Anda di halaman 1dari 7

A APLICAO DA CARTOGRAFIA TTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA FSICA: CONSTRUO E AVALIAO DA MAQUETE TOPOGRFICA DE OURINHOS SP1

Cristiano Gimenez, Barbara Gomes Flaire Jordo, Mariane Ravagio Catelli Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Campus Experimental de Ourinhos - cristianogimenez.geo@gmail.com, barbaraflaire@hotmail.com, marianecatelli@gmail.com INTRODUO Os mapas e os produtos que representam informaes espaciais esto assumindo uma funo cada vez mais relevante nesses ltimos tempos. Isso tem acontecido porque as representaes grficas tornaram-se vitais na vida cotidiana, na escola e no trabalho. Este cenrio decorrente das inovaes tecnolgicas, como o avano no sensoriamento remoto e no uso maior da interatividade nas representaes cartogrficas. Assim, ocorrem modificaes na produo dos mapas, desde a coleta dos dados at o design e a reproduo dos mesmos. Fato que, sejam eles mais rsticos ou mais elaborados, a trajetria dos mapas se confunde com a histria da humanidade. Por volta do ano de 2.500 a.C. os Sumrios confeccionaram o que considerado o primeiro mapa da histria, numa placa de barro cozido, com inscries em caracteres cuneiformes (escrita sumria), a representao do lado setentrional da regio mesopotmica. Atualmente se fala em mapas com preciso, possibilitados por tcnicas que intercalam a fotografia, a aviao, satlites e a informtica, dando um salto para a realizao de mapas e cartas que cada vez mais so utilizados eletronicamente e cada vez mais dotados de interatividade. Lahm et. al. (2010) compartilham da crtica realizada a fundamentalizao de mapas ditos mais modernos em papel e a excluso de modos artesanais de elaborao dos mesmos. No se pretende aqui abordar a melhor corrente a seguir, digital x analgica, haja vista que o Grupo de Cartografia Ttil colabora com o projeto do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos, que tambm disponibilizar sua verso digital. O objetivo fundamental consiste em atentar para o fato da padronizao dos produtos cartogrficos em verso impressa. Verso esta, que uma parcela de usurios em potencial acaba sendo excluda da utilizao, trata-se do grupo de pessoas com deficincia visual, que tem comprometida sua concepo de espao geogrfico por no utilizarem a viso como instrumento de percepo.
1

Grupo de estudos em Cartografia Ttil, membro do GEOCART. Trabalho desenvolvido com apoio da PROGRAD/UNESP (Ncleo de Ensino).

Destaca-se que a contribuio dos modelos em trs dimenses advinda de construes de mapas no passado, onde os recursos naturais tornaram-se instrumentos de fabricao para as representaes do espao, tais como: fibras vegetais, conchas, e a j citada placa de barro cozida, entre outros materiais sensveis ao toque. Atualmente, a Cartografia Ttil tambm se apia em materiais artesanais, claro que isso acontece com materiais diferentes, como colas em relevo, miangas e alumnio, em um processo que busca desestabilizar a atual homogeneizao de ensino pelos mapas em papis. Como instrumento fundamental nesse processo de transcrio de informaes, o mtodo braile se mostra bastante til, mas no caso da Geografia, cincia que trabalha com varias informaes visuais e muitas vezes no textuais, principalmente dentro da cartografia, necessrio ir alm. O que pode ser questionado at o momento que o mtodo braile seria a transcrio da escrita ou oralidade para o tato, sentido primordial para o pblico com deficincia visual. Contudo, nem todas as informaes podem ser traduzidas apenas pela sua utilizao. Este desafio motiva as pesquisas realizadas pelo grupo que associa o braile s maquetes tteis para transcrever fenmenos de espacializao, territorialidade e transformaes fsicas, capacitando professores, como multiplicadores do saber, e auxiliando alunos na percepo das relaes espaciais de uma maneira mais efetiva. As dificuldades criadas pela falta de viso so originadas na ausncia de experincias por este pblico durante seu processo de desenvolvimento. Sena (2008) investiga, entre as teorias existentes, como a percepo do aluno que no possui o sistema visual funcional se d, e concorda que a percepo extremamente vinculada ao individuo e suas experincias. A autora ainda completa: (...) o ensino voltado para pessoas com deficincia visual requer, alm dos conhecimentos sobre as especificidades da deficincia, a prtica em linguagens que adaptam o material didtico visual para a forma ttil (P.95). Dentre essas prticas destacam-se:
Ao professor da classe comum cabe, quando se deparar com um estudante com deficincia visual, aproveitar ao mximo os outros sentidos dele. Pode falar em voz alta o que est sendo escrito no quadro negro, facilitando a apreenso por parte deste estudante do que est sendo passado. Alm do mais, pode ser cauteloso ao se comunicar com a classe, evitando fazer comparaes, para que no instigue sentimentos de inferioridade. Na medida do possvel, pode passar a esse estudante a mesma lio dada os outros, para que a faa na classe ou em casa, a fim de valoriz-lo ante aos demais, fazendo-o perceber que capaz, contribuindo para melhorar sua auto-estima. Alm disso, quanto mais os educandos convivem com situaes concretas de aprendizagem, independente de terem ou no restrio sensorial, mais fcil conseguiro fazer suas abstraes (p. 31).

