Anda di halaman 1dari 15

ANTECEDENTES HISTRICOS DA ADMINISTRAO A histria da Administrao iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a.

C, na Sumria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas prticos, exercitando assim a arte de administrar.

Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econmico planejado que no poderia ter-se operacionalizado sem uma administrao pblica sistemtica e organizada.

Em seguida, na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o imprio, a Constituio de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administrao Pblica de Confcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princpios de administrao.

Apontam-se, ainda, outras razes histricas. As instituies otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados catlicos, j na Idade Mdia, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a ustria, de 1550 a 1700, atravs do aparecimento de um grupo de professores e administradores pblicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza fsica e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administrao sistemtica, especialmente no setor pblico.

No final do sculo XIX, as organizaes eram poucas e pequenas e predominavam as pequenas oficinas, artesos independentes, pequenas escolas, profissionais autnomos (como mdicos, advogados, que trabalhavam por conta prpria), o lavrador, o armazm da esquina etc. O trabalho sempre existiu na histria da humanidade, mas a histria das organizaes e da sua administrao um capitulo que teve o seu inicio h muito pouco tempo. Nos tempos atuais, a sociedade tpica dos pases desenvolvidos uma sociedade pluralista de organizaes, na qual a maior parte das obrigaes sociais (como a 3

produo de bens ou servios em geral) confiada a organizaes (como indstrias, universidades e escolas, hospitais, comrcio, comunicaes, servios pblicos etc.) que so administradas por dirigentes com o objetivo primordial de se tornarem mais eficientes e eficazes.

Influncia dos Filsofos Francis Bacon (1561-1626), filsofo e estadista ingls e fundador da Lgica Moderna baseada no mtodo experimental e indutivo, mostra a preocupao prtica de se separar experimentalmente o que essencial do que acidental ou acessrio. Bacon antecipou-se ao princpio administrativo da "prevalncia do principal sobre o acessrio".

Scrates - considera a administraro como uma habilidade pessoal separada do conhecimento tcnico e da experincia. Para ele, o Administrador um s, tanto para o setor privado quanto para o setor pblico o mau administrador no serve nem para um nem para outro setor. Plato - expe a forma democrtica de administraro pblica (governo) e de negcios pblicos A Repblica. Aristteles: Expe a forma democrtica de governo. Estuda a organizao do Estado. Em seu livro (Poltica), distingue trs formas de administrao pblica: Monarquia - governo de uma s tendncia a transformar-se em tirania. Aristocracia - governo de uma elite, tendncia a transformar-se em oligarquia. (poucas pessoas dominando o governo). Democracia - governo do povo, tendncia a transformar-se em Anarquia. Ren Descartes: 1596-1650 - Fundador da filosofia moderna (trabalha com a lgica). Criador das coordenadas cartesianas. Autor do livro: O discurso do Mtodo (mtodo indutivo e dedutivo).

Princpio do mtodo cartesiano

1. Princpio da dvida sistemtica no aceitar coisa alguma como verdadeira enquanto no se souber com evidncia, ou seja, clara e distintamente aquilo que realmente verdadeiro. 2. Princpio da anlise de decomposio - dividir e decompor cada dificuldade ou problema em quantas partes for possvel e necessrio sua melhor adequao e soluo e resolv-las cada uma separadamente. 3. Princpio da sntese ou da composio conduo ordenada do pensamento e do raciocnio, comeando pelos objetivos e assuntos mais fceis e simples de reconhecer para passar aos mais difceis. 4. Princpio da Enumerao ou de verificao recortar, verificar e revisar em tudo, de maneira que se torna segurana de nada ter sido omitido ou deixado de lado (auditoria, percia).

Thomas Hobes: 1588-1679 - Desenvolveu a teoria da origem do Estado. O homem passou de primitivo sociedade atravs de um processo lento e de um pacto entre todos (relaes humanas entendimento). O Estado se agiganta, toma dimenses de dinossauro e ameaa a todos. (o Estado deveria nos proteger, mas nos ameaa). Jean Jacques Rosseau 1712 1778 - O contrato social: O Estado surge de um acordo entre as partes. (acordo de vontades). "O homem bom e afvel, a vida em sociedade o deturpa" (o transforma em homem canibalizador).

