Anda di halaman 1dari 6

Despacho em 14/09/2012 - RP N 6076 Excelentssimo Senhor Juiz RUY JANDER TEIXEIRA DA ROCHA

Representao N. 60-76.2012.6.15.0017.

Vistos etc.

Sobre o pedido retro de reconsiderao, reiterado de forma inslita pelo provedor GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA, resta se reconhecer, apenas, que se trata de clara recusa dolosa ao cumprimento de ordem da Justia Eleitoral, e conforme informao da parte atingida pela propaganda ridicularizante, h de se adotar as medidas necessrias para que o poderoso provedor da internet respeite a legislao brasileira e as autoridades constitudas.

Est consubstanciada, de forma dolosa, com artifcios jurdicos descabidos, o descumprimento a deciso judicial da Justia Eleitoral, pois, mesmo depois do indeferimento do pedido de reconsiderao, e sendo duvidosa a legitimidade do provedor para defender a permanncia na internet de vdeo postado por usurio, sob anonimato, continua resistindo a ordem judicial.

Trata de crime descrito no art. 347 do Cdigo Eleitoral, que, enquanto no cumprida a ordem, permanece ocorrendo, razo pela qual, determino a imediata PRISO EM FLAGRANTE do senhor EDMUNDO LUIZ PINTO BALTHAZAR, Diretor Geral da empresa e que outorgou procurao aos advogados, com endereo nos autos, e que, efetuada a priso em flagrante, o infrator somente seja liberado, mediante fiana, depois de comprovado o cumprimento da ordem judicial.

Expea-se mandado endereado POLCIA FEDERAL no sentido de efetuar a priso em flagrante do infrator na forma aqui determinada.

O pedido de aplicao de multa ser analisada no final, em sentena.

Fica determinada a quebra de sigilo de dados na internet do responsvel pelo stio ou nickname" "HUMOR PARABA" , devendo ser requisitado da Polcia Federal investigao para identificao e qualificao do responsvel. Oficie-se.

I. Cumpra-se.

Campina Grande - PB, 14 de setembro de 2012.

Juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha - 17 Zona Eleitoral - Coordenao da propaganda de mdia e internet.

Despacho em 06/09/2012 - RP N 6076 Excelentssimo Senhor Juiz RUY JANDER TEIXEIRA DA ROCHA

PODER JUDICIRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARABA 17 ZONA ELEITORAL EM CAMPINA GRANDE Coordenao da Propaganda Eleitoral de Mdia e Internet Representao N. 60-76.2012.6.15.0017.

Vistos etc.

Recebida a defesa apresentada pela GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA, a qual por sua advogada, afronta a deciso judicial, e, como se fosse a nica a saber definir o que seja propaganda eleitoral negativa, afirmando que a veiculao do vdeo que ridiculariza o candidato, faz simples stira amparada pelo art. 5, IV, e IX, bem como 220 da CF, o que, prima facie, causa espcie, pois todos sabemos que a livre manifestao do pensamento assegurada na nossa Carta Magna, no tem carter absoluto, enquanto o prprio Colendo TSE, inclusive, j firmou posio no sentido de que as limitaes impostas propaganda eleitoral no ofendem o princpio da liberdade de informao assegurada pelo art. 220 da Constituio Federal, uma vez que visam proporcionar isonomia entre os candidatos, princpio tambm garantido pela Carta Magna." (Resp. 19.268 - Rel. Min. Fernando Neves DJ de 24/08/2001). Nesse sentido a jurisprudncia do TSE. Cito: "Propaganda eleitoral. Liberdade de imprensa. Art. 45, III e V, da Lei n 9.504/ 97. 1. A liberdade de imprensa essencial ao estado democrtico, mas a lei eleitoral veda s emissoras de rdio e televiso a veiculao de propaganda poltica ou a difuso de opinio favorvel ou contrria a candidato, partido, coligao, a seus rgos ou representantes. Se o programa jornalstico ultrapassar esse limite difundindo opinio favorvel a um candidato, fora do padro do comentrio poltico ou de notcia, fica alcanado pela vedao. 2. Agravo desprovido. Deciso: O Tribunal, por unanimidade, desproveu o Agravo, na forma do voto do Relator." (RP - 1169 - Rel. Carlos Alberto Menezes Direito - Publicado em Sesso - 26/09/2006). Resta evidente, no presente caso, que o vdeo visa ridicularizar o candidato, denegrir sua imagem, passando para a populao uma imagem extremamente negativa, sendo espantoso que a empresa que hospeda o vdeo defenda sua continuidade, quando resta evidente que este afronta a legislao eleitoral descrita na deciso cautelar. Assim, INDEFEIRO o pedido de reconsiderao formulado na defesa, determinando que se cumpra a deciso judicial de fls. 10/11, em todos os seus termos.

