Anda di halaman 1dari 12

O Usurio e a Nova Lei de Drogas: apontamentos preliminares para pesquisa 1

Nome: Frederico Policarpo de Mendona Filho. Instituio: Ncleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP)/ Universidade Federal Fluminense. Grupo de Trabalho n 06 - Substancias Psicoativas: Cultura e Poltica RESUMO:
Esse trabalho discute as transformaes criadas pela Lei 11.343/06 a nova lei de drogas na relao entre os usurios de drogas e o sistema de justia criminal. Para realizar essa discusso, irei me valer dos dados de minha dissertao de mestrado em Antropologia no PPGA/UFF e da pesquisa que venho desenvolvendo com financiamento da FAPERJ para o ano de 2008. No incio de 2007, defendi minha dissertao de mestrado que tinha como objeto de pesquisa o Programa Justia Teraputica da Vara de Execues Penais (VEP) do Rio de Janeiro, um programa judicial voltado ao usurio de droga. A pesquisa indicou que os operadores do direito no forneciam uma assistncia jurdica adequada e privilegiavam a aplicao imediata de multa para o crime de uso de drogas, ao invs do encaminhamento para o Programa Justia Teraputica da VEP. Conclui, ento, que a maioria dos casos de usurios de drogas que chegavam justia no passava por nenhum exame para que a natureza daquele conflito fosse avaliada. Pelo contrrio, a natureza do conflito que havia provocado o envolvimento com a justia, no caso, o uso de drogas, era sufocada e devolvida ao autor do fato. O surgimento da nova lei de drogas no final de 2006 provocou mudanas: esse programa foi extinto e a pena de priso deixou de ser prevista para o uso de drogas. Por conta disso, muitos operadores do direito tm se manifestado no sentido de considerar que o crime por uso de drogas deixou de ser uma infrao criminal e passou a ser uma mera infrao administrativa. O objetivo desse artigo discutir os impactos da nova lei de drogas no comportamento dos operadores do sistema de justia criminal. A partir de dados de pesquisa em andamento, sugiro que os operadores do Judicirio passaram a se sentirem desobrigados da administrao institucional do crime por uso de drogas, deixando essa tarefa por conta dos policiais, reforando a economia dos ilegalismos.

PALAVRAS-CHAVE: Uso de Drogas; Sistema de Justia Criminal; Ilegalismo.


Trabalho apresentado na 26. Reunio Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil.
1

O Problema Em meados de outubro de 2006, passou a vigorar no Brasil uma nova lei de drogas2, a Lei 11.343/063. A nova lei acaba com a pena de priso para o usurio de drogas4. No entanto, os procedimentos penais continuam os mesmos, ou seja, o indivduo flagrado usando drogas levado para a delegacia, assina o Termo Circunstanciado e se compromete a comparecer no Juizado Especial Criminal para a audincia judicial. Atualmente, o usurio pode ser submetido s seguintes medidas: advertncia verbal, prestao de servio comunidade, medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo e, em ltimo caso, multa. Mesmo considerando-se que a administrao institucional do uso de drogas permanece oficialmente no mbito do sistema de justia criminal, deve-se reconhecer que a nova lei sinaliza na direo da descriminalizao do uso. O ponto fundamental nesse sentido o fim da pena de priso. No entanto, essa mudana acarreta outras conseqncias na relao entre o sistema criminal e o usurio que esto sendo pouco discutidas. Uma delas diz respeito aceitao, cada vez maior, do deslocamento da administrao institucional do uso de drogas da esfera oficial judicial para a esfera extra-oficial policial. Atrelada a essa, outra conseqncia tem relao com o endurecimento penal do trfico de drogas. Desse modo, o objetivo desse artigo verificar as possveis mudanas causadas pela nova lei de drogas na relao entre os usurios e o sistema de justia criminal. Espero, assim, contribuir, de um lado, para a compreenso da lgica de funcionamento do sistema de justia criminal brasileiro, fornecendo informaes que possibilitem uma melhor visualizao dos procedimentos e das instituies responsveis pela administrao institucional de conflitos em nossa sociedade e, por outro lado, para o estabelecimento de uma discusso com os operadores do sistema de justia criminal sobre o uso de drogas, buscando abordagens mais

