Anda di halaman 1dari 10

IBP1019_12 AOS ESTRUTURAIS PARA PLATAFORMAS FIXAS OFFSHORE: DESAFIOS TCNICOS JUNTO CADEIA DE SUPRIMENTOS NACIONAL BRASILEIRA Fbio

o Modesti Orsini de Castro1

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Este trabalho apresenta os principais requisitos tcnicos exigidos para os aos aplicados na construo de plataformas fixas offshore do tipo jaqueta de ao, com base em algumas das mais utilizadas normas tcnicas vigentes. As propriedades mecnicas e os ensaios de laboratrio necessrios para o atendimento s exigncias de certificadoras e operadoras, so mostrados com o objetivo de construir a base terica necessria para a elaborao de projetos de engenharia desta natureza. Os principais aos disponveis no mercado nacional so citados ao final, apresentando de forma sucinta o mapa de fornecimento da indstria nacional brasileira.

Abstract
This paper presents the main technical requirements for structural steel applied to the construction of bottom fixed offshore platforms, based on the most widely adopted and recognized actual standards. The mechanical properties and lab tests necessary to fulfill the Risk Management and E&P companies requirements are presented aiming to build the theoretical bases necessary for the engineering design of projects of this kind. The main types of steel available in the national market are presented at the end, giving an overall look at the Brazilian steel supply chain.

1. Introduo
As plataformas fixas offshore do tipo jaqueta de ao so estruturas construdas para sustentar e manter unidades de E&P, ou mesmo unidades de apoio operacional, normalmente localizadas em regies de guas rasas (at 200 metros de profundidade, aproximadamente), em seus locais de instalao com segurana ao longo de suas vidas teis de operao previstas na fase de projeto. Alm de serem planejadas e projetadas de acordo com recomendaes e prescries normativas elaboradas por rgos internacionais especializados, as plataformas fixas devem ser construdas com materiais capazes de atender s solicitaes mecnicas provenientes dos esforos e deslocamentos impostos, no somente pelas aes ambientais, mas tambm pelas prprias cargas devidas s operaes realizadas na plataforma. Por isso, a adoo de aos estruturais com qualificaes especficas para este fim se constitui em uma das principais premissas a serem estudadas durante o projeto de construo de uma jaqueta de ao. Em funo, principalmente, do ambiente hostil em que estas plataformas so instaladas, os aos estruturais utilizados em obras onshore correntes, em sua grande maioria, no atendem aos requisitos concomitantes de tenacidade, resistncia mecnica, resistncia corroso e vida fadiga exigidos das estruturas offshore. Por isso, durante as fases de engenharia e suprimentos (procurement), a definio e especificao, bem como a qualificao atravs de ensaios normatizados, dos materiais que sero utilizados na construo deste tipo de estrutura, tornam-se fundamentais para garantir o atendimento s premissas provenientes das anlises e clculos estruturais realizados na fase de projeto. Ao mesmo tempo, como consequncia, a adoo destes materiais mais nobres acarreta em dificuldades de compra junto aos poucos fornecedores disponveis no mercado nacional, por no fazerem parte de sua linha de produo corrente, aumentando, assim, o custo do empreendimento.

______________________________ 1 Engenheiro Civil, Especialista em Engenharia de Sistemas Offshore, Mestrando em Engenharia de Estruturas, Engenheiro Promon Engenharia Ltda

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Tendo em vista que este assunto possui relevante parcela de contribuio na avaliao dos riscos inerentes a projetos desta importncia, h, por parte das operadoras, a imposio de exigncias contratuais cada vez mais rigorosas quanto aos requisitos de qualidade dos aos estruturais empregados na construo de suas jaquetas. A Petrobras, por exemplo, lana mo de publicaes tcnicas especficas sobre este tema, tratando-as, inclusive, como documentao contratual, e o atendimento a estas prticas recomendadas objeto de rigorosa fiscalizao junto s fabricantes e empreiteiras durante as etapas de construo e montagem (C&M). Neste cenrio, o entendimento dos principais ensaios mecnicos disponveis e necessrios para qualificar os aos que so utilizados na construo deste tipo de plataforma offshore, bem como suas aplicabilidades e a boa interpretao das informaes atravs deles obtidas, so fundamentais para a aquisio de bons resultados ao longo de todas as etapas de desenvolvimento do projeto: licitao, engenharia, suprimentos, construo e montagem, instalao e operao. Ainda, para evitar a necessidade de importao destes aos especiais, valorizando assim a produo nacional, fundamental conhecer os principais produtos disponveis no mercado brasileiro, avaliando, desta forma, os requisitos suplementares que devem ser negociados, caso seja possvel, para o atendimento s normas de qualidade vigentes.

