Anda di halaman 1dari 8

MODELO REGIMENTO INTERNO

O CONDOMNIO EDIFCIO________________ reger-se-, para todos os efeitos de direito, pelo presente REGULAMENTO INTERNO, Conveno condominial e pela Legislao federal, estadual e municipal em vigor, especialmente quanto s disposies do Cdigo Civil (Lei 4.591/64, Lei 10.406/2002, Lei 10.931/04 e alteraes posteriores) obrigando a todos os seus condminos, moradores, visitantes, hospedes, prestadores de servios e empregados. Este regulamento, aprovado pelos condminos presentes na Assembleia Geral Extraordinria do Condomnio, realizada em ___/___/___, tem como finalidade disciplinar a conduta e o comportamento de todos quantos residem neste edifcio, complementando e na conformidade com o que determina a Lei em vigor, como tambm as determinaes da Conveno Condominial. PROIBIDO: 1 - Pisar ou brincar nas partes que compem o jardim, bem como nele intervir, adicionando ou removendo plantas ou mudando-lhe o arranjo a revelia do sndico. 2 - Depositar objetos ou outros materiais em qualquer das reas de uso comum, isto , na entrada, passagens, escadas, elevador, vestbulos, garagem, etc. sem a permisso do sndico. Os volumes depositados sero removidos pelo zelador e somente sero devolvidos aps o infrator pagar as despesas e danos porventura ocasionados. 3 - O uso de bola, skate, patins e bicicletas, com exceo de patins e bicicletas pequenas para crianas menores de 12 anos, nas vias de passeio do condomnio. 4 - Sujar, danificar, afixar cartazes ou avisos nas reas comuns, exceto os de ordem legal, com prvia anuncia do sndico. 5 - Estender, bater ou secar tapetes ou lenis e quaisquer roupas, bem como vasos de plantas e objetos de peso nas janelas ou outros stios fronteirios, nos quais tambm no permitido instalar varais de qualquer tipo, uma vez que sejam visveis no exterior. 6 - Modificar as disposies das paredes internas de divises de seu apartamento, sem a prvia anuncia do sndico, bem como modificar a forma ou aspecto externo do edifcio, sem a prvia autorizao da Assemblia Geral dos Condminos. 7 - Ter ou usar instalaes ou material, por qualquer forma, que venham a afetar a sade, segurana e tranqilidade dos demais condminos ou inquilinos ou que possam onerar as despesas do seguro comum do condomnio. 8 - Fazer em sua propriedade qualquer instalao que importe em sobrecarga ou alterao da estrutura do edifcio, sem autorizao do Corpo Diretivo.

9 - Manter ou guardar substncias odorferas ou que causem perigo a segurana do edifcio ou de seus moradores, tais como produtos qumicos, inflamveis, explosivos, etc. 10 - Fazer uso de fogo que no a gs ou eltrico, sendo vedado terminantemente o emprego de outros tipos, que no sejam considerados como de uso domstico. Por exemplo: comercial qualquer, gasolina, querosene, diesel, carvo, etc. 11 - Atirar pelas janelas para a rua ou rea comum, no piso dos corredores, escadas ou elevadores, garagens e demais dependncias do condomnio, fragmentos de lixo, papis, pontas de cigarro ou quaisquer objetos. 12 - Fazer reparos no seu apartamento, sem o cumprimento do Art. 10 do Captulo " DEVER" e Art. 4 das "DISPOSIES GERAIS", promover festividades ou reunies suscetveis de prejudicar os pertences comuns ou de perturbar o sossego e a tranqilidade dos demais condminos. 13 - Utilizar os empregados do condomnio para servios particulares durante o horrio de servio. 14 - Realizar mudanas totais ou parciais, sem cumprir o Art. 9 do captulo "' DEVER" e o Art. 3 das "DISPOSIES GERAIS". 15 - Utilizar, alugar, ceder ou explorar no todo ou apartamentos para fins que no sejam estritamente residenciais. em parte os

16 - Realizar lavagem ou conserto de veculos em qualquer rea do condomnio, excetuando-se os de carter emergencial que no causem transtornos e sujeira. 17 - Alugar ou ceder sua vaga na garagem, sob qualquer hiptese a pessoas no residentes no condomnio. 17.1 - Terminantemente proibido o estacionamento de motocicletas e bicicletas em qualquer rea comum, que no a respectiva garagem do apartamento. 18 - O trnsito de operrios ou outras pessoas estranhas ao condomnio nas reas comuns do condomnio. 18.1 - Ser permitido somente no trajeto portaria/apartamento e vice-versa, nos dias e horrios estabelecidos e devidamente identificados, sob a anuncia do Sndico e conhecimento do Zelador. 18.2 - No se aplica este tpico, se acompanhado pelo proprietrio, funcionrio do condomnio ou do Corpo Diretivo. 18.3 - O proprietrio do imvel, ou quem detenha legalmente a sua posse responsvel por danos e atos praticados por terceiros que a seu contrato adentrem o condomnio.

