Anda di halaman 1dari 10

SEMNTICA (APRENDE-SE MAIS RESOLVENDO EXERCCIOS)

SEMNTICA Semntica o estudo do sentido das palavras de uma lngua. Na lngua portuguesa, o significado das palavras leva em considerao: Sinonmia: a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinnimos: Exemplos: Cmico - engraado / Dbil fraco, frgil / Distante - afastado, remoto. Antonmia: a relao que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrrios, isto , os antnimos: Exemplos: Economizar - gastar / Bem - mal / Bom - ruim. Homonmia: a relao entre duas ou mais palavras que, apesar de possurem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonolgica, ou seja, os homnimos: As homnimas podem ser: Homgrafas: palavras iguais na escrita e diferentes na pronncia. Exemplos: gosto (substantivo) - gosto / (1 pessoa singular presente indicativo do verbo gostar) / conserto (substantivo) - conserto (1 pessoa singular presente indicativo do verbo consertar); Homfonas: palavras iguais na pronncia e diferentes na escrita. Exemplos: cela (substantivo) sela (verbo) / cesso (substantivo) - sesso (substantivo) / cerrar (verbo) - serrar ( verbo); Perfeitas: palavras iguais na pronncia e na escrita. Exemplos: cura (verbo) - cura (substantivo) / vero (verbo) - vero (substantivo) / cedo (verbo) - cedo (advrbio); Paronmia: a relao que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas so muito parecidas na pronncia e na escrita, isto , os parnimos: Exemplos: cavaleiro - cavalheiro / absolver - absorver / comprimento - cumprimento/ aura (atmosfera) - urea (dourada)/ conjectura (suposio) - conjuntura (situao decorrente dos acontecimentos)/ descriminar (desculpabilizar - discriminar (diferenciar)/ desfolhar (tirar ou perder as folhas) - folhear (passar as folhas de uma publicao)/ despercebido (no notado) - desapercebido (desacautelado)/ geminada (duplicada) - germinada (que germinou)/ mugir (soltar mugidos) - mungir (ordenhar)/ percursor (que percorre) - precursor (que antecipa os outros)/ sobrescrever (enderear) subscrever (aprovar, assinar)/ veicular (transmitir) - vincular (ligar) / descrio - discrio / onicolor unicolor.

Polissemia: a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vrios significados. Exemplos: Ele ocupa um alto posto na empresa. / Abasteci meu carro no posto da esquina. / Os convites eram de graa. / Os fiis agradecem a graa recebida. Homonmia: Identidade fontica entre formas de significados e origem completamente distintos. Exemplos: So(Presente do verbo ser) - So (santo) Conotao e Denotao: Conotao o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto. Exemplos: Voc tem um corao de pedra. Denotao o uso da palavra com o seu sentido original. Exemplos: Pedra um corpo duro e slido, da natureza das rochas.

PRIMEIRA PARTE ANLISE SEMNTICA

I - Introduo:
Dois dos ramos mais importantes da lingistica tratam diretamente das palavras: a etimologia, que o estudo da origem das palavras, e a semntica, que o estudo do significado das palavras. Das duas, a etmologia uma disciplina j enraizada e a muito difundida, enquanto que a semntica relativamente recente. A especulao feita em torno da origem das palavras teve especial importncia na antiga filosofia grega, em particular, a importante cotribuio de Plato, em seus estudos intitulado Crtilo. Havia duas escolas de pensamento rivais: os naturalistas, que acreditavam existir uma relao intrnseca entre o som e o sentido, e os convencionalistas que sustentavam ser a relao puramente arbitrria. Quando, no sculo I, antes de Cristo, Varro codificou a gramtica latina, considerou a etimologia como uma das trs principais divises dos estudos lingsticos, ao lado da morfologia e da sintaxe. Sendo certo que os mtodos etimolgicos, at ao sculo XIX, continuaram a no ser cientficos, mas o prprio contributo etmolgico manteve sempre uma posio chave no estudo da linguagem. At muito mais tarde, no se sentiu a necessidade de uma cincia autnoma do significado: foi apenas no sculo XIX que a semntica como uma diviso importante da lingstica, surgiu e recebeu seu nome moderno. No significa, contudo, dizer que os Antigos fossem indiferentes aos problemas do significado. Fizeram vrias observaes acerca do emprego e do sentido das palavras e mencionaram diversos aspectos fundamentais da mudana semntica.

O estudo moderno da linguagem(1), tendo por meta os nveis de investigao, necessariamente passa pela abordagem dos signos lingsticos que, como menor unidade de qualquer sistema de linguagem corresponde a base do trabalho de hermenutica.