Influncia da Organizao da Igreja Catlica Ao longo dos sculos, a Igreja Catlica estruturou a sua organizao com uma hierarquia de autoridade; um estado-maior e a coordenao funcional para assegurar integrao. A organizao hierrquica da Igreja to simples e eficiente que a sua enorme organizao mundial pode operar sob o comando de uma s cabea executiva: o Papa, cuja autoridade coordenadora lhe dado por uma autoridade divina superior. A estrutura da organizao eclesistica serviu de modelo para muitas organizaes que incorporaram seus princpios e normas administrativas.

Influncia da Organizao Militar A organizao militar influenciou as teorias da Administrao ao longo do tempo. A organizao linear tem suas origens na organizao militar dos exrcitos da Antigidade e da poca medieval. O princpio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado s pode ter um superior) o ncleo central das organizaes militares. A hierarquia - ou seja, a escala de nveis de comando de acordo com o grau de autoridade - provm da organizao militar. Com o passar dos tempos, na medida em que o volume de operaes militares aumenta, cresce; tambm a necessidade de delegar autoridade para os nveis mais baixos da organizao militar. Ainda na poca de Napoleo (1769-1821), cada general supervisionava a totalidade do campo de batalha. As guerras de maior alcance e de mbito continental exigiram novos princpios de organizao conduzindo a um planejamento e controle centralizados em paralelo com operaes descentralizadas, ou seja, passou-se centralizao do comando e descentralizao da execuo.

O conceito de hierarquia na organizao militar to antigo quanto a prpria guerra. O estado-maior formal como um quartel-general apareceu em 1665 com o exrcito prussiano. A evoluo do princpio de assessoria e de estado-maior teve sua origem no sculo XVIII na Prssia, com o Imperador Frederico II, o Grande (1712-1786). Para aumentar a eficincia do seu exrcito, criou um estado-maior (staff) para assessorar o comando (linha) militar. Os oficiais de assessoria (staff) trabalhavam 6

independentemente, numa separao entre planejamento e execuo das operaes de guerra. Oficiais formados no estado-maior (staff) eram transferidos para posies de comando (linha) e novamente para o estado-maior, o que assegurava experincia e vivncia nas funes de gabinete, de campo e novamente de gabinete.

Outra contribuio da organizao militar o princpio de direo, por meio do qual todo soldado deve saber o que se espera dele e o que ele deve fazer. Mesmo Napoleo, o general mais autocrata da histria militar, nunca deu uma ordem sem explicar o seu objetivo e certificar-se de que a haviam compreendido, pois estava convencido de que a obedincia cega jamais leva a uma execuo inteligente de qualquer coisa.

No incio do sculo XIX, o um general prussiano escreveu o Tratado sobre a Guerra e os Princpios de Guerra. Foi o tratado inspirador dos tericos da Administrao que se basearam na organizao e estratgia militares para adapt-las organizao e estratgia empresariais.

Esse tratado considerava a disciplina um requisito fundamental para a organizao. Toda organizao requer planejamento, no qual as decises devem ser cientficas e no intuitivas.

Influncia da Revoluo Industrial Com a inveno da mquina a vapor por James Watt (1736-1819) e a sua aplicao produo, surgiu uma nova concepo de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da poca, provocando profundas e rpidas mudanas de ordem econmica, poltica e social que, num lapso de um sculo, foram maiores do que as mudanas havidas em todo o milnio anterior. a chamada Revoluo Industrial, que passou por duas pocas distintas:

1780 a 1860: 1- Revoluo Industrial ou revoluo do carvo e do ferro.

1860 a 1914: 2 - Revoluo Industrial ou do ao e da eletricidade.

A 1a Revoluo Industrial apresenta quatro fases distintas:

1a fase: Mecanizao da indstria e da agricultura, com o aparecimento da mquina de fiar, do tear hidrulico, do tear mecnico e do descaroador de algodo, que substituram o trabalho do homem e a fora motriz muscular do homem, do animal ou da roda de gua.

2a fase: Aplicao da fora motriz indstria. As mquinas a vapor transformam as antigas oficinas em fbricas.

3a fase: Desenvolvimento do sistema fabril. O arteso e sua pequena oficina patronal desaparecem para ceder lugar ao operrio e s fbricas e usinas baseadas na diviso do trabalho. Surgem as indstrias em detrimento da atividade rural. A migrao de massas humanas das reas agrcolas para as proximidades das fbricas provoca a urbanizao.