2. Ensaios Mecnicos
Os ensaios mecnicos realizados em laboratrio so fundamentais para certificar e garantir que um determinado tipo de ao ter o comportamento desejado durante a vida til de operao de uma plataforma fixa offshore. Normalmente, para os ensaios mais usuais, a maioria dos fabricantes possui certificao para fornecer materiais de acordo com as normas internacionais que os regem e classificam (e.g. API, ASTM e ASME). Contudo, em funo das especificidades inerentes s estruturas offshore, ensaios com requisitos mais rigorosos ou ensaios adicionais devem ser realizados, normalmente por exigncia contratual das operadoras, a fim de comprovar que um determinado tipo de ao poder suportar solicitaes especficas para o fim a que se destinam. importante observar que alguns ensaios bsicos para os aos estruturais, como o ensaio esttico de trao (ou ensaio de trao simples), por exemplo, no sero descritos tendo em vista a vasta literatura disponvel sobre o assunto (vide GARCIA et al., 2008). 2.1. Ensaio do Entalhe em V de Charpy (CVN Test) Trata-se do mais utilizado ensaio de fratura por impacto. A tcnica de Charpy, padronizada segundo a Norma ASTM E23 (2002), utilizada para medir a energia de impacto, tambm conhecida como tenacidade ao entalhe, de um corpo-de-prova constitudo do ao analisado. Garcia (et al., 2008) explica que a principal aplicao deste ensaio est na caracterizao do comportamento de um determinado tipo de ao na transio da propriedade dctil para a frgil (transio dctil-frgil), em relao temperatura de projeto. Desta forma, pode-se inferir a faixa de temperaturas na qual o ao passar de dctil para frgil (Figura 1).

Figura 1. Curva resposta do ensaio de impacto (GARCIA et al., 2008). Como ilustrao da importncia do ensaio, a jaqueta de uma plataforma fixa tem cerca de 90% de sua estrutura posicionada dentro da zona submersa, i.e., abaixo do nvel do mar. Ao longo da profundidade, at que se atinja o nvel do leito marinho, a temperatura tende a diminuir consideravelmente, tornando o ao que a constitui mais frgil e propenso a problemas de fadiga. Entre outras possibilidades, pode-se utilizar as informaes obtidas neste tipo de ensaio para avaliar a influncia do teor de carbono presente na composio qumica de um determinado tipo de ao frente variao de temperatura. Com estas informaes, e de posse do certificado da usina, pode-se avaliar, quantitativa e qualitativamente, se o material adotado est de acordo com requisitos de projeto, e.g. tenacidade frente temperatura mnima de projeto. Desta forma, utilizam-se estes dados para determinar as propriedades de fratura do ao estudado. Ainda, os resultados dos ensaios de impacto so de natureza qualitativa e de uso restrito aos projetos de engenharia, no somente pelo tipo de informaes obtidas, mas tambm, pela facilidade e baixo custo para realiz-los (Figura 2). 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 2. Demonstrao prtica da falha de dois corpos-de-prova em ensaios de impacto (Ensaio do Entalhe em V de Charpy) presenciados pelo Autor: (a) fratura frgil e (b) fratura dctil (2011). 2.2. Ensaio de Tenacidade Fratura Os Ensaios de Tenacidade Fratura advm dos estudos feitos a partir da Teoria Geral da Mecnica da Fratura, e tm por objetivo medir a resistncia de um determinado ao estrutural propagao de uma trinca, dado o seu incio ou abertura. O conceito de fratura dctil pressupe que, antes do incio da propagao da trinca, deformaes plsticas ocorram em sua vizinhana, denominada zona plstica na ponta da trinca. O processo de plastificao do ao na ponta da trinca, tambm conhecido como embotamento (blunting), ocorre antes do incio da sua propagao, tendo em vista a concentrao de tenses devido presena da prpria trinca, elevando assim o valor da tenso neste ponto a um patamar acima da tenso de escoamento do ao. Entre os princpios fundamentais de aplicao prtica na engenharia, a Mecnica da Fratura Monoparamtrica lana mo de um nico parmetro para descrever o estado de tenses e deformaes na ponta de uma trinca, a fim de avaliar sua influncia sobre a integridade de um determinado elemento estrutural (CHIODO, 2009). Ainda, entre os vrios possveis, um dos parmetros mais utilizados nas anlises com materiais elasto-plsticos, como os aos estruturais, o CTOD, sigla inglesa para Abertura da Ponta da Trinca (Crack Tip Opening Displacement) (Figura 3), para avaliar o comportamento fratura de um componente estrutural para situaes em servio.

