Anda di halaman 1dari 10

IBP1445_12 INTERCMBIO DE DADOS DE ENGENHARIA ENTRE A FASE DE PROJETO BSICO P&ID E A FASE DE MODELAGEM DE DETALHAMENTO MECNICO BASEADO NO PADRO

ISO 15926 Carlos Magno de Lima1, Marcelo Tinoco Correia 2, Matheus M. M. de Melo 3
Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Atualmente uma das grandes preocupaes da indstria de processo com o gerenciamento de informaes. A forma como feito esse gerenciamento pode em muito tornar a indstria competitiva no mercado. Acontece que os softwares que auxiliam os trabalhos nessa rea so normalmente em forma de pacotes, dissociados formando ilhas de informaes dificultando o seu gerenciamento. A utilizao de diferentes sistemas dificulta a gerao de um banco de dados nico para automatizao dos projetos, gerando-se muitas vezes vrias especificaes para uma mesma aplicao, com desvantagens evidentes, tais como: maior esforo em engenharia na pesquisa; levantamento e reviso da documentao; falta de uniformidade na aplicao de recursos e custos para aquisio, montagem e manuteno das instalaes e at falta de uniformidade dos materiais aplicados. Isto implica no aumento dos custos tanto na fase de projeto quanto na operao das plantas industriais. Este trabalho mostra um conjunto de artifcios para fazer o intercmbio de dados especificamente entre as atividades de engenharia de projeto bsico e projeto de detalhamento de uma planta de processo industrial. Para tanto, utiliza-se conceitos da ontologia propostos na norma ISO-15926 e linguagem OWL uma vez que o propsito tambm permitir a interoperabilidade entre sistemas de informaes de dados de engenharia durante todo o ciclo de vida da planta. O mtodo consiste em utilizar como base um meio centralizado, neutro e padronizado para comunicao entre as ferramentas de software envolvidas no projeto. As sadas geradas pela atividade de elaborao do FEED de engenharia bsica so traduzidas no padro ISO-15926, colocada em um meio centralizado de forma que a atividade de detalhamento do projeto de engenharia atravs do software CAE possa aproveit-las dando seguimento ao desenvolvimento do projeto.

Abstract
Currently a major concern for the process industry is the management of information. The way this is done in much management can make the industry competitive in the market. It turns out that the software that help the work in this area are usually in the form of packets, forming islands of information coupled hampering its management. The use of different systems makes it difficult to generate a single database for automation projects, generating often several specifications for the same application, with obvious disadvantages such as increased effort in engineering research, survey and documentation review, lack of uniformity in the application of resources and costs for acquisition, installation and maintenance of facilities and even a lack of uniformity of the applied materials. This implies increased costs both in the design and operation of industrial plants. This work shows a set of devices to exchange data between the specific activities of basic design and engineering design details of an industrial process plant. For this purpose, we use the ontology concepts proposed in ISO-15926 and OWL since the purpose is also to allow interoperability between information systems engineering data throughout the life cycle of the plant. The method is to use as a base through a centralized, neutral and standardized communication between the software tools involved in the project. The outputs generated by the activity of the FEED development of basic engineering are reflected in the ISO-15926, placed in a centralized way so that the activity of detail engineering design through CAE software can take advantage of them by following up the project development.

______________________________ 1 Dsc, Professor - UFRN 2 Tcnico de InformticaPETROBRAS 3 Mestrando, Engenheira MecnicaUFRN

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Introduo
No que diz respeito a projeto de plantas industriais muitas so as atividades que se desenvolvem nessa ambiente e por isso diversas tecnologias so envolvidas: para fazer modelagem de fluxogramas de engenharia (P&ID), simulao do processo, clculo e dimensionamento de linhas de tubulao, vlvulas, bombas, trocadores de calor e cabos eltricos, etc. Estas ferramentas tecnolgicas so usadas de maneira independente chegando a desconsiderar os fluxos de informaes e as relaes entre os procedimentos de trabalho interdisciplinares. Tentativas de reutilizao das informaes so feitas pelos envolvidos nos projetos, mas como cada disciplina cria suas prprias formas de recebimento, utilizao e replicao das informaes, os esforos para um melhor aproveitamento dessas fracassam. Tal fato ocorre porque os procedimentos de automao de projetos desenvolvidos muitas vezes no so baseados em normas ou padres e nem mesmo h uma metodologia de utilizao dos dados dentro da prpria companhia. Todo este empenho para automatizar o fluxo de informaes se deve ao fato de que falhas na fase de projeto podem causar srios danos, retrabalho e atrasos na fase de construo e operao das unidades de processo, ou seja, durante do o ciclo de vida da planta, com impacto considervel no custo do empreendimento. Este trabalho mostra, atravs de uma ontologia baseada na ISO-15926 e utilizando-se da semntica OWL, uma metodologia que pode ser usada para o desenvolvimento de uma interface que promova a interoperabilidade entre as atividades de engenharia bsica e atividade de engenharia de detalhamento, mesmo que ambas se utilizem de ferramentas de estruturas de dados diferentes. O propsito transferir as informaes de engenharia de uma base de dados para outra de forma automatizada, gil e consistente e com isso diminuir o problema de falhas na fase de projeto que implicam em aumento no custo do empreendimento. A aplicao dessa metodologia ir demonstrar a prtica da interoperabilidade entre sistemas independentes e heterogneos, baseado no padro de intercmbio de dados eletrnico conforme as classes da ISO-15926.

