Anda di halaman 1dari 14

ANLISE DE GNEROS HOJE*

Vijay K. Bhatia Traduo de Benedito Gomes Bezerra

Resumo A anlise de gneros, como estudo do comportamento lingstico em contextos acadmicos ou profissionais, tem se tornado extremamente popular nos ltimos anos, despertando amplo interesse entre pesquisadores de diversas reas tericas e aplicadas. Este artigo apresenta um panorama da teoria de anlise de gneros, identificando os aspectos comuns a suas principais vertentes e discutindo algumas das importantes questes levantadas pela literatura recente. A concluso trata das implicaes dessas questes para o desenvolvimento posterior da teoria e para sua aplicao no ensino. Palavras-chave: gnero; anlise de gneros; integridade genrica; prticas discursivas. Abstract Genre analysis, as a study of linguistic behavior in academic or professional settings, has become extremely popular in the last few years, causing an increasing interest among researchers in several theoretical and applied areas. This paper presents a survey of genre analysis theory, identifying aspects in common in its main trends and discussing some important questions raised by the recent literature. The conclusive section deals with the implications of these questions to a subsequent development of the theory and to its application in teaching. Keywords: genre; genre analysis; generic integrity; discursive practices.

de gneros tem se tornado extremamente popular nos ltimos anos. O interesse pela teoria dos gneros e suas aplicaes no se restringe mais a um grupo especfico de pesquisadores de uma rea em particular ou de um setor qualquer do globo terrestre, mas cresceu a ponto de assumir uma relevncia muito mais ampla do que jamais foi imaginado. Candlin (1993) indaga com propriedade:
O que h com o termo e com a rea de estudos que ele representa, para que atraia tanta ateno? O que lhe permite agrupar sob o mesmo abrigo terminolgico crticos literrios, retricos, socilogos, cientistas cognitivistas, especialistas em traduo automtica, lingistas computacionais e analistas do discurso, especialistas em Ingls para Fins Especficos e professores de lngua? O que isso que nos permite reunir sob o mesmo rtulo publicitrios, especialistas em comunicao empresarial e defensores do Ingls Comum? (Candlin, 1993).

I. INTRODUO
Embora seja um desenvolvimento relativamente recente no campo dos estudos aplicados do discurso, a anlise

Claramente, trata-se de um conceito que encontrou seu momento oportuno, aponta ele. H atrativos bvios nos diferentes modos como o termo tem sido utilizado na literatura recente. A prpria natureza da estruturao genrica multidisciplinar. A teoria dos gneros leva a anlise do discurso da descrio para a explanao da lngua, tentando freqentemente responder a questo: Por que os membros de comunidades discursivas especficas usam a lngua da maneira como fazem? A resposta no leva em considerao somente fatores scio-culturais, mas tambm fatores cognitivos, tentando, dessa forma, esclarecer no apenas os propsitos comunicativos da comunidade discursiva em questo, mas tambm as estratgias cognitivas empregadas por seus membros para atingir esses propsitos. Esse aspecto ttico da construo do gnero, sua interpretao e uso, provavelmente um dos fatores mais significativos a con-

BHATIA, Vijay K. Genre analysis today. Revue Belge de Philologie et dHistoire, Bruxelles, 75:629-652. 1997. [Traduo: Benedito Gomes Bezerra]

102

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

correr para sua popularidade atual no campo dos estudos do discurso e da comunicao. Uma das desvantagens de tal popularidade que quanto mais popular um conceito se torna, mais variaes de interpretao, orientao e estruturao so encontradas na literatura existente. Os analistas do discurso interessados na teoria dos gneros encontram-se presentemente numa situao algo similar a essa. Neste artigo, gostaria de elucidar a teoria da anlise de gneros, a fim de ver o que comum em suas vrias manifestaes, identificar algumas das questes importantes levantadas na literatura recente e discutir as implicaes dessas questes para o desenvolvimento posterior da teoria e para sua aplicao no ensino e aprendizagem de lnguas.

II. ANLISE DE GNEROS


Anlise de gneros o estudo do comportamento lingstico situado em contextos acadmicos ou profissionais, seja qual for o modo como encarado; quer em termos de tipologias de aes retricas, como em Miller (1984) e Berkenkotter e Huckin (1995); regularidades de processos sociais gradativos e orientados para uma meta, como em Martin, Christy e Rotery (1987) e Martin (1993); ou consistncia de propsitos comunicativos, como em Swales (1990) e Bhatia (1993). A teoria de gneros, a despeito dessas orientaes aparentemente diversas, apresenta uma considervel base comum. Embora eu quisesse resistir tentao de demonstrar exaustivamente os pontos comuns nessas diferentes abordagens, preciso apontar alguns dos traos mais importantes que as caracterizam. O primeiro a nfase no conhecimento convencionado, que confere a cada gnero sua integridade. As trs abordagens igualmente reputam esse aspecto como central para qualquer forma de descrio genrica. O segundo a versatilidade da descrio dos gneros, e o terceiro, embora possa parecer algo contraditrio em relao ao primeiro, a tendncia para a inovao, advinda da natureza essencialmente dinmica do gnero. Deixe-me reforar esses trs aspectos da teoria de gneros.

II.I. Conhecimento convencionado


Os gneros se definem essencialmente em termos do uso da linguagem em contextos comunicativos convencionados, que d origem a conjuntos especficos de propsitos comunicativos para grupos sociais e disciplinares especializados que, por sua vez, estabelecem formas estruturais relativamente estveis e, at certo ponto, impem restries quanto ao emprego de recursos lxico-gramaticais. Como indiquei anteriormente, pelo menos trs aspectos convencionais interrelacionados tm se destacado na literatura sobre gneros, e todos eles so cruciais para nossa discusso: (a) recorrncia de situaes retricas, (b) propsitos comunicativos compartilhados e (c) regularidades de organizao estrutural.

O primeiro aspecto mais ou menos relacionado diretamente ao contexto scio-cultural e situado em culturas disciplinares especficas. A fim de identificar situaes retricas tpicas, pode ser necessrio caracterizar os aspectos relevantes do contexto scio-retrico em que um dado evento comunicativo acontece. Uma boa e adequada compreenso da situao retrica tpica leva identificao do(s) propsito(s) comunicativo(s) mutuamente compartilhado(s) por participantes tipicamente associados a uma comunidade discursiva em particular. Os propsitos comunicativos compartilhados esto, dessa forma, imbricados dentro do contexto retrico relevante. Levando isso um pouco adiante, em direo s formas lingsticas, possvel identificar regularidades tpicas de formas estruturais e organizacionais que freqentemente delineiam um construto genrico. Conseqentemente, para certos propsitos aplicados, especialmente o ensino de lnguas, o conceito de situao retrica talvez seja o mais geral, responsvel pela necessria estrutura dentro da qual podem ser localizados os propsitos comunicativos, que por sua vez se percebem nos usos mais ou menos tpicos de formas lxico-gramaticais e discursivas. Para o estudo dos gneros, especialmente para os propsitos da lingstica aplicada, todos os trs nveis interrelacionados de descrio genrica so importantes. At esse ponto, no vejo qualquer tenso entre essas assim chamadas abordagens conflitantes. De fato, elas parecem complementar-se mutuamente, fornecendo no s um suporte terico til, mas tambm a validao necessria desconstruo dos construtos genricos. A noo de propsito comunicativo parece ser mais central teoria de gneros, por um lado, por estar inserida em contextos retricos especficos e, por outro lado, por determinar, invariavelmente, escolhas especficas de formas estruturais e lxico-gramaticais. Outro ponto importante a notar nas trs orientaes a nfase, comum a todas elas, em certos traos especficos da descrio de gneros, seja em termos de recorrncia, compartilhamento ou regularidades, cada um deles destacando aspectos convencionais da construo e interpretao de gneros. Seja qual for o modo de abordagem (veja Jamieson: 1973; Swales: 1990; Miller: 1984; Martin: 1985; Dudley-Evans: 1986; Bhatia: 1993 e 1994), o denominador comum tm sido sempre os aspectos convencionalizados, institucionalizados e permissveis (de preferncia a aspectos criativos, inovadores e explorveis) da construo dos gneros. Isso tambm perfeitamente compreensvel. Como sustenta Swales (1990), gneros no so criados da noite para o dia. Eles se desenvolvem por um certo perodo e no so reconhecidos at que se tornem bastante padronizados. Nesse contexto, a teoria de gneros tem posto uma forte nfase nos aspectos institucionalizados da construo e interpretao de gneros. Fairclough (1989, p.59) ilustra a importncia das convenes examinando o encontro mdico entre um ginecologista e sua paciente. Freqentemente, o ginecologista preci-