Figura 3. Abertura da Ponta da Trinca (CTOD) (JANSSEN et al., 2004). O Ensaio de Tenacidade Fratura com CTOD deve ser realizado de acordo com as recomendaes previstas na Norma ASTM E1820 (2001), mais utilizada no meio tcnico. Inicialmente realizao do ensaio, faz-se necessrio usinar o corpo-de-prova fazendo um entalhe em V para que, em seguida, seja aberta uma trinca por fadiga no material testado. Este um dos mais importantes pontos do ensaio presente nesta etapa do processo. Para a usinagem do entalhe para a abertura da trinca (fatigue precrack), a Norma ASTM E1820 (2001) determina quais so os tipos de entalhe permitidos, bem como os limites e parmetros geomtricos aceitveis. Assim, resumidamente, o Ensaio de Tenacidade Fratura com abordagem atravs do parmetro CTOD simula a propagao de uma trinca j existente, causada por fadiga, em um determinado tipo de ao estrutural. importante saber que este ensaio normalmente realizado sob baixas, pois nestas condies os aos estruturais tornam-se mais frgeis; ou, mais raro, tambm pode-se ensaiar os materiais em uma faixa de temperaturas, dependendo de suas aplicaes ou do que for acordado junto ao cliente. Em geral, a avaliao das caractersticas dos aos estruturais pelo CTOD para aplicao na engenharia requer a medida de um parmetro de tenacidade fratura (c). Este parmetro, que uma propriedade intrnseca do material, depende da temperatura do ensaio, da taxa de carregamento, da espessura do material e de outros fatores geomtricos, tais como: severidade do entalhe e comprimento de trinca. O que se mede o deslocamento ou propagao da trinca gerada, dado o incremento da carga aplicada no corpode-prova. Os registros de carga versus deslocamento obtidos atravs do ensaio podem assumir uma de seis formas diferentes, mostradas esquematicamente na Figura 4, onde os ndices subscritos c, u e m significam crtico, ltimo e mximo, respectivamente: 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 4. Seis tipos de curvas Carga versus Deslocamento obtidas atravs do Ensaio de Tenacidade Fratura com CTOD (JANSSEN et al., 2004). 2.3. Ensaio de Fadiga Os aos estruturais, assim como outros materiais, apresentam mudanas no arranjo de suas estruturas microscpicas ao serem submetidos a cargas ou variaes cclicas de tenses. Devido a estas mudanas, os materiais podem apresentar ruptura sob tenses inferiores s tenses determinadas atravs de ensaios estticos de trao. A ruptura que ocorre nessas condies dinmicas de aplicao de esforos conhecida como ruptura por fadiga do material (GARCIA et al., 2008). Devido ao carter sbito das falhas por fadiga, os ensaios de fadiga so fundamentais para avaliar o comportamento das estruturas durante suas vidas teis de projeto em condies de servio, especialmente nas plataformas fixas offshore, dadas as condies ambientais as quais so submetidas. A forma mais usual de apresentao dos resultados obtidos com ensaios de fadiga atravs das Curvas de Whler, tambm conhecidas como curvas S-N. Desta forma, os dados computados so impressos na forma de concentrao de tenses S em funo do logaritmo do nmero N de ciclos at a falha, para cada corpo-de-prova. As normas tcnicas utilizadas nos projetos de engenharia utilizam curvas S-N de projeto (Figura 5), permitindo a avaliao da vida fadiga da estrutura ou membro estrutural em anlise. Contudo, dependendo da disponibilidade de parmetros de projeto consistentes, pode-se fazer necessrio ensaiar uma determinada corrida ou lote do material que ser aplicado na plataforma, com o objetivo de garantir o seu desempenho frente s solicitaes previstas ao longo da vida til de operao. As curvas de projeto podem, inclusive, considerar os efeitos benficos da proteo catdica, quando houver.