Observa-se a importncia, embora enfocada no ensino, de recodificar informaes que no so passiveis de entendimento oral para uma metodologia que auxilie e incentive na compreenso do conhecimento pelo individuo, seja dentro do ambiente escolar ou no cotidiano. Essa a poltica da incluso que faz com que todos possam partilhar a mesma experincia. A Cartografia Ttil se justifica quanto pesquisa cientfica quando analisamos o grande nmero de deficientes visuais no Brasil. Os dados sobre as matrculas na educao especial mostram que os estudantes com deficincia visual somam mais de 70.000 matriculados em 2006 (somando-se cegos, portadores de baixa viso e surdo-cegueira) (SENA, 2008, p. 72). Na maioria das vezes, as escolas e os professores no esto preparados para receber esses alunos. No dada merecida ateno a sua necessidade, eles no assimilam os contedos, vivendo o contrrio da to atualmente falada incluso social. Reconhece-se que lidar com um pblico to diverso, como no caso dos indivduos com deficincia visual, uma tarefa que requer um maior empenho daqueles que iro trabalhar com estas pessoas, pois o grupo de usurios com deficincia visual bastante heterogneo. Essas variaes dizem respeito causa da deficincia, ao momento de seu aparecimento, ao grau de perda visual e a funo visual afetada. Contudo possvel sim diminuir o abismo enfrentado por estes alunos com relao ao ensino. O grupo de Cartografia Ttil da UNESP Ourinhos tem percebido isso atravs de algumas experincias que tm trazido resultados positivos e enriquecedores para a discusso sobre incluso e as metodologias da Geografia. Fato tambm comprovado nos trabalhos de desenvolvidos por referenciais tericos estudados pelo grupo como: Vygostky (1997), Sassaki (1997) Ormelezi (2006), Leme (2003), Lima & Silva (2000), Montoan (1997), Vasconcelos (1993), Ventorini (2009), Sena (2008) e Carmo (2009), Martinelli (2008) e Bertin (1978). OS PRIMEIROS PASSOS DO GRUPO DE CARTOGRAFIA TTIL DA UNESP OURINHOS O Grupo de Cartografia Ttil, coordenado pela Prof. Dr. Carla C. R. Gimenes de Sena vem desenvolvendo desde o segundo semestre de 2010 uma srie de materiais para o ensino de Geografia para pessoas com deficincia visual tendo como proposta o direcionamento de metodologias por meio de experincias diretas de ensino de Cartografia, aliado a outros conceitos da Geografia, com este pblico, considerado especial. Na tentativa de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos deficientes visuais, este se