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

103

sa tranqilizar a paciente, com uma voz gentil e suave, no momento do exame interno: relaxe o mximo possvel, serei o mais delicado que puder. Com muita razo, Fairclough pergunta: o que, neste breve encontro, permite paciente interpret-lo como um encontro mdico e no um encontro sexual? Como resposta, ele aponta:
... as limitaes prprias do contexto das consultas ginecolgicas so da maior relevncia para garantir que o encontro seja realmente um encontro mdico... tais consultas somente podem ser legitimamente realizadas em um espao mdico um hospital ou consultrio que implica a presena de uma parafernlia mdica completa, que ajuda a legitimar o encontro.

to comunicativo como um bem detalhado conjunto de propsitos comunicativos. Dependendo do nvel de generalizao e detalhamento em que o propsito comunicativo especificado, pode-se chegar condio de identificar o status de um gnero em particular, bem como o uso que ele faz das convenes genricas. Vou fundamentar melhor isso tomando como exemplo o que comumente chamado de discurso promocional (veja o diagrama).

Gneros identificados em termos de propsitos comunicativos

... narrao

construdos pelos processos retricos de descrio avaliao explanao

instruo...

dando forma a produtos como gneros promocionais

Qualquer tentativa de negligenciar, ignorar ou solapar o poder das convenes prprias de tais encontros pode ocasionar conseqncias desastrosas. Obviamente, as convenes genricas so de grande utilidade em manter a atmosfera comunicativa e a ordem social desejveis nas comunidades profissionais civilizadas.

sinopses de livros resenhas de livros anncios malas diretas inscries para empregos

comerciais de TV

anncios impressos

anncios radiofnicos

anncios anncios de computadores de livros

anncios anncios anncios de companhias areas de automveis de cosmticos

II.II. Versatilidade genrica

anncios de pacotes de frias

anncios de viagens comerciais

O segundo aspecto mais importante da teoria de gneros sua versatilidade, que opera em vrios nveis. Trata-se de um modelo terico para detalhar o relacionamento entre (a) texto e contexto em sentido estrito; (b) o uso que as pessoas fazem da linguagem e o que torna isso possvel, especialmente no contexto de culturas disciplinares especficas; e (c) lngua e cultura, em sentido amplo. Pode-se ver a versatilidade da descrio lingstica baseada em gneros em vrios nveis da descrio de gneros. Usando como critrio privilegiado o propsito comunicativo ligado a uma situao retrica especfica, a teoria de gneros combina as vantagens de uma viso mais geral dos usos da lngua, por um lado, com sua realizao bem especfica, por outro (Swales: 1990, p. 58; Bhatia: 1993). Nesse sentido, a anlise de gneros realmente estreita em seu foco e ampla em sua viso. O prprio conceito de propsito comunicativo muito verstil. Por um lado, ele pode ser identificado em um nvel realmente alto de generalizao, enquanto, por outro lado, pode ser limitado a um nvel bem especfico. Igualmente, tanto pode haver um nico propsi-

Nveis de Descrio Genrica

Embora os gneros sejam identificados essencialmente em termos dos propsitos comunicativos aos quais tendem a servir, esses propsitos comunicativos podem ser caracterizados em diferentes nveis de generalizao. Eles podem ser vistos em termos de uma combinao de processos retricos, que tambm podem ser considerados como valores genricos primrios. Halliday e seus seguidores, trabalhando dentro de uma orientao sistmica da descrio de gneros, tm aplicado essa noo, com bastante sucesso, ao ensino de gneros no nvel escolar (ver Reid: 1987). No caso dos gneros profissionais, sempre possvel postular diversos nveis de generalizao. Considerando o caso dos gneros promocionais, encontramos, no nvel mais alto de generalizao, o discurso promocional na forma de uma constelao de gneros intimamente relacionados, dotados do mesmo propsito comunicativo de promover um produto ou servio para um cliente potencial. Como exemplos comuns de gneros promocionais podem-se incluir ann-

104

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

cios, cartas promocionais, inscries para empregos (no sentido de que seu propsito tambm vender os servios do candidato a um empregador potencial, cf. Bhatia: 1993), sinopses de livros, panfletos comerciais, panfletos tursticos e vrios outros. Todos esses e muitos outros exemplos desse tipo apresentam um alto grau de superposio no propsito comunicativo a que procuram atender e essa a principal razo por que so vistos como parte de uma colnia discursiva intimamente relacionada, servindo mais ou menos a um propsito promocional comum, a despeito do fato de que alguns podem tambm apresentar diferenas sutis em sua realizao. ainda possvel ver cada um desses gneros, e.g., os anncios, em um nvel mais baixo de generalizao e fazer distines entre suas realizaes mais especficas. Exemplos bvios incluiro anncios impressos, comerciais de TV, anncios radiofnicos e outros. As diferenas entre esses gneros so pouco discernveis em termos de propsitos comunicativos e mais em termos do meio de discurso e portanto pertencem, como gneros, mesma categoria geral popularmente conhecida como anncios. Indo um passo adiante, considerando agora somente os anncios impressos, ainda possvel encar-los em termos de categorias como anncios diretos, anncios com associao de figuras e legendas, anncios baseados na imagem, homenagens, falsos gneros, etc. (Kathpalia: 1992). Seja qual for a subcategoria, todos esses anncios servem ao mesmo conjunto de propsitos comunicativos, embora a maioria deles utilize estratgias diferentes para promover o produto ou servio. Anncios diretos geralmente usam a avaliao do produto como principal estratgia persuasiva, enquanto anncios baseados em imagem apoiam-se mais especificamente no estabelecimento de credenciais como fonte principal de convencimento. Outra diferena encontrada no uso dos recursos lingsticos que alguns tipos apoiam-se em estratgias verbais (anncios diretos utilizando a avaliao do produto), enquanto outros, e.g., os anncios do tipo figura-mais-legenda, concentram-se mais em estmulos visuais. Mais uma vez, possvel tomar os anncios diretos e diferenci-los em termos do uso de recursos lingsticos para avaliao do produto, ou talvez em termos do tipo de produto que anunciam, ou mesmo em termos do pblico a que se dirigem. Em cada caso, estamos certos de que encontraremos diferenas sutis no uso de estratgias para descrio, avaliao ou diferenciao do produto e que essas diferenas eventualmente ocasionaro usos especficos dos recursos lingsticos. Mas o interessante que todas essas variaes somente se tornam gneros diferentes no momento em que comeam a indicar uma diferena substancial nos propsitos comunicativos. O interessante na teoria de gneros que, caso se utilize a situao retrica ou o propsito comunicativo como critrio privilegiado, isso implica que, enquanto o propsito comunicativo permanece o mesmo, os textos em questo so identificados como gneros intimamente relacionados.

medida em que nos movemos do nvel mais alto para os nveis mais baixos de generalizao, precisamos definir o propsito comunicativo em uma crescente ordem de especificidade e detalhamento, se desejamos realmente distingui-los como gneros ou subgneros. Em outras palavras, o analista de gneros pode enfocar tantos as semelhanas como as diferenas entre vrios membros de uma colnia de gneros. Se o interesse enfocar as sutilezas do gnero, ele ou ela ter que definir os propsitos comunicativos em um nvel propriamente mais baixo de especificidade; se o interesse distinguir uma variedade de realizaes especficas de gneros de certo modo similarmente relacionados, ele ou ela precisar especificar os propsitos comunicativos em um nvel mais alto de generalidade.