A noo de drogas problemtica porque no existe uma definio clara e unvoca de seu sentido. O conceito de drogas elstico e polissmico. Como a nfase da pesquisa no sistema de justia criminal, a categoria droga ser usada, no sentido mais comum em que aparece nos textos e opinies dos promotores e juizes, ou seja, designando qualquer substncia entorpecente ilegal. A lista dessas substncias ilegais elaborada pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA). 3 Lei n 11.343, de 23 de agosto de 2006: Institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas Sisnad; prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas; define crimes e d outras providncias. 4 Art. 48, 2: Tratando-se da conduta prevista no art. 28 desta Lei, no se impor priso em flagrante, devendo o autor do fato ser imediatamente encaminhado ao juzo competente ou, na falta deste, assumir o compromisso de a ele comparecer, lavrando-se termo circunstanciado e providenciando-se as requisies dos exames e percias necessrios.

eficazes para reduzir os danos que certos padres de uso de drogas podem causar no indivduo e na sociedade. Esse artigo baseado em dados de minha pesquisa para o mestrado no PPGA/UFF e tambm em dados preliminares da pesquisa que realizo para o projeto financiado pela Fundao Carlos Chagas Filho de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ intitulado O Uso de Drogas e o Sistema de Justia Criminal. No momento atual da pesquisa, estou acompanhando s audincias nos mesmos Juizados Especiais Criminais em que realizei a pesquisa para o mestrado5. A justificativa para essa insistncia no mesmo campo de pesquisa que, alm de me valer dos contatos j estabelecidos, permite o contraste mais ntido das mudanas ocorridas com o surgimento da nova lei de drogas. Para a segunda etapa da pesquisa pretendo entrevistar policiais militares para verificar como est sendo realizada a represso ao uso de drogas. Apresento a seguir, uma breve discusso da abordagem proposta sobre o tema.

Abordagem Proposta Sobre o Tema Ao discutir os discursos mdicos sobre o uso de drogas Fiore6 na faz um balano sobre os trabalhos que se dedicam ao tema do consumo de drogas no Brasil, a partir do ponto de vista do seu objeto, apontando para quatro tipos: a) os estudos sobre o uso de substncias psicoativas entre sociedades indgenas, extintas ou no; b) estudos sobre rituais tradicionais que envolvem uso de psicoativos; c) estudos sobre uso de psicoativos no meio urbano, relacionado ou no com rituais religiosos; d) estudos que procuram compreender os significados sociais do uso de drogas e os discursos que se articulam sobre ele. A abordagem proposta nesse artigo se insere no quarto tipo, atravs das discusses oriundas das linhas de pesquisa relacionadas administrao institucional de conflitos7. Elaboro a reflexo em torno dessa questo tendo como objeto os operadores do sistema de justia criminal. Busco, assim, compreender os significados sociais e os discursos sobre o uso de drogas que so elaborados pelos operadores desse sistema.

O ttulo da dissertao O Programa Justia Teraputica da Vara de Execues Penais do Rio de Janeiro, defendida em fevereiro de 2007 no Programa de Ps-Graduao em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, com orientao de Roberto Kant de Lima e co-orientao de Antnio Rafael Barbosa. 6 Texto de Maurcio Fiore disponvel em http://www.neip.info/downloads/anpocs.pdf 7 Na UFF essa linha de pesquisa leva o nome de Cultura Jurdica, Segurana Pblica e Conflitos Sociais. Descrio: Analisa, em uma perspectiva comparada, os modelos jurdicos de produo da verdade e de administrao institucional de conflitos no espao e na esfera pblicos. Realiza etnografias de prticas e processos de administrao de conflitos vinculados s instituies judicirias e de segurana pblica, como aquelas da polcia e da justia criminal

