Anda di halaman 1dari 6

CAPACITAO PARA EDUCADORES A ARTE DE EDUCAR COM ARTE - CONSTRUO, RECONSTRUO E RESIGNIFICAO DE SABERES. PROF. ESP.

REJANE LIMA1
Todos falam tanto, mas afinal o que EDUCAO?

Educao advm do latim educare, que condiz com educar, instruir, criar. Est ligada a educere, cujo prefixo ex quer dizer fora e ducere condiz com conduzir, levar; isto , educar significa conduzir para fora.
Cada Pessoa traz consigo muito mais conhecimento do que se pode perceber ou ver e cabe ao educador estimular e aguar no aluno dvidas, pesquisas e reflexes e que possibilitem a construo, reconstruo e ressignificao de saberes que sero conduzidos para fora.

O educador tem um papel muito importante, atravs de estmulos externos devem aguar no aluno o desejo pelo saber, que, por meio de pesquisas, abrem horizontes para a reflexo e consequentemente para a construo, reconstruo e ressignificao de saberes. Entretanto, com frequncia, os processos educacionais tm sido resumidos a modelos mecanizados e pouco pensantes.

Era assim que estava escrito no livro?

Ser que minha resposta est certa ou errada?

Mensurar conhecimento, definir o que certo ou errado, dar ao aluno conhecimentos prontos e acabados torna o professor um depositante de conhecimento e o aluno um receptor do mesmo, como um indivduo vazio a ser preenchido. Mecanizar a educao torna-la alienante e escravizante.
1

LIMA, R.de C. N. Licenciatura Plena em Pedagogia Universidade Estadual do Par (UEPA-PA); Especializao em Psicologia Educacional com nfase em Psicopedagogia Preventiva Universidade do Estado do Par (UEPA-PA); Especializao em Educao Especial e Educao Inclusiva- Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter- PR); Tradutora e Intrprete em Libras-Lngua Portuguesa-Libras de nvel superior Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC); Tcnica em Teatro na rea profissional das artes Universidade Federal do Par (UFPA-PA); Tcnica em Cenografia na rea profissional das artes Universidade Federal do Par(UFPA-PA); Capacitao Profissional na rea de Deficincia Mltipla e Surdocegueira Centro de Recursos em Deficincia mltipla, surdocegueira e deficincia visual (ADEFAV-RJ); Tcnica em Educao da Unidade de Ensino Especializado Prof. Astrio de Campos (Escola Especializada na Educao de Surdos/ SEDUC-PA)

A educao deve ser desalienante, crtica e significativa. Deve romper as correntes que limitam o conhecimento e neste propsito verdadeiramente educacional est Edgar Morin e sua proposta de sete saberes necessrios educao do futuro.
EDGAR MORIN, judeu, francs, nascido em 21 de Julho de 1921, formado em Direito, Histria e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Pesquisador emrito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Um dos fundadores da cole des hautes tudes en sciences sociales (EHESS), o Centro de estudos de comunicao de massa (CECMAS). Autor de mais de trinta livros, dentre eles Os sete saberes necessrios educao do futuro, que conduz a vivncias educacionais significativas, dando sentido educao na vida de cada educando, construindo identidades, reconstruindo saberes, resignificando olhares, aguando o desejo pela pesquisa e percebendo o processo de ensino e aprendizagem como resultante da captao de estmulos e sinais sensoriais.

Edgar Morin percebe e experimenta as linguagens artsticas como condutoras e potencializadoras desses saberes, utilizando-as no contexto educacional atravs de uma abordagem sensvel e reflexiva.

CONHECIMENTO
Poeta aquele que bebe as maravilhas passageiras do mundo na taa dos cinco sentidos, depois, sozinho e em silncio, transporta-as para o papel para eterniz-las.... Abel Fernandes

Todo conhecimento comporta o risco do erro e da iluso. A educao do futuro deve enfrentar o problema de dupla face do erro e da iluso. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior iluso seria subestimar o problema da iluso. O reconhecimento do erro e da iluso ainda mais difcil, porque o erro e a iluso no se reconhecem como tal." Edgar Morin

Todo conhecimento est em algum grau ameaado pelo erro e pela iluso. Existe o risco do erro resultante de perturbaes aleatrias ou de rudos, seja em transmisses de informaes ou na comunicao de qualquer mensagem. O conhecimento no reflete fidedignamente o mundo externo. O que percebemos so simultaneamente tradues e reconstrues do crebro a partir dos estmulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos (viso, audio, olfato, tato e paladar).

