sistema de informaes que conduza e reproduza construo de uma dupla contabilidade empresarial. Esta que permitir, simultaneamente, um conjunto de indicadores de desempenho econmico/financeiro e econmico/social.

1. CONTABILIDADE 1.1 Objeto e Objetivo da Contabilidade:

O objeto da contabilidade o Patrimnio, tendo por objetivo bsico informar a posio patrimonial e financeira da empresa. As informaes devem ser produzidas de forma confivel a fim de serem utilizadas tanto para a avaliao do desempenho obtido como para projees por parte dos usurios internos e externos. O objetivo da Contabilidade permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gesto do patrimnio das entidades econmico-administrativas. 1.2 Interessados nas Informaes Contbeis e Campo de Aplicao:

De uma forma ampla, os interessados nas informaes contbeis so: Contadores e profissionais da rea; Scios, Acionistas, Proprietrios e Administradores das Entidades; Diretores, Executivos, Gestores e Funcionrios; Instituies de Crdito, Fornecedores e Investidores; Governo e Instituies Pblicas; Sociedade em Geral.

O conhecimento e o adequado entendimento das demonstraes contbeis, asseguram o controle do patrimnio administrado e fornecem informaes sobre a posio e as variaes patrimoniais, bem como o resultado das atividades econmicas desenvolvidas pela entidade para alcanar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais (sociais, culturais, esportivos, beneficentes e outros), ou seja, permitir a seus usurios a obteno de informaes de natureza econmica e financeira da entidade. As finalidades em sntese, so: administrativa ou de controle; financeira; econmica; social; jurdica. a) Administrativa ou de Controle o processo pelo qual a administrao se certifica, na medida do possvel, de que a organizao est agindo de conformidade com os planos e polticas traadas pelo Conselho de Administrao (diretoria).

b) Financeira o estudo e interpretao dos fatos colocados em evidncia para alcanar a determinao de ndices de rentabilidade e solvncia financeira (capacidade/recursos financeiros para pagar as dvidas). c) Econmica o estudo dos fenmenos internos de gesto (atividade). so fenmenos que ocorreram dentro do processo produtivo que compete empresa realizar. a capacidade que o projeto tem para produzir, levando em consideraes os custos de produo, quantidade produzidas, faturamento, participao no mercado (competitividade) ou ainda a sua viabilidade como atividade econmica rentvel. d) Social Cuida de controlar a parte social da empresa, correspondendo aos interesses das pessoas que lhes prestam servios. Informa aos usurios externos (governamentais) sobre: salrios, contribuies sociais, tributos e etc. Tambm procura informar aos usurios internos sobre os resultados produzidos, sejam pelo interesse financeiro ou pela participao nos resultados por parte dos empregados, ou ainda, informar a sociedade de modo geral sobre a sua importncia como empresa geradora de empregos e impostos que retornaram a comunidade em benefcios sociais. e) Jurdica Servir de elemento de prova s questes jurdicas institucionais, tais como: reclamatrias trabalhistas, cobrana de impostos e contribuies inconstitucionais ou que tenham vcios legais, reclamatrias de consumidores, ou ainda de clientes (usurios) e fornecedores (prestadores de servios). 1.3 Conceito de Contabilidade

A contabilidade uma cincia do grupo das chamadas Cincias Econmicas e Administrativas; registra, estuda e interpreta os fatos financeiros e ou econmicos que afetam a situao Patrimonial de determinada pessoa, fsica ou jurdica. Contabilidade uma metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenmenos que afetam as situaes patrimoniais, financeiras e econmicas de qualquer ente, seja pessoa fsica, entidade de finalidades no lucrativas, empresa ou mesmo, pessoa jurdica de Direito Pblico. (Srgio de Iudcibus) De outra forma, pode-se dizer que a Contabilidade a cincia que estuda o patrimnio sob os aspectos quantitativos e qualitativos, registrando e analisando os fatos econmicos e financeiros que afetam a situao patrimonial de pessoas fsicas e jurdicas.

1.4

Patrimnio

o conjunto de bens, materiais e/ou imateriais, avaliveis em dinheiro e vinculados entidade pela propriedade ou por cesso a qualquer ttulo, dos quais a mesma possa dispor no giro dos seus negcios, ou ainda, o conjunto de bens, direitos e obrigaes. Com base no Princpio da Entidade, a Contabilidade deve tratar a pessoa jurdica da empresa como distinta das pessoas fsicas e/ou jurdicas de seus proprietrio. 1.4.1 Bens

So bens econmicos, necessrios satisfao de uma pessoa ou vida de uma empresa e que possam ser avaliados em dinheiro. Os bens so classificados em : Tangveis ou Corpreos Imveis, terrenos, construes, benfeitorias (imveis); Mquinas, equipamentos e acessrios; Ferramentas e utenslios; Veculos de servios (utilitrio); Mobilirios, equipamentos de escritrio (mveis e utenslios); Material de consumo em estoques (almoxarifado); Produtos finais/estoques (bens destinados a venda ou revenda). Intangveis ou Incorpreos Marcas de comrcio e Indstria; Patentes de Inveno (Industrial); Fundo de Comrcio (ponto comercial); Direito de Explorao em Minas e Florestas. 1.4.2 Direitos:

Em contabilidade, entende-se os valores a receber, ttulos, duplicatas a receber e quaisquer outros direitos a receber ou direitos a compensar/recuperar por antecipao de impostos. 1.4.3 Obrigaes:

Entende-se os compromissos assumidos, obrigaes a pagar, valores que sero exigidos, que sero reclamados, valores pertencentes terceiros, oriundos de financiamentos, compras a prazo ou dbitos fiscais, sociais e trabalhistas.

As obrigaes podem ser classificadas em: Curto Prazo: 360 dias a contar da data do encerramento do exerccio social ou durao de seu Ciclo Operacional. Longo Prazo: mais de 360 dias. 1.4.4 Patrimnio Lquido

Pode ser definido como o Capital investido pelos scios na empresa, acrescido das destinaes de recursos prprios em determinado perodo. Representa a diferena entre os Bens, Direitos e Obrigaes a Terceiros. Exerccios: 1 ( ( ( ( - O objeto da Contabilidade ) a) o Balano Patrimonial ) b) a Escriturao ) c) o Patrimnio ) d) registrar os Fatos Administrativos

2 - O objetivo da Contabilidade : ( ) a) permitir o estudo e o controle da gesto do patrimnio das entidades econmico-administrativas. ( ) b) o Patrimnio ( ) c) a entidade ( ) d) fornecer informaes sobre o patrimnio das entidades. 3 - A finalidade da Contabilidade : ( ) a) o Patrimnio ( ) b) permitir o estudo e o controle do patrimnio ( ) c) permitir aos seus usurios a obteno de informaes de natureza econmica e financeira acerca da entidade. ( ) d) registrar os fatos administrativos visando elaborao do Balano Patrimonial.