Textos relacionados
Uma breve anlise da tenso entre positivismo e ps-

positivismo como aportes de interpretao/aplicao jurdica a partir do poema "Traduzir-se", de Ferreira Gullar Lacunas, meios de integrao e antinomias. Uma Equidade como instrumento de integrao de lacunas no O Direito como interpretao na perspectiva de Ronald Los puntos doctrinales de arranque de la teora abordagem luz do sistema jurdico aberto e mvel Direito Dworkin estructurante del Derecho de Friedrich Mller

Os signos como unidades de qualquer sistema lingstico, esto presentes independentemente da forma pela qual se expressa a comunicao. Na linguagem do direito, enquanto normas de conduta, posto no ser admitido em nosso sistema a constituio de regras jurdicas atravs da simples verbalizao, se apresentam, na maioria das vezes, na forma escrita, representando pelas leis latu sensu e pelas decises judiciais. Enquanto considerado no s como regras de conduta, mas em toda sua amplitude, incluindo-se neste particular os atos praticados com respaldo na faculdade de agir conferida pela lei ou para dirimir a soluo dos conflitos, os signos lingsticos tambm se apresentam verbalmente, fatos que ocorrem com maior freqncia no direito processual, atravs da sustentao oral dos advogados nos tribunais, da inquirio das testemunhas, no apregoamento das partes para ter incio a audincia e em muitos outros atos praticados no decorrer do processo e que exteriorizados so registrados para fins de prova sua concretizao. Por outro lado, em que pese a semelhana dos signos com a palavra escrita ou verbal, este no corresponde e no se confunde com esta, tendo em vista que corresponde a menor unidade de um sistema de linguagem, estando presente em qualquer meio de comunicao, mesmo atravs da mmica, onde o dilogo mantido atravs de gestos efetuados entre os interlocutores, correspondendo a verbalizao ou escriturao as formas possveis que se revestem. Para a completa compreenso dos signos na estrutura da linguagem, deve-se ter em mente que uma entidade lgica, dotada de suporte fsico, correspondente a matria concreta pela qual se exterioriza, um significado que o seu equivalente no mundo exterior e uma significao, que a idia ou noo que elaboramos em nossa mente do objeto representado.

Quanto ao significado, este encontra-se intimamente unido ao suporte fsico, sendo seu correspondente no mundo exterior, tomando-se por base direito como sistema de linguagem enquanto cincia, no se restringe este apenas ao texto da lei, mas a todo estudo tendo por temtica a interao do homem na sociedade, correspondendo a todo e qualquer objeto de existncia concreta ou imaginria, presente ou passado, de produo natural ou artificial. II - Anlise Semntica: A semitica distingue trs planos de investigao dos signos lingsticos, a anlise semntica, a sinttica e a pragmtica. Na anlise semntica, o campo de estudo o vnculo do signo com a realidade que exprime, onde o objetivo da investigao procurar destacar dentre diversos possveis, o significado correto dos signos, distinguindo e eliminando os demais que a ele se encontram associados, procurando extrair ao mximo toda a impreciso natural dos termos, na maior parte oriundos da linguagem natural. Desta forma, a anlise semntica de qualquer dispositivo legal, implica na busca de sua conotao e denotao, primeiramente para estabelecer a relao dos termos por ela empregados alcanando o conjunto de objetos que representa, ou seja, delimitando sua extenso. A denotao, por sua vez, surge posteriormente conotao a medida que passamos a predicar, a determinado termo, conjunto de propriedades que o distingue dos demais. Sob o aspecto semntico, as palavras (termos ou expresses lingsticos) so consideradas em sua dimenso de referncia realidade; busca-se, assim, o sentido ou significado dos smbolos. Ou seja, investiga-se a parcela da realidade representada pelas palavras. Nesse contexto, o termo "mesa" significa determinado objeto plano, a certa altura do cho. As imprecises naturais, acima descritas, podem, como j foi dito, estarem relacionadas conotao(2) (ambigidade) ou denotao(3) (vagueza). Considerando-se que as normas jurdicas so expressas atravs de oraes ou enunciados, na atividade interpretativa das mesmas, rarssimo deparar-se com ambigidades, porquanto os termos jurdicos (palavras ou expresses) viro sempre contextualizados. (4) Por outro lado, a interpretao das normas jurdicas, no poucas vezes, enfrenta termos e expresses vagos, ou seja, depara-se com palavras denotativamente imprecisas. Cabe lembrar, tambm, que os principais trabalhos exclusivamente semnticos, na linguagem do direito, so dicionrios tcnicos que procuram estabelecer o significado dos signos lingsticos, informando os diversos significados que esto agregados aos termos jurdicos.