II.III. Integridade genrica x tendncia para a inovao


Nas sees anteriores, tentei enfatizar que os gneros podem ser vistos como o resultado das prticas discursivas convencionadas e institucionalizadas de comunidades discursivas especficas. esse conhecimento convencionado do modo como os gneros so construdos, interpretados e usados dentro das comunidades discursivas especficas que confere a seus membros reconhecidos uma vantagem sobre outros que so estranhos. Em outras palavras, esses conhecimento das convenes genricas que ajuda os profissionais experientes a identific-las (Bhatia: 1993). Contudo, interessante notar que, embora os gneros sejam tipicamente associados a contextos retricos recorrentes e sejam identificados com base em propsitos comunicativos compartilhados, com restries a possveis contribuies no uso de formas discursivas e lxico-gramaticais, eles so construtos dinmicos. Berkenkotter e Huckin (1995) ressaltam que
... gneros so estruturas retricas inerentemente dinmicas que podem ser manipuladas de acordo com as condies de uso, e que o conhecimento de gneros , por conseguinte, melhor conceituado como uma forma de cognio situada e imbricada em culturas disciplinares.

nfase no aspecto convencional e na tendncia inovao: esses dois traos da teoria de gneros parecem ter um carter contraditrio. Uns tendem a ver o gnero como um evento textual retoricamente situado, altamente institucionalizado, possuindo aquilo que chamei em outro lugar de integridade genrica (Bhatia: 1993); por outro lado, tambm se atribui aos gneros uma tendncia natural inovao e mudana, que freqentemente explorada pelos membros experientes da comunidade especializada na criao de novas formas para responder a contextos retricos familiares ou nem to familiares assim. Isso confere maioria dos gneros um tipo de complexidade dinmica que

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

105

freqentemente se atribui ao uso de recursos multimdia, exploso de tecnologia informacional, aos contextos multidisciplinares no mundo do trabalho, ao ambiente profissional crescentemente competitivo (tanto acadmico como empresarial) e, acima de tudo, necessidade de criatividade e inovao na comunicao profissional. Os gneros se situam tipicamente em contextos scio-retricos especficos e, dessa forma, modelam futuras respostas retricas a situaes similares; eles sempre foram vistos como lugar de contenda entre a estabilidade e a mudana (Berkenkotter e Huckin: 1995, p. 6). Pode acontecer que algum seja chamado a responder a uma necessidade scio-cognitiva em transformao, o que exigir dele a negociao da resposta luz das convenes reconhecidas e estabelecidas, uma vez que os gneros de fato mudam atravs dos tempos, em resposta a necessidades sciocognitivas cambiantes. Essa habilidade em responder a novos contextos retricos com base no conhecimento genrico estabelecido tambm confere considervel liberdade ttica aos membros especializados da comunidade discursiva em questo, podendo manipular recursos e convenes genricas para expressar intenes particulares dentro da estrutura dos propsitos comunicativos socialmente reconhecidos (Bhatia: 1993). Contudo, como ressalta Bhatia (1995),
As convenes de gnero so freqentemente exploradas pelos membros experientes das comunidades discursivas para criar novas formas; contudo, tal liberdade, inovao, criatividade e explorao, seja como for que a chamemos, invariavelmente se realiza antes dentro do que fora das fronteiras do gnero, seja como for que estas sejam estabelecidas, em termos de recorrncia de situaes retricas (Miller, 1984), consistncia de propsitos comunicativos (Swales, 1990 e Bhatia, 1993) ou combinao de elementos estruturais obrigatrios (Halliday e Hasan, 1985). A inovao nunca uma atividade completamente livre. A natureza da manipulao do gnero realizar-se invariavelmente dentro dos limites amplos dos gneros especficos e ser, freqentemente, muito sutil. A negligncia explcita a essas convenes genricas implicar o abandono do gnero e ser vista como estranha pela comunidade especializada.

o presente mundo dos negcios seja cada vez mais identificado com uma cultura consumista (Featherstone: 1991). O resultado inevitvel que muitos dos gneros institucionalizados, quer sejam sociais, profissionais ou acadmicos, tm incorporado elementos promocionais. Fairclough (1993, p. 141), referindo-se a tais mudanas nas prticas discursivas, aponta:
... h uma completa reestruturao de fronteiras entre as ordens do discurso e as prticas discursivas; por exemplo, o gnero do anncio ao consumidor tem colonizado muitas ordens do discurso profissional e do servio pblico em larga escala, gerando uma diversidade de novos gneros hbridos parcialmente promocionais...

Como exemplo de tais gneros hbridos, Fairclough (1993) discute o caso dos prospectos universitrios contemporneos, em que ele destaca uma crescente tendncia ao uso do marketing nas prticas discursivas das universidades britnicas. Martin (1985, p.250) afirma corretamente que ...gnero diz respeito a como as coisas so feitas quando a linguagem usada para execut-las. Como as demandas por prticas comunicativas se tornam cada vez mais complexas, os profissionais experientes comeam a responder s novas situaes retricas utilizando estratgias estabelecidas e, mais freqentemente, muitas estratgias inovadoras para atingir uma variedade de objetivos complexos. Esse processo de explorao dos valores genricos estabelecidos para criar construtos genricos mistos ou imbricados sempre visto pelos membros das comunidades profissionais como taticamente superior e eficiente. A explorao de recursos genricos para criar formas mistas ou imbricadas sempre se baseia no j estabelecido dentro da comunidade profissional. quase como a explorao publicitria do clich the shape of things to come na frase de abertura do seguinte comercial de automvel:
The shape of cars to come: Mitsubishi Cordia.

Tal o poder do gnero, ao qual voltaremos nas ltimas sees deste artigo. Contudo, neste estgio, gostaria de tratar das complexidades do mundo profissional e discutir como a teoria de gneros pode lidar com essa realidade.

III. MISTURA E IMBRICAO DE GNEROS


No clima acadmico e profissional competitivo de hoje, os gneros raramente mantm valores estticos. Esses valores so cada vez mais explorados pelos profissionais experientes para criar gneros mais hbridos, especialmente como resultado da natureza fortemente compulsiva das atividades promocionais e publicitrias. No surpreende que

Ou o uso da famosa afirmao sobre o imprio colonial britnico no comercial da Lufthansa, the sun never sets on Lufthansa territory, ou no seguinte slogan pela economia de energia, dont be fuelish, em que a idia de desperdcio de energia se perde completamente se no for associada a dont be foolish. O aspecto decisivo em tais associaes que elas comunicam melhor no contexto do que j familiar. Em tais contextos, as palavras por si s no portam significados; a experincia que lhes confere o efeito desejado. Por conseguinte, no momento em que h um desvio radical da experincia original, o efeito pode se perder. Mais uma vez, se no houver familiaridade com o original, o valor da inovao se enfraquece. Assim como o publicitrio faz uso do j sabido e familiar no conhecimento existente, o escritor de gneros hbil utiliza o que convencionalmente

106

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

disponvel em uma comunidade discursiva para promover seus prprios e sutis objetivos. A inovao, a criatividade e a explorao somente se tornam efetivas no contexto do j disponvel e familiar. Como Fowler diz,
O escritor convidado a combinar experincia e forma em um modo especfico mas indeterminado. Aceitar o convite no resolve seus problemas de expresso... Mas lhe d acesso a idias formais sobre como um conjunto de constituintes pode ser apropriadamente combinado. (Fowler: 1982, p.31)

