Anda di halaman 1dari 4

A Nova Inquisio do Sculo XXI.

A Intolerncia Religiosa na Atualidade


20/06/2008 - 18:47
Marcelo Monteiro

Apesar de vivermos em um pas pluricultural e pluritnico, o qual fora formado por uma diversidade de culturas, etnias e religies, dando uma qualidade mpar e enriquecedora ao estado brasileiro, vivemos um momento de intolerncia e desrespeito s diversas tradies culturais e religiosas.

O Dia Nacional de Combate a Intolerncia Religiosa, comemorado pela primeira vez no Brasil, no dia 21 de janeiro de 2008, por fora da Lei n. 11.635, de 27 de dezembro de 2007, referendada pelo Ministrio da Cultura, Ministro Gilberto Gil e sancionada pelo Presidente, teve como marco a escolha desta data, diante da morte da saudosa Me Gilda de Ogum Iyalorix Gildsia dos Santos e Santos, na Bahia. Me Gilda teve um enfarte fulminante aps ver seu nome e imagem atrelados a uma reportagem do Jornal Folha Universal da Igreja Universal do Reino de Deus, numa matria intitulada Macumbeiros charlates lesam o bolso e a vida dos clientes e ver sua Comunidade de Terreiro sofrer um ataque por parte de adeptos de outra igreja evanglica neopentecostal.

Intolerncia religiosa um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenas ou crenas religiosas de terceiros. Poder ter origem nas prprias crenas religiosas de algum ou ser motivada pela intolerncia contra as crenas e prticas religiosas de outrem. A intolerncia religiosa pode resultar em perseguio religiosa e ambas tm sido comuns atravs da histria. A maioria dos grupos religiosos j passou por tal situao numa poca ou noutra.

A perseguio religiosa, que constitui um caso extremo de intolerncia, consiste no maltrato persistente que um grupo dirige a outro grupo ou a um individuo devido sua afiliao religiosa. Usualmente, a perseguio desta natureza floresce devido ausncia de tolerncia religiosa, liberdade de religio e pluralismo religioso.

Perseguio, neste contexto, pode referir-se a prises ilegais, espancamentos, torturas, execuo injustificada, negao de benefcios e de direitos e liberdades civis. Pode tambm implicar em confisco de bens e destruio de propriedades, ou incitamento ao dio, entre outras coisas.

A perseguio religiosa atingiu nveis nunca vistos antes na Histria durante o sculo XX, quando os nazistas desenvolveram mtodos industriais de extermnio em massa e eliminaram milhes de judeus e outras etnias indesejadas pelo regime. Este massacre, usualmente conhecido por Holocausto, vitimou ainda muitos milhares, no apenas devido sua raa, mas especificamente em retaliao contra os seus ideais religiosos e sua objeo de conscincia, como aconteceu com as Testemunhas de Jeov e alguns sacerdotes Catlicos.

www.achanoticias.com.br

www.pvrj.org.br

Esse tema bastante atual. Alis, desde muitos sculos esse assunto vem sendo sempre atual na humanidade. Mas por qu? Por que o homem insiste em no admitir algum que pense diferente, algum que siga um outro caminho? Temos aqui trs razes principais: a minimizao da figura de Deus - algo que deveria ter-se como infinito; a anlise direta que feita de uma religio alheia pelos olhos de outra crena, gerando deturpaes; e, finalmente, uma atitude que prefere ressaltar sempre as diferenas, e no as semelhanas existentes entre religies ou mesmo culturas, poderia se dizer diferentes.

Apesar da determinao da Lei, os adeptos das religies de Matriz Africana, do segundo maior pas em populao negra do mundo, ainda sofrem com o preconceito e o desrespeito por parte de outros segmentos religiosos, o que compromete o bem estar dos seguidores.

Diariamente, os meios de comunicao, principalmente rdio, televiso e Internet, veiculam programas e contedo em que a crena e a cultura espiritual de origem afro so alvos de acusaes, como as de que pregam o culto ao demnio. At que fosse! Mas no ! A Constituio da Repblica em seu artigo 5 assegura a todo o povo brasileiro a liberdade de conscincia e de crena e o livre exerccio dos cultos religiosos. Em diversos estados brasileiros crescem as reclamaes de tentativas de invaso, agresses fsicas, destruio dos smbolos religiosos e depredao dos templos.

Fatos como esses s demonstram que o fanatismo e a intolerncia religiosa continuam provocando guerras representadas simbolicamente na mdia atual. O que se manifesta no Brasil uma espcie de inquisio ps-moderna para com as religies afro-brasileiras.

Deus algo que transcende qualquer definio que o homem possa tentar criar sobre Ele. o Criador de tudo o que existe. Desde os tomos de uma gota dgua qualquer do oceano s centenas de bilhes de galxias existentes, contando, cada uma, com centenas de bilhes de estrelas, muitas delas milhares de vezes maiores que o sol do nosso Sistema Solar. Muitas galxias, nem mesmo o mais potente telescpio atual capaz de fotografar. Pois bem, pensemos sobre tal nvel de grandeza e transcendncia dessa figura que criou tudo isso e escolhemos chamar Deus. Ser correto pensar que h apenas um caminho para o homem chegar a Ele? Ser correto imaginar que apenas a religio A, B ou C dona desse caminho?