1. Atividades do Ciclo de Vida de uma Planta de Processo Industrial e os Dados de Engenharia.


Para projetos de plantas de processo industrial, as empresas investem muito em montagem e utilizao de grandes estruturas de sistemas de informao de automao de projetos. As ferramentas que auxiliam a engenharia so principalmente softwares CAD e CAE que hoje geram informaes digitais em sistemas de software comumente incompatveis. Isso faz com que a reutilizao, partilha e arquivamento da informao digital no longo prazo do ciclo de vida da instalao industrial se torne difcil, demorado e caro. Da concepo inicial do projeto at demolio ou recontruo da planta varias atividades distintas so executadas e para cada uma dessas atividades durante o ciclo de vida da planta gera uma massa de dados de referncia da engenharia que necessita ser participados s corelacionadas atividades de forma padronizada para que no acontea confuso prejudicial ao empreendimento. Os padres ISO 15926, AEX cfiXML, e do Hydraulic Institute do EDE 50,7 atravs da FIATECH trabalham no desenvolvimento colaborativo para facilitar o intercmbio eficaz desses dados de engenharia em formato eletrnico de forma a colaborar fortemente com a soluo do problema da falta de interoperabilidade entre os softwares de engenharia. Para tornar mais compreensvel do ponto de vista do conjunto de atividades envolvidas no ciclo de vida de uma planta de processo industrial, a ISO-15926 na sua parte 2 criou o modelo de atividades que pode ser ilustrado conforme Figura 1.

Elaborao do Projeto Conceitual do Processo

Elaborao do Projeto Detalhado de Processo

Comissionamento da Planta

Operao da Planta

Descomissionamento da Planta

Elaborao do FEED Projeto de Engenharia

Elaborao do Projeto Detalhado de Engenharia

Construo e Prcomissionamento da Planta

Manuteno da Planta e Equipamentos

Demolio/Resconstruo da Planta

Fornecedores e Fabricantes

Controle de Equipamentos, Materiais e Servios

Figura 1 - Atividades do ciclo de vida de uma planta de processo industrial. 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Essas atividades utilizam ferramentas software de engenharia que ajudam a desenvolver o projeto etapa por etapa. Os dados de engenharia so organizados nessas ferramentas em conjuntos formando os Modelos de Dados de Referncia (Dados de Referncia da Biblioteca ou RDL) que variam de acordo com as caractersticas de cada projeto. So principalmente esses Dados de Referncia da Biblioteca de engenharia que necessitam ser reproduzidos em um esquema padronizado para que possa ser reutilizado pelas outras atividades do projeto. Para mostrar a aplicao do padro ISO-5926 escolhemos o relacionamento que se d entre a Atividade de Elaborao do FEED de Projeto de Engenharia e a de Elaborao do Projeto Detalhado de Engenharia porque consideramos que existe uma grande troca de informaes entre elas e que isso se propaga fortemente nas demais etapas do ciclo de vida da planta dando a ideia da necessidade de se fazer interoperabilidade.