Figura 5. Exemplo de curva S-N de projeto para juntas tubulares (API RP 2A-WSD, 2000). As curvas S-N representam curvas de melhor ajuste, que so traadas a partir de pontos de dados obtidos com valores medidos. Atravs destas curvas pode-se obter o parmetro Nf, que representa a vida fadiga do material, representao quantitativa do nmero de ciclos que causar a sua ruptura para um determinado nvel de tenso. Vrias tcnicas estatsticas foram desenvolvidas para especificar a vida em fadiga e o limite de resistncia fadiga em termos de probabilidade. Contudo, as curvas S-N representam uma das mais utilizadas ferramentas para avaliao estrutural dos elementos frente s solicitaes cclicas. A Norma ASTM E468 (2004) define as formas recomendadas de apresentao dos resultados dos ensaios de fadiga para materiais metlicos, utilizando mtodos estatsticos, para a construo das curvas S-N com a apresentao de todos os pontos obtidos nos ensaios. 2.4. Ensaio de Trao na Direo da Espessura Outro ensaio de grande importncia para a qualificao dos aos utilizados na engenharia de estruturas offshore, e que se faz necessrio para os materiais constituintes de elementos estruturais importantes como os cans (elementos nodais) de uma jaqueta, por exemplo, o ensaio de trao na direo da espessura (Through-Thickness Tension Test TTT). Este ensaio tem por objetivo avaliar o comportamento e a resistncia dos aos estruturais frente a tenses normais ao plano das chapas, que podem causar trincas lamelares (decoeso lamelar). 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 O fenmeno da decoeso lamelar, tpico de chapas laminadas grossas e que ocorre especialmente em juntas soldadas com grande nmero de passes, pode ser visto como a formao de trincas que podem causar a separao do material em planos ou lamelas, paralelos superfcie da chapa. Desta forma, a decoeso lamelar explicada pela pouca capacidade de deformao do material frente s tenses de trao que atuam na direo da espessura da chapa de ao. A Norma ASTM A770 (2003) define os procedimentos para a confeco dos corpos-de-prova que sero submetidos ao Ensaio de Trao na Direo da Espessura (TTT). Uma das etapas de maior cautela na usinagem dos corpos-de-prova a soldagem dos prolongamentos superfcie da chapa ensaiada. Isso porque o mtodo de soldagem dever ser monitorado e realizado de forma a resultar na menor Zona Termicamente Afetada (ZTA) possvel, com relao chapa. As ZTAs em juntas soldadas so pontos de favorecimento ao surgimento de trincas devidas ao fenmeno da decoeso lamelar. O ensaio realizado de maneira anloga ao ensaio de trao esttica convencional, talvez o mais utilizado na indstria, que consiste na aplicao incremental monotnica de uma carga de trao axial at a ruptura material. Com os resultados obtidos, pode-se verificar que os aos estruturais possuem capacidade de deformao e resistncia menores quando solicitados por tenses de trao na direo da espessura da chapa, se comparados os resultados desse ensaio com aqueles obtidos para as duas direes ortogonais no plano da chapa, como, por exemplo, a direo final da laminao (Figura 6). importante saber, tambm, que parmetros como a espessura da chapa e o tipo de corpo-de-prova utilizado podem influenciar a variabilidade dos resultados do ensaio (vide GLODOWSKI, 1983).

Figura 6. Diagrama tenso-deformao tpico para ensaios de trao simples e ensaios na direo da espessura (direo Z) (DEMEC/UFMG, 2011).

3. Prescries Normativas
As normas tcnicas internacionais mais utilizadas em projetos de plataformas fixas offshore prescrevem recomendaes quanto qualidade dos aos estruturais empregados neste tipo de empreendimento. Desta forma, imprescindvel que os engenheiros de projeto tenham conhecimento, no somente dos ensaios, mas dos requisitos mnimos de aceitao para a aquisio destes materiais. O bom entendimento dos parmetros presentes nos certificados emitidos pelas usinas siderrgicas leva melhor deciso sobre a compra ou requalificao de um determinado tipo de ao. Dentre as principais normas aplicveis ao projeto de plataformas do tipo jaqueta de ao, as mais utilizadas so: API RP 2A-WSD (2000) e DNV-OS-C101 (2011). No Brasil, at meados do ano 2010, a Petrobras tratava a Norma N1678 (2009) como mandatria para o projeto de suas plataformas. Apesar de ter sido cancelada, seus preceitos ainda so seguidos e exigidos pela Operadora atravs de Especificaes Tcnicas incorporadas documentao dos seus projetos e, pela sua importncia no cenrio nacional, esta norma relevante e deve ser estudada.