Muitos insistem em dizer que sim, infelizmente. Reduzem Deus, desse modo, a uma figura quase humana. Uma figura totalmente parcial, que escolhe antecipadamente aqueles que devero ser salvos por toda a eternidade, sendo estes os que professam essa ou aquela religio. Esquecem que muitos bilhes de pessoas sequer tiveram, por meras questes geogrficas, possibilidade alguma de contato com a dita nica religio pela qual o homem poderia supostamente chegar salvao, ao paraso eterno, enfim, a Deus.

A partir dessa forma de pensar ficam as perguntas: seria esse deus uma figura de justia suprema e irretocvel, tendo tanta parcialidade assim? Ou devemos apenas agradecer por termos sido escolhidos para nascer aqui e hoje, com tanta informao disponvel atravs da Internet e da televiso via satlite, podendo assim ter contato com os ensinamentos de Jesus Cristo? Azar ento daqueles que viveram aqui h mais de trs milnios?

Outro ponto que colabora muito com a intolerncia o fato do homem, muitas vezes, analisar uma religio alheia, talvez at de uma

www.achanoticias.com.br

www.pvrj.org.br

cultura totalmente diversa da sua, atravs dos olhos de sua prpria religio. Com isso, inmeras simplificaes e deturpaes so geradas, chegando-se a concluses do tipo: tal religio diz isso, naquela outra, seus praticantes fazem isso e aquilo; tudo sob uma total cegueira acerca de conceitos at fundamentalmente bsicos destas religies s quais lana as crticas. Um bom exemplo comparativo ilustra isso: h culturas no oriente onde os homens andam de mos dadas, em sinal de amizade e respeito entre ambos. Imagine agora que um brasileiro v para um pas que se encaixa nessa cultura, sem conhecimento da mesma. Ele ento sai pelas ruas e v dois homens de mos dadas. O que pensar? Resposta bvia: trata-se de homossexuais, dir. Em seu ntimo ainda poder pensar: depravados! Andam assim pelas ruas em plena luz do dia! Onde esse mundo vai parar!?!? Tudo porque ele ver e assimilar essa cena pelos olhos da cultura brasileira, deturpando o seu real significado.

Alm disso tudo, h ainda um ltimo problema: a busca das diferenas, em detrimento da busca das semelhanas. Todas as religies fundadas em princpios de amor, bem e solidariedade tm consigo uma parcela de verdade. Mas, como diz um provrbio iraniano: a verdade um espelho que caiu das mos de Deus e se quebrou. Cada um recolhe um pedao e diz que toda a verdade est naquele caco. A partir disso muitos pensam: se tenho comigo toda a verdade em minha religio, procurarei nas outras os pontos onde discordam da minha e apontarei nelas tais blasfmias e idias demonacas. o meu dever!. Tanta coisa o homem sequer imagina que existe, mas pensa com convico que tem aqui e agora toda a verdade absoluta de Deus e do Universo... Quanta pretenso!

Se ao menos o homem parasse para ver os pontos de semelhana e enaltec-los, deixando as diferenas de lado... Comparativamente, seria como, em um casamento, apesar do sentimento especial que uniu duas pessoas, as mesmas decidirem se divorciar, uma vez que a mulher gostaria muito de ter um aqurio em casa, na sala de estar, e o homem achar tal idia absurda por, em seu pensamento, imaginar que tal coisa traz azar. No isso um grande despropsito? exatamente isso o que ocorre para surgir intolerncia religiosa. O praticante da religio A fica cego para todos os aspectos positivos da religio B - muitos dos quais, diga-se de passagem, so concordantes com a sua religio - mantendo-se apenas em posio de ataque sobre todos os pontos discordantes, inclusive imprimindo uma incansvel busca a esses pontos. s vezes, tal indivduo chega mesmo a estudar algo sobre essa outra religio apenas no intuito de melhor embasar os seus futuros ataques.

Mesmo dentro de uma nica religio a conceituao e enfoque do homem sobre Ele mudam, como ocorreu de forma bvia no Cristianismo: inicialmente um Ser vingativo e (pode-se dizer) rancoroso, ao qual os fiis deveriam mostrar grande temor imagem enaltecida ao menos at a Idade Mdia; mais atualmente um Ser bom e amoroso, o qual os fiis devem seguir no pelo temor, mas sim por puro e sincero amor. Para Deus haver ainda diferentes nomes: Al, Yahveh, simplesmente Deus. Cada religio com seu conceito particular e muitos de seus praticantes realmente crentes que possuem A Definio Absoluta, na qual aquele que no cr encontra apenas condenao eterna. Esquecem que Deus transcende toda e qualquer conceituao que se possa fazer.

Marcelo Monteiro Professor, Pesquisador CNPq e Presidente do CETRAB - Centro de Tradies Afro-Brasileiras. www.cetrab.org.br

At quando o homem preferir focar o aqurio da sala de estar e no o amor da pessoa companheira? At quando ele julgar que

www.achanoticias.com.br

www.pvrj.org.br

tudo conhece, tendo a partir disso a convico de que os demais, que pensam de forma diferente, esto errados (condenados)? propcio encerrar esse texto com palavras de Mahatma Gandhi, que so um verdadeiro hino tolerncia religiosa: acredito na verdade fundamental de todas as grandes religies do mundo. Acredito que todas elas foram inspiradas por Deus, e que eram necessrias para os povos a quem foram reveladas. Se pudssemos ler as escrituras das diversas religies com a cultura dos seguidores daquelas religies, chegaramos concluso que todas elas esto de acordo nos seus princpios bsicos e que so teis para todos.

www.achanoticias.com.br

www.pvrj.org.br

Anda mungkin juga menyukai