2. O Modelo de Dados de Referncia da Biblioteca de Engenharia e a ISO-15926.


Basicamente a ISO-15926 tem como objetivo fornecer um modelo de biblioteca de classes adequado para a representao do ciclo de vida de uma planta industrial mostrando informaes sobre as instalaes e de seus componentes usando princpios1 da web semntica. O modelo de biblioteca (Dados de Referncia da Biblioteca ou RDL) extensvel tais que as partes podem modificar e aumentar o seu contedo para atender s necessidades de muitos domnios diferentes da indstria. A RDL consiste em "camadas" de bibliotecas localizadas onde algumas dessas camadas so mantidas por organizaes individuais, enquanto outros so mais "padronizadas". A premissa que os acrscimos nos nveis mais localizados pode ser feita sem significativa restrio. O modelo conceitual de dados especificado na ISO-15926-2 descrito conforme a arquitetura de trs esquemas da ISO/TR 9007. Esse modelo exclui todas as regras de negcio referentes s aplicaes especficas para permitir integrao das informaes e dar flexibilidade ao modelo em se adequar s mudanas de negcios. Esta arquitetura identifica trs tipos de Modelo de Dados (ISO-15926-1, 2004). A defacto produtos commodity, um dicionrio. H centenas de milhares de classes de objetos fsicos utilizados na indstria de processo. A ISO-15926 no tenta uniformizar todas essas classes, mas fornece um conjunto pequeno de classes de engenharia bsica que pode ser especializado por referncia a um dicionrio. Acontece que, apesar da RDL em si estar atualmente incompleta e ainda em pleno desenvolvimento pelos membros da ISO 15926 e comunidades associadas, isso no nos impede de conseguir demonstrar o funcionamento da interface entre atividades de desenvolvimento de um projeto de uma planta de processo e durante todo o ciclo de vida dessa planta. Essa normalizao nos permite especificar um meio tradutor entre, por exemplo, o ambiente da atividade elaborao do FEED projeto de engenharia bsica (fluxograma de engenharia) e a de engenharia de detalhamento da modelagem mecnica do projeto. O Intercmbio de dados entre essas atividades conforme uma RDL (Reference Data Library) padro ISO 15926 feito usando-se uma variedade de tecnologias que vo desde linguagens da Web Semntica (RDF, OWL), XML at mesmo planilhas Execel.

3. Como pode ser feito o Intercambio de dados entre as atividades de engenharia


3.1. A Necessidade do Intercambio de Dados entre as Atividades de Engenharia Durante a atividade elaborao do FEED do projeto de engenharia bsica de uma planta de processo industrial, o fluxograma a representao grfica do processo. Nele podemos identificar itens de equipamento cuja representao TAG apenas indica qual a sua funo no processo, mas quando na atividade de elaborao do projeto detalhado de engenharia esses mesmos itens TAG necessariamente tm que ser considerados objetos material com representao fsica para executar essa funo do processo. Ento necessrio acrescentar nas suas propriedades de objeto, informaes como modelo, fabricante, numero de srie, etc. particulares de objetos materiais. Durante o ciclo de vida dessa planta, a atividade de manuteno sempre tem que substituir equipamentos para manuteno ou por questes atualizao da tecnologia e ai novamente necessrio atualizar novamente os dados desse item TAG de equipamento par se manter a massa de referencia de dados de engenharia atualizada por todo o ciclo de vida dessa planta. Para conseguir manter essa massa de referencia de dados atualizada contamos com a participao da ISO-15926 e, em particular com o modelo de dados da Parte 2 que foi idealizado para suportar essas mudanas. Nessa parte a ISO trata o modelo de dados, suas classes e subclasses como physical_object e subtipos Materialised_physical_object, Functional_physical_object, Stream e Spatial_location. Considerando a linguagem padronizada pela norma ISO-15926, o intercmbio entre os componentes do fluxograma de processo para a ferramenta de projeto de engenharia necessita utilizar somente os subtipos Functional_physical_object e Stream da classe physical_object para representao dos TAG dos principais equipamentos e a definio dos dados de referncia segundo as RDL da Parte 4 da norma. 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Quando falamos em intercambio de dados entre as atividades de engenharia bsicas e engenharia de detalhamento na verdade estamos nos referindo ao aproveitamento da biblioteca de dados da ferramenta de desenvolvimento do fluxograma de engenharia bsica, na ferramenta de detalhamento do projeto de forma tal que no caso contrrio, a ferramenta de engenharia bsica possa utiliza-se da biblioteca da ferramenta de detalhamento para elaborar/atualizar o fluxograma de engenharia bsica havendo assim uma espcie de transposio dos componentes de uma fase para outra replicando pelas demais atividades durante todo o ciclo de vida da planta. O exemplo escolhido para ilustrar a tecnologia empregada no intercmbio de dados de componentes entre as fases do projeto tem que ser clssico de modo a simplificar o entendimento, portanto, podemos escolher uma parte de um fluxograma de um processo onde se inclui os componentes bsicos, tais como: bomba, bocal, linhas, vlvula, tanque e o relacionamento entre eles. Nesse caso tomaremos como referncia meramente ilustrativa, as ferramentas utilizadas comumente na atividade de engenharia bsica o SmartPlant PID e para a atividade de Engenharia de detalhamento o PDS (Plant Design System) ambos os produtos da Intergraph. O fluxograma de engenharia de processo utilizado como exemplo produto do software SPP&ID que no nosso caso, trataremos de um fragmento que est representado na Figura 2.