4. Aos da Indstria Nacional


Apresentam-se aqui os principais tipos de aos estruturais disponveis no mercado nacional. feita a distino entre os diferentes tipos de elementos estruturais (perfis laminados, tubos estruturais e chapas grossas) devido ao fato de possurem limitaes de aplicao em projetos de jaquetas de ao, bem como diferentes fornecedores capazes de atender aos requisitos tcnicos normativos de fabricao. 4.1. Perfis Laminados Em plataformas fixas do tipo jaqueta de ao os perfis laminados so, normalmente, utilizados nas estruturas dos pisos dos conveses (deck beams) e do heliponto, ou em pequenas estruturas de apoio operacional da jaqueta, como plataformas provisrias para auxlio instalao no mar. 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 As principais especificaes disponveis no mercado nacional para este tipo de produto so os aos ASTM A36 (ASTM A36, 2008), ASTM A572 Grau 50 (ASTM A572, 2001) e ASTM A131 Grau AH36 (ASTM A131, 2004), cujo principal fornecedor no Brasil a Gerdau Aominas. Observa-se que encomendas com a especificao ASTM A131 Grau AH36 esto sujeitas consulta prvia e somente so fornecidas em lotes mnimos acordados com a fbrica, j que se trata de um fornecimento no corrente no cenrio nacional. Esta informao importante do ponto de vista do planejamento fsico do empreendimento e deve ser considerada no estudo de custos do projeto. 4.1.1. ASTM A36 Trata-se de um ao-carbono estrutural de mdia resistncia mecnica (y = 250 MPa), cujas especificaes tcnicas esto definidas na Norma ASTM A36 (2008). Esta especificao de ao estrutural no possui requisitos suplementares de tenacidade ao impacto, a no ser quando previamente acordado junto usina siderrgica, e possui aplicao limitada no projeto estrutural de uma plataforma fixa offshore. O uso deste material indicado em elementos de baixa importncia estrutural, como vigas secundrias de conveses, ou estruturas tercirias como escadas, passarelas, plataformas de acesso e bases de equipamentos. A API RP 2A-WSD (2000) permite o seu uso em perfis estruturais definidos como pertencentes Classe C (baixa importncia estrutural) e no exige o atendimento a quaisquer requisitos suplementares prescritos. J a Norma DNV-OS-C101 (2011) no permite a aplicao deste material, seja para estruturas especiais, primrias ou secundrias, de acordo com sua forma de enquadramento, sem que sejam realizados ensaios de tenacidade ao entalhe. Desta forma, segundo esta norma, o uso deste material ficaria limitado s estruturas tercirias, tambm conhecidas como estruturas de outfitting. A Norma Petrobras N-1678 (2009), por sua vez, bastante restritiva, possui requisitos de qualidade que limitam o uso deste material. Tendo em vista que a especificao A36 possui alto teor de carbono em sua composio qumica, dentre outros motivos, o seu enquadramento em classes de responsabilidade estrutural uma opo que no deve ser considerada no projeto de engenharia, pois dificilmente ser feita com sucesso, especialmente para baixas temperaturas de projeto. 4.1.2. ASTM A572 Grau 50 Ao de baixa liga com alta resistncia mecnica (y = 345 MPa) e resistncia corroso, bastante utilizado na indstria, cujas especificaes tcnicas esto definidas na Norma ASTM A572 (2001). Assim como a especificao A36, este tipo de ao no possui requisitos suplementares de tenacidade ao entalhe ou mesmo de tenacidade fratura. Desta forma, o seu enquadramento frente s normas tcnicas citadas neste trabalho deve ser feito em acordo prvio com a usina siderrgica. A Norma API RP 2A-WSD (2000) permite o uso deste material em perfis pertencentes Classe C de importncia estrutural (baixo-mdia). Contudo, para espessuras acima de 12,5 milmetros, deve atender aos requisitos suplementares descritos nas Normas ASTM A6 (2011) e ASTM A572 (2001), referente s caractersticas de tenacidade ao entalhe. Ainda, o uso de Vandio em sua composio qumica est limitado em 0,10%p. No caso da Norma DNV-OS-C101 (2011), tendo em vista seu enquadramento na categoria de aos de alta resistncia, faz-se necessrio comprovar o atendimento aos requisitos de tenacidade desta norma, considerando a temperatura de ensaio definida nesta mesma norma ou em projeto, o que for mais conservador. A utilizao deste tipo de ao com base nos preceitos da Norma Petrobras N-1678 (2009) est sujeita ao enquadramento do material atravs da realizao dos ensaios recomendados para o grau de aplicao desejado. da experincia do Autor que a requalificao deste material na categoria de ao IIC 345, para uso em vigas estruturais do convs e do heliponto de plataformas fixas, pode ser feito com boa taxa de sucesso, dependendo da qualidade da composio qumica da corrida que originou os perfis estruturais adquiridos. 4.1.3. ASTM A131 Grau AH36 Conhecido como ao de categoria aplicvel a obras da indstria naval. Trata-se de ao de alta resistncia mecnica (y = 355 MPa) para a construo de navios e o mais nobre dentre aqueles disponveis no mercado nacional para a laminao de perfis estruturais. De acordo com a Norma ASTM A131 (2004), as especificaes deste material indicam tenacidade ao entalhe para temperatura de 0 C, com energia de 24 J na direo transversal da laminao (mais conservadora), para espessuras at 50 milmetros. Por este motivo, a Norma API RP 2A-WSD permite seu enquadramento na Classe B de importncia estrutural (mdia), sem necessidade de atendimento a outros requisitos suplementares. Na Norma DNV-OS-C101 (2011) esse ao pode ser classificado como NV-AW36, considerando suas caractersticas conforme descrito na Norma ASTM A131 (2004), caso a composio qumica apresentada no certificado esteja de acordo com os limites previstos pela norma da classificadora. No que diz respeito Norma N-1678 (2009) da Petrobras, este ao possui boas caractersticas de tenacidade e pode ser enquadrado como grau IIB ou IIC, dependendo da temperatura especificada em projeto. A Tabela 1, a seguir, 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 mostra o enquadramento deste material frente aos requisitos de cada uma das normas tcnicas de projeto tratadas neste trabalho. Atravs dela, pode-se verificar quais so os pontos nos quais o material no atende s exigncias prescritas, buscando atravs de ensaios de laboratrio o seu enquadramento dentro dos padres exigidos. Tabela 1. Enquadramento do ao ASTM A131 Grau AH36 dentro das normas de projeto. MATERIAIS REQUISITOS E NORMAS C Mn Si COMPOSIO QUMICA (%) P S Al Nb V Ti Cu Cr Ni Mo N PROP. MECNICAS ASTM A131 AH 36
Mx. Faixa Faixa Mx. Mx. Mx. Faixa Faixa Mx. Mx. Mx. Mx. Mx. Mx.