1.5

Relatrios Contbeis

Dirio: Embora sob, o aspecto administrativo-contbil seja o RAZO o livro mais importante, do ponto de vista legal e fiscal, o mais importante, realmente, o dirio. este um livro no qual so registradas todas as operaes contabilizveis de uma entidade, em ordem cronolgica e com a observncia das Normas e dos Princpios Fundamentais de Contabilidade. DATA CONTA HISTRICO DBITO CRDITO

Razo: O razo um outro tipo de relatrio contbil importante e de fcil compreenso. atravs do razo que, podemos acompanhar a evoluo dos saldos, conciliaes, confrontos, confirmao de saldo etc. portanto uma radiografia individual de cada conta existente, seja ela de clientes, bens, obrigaes, fornecedores, despesas, custos ou receitas. um relatrio indispensvel ao dia dia-a-dia da contabilidade. DATA HISTRICO DBITO CRDITO SALDO D/C

Balancete: Uma das peas indispensveis dentre os relatrios produzidos pela contabilidade est o balancete analtico. O gerenciamento da empresa, quando realizado atravs de relatrios gerenciais, produzidos pela contabilidade passa a desempenhar um papel importante. no balancete que encontramos as informaes mais utilizadas e no no balano, que apenas um somatrio acumulativo dos acontecimentos ocorridos nos ltimos 12 meses. O balancete um instrumento que pode, a partir das informaes contidas, modificar o futuro da organizao por meio do acompanhamento oramentrio, a anlise da evoluo das despesas, custos e receitas, etc. MOVIMENTO DBITO CRDITO

GRUPOS/CONTAS

SALDO ANTERIOR

SALDO FINAL

Balano Patrimonial: Do ponto de vista fiscal o Balano Patrimonial uma das mais importantes demonstraes contbeis, atravs da qual podemos apurar (atestar) a situao patrimonial-financeira de uma entidade em determinado momento. Nesta demonstrao esto claramente evidenciados o Ativo, o Passivo e o Patrimnio Lquido da entidade. Exerccio: Classificar as Patrimonial. contas contbeis, assinalando sua localizao no Balano

CONTAS Duplicatas a Pagar Fornecedores Imveis Terrenos Impostos a Pagar Equipamentos de Informtica Notas Promissrias a Receber Instalaes Imposto de Renda a Pagar Mveis e Utenslios Aluguis a Pagar ICMs a Compensar Emprstimos Bancrios Pagar Capital Social Dinheiro em caixa Banco Conta Corrente Estoques Financiamentos (pgto em 360 dias) Reserva Legal Clientes Aplicaes Financeiras INSS a Recolher Capital a Integralizar FGTS a Recolher PIS a Recolher Duplicatas a Receber Lucros Acumulados Aluguis a Receber

Ativo

Passivo Patrimnio Lquido

1.6

Regimes de Contabilidade

So trs os regimes de contabilidade existentes: Regime de Caixa As receitas e despesas so consideradas (contabilizadas)no momento do recebimento ou pagamento dos respectivos valores. (s registra no momento que so pagas ou recebidas) . Sistema utilizado pelas empresas sem fins lucrativos (filantrpicas). Regime de Competncia As receitas e despesas devem ser reconhecidas no momento em que acontecem, independentemente de terem sidos recebidas ou pagas. (sistema utilizado pelas empresas, cujo o Imposto de Renda deve ser apurado com base no Lucro Real). Regime Misto: Sistema utilizado pelas entidades pblicas, regidas pela Lei 4.320/64, onde a receita registrada pelo regime de caixa e a despesa pelo regime de competncia. 1.7 Teoria da Escriturao

Consideraes Gerais: Torna-se fundamental para a Administrao o conhecimento do andamento da gesto, com relao aos acontecimentos (Atos e Fatos) do qual s possvel atravs da utilizao de meios, que possibilitem os registros metdicos das operaes e dos estados patrimoniais, que determinamos de escriturao. Escriturao: Principal meio pelo qual a contabilidade atinge o seu fim; Registro dos fatos contbeis com base na escriturao; A escriturao o principal instrumento de apoio dos demais elementos contbil (oramento, inventrio, balancete). No existe registro contbil sem documentao hbil.

Conceito: Conjunto de registros necessrios a revelao dos resultados da gesto, bem como, das repercusses sobre o patrimnio da empresa. Ou ainda, o conjunto de anotaes, registro que com formas e fins servem para representar os fenmenos da gesto. diversos

A escriturao o registro de todos os fatos ocorridos na empresa. Esses fatos so registrados em livros, fichas ou formulrios de acordo com a necessidade do registro da natureza, complexidade do objeto da entidade. A escriturao no atende somente a uma necessidade de ordem administrativa, decorre de exigncia legal, para a maioria das entidades. O Cdigo Comercial estabelece taxativamente que os comerciantes devem manter a escriturao de todas as operaes de seu estabelecimento. Mtodo de Escriturao: Partidas Dobradas Por esse mtodo fazemos os registros dos acontecimentos que ocorrem no Patrimnio, conhecendo-se a qualquer momento o valor de cada elemento que forma o Patrimnio, as suas variaes e os resultados positivos ou negativos da atividade econmica. O princpio fundamental do mtodo o de que no h devedor sem que haja credor, correspondendo, a cada dbito, um crdito de igual valor. D - Caixa, Banco c/c ........ 100.000,00 C - Capital Social scio A .... . . . . ......... 25.000,00 scio B. .. ... .. ... . . .... 25.000,00 scio C....................... 50.000,00 a) a soma dos dbitos de todas as contas, sempre ser igual a soma dos crditos. b) A soma dos saldos devedores ser sempre igual a soma dos saldos credores.

10

Lanamentos: Lanamento o registro em livros apropriados (dirio), patrimoniais, sejam ou no resultantes de atos da gesto. Frmulas: 1) Frmula - uma conta devedora e uma conta credora. 2) Frmula - uma conta devedora e/ou duas ou mais credoras. 3 Frmula - composta, uma credora e diversas devedoras. das variaes

4 Frmula - complexa, duas ou mais contas devedoras e/ou duas ou mais credoras. Os elementos essenciais indispensveis para se fazer os registros contbeis so: Local e dada da ocorrncia do fato; Conta a ser debitada; Conta a ser creditada; Histrico; Valor. Atos e Fatos Administrativos a) Atos Administrativos: toda a ao praticada pelo administrador que no altera a posio do patrimnio. Ex: Uma ordem de servio, para alterar o horrio de trabalho, uma admisso ou demisso de funcionrio, ordem para alterar o salrio, aviso de transferncia de algum e etc. b) Fatos Administrativos: toda a ao praticada pelo administrador, que altera a posio patrimonial da empresa, podendo ser permutava, modificativa ou mista. Podem ser classificados em trs grupos:
PERMUTATIVO OU COMPENSATIVOS representam permutas (trocas)

entre elementos Ativos, Passivos ou entre ambos simultaneamente, sem provocar variaes no Patrimnio Lquido, ou seja, no altera a situao lquida (ou resultado), no envolve pagamento de despesas ou vendas de produtos servios e mercadorias. Ex: Pagamento de duplicata D - Fornecedores C - Caixa/Bancos

11

Ex:

Pagamento do IR s/salrios D - IR s/salrios C - Caixa/Bancos

Ex:

Recebimento de duplicatas D - Caixa/Bancos C - Duplicatas a Receber

MODIFICATIVO provocam variaes (modificaes) no Patrimnio Lquido,

ou seja, altera a situao lquida do patrimnio, modifica o resultado final do balano, por que ocorre vendas de mercadorias e servios, gera despesas operacionais. Ex : Pagamento de salrios D - Despesas com salrios C - Caixa/bancos Ex : Apropriao de salrios D - Despesas com salrios C - Salrios Pagar Ex: Pagamento ou recebimento de aluguel D - Despesas com Aluguel C - Caixa/Bancos D - Caixa/Bancos C - Receitas de Aluguel

