Anda di halaman 1dari 3

Como olhar para frente?

Nmeros 14:1-4 IPB 19/03/06 Introduo: Jesus disse: "No mundo, passais por aflies" Joo 16:33.
Em Lucas 9:57-62 Ele mostra queles que queriam segui-Lo que teriam que aprender: 1. A viver sem luxos; 2. A abandonar as presses religiosas da famlia; 3. A abandonar totalmente a velha vida, para dedicar-se inteiramente a Ele. O objetivo de Jesus ao falar tudo isso era mostrar aos Seus seguidores que a vida crist tem seus problemas e dificuldades. E a razo de tudo isso est no fato deste mundo "viver no maligno". O diabo no quer que ningum abandone seu caminho para seguir a Deus. Assim, sempre que algum se consagra a Deus, ele procura lanar suas setas sobre a pessoa, a fim de afast-la do Senhor. As mentiras do diabo: "Antes de ir para Deus minha famlia ia bem. Agora s confuso". "Foi s ir para Deus que minha vida financeira desmoronou". "Agora que sou de Jesus, meu namorado (a) quer acabar comigo". Nesta hora, diante de tantas dvida, a pessoa sente-se tentada a abandonar o caminho de Deus para voltar a sua velha vida. Quer voltar para o seu "Egito". ELUCIDAO Contexto: Israel havia sado do Egito, e estava no meio do deserto, a caminho de Cana. 12 homens foram espiar a terra e 10 deles trouxeram ms noticias ao povo: apesar da terra ser boa, nela habitava povos fortes. Com isso, esses dez homens levam o povo a querer voltar para o Egito. I. O QUE HAVIA NO EGITO? 1. Escravido xodo 2:23-25 - Deus ouviu o clamor do povo, que estava sendo escravizado no Egito. Aquele povo no era livre. Tinha que se submeter a trabalhos forados a fim de manterem-se vivos. 2. Sofrimento A escravido trs consigo o sofrimento, no apenas da falta de liberdade, mas tambm do alto preo que tem de se pagar para viver. xodo 3:7 "Certamente, vi a aflio do meu povo, que est no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheo-lhe o sofrimento...". O que causava esse sofrimento? A. Os trabalhos forados; B. A morte dos meninos; C. A falta de liberdade O que havia no seu "Egito"? A principal palavra para se definir o Egito a palavra ILUSO. Apesar de tudo, quem viveu no Egito sempre olha para trs pensando que deixou coisas boas l. Quem sabe voc se lamenta dos problemas de hoje, mas tem se esquecido de tudo o que passou l: A falta de amor, de carinho, de respeito. A escravido ao cigarro, bebida, s drogas; A escravido ao sexo livre e descomprometido; A falta de confiana nas pessoas; A falta de um Deus verdadeiro a quem recorrer.