N-1678 IIB 0,15 1,0 - 1,65 0,25 - 0,55 0,030 0,010 0,06 0,040 0,015 0,015 0,30 0,25 0,45 0,08 0,010 460 a 620 345 18 20 Sim > 12,7 (2) 50 Sim 3 sets 0,43 (4) IIC 0,18 1,5 mx. 0,10 - 0,50 0,040 0,040 0,040 0,015 460 a 620 345 18 20 Sim > 12,7 (2) 50 Sim 3 sets 0,43 (4)

DNV-OS-C101 NV-AW36 0,12 0,90 a 1,60 0,10 a 0,50 0,020 0,008 0,06 0,04 0,06 0,05 0,35 0,20 0,40 0,08 0,010 490 a 630 355 21 22 Sim > 12,5 0 24 (1) Sim (5) 1 set 0,38

API RP 2A-WSD IIB 0,18 0,90 a 1,60 0,10 - 0,50 0,035 0,035 0,015 0,02 - 0,05 0,05 - 0,10 0,02 0,35 0,20 0,40 0,08 490 a 620 350 19 22 sim 6,3 0 34 (1)
No requerido

0,18 0,90 a 1,60 0,10 - 0,50 0,035 0,035 0,015 0,02 - 0,05 0,05 - 0,10 0,02 0,35 0,20 0,40 0,08 490 a 620 355 19 22 Sim 6,3 0 24 (1)
No requerido

Lim Res (MPa) y Mn. (MPa) Along. 200 mm Along. 50 mm

ENSAIO CVN

Requerido Espes. (mm) Temp (C)


Energia (J) 50
mm

ENSAIO TTT

Requerido N CORPOS-DEPROVA C.E. Mx. (1) (2) (3)

0,38 (3)

0,45

. Orientao transversal ao sentido final da laminao. . Temperatura do ensaio deve ser de acordo com a Tabela 5 da N-1678 (2009). . Para espessuras menores ou iguais a 50 milmetros.

4.2. Tubos Estruturais Os tubos estruturais para plataformas offshore podem ser fabricados a partir de chapas calandradas, formando tubos com costura (Longitudinal Seam Welded Structural Pipes), ou atravs do processo de extruso controlada do ao, formando os chamados tubos sem costura (Seamless Structural Pipes) ou tubos estruturais normalizados. No Brasil, o maior fabricante de tubos estruturais sem costura a Vallourec & Mannesmann do Brasil, com capacidade de produo de tubos com dimetro nominal at 355 milmetros. 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 4.2.1. API 5L Grau X52 Dentre os tipos de tubos estruturais aplicveis aos projetos de plataformas fixas offshore, a designao API 5L Grau X52, regida pela Norma API SPEC 5L (2008), , talvez, o material disponvel no mercado nacional que melhor se adque a empreendimentos desta natureza. Trata-se de um ao de alta resistncia mecnica (y = 360 MPa) que pode ser utilizado em tubos pertencentes Classe C da Norma API RP 2A-WSD (2000) ou, quando adquiridos com exigncia de atendimento aos requisitos suplementares PSL2 (vide Norma API SPEC 5L, 2008), pode ser utilizado em elementos enquadrados na Classe B de importncia estrutural desta mesma norma. importante observar que o atendimento aos requisitos suplementares PSL2 aumenta o custo de aquisio destes materiais e que, quando no for devidamente especificado, os tubos sero fornecidos com caractersticas determinadas no suplemento PSL1, sem garantia de tenacidade ao entalhe a baixas temperaturas. A Norma DNV-OS-C101 (2011) prev o enquadramento deste material na categoria NV-AW36, visto o atendimento aos requisitos de tenacidade ao entalhe temperatura de 0 C, desde que observado o atendimento ao previsto no suplemento PSL2. Portanto, os tubos API 5L Gr.X52 PSL1 no atendem s exigncias desta norma, devendo ser requalificados atravs dos devidos ensaios mecnicos requeridos, conforme descrito na Norma DNV-OS-B101 (2009) Da mesma forma, a Norma N-1678 (2009) da Petrobras admite o enquadramento deste material no grau IIC de importncia estrutural, tambm, desde que atenda aos requisitos suplementares PSL2. Caso sejam adquiridos tubos com caractersticas PSL1, devero ser feitos ensaios especficos para a requalificao destes materiais de acordo com a norma tcnica que rege o projeto em questo. J tendo estado nesta situao, o Autor pode participar de uma srie de ensaios de requalificao, conforme mostrado na Figura 7, a seguir, extrada de um dos relatrios de acompanhamento de ensaios realizados em laboratrio independente.