De fato, a noo de criatividade a prpria essncia da definio dos gneros. Essa noo est claramente implicada na definio de gnero de Swales (1990, p.58), quando ele diz que um gnero consiste em uma classe de eventos comunicativos, cujos membros compartilham um conjunto de propsitos comunicativos. Bhatia (1993, p.13) associa esse aspecto ttico da construo do gnero a uma explorao inteligente das convenes genricas pelos membros experientes da comunidade profissional, os quais combinam os propsitos comunicativos socialmente reconhecidos com suas intenes particulares. Seja qual for a explicao, os gneros muito dificilmente servem a propsitos nicos; eles apresentam um conjunto de propsitos, mas esse conjunto muito freqentemente torna-se um misto de propsitos complementares. No ser errado alegar que esses mesmos propsitos apresentam valores genricos, caso se possa identific-los separadamente. Em um gnero promocional, por exemplo, os valores genricos descrio e avaliao so usados como uma parte das muitas estratgias persuasivas para se alcanar o efeito promocional desejado. O uso da descrio em um gnero promocional ENGENHEIROS ELETRNICOS um pouco diferente daquele que central em uma (4 VAGAS) resenha de livro. Em uma resenha, freqentemente encontramos uma descrio mais equilibrada do liA Scitex Corporation Ltda lder mundial em sistemas de pr-impressos eletrnicos vro (incorporando tanto os aspectos positivos como coloridos para os mercados de editorao grfica, impresso e publicao. A Empresa possui uma ampla srie de produtos que inclui leiautes criativos e sistemas de desenho, os negativos), enquanto no caso das sinopses digitalizao de imagens, plataformas de trabalho para montagem e edio, provadores promocionais de um livro, invariavelmente a descridigitais, editores de imagens e dispositivos de comunicao. As filiais regionais nos o e avaliao positiva do livro ser utilizada para EUA, Europa, Japo e Hong Kong so responsveis pela comercializao e assistncia ao se atingir o efeito persuasivo desejado. cliente. Na publicidade, a descrio parcial e a avaNossa filial em Hong Kong abriu 4 novas vagas para engenheiros de suporte eletrnico. liao positiva do produto so sempre preferidas, Os candidatos desejados devem ser graduados em Engenharia Eletrnica ou Mecnica, mesmo quando a lei exige do anunciante uma descom a experincia mnima de 3 anos em Sistemas Eletrnicos de Alta Tecnologia. crio equilibrada, como no caso da propaganda Oferecemos tima remunerao. Favor enviar curriculum vitae at o dia 15 de janeiro de cigarros ou, mais recentemente, nos anncios de para: investimentos financeiros, casos em que freqentemente se encontram em letras pequenas advertnScitex Asia Pacific (H.K.) Ltd. 8/F Park Avenue Tower, 5 Moroton Terrace cias como fumar cigarros prejudicial sade Causeway Bay, Hong Kong ou os preos e rendimentos das aes podem tanto descer como subir; o desempenho passado no garantia de retorno no futuro. Kathpalia (1992), em detalhado estudo sobre os gOs gneros, nesse sentido, possuem uma tendncia neros promocionais, resume bem a variao dos propsitos natural imbricao e mistura, pelo fato de que a maioria comunicativos na publicidade e defende com nfase o podos gneros apresenta mais de um valor genrico (ver Bhatia: der gerativo dos gneros.

1995). O seguinte exemplo de anncio de emprego (ver abaixo), por exemplo, apresenta dois valores genricos diferentes mas complementares. O trecho de abertura, de A Scitex Corporation Ltda lder mundial... at o fim do primeiro pargrafo, terminando em ...pela comercializao e assistncia ao cliente, representa uma introduo promocional (descrio e avaliao positiva) muito tpica da literatura promocional. A grande maioria das cartas promocionais comea com tais aberturas, tentando estabelecer as credenciais da empresa. verdade que tais frases de abertura no so incomuns em anncios de empregos; contudo, a questo nesse caso mais o tamanho do movimento e no sua presena ou ausncia. Alm disso, compare-se o espao dedicado descrio do emprego, que o principal propsito comunicativo do anncio. Pode haver muitas explicaes para a mistura desses dois valores genricos to intimamente relacionados. Uma boa razo para se enfatizar mais as credenciais da empresa do que a descrio do emprego pode ser que a empresa deseje atrair os candidatos capitalizando sobre sua prpria reputao. Outra razo pode ser que a empresa no queira revelar exigncias especficas do emprego em questo, mantendo dessa forma todas as iniciativas sob seu inteiro controle. Uma terceira razo poderia ser que a empresa, no tendo em mente uma especificao detalhada do emprego, tambm no desejasse fazer um anncio de apenas umas quatro linhas, o que poderia refletir negativamente sobre as credenciais da empresa. Seja qual for a razo, o caso que est havendo uma mistura de valores genricos. Essa mistura feita de modo que o valor genrico promocional refora o propsito comunicativo do anncio de emprego.

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

107

... os variveis propsitos comunicativos dos gneros promocionais, como aqueles em que o objetivo promover a empresa por trs do item anunciado, despertar a ateno de uma clientela potencial para o nome da empresa ou do produto... tm feito surgir subcategorias como.. os falsos gneros, que imitam o formato de outros gneros... esse procedimento gerativo da criao ou desenvolvimento de gneros mais popular em... publicidade, uma vez que os publicitrios esto constantemente competindo entre si por originalidade e inovao em um mercado inundado de marcas concorrentes de produtos e servios e de um nmero igualmente grande de anncios publicitrios... (Kathpalia: 1992, p.394)

semelhana da mistura de gneros, como no exemplo anterior, encontramos tambm, na publicidade, exemplos de imbricao de gneros, fenmeno que tem sido referido como falsos gneros (Kathpalia: 1992), em que encontramos dois ou mais padres genricos imbricados um dentro do outro. Ilustro isso com o seguinte exemplo.

tro do gnero convencional da conversao. Depois, outro gnero convencional, a carta, usada para solicitar mais informaes. Esses dois gneros esto imbricados dentro do gnero convencional do anncio publicitrio, contendo a identificao padronizada da empresa, seu logotipo e demais detalhes. O objetivo atrair a ateno do potencial cliente atravs de estratgias diferentes do anncios convencionais. Algumas vezes, os publicitrios podem recorrer, em um anncio, ao uso muito sutil e inteligente de chamadas sugestivas a fim de conduzir objetivos particulares dentro do propsito comunicativo socialmente reconhecido de promover um produto ou servio, como encontramos na seguinte chamada para financiamentos habitacionais: Flexibilidade incomum. Gerenciamento habitacional internacional do...

A chamada pode parecer perfeitamente normal em uma situao no marcada. Contudo, no contexto local imediato, ela no nem inoCONVERSA EM UM CAMPO DE GOLFE cente nem direta. O anncio apareceu um 1 JOGADOR: Como foi sua viagem Indonsia? dia aps o governo de Hong Kong impor 2 JOGADOR: tima. Resolvi tudo... e joguei um pouco de golfe. controles mais rgidos sobre as instituies 1 JOGADOR: Ouvi dizer que os negcios esto em alta, l. 2 JOGADOR: , estamos muito otimistas sobre o futuro. Abriremos um escritrio em financeiras hipotecrias, reduzindo os liJacarta ms que vem. mites de financiamento de propriedades 1 JOGADOR: Ento voc est investindo muito l? particulares de 60 para 50 por cento no 2 JOGADOR: Bom, a empresa est. Minhas aplicaes so mais lquidas. Prefiro aplicar em fundos de investimento. caso de apartamentos avaliados em mais 1 JOGADOR: Pensei que voc tinha gostado da Indonsia. de 5 milhes. Em face disso, perfeita2 JOGADOR: E gostei. Eu apl iquei no Fundo Barclays da Indonsia. Rendeu mais de mente aceitvel a estratgia convencional 60% nos ltimos trs anos*. de oferecer servios que se adequassem 1 JOGADOR: Muito bom. Voc conhece algum l? 2 JOGADOR: Ligue para meu contato no Barclays, Sarah Robbins, pelo fone 826s exigncias individuais dos clientes; 1988, ou pea ajuda a seu consultor financeiro. contudo, a inteno oculta dar aos clien1 JOGADOR: Obrigado. Farei isso. A propsito, voc acabou de bater na minha bola. tes inteligentes a pista sutil de que o ban* Fonte: Micropal, de 01/01/91 a 17/10/94 co em questo de uma flexibilidade - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - -- - - -- - - - - -----------------incomum. Prezada Sarah, Embora seja verdade que, de toRecentemente, ouvi falar do grande desempenho do Fundo Barclays da Indonsia. Por dos os gneros profissionais, os gneros favor, envie -me informaes sobre como tambm posso beneficiar-me da experincia promocionais, em particular os publicitda Barclays asitica, com a pequena importncia de US$ 1,500. O nmero de meu carto de crdito segue anexo. Obrigado. rios, so os que exibem maior criatividade na construo e no uso dos recursos geHK nricos, os demais gneros podem ser IFA igualmente manipulados. s vezes, esse BARCLAYS tipo de criatividade e variabilidade resulBARCLAYS ta na inviabilizao de tentativas de idenBARCLAYS INTERNATIONAL FUND MANAGERS tificao do gnero. O caso dos gneros Level 16, Two Pacific Place, 88 Queensway, Hong Kong introdutrios que freqentemente se enTel. 826 1988 Fax: 523 5128 contram nas pginas iniciais dos livros Lembre-se de que o valor das cotas e dos rendimentos pode tanto aumentar como diminuir. O desempenho interessante. Os termos introduo, passado no indica necessariamente o desempenho futuro . prefcio, apresentao e agradecimentos so todos usados na indstria ediPelo menos dois outros gneros esto imbricados torial com um grau notvel de flexibilidade, de modo que dentro do gnero anncio publicitrio. A informao princiat o melhor dos dicionrios desistir de distinguir precisapal, sobre oportunidades de investimento, conduzida denmente entre os trs primeiros, isto , introduo, pref-