4a fase: Espetacular crescimento dos transportes e das comunicaes. A navegao a vapor, os locomotivos a vapor e novos meios de transporte e de comunicao apareceram com surpreendente, rapidez. O telgrafo eltrico, o selo postal e o telefone impelem o forte desenvolvimento econmico, social, tecnolgico e industrial e as profundas transformaes e mudanas que ocorreriam com uma velocidade maior.

A 2a Revoluo Industrial comea por volta de 1860, provocada por trs acontecimentos importantes: o novo processo de fabricao do ao (1856); o aperfeioamento do dnamo (1873) e a inveno do motor de combusto interna (1873). Suas caractersticas so:

1-Substituio do ferro pelo ao como material industrial bsico.

2-Substituio do vapor pela eletricidade e derivados do petrleo como fontes de energia.

3-Desenvolvimento da maquinaria automtica e da especializao do trabalhador.

4-Crescente domnio da indstria pela cincia.

5. Transformaes radicais nos transportes e comunicaes. As vias frreas so ampliadas. Em 1880, Daimler e Benz constrem automveis artesanais na Alemanha, Dunlop aperfeioa o pneumtico em 1888 e Henry Ford inicia a produo do seu modelo "T" em 1908. Em 1906, Santos Dumont faz a primeira experincia com o avio.

6. Surgem novas formas de organizao capitalista. As firmas de scios solidrios que tomavam parte ativa na direo dos negcios deram lugar ao chamado capitalismo financeiro. O capitalismo financeiro tem quatro caractersticas principais:

a) Dominao da indstria pelas instituies financeiras e de crdito, como na formao em 1901 da J.P. Morgan & Co.

b) Formao de acumulaes de capital, provenientes de trustes e fuses de empresas.

c) Separao entre a propriedade particular e a direo das empresas.

d) Aparecimento das holding companies para coordenar e integrar negcios.

7. Expanso da industrializao at a Europa Central e Oriental e o Extremo Oriente.

Da calma produo do artesanato, onde todos se conheciam, passou-se rapidamente para regime de produo por meio de mquinas, dentro de grandes

fbricas. Houve uma sbita modificao da situao provocada por dois aspectos, a saber:

1- A transferncia da habilidade do arteso para a mquina, que passou a produzir com maior rapidez, maior quantidade e melhor qualidade, possibilitando a reduo nos custos de produo.

2- A substituio da fora do animal ou do msculo humano pela maior potncia da mquina a vapor (e posteriormente pelo motor), permitindo maior produo e maior economia.

Assim, a Revoluo Industrial provocou profundas modificaes na estrutura empresarial e econmica da poca. Mas no chegou a influenciar os princpios de administrao das empresas ento utilizados. Os dirigentes de empresas trataram de cuidar como podiam ou como sabiam das demandas de uma economia em rpida expanso e tinham por modelo as organizaes militares ou eclesisticas nos sculos anteriores.

A organizao e a empresa moderna nasceram com a Revoluo Industrial graas a fatores como:

a- A ruptura das estruturas corporativas da Idade Mdia;

b- O avano tecnolgico, graas aplicao dos progressos cientficos produo, com a descoberta de novas formas de energia e a enorme ampliao de mercados;

c- A substituio do tipo artesanal por um tipo industrial de produo.

10

Influncia dos Economistas Liberais As idias bsicas dos economistas clssicos liberais constituem os princpios bsicos do pensamento administrativo de nossos dias. Adam Smith (1723-1790) o fundador da economia clssica, cuja idia central a competio. Os mercados em que vigora a competio funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por algum mecanismo abstrato que Smith chamava de a mo invisvel que governa o mercado) a alocao dos recursos e da produo, sem que haja excesso de lucros. Por essa razo, o nico papel econmico do governo a interveno na economia quando o mercado deixa de funcionar em condies satisfatrias, ou seja, quando no ocorre competio livre. Em seu livro A Riqueza das Naes, publicado em 1776, Adam Smith apregoa que a origem da riqueza das naes reside na diviso do trabalho e na especializao das tarefas, preconizando o estudo dos tempos e movimentos que, mais tarde, Taylor e Gilbreth iriam desenvolver como a base fundamental da Administrao Cientifica.