Figura 7. Parte do relatrio de requalificao de materiais API 5L Gr.X52, de requisitos suplementares PSL1 para PSL2, referentes aos ensaios acompanhados pelo Autor (2011). 4.3. Chapas Grossas A Usiminas a nica fabricante de chapas grossas no Brasil. Desta forma, devido ao crescimento da indstria naval nacional e para reduzir a importao de aos para atender as necessidades dos empreendimentos feitos no pas, seus produtos devem estar de acordo com os requisitos de qualidade previstos nas normas tcnicas aplicveis ao projeto de plataformas fixas offshore. Dentre os tipos de aos aplicveis em projetos desta natureza, a empresa se prope a fornecer produtos com ductilidade na direo da espessura (trao em Z) e a realizar ensaios especiais, como o Ensaio de Tenacidade Fratura com CTOD. O catlogo de produtos siderrgicos da empresa, disponvel em seu stio eletrnico, mostra os tipos de aos que produz considerando a classificao da DNV (Det Norske Veritas), para emprego em plataformas offshore. Para atendimento aos requisitos de qualidade exigidos pela Petrobras, a Figura 8 mostra um certificado emitido pela Usiminas considerando a produo de aos especiais qualificados para atendimento aos preceitos da Norma N-1678 (2009), em um projeto no qual o Autor participou. Ainda, podem ser adquiridas chapas com especificaes ASTM A131 GR.DH36 e ASTM A131 GR.EH36, denominados aos navais de alta tenacidade, regidos pela Norma ASTM A131 8

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 (2004), os quais possuem caractersticas mais sofisticadas para aplicao em plataformas offshore, principalmente quando utilizados em elementos estruturais especiais, primrios e secundrios, conforme definio da norma aplicada ao projeto. importante observar, tambm, que estes materiais so de produo encomendada e possuem requisitos de quantidades mnimas por lote adquirido. Desta forma, o projeto de uma jaqueta de ao deve ser feito, no somente com base na tcnica de engenharia e dimensionamento, mas tambm com o pensamento no agrupamento e melhor aproveitamento dos materiais.

Figura 8. Exemplo de certificado de chapas adquiridas de acordo com os requisitos IIB-345 da Norma N-1678 (2009) para projeto com participao do Autor.

5. Concluses
O Brasil um dos maiores pases produtores de petrleo e as projees de investimentos do setor para os prximos 15 anos ultrapassam a barreira dos 300 bilhes de dlares, com base nas informaes disponveis no stio eletrnico da Petrobras (PETROBRAS, 2011). Por esse motivo, muito importante que o pas tenha disponibilidade de insumos de qualidade para atender s demandas de construo de plataformas de E&P ou apoio operacional, especialmente na ainda pouco explorada e promissora zona do pr-sal. Ainda, devido aos requisitos de Contedo Nacional, objetivando incentivar a indstria do nosso pas, imprescindvel que as usinas siderrgicas e demais fornecedores estejam aptos a fornecer aos compatveis com as requisitos necessrios para a construo de plataformas capazes de operar com segurana ao longo de suas vidas teis de projeto. A compreenso dos principais requisitos tcnicos exigidos pelas normas apresentadas para os aos aplicados na construo de uma plataforma fixa offshore fundamental para os Engenheiros de Estruturas, bem como para todos os que venham a trabalhar em projetos desta natureza, nos quais a segurana e o controle de qualidade devem ser vistos como conceitos da mais relevante importncia para empreendimentos como estes, que chegam a custar milhes de dlares, gerando receitas da ordem de bilhes de dlares por ano para as operadoras e para o pas. Os conceitos aqui ilustrados formam a base terica da boa prtica de engenharia e devem ser consolidados ou complementados com o estudo da literatura tcnica consagrada no meio. A compreenso dos fundamentos para seleo e controle de qualidade dos aos empregados em plataformas do tipo jaqueta de ao so importantes, tambm, para a correta e aquisio dos materiais e negociao com fornecedores, sem que sejam criados custos desnecessrios para o 9