Obs: Todas as operaes, cujos os fatos geram uma despesas ou receitas, provocam uma mudana na situao lquida patrimonial.
MISTA

uma situao onde ocorre fatos que modificam o resultado e ao mesmo tempo ocorre uma permuta de valores nas contas patrimoniais. Ex: pagamento de duplicatas em atraso: D - Duplicatas a Pagar D - Juros de Mora-despesas C - Caixa/Bancos Ex: recebimento de duplicatas em atraso D - Caixa/Bancos C - Juros de Mora (Receita) C - Duplicatas a Receber

12

1.8

Conta Contbil

Conceito: Conta o nome tcnico atribudo aos componentes patrimoniais (bens direitos, obrigaes) e aos elementos que compe o resultado ( despesas e receitas). Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na vida da empresa, responsveis pela gesto do patrimnio, como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc., so registrados pela Contabilidade em contas prprias. Assim, toda movimentao de dinheiro efetuada dentro da entidade registrada em uma conta denominada Caixa; os objetos comercializados pela empresa so registrados em uma conta denominada Mercadorias, e assim por diante. Denominao: Atribui-se a cada uma o nome que melhor identifique os elementos representados, ou seja, de acordo com os fatos ocorridos. Ex.: Caixa, bancos c/c, mveis e utenslios, duplicatas, etc. Tipos: Sinttica - de 1 grau ou geral. Ex.: Fornecedores Financiamentos Analtica - ou de 2 grau, aquela aberta ou detalhada. Ex.: Duplicatas a Receber - Roberto Alves Morango - Filho de Deus & Cia Ltda - Pedro & Filhos Ltda - Alberto & Albertos S/A OBSERVAO: as contas sintticas no recebem (registros) somente as analticas. lanamentos contbeis,

13

Lanamentos: So as anotaes ou registros das variaes que os elementos representados sofrem. Para efetuar o registro dos fatos contbeis usa-se o mtodo das partidas dobradas, cujo princpio fundamental de que, em cada operao a dbito a soma dos lanamentos ter que ser igual a soma dos lanamentos a crdito. Critrios para debitar ou creditar Funcionamento das contas DBITO, quando for registrar: a) o valor inicial de um componente do Ativo; b) aumento do Ativo; c) diminuio do Passivo; d) Diminuio do Patrimnio Lquido. CRDITO, quando for registrar: a) o valor inicial de um componente do Passivo b) aumento do Passivo; c) diminuio do Ativo; d) Aumento do Patrimnio Lquido. CONTAS DBITO CRDITO ATIVO PASSIVO P.LQUIDO RECEITAS CUSTOS DESPESAS (*) Responder se AUMENTA ou se REDUZ. 1.9 Plano de Contas

Conceito: o agrupamento ordenado de todas as contas que sero utilizadas pela contabilidade em uma determinada empresa, ou ainda, o conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformizao dos registros contbeis.

14

Finalidades: a) servir de orientao escriturao contbil, possibilitando uniformidade dos registros contbeis e protegendo a entidade contra erros naturais motivados pela ausncia de sistematizao( critrios ); b) facilitar a transmisso de servios; c) meio de controle e pesquisa. O plano de contas deve apresentar a funo e o funcionamento de todas as contas, visando facilitar a operacionalidade dos registros, com o objetivo de manter um padro de procedimento sempre uniforme, quanto a classificao e interpretao dos fatos contbeis. Exemplo de Plano de Cdigos 1 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.2 1.1.1.3 1.1.2 1.1.2.1 1.1.2.2 1.1.2.3 1.1.2.4 1.1.2.5 1.1.2.6 1.1.2.9 1.1.2.10 1.1.3 1.1.3.1 1.1.3.2 1.1.3.3 1.1.3.4 1.1.6 1.1.6.1 1.1.6.3 1.1.6.4 Contas ATIVO CIRCULANTE DISPONIBILIDADES Caixas Bancos Conta Movimento Aplicaes de Liquidez Imediata CRDITOS Duplicatas a Receber Ttulos a Receber (-) Duplicatas Descontadas (-) Proviso p/CLD Imposto de Renda a Compensar ICMs a Compensar Adiantamento de 13 salrio Adiantamentos de Salrios ESTOQUES Mercadorias Produtos Matria Prima Material de Almoxarifado DESPESAS ANTECIPADAS Prmios de Seguros a Vencer Encargos financeiros a apropriar Assinaturas de jornais e revistas Contas

15

1.2 1.2.1 1.2.1.1 1.2.1.2 1.2.1.6 1.3 1.3.1 1.3.1.1 1.3.1.2 1.3.1.3 1.3.1.4 1.3.2 1.3.2.1 1.3.2.4 1.3.2.5 1.3.2.6 1.3.2.7 1.3.2.9 1.3.3 1.3.3.1 1.3.3.2 1.3.3.5 2 2.1 2.1.1 2.1.1.1 2.1.1.2 2.1.2 2.1.2.1 2.1.2.2 2.1.3 2.1.3.1 2.1.3.2 2.1.3.6 2.1.3.7 2.1.3.8 2.1.4 2.1.4.1 2.1.4.2

REALIZVEL A LONGO PRAZO CRDITOS Contas a Receber Ttulos a Receber Depsitos Judiciais PERMANENTE INVESTIMENTOS Participaes em outras Empresas Participaes em Coligadas Participaes em Controladas Imveis para Renda ( aluguel) IMOBILIZADO Terrenos Mveis e Utenslios Veculos Marcas e Patentes Benfeitorias em Bens de Terceiros (-) Depreciao Acumulada DIFERIDO Gastos Pr-Operacionais Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos (-) Amortizao Acumulada PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE FORNECEDORES Joo Carlos Ramos Rifes e Rifas & Filhos Ltda. EMPRSTIMO E FINANCIAMENTO Emprstimos Bancrios (banco X..) Financiamentos Bancrios (banco Y..) OBRIGAES FISCAIS E TRIBUTRIAS ICMs a Recolher IPI a Recolher PIS s/Faturamento Cofins a Recolher ISS a Recolher OBRIGAES SOCIAIS INSS a Recolher FGTS a Recolher

16

2.1.5 2.1.5.1 2.1.5.2 2.1.5.3 2.1.6 2.1.6.1 2.1.6.2 2.1.6.3 2.2 2.2.1 2.2.1.1 2.2.2 2.2.2.1 2.2.2.2 2.2.5 2.2.5.1 2.2.5.2 2.3 2.4 2.4.1 2.4.1.1 2.4.1.2 2.4.2 2.4.2.1 2.4.3 2.4.3.1 2.4.4 2.4.4.1 2.4.4.2 2.4.4.3 2.4.4.4 2.4.5 2.4.5.1 2.4.5.2

OUTRAS OBRIGAES Ordenados e Salrios a Pagar Comisses a Pagar Dividendos a Pagar PROVISES TRABALHISTAS Proviso de Frias Proviso 13. Salrio Proviso de encargos sociais PASSIVO EXIGVEL A LONGO PRAZO CREDORES Fulano de Tal EMPRSTIMOS E FINANCIAMENTOS Emprstimos Bancrios Financiamentos Bancrios OUTRAS OBRIGAES Emprstimos a Diretores Emprstimos a Coligadas ou Controladas RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS PATRIMNIO LQUIDO CAPITAL SOCIAL Capital Subscrito (-) Capital a Integralizar RESERVA DE CAPITAL Reserva de Incentivos Fiscais RESERVA DE REAVALIAO Reavaliaes de Imveis RESERVA Reserva Reserva Reserva Reserva DE LUCROS Legal Estatutria Para Contingncias de Lucros a Realizar