II. O QUE DEUS PROMETE QUELES QUE ACEITAM ABANDONAR O EGITO? 1. Liberdade xodo 3:8 - ... por isso, desci a fim de livr-lo da mo dos egpcios e para faz-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel...". A terra prometida era a terra da liberdade. A terra onde cada um poderia viver sem ter que se submeter a nenhum jugo opressor. ...se pois o Filho vos... 2. Fartura xodo 3:8 A promessa de Deus que naquela nova terra, eles teriam tudo de bom e do melhor. Nmeros 13:23 - "uvas, roms e figos". 3. A presena de Deus Deus disse que Ele habitaria no meio daquele povo. E eles j estavam experimentando isso durante toda a sua jornada, pois Deus os protegia durante o dia com uma nuvem e noite com uma coluna de fogo. Alm disso, Deus lhes dava diariamente o alimento e a gua no meio do deserto. O que Deus tem prometido a voc? Cuidado e proteo; Suprimento de suas necessidades; Amor no corao; Salvao; paz interior. III. O QUE FAZER P/ CONSEGUIR VIVER FELIZ NA NOVA TERRA? Josu e Calebe, os dois nicos espies que permaneceram fiis a Deus tentaram mostrar ao povo que eles deveriam continuar firmes no seu caminho rumo terra prometida. Mas, para isso, teriam que aprender algumas lies bsicas: 1. Confiar nas promessas do Senhor 7 ... e falaram a toda a congregao dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar terra muitssimo boa". O que eles fazem aqui mostrar ao povo que deveriam continuar confiando naquilo que Deus havia prometido. Se Deus falou que a terra era boa, eles deveriam confiar nisso, pois Deus jamais mente. Hebreus 13:5 - "De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei". Mateus 28:20 - "E eis que estou convosco todos os dias at a consumao dos sculos". 2. Viver de forma que agrade a Deus 8 "Se o SENHOR se agradar de ns, ento, nos far entrar nessa terra e no-la dar..." Para se receber as promessas, era necessrio que o povo vivesse de tal forma, que Deus se agradasse do seu viver. Isso no significa apenas confiana, mas tambm mudana de vida. Muitos no conseguem viver a vida de Deus pois vivem com um p na Igreja e outro no mundo. Querem que Deus abenoe o pecado. No permitem que Deus os transforme e os livre dos problemas ilusrios que a escravido lhe proporcionaram Romanos 12:2 3. No sendo rebeldes para com o Senhor 9 O que rebeldia? Rebeldia o princpio da ao demonaca. O diabo rebelde contra Deus e quer fazer com que o homem tambm o seja. Para isso, ele coloca dvidas no corao dos filhos de Deus, a fim de que estes questionem o que o Senhor est fazendo. Como ele faz isso? Colocando obstculos nossa frente, a fim de pensarmos que Deus no se preocupa conosco. Desta forma, fica mais fcil para ele tirar a semente do Evangelho do nosso corao, colocando apenas as sementes de suas

ervas daninhas. Gnesis 3:4,5 - " certo que no morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abriro os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal". Eles se rebelaram contra Deus e passaram a sofrer a escravido do pecado. 4. Confiando que Deus poderoso para destruir todos os empecilhos que estiverem nossa frente 9 "To-somente no sejais rebeldes contra o SENHOR e no temais o povo dessa terra, porquanto, como po, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR conosco; no os temais". Josu e Calebe tentaram mostrar ao povo que o Deus que os chamava era maior e mais poderosos do que todos os habitantes daquela terra juntos. Mas o povo preferiu confiar em si mesmo do que confiar em Deus. Efsios 3:20: "...quele que poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em ns...". Deus o nico que pode nos livrar dos inimigos e nos dar a vitria. I Joo 4:4 - "Maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo". Concluso: Ns estamos em meio a uma jornada. nossa frente est a terra prometida. Atrs de ns o nosso Egito. Para onde iremos? Vamos caminhar em meio s lutas em direo nossa nova terra, firmes nas promessas de Deus e permitindo que Ele nos transforme, ou vamos desistir de tudo e voltar para o nosso Egito, com toda sua escravido, sofrimento e iluso? Lucas 9:62 - "Ningum que, tendo posto a mo no arado, olha para trs e apto para o reino de Deus". David Seamands: "Quem olha para trs, com toda certeza tambm voltar para trs e ficar ali. Quando enfrentamos dificuldades em nossa experincia no deserto da vida, pode acontecer de pararmos de louvar e comearmos a desejar voltar s coisas das quais Deus nos libertou. Os israelitas ansiaram e cobiaram um passado fantasioso. Se nos dermos a essa prtica de ficar olhando para o passado, poderemos reacender o fogo do desejo e da paixo. Nesse jogo, Satans geralmente ganha". O que voc vai fazer? Nmeros 14:21-24 - Deus diz que os infiis no entrariam na terra prometida, bno esta que fica reservada apenas para Josu e Calebe. Deus quer que voc confie n'Ele hoje, a fim de ver o Seu livramento e receber a Sua bno.

Anda mungkin juga menyukai