descobre, ento, incentivador das construes em relevo (mapas tteis e maquetes) como metodologia renovadora na sala de aula. Dentre as suas atividades, o grupo participa do projeto Atlas Municipal Escolar de Ourinhos coordenado pela Professora Doutora Andrea Aparecida Zacharias. O atlas prope trs verses: analgica, digital e ttil, alm de alguns curtas-metragem sobre o municpio de Ourinhos. Alm disso, o grupo tem ainda parceria com a Associao Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual - Escola de Educao Especial "Prof. Carlos Neufert" (AJADAVI). Em outubro de 2010, cerca de 20 estudantes da associao visitaram a UNESP/Ourinhos, onde foram realizados uma srie de atividades em parceria com o Projeto Colide coordenado pela Professora Doutora Maria Cristina Perusi. J em novembro, o grupo fez uma visita a AJADAVI para conhecer os trabalhos desenvolvidos e realizar uma etapa de testes com alguns materiais. Durante os dias 1, 2, e 3 de dezembro de 2010, grupo participou do 1 Seminrio de Representaes Grficas em Relevo, realizado no Instituto Benjamin Constant, no Rio De Janeiro. No seminrio foi possvel conhecer outras pesquisas sobre o tema, tcnicas e materiais desenvolvidos na Instituio, alm de materiais utilizados por outras disciplinas como Qumica, Biologia e Matemtica. Recentemente, a Secretria da Educao de Ourinhos tambm fez parceria com o grupo. Alm da pesquisa bibliogrfica e discusso de textos, o grupo vem desenvolvendo materiais para o ensino de Geografia para pessoas com deficincia visual. J foram desenvolvidos mapas usando a tcnica de colagem e alumnio, localizando Ourinhos no Estado de So Paulo, uma maquete do Campus da Universidade Estadual Paulista- UNESP Campus de Ourinhos e uma maquete topogrfica do municpio. A maquete em sala de aula poderia ser amplamente aplicada na disciplina de Geografia, pois extremamente necessria no processo de aprendizagem, j que possibilita a compreenso mais concreta de espao pelo aluno e usurio da mesma, oferecendo uma viso mais completa e efetiva do objeto de estudo. Destaca-se, sobretudo, sua importncia para o publico alvo deste projeto. Os alunos com deficincia visual tm, facilitado por esta metodologia, a compreenso de contedos nem sempre passveis de serem passados pela oralidade ou mesmo, assuntos distantes de sua realidade. importante observar tambm, entre outras vantagens oferecidas pela maquete, que diz respeito a impossibilidade de apreenso pelo toque de assuntos a serem trabalhados em aula. Como por exemplo, o caso desta maquete topogrfica, que possui a representao da mancha urbana do municpio de Ourinhos, a qual o usurio s poderia ter acesso a fragmentos dela dentro de sua realidade. Entretanto, com este material possvel reconhecer a mancha urbana, na representao de sua totalidade.

Na construo da maquete topogrfica, aplicou-se os seguintes procedimentos e materiais: a) Com a utilizao de uma base cartogrfica do Municpio de Ourinhos (ZACHARIAS, 2010) construiu-se moldes das diferentes curvas de nvel em papel vegetal, com o uso de papel carbono; b) Estes moldes foram transcritos para folhas de papel Paran de 0.3 cm, material adequado para este tipo de produo devido a sua durabilidade, acessibilidade e flexibilidade para o corte com tesoura e estilete; c) Aps o recorte das curvas, estas foram sobrepostas com a utilizao de cola branca, fazendo com que as diferenas topogrficas se tornassem perceptveis ao toque; d) Os trs principais rios da cidade (Rio Paranapanema, Rio Pardo e Rio Turvo) foram representados com a pintura de seus cursos com tinta para tecido de cor azul, e sobreposta por cola de silicone, isto porque esta diferencia a textura dos recursos hdricos das outras informaes da maquete; e) A mancha urbana delimitada tambm atravs da carta topogrfica foi preenchida por tinta em relevo de cor vermelha, que alm da textura, diferenciou-se na colorao das demais informaes, possibilitando o uso da maquete tambm por usurios de baixa viso; f) O acabamento da maquete foi dado com tinta de tecido siena natural, para diferenciar das outras cores e no misturar informaes, e esta foi fixada em uma placa de isopor para maior estabilidade; Essa metodologia serviu de base para a produo de outra maquete em relevo, porm com o uso de placas de isopor para substituir o papel Paran, com a inteno de aumentar o exagero vertical. O acabamento tambm foi diferencial, pois se usou massa corrida para a suavizao das formas e para aumentar a durabilidade do produto final. Dessa forma, esta pesquisa est disposta a auxiliar na incluso social de deficientes visuais atravs da produo de materiais acessveis, que tem um baixo custo e podem ser encontrados em lojas populares conhecidas como armarinhos. A princpio focou-se no ensino de Geografia, mas que posteriormente espera-se que sirvam para as outras reas de conhecimento. RESULTADOS