108

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

cio e apresentao. Consideremos os seguintes exemplos e vejamos como os praticantes os exploram em vrias trocas e combinaes.
INTRODUO A anlise do discurso investiga como recortes da lngua, considerados em seu contexto textual, social e psicolgico integral, se tornam significativos e nicos para seus usurios... [continua discutindo sobre a rea, indicando sua importncia para o ensino da lngua] Este livro objetiva explicar a teoria da anlise do discurso e demonstrar sua relevncia prtica para o ensino/aprendizagem da lngua. A Parte 1 examina... a Parte 2 explora... [continua descrevendo o contedo do livro] Gostaria de agradecer a vrias pessoas por sua amizade e ajuda... [a introduo termina com os agradecimentos] (Cook: 1989) PREFCIO Atualmente, pode-se dizer que o maior problema que enfrentam os que planejam programas de ensino de lngua estrangeira e, ultimamente, os produtores de material, no campo de Lngua para Fins Especficos, como definir de forma vlida a competncia comunicativa desejada... [a introduo tenta estabelecer um nicho para o livro] Na preparao deste livro, fui influenciado, em um macro-nvel, pelos escritos sociolingsticos de Dell Hymes e Michael Halliday e, em um micro-nvel, particularmente, pela obra de Henry Widdowson, David Wilkins... [a introduo termina com agradecimentos] (Munby: 1978) APRESENTAO Este livro, baseado nas aulas dados no Curso Regular de Fontica da Universidade de Edimburgo, pretende introduzir o assunto como tradicionalmente entendido na Inglaterra: trata... a fontica como parte da lingstica geral... [comea descrevendo positivamente e explicando a orientao terica do livro] Minha dvida com os grandes foneticistas da tradio de fala inglesa Alexander Melville Bell, Alexander J. Ellis, Henry Sweet, Daniel Jones, Kenneth Lee Pike deve revelar-se quase em cada pgina. Devo agradecimentos especiais a... [a introduo termina com agradecimentos] (Abercrombie: 1967)

freqentemente manipulados pelos membros experientes da comunidade para refletirem a realidade em transformao no mundo profissional.

IV. GNERO E AUTORIDADE


Nas sees anteriores deste artigo, afirmei que os gneros derivam sua autoridade das convenes, que se baseiam na crena de que todas as formas discursivas, especialmente aquelas usadas em contextos institucionalizados, so socialmente determinadas. Como afirma Bruffee (1986, p.777), h sempre uma espcie de consenso ou concordncia entre os membros das comunidades disciplinares especficas em estruturar o conhecimento atravs de formas discursivas especficas. Goodrich (1987) tambm explica essa institucionalizao de prticas discursivas em termos de uma autoria social, por oposio tradicional autoria individual.
O direito a um discurso organizado e limitado por uma ampla variedade de meios, como papis particulares, status, profisses e assim por diante. Semelhantemente, a institucionalizao do discurso limitada em termos de sua apropriao legtima e das situaes restritivas de sua recepo igreja, tribunal, escola, campanhas eleitorais, etc.

Foucault (1981) tambm v a autoria social do discurso em termos do status institucional do falante e dos lugares institucionais a partir dos quais o falante autorizado faz seu discurso e de onde o discurso recebe sua fonte legitimadora e ponto de aplicao, quando diz:
Quem est falando? A quem, dentre a totalidade dos falantes individuais, dado o direito de usar esse tipo de linguagem? Quem est qualificado para tanto? Quem retira disso sua qualidade especial, seu prestgio, e de quem, por outro lado, ele recebe, se no a segurana, pelo menos a presuno de que o que diz verdadeiro? Qual o status dos indivduos que sozinhos tm o direito, sancionado pela lei ou pela tradio, juridicamente definido ou espontaneamente aceito, de proferir tal discurso?

Os trs exemplos, embora recebam nomes diferentes, mostram um grau notvel de justaposio em contedo e inteno comunicativa, uma vez que todos comeam com uma descrio positiva do livro, seguida dos agradecimentos do autor. Embora, como Swales (1990) afirma corretamente, os membros especializados das comunidades profissionais nomeiem certas classes de eventos comunicativos como gneros, esses mesmos construtos genricos so

Como outras formas de discurso, os gneros so socialmente construdos e, mais ainda, intimamente controlados pelas prticas sociais. Gneros so o meio atravs do qual os membros de comunidades profissionais ou acadmicas comunicam-se entre si. Os gneros esto, como afirmam Berkenkotter e Huckin (1995),
... intimamente ligados metodologia de uma certa disciplina, e conduzem a informao de modo a se conformarem s normas, valores e ideologia da disciplina.

Da mesma forma, Myers (1995) assevera:

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

109

As disciplinas so como culturas em que os membros possuem crenas compartilhadas e assumidas como certas; essas crenas podem ser mutuamente incompreensveis de uma cultura para outra; so codificadas em uma lngua; so incorporadas em prticas; novos membros so admitidos atravs de rituais. (Myers: 1995, p.5)

critor de autoridade cria uma nova forma genrica que, aparentemente, somente tem sucesso em estabelecer uma nova conveno genrica devido autoridade do escritor. (Kress: 1987, p.42)

Continua ele:
Os gneros so construtos sociais, eles so como a cultura determina que sejam. Desafiar os gneros, portanto, desafiar a cultura... (Dixon) e eu estamos numa posio em que podemos arriscar e talvez conseguir isso. Todavia, parece-me inteiramente inadequado pedir que outros menos capacitados carreguem esse fardo... (Kress: 1987, p.44)

O consenso alcanado e negociado por meio de prticas e dilogo profissional entre os membros instrudos e praticantes de uma comunidade profissional. A interao e o dilogo possibilitam o consenso, por um lado, e tm um efeito regulador ou limitador quanto ao que pode ou no ser admitido no conjunto do conhecimento de uma comunidade, por outro lado. Os gneros, deste modo, so socialmente autorizados por meio de convenes e inserem-se nas prticas discursivas dos membros de culturas disciplinares especficas. Essas prticas discursivas, em grande parte, refletem no somente as convenes utilizadas por comunidades disciplinares especficas, mas tambm convenes sociais, incluindo mudanas sociais, instituies sociais e conhecimento social, os quais, de certo modo, podem ser vistos como contribuies significativas para o que a teoria de gneros chama de conhecimento genrico. Gneros so produto de uma compreenso ou conhecimento prvio de convenes genricas. Essas convenes genricas so responsveis por regular os construtos genricos, atribuindo-lhes o que temos chamado de integridade genrica. Somente os membros da comunidade especializada que adquiriram o direito de apropriar-se das formas genricas tm o poder tanto de construir, interpretar e usar os recursos genricos como de explor-los na criao de novas formas, misturar padres genricos e tambm controlar as respostas dos de fora. No h melhor ilustrao do provrbio conhecer poder que essa do poder genrico. O poder de usar, interpretar, explorar e inovar formas genricas uma funo do conhecimento genrico a que somente tm acesso os membros legitimados das comunidades disciplinares. Embora a boa compreenso do conhecimento genrico seja pr-requisito para qualquer manipulao dos recursos genricos, ela de modo algum suficiente para que tais inovaes e exploraes sejam aceitas pela comunidade disciplinar. Kress (1987) menciona dois importantes critrios pelos quais as inovaes genricas so aceitas: se elas so apoiadas ou por uma situao social estvel ou por uma autoridade.
A menos... que haja uma mudanas nas estruturas sociais e no tipo de situaes sociais em que os textos so produzidos as novas formas genricas dificilmente tero sucesso. por isso que inovaes infantis falham; no porque no sejam solues perfeitamente plausveis para problemas textuais/cognitivos, mas porque no so apoiados nem por uma situao social estvel nem por uma autoridade. Neste ltimo caso, um es-

Como essas comunidades disciplinares realmente mantm o que temos chamado de integridade genrica em suas prticas discursivas? Vejamos isso em algumas da comunidades profissionais mais familiares.