DEVER: 1 - No perodo das 22:00 s 8:00 hs. da manh, cumpre aos moradores guardar silncio evitando a produo de rudos ou sons que possa perturbar o sossego e o bem estar dos demais moradores. 2 - Em qualquer horrio o uso de aparelhos sonoros ou musicais deve ser feito de modo a no perturbar os vizinhos. 3 - Manter aberta a porta de elevador somente o tempo necessrio para a entrada e sada de pessoas, salvo nos casos de manuteno, carga ou descarga. 4 - Observar as normas de segurana dos elevadores, determinadas tanto por lei quanto pelo fabricante. 5 - Tratar com respeito os empregados. Toda reclamao ou sugesto deve ser dirigida ao zelador ou ao Corpo Diretivo. 6 - Acondicionar o lixo em sacos plsticos colocando-os nos coletores e cuidando para que no haja respingos. 7 - Estacionar o veculo de acordo com a demarcao da vaga do respectivo apartamento. 8 - Apresentar o carto de estacionamento ao porteiro sempre que solicitado e uma vez estacionado, deix-lo em local visvel. 9 - Comunicar as mudanas Zeladoria, por escrito, com a assinatura do proprietrio ou administradora do apartamento, reconhecendo-se a(s) firma(s) em cartrio de notas com antecedncia mnima de 2 (dois) dias do evento. 9.1 - Ato contnuo a mudana, atualizar os dados cadastrais junto Administrao. 9.2 - Se novo proprietrio, apresentar documentao de transmisso da propriedade e posse do apartamento. 10 - Comunicar Zeladoria, com antecedncia de 2 (dois) dias as reformas a serem efetuadas no apartamento. 11 - Daqueles que no residem no apartamento de sua propriedade, comunicar Administrao o seu domiclio para recepo de correspondncia. 11.1 - No o fazendo no podero alegar em juzo ou fora dele a no recepo das correspondncias, nem tampouco o desconhecimento do seu contedo. 12 - Ao informar o seu endereo fornea sempre o nmero do apartamento de forma a facilitar a distribuio da correspondncia. Na falta deste dado, no poder o morador em juzo ou fora dele, responsabilizar o condomnio por possveis atrasos ou extravios das mesmas.

13 - Prestigiar e fazer cumprir as decises do sndico, sub-sndico e Assemblia Geral e a esta comparecer, a fim de que as decises tomadas expressem, realmente, a vontade condominial. 14 - Observar dentro decncia e respeito. do condomnio a mais rigorosa moralidade,

15 - Notificar imediatamente o sndico, e/ou sub-sndico, a incidncia de molstia infecto-contagiosa grave no seu apartamento. 16 - Permitir a entrada em sua unidade, do Sndico, Sub-sndico e/ou Zelador e das pessoas que os acompanharem, desde que se torne necessrio a inspeo e execuo de medidas que se relacionem com o interesse coletivo. 17 - Contribuir para as despesas gerais, na forma do aprovado pela Assemblia Geral. 18 - Providenciar o conserto ou substituio de qualquer pea ou aparelho pertencente ao condomnio, que tenha sido danificado por animais ou pessoas de sua relao, seja moradora ou esteja em visita ao condomnio. 19- Fazer constar como parte integrante dos contratos de locao ou venda, exemplar deste regulamento, cuja infringncia possa motivar a respectiva resciso. 20 Qualquer sugesto, crtica ou denncia de atos irregulares, devero ser efetuadas no livro de Ocorrncias, disponvel na Zeladoria.

DAS REAS DE LAZER: 1 - O play-ground limitado ao uso de crianas com at 10 (dez) anos de idade, acompanhadas ou no pelos responsveis. 2 - O salo de festas ser utilizado para a realizao de festas, bem como eventos ou reunies dos moradores ou do condomnio. Ser permitida a participao de no moradores a convite. 2.1 - necessrio apresentar ao zelador uma lista de convidados no moradores que ser mantida na portaria durante toda a realizao do evento. 2.2 - proibido msica ao vivo. 2.3 - expressamente proibido o uso de bebidas alcolicas para menores de 18 (dezoito) anos. 2.4 - Fica limitado o nmero de convidados para 50 (cinquenta) pessoas. 2.5 - necessria a presena de um maior condmino responsvel pelo uso do salo durante toda a realizao do evento. 2.6 - No ser permitida a utilizao do salo de festas para a prtica de jogos.