Os materiais sempre foram recebidos com entusiasmo e otimismo pelos estudantes, que em sua maioria, nunca utilizaram um mapa ou maquete ttil. O trabalho com esse grupo permite que eles faam sugestes para modificaes e melhorias no material. As sugestes so muito importantes para o desenvolvimento dos materiais, j que as variveis grficas do produtor e do usurio estudadas por Bertin (1975) so diferentes. Enquanto o produtor usa a viso, o usurio usa o tato para entender as representaes grficas. Nesse sentido a avaliao da maquete tem sentido duplo, tanto para os estudantes que tem contato com o material como para os pesquisadores que podem adaptar os recursos ao publico que ir utiliz-los. Nas prximas etapas da pesquisa, tanto a maquete como os mapas tero seu uso ampliado para os estudantes da rede municipal de Ourinhos, no intuito de complementar os materiais didticos trabalhados com os alunos com deficincia visual matriculados nas escolas pblicas do municpio. A incluso dessas pessoas fundamental no s para que o estudante com deficincia seja independente, mas tambm para que o convvio com estudantes sem deficincia contribua na formao de cidados mais tolerantes e justos, diminuindo progressivamente o grau de excluso, presente na sociedade e reproduzido na escola. No h dvidas que o ambiente escolar o espao privilegiado para a consolidao desse processo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BERTIN, J.. Prface In: BONIN, S. Initiation a la Graphique, Paris, EPI editeurs, 1975. CARMO, W. R.. Cartografia ttil escolar: experincias com a Construo de materiais didticos e com a Formao continuada de professores. 2009. Dissertao (Mestrado em geografia) USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas. So Paulo. SP. IBGE. Populao com deficincia no Brasil: fatos e percepes. Agosto/2006. COLEO FEBRABAN DE INCLUSO SOCIAL. Disponvel em < http://www.febraban.org.br/arquivo/cartilha/Livro_Popula%E7ao_Deficiencia_Brasil.pdf> Acesso: 15 fev 2011. LABTATE. Laboratrio de Cartografia Ttil e Escolar. Universidade Federal De Santa Catarina, Departamento de Geocincias, Centro de Filosofia e Cincias Humanas. Disponivel em < http://www.labtate.ufsc.br/> Acesso em: 10 fev 2011. LAHM, R. A. et al. Cartografia atravs de modelos tteis: uma contribuio ao ensino de deficientes visuais. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 23, n. 37, p. 217-240, maio/ago. 2010. Disponvel em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial> Acesso em: 10 fev 2011.

LEME, Maria Eduarda Silva. A representao da realidade em pessoas cegas desde o nascimento. Dissertao (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educao. Campinas, SP: [s.n.], 2003. LIMA, F. J & DA SILVA,J. Algumas consideraes a respeito do sistema ttil de crianas cegas ou de viso subnormal. Revista Benjamin Constant. Nmero 17, Ano 6, Dezembro de 2000. Disponvel em <WWW.ibcnet.org.br> Acesso em: 10 fev 2011. LOCH, R. E. N.. Cartografia ttil: mapas para deficientes visuais. In: Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, maio/ago., p. 35 58, 2008. Disponvel em<http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia> Acesso 11 fev 2011. MANTOAN, M. T. E. A integrao de pessoas com deficincia: contribuies para uma reflexo sobre o tema. So Paulo: Memnon/ SENAC, 1997. ORMELEZI, E.M. Incluso educacional e escolar da criana cega congnita com problemas na constituio subjetiva e no desenvolvimento global: uma leitura psicanaltica em estudo de caso. Tese (doutorado em Psicologia e Educao) Faculdade de Educao. Universidade de So Paulo. So Paulo. 2006 SASSAKI, R. K.. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. SENA, C. C. R. G. de. Cartografia ttil no ensino de Geografia: uma proposta metodolgica de desenvolvimento e associao de recursos didticos adaptados a pessoas com deficincia visual. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia, FFLCH USP. So Paulo, 2008. VASCONCELLOS, R. A Cartografia Ttil e o Deficiente Visual: uma avaliao das etapas de produo e uso do mapa. 1993. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia. FFLCHUSP. So Paulo. 1993. VENTORINI, S. E. A Experincia como fator determinante na representao espacial do deficiente visual. So Paulo: UNESP, 2009. ZACHARIAS, A. A. A representao grfica das unidades de paisagem no zoneamento ambiental. So Paulo: UNESP, 2010.

Anda mungkin juga menyukai