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 empreendimento, ou mesmo, podem ser extrapolados para outros tipos de estruturas ocenicas, respeitando as normas vigentes aplicveis. No obstante ao exposto, os Engenheiros de Estruturas devem perceber que estes requisitos se encontram descritos nas normas de projeto e, por isso, no podem ser negligenciados durante a fase de engenharia. Devem ser trabalhados em conjunto com os Engenheiros de Materiais, para que sejam aliadas tcnica, tecnologia e qualidade na construo de plataformas seguras e totalmente aptas operacionalmente.

6. Agradecimentos
Promon Engenharia e Universidade Federal do Rio de Janeiro por todo o apoio e incentivo para o desenvolvimento deste trabalho.

7. Referncias
API RP 2A-WSD, Recommended Practice for Planning, Designing and Constructing Fixed Offshore Platforms Working Stress Design. 21 Edio, Washington, E.U.A., 2000. API SPEC 2H, Specification for Carbon Manganese Steel Plate for Offshore Structures. 9 Edio, Washington, E.U.A., 2007. API SPEC 2W, Specification for Steel Plates for Offshore Structures Produced by Thermo-Mechanical Control Processing (TMCP). 5 Edio, Washington, E.U.A., 2007. API SPEC 5L, Specification for Line Pipe. 44 Edio, Washington, E.U.A., 2008. ASTM A6, Standard Specification for General Requirements for Rolled Structural Steel Bars, Plates, Shapes and Sheet Pilling. Pennsylvania, E.U.A., 2011. ASTM A131, Standard Specification for Structural Steel for Ships. Pennsylvania, E.U.A., 2004. ASTM A36, Standard Specification for Carbon Structural Steel. Pennsylvania, E.U.A., 2008. ASTM A572, Standard Specification for High-Strength Low-Alloy Columbium-Vanadium Structural Steel. Pennsylvania, E.U.A., 2001. ASTM A770, Standard Specification for Through-Thickness Tension Testing of Steel Plates for Special Applications. Pennsylvania, E.U.A., 2003. ASTM E1820, Standard Test Method for Measurement of Fracture Toughness. Pennsylvania, E.U.A., 2001. ASTM E23, Standard Test Methods for Notched Bar Impact Testing of Metallic Materials. Reviso A, Pennsylvania, E.U.A., 2002. ASTM E468, Standard Practice for Presentation of Constant Amplitude Fatigue Test Results for Metallic Materials. Pennsylvania, E.U.A., 2004. CALLISTER JR., W. D., Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 5 Edio, Rio de Janeiro, Editora LTC, 2002. CHIODO, M. S. G., 2009, Procedimento de Avaliao da Integral J e CTOD para Dutos com Trincas Circunferenciais Submetidos Flexo e Aplicaes Instalao de Risers pelo Mtodo Carretel. Dissertao de M.Sc., Escola Politcnica da USP, So Paulo, Brasil. DEMEC/UFMG Departamento de Engenharia Mecnica da Universidade Federal de Minas Gerais, Fundamentos da Soldagem. Disponvel em: <ftp://www.demec.ufmg.br/ema097solda/>, Acesso em: 10 set. 2011, 14:00:00. DNV-OS-B101, Metallic Materials. Abril, 2009. DNV-OS-C101, Design of Offshore Steel Structures, General (LRFD Method). Abril, 2011. GARCIA, A., SPIM, J., A., SANTOS, C., A., Ensaios dos Materiais. 1 Edio, Rio de Janeiro, Editora LTC, 2008. GLODOWSKI, R. J., Through-Thickness Tension Testing of Steel. Baltimore, E.U.A, ASTM, 1983. JANSSEN, M., ZUIDEMA, J., WANHILL, R., Fracture Mechanics. 2 Edio, Londres, Inglaterra, Spon Press, 2004. MATHERS, G., CTOD Testing. Disponvel em: <http://www.twi.co.uk/content/jk76.html>, Acesso em: 19 jun. 2011, 22:50:00. ALMAR-NSS, A., Fatigue Handbook. Tapir, 1985. PETROBRAS, N-1678 - Estruturas Ocenicas Ao. Reviso G, 2009. PETROBRAS, Notcias: Conhea nossos investimentos para os prximos anos. Disponvel em: <http://www.petrobras.com.br/pt/noticias/conheca-nossos-investimentos-para-os-proximos-anos/>, Acesso em: 16 out. 2011, 21:00:00.

10

Anda mungkin juga menyukai