IV.I. Mantendo a integridade genrica


Em algumas formas do discurso acadmico, especialmente nos artigos de pesquisa, podem-se ver, geralmente, dois tipos de mecanismos em ao para assegurar a integridade genrica: o processo de recenso entre pares e a interveno editorial. Ambos os mecanismos, mesmo operando em diferentes nveis, so ativamente invocados para assegurar que todos os relatos de conhecimento novo conformem-se aos padres de comportamento institucionalizado que so esperados por uma comunidade de pares estabelecidos em uma disciplina especfica. Embora possam variar os julgamentos individuais entre os membros de comunidades disciplinares especficas, muitas vezes se garante um alto grau de consenso pela seleo, em um quadro bem definido de fronteiras disciplinares, de especialistas da mesma linha de pensamento. Por exemplo, se examinarmos alguns peridicos que regularmente publicam artigos sobre anlise do discurso, descobriremos que, embora todos publiquem artigos sobre vrios aspectos do discurso, eles possuem comisses editoriais muito diferentes, que examinam reivindicaes de relatos de conhecimento para incluso nas respectivas revistas. Caso encontremos nomes como Cazden, Geertz, Goffman, Gumperz, Hymes, Milroy, Saville-Troike, Scollon, Tannen ou Zimmerman no comit editorial de uma revista, podemos seguramente apostar que eles dificilmente aceitaro artigos sem uma orientao sociolingstica sobre o discurso. Artigos que tratem de outros aspectos do discurso provavelmente sero desencorajados ou mesmo rejeitados. Por outro lado, se encontramos nomes como Ackerman, Bazerman, Berkenkotter, Comprone, Doheny-Farina, Huckin, Linda Flower, Miller ou Odell, podemos esperar que artigos com uma forte orientao retrica sero bem vindos. Semelhantemente, diante de nomes como Carter, Christie, Halliday, Hasan, Kress, Martin e Rothery, chega-

110

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

remos inevitvel concluso de que a revista favorecer uma orientao mais sistmica para o discurso. Depois da recenso entre pares, a segunda interveno mais importante vem dos editores, que desfrutam de todo o poder imaginvel para manter a identidade e a integridade do gnero artigo de pesquisa. Berkenkotter e Huckin (1995) registram um estudo profundo e fascinante deste tipo de controle editorial na manuteno da integridade genrica. Esses autores afirmam que a atividade textual to importante para a construo e disseminao do conhecimento quanto a atividade cientfica. A importncia da disseminao do conhecimento como algo distinto de sua criao tambm recebe destaque pela importncia dada, em publicaes acadmicas, descrio de pesquisas anteriores. Para se obter aceitao pelos colegas pesquisadores da comunidade especializada, deve-se relacionar o conhecimento alegado com o conhecimento acumulado naquela disciplina, sem o que dificilmente se ter a prpria contribuio rea reconhecida e publicada. Nesse contexto, no surpreende que a reviso da literatura ocupe um lugar de importncia no repertrio de habilidades do pesquisador na maioria das disciplinas acadmicas. Referindo-se importncia da citao no trabalho de pesquisa cientfica, Amsterdamska e Leydesdorff (1989) afirmam:
No artigo cientfico o novo encontra o velho pela primeira vez. Esse encontro tem um duplo significado, uma vez que os artigos no s justificam o novo demonstrando que o resultado assegurado por experimentao, observao ou teorizao prvia, mas tambm situam e integram as inovaes no contexto do conhecimento velho e aceito... As referncias que aparecem no texto so a maneira mais explcita de retratar os argumentos apresentados no artigo em relao com outros textos e tambm, por conseqncia, com um tipo especfico de conhecimento. (Amsterdamska e Leydesdorff: 1989, p.451)

IV.II. Mantendo a solidariedade dentro de uma comunidade profissional


Uma das caractersticas mais notveis de qualquer comunidade discursiva acadmica ou profissional a disponibilidade e o uso tpico de uma srie de gneros apropriados, que os membros pensam servir aos objetivos daquela comunidade. O uso recorrente de tais formas discursivas cria solidariedade entre os membros, conferindo-lhes sua arma mais poderosa para manter os estranhos a uma distncia segura. Hudson (1979) corretamente argumenta:
Se algum quisesse matar uma profisso, destruir sua unio e sua fora, a maneira mais eficaz seria proibir o uso de sua linguagem caracterstica. (Hudson: 1979, p.1)

Diante disso, no surpreende que a maioria das tentativas, por poderosos lobbies reformistas, de introduzir o ingls

comum nos contextos legislativos de muitas democracias ocidentais vista como uma imposio de fora e tem sido firmemente rejeitada pela comunidade legislativa profissional. Para tratar do contexto em que as leis so redigidas, interpretadas e usadas, precisamos adotar uma perspectiva etnometodolgica e enfocar o gnero em seus prprios termos. O principal propsito da legislao, como demonstra Bhatia (1993), reger o comportamento social de indivduos e instituies atravs do uso de regras e normas. A fim de manter firme o controle nas mos do poder legislativo, e no do judicirio, em uma democracia parlamentar, os atos constitutivos so escritos no somente de forma clara, precisa e sem ambigidades, mas tambm de forma toda inclusiva. Esse rigor e a adequada delimitao do alcance na legislao permite legislatura controlar uma interpretao totalmente subjetiva e idiossincrtica dos cdigos legais. Essa preocupao por parte da comunidade redatora sempre foi de grande importncia. Todas as demais preocupaes, especialmente as relacionadas com a facilidade de compreenso, tm desempenhado um papel secundrio na construo desse gnero. Conseqentemente, vrias tentativas de reforma da linguagem legal, inclusive por parte da campanha pelo ingls comum (veja Thomas: 1985; Eagleson: 1988; Kelly: 1988), tm alcanado, em sua maior parte, um sucesso muito limitado, pelo simples fato de que so vistas como transgresses da integridade genrica de toda a tradio do processo legislativo. Embora o movimento pelo ingls claro tenha sido bem sucedido em influenciar a reescritura de documentos administrativos e comerciais em geral (incluindo aplices de seguro, contratos de aluguel residencial, declaraes do imposto de renda, solicitaes de benefcios sociais e outros, possibilitando maior acessibilidade e praticidade a uma ampla parcela da sociedade), no que diz respeito s clusulas legais, tem sido incapaz de flexibilizar significativamente a atitude dos legisladores em muitos pases da comunidade britnica. O argumento para a preservao das caractersticas genricas do discurso legal que o verdadeiro poder legislativo, em todas as democracias parlamentares, deve permanecer com os legisladores, e no com o judicirio. Essa uma das importantes razes por que clareza, preciso, no-ambigidade e carter inclusivo so valores to altamente cultivados no discurso legislativo britnico, o que confere aos propsitos legislativos um grau relativamente elevado de transparncia. Embora, como Fairclough (1992, p.221) ressalta, a crescente presso pela democratizao das prticas discursivas em diversos outros contextos profissionais esteja intensificando e levando a uma fragmentao das normas e convenes discursivas, uma presso semelhante para que se redijam leis em ingls comum tem sido consistentemente, e com muito sucesso, rejeitada pela comunidade legislativa de forma quase global. Os lobbies reformistas em muitos pases, especialmente nos Estados Unidos, esto se tornando extremamente agressivos, mas pouco prov-

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

111

vel que consigam reduzir significativamente a chamada integridade dos gneros legislativos, pelo menos em um futuro prximo. A comunidade legal tem sido bem sucedida em resistir a qualquer tentativa por parte de estranhos no sentido de minar a integridade genrica de algumas de suas formas discursivas mais prestigiadas. Obviamente, os membros da comunidade legal valorizam suas prticas discursivas e as usam para manter a solidariedade dentro da comunidade.

estava testemunhando para a promotoria. Agora, ela est sendo interrogada pela defesa: Advogado de defesa: Poderia dizer corte e aos jurados qual era a profisso de seu marido? Ele era um assaltante.