Essa abordagem parte do princpio de que, provavelmente, em todas as sociedades humanas h pessoas que tm problemas de queixas, de conflitos e de disputas, e de que as sociedades desenvolveram procedimentos que podem ser acionados quando algum problema aparece (...) (NADER e TODD JR., 1978, p. 8). Desse modo, a proposta analisar de que forma a sociedade brasileira lida institucionalmente com o usurio de drogas, levando-se em conta que o uso de drogas considerado um crime. Para dar conta dessa tarefa, a partir da perspectiva antropolgica, relativizo a noo de direito e a substituo pela noo de sensibilidade jurdica (GEERTZ, 2000). Isso pertinente porque o direito em nossa sociedade comumente representado como um tipo de conhecimento especfico, de acesso restrito dos advogados e magistrados e separado do resto da sociedade. Tanto para as pessoas que no so iniciadas no mundo do Direito quanto, principalmente, para os especialistas, isto , os advogados, juzes, etc. Isso ocorre porque o modo de apreenso desse saber jurdico, preferencialmente realizado nas faculdades de direito, feito, como observa Kant de Lima, a partir da iniciao em prticas dogmtico-formais de representar a sociedade ideal como um conjunto de lgicas em harmonia com a razo, que detm, em princpio, um conhecimento definitivo sobre a origem e contedo das formas de vida humana em sociedade (KANT DE LIMA, 1983, p. 101) Assim, continua o autor, a forma de instituio desse saber implica em aparente distanciamento formal da realidade social, que tem que ser atingida por sucessivas operaes de reduo lgica a suas configuraes normativas. a realidade que se deve adaptar, em cada caso, ao Direito. (Idem) Por outro lado, a perspectiva antropolgica considera o direito como uma parte constitutiva da sociedade, como a arte ou a religio. A nica caracterstica que os diferencia o fato do direito ser responsvel pela administrao dos conflitos oriundos da sociedade. Mas isso no significa que o direito tenha apenas a funo de controle social. mais do que isso. Essa especificidade faz com que o direito seja produzido e, ao mesmo tempo, produza vida social. Assim, no apenas regula o comportamento, ele o constri. Geertz sintetiza essa perspectiva:

(...) o direito, em vez de ser um simples apndice tcnico acrescentado a uma sociedade moralmente (ou imoralmente) pronta, juntamente com um conjunto imenso de outras realidades culturais desde os smbolos da f, at os meios de produo uma parte ativa dessa sociedade. (...) O direito, mesmo um tipo de direito to tecnocrata como o nosso, , em uma palavra, construtivo; em outra, constitutivo; em uma terceira, formacional. Uma perspectiva, seja qual for sua origem, segundo a qual a adjudicao passa a ser forma voluntria de disciplinar desejos, ou uma devida sistematizao de deveres, ou uma harmnica harmonizao de comportamentos ou que ela consiste em uma articulao de valores coletivos tacitamente residentes em precedentes, estatutos e constituies contribui para uma definio de um estilo de vida social (diramos, uma cultura?) tanto quanto perspectivas que afirmassem que a virtude a glria do homem, ou que o dinheiro faz o mundo girar, ou que acima de uma floresta de periquitos est uma marquise de periquitos, o fariam. Essas noes so parte daquilo que a ordem significa; so pontos de vista da comunidade, e no seus ecos. (GEERTZ, 2000, p. 328/329) Assim, a relativizao da representao que concebe o direito como um tipo de saber especfico, absoluto, considerado parte da sociedade, nos permite consider-lo como uma forma especfica de imaginar a realidade. A partir dessa considerao, a perspectiva antropolgica prope que o foco seja dado na sensibilidade jurdica da sociedade, ou seja, nesses mtodos e formas de conceber as situaes de tomadas de deciso de modo a que as leis estabelecidas possam ser aplicadas para solucion-las (e tambm, claro, nos prprios mtodos de formulao e elaborao das leis) (GEERTZ, 2000, p. 324) A partir dessas observaes, pode-se lanar um olhar crtico sobre o direito penal e o sistema de justia criminal, pois se escapa das anlises legalistas e normativistas sobre a sociedade. O enfoque antropolgico permite que o direito estatal passe a ser visto como apenas mais um lugar de exerccio da sensibilidade jurdica presente em nossa sociedade. Na pesquisa que realizei no mestrado8 sobre uma medida alternativa oferecida nos Juizados Especiais Criminais na cidade do Rio de Janeiro, atravs do encaminhamento para
O ttulo da dissertao O Programa Justia Teraputica da Vara de Execues Penais do Rio de Janeiro, defendida em fevereiro de 2007 no Programa de Ps-Graduao em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, com orientao de Roberto Kant de Lima e co-orientao de Antnio Rafael Barbosa
8