LUCROS OU PREJUZOS ACUMULADOS Lucros Acumulados (-) Prejuzos Acumulados

17

3 3.1 3.1.1 3.1.1.1 3.1.1.2 3.1.2 3.1.2.1 3.1.2.2 3.1.2.3 3.1.2.5.1 3.1.2.5.2 3.1.2.5.3 3.1.2.5.4 3.1.2.5.9 3.1.2.7 3.1.2.7.1 3.1.2.7.2 3.1.2.7.4 3.1.2.7.5 3.1.2.7.6 3.2 3.2.1 3.2.1.1 3.2.1.1.1 3.2.1.1.3 3.2.1.1.4 3.2.1.1.5 3.2.1.1.6 3.2.1.2 3.2.1.2.1 3.2.1.2.2 3.2.1.2.3 3.2.1.2.4 3.2.2 3.2.2.1 3.2.2.1.1 3.2.2.1.3 3.2.2.1.4 3.2.2.1.5 3.2.2.1.6

CUSTOS E DESPESAS CUSTOS CUSTOS MERCADORIAS E SERVIOS VENDIDOS C.M.V. C.S.V. CUSTOS DA PRODUO Mteria Prima Materiais Secundrios Mo de Obra Direta Salarios e Comisses Frias Gratificaes Encargos Sociais Outros Gastos Custos Indiretos Salrios Frias Encargos Sociais Depreciao Manuteno e Conservao DESPESAS OPERACIONAIS DESPESAS COM VENDAS DESPESAS COM PESSOAL Salarios e Comisses Frias Encargos Sociais Vale Transporte Programa de Alimentao ao Trabalhador DEMAIS DESPESAS Manuteno e Conservao Comunicaes Despesas de Viagens e Representaes Propaganda e Publicidade DESPESAS ADMINISTRATIVAS DESPESAS COM PESSOAL Salrios e Ordenados Frias Encargos Sociais Vale Transporte Programa de Alimentao ao Trabalhador

18

3.2.2.2 3.2.2.2.1 3.2.2.2.2 3.2.2.2.3 3.2.2.2.4 3.2.2.2.7 3.2.2.3 3.2.2.3.1 3.2.2.3.2 3.2.2.3.3 3.3 3.3.4 3.3.4.1 4 4.1 4.1.1 4.1.1.1 4.1.1.2 4.1.2 4.1.2.2 4.1.2.3 4.1.2.4 4.1.2.6 4.1.3 4.1.3.1 4.1.3.2 4.1.3.3

DEMAIS DESPESAS Comunicaes (telefone, correios e etc.) Material de Expediente Alugueis Manuteno e Conservao Depreciao DESPESAS FINANCEIRAS Juros Pagos Descontos Concedidos Variao Monetria Passiva DESPESAS NO OPERACIONAIS VENDAS DE BENS DO ATIVO PERMANENTE Perda na Alienao Bens Imobilizado RECEITAS RECEITA OPERACIONAL BRUTA RECEITAS DE VENDAS E SERVIOS Vendas de Mercadorias Receitas de Servios (-) DEDUES DAS VENDAS Descontos Incondicionais Devolues de Mercadorias ICMS s/vendas Pis e Cofins s/Faturamento RECEITAS FINANCEIRAS Juros Recebidos Descontos Obtidos Variao Monetria Ativa

4.2 4.2.1 4.2.1.1

RECEITAS NO OPERACIONAIS GANHOS DE CAPITAL Alienao de Bens do Permanente

19

1.10 Situao Lquida do Patrimnio Genericamente, a diferena entre o ativo e o passivo do patrimnio pode ser chamada de situao lquida, podendo o patrimnio apresentar trs situaes lquidas: 1 situao: O ativo maior que o passivo, resultando uma situao lquida ativa, tambm chamada positiva, superavitria ou favorvel nessa situao, tambm conhecida por Patrimnio Lquido, que aparece o capital. 2 situao: O ativo menor que o passivo, donde resulta uma situao lquida passiva, tambm denominada negativa, deficitria ou desfavorvel. Nesse caso, todo o capital foi absorvido, havendo ainda um dficit patrimonial, chamado de passivo a descoberto. 3 situao: O ativo igual ao passivo, donde resulta uma situao nula ou compensada. Nesse caso o capital foi absorvido e todo o patrimnio pertence a terceiros, pois o total dos bens e direitos igual ao das obrigaes. A -P = PL, A > P = Positivo A < P = Negativo A = P = Nulo

Exemplo de situao favorvel: ATIVO Caixa Bancos Ttulos a Receber Duplicatas a Receber Mercadorias Mveis e Utenslios Imveis R$ 30.000 40.000 90.000 20.000 80.000 20.000 30.000 PASIVO Duplicatas a Pagar Emprstimos INSS a Recolher ICMS a Recolher Salrios a Pagar Soma do Passivo Capital Lucros retidos Soma do capitais R$ 80.000 20.000 50.000 20.000 20.000 190.000 70.000 50.000 310.000

Soma do bens

310.000

20

Situao desfavorvel: ATIVO Caixa Bancos Duplicatas a Receber Contas a Receber Estoques Aplicaes Financeiras Imobilizado Soma dos bens Situao Nula: ATIVO Caixa Bancos Duplicatas a Receber Contas a Receber Estoques Mveis e Utenslios Soma dos bens Exerccios: 1) A diferena entre Ativo (bens e direitos) e Passivo (obrigaes) denominase: ( ) a) Balano Patrimonial ( ) b) Situao lquida ( ) c) Situao lquida positiva ( ) d) Situao lquida negativa 2) Situao Lquida Ativa o mesmo que: ( ) a) Positiva ou Deficitria ( ) b) Passiva ou Negativa ( ) c) Positiva ou Superavitria ( ) d) Positiva e Passivo a descoberto. 3) Situao lquida Passiva o mesmo que: ( ) a) Passivo a Decoberto ( ) b) Negativa ou Superavitria ( ) c) Ativo ou Superavitria ( ) Nula ou inexistente R$ 10.000 30.000 10.000 20.000 30.000 30.000 130.000 PASSIVO INSS a Recolher Duplicatas a Pagar FGTS a Pagar Aluguel a Pagar Financiamentos Soma dos capitais R$ 20.000 10.000 25.000 25.000 50.000 130.000 R$ 5.000 10.000 15.000 10.000 10.000 10.000 50.000 110.000 PASIVO Fornecedores FGTS a Pagar Contas a Pagar Salrios a Pagar Financiamentos Passivo a Descoberto Soma dos capitais R$ 30.000 30.000 10.000 20.000 50.000 (30.000) 110.000