Contudo, evidente que a semntica na linguagem do direito no se restringe apenas a dicionrios tcnicos jurdicos, podendo-se at afirmar que trabalhos dessa natureza decorrem da dinmica do direito, representando pela constante instituio de leis e com estas, novos termos para representar os fatos sociais e os objetos jurdicos tutelados, bem como, pela prpria jurisprudncia que progressivamente vai estabelecendo a definio de determinados termos integrados a linguagem do direito. No raro, observa-se que determinados textos legais procuram definir o significado dos signos lingsticos empregados, realizando a prpria lei um trabalho semntico, prtica que, embora seja defendida por alguns, outros de forma vemente condenam, por entender que a partir do momento que o texto normativo passa a definir o alcance dos signos utilizados estar restringindo sua extenso no s no espao como tambm no tempo, restringindo o exerccio de interpretao. Face as consideraes de ordem interpretativa, interessante e oportuno, a meno ao campo de aplicao dentro do direito. Com a promulgao do Cdigo Civil Francs, tambm conhecido como Cdigo Napolenico, em 1.804, a aplicao do direito passou a ser vista como um procedimento lgico-formal. Trata-se da continuidade de uma tradio dos sculos XVI, XVII e XVIII: a idia de sistema como um mtodo, como um instrumento metdico do pensamento sistemtico do direito. A esta caracterstica que se liga, segundo o Prof. Trcio Sampaio Ferraz Jr., o chamado procedimento-construtivo e o dogma da subsuno. (5) As limitaes do positivismo jurdico do sculo XIX revelam-se, porm, quanto a dois aspectos bsicos. Primeiramente, quanto insuficincia de estudos puramente sistemticos e normativos no ensino jurdico tradicional, eis que a aplicao do direito exige, conforme fez anotar Genaro R. Carri, o conhecimento de pautas de valores fundados na Economia, Sociologia, Poltica e Antropologia, para mencionar apenas os ramos mais importantes das cincias sociais vinculadas ao Direito. Por outro lado, a aplicao do direito, enquanto deciso jurdica de conflitos sociais, no pressupe apenas um raciocnio de ndole formalista, fundado na Lgica Clssica; ao contrrio, o mesmo encontra-se intimamente vinculado a discursos que articulem valores, que no se confundem com evidncias racionais ou empricas (pressupostos bsicos da aplicao do raciocnio silogstico dedutivo ou indutivo). III - Concluso: A concluso, finalmente, de que na anlise semntica deve-se considerar cada objeto de estudo como um signo integrante da linguagem do direito, quer corresponda a um termo jurdico, a um dispositivo de lei, ao texto legal ou a todo ordenamento jurdico em sua totalidade. Inobstante tal fato, a anlise semntica, seja qual for o signo que tenha por objeto, jamais pode ser efetuada isoladamente do contexto e sua importncia reside na possibilidade de

eliminar a ambigidade e impreciso que os termos de uma norma jurdica podem apresentar, permitindo alcanar a exatido que deve corresponder o direito enquanto sistema normativo, constituindo em um dos instrumentos que podem possibilitar o alcance da certeza que deve residir na aplicao da lei.

SEGUNDA PARTE ANLISE SINTTICA


I - Introduo: A anlise sinttica, ao lado da semntica e da pragmtica, corresponde a outro plano de investigao dos signo lingstico, onde o ponto central de observao sua relao com os demais que integram o sistema. Assim, tendo em vista o significado lingstico contido em determinado signo, ou seja, seu conceito atravs da anlise semntica, a investigao desloca-se para a relao formal como os demais integrantes do sistema onde encontra-se situado, imperando, nesse particular, as regras de sintaxe, representadas, sobretudo, pela gramtica. A razo fundamental que os signos lingsticos no so utilizados ao acaso e de acordo com a convenincia do emissor, mas devem ser obedecidas as regras convencionalmente estabelecidas para que, dispostos com observncia delas, seja possvel no s ao emissor formular sua mensagem, como tambm, ao receptor decodificar e apreender seu contedo. Nesse sentido, pode-se afirmar que a anlise sinttica no trabalho da interpretao tem seu campo restrito relao dos signos entre si, sem se preocupar com o significado, situandose apenas no plano formal do sistema de linguagem. Tendo em vista que na linguagem do direito, a expresso oral feita atravs da escrita, as regras a serem observadas so as provenientes da gramtica, procurando a investigao verificar se corretamente foram empregados os termos dentro de uma proposio a nvel de concordncia entre sujeitos, objeto, predicado, advrbios, e assim por diante, de acordo com as regras vigentes para o idioma nacional. Nota-se, portanto, que a semntica prescinde da sinttica a medida que, o emprego incorreto dos termos no s apresentam-se como erro esttico, como tambm impossibilitar a adequada interpretao do texto, distanciando o emissor, involuntariamente, do sentido da mensagem que pretendia transmitir. II - Anlise Sinttica: A anlise sinttica desmembra os elementos componentes de uma "frase", examinando sua estrutura, dividindo "perodo" em "oraes", e estas nos seus termos essenciais, integrantes e acessrios.