um programa judicial de ateno ao usurio de drogas chamado de Programa Justia Teraputica da Vara de Execues Penais, cheguei concluso que os operadores dos juizados no estavam interessados em examinar a natureza do conflito, mas s preocupados em encerrar os casos o mais rpido possvel. Os usurios no tinham uma assistncia jurdica adequada durante as audincias, mal sabendo dizer quem os havia julgado e em que tipo de audincia. Os operadores do direito tambm no faziam os encaminhamentos da forma correta, segundo os psiclogos, e na maioria das vezes aplicavam a multa, mesmo que o usurio preferisse ser encaminhado para o tratamento. A justificativa deles era a de que a multa era prefervel ao invs do encaminhamento para o Programa Justia Teraputica da Vara de Execues Penais porque este ltimo atrasava a execuo da medida. Pode-se dizer, portanto, que os operadores focavam apenas o litgio penal e no o conflito (CHIES, 2005) que, afinal de contas, tinha provocado o envolvimento com a justia. Essa postura dos operadores do direito com relao aos usurios de drogas informada, assim, pela mesma lgica de funcionamento dos juizados observada por Maria Stella Amorim: Contudo, uma viso interdisciplinar da questo social ainda no predomina nos Juizados, prevalecendo o ponto de vista de que somente o aspecto jurdico dos fatos delituosos deve ser apreciado, no sendo atribuio do Judicirio lidar com outras dimenses do conflito entre as partes (AMORIM, 2003, p. 207) O resultado era que a esmagadora maioria dos casos de usurios de drogas que chegavam justia no passava por nenhum exame para que a natureza daquele conflito fosse resolvida. Pelo contrrio, a natureza do conflito que havia provocado o envolvimento com a justia era sufocada e devolvida ao autor do fato. Dessa forma, sabendo-se que continua a ser dos Juizados Especiais Criminais a competncia para julgar os casos de uso de drogas, a questo que se coloca a de verificar como o sistema de justia brasileiro ir se comportar. Ser que com a inexistncia da pena de priso o poder judicirio ir estabelecer com a sociedade uma relao mais prxima, representando um espao verdadeiramente democrtico de administrao e mediao de conflitos? Ou ser que a lgica punitiva e repressora de conflitos ir prevalecer? Como os usurios esto sendo tratados pelo sistema de justia criminal? Que decises os operadores esto tomando sobre os encaminhamentos? De que forma a nova lei influencia as prticas dos operadores do sistema, dos policiais militares, passando pelos policiais civis, conciliadores,

defensores e promotores at os juzes, com relao aos usurios? Em suma, de que maneira o sistema de justia criminal est lidando com os usurios depois da vigncia da nova de lei de drogas?

Hipteses de Pesquisa Para dar conta das possveis mudanas elaborei duas hipteses de trabalho para orientar a pesquisa de campo, ainda em fase inicial. A seguir, exponho essas hipteses e, logo depois, sugiro algumas direes apontadas pela pesquisa. A primeira hiptese trabalha com a idia de que com a abolio da pena de priso para o uso, o sistema criminal passar por uma transformao positiva, no sentido de consolidar mecanismos democrticos e mais eficazes de resoluo de conflitos. 1) O fim da pena de priso para o uso de drogas vai fazer com que a simples represso diminua, pois as conseqncias deixaram de serem graves. Com isso, abrir um espao para a existncia de um dilogo mais intenso dos operadores do sistema criminal com outras reas de conhecimento para que a administrao das questes relacionadas ao usurio seja debatida, visto que o uso de drogas, para diversos profissionais, considerado uma questo complexa (MATTOS, 2004; CRUZ, 2003; MACRAE, 1996, para citar alguns). Assim, a Justia passar a adotar uma estratgia recriadora, cuja proposta, (...) exige que as instncias de uma Justia Recriadora se permitam retroagir e operar com o complexo somatrio de variantes do qual resultou o conflito, e no com sua parcializao seletiva, tipificada e criminalizadora, a qual d origem ao litgio penal, que o objeto de abordagem da percepo tradicional e retributiva da Justia Criminal (CHIES, 2005, p. 52). A segunda hiptese, pelo contrrio, sugere que as mudanas tero um impacto negativo, pois favorece a iseno do sistema de justia criminal e legitima o aprofundamento das prticas autoritrias e ilegais dos operadores que esto na ponta desse sistema, que so os policiais militares, fundamentalmente. 2) Considerando-se que a nova lei de drogas no prev mais a pena de priso para o usurio e que o uso passou a ser visto como uma infrao administrativa, os operadores do direito no se importaram mais com esses casos, transformando a administrao dessa infrao em um ilegalismo (FOUCAULT, 2004; ACOSTA, 2004), sob o gerenciamento dos policiais, mais especificamente, dos policiais militares que quase sempre so os responsveis pelo flagrante de uso de droga. Se esse for o caso, a ao informal da polcia no gerenciamento do uso de