O liberalismo econmico corresponde ao perodo de desenvolvimento da economia capitalista baseada no individualismo e no jogo das leis econmicas naturais e na livre concorrncia. No final do sculo XIX, o liberalismo econmico comeou a perder sua influncia na medida em que o capitalismo cresceu com o surgimento de grande grupos econmicos. O novo capitalismo se inicia com a produo em larga escala o surgimento de novas e mais modernas mquinas e de mo-de-obra, criando situaes problemticas de organizao de trabalho, de concorrncia econmica, de padro de vida etc.

Karl Marx(1818-1883) e Friedrich Engels(1820-1895), criadores do socialismo cientifico e do materialismo histrico, publicam o manifesto comunista em 1848. Aqui eles discutem os diversos regimes econmicos e sociais e a sociedade capitalista, concluindo que a luta de classes o motor da histria. Marx, em 1867 publica O Capital e mais adiante sua teoria a respeito da mais valia, ou trabalho no pago, de onde so tirados os lucros dos capitalistas com base na teoria do valor-trabalho.

11

No incio do sculo XX, o socialismo e o sindicalismo passam a obrigar o capitalismo a procurar o aperfeioamento de todos os fatores de produo envolvidos e na sua adequada remunerao. Quanto maior a presso exercida pelas exigncias proletrias, observa-se a reduo das injustias e mais acelerado se configura o processo de desenvolvimento da tecnologia. Dentro dessa situao, surgem os primeiros esforos nas empresas capitalistas para a implantao de mtodos e processos de racionalizao do trabalho.

Influncia dos Pioneiros e Empreendedores O sculo XIX assistiu a um monumental desfile de inovaes e mudanas no cenrio empresarial. O mundo estava mudando. E as empresas tambm. As condies para o aparecimento da teoria administrativa estavam se consolidando gradativamente.

Nos Estados Unidos, por volta de 1820, o empreendimento empresarial privado de maior vulto foi as estradas de ferro, que constituram um poderoso ncleo de investimentos e de uma nova classe de investidores. Foi a partir das estradas de ferro que as aes de investimento e o ramo de seguros se tornaram populares. As ferrovias permitiram o desenvolvimento do territrio e provocando sua rpida urbanizao que criou novas necessidades de habitao, alimentao, roupa, luz e aquecimento, o que se traduziu num rpido crescimento das empresas voltadas para o consumo direto.

Antes de 1850, poucas empresas tinham uma estrutura administrativa definida. Poucas empresas exigiam servios de um administrador - ou coisa parecida - em tempo integral, pois eram muito pequenas. Em geral, eram negcios de famlia, em que dois ou trs parentes cuidavam das atividades principais. As empresas da poca - agropecurias, mineradoras, indstrias txteis, estradas de ferro, construtoras, a caa e o comrcio de peles, os incipientes bancos - faziam parte de um contexto predominantemente rural, que no conhecia a administrao. O presidente era tesoureiro, comprador ou o vendedor e atendia aos agentes comissionados. Se o negcio prosperava, os agentes se tornavam scios da firma, o que permitia integrar produo e distribuio. 12

Nesse perodo comeam a surgir os grandes conglomerados. Os "criadores de imprios" passaram a comprar seus concorrentes mais prximos, seus fornecedores ou distribuidores com a finalidade de garantir seus interesses. Juntamente com as empresas e instalaes vinham tambm os antigos donos e respectivos empregados. Surgiram os primitivos imprios industriais, aglomerados de empresas que se tornaram grandes demais para serem dirigidos pelos pequenos grupos familiares. Os empresrios preferiam ampliar a produo a organizar uma rede de distribuio e vendas. Os grandes grupos de produo, ainda eram administrados de forma amadora sem tcnica cientfica adequada.

Procurava-se maior eficincia na produo, compras, distribuio e vendas. Os meios de reduzir custos diminuram, as margens de lucro baixaram, o mercado foise tornando saturado e as empresas comeam a procurar novos mercados por meio da diversificao de produtos. A velha estrutura funcional comeou a emperrar. Surge a empresa integrada e multidepartamental.