CONHECIMENTO PERTINENTE
Se houvesse algo que no tivesse partes, esse algo poderia ser independente; mas no h nada que carea de partes. Tenzin Gyatso XIV Dalai Lama

o ensino por disciplina, fragmentado e dividido, impede a capacidade natural que o esprito tem de contextualizar. E essa capacidade que deve ser estimulada e desenvolvida pelo ensino, a de ligar as partes ao todo e o todo s partes. Pascal dizia, j no sculo XVII: No se pode conhecer as partes sem conhecer o todo, nem conhecer o todo sem conhecer as partes. Edgar Morin

O Conhecimento deve ser significativo, inteiro, perpassando pelas partes que o compem. Contextualizar uma necessidade do prprio contexto. No se ensina disciplinas, assuntos ou fatos isolados que devem ser decorados. Ensinam-se contextos reais, interdisciplinares e significativos a realidade do aluno.

IDENTIDADE HUMANA
Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa nica e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e no nos deixa s porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de ns. Essa a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas no se encontram por acaso. Charles Chaplin

Somos todos filhos do cosmos, mas nos transformamos em estranhos atravs de nosso conhecimento e de nossa cultura. (...) importante, tambm, mostrar que, ao mesmo tempo em que o ser humano mltiplo, ele parte de uma unidade. Sua estrutura mental faz parte da complexidade humana. (...) curioso que nossa identidade seja completamente ignorada pelos programas de instruo (...). Portanto, ou vemos a unidade do gnero e esquecemos a diversidade das culturas e dos indivduos, ou vemos a diversidade das culturas e no vemos a unidade do ser humano (...). Edgar Morin.

Os alunos so biologicamente iguais, mas diferenciados pela formao e cultura vivenciada durante sua vida. Quando mediamos o ensino em uma classe estamos diante da diversidade humana. Cada aluno traz consigo uma bagagem de vivencias e conhecimentos que construiu em seus nichos sociais. A identidade humana inacabada e em eterna construo, cada experincia constri, reconstri ou ressignifica nossa maneira de pensar, agir e ser, isto , nossa IDENTIDADE.

COMPREENSO HUMANA
Quem conhece os outros inteligente. Quem conhece a si mesmo iluminado. Quem vence os outros forte. Quem vence a si mesmo invencvel. Lao-Ts

Nunca se ensina sobre como compreender. (...) O que significa compreender? A palavra vem do latim, compreendere, que quer dizer: colocar junto todos os elementos de explicao, ou seja, no ter somente um elemento de explicao, mas diversos. Mas a compreenso humana vai alm disso, porque, na realidade, ela comporta uma parte de empatia e identificao. O que faz com que se compreenda algum que chora, por exemplo, no analisar as lgrimas no microscpio, mas saber o significado da dor, da emoo. Por isso, preciso compreender a compaixo, que significa sofrer junto. isto que permite a verdadeira comunicao humana.(...) Edgar Morin

Compreenso humana um elemento indispensvel para a comunicao e estabelecimento de habilidades sociais harmnicas. Compreender o outro de maneira sensvel importante, mas em primeiro lugar devemos nos compreender, para, assim podermos compreender ao outro. A auto compreenso est diretamente ligada ao processo de conscincia de nossa identidade. (quem somos, o que gostamos, como pensamos, o que queremos, etc.).

INCERTEZA
Faamos da interrupo um caminho novo. Da queda um passo de dana, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!" Fernando Sabino

Apesar de, nas escolas, ensinar-se somente as certezas (...) A aventura humana no previsvel, mas o imprevisto no totalmente desconhecido. Somente agora se admite que no se conhece o destino da aventura humana.(...) necessrio tomar conscincia de que as futuras decises devem ser tomadas contando com o risco do erro e estabelecer estratgias que possam ser corrigidas no processo da ao, a partir dos imprevistos e das informaes que se tem.

O inesperado fez parte do passado, compe o presente e estar no futuro. No pode-se condicionar e padronizar o futuro ou o progresso a determinantes, como estmulo-resposta, como exemplo: se jogar na mega-sena vou ganhar e serei rico. uma possibilidade, mas existem inmeras outras variveis que cercam esta hiptese. A incerteza existe, mas ela no deve ser ator de desencorajamento, independente dela a perseverana deve predominar. DESISTIR, NUNCA!