TQ-3412.02002 TQ-4501-A DIESEL Etanol


20M3

5000 l
3"-D-B10-0013" 1-1/2" 1-1/2"-D-B10-0023" x1-1/2" 3" 3"

B-3412.02003 B-4506-A

Figura 2 Parte de um P&ID / Fonte: SmartPlant P&ID 2009. Para fazer o intercmbio de dados entre as atividades de engenharia a metodologia adotada utiliza s seguintes etapas: 1. Leitura do arquivo de sada do software de projeto bsico em padro XML. 2. Mapeamento dos modelos de dados do software de projeto bsico para as classes correspondentes no padro ISO15926-4. 3. Construo de um novo arquivo de esquema XML, utilizando linguagem padro de ontologia OWL e o modelo ISO15926-2. 4. Mapeamento dos modelos da ferramenta CAE para as classes correspondentes no padro ISO-15926-4. 5. Leitura dos dados do arquivo XML padronizado para ferramenta CAE. Dado que existem vrias formas de arquivos de sada para os dados dos diferentes softwares empregados, essa fase a mais delicada no sentido de fazer a interpretao e classificao desses dados.

3.2. Leitura dos Dados do Fluxograma de Engenharia A leitura correta dos dados de sada do fluxograma de engenharia est baseada no entendimento de sua modelagem, explorando a forma como os dados so representados. A partir deste entendimento, deve selecionar as informaes de interesse para a fase de projeto de detalhamento. Como trataremos das ferramentas SmartPlant PI&D e PDS importante observar que j existe um intercmbio de dados entre essas ferramentas, mas, o que se quer aqui mostrar exatamente o que mais deseja a engenharia de projetos: a interoperabilidade entre todas as atividades do ciclo de vida da planta de processo industrial levando em conta outras plataformas de desenvolvimento. No obstante, observamos o mapeamento entre os esquemas de dados utilizados por estas ferramentas como forma de ajudar na elaborao da leitura do arquivo de sada do SmartPlant P&ID, que um XML formatado para abertura em MS Excel. Para simplificao da ilustrao, vamos mostrar apenas uma parte de um arquivo de sada da ferramenta SmartPlant P&ID em MS Excel que lista equipamento e em particular o componente do fluxograma exemplo item de equipamento bomba visto na figura 3. 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012


ID EN TIF IC A TIO N B - 3 4 12 . 0 2 0 0 3 QT TA G TY P E C EN TR F U GA HOR IZON TA L P R OJ EC T D A TA P OW ER C A P A C ITY TEM P . P R ES S U R E 35 D IM EN S ION S W H 4 3 5.0 M OD EL

B - 4 50 6 - A

50 - 2 0 0

Figura 3 Folha de Dados de Equipamentos - Arquivo de sada do SmartPlant P&ID em MS Excel. Para que se estabelea a conexo entre os aplicativos envolvidos nas fases de engenharia bsica e engenharia de detalhamento do projeto necessrio que cada tipo de informao oriunda do SmartPlant P&ID pelo exemplo, esteja identificado dentro da estrutura de classes do Padro ISO-15926 em um arquivo de transferncia de dados padronizado com o objetivo de permitir a perfeita utilizao pelo aplicativo da fase seguinte, no caso o PDS. Neste contexto, a leitura dos dados de sada do SPP&ID visa obter as especificaes, parmetros e conexes dos dispositivos pertencentes a Mapas de dados e fazer isso requer o diagrama de classe tipo UML para identificao das classes envolvidas no ambiente de engenharia bsica e de detalhamento. Como trataremos apenas do relacionamento entre as atividades de engenharia bsica e a de detalhamento, somente uma parte do conjunto de instncias das classes disponveis na Parte 4 da ISO-15926, necessria ser empregada para construo de um Diagrama de Classes UML. No modelo de dados so definidas instncias onde a identificao da classificao dos termos e a hierarquia das Classes utiliza as terminologias especficas da norma ISO-15926-4 RDL. Para a construo do diagrama de classes necessria identificao dos atributos das classes e as relaes entre essas classes dos componentes do fluxograma de engenharia.