drogas como um ilegalismo, isto , negociando a entrada ou no no sistema criminal, passar a ser, com o aval do judicirio, cada vez mais legtima. Esse movimento contrrio entrada no sistema criminal configuraria o retrocesso para a situao anterior ao surgimento do Juizado Especial Criminal, que abriu caminho para judicializar os conflitos de pequeno potencial ofensivo que, antes, eram administrados no mbito das delegacias, a critrio do delegado local, sem atingir a esfera judicial. (AMORIM, 2003, p. 205). Tudo isso representaria um revs para aqueles que acham que, com a nova lei, o uso de drogas deixou de ser um assunto de polcia e passou a ser um assunto de sade pblica.

Resultados Parciais Como foi dito no incio, h algumas conseqncias dessa nova lei que no esto sendo debatidas e que, embora a pesquisa ainda esteja em andamento, tm influenciado as aes dos operadores do direito. Uma delas a percepo que os operadores dos Juizados Especiais Criminais tm com relao ao fim da previso de priso para o usurio. H a idia de que o crime por uso de drogas deixou de ser uma infrao criminal e passou a ser uma mera infrao administrativa. Se antes o uso j era considerado de menor potencial ofensivo 9, com a nova lei, muitos operadores do direito acham que no mais da alada deles a administrao desse conflito. A declarao dessa juza durante uma audincia do juizado pode servir como exemplo indicativo dessa tendncia. A nova lei de drogas descriminalizadora na prtica, mas no na lei, porque a Igreja Catlica e a Evanglica no quiseram bancar. Mas como no tem pena, no tem crime. Eu vou fazer igual a uma amiga: na intimao, vai junto a advertncia. Eu no vou chamar ningum aqui pra dizer: filhinho, no use drogas. Eu sou contra, mas vou ter que fazer isso. Ao lado dessa observao, e para reforar a idia de que os operadores do direito esto se sentindo desobrigados de atuar com relao ao uso, notrio que o nmero de casos de

Ver lei 9.099/95

usurios de drogas que chegam aos juizados diminuiu drasticamente depois da nova lei10. Se essas consideraes preliminares acerca das transformaes trazidas pela nova lei de drogas esto corretas, elas acarretam outras mais graves, que passo a considerar a seguir. Como j foi mencionado, o crime por uso de drogas continua na esfera do sistema de justia criminal, mas se o Judicirio no considera mais importante trat-lo essa responsabilidade recai sobre a Polcia, responsvel pelos servios de investigao e vigilncia. Desse modo, h, mesmo que indiretamente, o incentivo por parte do Judicirio para que o crime por uso de drogas seja administrado institucionalmente, embora extraoficialmente, pela Polcia. Essa situao entre a legalidade e a ilegalidade legitima a administrao do uso de drogas como um ilegalismo (FOUCAULT, 2004; ACOSTA, 2004). Mas, no h nada de novo nessa observao. Por estar o tempo todo circulando entre o legal e o ilegal e controlando quem passa, ou no, de uma condio a outra, alguns policiais transformam esse poder em um verdadeiro comrcio de mercadorias polticas (MISSE, 2003): como o usurio de drogas participa de um mercado que transaciona mercadorias criminalizadas de produo privada caracterizando o trfico de drogas, o movimento , se ele for pego pela polcia, o flagrante ou seja, o relaxamento sobre os procedimentos criminais, a tipificao, etc passa a ser uma mercadoria. Vale lembrar que mesmo com a nova lei, que retirou a possibilidade da priso, os usurios que forem levados at aos Juizados Especiais Criminais, continuaro a receber informao desabonadora constante em registros de antecedentes11 at o cumprimento integral da medida imposta pelo juiz. Essa anotao, mesmo que temporria, traz srias conseqncias, principalmente quando se busca estabelecer vnculos de trabalho formal, como a carteira assinada (POLICARPO, 2007). Mas a negociao em torno dessas mercadorias, desses bens pblicos de monoplio estatal (MISSE, 2003), no privilgio da Polcia, sendo perceptvel em outras esferas do aparelho de Estado. Aqui, s chamo ateno para o reforo do arrego12 (BARBOSA, 1998), isto , em que a situao decorrente do flagrante resolvida na rua atravs da negociao com os policiais, sem chegar esfera judicial. A gravidade dessa situao, no caso do uso de drogas, que ela parece se repetir com o aval cada vez maior do Judicirio, tornando-se a regra.