21

CAPITAL Para a doutrina contbil, o conceito de Capital pode ser interpretado sob configuraes distintas, que podem ser descritas conforme a seguir: 1.11 Capital Nominal ou Capital Social Corresponde ao investimento inicial efetuado pelos scios ou acionistas da empresa. Este somente se altera a cada nova destinao de recursos para esta finalidade ou nos casos de reduo dos investimentos na empresa. 1.12 Capital Prprio representado pelo Patrimnio Lquido da Entidade. Com a realizao das operaes da empresa em cada exerccio social, outros recursos podem ser destinados pelos scios para complementar a necessidade de Capitais. Como exemplo, podem ser citadas as Reservas e o Lucro de capa exerccio social. 1.13 Capital de Terceiros Representa os capitais investidos na empresa por pessoas no ligadas ou terceiros. A necessidade de recursos para investimentos ou para o giro das operaes podem ser captados com outras fontes, que no sejam obtidos com os scios ou acionistas. Este recursos sero contabilizados como Passivos e oidem ser de curto prazo ou longo prazo. 1.14 Capital Total Pode-se dizer que o total investido pela empresa em determinado exerccio social. Corresponde a soma do Capital Prprio e do Capital de Terceiros que encontra-se contabilizado no Balano Patrimonial da Entidade. Em outras palavras, pode-se afirmar que so as fontes dos recursos aplicados em Bens e Direitos de uma Organizao. 1.15 Origens e Aplicaes de Recursos Os fatos administrativos registrados na Contabilidade so demonstrados, de forma esttica, no Balano Patrimonial. Esta demonstrao nos apresenta uma fotografia da situao da empresa em uma determinada data, mas no proporciona identificar como ocorreram as variaes patrimoniais.

22

A Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR) tem esta finalidade, ou seja, explicar as variaes ocorridas entre os capitais circulantes e os capitais no circulantes entre dois perodos. Como Capital no Circulante, podemos dizer que so os Ativos e Passivos de longo prazo, o Ativo Permanente e o Patrimnio Lquido. ATIVO A1 A2 PASSIVO A1 A2 Circulante Circulante Caixa e Bancos 10.000 15.000 Fornecedores 20.000 25.000 Estoque 50.000 35.000 Salrios Pagar 10.000 12.000 Realiz Longo Prazo Exigvel Longo prazo Depsitos Judiciais 0 17.000 Emprstimos 5.000 8.000 Permanente Patrimnio Lquido Imobilizado 35.000 50.000 Capital Social 20.000 25.000 (-) Depreciao (5.000) (7.000) Lucros 35.000 40.000 Total 90.000 110.000 Total 90.000 110.000 Ciclo Operacional Representa o giro das operaes da empresa desde o incio do processo at o recebimento dos clientes pela venda dos produtos, mercadorias ou servios de sua atividade fim. Capital Circulante e Capital Circulante Lquido So todos os capitais que encontram-se registrados no Ativo ou no Passivo Circulante. A diferena entre eles representam o Capital Circulante Lquido (CCL). Questionamentos a serem respondidos: Qual a importncia de apurar o CCL? Como calcular a Variao do CCL; Como explicar as variaes ocorridas? Qual o tratamento para os Capitais no Circulantes? Porque algumas operaes no afetam o CCL?

Origens de Recursos Tem por finalidade apresentar o conjunto de recursos que se originaram no decorrer do exerccio, independente da forma de captao: lucros, aumento de capital, venda ou transformao de ativos, captao com terceiros.

23

Aplicao de Recursos Tem por finalidade demonstrar onde foram aplicados os recursos que ingressaram na empresa: aumento de ativos, reduo de dvidas, distribuio de lucros, etc. Estrutura da DOAR Origens Das operaes Lucro do Exerccio (+) Depreciao Reduo no Realiz Longo Prazo Aumento no Exigvel Longo Prazo Alienao de Bens Permanentes Aumento de Capital Aplicaes Aquisio de Bens Permanentes Reduo do Exigvel Longo prazo Aumento no Realiz. Longo Prazo Distribuio de Lucros Variao do CCL Saldo Inicial do CCL Saldo Final do CCL Exerccio: Elaborar a DOAR com base no Balano Patrimonial exposto no tpico 2.5 Comparao com a Demonstrao do Fluxo de Caixa (Mtodo Indireto) Atualmente encontra-se em projeto de aprovao junto aos rgos federais, propostas de alteraes na estrutura das demonstraes contbeis com vistas a promover a harmonizao internacional das normas e da forma de sua apresentao. Uma destas modificaes transformar a DOAR em uma Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC), produzindo melhores informaes de anlise das operaes financeiras das entidades. A diferena bsica entre a DOAR e DFC a explicao mais detalhadas que a DFC proposrciona quanto s origens e aplicaes de recursos de curto prazo.

24

A DFC com base no Balano Patrimonial exposto no tpico 2.5, ficaria representado da seguinte forma: Estrutura da DFC Origens Caixa Gerado pelas Operaes Lucro do Exerccio (+) Depreciao Emprstimos Reduo dos Estoques Aumento de Capital Aumento em Fornecedores Aumento em Salrios a Pagar Aplicaes Aquisio de Bens Permanentes Depsitos Judiciais Aumento ou Reduo nas Disponibilidades Demonstraes Financeiras ou Contbeis As demonstraes financeiras ou contbeis obrigatrias, segundo a Lei 6404/76, devem ser elaboradas ao final de cada exerccio social. Fazem parte desta obrigatoriedade: Balano Patrimonial; Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE); Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados pode ser substituda pela Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido; Demonstrao das Origens e das Aplicaes de Recursos; Notas Explicativas. NOTAS EXPLICATIVAS: So evidenciaes que devem ser destacadas no sentido de auxiliar o usurio das demonstraes contbeis, visando apresentar esclarecimentos adicionais. As evidenciaes destacadas devem ser relevantes quantitativa e qualitativamente. Numa mudana de procedimentos contbeis, de um ano para outro, devem ser destacadas se a repercusso no resultado, em circunstncia daquela mudana, for relevante.

25

1.16 Exerccio Social Compreende o perodo de um ano (360 dias) ou o espao de tempo entre o incio das operaes e o final do ano calendrio. Todas as empresas estabelecidas pelo regime jurdico de Sociedades Annimas devem obedecer estas datas, independente se tenham determinao de matriz ou subsidirias sujeitas a outras determinaes de seus pases de origem. 1.17 Balano Patrimonial Os componentes do Patrimnio, representados no Ativo e no Passivo, so de naturezas diferentes, mas com caractersticas comuns, devendo ser agrupados de acordo com sua espcie e finalidade, de forma a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira, econmica e patrimonial da entidade. A estrutura do Balano a forma de agrupamento dos componentes. A estrutura s tem sentido diante da anlise, pois se no fosse desta forma, as contas poderiam ser apresentadas sem qualquer tipo de agrupamento ou retificao. A Lei 6.404/76 das S/A, estabelece que no Ativo, representando as aplicaes de recursos, as contas sero classificadas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados e no passivo sero classificadas em ordem decrescente de exigibilidade. Conforme o Art 176 da referida Lei, o Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade. ESTRUTURA GRFICA: ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades Crditos Estoques Despesas Antecipadas REALIZVEL A LONGO PRAZO PERMANENTE Investimentos Imobilizado Diferido PASSIVO CIRCULANTE

EXIGVEL A LONGO PRAZO PATRIMNIO LQUIDO Capital Social Reservas de Capital Reservas de Reavaliao Reservas de Lucros Lucros ou Prejuzos Acumulados