Os grandes empresrios - como John Rockefeller (1839-1937), funda a Standart Oil, em 1890 Carnegie funda a Truste do ao, Swift e Armour tornam-se trustes de conservas, Westinghouse, Daimler e Benz, Henry Ford, e outros - no tinham condies de sistematizar seus vastos negcios com eficincia, pois eram empreendedores e no organizadores. A organizao era um desafio mais difcil do que a criao dessas empresas. A grandiosidade dos recursos que conseguiram reunir complicava as coisas. O final do sculo XIX revelou o crescimento dos imprios corporativos e a expanso da indstria. A preocupao dominante se deslocou para os riscos do crescimento sem uma organizao adequada. Entre 1860 a 1900 acorre a "idade herica das invenes, que provocou um grande desenvolvimento tecnolgico. O primeiro laboratrio de pesquisas surgiu com a sntese da aspirina realizada por Adolfvon Bayer (1835-1917) em 1899. O sucesso mundial da aspirina convenceu a indstria qumica da necessidade da pesquisa e o da tecnologia.

Na virada do sculo XX, grandes corporaes sucumbiram financeiramente. Dirigir grandes empresas no era apenas uma questo de habilidade pessoal como muitos 13

empreendedores pensavam. Estavam criadas as condies para o aparecimento dos grandes organizadores da empresa moderna. Os pioneiros e empreendedores cederam seu lugar para os organizadores em conseqncia, principalmente, dos seguintes fatores:

1. Desenvolvimento tecnolgico que permitiu que um crescente nmero de empresas e naes concorressem nos mercados mundiais.

2. A mudana dos mercados vendedores para mercados compradores.

3. A rapidez do ritmo de mudana tecnolgica, que torna obsoleto um produto ou reduz drasticamente seus custos de produo.

4. O crescimento dos negcios e das empresas.

Esses fatores iriam completar as condies propcias para a busca de bases cientficas para a melhoria da prtica empresarial e para o surgimento da teoria administrativa.

14

CONCLUSO

Atravs dos sculos, as normas administrativas e os princpios de organizao pblica foram aos poucos se transferindo das instituies dos Estados para as instituies da Igreja Catlica e organizaes militares. Na evoluo histrica da
administrao, essas duas instituies se destacaram. A Igreja Catlica Romana pode ser considerada a organizao formal mais eficiente da civilizao ocidental vem mostrando e provando a fora de atrao de seus objetivos, a eficcia de suas tcnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influncia, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiis. As Organizaes Militares evoluram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exrcitos mercenrios at os tempos modernos com uma hierarquia de poder rgida e adoo de princpios e prticas administrativas comuns a todas empresas da atualidade.

O fenmeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administrao ocorreu no final do sculo XVIII esse fenmeno, que trouxe rpidas e profundas mudanas econmicas, sociais e polticas, chamou-se Revoluo Industrial.

As idias dos economistas liberais eram que a vida econmica deveria se afastar da influncia de Estado porque o trabalho e a mo-de-obra sugerem princpios econmicos de livre concorrncia que o postulado do liberalismo. Na metade de sculo XIX essa teoria foi enfraquecido pelo capitalismo o socialismo, que foram os dois novos focos de influncia. O Capitalismo entrou em processo de aperfeioamento de todos os setores de produo e da remunerao justa. A administrao passa a ser enfocada sobre uma srie de aspectos, onde cada um deles gerou uma teoria conforme o aspecto que era abordado. Com o desenvolvimento e aperfeioamento da Administrao, como Cincia e como Profisso. A tecnologia moderna aliada aos cientistas, pesquisadores e professores, com seus mecanismos, estudos e trabalhos vm provando que Administrar necessrio, proveitoso e imprescindvel em qualquer segmento, contexto ou situao na vida das pessoas, das empresas e das entidades.

15

Nos tempos atuais, a sociedade tpica dos pases desenvolvidos uma sociedade pluralista de organizaes, na qual a maior parte das obrigaes sociais (como a produo de bens ou servios em geral) confiada a organizaes (como indstrias, universidades e escolas, hospitais, comrcio, comunicaes, servios pblicos etc.) que so administradas por dirigentes com o objetivo primordial de se tornarem mais eficientes e eficazes.

16

Referencias Bibliograficas

http://www.craes.org.br/interna/noticiaCompleta.php?a=39 Historia da Administrao.

Texto extrado do original da autora: Adm. Lucinda Pimental Gomes CHIAVENATO, Idalberto. Introduo a teoria geral da administrao. 7 Ed. So Paulo: Campus, 2004.

17

Anda mungkin juga menyukai