Esposa:

IV.I. Acesso privilegiado a prticas discursivas


Se, por um lado, as convenes genricas do expresso apropriada s intenes comunicativas dos escritores de gneros (que so membros de uma dada comunidade discursiva), por outro lado, estes tambm adequam suas intenes s expectativas dos leitores a que se dirigem. Isso somente possvel quando todos os participantes compartilham no s o cdigo mas tambm o conhecimento do gnero, o que inclui conhecer sua construo, interpretao e uso. Uma implicao necessria desse conhecimento compartilhado do gnero que este normalmente no acessvel a estranhos, o que cria uma espcie de distncia social entre os membros legtimos da comunidade discursiva e aqueles que so considerados como estranhos. Embora o conhecimento compartilhado crie condies de homogeneidade para os de dentro, ao mesmo tempo intensifica a distncia social entre estes e os de fora, resultando, algumas vezes, em conseqncias desastrosas para quem no tem acesso a ele. Esse conhecimento pode residir na forma dos recursos lingsticos utilizados para construir um gnero; ou na percepo das regras de uso da linguagem, algumas das quais so socialmente aprendidas, como aquelas associadas ao discurso de sala de aula ou outros gneros acadmicos, enquanto outras podem ser legalmente reforadas, tal como aquelas relacionadas a procedimentos forenses. O tribunal um contexto altamente formal em que a aplicao da justia depende essencialmente da contribuio dada pelas testemunhas; no entanto, todas as formas de comportamento, inclusive quem diz o qu, estratgias de perguntas e respostas dos participantes e mesmo o contedo das perguntas e respostas, so estritamente controladas pelas regras do jogo, as quais a maioria das testemunhas ordinariamente desconhece. Muito poucas testemunhas detm qualquer conhecimento sobre como sua contribuio recebida, interpretada e usada pelos jogadores autorizados. Allen e Guy (1989) (citando uma comunicao pessoal de Worthington: 1984) relatam um excelente exemplo dessa falta de conhecimento compartilhado em uma audincia de tribunal:
Um policial, em seu dia de folga, baleou e matou um intruso dentro de uma loja. O inqurito descobriu um jogo de ferramentas de arrombamento nos fundos da loja. O promotor tentava provar que no havia base para presumir intenes criminosas, e que tinha havido um assassinato a sangue frio. A esposa da vtima

Isso deu suporte alegao, por parte da defesa, de inteno criminosa e garantiu a absolvio do policial.

Se a esposa estivesse pelo menos um pouco mais familiarizada com as convenes do depoimento em tribunal, o trabalho do advogado de defesa no teria se tornado to fcil. Outro exemplo do uso de conhecimento interno para se ter acesso informao pode ser ilustrado pela seguinte chamada publicitria do Schroder Singapore Trust:
O Schroder Singapore Trust cresceu mais de 60% em 3 anos

Essa informao pode ser extremamente enganosa, a no ser para quem est bem consciente das prticas discursivas da comunidade profissional dos agentes financeiros. Quem quer que tente entender a afirmao deve saber que esse crescimento de 60% em trs anos, em seu valor nominal, pode ser no mnimo enganador. Embora o anncio inclua a costumeira ressalva regulamentar em forma de nota em letras midas dizendo que o desempenho anterior no indica necessariamente a performance futura, o preo das cotas tanto pode subir como descer, e no pode ser garantido, um leigo ainda pode ser levado a pensar que seu investimento provavelmente lhe dar um retorno de aproximadamente 60%. Por outro lado, o fato que o valor das cotas pode ter cado 100% por volta do ltimo ano, e ainda pode estar, poca do anncio, indicando uma tendncia de queda. H vrias outras perspectivas possveis, s acessveis queles que possuem o conhecimento interior do modo como esses gneros funcionam, e no a estranhos. Se, por um lado, o poder do gnero pode ser visto como uma fora legtima freqentemente usada para manter a solidariedade dentro de uma comunidade disciplinar, por outro lado, essa fora pode ser usada para manter os estranhos a uma distncia respeitvel. Por um lado, ela capacita uns, os membros da comunidade, enquanto ao mesmo tempo silencia a outros, especialmente os estranhos.

IV.IV. A funo censora das comunidades discursivas


Berkenkotter e Huckin (1995), em seu estudo sobre a admisso em uma congresso acadmico, apresentam um interessante exemplo da fora do controle genrico em contextos bem definidos. Com base na anlise de resumos sub-

112

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

metidos Conferncia sobre Comunicao e Redao Universitria (CCRU), os autores afirmam que os resumos bem avaliados... abordavam tpicos de interesse corrente entre os membros ativos e experientes da comunidade retrica e de produo de textos, eram considerados inovadores pelos membros experientes e geralmente mostravam muito do ethos de um membro [da comunidade]. Baseados em seu estudo dos resumos da CCRU, nos quatro anos entre 1988 e 1992, os autores descobriram dois nveis principais de censura:
(a) a crtica externa e (b) o diretor do programa. Temos observado muitos casos em que os analistas atriburam o conceito Excelente a um resumo e mesmo assim ele no foi includo no programa. Presumivelmente, o diretor discordou do julgamento dos analistas... Em sntese, todo congresso leva a marca de seu censor principal. (Berkenkotter e Huckin: 1995, p.115)

Mais adiante, os mesmos autores afirmam que


Em um caso particularmente infeliz, um resumo muito interessante foi submetido rea de Comunicao Tcnica certo ano, quando recebeu o conceito Excelente do revisor e do diretor do programa, mas no foi includo no programa (presumivelmente porque no se encaixava). Foi levemente revisado e novamente submetido, no ano seguinte, rea de Anlise do Discurso. Outra vez recebeu conceito Excelente mas no foi includo no programa. A autora desse resumo provavelmente nunca soube que tinha produzido um resumo excepcional. Tudo que ela deve ter ficado sabendo foi que seu ensaio tinha sido rejeitado pelo programa. (Berkenkotter e Huckin: 1995, p.115).

dos na academia, o poder de controlar e manter os padres genricos pode ser, e muitas vezes , atribudo comunidade dominante, que sem dvida trata-se da comunidade ocidental. O que quer que parea diferente das normas estabelecidas pela comunidade dominante ser visto como deficiente e necessitado de correo. Em algumas reas, os escritores de gneros tm se tornado cada vez mais sensveis ao conhecimento local e tm comeado a construir, interpretar e usar os gneros em formas que evidenciam tal sensibilidade, especialmente no caso da publicidade e de alguns outros gneros comerciais, em que tem se tornado uma prtica habitual o desenvolvimento de equipes locais para atuar ao lado dos estrangeiros na maioria da empresas multinacionais de publicidade. Tambm no difcil de entender a razo de tal sensibilidade. No caso dos gneros acadmicos, especialmente na publicao de pesquisas, as polticas ainda so controladas pelos detentores do poder. Boa parte do discurso acadmico ainda no consegue reconhecer as fontes de variedades, especialmente aquelas da marginalidade e da excluso, dando a impresso de que no h, ou no deveria haver, qualquer variao no modo como os gneros so construdos, interpretados e usados.

VI. IMPLICAES PARAO ENSINO DALNGUA


Quais so as implicaes de tudo isso para o ensino da lngua? A anlise aplicada de gneros, ao contrrio de muitas outras estruturas analticas, no esttica nem prescritiva. Potencialmente, ela dinmica e descritiva. Cabe ao professor de lnguas us-la do modo que desejar, ou para uma explorao inovadora dos recursos genricos ou para uma exposio limitada dos contextos genricos padronizados. Embora seja essencial para o aluno a familiaridade com as convenes genricas especificamente associadas a um contexto profissional particular, no necessrio nem desejvel restringir a experincia do comportamento lingstico apenas aos aspectos convencionais e padronizados da construo e uso dos gneros. Como possvel usar de criatividade no ensino/aprendizagem da lngua baseado em gneros? Uma vez que a anlise de gneros fornece uma descrio slida do comportamento lingstico em contextos profissionais, possvel introduzir uma boa dose de criatividade no ensino da lngua, adaptando os propsitos comunicativos, a natureza da participao em um dado contexto comunicativo, a relao social e profissional entre os participantes de um exerccio de construo de gnero qualquer e, acima de tudo, apresentando a variabilidade no uso de estratgias genricas para o alcance de propsitos comunicativos similares. Devo dizer que h duas escolas de pensamento: os que crem no ensino explcito de gneros, especialmente regularidades de forma textual e tipificao, e outros que consideram isso muito limitador e defendem a livre expres-