Assim, toda frase deve conter uma correta justaposio de vocbulos, uma perfeita construo sinttica, para que cumpra seu papel de comunicao. Sob o aspecto sinttico, investigam-se os smbolos lingsticos formalmente considerados, quer em si mesmos, ou nas relaes entre si. Por exemplo, na frase: "A mesa de madeira", do ponto de vista da sintaxe interessa identificar morfologicamente cada palavra ("a" um artigo; "mesa" um substantivo; "" um verbo, e assim por diante). Alm disso, nesse contexto que se coloca a gramtica, enquanto regras formais a serem observadas na fala. Conforme j dito, a respeito dos planos de investigaes bsicos da semitica (sintaxe, semntica e pragmtica), tais partes no se excluem, sendo separadas apenas sob o aspecto didtico. Esta regra serve tambm com relao sintaxe e a lexicologia. da anlise dos padres frasais, que trata a parte da gramtica tradicionalmente chamada Sintaxe, ao lado da Morfologia, que depreende os morfemas gramaticais e a sua integrao nas unidades fixas chamadas vocbulos. H que se ressaltar, a importncia do estudo da forma das frases que, conforme o Prof. Paulo de Barros Carvalho(6), se d, basicamente, nos quadros da sintaxe, podendo ser distribuda por trs sub-captulos: sintaxe de concordncia, de subordinao ou regncia, e de colocao. Alguns autores, apresentam seis classes de frases, segundo sua forma, quais sejam: frases declarativas, interrogativas, exclamativas (abrangendo as optativas e imprecativas) e as imperativas. Contudo, deve-se observar, que nem sempre existe correspondncia entre as formas de frase e diversas funes que cumprem na comunicao humana, pois estas no se prendem a formas determinadas. A importncia da sintaxe no discurso jurdico, pode ser destacada a partir da elementar interpretao do conceito "direito". A interpretao jurdica, que no se confunde com o mero conhecimento sinttico do texto legal, posto que dela se utiliza para o conhecimento inicial do texto e, consequentemente, uma perfeita determinao do sentido ou dos vrios sentidos e alcance das expresses do direito, faz-se necessria no somente aos textos obscuros, defeituosos, duvidosos, ambguos, envolvendo mtodos cientficos. Nas disposies cujo sentido o expresso na lei, o trabalho menor, mas existe sempre. At porque a verificao de sua clareza, pressupe o uso preliminar da exegese. Ademais, o alcance de um artigo de lei se percebe do confrontamento com outros artigos, isto , se faz uso do mtodo sistemtico. Nota-se, portanto, que a sintaxe, como os demais nveis de investigao da linguagem (semntica e pragmtica), ferramenta valorosa na interpretao das proposies jurdicas normativas, mxime em si mesmas (principalmente atravs do mtodo gramatical) ou entre