3.3. Mapeamento dos modelos de dados do software de projeto bsico para as classes correspondentes no padro ISO-15926-4 No caso o mapeamento dos modelos do SmartPlant P&ID para as classes correspondentes no padro ISO15926-4 pode ser feito a partir da planilha MS Excel ou at mesmo em XML. O objeto MapClass corresponde interface IMapClassDef no Mapeamento do diagrama Relationships. Em geral, h um objeto MapClass no esquema da ferramenta para cada SmartPlant P&ID classe (ItemType) que precisa ser publicado ou recuperados. MapClass referido como SPMapClassDef no Schema Editor do SmartPlant P&ID. As propriedades e as relaes de um MapClass pode ser visto na caixa de dilogo do Edit Map Class Definition. Na parte do diagrama de engenharia da Figuras 2 o componente da planta identificado por B-4506-A classificado como sendo uma bomba centrfuga e representado por um dispositivo no Mapa de dados modelado no SmartPlant P&ID. Pela ISO-15926-2 apenas a identificao e classificao se pode dar ao componente, Bomba Centrfuga, representada no diagrama da figura 4, cujas propriedades existem no SmartPlant P&ID TAG B-4506-A. Mas em se tratando do objeto fsico Bomba Centrifuga pode-se acrescentar classificaes adicionais como o fabricante e o nmero de srie deste objeto conforme a classe no mbito da parte 4 da ISO-15926. Certamente essa informao adicional muito necessria no PDS. Neste caso esta informao gravada pelas duas relaes mostrada na Figura 5. B-4506-A

Figura 4 Identificao e Classificao das Relaes / Fonte: LEAL (2005). Quanto ao segmento de tubo tagueado como 3-A-B10-001 um objeto fsico que tem uma relao de conexo com o bocal N2 e classificado como um segmento de tubo. Esta informao gravada pelas relaes entre componentes muito parecidos com as mostradas na Figura 6.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

B-4506-A

ISO-15926-2 ISO-15926-4
B-4506-A-N2

3-A-B10-001

Figura 5 Relao de Conexo / Fonte: LEAL (2005). As propriedades contidas nos modelos de equipamentos do SmartPlant P&ID foram identificadas dentro da classe Property da norma. Esta parte serve como base para o mapeamento entre os termos do SmartPlnat P&ID e a ISO15926. Para mapear o modelo de dados do SmartPlant P&ID temos que considerar que esse um modelo pertencente a um domnio, no caso representado pela planta de processo de etanol. O que se quer representar as informaes tcnicas existente na planta de processo de etanol em um modelo de dados cuja especificao segue o modelo conceitual da Parte 2 da ISO-5926 (ISO 15926-2, 2003) Ontologia que define o que pode existir em um domnio. Esse conceito de modelo de dados representado por uma hierarquia universal de subtipo e supertipos. Graficamente podemos verificar que - ver Figura 6 - a raiz principal dessa hierarquia chamada Thing . Dessa raiz Thing deriva-se as subdivises Possible individual e Abstract Object.
Multidimensional Object

Possible Individual

Class

THING AbstractObject

Relationship

Figura 6 Hierarquia dos subtipos e supertipos do modelo conceitual ISO-15926-2. O fluxograma de engenharia de processo citado no item 3.1, tem seus componentes da planta identificados por TAG. Pela da ontologia da ISO-15926 esses componentes so reconhecido na hierarquia como subtipo Possible_individual, j que existem no tempo e no espao do domnio planta. Quando consideramos esses componentes como objeto fsico equipamentos ou instrumentos passa a ser definido como um abstract_object. O TAG B-4506-A considerado um possible_individual classificado como Bomba Centrfuga, que subclasse de Bomba. As informaes de entrada e sada da bomba B-4506-A so consideradas Connection_of_Individual enquanto que suas propriedades fsicas, como a temperatura de 65C, property space. A ilustrao abaixo mostrada na figura 7 mostra esquematicamente a classificao do componente do processo.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

EQUIPAMENTO

Class_of_Class_of_individual
BOMBA

Class_of_Class_of_individual
BOMBA CENTRFUGA

Class_of_Class_of_individual
B-4506-A

Class_of_Class_of_individual
TEMPERATURA

Class_of_Class_of_individual
65O C

Class_of_Class_of_individual
IN OUT

Figura 7 Exemplo da aplicao dos conceitos da ISO-15926-2. H necessidade de se obter um arquivo de intercmbio de dados padronizado por um vocabulrio controlado, mas no se pode simplesmente utilizando-se das definies do modelo ontolgico da Parte-2, pois este conceito concebido para ser utilizado em conjunto com dados de referncia RDL: instncias padro que representam informao comum a um nmero de utilizadores, plantas de processo, ou ambos. A utilizao e definio de dados de referncia para plantas de processo o tema de partes 4, 5 e 6 de ISO 15926. A ISO-15926 fornece essas RDL em formato de planilhas MS Excel, sendo uma para cada classe principal. Na biblioteca de dados de referncia (RDL) onde podemos encontrar as definies das principais classes fornecidas pela ISO-15926 Parte-4, conforme listado abaixo: 15926-4:2007 spreadsheets activity.xls basics.xls class_of_class.xls connection_material.xls control_function.xls electrical.xls encoded_information.xls heat_transfer.xls information.xls instrumentation.xls iso15926-2_superclasses.xls piping.xls property.xls protection.xls solid_handling.xls static_equipment.xls transport.xls

