Anda di halaman 1dari 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA - PLO MANAUS CURSO: LOGSTICA 2 SEMESTRE 2010 TURMA: F26

DESAFIO DE APRENDIZAGEM ETAPA N. 3 AULA-TEMA: PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAO

MANAUS / AM 2010

ALLAN OLIVEIRA ARAJO. RA: 269862 allan.mir12@gmail.com CLAYLTON LISIAS DE SOUZA VIEIRA RA: 263759 claylthonlisias@yahoo.com.br GILDEMAR RAPOSO FURTADO DE OLIVEIRA RA: gil_raposo2@hotmail.com

DESAFIO DE APRENDIZAGEM - ETAPA N. 3 AULA-TEMA: PROCESSO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAO PLANEJAMENTO ESTRATGICO PARA ORGANIZAR PROJETOS SOCIAIS

Trabalho elaborado com o objetivo de alavancar os conhecimentos referente disciplina de Processos Gerenciais sob orientao do tutor presencial prof. Irineu Amaro Vitorino.

MANAUS / AM 2010

INTRODUO

inquestionvel o valor e a importncia do planejamento para a administrao eficiente de qualquer organizao. Devido, porm, s profundas e freqentes transformaes sociais e flutuaes econmicas da atualidade o planejamento em sua forma tradicional foi substitudo pelo planejamento estratgico, mais adequado a essa nova realidade. As organizaes esto em permanente interao com o meio ambiente, afetando-o e sendo por ele afetadas. Essas foras ambientais, influenciam todo o processo de formulao de objetivos e terminam por atingir todo o comportamento da organizao. As universidades brasileiras e, conseqentemente, seus projetos de extenso, por estarem inseridas nesse contexto, vem-se tambm atingidas por essas alteraes e buscam a utilizao do planejamento estratgico como instrumento para a soluo dos inmeros problemas com que se defrontam. O presente relatrio faz uma apresentao de um projeto de extenso universitria da rea social, onde os alunos do curso de Administrao arrecadaro doaes para uma instituio filantrpica, organizando as atividades conforme a aprendizagem a respeito da organizao.

PLANO ESTRATGICO PARA ARRECADAR DOAES

DETERMINAO DOS OBJETIVOS

Resgatar o conceito de planejamento, iniciando as decises de um plano estratgico para a realizao de um projeto de extenso universitria da rea social, que ser elaborado pelos alunos do curso de Administrao, esse projeto tem o objetivo de arrecadar doaes para uma instituio filantrpica que ser escolhida pelos prprios alunos. Nosso propsito promover a responsabilidade social atravs do desenvolvimento de aes sociais externas, arrecadando doaes e

mantimentos, assumindo o compromisso com o desenvolvimento social e como uma extenso universitria, ser diferenciada pelo planejamento antecipado. Suprir as necessidades bsicas da instituio filantrpica escolhida pelos alunos do curso de Administrao FAZENDA DA ESPERANA, alcanando todas as necessidades da instituio com o intuito de promover a responsabilidade social, sem agregar valores, ou seja, sem haver qualquer tipo de retorno lucrativo.

DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATGICO EM PLANOS TTICOS OU DEPARTAMENTAIS.

PLANEJAMENTO DE PLANEJAMENTO DE PROJETOS PLANEJAMENTO DE OPERAES E GESTO MARKETING DE PESSOAS

PROJETO DE EXTENSO PARA ARRECADAR DOAES

ANLISE AMBIENTAL EXTERNA

Atravs da maneira pela qual o projeto de extenso universitria procura conhecer seu ambiente externo, pode-se observar que, atualmente, existem grandes necessidades de entidades que necessitam de doaes, contudo, encontra -se

tambm diversas oportunidades e recursos disponveis que no podem escapar.

ANLISE ORGANIZACIONAL INTERNA


Atravs da misso e da viso do projeto de extenso, dos recursos disponveis, das competncias atuais e potenciais, somado a uma estrutura organizacional, pode-se analisar as potencialidades e as vulnerabilidades de nosso projeto, mostrando as suas possibilidades atuais.

FORMULAO DE ALTERNATIVAS
O processo de arrecadao de doaes totalmente emocional, ou seja, os doadores destinam seus recursos para projetos que visem o bem-estar ou o aprimoramento de projetos que proponham uma interveno positiva no atual cenrio, seja da educao, ou de qualquer rea que esteja precisando de recursos. Alm disso, os doadores s costumam destinar sua doao para projetos de confiana e, por trs deles, pessoas idneas. preciso que nosso projeto faa sentido para o doador e que o captador de recursos esteja muito prximo do doador, no s no momento de buscar a doao, mas durante todo o processo para a construo do projeto. A estratgia utilizada pelos alunos do curso de Administrao se resume a um processo cclico contendo as seguintes etapas:

O gestor financeiro precisa saber quem ele pretende atingir. preciso avaliar o potencial de cada doador alinhando-o s necessidades de seu projeto, que ser executado pelo gestor de pessoas.

