Anda di halaman 1dari 9

CONCURSO FARROUPILHA 2012

NOES BSICAS PARA O USO DO SOFTWARE DE CONTESTES

N1MM
BAIXANDO E INSTALANDO O SOFTWARE E SUA LTIMA ATUALIZAO CADASTRANDO A ESTAO E MODO DE OPERAO CADASTRANDO CONTATOS VISUALIZANDO LOGS EDITANDO LOGS GERANDO ARQUIVO CABRILO

Liga de Amadores Brasileiros de Rdio Emisso LABRE-RS


Estao Oficial PY3AA
Representante Oficial do Radioamadorismo Brasileiro Reconhecida pelo Ministrio das Comunicaes Participante da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 rea 3 Sala 330 Fone-Fax (51) 3368.3972 CEP: 91.150-000 Porto Alegre/RS e-mail: py3aa@labre-rs.org.br www.labre-rs.org.br www.facebook.com/labre.rs

Prezados colegas. A LABRE/RS preocupada em divulgar o seu concurso e tambm verificando a dificuldade dos colegas radioamadores na instalao e utilizao do software N1MM, preparou para os menos experientes este Manual Bsico com algumas informaes necessrias para instalar o N1MM, cadastrar os logs do concurso e ainda gerar o arquivo em formato cabrillo, to essencial para a apurao do Concurso Farroupilha 2012. Se voc seguir os passos no ter problemas para instal-lo e utiliz-lo. Vamos l.

BAIXANDO E INSTALANDO O SOFTWARE E SUA LTIMA ATUALIZAO.

Necessitamos baixar o software N1MM no seguinte endereo: http://n1mm.hamdocs.com/tiki-index.php?page=HomePage L voc acessar a pgina na web abaixo. Procure a guia FILES e abaixo desta Full Install

Voc ser direcionado para outra pgina. Localize o link: DOWNLOAD FULL INSTALLER , no meio da pgina.

Em um novo direcionamento voc ser enviado para a pgina definitiva do download. No meio desta pgina voc encontrar o arquivo N1MM FullInstaller.exe , clique nele ara iniciar o download do arquivo principal do software.

Aps baix-lo voc j poder instalar no seu computador. D duplo clique no arquivo, ir aparecer a imagem iniciar, clique em next . Voc ser questionado umas 4 vezes, sempre clique em Next at finalmente encontrar a Install .

At agora voc fez baixo e instalou o arquivo Full do software. Mas ainda para rod-lo perfeitamente necessrio baixar a ltima atualizao que neste caso e at o presente momento consta do arquivo N1MM newexeV12.09.01.exe. Necessitamos ento voltar a pgina do software na internet e baixar o arquivo. Vamos l. V para o seguinte endereo: http://n1mm.hamdocs.com/tiki-list_file_gallery.php?galleryId=15

Aps este ltimo download comea a instalar. Aparecer inicialmente a tela de instalao Welcome to be .... . Simplesmente clique em Next , ate aparecer a mensagem The Update as been instaled clique em ok e teremos a ltima tela informando da instalao da atualizao Completing the N1MM...

CADASTRANDO A ESTAO

Bem at agora ns procuramos na internet o N1MM, sua atualizao, baixamos e instalamos. At aqui ele ir abrir sem problemas. Na sua tela teremos 4 novos atalhos e um deles o que dar acesso ao N1MM. Clique na tela de seu computador no cone representativo, conforme a imagem abaixo:

Este cone acessar o software que j inicialmente informar que dever atualizar os dados da estao que utilizar o software.

A imagem abaixo mostra os dados que devero ser alterados, como Call, Name, Adress (1 e 2) , Country, Grid Square, CQ Zone, ITU Zone e em ARRL Section coloque DX e clique em ok.

Agora vamos comear a montar a database para o Concurso Farroupilha. Mas antes notem no rodap do software o nome do radioamador j cadastrado.

Vejamos ento, clique em FILE e aps em New Database ele abrir um local onde voc dever dar um nome para esta database e salvar. Neste exemplo foi nomeado FRP2012HF

Aps esta etapa v novamente em FILE e aps em New Log in Database... . Como o N1MM at ento no foi utilizado ele automaticmaente ir abrir uma janela para selecionar o tipo de contest para este novo log, ou Select Contest Type for New Log. O Concurso Farroupilha utiliza o modo DXSERIAL, onde os colegas iro trocar entre si o nmero seqencial. Este modo habilitar esta condio. No altere mais nada, deixe tudo conforme a segunda tela abaixo e clique em OK.