elas (basicamente pelo mtodo sistemtico, em sentido amplo, abrangendo proposies normativas de um mesmo diploma ou de outros diplomas, sempre dentro de um mesmo sistema jurdico). Segundo o Eminente Prof. Trcio Sampaio Ferraz Jr. (7), que inclui de certa forma, parte da lexicologia(8) no tema da sintaxe, os problemas sintticos referem-se a questes de conexo das palavras nas sentenas: questes lxicas; conexo de uma expresso com outras expresses dentro de um contexto: questes lgicas; e conexo das sentenas num todo orgnico: questes sistemticas. Quanto questo lxica, o ilustre professor, acima mencionado, afirma que parte-se do pressuposto de que a ordem das palavras e o modo como elas esto conectadas so importantes para obter o correto significado da norma, muito embora, por se tratar de uma linguagem natural, dvidas podem surgir. Assim, a interpretao gramatical(9), apenas o ponto de partida, o instrumento de que se utiliza o jurista para a demonstrao do problema e no para resolv-lo. Ressalte-se a importncia de determinadas partculas que servem para interligar as proposies normativas e as partes constituintes de uma proposio. Segundo o Prof. Lourival Vilanova(10), as partculas lgicas e, ou, se ... ento, no se referem a nenhum objeto do mundo. Seu papel puramente sinttico: o de relacionar proposies. Nem todas as partculas gramaticais que tm papel sinttico-gramatical tm relevncia formal. s vezes so ambguas; outras, abrigam vrias funes de acordo com a estrutura gramatical, ou, diferindo vocabularmante, tm significado equivalente (so permutveis por sinonmia). Quanto questo dos problemas lgicos, que exigem interpretao lgica, entende o Prof. Trcio Sampaio Ferraz Jr, que parte-se do pressuposto de que a conexo de uma expresso normativa com as demais do contexto so importantes para a obteno do significado correto, embora possa ocorrer o descumprimento do princpio lgico da identidade quando, num mesmo diploma legal, usa-se o mesmo termo, em normas distintas com conseqncias diferentes. Referido professor, no que tange aos problemas de compatibilidade, num todo estrutural da pressuposio hermenutica, trata-se da unidade do sistema jurdico do ordenamento, nunca se devendo isolar um preceito, nem no seu contexto. As questes relativas constitucinalidade das normas infra-constitucionais, so de ordem sinttica, pois referem-se compatibilidade de normas jurdicas, dentro do sistema jurdico. Observe-se, entretanto, que a atividade interpretativa no se limita a extrair o sentido e o alcance da norma, mas eleger qual dos sentidos ou das possveis solues a mais

adequada, til ou justa para a vida social, o que, evidentemente, pressupe, alm de uma anlise sinttica, uma semntica e uma pragmtica, do texto normativo. Nesse sentido, merece destaque, conforme Anamaria Lwenthal(11), seguindo M. Pcheux, que as palavras, expresses, proposies, mudam de sentido em referncia a essas posies, isto , em referncia s formaes ideolgicas em que se inscrevem. Portanto, o jurista, no pode assumir um papel meramente sinttico, na interpretao dos textos normativos. No h, no nosso entendimento, um jurista sinttico, um semntico e outro pragmtico, porque a sintaxe, encontra seu complemento necessrio na semntica, e esta na pragmtica. So facetas de uma mesma realidade. Ademais, deve-se ressaltar que o direito no se resume a proposies normativas, como artigos de lei, contratos e sentenas, sendo a sintaxe um instrumento til, tambm, para analisar as proposies descritivas do direito. Finalmente, outro aspecto que merece algum relevo, o que trata da anlise sinttica das proposies jurdicas. Diz respeito forma em que estas se apresentam (imperativas, declarativas...), muito embora como afirmado anteriormente, as formas nem sempre correspondem s verdadeiras funes da linguagem, fornecendo, apenas precrios indcios sobre estas. III - Concluso: Do acima exposto, conclui-se que a anlise puramente sinttica dos signos da linguagem do direito somente ocorre quando se tem por base determinado termo de uma norma jurdica, onde se pode simplesmente analis-la, tendo por critrio as regras da gramtica. A partir desse plano, ao pretender-se efetuar anlise mais abrangente, tendo por campo de investigao uma norma em relao a lei ou esta em face do ordenamento, a anlise puramente sinttica extremamente difcil, uma vez que impossvel a investigao da relao de uma norma com outra, sem que seja primeiramente estabelecido os significados destas. Nesse sentido, se coloca a teoria de Kelsen(12), somente ocorrendo anlise sinttica se considerarmos que um signo da linguagem do direito estar sintaticamente adequado com outro do sistema quando este for seu fundamento de validade, enquanto observados os procedimentos nele estabelecidos para instituio daquele e enquanto integrado ao sistema atravs de autoridade com competncia por ele delegada. Entretanto, s no ser considerada vlida uma norma jurdica se no forem observadas as regras concernentes ao processo legislativo ou quando instituda por autoridade imcompetente sem se ater ao seu contedo material, desconsiderando-se a fora vinculante do ordenamento, o que seria inaceitvel.

Nesse sentido, a fora vinculante implica a no aplicao da teoria formal desenvolvida por Kelsen, pois ao se admitir a validade de uma norma de contedo material oposto ao das que lhe so superiores, estaria-se permitindo a instituio do caos na vida social. Finalmente, isso no quer dizer que basta que a norma tenha correspondncia material com as que lhe so superiores, para terem validade, mas acima de tudo, que sua validade reside tambm na observncia tanto da semntica quanto da sinttica para que seja capaz de integrar o ordenamento, impondo rejeio da norma no s quando formalmente no possua pressuposto de validade, quando tambm seja contrria aos valores juridicamente tutelados.

Anda mungkin juga menyukai