No final ser analisada a aplicao da multa para a empresa que hospeda o vdeo e ainda no cumpriu a ordem judicial. Comunique-se o fato ao TRE - PB, para conhecimento da recusa e as providncias que se fizerem necessrias, bem como ao Ministrio das Comunicaes do Brasil. D-se cincia a parte representante para os fins que entender de direito. Cumpra-se.

Campina Grande - PB, 06 de setembro de 2012.

Juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha - 17 Zona Eleitoral - PB.

Deciso interlocutria em 05/09/2012 - RP N 6076 Excelentssimo Senhor Juiz RUY JANDER TEIXEIRA DA ROCHA

PODER JUDICIRIO FEDERAL 17 ZONA ELEITORAL Coordenao da Propaganda Eleitoral de Mdia e Internet Campina Grande - PB

Representao N. 60-76.2012.6.15.0017 - Classe 42.

Vistos etc.

Cuida-se de REPRESENTAO ELEITORAL, com pedido de medida liminar, proposta pela Coligao POR AMOR A CAMPINA em face de USURIO da internet denominado HUMOR PARABA no YOUTUBE, com pedido de medida liminar, concernente a alegao utilizao de perfil falso para veiculao de um vdeo onde o candidato Romero Rodrigues Veiga alvo de montagens de sua imagem, fabricadas com o intuito de ferir a honra e denegrir sua aceitao frente ao eleitorado.

Breve relato, decido.

A prova acostada demonstra que algum usando a denominao HUMOR PARABA est veiculando na internet, especificamente, no YOUTUBE, um vdeo em que aparece o candidato Romero Rodrigues, falando sobre a educao, e por cometer um equvoco sobre o significado da sigla IDEB, surge uma alterao de sua voz e aparece a imagem do personagem "Chaves" dizendo uma frase ofensiva, e se conclui com uma frase de que "o candidato do TABLET promete investir na educao, mas nem a sigla do IDEB ele sabe," cuja montagem tem o objetivo de denegrir a imagem do candidato, de forma a servir de chacota na rede mundial, alm de poder se caracterizar caso de difamao e injria, tratando-se de fato que merece imediato repdio.

Est caracterizada, na espcie, num exame preambular, a ocorrncia de propaganda irregular que busca, em forma de zombaria, com a inteno de revelar galhofa, certamente, advinda de mente zombeteira, faltando com o respeito ao candidato que concorre ao pleito eleitoral, disputando o cargo de Prefeito, o qual deve ser respeitado na sua honra e sua imagem, da mesma forma que os demais candidatos, estando caracterizada, a princpio, veiculao de propaganda irregular em que se busca denegrir a imagem de um candidata, o que tambm pode se constituir, em tese, como postagem

difamatria e injuriosa, situao esta no admitida pela legislao eleitoral. Presentes os requisitos legais, fumus boni iuri e o periculum in mora, este referente a possibilidade de propagao da propaganda irregular, de se deferir a liminar. Assim, nos termos do art. 242 e 243, IX, do CE, e art. 13 da Res. TSE 23.370/2011, DEFIRO O PLEITO LIMINAR para determinar, em quarenta e oito horas, a RETIRADA do vdeo identificado pelo link (http://www.youtube.com/watch?v=kwjHD2TLc44) ora impugnado, que se trata de montagem postada no YOUTUBE, tendo como usurio a denominao "Humor Paraba" , bem como, se for necessrio para cessar a divulgao, proceder a excluso de todos os compartilhamentos efetivados na referida rede mundial de computadores. Requisite-se, outrossim, do provedor do GGOGLE BRASIL INTERNET LTDA, o nome e endereo do responsvel pelo usurio "Humor Paraba" , em 48 horas. Apresentado o endereo, NOTIFIQUE-SE o representado, para, querendo, oferecer contrariedade em (48) quarenta e oito horas. Decorrido tal prazo, com ou sem manifestao, nesta ltima hiptese, certificado nos autos, VISTA AO MPE. Como o fato pode constituir crime eleitoral, encaminhe cpia da representao e das provas acostadas Polcia Federal para identificao do representado e, se quando ocorrer essa identificao, o vdeo ainda constar na postagem do representado, efetuar a priso em flagrante por crimes eleitorais de difamao e injria do responsvel pela postagem, procedendo a instaurao de inqurito policial para apurao de detalhes do crime e sua autoria. Intime-se. Cumpra-se URGENTE. Campina Grande - PB, 05 de setembro de 2012.

Juiz Ruy Jander Teixeira da Rocha - 17 Zona Eleitoral. Coordenador da Propaganda Eleitoral de Mdia e Internet

Anda mungkin juga menyukai