Devemos relacionar os termos semnticos utilizados na construo do arquivo de sada do SmartPlnat P&ID com as respectivas RDL da Parte 4. No CAE PDS o mapeamento pode ser a construo manual de planilhas que armazenam este relacionamento no formato De/Para, baseado em um levantamento e estudo tcnico das informaes que especificam e caracterizam cada componente da planta de processo nos diferentes modelos de dados dos sistemas de software empregados no projeto. Um recurso simples pode ser usado para fazer um De-Para entre os nomes das informaes no SmartPlnat P&ID, e o correspondente nome da informao CAE PDS para com isso fazer a relao respectivamente com o mapeamento para as classes property como planilhas MS Excel.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

3.4 Construo de um Novo Arquivo Esquema XML, Utilizando Linguagem Padro de Ontologia OWL e o Modelo ISO-15926-2. necessrio transcrever os dados de sada da ferramenta de desenvolvimento SmartPlnat P&ID para a linguagem padronizada pela norma ISO-15926. Desta forma esses dados podero ser lidos por qualquer ferramenta de software para projeto que seja capaz de interpretar este padro. Construir um arquivo neutro padronizado a sada para executar a transferncia dos dados de engenharia do processo para a ferramenta de detalhamento de projeto PDS por exemplo. Para construir o arquivo neutro importante usar OWL que uma linguagem de marcao semntica para publicao e compartilhamento de ontologias na Web e do DAML+OIL. Assim a construo desse arquivo pode partir de um entendimento bsico de XML. Para o nosso exemplo estudado, sabemos que podemos atribuir a cada parte dos dados dos componentes do fluxograma do processo um elemento de TAG e, mesmo sem saber nada sobre o esquema de dados padro, podemos esperar um arquivo de dados XML para a nossa bomba do exemplo como algo parecido com: <centrifugalPump> <tag> B-4506-A</tag> <dryWeight>435.0</dryWeight> <normalCapacity>35</normalCapacity> <manufacturerCompany>KMZ </manufacturerCompany> <model>50-200</model> <type> CENTRIFUGA HORIZONTAL </type> <operatingEnvironment>outdoor</operatingEnvironment> </centrifugalPump> A representao deste modelo de dados em OWL utiliza o conceito RDFS:Class com subclasse OWL:Class. Alm disso, os meta-modelos OWL:DatatypeProperty e OWL:ObjectProperty so subclasses de RDFS:Property e instncias de OWL:Class. A entidade do tipo Class_of_individual da ISO-15926-2 e seus subtipos so modelados como subclasses da OWL:Class e instncias da subclasse Class_of_abstract_object. A entidade do tipo Class_of_relationship e seus subtipos so modelados como subclasses da OWL:ObjectProperty e instncias da subclasse Class_of_class_of_relationship. A entidade do tipo Possible_individual e seus subtipos so representados como subclasses de OWL:Thing e instncias da subclasse Class_of_individual, o tipo de entidade Relationship e subtipos so modelados como propriedades em OWL e instncias da subclasse pertinente de Class_of_relationship. As classes e instncias na norma ISO-15926-4 so tratadas de maneira similar. Classes RDL so modeladas como subclasses de OWL:Thing e instncias do tipo de entidade competente da ISO-15926-2. Qualquer especializao de uma classe RDL modelada como uma subclasse da classe RDL. Relacionamentos em ISO-15926-4 so representados como instncias da subclasse pertinente de Class_of_relationship_(GULLA et al., 2006). Para transposio dos componentes do fluxograma de processo para a ferramenta de projeto de engenharia detalhamento so utilizados somente os subtipos Functional_physical_object e Stream da classe physical_object para representao dos TAG dos equipamentos principais, informao de sua classificao segundo as RDLs da Parte 4 da norma e das correntes do processo. Neste caso, a serializao do XML em OWL representada como: < owl:PossibleIndividual ID = B-4506-A > < rdf:type rdf:resource = &iso15926_2;#FunctionalPhysicalObject / > < rdf:type rdf:resource = &iso15926_4;#CentrifugalPump / > < / owl:PossibleIndividual > Uma informao fundamental para garantir a correta transformao do Flowsheet (diagrama de engenharia do processo) do SmartPlnat P&ID em um Fluxograma de Processo na fase de projeto bsico a conectividade entre os componentes da planta, denominada Topologia do Processo. No modelo da ISO-15926-2, a connection_of_individual um relacionamento que indica que o fluido pode ser transferido entre os membros do possible_individual que esto ligados, direta ou indiretamente. As propriedades dos indivduos do modelo ISO-15926-2 so traduzidas para propriedades do OWL como OWL:ObjectProperty e OWL:DataTypeProperty. A connection_of_individual considerada como uma propriedade no modelo de dados e assim declarada como OWL:ObjectProperty. Vejamos a bomba B-4506-A com uma conexo bocal de entrada que possui um TAG N-001 e com um bocal de sada TAG N-002, para representarmos a serializao do XML devemos fazer algo parecido com o seguinte: <owl:Class rdf:ID="ConnectionOfIndividual"> <rdfs:subClassOf rdf:resource="#Relationship" /> </owl:Class> < owl:PossibleIndividual > 8