CONDIO PLANETRIA.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porm nos extraviamos. A cobia envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do dio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a misria e morticnios. Criamos a poca da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A mquina, que produz abundncia, tem-nos deixado em penria. Nossos conhecimentos fizeram-nos cticos; nossa inteligncia, empedernidos e cruis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de mquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligncia, precisamos de afeio e doura. Sem essas virtudes, a vida ser de violncia e tudo ser perdido. (O ltimo discurso, do filme O Grande Ditador) Charles Chaplin

(...) tudo est conectado, um outro aspecto que o ensino ainda no tocou, assim como o planeta e seus problemas, a acelerao histrica, a quantidade de informao que no conseguimos processar e organizar. Este ponto importante porque existe, neste momento, um destino comum para todos os seres humanos. O crescimento da ameaa letal se expande em vez de diminuir: a ameaa nuclear, a ameaa ecolgica, a degradao da vida planetria. Ainda que haja A tomada de conscincia de todos esses problemas, ela tmida e uma ANTROPO-TICA. no conduziu ainda a nenhuma deciso efetiva. Por isso, faz-se urgente a construo de uma conscincia planetria. Conhecer o nosso planeta difcil: os processos de todas as ordens econmicos, ideolgicos e sociais (...)Ortega y Gasset dizia: no sabemos o que acontece, isto o que acontece Edgar Morin

preciso entender que a complexidade e importncia dos problemas do planeta no podem ser fragmentada ou minimizada a apenas uma parte dele, como: a ecologia, ou a bomba atmica, a misria, a falta de alimentos, etc. Os problemas esto todos interligados, so partes de um todo, que atualmente constituem perigos de vida e morte para a humanidade, que compe um grupo com destino comum.

ANTROPO-TICA
Chamamos de tica o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos esto olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ningum est olhando chamamos de Carter. Oscar Wilde

Os problemas da moral e da tica diferem a depender da cultura e da natureza humana. Existe um aspecto individual, outro social e outro gentico, diria de espcie. (...) Cabe ao ser humano desenvolver, ao mesmo tempo, a tica e a autonomia pessoal (as nossas responsabilidades pessoais), alm de desenvolver a participao social (as responsabilidades sociais), ou seja, a nossa participao no gnero humano, pois compartilhamos um destino comum. A antropo-tica tem um lado social que no tem sentido se no for na democracia, porque a democracia permite uma relao indivduo-sociedade e nela o cidado deve se sentir solidrio e responsvel.(...) importante orientar e guiar essa tomada de conscincia social que leva cidadania, para que o indivduo possa exercer sua responsabilidade.

O ser humano est na sociedade de maneira ativa e participativa, podendo alterar, ou no, o processo de desenvolvimento e progresso da mesma. Sua interao com a sociedade e com os demais indivduos deve ser consciente e transformadora. preciso conduzir os educandos conscincia social que e ao pleno exerccio da cidadania e de suas responsabilidades, que podem ter interferncia direta no destino da humanidade diante das condutas ticas ou no na sociedade e com seus semelhantes.

Diante desta realidade, Morin (2001) revela sete saberes fundamentais para guiar os processos educacionais - saberes estes que conduzem a prticas e vivncias educacionais significativas, dando sentido educao na vida de cada educando, construindo identidades, reconstruindo saberes, resignificando olhares, aguando o desejo pela pesquisa e percebendo o processo de ensino e aprendizagem como resultante da captao de estmulos e sinais sensoriais. Esta habilidade educacional desalienante proposta por Morin (2001) consegue perceber e experimentar as linguagens artsticas como condutoras e potencializadoras desses saberes, utilizando-as no contexto educacional atravs de uma abordagem sensvel e reflexiva, que: compreendam o risco da iluso e do erro, traduzam e reconstruam o que os sentidos so capazes de captar; conduzam o conhecimento por caminhos que percebam os indivduos como um todo constitudo por diversas partes; instigue reflexes sobre a condio de existncia humana e sua relao com o mundo enquanto ser uno e diverso reciprocamente; conduza o indivduo construo e identificao de sua identidade; desenvolva habilidades de resoluo de problemas, imprevistos e incertezas; construa processos educacionais compreensveis, fundamentados na empatia, simpatia e generosidade, rompendo com isso obstculos educacionais; e forme cidados crticos, conscientes e reflexivos de sua identidade e realidade. Para desenvolver esse cidado integral, crtico, reflexivo e sensvel, a arte e suas linguagens assumem papel insubstituvel dentro dos processos educacionais significativos. Desenvolve a expressividade, a construo potica pessoal, a criatividade, a sensibilidade, o senso crtico e a anlise pessoal e da realidade em contexto, sendo utilizada com o propsito de ensinar, aprender e formar. REFERNCIA MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro / Edgar Morin ; traduo de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; reviso tcnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. So Paulo : Cortez ; Braslia, DF : UNESCO, 2000.

Anda mungkin juga menyukai