Anda di halaman 1dari 9

IBP1031_12 PROJETO CIDADO CAPAZ - INCLUSO SOCIAL EM POSTOS DE SERVIO Sergio P. M. Calvet, Carla H. Campos, Daniel de O. Souza, Paulo L.

5 Costa4 , Paulo Sergio V. Pinheiro.

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Com o Projeto Cidado Capaz, a rede de postos da Petrobras est integrando e valorizando o portador de deficincia no mercado de trabalho. Os postos recebem adequaes de acessibilidade, recrutamento, seleo e treinamento adequados para que pessoas com deficincias possam trabalhar neles. Para a Petrobras Distribuidora no novidade que num ambiente adequado, funcionrios bem preparados e estimulados so capazes de realizar suas tarefas de maneira eficiente, independente da sua condio fsica. O Projeto Cidado Capaz mostra que toda pessoa com deficincia pode e deve exercer sua cidadania, e a Companhia tem orgulho de contribuir com este importante papel social, que um direito de todos.

Fig. 1 - Trabalhadores usurios de cadeiras de rodas, num posto Cidado Capaz

______________________________ 1 Arquiteto Petrobras Distribuidora S/A 2 Arquiteta Petrobras Distribuidora S/A 3 Desenhista Projetista Petrobras Distribuidora S/A 4 Engenheiro Civil - Petrobras Distribuidora S/A 5 Arquiteto Petrobras Distribuidora S/A

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

AS PESSOAS COM DEFICINCIA NO BRASIL


Segundo o Censo do IBGE 2010, 23,9% da populao total, ou seja, 45,4 milhes de brasileiros apresentam algum tipo de incapacidade. So pessoas com ao menos uma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou com alguma deficincia fsica ou mental. No total de casos declarados de pessoas com deficincia foi detectado que: 6,7% possuem algum tipo de deficincia severa 3,5% possuem deficincia visual 2,3% possuem deficincia motora 1,1% possuem deficincia auditiva 1,4% possuem deficincia mental As pessoas com deficincia representam uma parcela importante da populao do pas, que buscam bens e servios necessrios para o seu dia-a-dia e oportunidades de trabalho e lazer. Se considerarmos que cada pessoa com deficincia possui um acompanhante ou algum mais prximo, teremos um universo de aproximadamente 40% da populao total ou aproximadamente 76 milhes de brasileiros envolvidos diretamente com a causa das pessoas com deficincia. Essas pessoas so sensveis e valorizam iniciativas que possam promover a causa da deficincia na sociedade.

Tabela 1 Dados demogrficos das pessoas com deficincia no Brasil Fonte: IBGE Censo Demogrfico de 2010.

DESAFIO
E porque no preparar os postos para tambm receber a pessoa com deficincia para trabalhar neles?

Essa foi a questo que se apresentou ao corpo tcnico da BR, que trabalhava na adequao dos projetos padronizados dos postos, para torn-los acessveis s pessoas com deficincias. Naquela ocasio, no ano de 2002, as discusses estavam limitadas ao ponto de vista do cliente, com previso de vagas especiais, rampas de acesso e sanitrios pblicos. A partir dessa questo foram efetuadas as primeiras investigaes para verificar se era possvel uma pessoa com deficincia trabalhar com segurana num posto de abastecimento, haja vista que se trata de um estabelecimento onde se vende produtos inflamveis e que requer atendimento de condies especficas de segurana para o trabalho.

As consultas aos especialistas nessa rea sinalizavam que o Projeto era vivel, sendo necessrio se realizar adequaes no local de trabalho e considerar as particularidades de cada atividade exercida no posto, de forma identificar e classificar as aptides conforme de cada tipo de deficincia.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Outra dificuldade para equipe de trabalho era a falta de experincia em trabalhar para esse segmento da sociedade e o estranhamento que a proposio causava ao pblico envolvido dentro da prpria BR, o que, de certa forma, demonstrava a falta de uma ao mais efetiva junto causa pessoa com deficincia na rotina de trabalho da BR. A constatao dessa lacuna no atendimento a esse pblico especfico acabou por incentivar ainda mais a equipe envolvida no projeto, que enxergava tambm uma tima oportunidade para o posicionamento de marca da Cia. Era hora de ento por mos obra. J havia um posto escolhido para inaugurar o projeto e o tempo urgia.