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

< rdf:type rdf:resource = &iso15926_4;#CentrifugalPump / > < iso15926_2:partOf rdf:resource = #B-4506-A / > < iso15926_2:ConnectionOfIndividual> < iso15926_2:hasSide1 rdf:resource = #N-001 / > < iso15926_2:hasSide2 rdf:resource = #N-002 / > < / iso15926_2: ConnectionOfIndividual > < / owl:PossibleIndividual > Para completar a transferncia dos dados de processo necessrio transcrever as condies operacionais dos componentes da planta. Deve-se ter cuidado com o que pode ou no portar os dados operacionais como presso, temperatura, etc. O mapeamento entre um objeto fsico e uma quantidade de temperatura, por exemplo, pode ser definido como uma instncia da class_of_indirect_property. Esta classe implementada como uma subclasse de OWL:FunctionalProperty, cujo domnio dado por membros da class_of_individual e cuja escala dada pelos membros da property_space. O adequado mapeamento extremamente importante para o sucesso da transferncia de dados no padro ISO-15926. 3.5 Mapeamento dos Modelos da Ferramenta CAE para as Classes da ISO-15926-4 Para o exemplo do software CAE PDS que utiliza e disponibiliza o conceito de biblioteca de objetos de engenharia (RDB), onde a ideia de objeto est baseada na realidade. A considerao principal est na ideia de uniformizar e generalizar a descrio da aplicao dos componentes que realmente existem na planta. Por exemplo, uma bomba tem muitos aspectos que quando vistos em conjunto constituem a imagem global da bomba. Cada disciplina tcnica traz sua viso prpria sobre cada componente visualizado em conjunto na unidade industrial e o modelo uniforme deste componente deve convergir par atender todas as reas. Os diagramas de engenharia de processo so construdos utilizando os modelos disponveis na biblioteca de objetos de engenharia e a conexo bidirecional dos grficos com o banco de dados impedem inconsistncias. Nas figuras 2 e 3 esto o diagrama de engenharia de processo e a sua respectiva folha de dados de componente e lista de equipamentos na interface do SmartPlnat P&ID. A elaborao dos PFDs est baseada na criao dos componentes nos diretrios do PFD (AEQ e APS) que fazem a leitura do modelo do objeto na biblioteca atravs de um link para o Base Object, e posteriormente o componente inserido no diagrama por processo drag-drop. Sendo assim, para que seja possvel a criao automatizada dos objetos no SmartPlnat P&ID seria necessrio inserir uma coluna com o apontamento da estrutura hierrquica da biblioteca, alm do relacionamento entre os termos que definem os nomes dos componentes do domnio de plantas de processo. Alm disso, cada componente do PFD possui um conjunto de propriedades fsicas para especificao e gerao dos documentos do tipo folha de dados de processo e listas. A transferncia das condies de operao do processo oriundas da simulao tem como base o mapeamento entre o catlogo de atributos do mdulo de processo do SmartPlnat P&ID e as respectivas RDLs da ISO-15926-4. O perfeito mapeamento destes atributos remove qualquer tipo de ambiguidade no intercmbio das informaes de simulao para os respectivos documentos da fase de projeto bsico. 3.6. Leitura dos Dados no Padro ISO-15926 para a Ferramenta CAE A leitura das informaes contidas no arquivo XML de sada do aplicativo SmartPlnat P&ID para o modelo de dados do software PDS passa por duas etapas distintas: primeiramente tem que ser feita a interpretao da estrutura do RDF/XML e, depois a transferncia dos dados atravs da conexo direta com a interface do software PDS. Para interpretao da estrutura do RDF/XML tm que ser identificados todos os componentes da planta denominados PossibleIndividual na classificao OWL, assim como a informao do tipo como classificao em RDF para que seja executada a criao dos objetos na estrutura de projeto no PDS. No segundo momento um mapa de relacionamento tem que se realizado e ajustado para que a ferramenta que vai receber os dados possa ler e implementar na sua tabela de dados de referncia. Um grande esforo tambm necessrio para fazer a verificao dentro da ferramenta para checar se houve algum erro no intercmbio. Um problema que pode acontecer , por exemplo, no SmartPlnat P&ID quando um fluxo deriva de outro so utilizados objetos para unio e ramificao de fluxos, ou seja, os fluxos no aceitam conexo entre si. Sendo assim, os fluxos entre correntes no foram identificados por este tipo de componente no diagrama de processo consequentemente no pode ser mapeado pelo PDS. Outra observao que cada ferramenta CAD tem suas particularidades e quase sempre o problema acontece no intercmbio das unidades e ento esse caso por prudncia deve sempre que possvel ser tratado em esquema XML contendo todos os dados referentes a unidades, separado. No exemplo simplificado a conexo entre os equipamentos no foi considerada e isso dificultaria o total aproveitamento dos dados de PI&D pois haveria de se estender o esquema XML usado complementando essas informaes de relacionamento entre objetos.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