2.7 - Para a utilizao do salo de festas dever ser feita a solicitao com antecedncia de 10 (dez) dias, explicando o tipo de evento a ser realizado e entregue Administrao para aprovao. 2.8 - Ser de responsabilidade do requisitante, independente de quem use o salo, a limpeza, reposio e restaurao por dano ocorrido nas instalaes e/ou equipamentos. 2.8.1 - Inicia e cessa, respectivamente, a sua responsabilidade, na recepo e devoluo das chaves, aps vistoria efetuada em companhia do Zelador. 2.8.2 - O horrio para utilizao do salo livre, observando-se as normas da lei de condomnio, conveno condominial e este regulamento. 2.8.3 - Havendo mais de uma solicitao de reserva do salo de festas, para o mesmo dia, a preferncia ser dada ao primeiro requisitante. 2.8.4 - No ser permitido o uso do salo de festas e churrasqueira, simultaneamente, pelo mesmo solicitante. 2.9 - A no observncia deste regulamento do uso do salo de festas, implica o requisitante nas seguintes sanes a critrio do Corpo Diretivo: a) Suspenso do direito de uso por 03 (trs) a 12 (doze) meses; b) Advertncia; c) Multa por uso indevido e danos materiais, se no retificados num prazo de 02 (dois) dias teis, no valor correspondente a 01 (uma) taxa condominial, vigente na poca da infrao. 2.10 - O uso do salo de festas no se estende circulao livre de seus participantes por todas as reas comuns do condomnio. 2.11 Ser cobrada uma taxa, a ttulo de uso do salo de festas, razo de % ( por cento) da taxa condominial, vigente poca de sua utilizao, cujo pagamento ser antecipado no ato da reserva. 3 - As crianas e adultos podero brincar nas reas de lazer, sendo todavia vedado os jogos que possam por em risco a segurana dos moradores e rea verde. 4 - A churrasqueira ser utilizada para a realizao de festas, bem como eventos ou reunies dos moradores ou do Condomnio. Ser permitida a participao de no moradores, a convite. 4.1 - Para a utilizao da churrasqueira, dever ser feita a solicitao ao Zelador, com antecedncia de 07 (sete) dias, explicando o tipo de evento a ser realizado e entregue Administrao para aprovao. 4.2 - Havendo mais de uma solicitao de reserva para o mesmo dia, a preferncia ser dada ao primeiro requisitante. 4.3 - O horrio para a utilizao da churrasqueira livre, observando-se as normas da Lei do Condomnio e este Regulamento. 4.4 - Ser de inteira responsabilidade do requisitante, a reposio ou restaurao por dano ocorrido na instalao e/ou equipamento. 4.5 - proibido msica ao vivo. 4.6 - proibido o uso de bebidas alcolicas para menores de 18 (dezoito) anos. 4.7 - Fica limitado o nmero de convidados para 30 (trinta) pessoas. 4.8 - necessrio a presena de um maior condmino responsvel pelo uso da churrasqueira.

4.9 - necessrio apresentar ao zelador, uma lista de convidados no moradores que ser mantida na portaria durante toda a realizao do evento. 4.10 Ser cobrada uma taxa, a ttulo de uso da churrasqueira, razo de % ( por cento) da taxa condominial, vigente poca de sua utilizao, cujo pagamento ser antecipado no ato da reserva. 5- A sauna ser utilizada pelos moradores do Edifcio, maiores de 14 (quatorze) anos ou menores acompanhados pelos pais ou responsveis, sendo permitido o seu uso para visitantes, acompanhados pelos moradores. 5.1 - Devido natureza da instalao necessrio notificar o empregado encarregado do incio e trmino de uso da sauna. 6 - A piscina ser utilizada pelos moradores do Edifcio, sendo permitido o ingresso de visitantes, a convite, mas no sendo considerada como local extensivo s atividades ou eventos autorizados para realizao no salo de recreao ou churrasqueira. 6.1 - vedada sua utilizao para serviais de condminos ou empregados do Edifcio; 6.2 - vedada a utilizao de leos bronzeadores, garrafas, vidros e objetos cortantes no local; 6.3 - de inteira responsabilidade dos pais a entrada de menores desacompanhados na piscina. 7 - As reas de lazer ficaro disponveis ininterruptamente durante a semana, no havendo restries de horrios.