ESTRATGIA
Criao de um nome e uma marca para o Projeto Foi solicitada rea de comunicao da BR a criao de um nome que sintetizasse a questo da cidadania, acessibilidade e incluso que o Projeto detinha em seu mago. O nome escolhido Cidado Capaz, no podia ter sido mais feliz nessa misso.

Fig. 2 Marca do Cidado Capaz Adequao fsica dos postos Visando o cumprimento das normas de acessibilidade e criao de um ambiente universal que atenda no s s necessidades das pessoas com deficincia, mas tambm s dos demais profissionais e usurios do posto. O projeto arquitetnico foi executado com base da norma NBR9050/1994 - Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficincia a Edificaes, Espao, Mobilirio e Equipamentos Urbanos. Tambm foram consultadas outras normas de acessibilidade da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas e normas dos EUA. As principais orientaes para adequao dos postos so: Marcao de segurana na pista de abastecimento, inclusive no entorno das ilhas de bombas, com indicao da circulao de pessoas com deficincia no local.

Fig. 3 - Marcao de segurana na pista

Fig. 4 - Banheiros adaptados

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Adequao dos banheiros pblicos, vestirios de funcionrios e escritrios para propiciar acessibilidade aos usurios, com uso de portas mais largas, aplicao de barras de apoio, colocao de interruptores e torneiras em alturas adequadas.

Execuo de rampas e guarda corpos em todos os acessos do posto. Aplicao de redutores de velocidade para os veculos nos acessos do posto.

Fig. 5 Rampas de acesso com guarda corpo

Utilizao de equipamentos (bombas de abastecimento, calibradores de pneus e esguicho para limpeza de prabrisas) em modelos universais, com alturas de comandos e painis adequados. No caso das bombas de combustvel, tambm foi aplicado um bico de abastecimento especfico, para evitar o derramamento involuntrio de produto e facilitar a operao de abastecimento pelo profissional com deficincia.

Utilizao de cadeiras de rodas especiais e ou outros acessrios com aplicao de sinalizao de segurana.

Fig. 6 Cadeira de rodas com o conceito de acessrio ferramenta

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Recrutamento e Seleo
Foram contatadas Organizaes No Governamentais e Instituies que tivessem vivncia nessa importante etapa do Projeto. Deve-se evitar todo e qualquer tipo de paternalismo, promovendo uma seleo de profissionais adequados aos perfis de cada atividade. Outro aspecto importante a considerar so as condies fsico/emocionais dos pretendentes, devendo-se exigir exames pr-admissionais a fim de se evitar problemas futuros, licenas mdicas, etc.

Capacitao de pessoas com deficincia


Foi contratada uma consultoria especializada que mapeou as diversas atividades exercidas num posto de gasolina e identificou quais tipos de deficincias poderiam ser indicadas para trabalhar em cada atividade. Com base nesse mapeamento, tambm foram avaliados a forma de trabalho mais adequada, como se movimentar corretamente para evitar leses de esforo repetitivo e o tempo mximo que cada profissional pode trabalhar por dia.

Tabela 2 Resumo do mapeamento de atividades X tipo de deficincias, para o posto de servios.

Esse material possibilitou criar um programa de capacitao para a pessoa com deficincia assegurando o exerccio das funes com segurana sem perder de vista o bom atendimento aos clientes do posto.