26

1. ATIVO Compreende os bens e direitos da empresa. Deve ser dividido em subgrupos: circulante, realizvel a longo prazo e permanente. 1.1 CIRCULANTE Compreende os valores e bens que se transformaro em disponibilidades at o trmino do exerccio social seguinte. Considerados valores de realizao curto prazo, podem ser apresentados em subgrupos: disponibilidades, crditos, estoques e despesas antecipadas. 1.1.1 DISPONIBILIDADES Compreendem os valores disponveis ou conversveis em moeda corrente em poder da sociedade ou em poder de estabelecimentos bancrios, tais como as aplicaes no mercado aberto de liquidez imediata e os valores em trnsito. 1.1.2 CRDITOS Compreendem os crditos ou valores a receber de clientes e de terceiros at o trmino do exerccio social subsequente, tais como os derivados da venda de bens e servios que constituem negcios da sociedade; os crditos derivados de adiantamentos e emprstimos concedidos pela sociedade; os crditos restituveis ou recuperveis derivados de impostos e de depsitos vinculados; os investimentos temporrios decorrentes de aplicaes financeiras em ttulos e valores mobilirios; e os valores retificativos derivados de crditos negociados e provises constitudas para garantias de perdas ou risco quando da realizao dos crditos a curto prazo. 1.1.3 ESTOQUES Compreendem todas as aquisies efetuadas pela empresa com o objetivo de revenda ou de consumo. o montante adquirido acima da necessidade de momento. 1.1.4 DESPESAS ANTECIPADAS Compreendem as aplicaes de recursos em despesas que contribuiro para a formao de resultados apurados at o trmino do exerccio social subsequente, segundo o regime de competncia, como as despesas incorpreos pagas antecipadamente e no incorridas. 1.2 REALIZVEL A LONGO PRAZO Compreende todos os crditos citados no realizvel a curto prazo, alm dos crditos concedidos as sociedades subsidirias, controladas ou coligadas e a seus diretores, administradores ou qualquer membros da diretoria; os crditos restituveis ou recuperveis derivados de impostos e de depsitos compulsrios ou vinculados; os investimentos temporrios decorrentes de aplicaes financeiras em ttulos e valores mobilirios; e os valores retificativos derivados de crditos negociados e de provises constitudas para garantias de perdas ou riscos quando da realizao dos crditos a longo prazo.

27

1.3 PERMANENTE Contempla os valores investidos pela entidade que no possuem finalidade de venda ou revenda, constituindo-se em aplicao de recursos permanentes para utilizao prpria ou com finalidade de gerar rendimentos complementares. Pode-se dividir em subgrupos: investimentos, imobilizado e diferido. 1.3.1 INVESTIMENTOS Compreendem as participaes permanentes em pessoas ligadas (relevantes) e em outras sociedades, bem como os direitos incorpreos de quaisquer natureza, no classificveis no ativo circulante ou no ativo realizvel a longo prazo, e que no se destinem a manuteno da atividade. 1.3.2 IMOBILIZADO Compreendem os direitos que tenham por objeto, bens (tangveis ou corpreos) destinados a manuteno das atividades operacionais da sociedade, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os bens em fase de montagem ou construo e os direitos (intangveis ou incorpreos) de propriedade industrial ou comercial); retificados pelas respectivas depreciaes, amortizaes ou exaustes segundo a legislao vigente. 1.3.3 DIFERIDO Compreende as aplicaes de recursos em despesas que contriburam para a formao de resultados de mais de um exerccio social, como as despesas properacionais incorpreas, inclusive as despesas de juros pagos ou creditados aos acionistas durante o perodo que anteceder o incio das operaes, j incorridas mas ainda sem contraposio de receitas correspondentes; retificadas pelas amortizaes calculadas segundo a legislao vigente.

28

2. PASSIVO Compreende as obrigaes da empresa com terceiros. 2.1 CIRCULANTE Compreendem os dbitos ou valores a pagar aos acionistas e a terceiros at o trmino do exerccio social subsequente, tais como os derivados de compras de bens e servios; os dbitos derivados de adiantamentos e emprstimos ou financiamentos recebidos pela sociedade; as obrigaes sociais ou trabalhistas e fiscais ou tributrias; as provises constitudas para reconhecimento de custos ou despesas apropriadas a pagar as demais dvidas e contas a pagar ou recolher, e os valores retificativos de financiamentos derivados do clculo de encargos financeiros pr-fixados a apropriar a curto prazo. 2.2 EXGIVEL LONGO PRAZO Compreendem todas as obrigaes citadas no item anterior, alm dos valores recebidos das empresas subsidirias, controladas ou coligadas e de seus diretores, administradores ou participantes dos lucros que no constituem negcios usuais na explorao do objeto da sociedade; as obrigaes sociais ou trabalhistas e fiscais ou tributrias; as provises constitudas para reconhecimento de custos despesas apropriadas a pagar; as demais dvidas e contas a pagar ou recolher; e os valores retificativos de financiamentos derivados do clculo de encargos financeiros pr-fixados a apropriar a longo prazo. 2.3 RESULTADOS DE EXERCCIOS FUTUROS 2.3.1 RECEITAS DE EXERCCIOS FUTUROS Compreendem as receitas recebidas antecipadamente que efetivamente devero ser reconhecidas em resultados de exerccios futuros, quando das suas apropriaes segundo o regime de competncia. 2.3.2 CUSTOS CORRESPONDENTES AS RECEITAS DE EXERCCIOS FUTUROS Compreendem os custos e despesas incorridas ou a incorrer, que efetivamente devero ser reconhecidas em resultados de exerccios futuros como deduo simultnea das correspondentes receitas de exerccios futuros, quando das suas apropriaes segundo o regime de competncia. As contas deste subgrupo so retificativas. 2.4 PATRIMNIO LQUIDO Compreende o capital prprio da empresa, originado pela integralizao dos scios e outras operaes que passam a integrar o patrimnio da empresa. Apresenta-se em subgrupos a saber: capital social, reservas e lucros ou prejuzos acumulados. 2.4.1 CAPITAL SOCIAL Compreende o montante do capital subscrito pelos acionistas e por deduo, a parcela ainda no integralizada.

29

2.4.2 RESERVA DE CAPITAL Compreende os valores recebidos pela empresa e que no transitam pelo Resultado como receitas, por se referirem a valores destinados a reforo de seu capital. 2.4.3 RESERVAS DE REAVALIAES Compreende as contrapartidas de aumentos de valor atribudos a elementos do ativo em virtude de novas avaliaes dos bens com base em laudo aprovado pela assemblia geral. 2.4.4 RESERVA DE LUCROS Compreende as contas constitudas pela apropriao de lucros da empresa. 2.4.5 LUCROS OU PREJUZOS ACUMULADOS a parcela do resultado que encontra-se disposio dos scios e que ainda no sofreu destinao. 1.18 Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) A DRE a apresentao, em forma resumida, das operaes realizadas pela empresa durante o exerccio social, demonstradas de forma a destacar o resultado lquido do perodo. O art. 187 da Lei 6404/76, estabelece que a DRE a demonstrao contbil destinada a evidenciar a composio do resultado formado num determinado perodo da existncia da entidade. ESTRUTURA GRFICA RECEITA BRUTA OPERACIONAL (-) Dedues das Vendas ICMS s/ vendas PIS/COFINS s/ vendas Devoluo das vendas (=)RECEITA LQUIDA OPERACIONAL (-) CPV / CMV / CSV (=) LUCRO BRUTO (-) Despesas Operacionais Administrativas Vendas Tributrias Financeiras Lquidas Outras despesas (=) RESULTADO LQUIDO OPERACIONAL (+) Receita no operacional (-) Despesa no Operacional (+ -) Efeitos inflacionrios (=) LUCRO OU PREJUZO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA/CONTRIB SOCIAL (-) IRPJ e Contribuio Social (=) LUCRO OU PREJUZO DO EXERCCIO.