CADASTRANDO CONTATOS e VISUALIZANDO OS LOGS

Agora vamos conhecer um pouco do ambiente de cadastro dos contatos. A primeira imagem que temos o local de cadastro dos contatos, voc simplesmente viaja de um campo para o outro atravs da tecla TAB, e cadastra com um ENTER no final. Mas antes de tudo notem que a freqncia na barra de ttulos 14200,00. Vamos alterar? No primeiro campo, digite 3725,00 e ENTER a barra foi alterada, ou seja, os logs a sero da banda de 80m.

Vamos digitar um indicativo. No nosso exemplo j havamos cadastrado a PY3AA e agora estamos cadastrando a PY3AB. Bem, o campo SentNR o nmero que

devo transmitir para o colega e o campo RcvdNr, o nmero recebido do colega. fcil. Veja bem, quando voc trocar de freqncia, o nmero seqencial SentNR no retornar ao incio, ele seqencial no importando a banda trabalhada.

Para visualizar os LOGS, v em Window e aps LOG

Os logs so relacionados assim. Veja no primeiro quadro ficou totalmente com os campos limpos, indicando somente o ltimo nmero da seqncia.

Quando voc digitar um indicativo no primeiro campo e clicar um TAB ele ir automaticamente alterar para o prximo nmero. Se nos seus contatos voc digitar um colega que j tenha feito contato ele indicar a palavra DUPE uma abreviao de Duplicado e o indicativo aparecer em vermelho.

EDITANDO OS LOGS

bem provvel que na correria do contest voc possa errar o nmero sequencial ou

at mesmo o indicativo do colega. Assim se faz necessria uma retificao para evitar perder um contato. Para tal, faa assim, v na lista de logs, localize o contato a alterar, clique no campo do indicativo, a linha ficar em azul. Aps clique com o direito do mouse, que se abrir, e escolha Edit Contact.

Em seguida abrir a tela do Edit Contact a disposio para a alterao. Faa as alteraes necessrias e aps clique em Update para salvar essas alteraes.

GERANDO O ARQUIVO CABRILO

Terminado o Concurso, vamos enviar o LOG? No deixe para depois, afinal muitos dependero de voc , e voc tambm depender de outros colegas. Assim quanto mais cedo melhor. Ento v em FILE e aps em GENERATE CABRILO FILE, conforme imagem abaixo.

Ele inicialmente nos informa que os nmeros sero gerados a partir de 001, no diferente da maioria dos concursos internacionais.

Aps clicar no OK e estarmos cientes da informao, solicitado o local para salvar o arquivo, notem que ele j coloca o indicativo do colega que trabalhou no concurso, como nome do arquivo.

E finalmente a informao final que o arquivo foi exportado com sucesso. E aps clicarmos em OK ele abrir o log no formato cabrilo, num bloco txt, para visualizao.

Este arquivo o seu log, com ele que a organizao do concurso ir usar para conferir os contatos e assim disponibilizar um ganhador. Voc poder alter-lo ali mesmo se houver necessidade de alguma retificao, sem necessidade de usar o N1MM, mas lembre-se, no altere nada que no seja o necessrio, pois a formatao que ali est no pode ser alterada.

CONSIDERAES FINAIS
O contato s salvo quando voc clicar em enter e ele aparecer na relao de LOGS. Toda vez que sair do N1MM ele no perder seus dados. A cada concurso, um log novo, ou seja, faa uma nova database e abra um log na nova database. No se desespere, use a tecla ESC = escape para sair de alguma tela evitando algum desconforto com relao ao cadastro. O N1MM um timo software para registros, sugerimos que instale e faa algumas testes antes do concurso como uma forma de buscar a prtica e evitar erros de digitao Se voc no se sentir seguro em usar agora o N1MM, sugerimos ento que faa as anotaes em papel e aps, em outro momento, utilize o software para organizar seu log. Lembre-se, o nmero de contato seqencial no importando a banda. Lembre-se a data final para o envio dos logs 30 de setembro.

Desde j agradecemos toda a ateno e desejamos voc radioamador um timo Concurso Farroupilha e at breve. EQUIPE DA LABRE/RS Seja bem vindo a esta casa ela tambm sua.

Anda mungkin juga menyukai