V. HEGEMONIA E INGLS MUNDIAL


Outro aspecto importante do controle genrico surge da questo da atitude hegemnica na manuteno dos padres genricos, que em grande parte do discurso e dos estudos de gnero contemporneos so essencialmente dominados e at determinados por convenes ocidentais. Conquanto seja verdade que o ingls a lngua global dominante e amplamente utilizada tanto para fins acadmicos como profissionais, ele no mais propriedade exclusiva de qualquer comunidade nacional, seja ela britnica, americana, australiana ou qualquer outra. semelhana do crquete, tambm a lngua inglesa se tornou mais universal no s em seu uso como em seu carter. Considerando-se a atual realidade da variao no ingls, torna-se necessrio pensar em termos das lnguas inglesas do mundo, e no na lngua inglesa como uma nica variedade monoltica do ingls. Essa variao no uso do ingls ao redor do mundo tem alcanado um crescente reconhecimento por parte da literatura sociolingstica nos ltimos dez anos mais ou menos. No entanto, em alguns dos gneros, em especial aqueles usa-

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

113

so. Contudo, a verdade est em algum ponto intermedirio. Todos os gneros, primrios ou secundrios, envolvem regularidades e, portanto, essas regularidades devem ser aprendidas por qualquer um que alimente a mnima ambio de participar de uma comunidade disciplinar especializada. Como afirma Bakhtin (1986, p.80), os gneros devem ser perfeitamente dominados, para serem usados criativamente.1 No entanto, para fazer disso uma realidade, o primeiro pr-requisito estar consciente do conhecimento convencional situado dentro de um gnero disciplinar especfico ou dentro de um sistema de gneros. Bazerman (1993) tenta resolver essa tenso entre a expresso institucionalizada e a expresso individual quando afirma:
... o indivduo aprende a expressar a si mesmo em face a uma sociedade compulsiva... no somos ns mesmos porque nos posicionamos separados uns dos outros. Tornamo-nos ns mesmos quando nos percebemos na relao com os outros. Social tudo que fazemos uns com os outros e o que nos tornamos por assim faz-lo. Individualizamo-nos ao nos identificarmos dentro de um panorama social, um panorama que se d a conhecer medida que interagimos com ele. Descobrimo-nos e criamo-nos a ns mesmos e aos outros por meio do que fazemos uns com outros. (Bazerman: 1993, p.viii)

AMSTERDAMSKA O., LEYDESDORFF, L. (1989). Citations: indicators of significance?, Scientometrics, 15: 449-471. BAKHTIN, M. The problem of speech genres. In: EMERSON, C., HOLQUIST, M., eds. Speech genres and other late essays. Austin: University of Texas Press, 1986, p. 60-102. BAZERMAN, C. Prefcio a BLYLER, N. R., THRALLS, C., eds. Professional comunication: the social perspective. London: SAGE Publications, 1993, p. VIIVIII. BERKENKOTTER, C., HUCKIN, T. N. (1995). Genre knowledge in disciplinary communication: cognition, culture, power. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. BHATIA, V. K. Applied discourse analysis of English legislative writing. A language studies unit research report. Birmingham: University of Aston, 1983. _____. Analysing genre: language use in professional settings. London: Longman, 1993. _____. Generic integrity in professional discourse. In: GUNNARSSON, B. L., LINEL, P., NORDBERG, B., eds. Text and talk in professional contexts. Uppsala: ASLAs skriftsrie, 6, 1994. _____. Genre-mixing in professional communication: the case of private intentions v. socially recognised purposes. In: BRUTHIAUX, P. BOSWOOD, T, BERTHA, B., eds. Explorations in English for professional communication. Hong Kong: City University of Hong Kong. BRIGHT, W. The view from the editors desk: 30 years of American Linguistics. A talk given at the City University of Hong Kong, 1996. BRUFFEE, K. A. Social construction, Language and the authority of knowledge: a bibliographical essay, College Composition, 48: 730-790, dez. 1986. CANDLIN, C. N. Prefcio a BHATIA, V. K. Analysing genre: language use in professional settings. London: Longman, 1993. COOK, G. Discourse. Oxford: Oxford University Press, 1989. DUDLEY-EVANS, T. Genre analysis: an investigation of the introduction and discuss sections of M. Sc. dissertations. In: COULTHARD, M., ed. Talking about text. birmingham: University of Birmingham, 1986. EAGLESON, R. D. Efficiency in legal drafting. In: KELLY, D., ed. Essays on legislative drafting: in honour of J Q Ewens. The Adelaide Law Review Association, 1988, p. 13-27.

H pelo menos trs coisas que se destacam claramente da discusso precedente. Primeiro, os estudantes da lngua devem ter conscincia dos dilogos na comunidade disciplinar da qual aspiram se tornar membros, que podem se realizar atravs de participao centrpeta no currculo de aprendizagem da comunidade ambiente (Lave e Wenger: 1991, p.100). Segundo, a aquisio do conhecimento de gnero, que leva a uma compreenso da integridade genrica, necessria mas no suficiente para qualquer explorao ou manipulao subseqentes das convenes genricas. Finalmente, o conhecimento de gneros deve ser visto preferencialmente como um recurso para a explorao das convenes genricas, a fim de responder a situaes retricas recorrentes, ou nem to recorrentes, e no como um esquema a ser copiado.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABERCROMBIE, D. (1967). Elements of general phonetics. Edinburgh: Edinburgh University Press. ALLEN, Donald E., GUY, Rebecca F. (1989). Non-routine conversation in operational crisis. In: COLEMAN, H., ed. Working with language: a multidisciplinary consideration of language use in work contexts. BerlinNew York: Mouton de Gruyter.
1

Na verso em portugus, o texto de Bakhtin diz: ... para us-los livremente, preciso um bom domnio dos gneros (BAKHTIN, M. M. Esttica da criao verbal. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 303.) [N. do T.]

114

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

FAIRCLOUGH, N. Language and power. London: Longman, 1989. _____. Discourse and social change. London: Polity, 1992. _____. Critical discourse analysis and the marketization of public discourse: the universities, Discourse & Society, 4(2): 133-168, 1993. FEATHERSTONE, M. Consumer postmodernism. London: Sage, 1991. culture and

LAVE, J., WENGER, E. Situated Learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, MA : Cambridge University Press,1991. MARTIN, J. R. Process and text: two aspects of human semiosis. In: BENSON, J. D., GREAVE, W. S., eds. Systemic perspectives on discourse. Norwood, NJ: Blex, 1985, p. 248-274. _____. A contextual theory of language. In: COPE, B., KALANTZIS, M. (eds.) The powers of literacy: a genre approach to teaching writing. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 1993, p. 116-136. MARTIN, J. R., CHRISTIE, E., ROTHERY, J. Social processes in education: a reply to Sawyer and Watson (and others).In: REID, I., ed. The place of genre in learning: current debates. Geelong: Deakin University Press, 1987. MILLER, C. R. Genre as social action. Quarterly Journal of Speech, 70: 151-167, 1984. MUNBY, J. Communicative syllabus design: Cambridge: Cambridge University Press: l978. MYERS, G. Disciplines, departments, and differences. In: GUNNARSSON, B. L., BACKLUND, I., eds. Writing in academic contexts: Uppsala University, 1995, p. 3-11. REID, I., ed. The place of genre in learning: current debates. Geelong: Deakin University Press, 1987 SWALES, J. M. Aspects of article introductions. University of Aston in Birmingham: LSU Research Report, 1981. _____. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. _____. Genre and engagement, Revue Belge de Philologie et dhistoire, 1993. THOMAS, R. Plain English and the law, Statute Law Review, 9(3): 144, 1985.

FOUCAULT, M. The archaeology of knowledge. New York: Pantheon Books, 1981. FOWLER, A. Kinds of literature. Oxford: Oxford University Press, 1982. GOODRICH, P. Legal Discourse : London: Macmillan, 1987. HALLIDAY, M. A. K., HA SAN, R. Language, context, and text : aspects of language in a social-semiotic perspective. Victoria: Deakin University Press, 1985. HUDSON, K. The jargon of the professions: London: The Macmillan Press, 1979. JAMIESON, K. M. Generic constraints and the rhetorical situation, Philosophy and Rethoric, 6: 162-170, 1973. _____. Antecedent genre as rhetorical constraint, Quarterly Journal of Speech, 61:1975. KATHPALIA, S. S. A genre analysis of promotional texts. National University of Singapore: unpublished Ph. D. Thesis, 1992. KELLY, D. L. (ed.) Essays on legislative drafting: in honour of J Q Ewens. The Adelaide Law Review Association, 1988. KRESS, G. Genre in a social theory of language: a reply to John Dixon. In: REID, I., ed. The place of genre in learning: current debates. Geelong: Deakin University Press, 1987.

Rev. de Letras - N0 . 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001

115

Anda mungkin juga menyukai