Anda di halaman 1dari 8

Questionrio sobre NR 5 Comisso interna de preveno de acidentes. CIPA Qual o objetivo da CIPA?

? Prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, preservando a vida e promovendo a sade do trabalhador. 1) Quais as obrigaes do contratante para com a CIPA? Implementar e acompanhar as medidas de preveno de acidentes do trabalho. 2) Cite 5 atribuies da CIPA. Identificar os riscos do processo de trabalho. Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva. Participar da implementao e do controle da qualidade da medida de preveno. Divulgar aos trabalhadores informaes referentes segurana e sade do trabalho. Realizar periodicamente verificaes nos ambientes de trabalho para identificar situaes que possam trazer riscos aos trabalhadores. 3) Com relao ao horrio, durao e frequncia, como so as reunies da CIPA? So mensais, realizadas durante o expediente. 4) Cite 4 itens mnimos que devem estar contidos no treinamento da CIPA.

Estudo do ambiente e das condies do trabalho. Noes sobre a AIDS. Noes sobre acidentes e doenas decorrentes do trabalho. Noes sobre legislao trabalhista e previdenciria. 5) Como feito o dimensionamento dos nmeros de membros da CIPA? De acordo o nmero de empregados e o tipo da atividade da empresa.

Questionrio sobre NR 7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional. 1) O que o PCMSO? parte integrante do conjunto de iniciativas da empresa no campo da sade dos trabalhadores. 2) Quais as obrigaes do controle com relao ao PCMSO? Garantir a elaborao e efetiva implementao do PCMSO, custear sem nus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, indicar, dentre os mdicos dos servios especializados em engenharia de segurana e medicina do trabalho SESMT,da empresa, um coordenador responsvel pela execuo do PCMSO.

3) Quais empresas so obrigadas a ter PCMSO? Empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o quadro 1 da NR4 (at 25 empregados). Grau de risco 3 e 4 (at 10 empregados). 4) Quem elabora o PCMSO e quem coordena o mesmo? Mdico especialista em medicina do trabalho.

Questionrio sobre NR 9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais. 1) O que PPRA? Norma que visa a preveno e integridade dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho. 2) Quais empresas que so obrigadas a ter o PPRA? Todas. 3) Quem pode elaborar um PPRA? Podero ser feitas pelo servio especializado em engenharia de segurana e em medicina do trabalho ou pessoas capazes de desenvolver esta norma.

nr15 e 16 atividades insalubre e atividades perigosas 1 O que so atividades insalubres? So atividades que se desenvolvem acima dos limites dos anexos que tratam rudos, exposio ao calor, radiaes ionizantes, poeiras e minerais, alem disso sob atividades hiperbricas, qumicos e com agentes biolgicos. 2 Quais so os graus e os respectivos acrscimos no salrio de atividades insalubres? 40% Max, 20% Med, 10% Min. 3 Como feito e comprovada a neutralizao da insalubridade? A eliminao feita pela adoo de medidas q conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites e com a utilizao dos EPIs, e comprovada atravs de percia feita por rgo competente. 4 Segundo NR16 o que so atividades perigosas? atividades com explosivos, com produtos inflamveis, com radiaes ionizantes e com substncias radioativas. 5 Um eletricista residencial executa uma atividade perigosa ou insalubre? Executa atividade perigosa.

6 Qual a diferena entre atividades perigosas e atividades insalubres? Atividade insalubre pode causar dano sade e atividade perigosa pode causar risco vida. 7 Qual profissional da rea da eletricidade recebe insalubridade ou periculosidade? E qual o acrscimo do salrio? Os eletricistas. O acrscimo pra insalubridade de 40% e periculosidade de 30%. Questionrio sobre NR17 ERGONOMIA 1 Qual a funo da NR17? Estabelecer normas para proporcionar o Mximo conforto e desempenho do funcionrio. 2 Como podem ser feitas/executadas as melhorias/exigncias da NR17? Adaptando as condies de trabalho de acordo com a caractersticas do trabalhador. Questionrio sobre NR28 FISCALIZAO E PENALIDADES 1 Quando um agente de inspeo do trabalho pode notificar uma empresa?

Quando a mesma descumprir dos preceitos legais e regulamentos contidos nas normas regulamentadoras. 2 Aps a notificao, qual o prazo para a adequao? Qual o procedimento para prorrogar os prazos de adequaes? No mximo 60 dias e o prazo para prorrogao dever ser escrita acompanhada de exposio de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificao, poder prorrogar por 120 dias contados da data do termo de notificao. 3 Quando uma empresa/obra pode ser interditada/embargada? Quando agente constata risco grave e/ou iminente a sade do trabalhador. 4 E qual o procedimento para retirada do embargo? Fazendo outro laudo comprovando o cumprimento dos itens que fizeram o embargo. Questionrio sobre NR12 SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS 1 Qual a funo da NR12? Medidas de proteo para qualquer tipo de mquina a serem adotadas nessa ordem de prioridade: medidas de

proteo coletiva, medidas administrativas de organizao de trabalho e medidas de proteo individual. 2 Comente sobre os principais itens da NR12 com relao ao arranjo fsico e instalaes dos equipamentos. Deve haver distncia mnima entre as mquinas, demarcao de corredores de segurana, travas em mquinas mveis, mquinas envolucros e partes metlicas aterradas. 3 Sobre a instalao de dispositivos eltricos, o que proibido conforme NR12? Utilizao de chave geral como dispositivo de partida e parada, utilizao de chaves fora nos circuitos eltricos e existncia de partes energizados expostas de circuitos q utilizam energia eltrica.

4 O que Burla, segundo NR12? Ato de anular o funcionamento normal de dispositivos ou sistemas utilizando mtodos de acionamento no corretos como objetos por exemplo. 5 Cite 3 exigncias desta norma para comando bimanuais.

Estar sob monitoramento automtico por interface de segurana. O sinal de sada deve terminar quando houver desacionamento de qualquer dispositivo de comando que exijam uma atuao intencional a fim de minimizar a probabilidade de comando acidental. 6 Quais os cuidados necessrios para equipamentos que funcionem com radiofreqncia? Devem possuir proteo contra interferncias eletromagnticas acidentais. 7 Como deve ser o rearme/reset de um sistema de segurana aps o acionamento deste por uma falha? Deve ser manual aps a falha. 8 Como pode ser monitorada a proteo mecnica mvel? Chaves fim de curso, chaves magnticas codificadas ou chaves com atuador separado. 9 Quais os critrios para a escolha entre a proteo mecnica fixa, mvel e o sensoriamento ptico? A frequncia com que necessria entrar na rea de proteo.

Anda mungkin juga menyukai