SEGURANA: 1- O trnsito de veculos dentro dos limites do condomnio de no mximo 10 (dez) Km/h. 2 - No ser permitida a entrada de pessoas estranhas no condomnio, sem prvio consentimento dos condminos. Os visitantes devero aguardar na portaria at que o porteiro tenha obtido a necessria autorizao. 2.1 - No caso de pedreiro ou serviais espordicos, devero deixar documento de identificao na portaria. 2.2 - Encomenda(s) deve(m) ser retirada(s) pelo(s) morador(es) na Portaria do Edifcio. 2.3 - Deve ser observado o teor do Art. 14, 17 e 18, do captulo " PROIBIDO" e Art. 2.1 e 4.9, do captulo "DAS REAS DE LAZER", para entrada inadvertida de estranhos. DISPOSIES GERAIS: 1 - Ficam estabelecidas veculos de passeio. ___ vagas de garagem determinadas para

2 - Os veculos de terceiros adentrados clandestinamente ou por cesso temporria ou permanente do carto de estacionamento no estaro sob responsabilidade do condomnio em caso de sinistro de qualquer natureza. 2.1 - No caso de sinistro de qualquer natureza, inclusive os sucedidos envolvendo a segurana em geral do condomnio causados pelo veculo infrator (Art. 17, captulo " PROIBIDO"), ser de total responsabilidade do condmino relacionado ao veculo infrator. 3 - S sero permitidas mudanas nos seguintes dias e horrios: De segunda a sexta das 8:00 s 16:00 hs. Sbados e Domingos: proibido. 4 - So permitidas as reformas nos seguintes dias e horrios: De segunda a sexta-feira das 8:30 s 17:30 hs. Sbados das 9:00 s 16:00 hs. Domingos: proibido 5 - Os animais existentes no condomnio sero tolerados, desde que no perturbem os demais moradores, sejam vacinados, de pequeno porte (ces, gatos, tartaruga, papagaio, etc.), no sujem reas comuns e que permaneam sob estrita vigilncia. O abuso e a no observncia destas normas colocar em vigor a norma da conveno condominial que probe a permanncia de animais no condomnio, alm de no isentar o proprietrio das sanes previstas neste regulamento. 5.1 - proibida a permanncia de animais nas reas comuns. 6 - Fica determinado que aps as 22:00 horas, a entrada do hall social ser fechada pelo porteiro e reaberta s 06:00 horas da manh pelo Zelador. 7 - Fica obrigado o condmino a retirar o entulho de sobras de reformas (madeira, concreto, tijolos, carpetes, etc.) de sua unidade para fora das dependncias do condomnio. A no retirada ser efetuada pela Administrao e cobrada nas taxas condominais da unidade acrescida de multa. 8 - No caso de hspedes (moradores temporrios por tempo indeterminado) dos apartamentos que porventura necessitem usar a vaga da garagem do respectivo apartamento, o condmino dever notificar o zelador com antecedncia (um ou dois dias teis) para que seja providenciado um carto de identificao pelo Corpo Diretivo do condomnio mediante aprovao deste mesmo. 8.1 - O hspede deve cumprir o disposto no Art. 8 do captulo " DEVER". 8.2 - As visitas breves no se enquadram no disposto do presente Artigo, valendo o disposto no Art. 17 do captulo " PROIBIDO", e observando o Artigo 2 deste Captulo.

DAS PENALIDADES: 1 - O condmino que violar as disposies legais bem como as contidas neste regulamento (alm de ser compelido a desfazer a obra ou abster-se do ato praticado ou ainda reparar os danos que causar) ficar sujeito a multa de 1/2 (meia) taxa condominial, vigente poca da infrao, aps carta de advertncia, duplicando-se este valor em caso de reincidncia. 1.1 - Excetuando nesse caso as multas referentes ao tem "rea de Lazer" que devem seguir o valor descrito no Art. 2.9, tem "c". PARGRAFO NICO: A multa ser imposta pelo Conselho e cobrada pelo sndico juntamente com a contribuio, no vencimento imediatamente posterior, facultado ao interessado recorrer a Assemblia Geral. A imposio da multa ser comunicada por escrito ao infrator ou quem por ele responsvel dentro do vnculo de sua relao, no tendo efeito suspensivo o recurso eventualmente interposto. 2 - O pagamento da multa no exime o infrator de sua responsabilidade civil pelos danos causados. 3 - Os casos omissos neste regulamento, na Conveno Condominial ou na Lei de Condomnios, sero resolvidos pelo Corpo Diretivo e se necessrio, pela Assemblia especfica para tal fim. NO SER ACEITA EM QUALQUER HIPTESE, POR QUEM QUER QUE SEJA, ALEGAO DE DESCONHECIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS NESTE REGULAMENTO, SENDO QUE O MESMO FICAR AFIXADO NO HALL DE ENTRADA DO EDIFCIO.

So Paulo, ____ de _________________ de _______

Anda mungkin juga menyukai