30

ENCERRAMENTO DO EXERCCIO: Ao final de cada exerccio, as empresas esto obrigadas a encerrar todas as contas de resultado. Esse encerramento consiste em confrontar as contas de receita com as contas de despesa, para apurar o resultado. Isto resulta no zeramento das contas de resultado, para iniciar um novo perodo e novamente acumular o resultado do exerccio. Tecnicamente, consiste em abrir uma conta chamada Apurao do Resultado do Exerccio, e nela transferir todos os saldos das contas de resultado. Posteriormente, este resultado transferido para a conta de Lucros Acumulados no Patrimnio Lquido. IDENTIFICAO DA ESTRUTURA GRFICA DA DRE RECEITA BRUTA OPERACIONAL Compreende o valor das receitas de vendas de bens e servios que constituem negcios usuais na explorao do objeto da sociedade. DEDUES DAS VENDAS Compreende as vendas de bens e servios cancelados ou devolvidos, os abatimentos incondicionais concedidos e os impostos incidentes sobre as vendas de bens e servios que constituem negcios usuais na explorao do objeto da sociedade, cujos valores so redutores da receita bruta. RECEITA LQUIDA OPERACIONAL Compreende o valor das receitas de vendas de bens e servios que constituem negcios usuais na explorao do objeto da sociedade, j deduzido dos valores das vendas de bens e servios ou devolvidos, dos valores dos abatimentos incondicionais concedidos e dos respectivos impostos incidentes sobre as vendas. CUSTOS DOS BENS E SERVIOS VENDIDOS (CPV, CMV OU CSV) Compreendem os custos das mercadorias ou outros bens e servios vendidos, calculados por avaliao da contagem dos estoques de cada exerccio ou por apurao de custos integrados e coordenados com a escriturao contbil. LUCRO BRUTO Compreende o lucro ou o prejuzo operacional bruto resultante de receita operacional lquida diminuda dos custos dos bens e servios vendidos correspondentes. DESPESAS OPERACIONAIS Compreendem as despesas com vendas, as despesas gerais e administrativas e as despesas financeiras retificadas pelas receitas da mesma origem, bem como as demais despesas e receitas operacionais, no suportadas por documentao explcitas, mas conhecidas e calculveis. RESULTADO LQUIDO OPERACIONAL Compreende o lucro ou o prejuzo lquido resultante do resultado operacional bruto das despesas operacionais.
31

RECEITAS NO OPERACIONAIS Compreende as receitas que no constituem negcios usuais na explorao do objeto da sociedade, derivadas de ganhos de capital nas alienaes do Ativo Permanente. DESPESAS NO OPERACIONAIS Compreendem as despesas que no constituem negcios usuais na explorao do objeto da sociedade, derivadas de perdas de capital nas alienaes do Ativo Permanente. EFEITOS INFLACIONRIOS Compreende os efeitos da modificao do poder de compra de moeda nacional sobre o valor do patrimnio e os resultados do exerccio, representados pelo saldo credor ou devedor da correo monetria resultante da contrapartida da correo monetria das contas do Ativo Permanente e do Patrimnio Lquido de acordo com a legislao vigente. (os efeitos da correo monetria reconhecidas nos balanos, foram suspensos pela 9.249/95 a partir de 01.01.96). LUCRO OU PREJUZO ANTES DO IMPOSTO SOBRE A RENDA/CONTRIB SOCIAL Compreende o resultado aps o registro de todas as receitas, custos e despesas. o valor utilizado para clculo da base do Imposto de Renda da Pessoa Jurdica. PROVISO PARA A CONTRIBUIO SOCIAL Compreende o valor da Contribuio Social a pagar, calculado sobre o valor ajustado do resultado do exerccio antes da proviso para o Imposto de Renda. PROVISO PARA O IMPOSTO SOBRE A RENDA Compreende o valor do imposto de renda a pagar, calculado sobre o valor ajustado do resultado do exerccio antes da proviso para o imposto sobre a renda, j apropriado como despesa do exerccio. LUCRO OU PREJUZO DO EXERCCIO Compreende o lucro ou o prejuzo lquido do exerccio resultante do resultado antes da proviso para o imposto sobre a renda diminudo da proviso para imposto sobre a renda.

32

EXERCCIOS 1. Considerando as operaes contbeis, demonstre Empresa Investe S/A: o Balano Patrimonial da

02/Mar Investimento inicial de capital, em dinheiro, no valor de R$ 12.000; 04/Mar Aquisio de um imvel por R$ 5.000 com pagamento de 50% vista e o restante em 30 dias; 05/Mar Compra vista de mobilirio para a empresa, no valor de R$ 2.000; 15/Mar Compra de equipamentos no valor de R$ 4.000 para pagamento em 30 dias; 18/Mar Obteno de emprstimo de R$ 10.000 junto Instituio Financeira; 23/Mar Pagamento antecipado de R$ 1.000 referente compra de 15/Mar; 26/Mar Destinao de R$ 5.000 em dinheiro, para aumento de Capital; 30/Mar Compra vista de mercadorias para revenda no valor de R$ 8.500. 2. Carlos, Aberto e Silva resolveram organizar uma empresa, em 15/jan, a qual denominaram de CAS & Cia Ltda, com capital integralizado no ato e em dinheiro, no valor de R$ 35.000. As primeiras operaes foram: 18/01 Compra de imvel por R$ 30.000, com R$ 3.000 vista e o restante em 30 dias; 19/01 Compra vista de mobilirio no valor de R$ 3.000; 20/01 Compra de equipamentos para pagamento em 60 dias R$ 8.500; 23/01 Obtido emprstimo junto ao Banco no valor de R$ 15.000; 25/01 Compra vista de um veculo para o scio Carlos no valor de R$ 10.000; 30/01 Compra de estoque, prazo, no valor de R$ 12.000. 2.1 Elabore o Balano Patrimonial aps o registro das operaes contbeis.

3. A empresa Contbil possua entre seus ativos um veculo no valor de R$ 30.000,00. Este veculo foi roubado e aplice de seguro dele no havia sido renovada. O bem havia sido comprado prazo e ainda existe um valor a pagar de R$ 12.000,00. Considerando estas informaes, identifique os efeitos nos grupos do Balano Patrimonial. Ativo Aumento de R$________ Reduo de R$ ________ Passivo Aumento de R$________ Reduo de R$ ________ Patrimnio Lquido Aumento de R$________ Reduo de R$ _______ 4. O Ativo de determinada empresa totaliza o valor de R$ 100.000,00. Para que sua estrutura patrimonial represente uma Situao Lquida Ativa, de quanto deve ser o seu Passivo? ( ) Maior que R$ 100.000,00 ( ) Igual a R$ 100.000,00 ( ) Menor que R$ 100.000,00

33

5. Considerando o Balano Patrimonial: ATIVO A1 A2 PASSIVO A1 A2 Circulante Circulante Caixa e Bancos 18.000 15.000 Fornecedores 16.000 19.000 Estoque 40.000 35.000 Salrios Pagar 12.000 14.000 Realiz Longo Prazo Exigvel Longo prazo Depsitos Judiciais 500 11.500 Emprstimos 9.000 6.000 Permanente Patrimnio Lquido Imobilizado 30.000 60.000 Capital Social 34.000 53.000 (-) Depreciao (4.000) (9.000) Lucros 13.500 20.500 Total 84.500 112.500 Total 84.500 112.500 5.1 5.2 5.3 Elabore a DOAR; Elabore a DFC; Elabore uma anlise descritiva da DFC.