Mudana Cultural
Visando plena integrao dos profissionais do posto com as pessoas com deficincia que estaro sendo contratadas. Antes do incio das atividades, foram realizadas dinmicas de sensibilizao para que todos estivessem preparados para trabalhar em conjunto. As pessoas com deficincia recebiam orientaes de como deveriam proceder para receber auxlio para algumas atividades e os demais aprendiam a entender as limitaes e aceitar a nova fora de trabalho no posto. 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Divulgao do projeto
Objetivando a educao e conscientizao da sociedade sobre a causa da deficincia, foram criados folhetos explicativos, distribudos nos postos nos primeiros meses de funcionamento. Os postos inaugurados tambm tiveram divulgao da inaugurao em jornais e revistas locais, por intermdio de anncios publicitrios e distribuio de releases para a imprensa, o que gerou pautas jornalsticas e muita mdia espontnea. No mbito interno, houve divulgao do projeto em diversas houses organs do Sistema Petrobras e a criao de pginas do Projeto nos sites da intranet BR e no portal da BR na internet, aberta ao pblico em geral.

RESULTADOS
16 postos com o Projeto implantado Alm desses postos j em operao, existem outros 10 postos candidatos a receber o Projeto, que se encontram em fase de avaliao ou de adequao.

35 Pessoas Beneficiadas So pessoas diretamente beneficiadas ao passar a exercer uma nova profisso, s vezes pela primeira vez, ter carteira assinada e passar a integrar de maneira plena o mercado de trabalho e o convvio social.

NOME DO POSTO AUTO POSTO MIRAMAR AUTO POSTO ROTATRIA AUTO POSTO RRC AUTO POSTO SANTUR AUTO POSTO VERDO POSTO AVENIDA FLEX POSTO CIDADE CANO POSTO 109 SUL POSTO CIDADO CAPAZ POSTO CIDADO CAPAZ POSTO DI TRENTO POSTO MARLIA PLATAMO AUTO POSTO POSTO MAGNUM POSTO ECOVALLE POSTO BRAMBILA TOTAL : 16 POSTOS

Beneficia DATA DE LOCAL INAUGURAO Dos VITRIA - ES SET. 2004 1 FRANCA - SP SET. 2007 1 VALINHOS - SP OUT. 2002 2 SANTOS - SP OUT. 2006 3 BELM - PA AGO. 2005 1 BAURU - SP AGO.2007 2 MARING - PR SET. 2007 3 BRASLIA - DF SET. 2002 5 PELOTAS - RS JUL. 2006 4 PORTO ALEGRE - RS MAI. 2008 5 CAXIAS DO SUL - RS OUT. 2008 3 MARILIA - SP SET.2009 1 SOROCABA - SP JAN. 2010 1 JOINVILLE - SC AGO.2010 1 SO PAULO - SP JAN. 2011 1 APUCARANA - PR ABR. 2012 1 TOTAL BENEFICIADOS 35

Tabela 3 Relao de postos contemplados com o projeto e beneficiados.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

O Projeto Cidado Capaz um dos projetos do Desenvolvimento & Cidadania Petrobras.


Desde 2003 o Cidado Capaz um dos projetos selecionados para a carteira de programas de responsabilidade social da Petrobras.

Fortalecimento da imagem institucional e social da empresa.


O Projeto tem um forte e positivo impacto na imagem institucional da Cia. A BR j ganhou 2 importantes prmios com o Cidado Capaz : O II Prmio de Responsabilidade Social da Fundao Getlio Vargas em 2004 e o Prmio Empresa Responsvel da Associao de Dirigentes de Vendas, Seo Rio, em 2005. A repercusso e mdia espontnea que o Projeto retorna para a Cia. so extremamente auspiciosas. A cada inaugurao, todos os rgos de imprensa local fazem a cobertura do evento. No posto inaugurado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a TV RBS, repetidora da Globo, fez uma matria de 4 minutos em seu telejornal local sobre o Cidado Capaz, dando o principal destaque matria naquele dia.

Fig.7 - Matria publicada no Jornal O Dia e tambm no site do Jornal no dia 4 de abril de 2004.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Interao do posto com a sociedade.