4. Concluso
A ideia que sustenta um ambiente padronizado pela ISO-15926, se apoia no conceito de interoperabilidade e na colaborao entre os diversos profissionais da planta. Assim, para a consolidao desse ambiente colaborativo necessrio alm do desenvolvimento de ferramentas interoperveis importante que os profissionais de cada rea tenham uma postura colaborativa, favorecendo a multidisciplinaridade e evitando a fragmentao do setor. Hoje dispomos de normas e padres que possibilitam o intercmbio e compartilhamento de informaes de engenharia, por exemplo, o padro ISO-15926 usado nesse trabalho, mas as atuais ferramentas ainda no esto em perfeita sintonia com as normas e padres existentes. A norma ISO-15926 define um RDL, mas, mesmo assim, os sistemas devem ser implementados para permitir a esperada troca de dados. Isso exige a implementao de tecnologias adequadas, tais como XML, RDF, SPARQL e OWL o que no est includo nesta iniciativa da ISO-15926. Portanto o intercmbio de dados entre as atividades de engenharia de projeto bsico e projeto de detalhamento de uma planta requer um grande esforo para ajustar os esquemas de troca de informaes dos sistemas envolvidos. Assim estudos como esse so de extrema relevncia para o desenvolvimento de ambientes interoperveis, ajudando a identificar possveis falhas, bem como identificando seus benefcios e melhorando a forma como utilizamos esses padres.

5. Referncias
FIATECH (Estados Unidos). USING XML SCHEMAS FOR FACILITIES EQUIPMENT. 2.0 Austin, 2004. 73 p. FIATECH (Estados Unidos). An Introduction to ISO 15926. Austin, 2011. 174 p. DOMINGOS, rica Conceio Fernandes. INTEROPERABILIDADE ENTRE AMBIENTES DE SIMULAO E PROJETO DE PROCESSOS DA ENGENHARIA QUMICA. 2010. 104 f. Dissertao (Mestre) - Curso de Engenharia Qumica, Departamento de Engenharia Qumica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. FIATECH (Estados Unidos). Harmonization of Pump Schemas with the ISO 15926 Reference Data Library. Disponvel em: <http://www.fiatech.org/images/stories/techprojects/project_deliverables/Updated_project_deliverables/aex_hi_repo rt.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2012 W3C. Extensible Markup Language (XML) 1.0 (Fifth Edition). Disponvel em <www.w3c.org/TR/REC-xml>. Consultado em 02/05/2012 FIATECH (Estados Unidos). XML Schema Development Guidelines. 1.0 Austin, 2004. 80 p YOGUI, R. ISO 15926 - Padro internacional para integrao e automao no PLM (Plant Lifecycle Management), In: V Congresso Rio Automao, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis IBP. Rio de Janeiro, 2009. FIATECH (Estados Unidos). Capital Facilities Information Handover Guide, Part 1. Austin, 2006. 85 p. This document is the result of a number of organizations and individuals cooperating to improve the development, delivery and use of information for capital facilities projects. The following individuals contributed to this work: David Adam, BP Bob Batcheler, Newforma Ian Bishop, Foster Wheeler Robert Chapman, NIST Alan Doniger, POSC Paul van Exel, USPI-NL Andy Fuhrman, OSCRE Ian Glendinning, Intergraph Ric Jackson, FIATECH Judy Ludlow, Petro-Canada Dale Osmond, AMEC Americas Limited Onno Paap, Fluor Steve Pearson, Pearson-Harper Kent Reed, NIST Andries van Renssen, Shell Global Solutions International B.V. Mervyn Richards, MR1 Consulting Ltd. Dalip Sud, Shell Global Solutions International B.V. Tom Teague, ePlantData Hans Teijgeler Wolfgang Wilkes, Semaino Technologies GmbH.

10

Anda mungkin juga menyukai