6. A empresa Comercial S/A foi constituda por trs scios, que integralizaram de imediato o capital de R$ 250.000,00, como segue: - Joo Pedro........... R$ 100.000,00 - Pedro Antnio...... R$ 50.000,00 - Jos Anselmo....... R$ 100.000,00 Aps determinado perodo, o histrico de resultados da empresa era o seguinte: Lucros auferidos nas operaes = R$ 200.000,00 dos quais apenas R$ 50.000,00 foram distribudos e pagos aso scios. Os restantes R$ 150.000,00, por deciso dos prprios scios, foram reinvestidos na empresa registrados em conta de Reservas para Aumento de Capital. Nessa oportunidade o scio Pedro Antnio decide retirar-se da sociedade vendendo sua participao aos dois outros scios, pelo valor patrimonial. Considerando estas informaes, responda: - Qual o valor que o scio Pedro Antnio deve receber pela venda de sua participao na sociedade? - Qual o valor do Patrimnio Lquido da empresa aps a retirada do scio Pedro Antnio?

34

7. Estruture o Balano Patrimonial, conforme a Lei 6404/76, das seguintes contas Ttulos a Receber................................. 545.000 Capital Social Subscrito........... ............ 950.000 Caixa.................................................. 50.000 INSS a Recolher................................... 12.000 ICMs a Compensar................. .............. 18.000 Aplicaes Financeiras Prazo Fixo......... 95.000 Salrios a Pagar................................... 60.000 Bancos Conta Corrente.......................... 25.000 Mveis e Utenslios............................... 151.000 FGTS a Recolher................................... 80.000 Financiamentos (curto prazo)................ 102.000 Capital Social a Integralizar................... 250.000 Lucro ou Prejuzo do Exerccio............... ? Depreciao Mveis e Utenslios.............. 31.000 Fornecedores........................................ 35.000 Adiantamentos a fornecedores................ 45.000 Mercadorias para Revenda..................... 311.000 Participao em outras empresas............. 10.000 8. Considerando o exerccio anterior e as operaes contbeis abaixo, elabore o Balano Patrimonial ao final do Exerccio Social: a. b. c. Recebimento de R$ 120.000 que estava pendente em ttulos a receber; Pagamento da guia do INSS no valor de R$ 12.000; Integralizao em dinheiro de parte do capital integralizar no valor de R$ 100.000; d. Destinao de 50% da conta lucros acumulados para dividendos a pagar; e. Compra de mquina no valor de R$ 300.000,00 em trs parcelas iguais, sendo uma vista, outra em 360 dias e a ltima em 720 dias; 9. Considerando as contas contbeis, estruture o Balano Patrimonial conforme a Lei 6404/76: Impostos a Recuperar.........................................R$ Mercadorias para Revenda...................................R$ Mquinas ..........................................................R$ Financiamentos (at 360 dias)..............................R$ Aluguis a receber..............................................R$ Depsitos Judiciais..............................................R$ Aplicaes Financeiras prazo fixo........................R$ Lucros ou Prejuzos Acumulados...........................R$ Financiamentos (+ de 360 dias)............................R$ Bancos..............................................................R$ Capital Social.....................................................R$ Fornecedores.....................................................R$ Clientes.............................................................R$ 20.000 30.000 200.000 100.000 5.000 8.000 10.000 ________ 80.000 30.000 150.000 25.000 40.000

35

10.

Considerando as informaes do exerccio anterior, elabore o Balano Patrimonial aps as seguintes operaes: 10.1) Compra de mquina no valor de R$ 60.000 para pagamento em duas parcelas iguais em 360 dias e 720 dias; 10.2) Aumento de capital no valor de R$ 20.000 com mercadorias para revenda; 10.3) Transferncia de dvida de financiamentos de Longo Prazo para Curto Prazo no valor de R$ 20.000; 10.4) Pagamento de fornecedores no valor de R$ 15.000; 11. 11.1) 11.2) 11.3) 11.4) Considerando as contas de resultado a seguir elencadas: Elabore a Demonstrao do Resultado do Exerccio; Calcule o IRPJ sobre o Lucro base de 15%; Faa a apurao do resultado do exerccio; Faa o lanamento contbil conta de Lucros Acumulados;
200,00 2.000,00 10.000,00 800,00 6.000,00 Despesas com vendas Encargos Sociais PIS/COFINS s/vendas Despesas Financeiras 400,00 600,00 365,00 200,00

Despesas de Energia Eltrica Salrios Receita Bruta Operacional Receitas de aluguel Custo Merc Vendida

12.

Com base nas contas contbeis abaixo:


Receita de Aluguel..... 6.000,00 Despesa Financeira .... 15.000,00 Salrios ................... 7.000,00 Juros Recebidos........... 2.000,00 PIS s/vendas............... 7.500,00 Depreciao ............... 3.500,00 Venda de Bens ........... 8.000,00

Devoluo de vendas .................. 8.000,00 Descontos obtidos........................ 900,00 Despesa com Telefone ................ 4.000,00 Receita Financeira.............. ...... 6.000,00 Despesa de Aluguel..................... 3.000,00 Custo das Vendas........................ 60.000,00 Custo na venda de Bens ............. 10.000,00 Receita Operacional das Vendas.... 120.000,00

12.1) Estruture a DRE conforme a Lei 6404/76; 12.2) Calcule o IRPJ base de 15% sobre o Lucro; 12.3) Faa o lanamento contbil de apurao do Resultado do Exerccio;

36

13.

A empresa XT possua os seguintes saldos iniciais em seu balano patrimonial: Bancos 15.000,00 Mqs e Equipamentos 30.000,00 Capital Social 30.000,00 Fornecedores 20.000,00 Estoques 15.000,00 Impostos a Pagar 5.000,00 Clientes 20.000,00 Depreciao Acumulada 10.000,00 Instituio Financeira C.P. 15.000,00. No ltimo dia do exerccio, efetuou as seguintes operaes: - Venda de mercadorias no valor de R$ 30.000,00 prazo; - Impostos incidentes sobre as vendas de R$ 6.000,00; - O custo da venda, totalizou R$ 10.000,00. - Recebeu R$ 12.000,00 de seus clientes. - Pagou impostos, no valor de R$ 4.000,00; - Lanou Depreciao no valor de R$ 1.000,00 - Pagou fornecedores no valor de R$ 15.000,00 - Apropriao do IRPJ de 15% sobre o Lucro. 13.1) Estruture o Balano Patrimonial inicial; 13.2) Apure o Resultado do Exerccio, aps as operaes; 13.3) Elabore o Balano Patrimonial ao final do exerccio, aps as operaes.

37

Anda mungkin juga menyukai