Para alguns Revendedores que abraaram o Projeto, esta uma forma de devolver para a sociedade e para a comunidade tudo aquilo que eles conquistaram em suas vidas empresariais. Muitos tambm consideram o Projeto uma excelente oportunidade de criar um diferencial no seu negcio, tornando-o um ponto de referncia da cidade e obtendo reconhecimento e prestgio junto aos seus clientes.

Fidelizao dos consumidores simpatizantes da causa.


bastante comum ouvir dos clientes que eles sentiram certo estranhamento, de incio, ao chegar num posto e encontrar um deficiente fsico atendendo na pista, mas ao conhecer e entender melhor o Projeto viraram fs e passaram a s abastecer naquele posto. Revendedores estimam que pelo menos 20% dos clientes eventuais passam a ser fiis ao posto aps conhecer o projeto.

Estmulo para que outras empresas contratem pessoas com deficincia.


Ao conhecer o Projeto e atestar sua viabilidade, outros revendedores e, at mesmo, outras empresas ficam estimuladas a empreender um projeto semelhante. A prpria BR estimava inicialmente realizar 4 ou 5 postos com o Cidado Capaz. Entretanto, com grata surpresa, o Projeto tomou outra proporo, com nmeros muito maiores do que se poderia imaginar.

Reconhecimento e valorizao da ao pelas comunidades formadas por pessoas com deficincia.


Um dos diferenciais do Projeto que a BR passou a viabilizar postos de trabalho para as pessoas com deficincias dentro do seu prprio negcio, no sendo apenas um mero patrocinador de uma ao isolada, fora de seu ambiente empresarial. Esta condio talvez um dos pontos mais fortes do Projeto para o pblico envolvido, rearfimando o compromisso da BR e do Sistema Petrobras com a responsabilidade social e posicionando a marca da Cia. na vanguarda das aes sociais.

Humanizao e troca de experincias atravs da integrao de um quadro de profissionais formado por pessoas com deficincia e sem deficincia.
O Projeto oferece aos envolvidos a chance de conviver com a diversidade e passar a aceitar a diferena como um fator de enriquecimento pessoal. A partir dessa experincia, a fora de trabalho da BR tambm obteve ganhos profissionais e pessoais ao vislumbrar novas possibilidades de trabalho e ampliar seus horizontes ao constatar que possvel empreender novos projetos, obter novos conhecimentos e ser til, sem perder o direcionamento comercial da Cia.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

CONCLUSO
com enorme satisfao que a Petrobras Distribuidora apia e conduz o Projeto Cidado Capaz em sua rede de postos. Motivo de orgulho tambm para toda fora de trabalho envolvida no Projeto, pois acredita que esta uma forma inteligente, inovadora e ousada de incluir a pessoa com deficincia no mercado de trabalho e contribuir para agregar valor marca da empresa e para a construo de um posicionamento de organizao cidad e socialmente responsvel.

Fig. 8 Trabalhador usurio de cadeira de rodas num posto Cidado Capaz

BIBLIOGRAFIA
PANERO, Julius e Zelnick, Martins. Las dimensiones humanas em los espacios interiores. 8 ed. Barcelona: Gustavo Gili, S.A. 1998. GOLDSMITH, Selwyn. Designing for the disable. Cambridge: 1997. Recommended Practice for Lighting and the Visual Environment for Senior Living. Illuminating Engineering Society of North America (IESNA) New York, 1998. Disabled persons community resources. A National Standard of Canada, 1995.

AGRADECIMENTOS
Fernando Guise Brum Estagirio de Desenho Industrial da Petrobras Distribuidora S/A

REFERNCIAS
Censo Demogrfico Brasileiro de 2010 IBGE NBR 9050/1994 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficincia a edificaes, mobilirio e equipamentos urbanos ABNT Caderno de diretrizes do projeto Cidado Capaz/2003 Petrobras Distribuidora S/A Site: www.institutopercepcoes.org.br

Anda mungkin juga menyukai