O gestor de marketing deve apresentar o projeto ao possvel doador e mensurar seu interesse em contribuir.

Uma vez identificado o interesse do doador, o captador de recursos pode fazer sua solicitao.

preciso esperar pelo retorno do doador quanto a seu interesse em contribuir para no afugent-lo.

preciso formalizar a doao mantendo um relacionamento prximo com o doador para as prximas duas etapas.

ELABORAO DO PLANEJAMENTO
Pessoas de sucesso gostam de estar ligadas a projetos bem sucedidos. Alm disso, da natureza do ser humano repetir experincias positivas. Da a importncia em manter este ciclo vivo, valorizando os doadores do incio ao fim.

IMPLEMENTAO E EXECUO

pessoa

responsvel

pela

elaborao

do

projeto

ficar

encarregada de detalhar as operaes e implementaes a serem executadas e contar com a aprovao do supervisor geral. O gestor de marketing ir trabalhar diretamente no plano referente ao contexto de divulgao do projeto para:

Suprir a quantidade de voluntrios; Conseguir apoio empresarial para arcar com custos e encargos;

Partindo do principio de que o plano o planejamento que produz um resultado imediato, o gestor de produo ir trabalhar no recrutamento de voluntrios que sero encarregados de executar a coleta das doaes e envi-las para a instituio, o gestor ser responsvel por essa logstica. O supervisor geral ser o administrador responsvel pela execuo de todo o plano estratgico e ttico.

AVALIAO DOS RESULTADOS

Por se tratar de um projeto de extenso universitria integrada, o planejamento estratgico requer um intenso acompanhamento e a avaliao dos resultados alcanados de maneira contnua. O objetivo buscar meios para que todas as aes corretivas possam ser tomadas imediatamente pelo supervisor geral e que todas as atividades sejam elaboradas com confiana.

DESENHO ORGANIZACIONAL

O desenho organizacional do projeto de extenso universitria aborda a estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para faz-la funcionar e alcanar resultados, envolvendo a definio da estrutura bsica de uma empresa e como as tarefas sero divididas e atribudas entre os departamentos. Esses aspectos sero divulgados no organograma que tem a funo de:

Definir autoridade e responsabilidade. Tratar do projeto como um todo sistmico. Para aumentar a eficincia e eficcia das operaes. Para dar um sentido de misso organizacional.

Supervisor Geral

Gestor de projetos

Gestor de Marketing

Gestor de operaes / pessoas

DESENHO DEPARTAMENTAL

O desenho departamental apresentado no projeto de extenso refere-se ao nvel intermedirio e tem uma abordagem limitada s relaes entre os objetivos e decises estratgicas decididas pelo supervisor geral. Como o projeto envolve poucas pessoas, elaborar um desenho departamental se torna pouco necessrio, ou seja, irrelevante. No h necessidade pelo fato de que esse projeto no requer diferenciao na departamentalizao.

CONSIDERAES FINAIS
Est se tornando cada vez mais importante, de uma forma geral o processo estratgico, isso porque as pessoas ou indivduos lidam com assuntos a acabam adquirindo uma maior importncia do que como se fossem lidar com questes a serem discutidas. Hoje, o foco est em vincular pessoas, unidades ou tarefas, embora no se possa determinar quais os resultados a serem alcanados, diferente de uns tempos atrs, onde passava-se a maior parte do tempo na anlise e na montagem planejamento estratgico detalhado com rigidez. A unio das pessoas mais valorizada do que os assuntos tratados, embora sejam de suma importncia para o sucesso da empresa, projeto, entre outros. do

IMPLICAES TICAS
Diante do relatrio apresentado, podemos constatar principalmente que o planejamento estratgico, apesar de fazer parte, muitas das vezes por empresas de mdio e grande porte, ela tambm pode fazer parte de projetos sociais, ou at mesmo, na vida de uma pessoa comum, para se obter uma perspectiva de projees futuras, isso implica na capacidade de nossa intuio, discernimento e julgamento. Elaborando um plano estratgico, pode-se aceitar a incerteza tal como ela e como se apresenta, e o que se busca hoje nas organizaes para desafiar a incerteza a criatividade e a inovao. A adaptao a um ambiente instvel deve ser feita pela liberdade de escolha, por causa das limitaes impostas pelo ambiente. O projeto de extenso universitria voltada para a rea social que foi elaborada parte de apenas um modelo de planejamento estratgico, sendo que existe outros tipos de planejamento, porm, pelo fato de ser um projeto de extenso, procuramos trat-la de uma forma simples, podendo ser ampliada dependendo de sua viso estratgica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, v.1. PORTER, Michael E. Competio. On competion: estratgias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus,1999. WICK, C.W.L.S. O Desafio do Aprendizado. Como fazer sua empresa estar sempre frente do mercado. So Paulo: Nobel, 1999. DRUCKER, Ferdinand P. A profisso do Administrador. So Paulo: Pioneira Thompson Learning; 1998. BARNARD, Chester. As funes do executivo. So Paulo: Atlas, 1971

Anda mungkin juga menyukai