Essa informao no est baseada em dados oficiais, mas na simples observao dos casos nas pautas das audincias. Ainda busco ter acesso aos dados estatsticos dos juizados estudados para verificar a veracidade dessa informao 11 Artigo de Pedro Abi-Eab, disponvel em: http://conjur.estadao.com.br/static/text/54178,1 12 Uso a expresso arrego num sentido um pouco diferente de Barbosa. Ele utiliza a expresso, uma gria dos morros cariocas, para designar o suborno sistemtico que os traficantes pagam aos policiais para que a boca-de-fumo no seja invadida pela polcia. Insisto na expresso porque as idias so prximas

10

Paralelamente naturalizao do arrego policial como forma legtima de administrao do uso de drogas, a nova lei tambm resultou no endurecimento penal de outro crime: o trfico. Se, por um lado, a nova lei abrandou a punio ao usurio, por outro, ela intensificou a represso ao traficante, tornando os procedimentos criminais mais rigorosos e a pena de priso mais severa. Mas, apesar de a nova lei tentar separar ao mximo o uso do trfico de drogas, aplicando tratamentos repressivos opostos a cada um desses crimes, na prtica essa distino est longe de ser clara. Isto acontece porque a prpria legislao no fornece uma definio clara e objetiva do que seja um traficante e um usurio. Uma simples consulta ao texto da lei permite observar que as aes que caracterizam o uso so praticamente idnticas s do trfico13. Essas fronteiras borradas entre a definio de um e outro talvez se aproximem mais do que de fato acontece no dia-a-dia: um rapaz usurio que junta o dinheiro dos colegas e compra drogas para todos ou de um rapaz que vende drogas e tambm fuma um baseado. O problema, contudo, a aplicao de tratamentos repressivos muito diferentes a cada um deles. Como a tipificao criminal entre uso de drogas e trfico de drogas contextual, e no objetiva, ou seja, a caracterizao entre esses crimes depende somente da situao do flagrante14 estabelece-se, quase que obrigatoriamente, uma correlao entre os crimes de trfico e de uso de drogas no momento da represso. preciso, primeiramente, levar em considerao o contexto, s depois o crime tipificado. O constante fluxo entre a caracterizao de traficante e de usurio, onde o que determina a tipificao final a avaliao do repressor sobre o contexto do flagrante, um elemento importante para a gesto do uso de drogas como um ilegalismo. Como a punio ao trfico ficou mais rigorosa, o comrcio das mercadorias polticas para o usurio tambm sofreu impacto. A negociao do valor do flagrante de um usurio inflacionou afinal de contas, de acordo com o contexto, ele pode deixar de ser um usurio e passar a ser um traficante. Assim, embora a lei aponte para a descriminalizao do uso, pois abranda as medidas contra o usurio, necessria a ateno para a atual situao da represso s drogas para que
Usurio: Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar ser submetido s seguintes penas; Traficante: Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar 14 Artigo 28, 2: Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atender natureza e quantidade da substncia apreendida, ao local e s condies em que se desenvolveu a ao, s circunstncias sociais e pessoais, bem como conduta e aos antecedentes do agente.
13

as mudanas na direo da garantia dos direitos individuais no tenham o efeito contrrio do esperado.

Bibliografia ACOSTA, Fernando. Os Ilegalismos Privilegiados. In: Antropoltica: Revista Contempornea de Antropologia e Cincia Poltica, n. 16, Niteri, 1 sem. 2004. AMORIM, Maria Stella. Cidadania e Jurisdio de direitos nos Juizados Especiais Criminais. In: AMORIM, Maria Stella, BURGOS, Marcelo, KANT DE LIMA, Roberto. Juizados Especiais Criminais, Sistema Judicial e Sociedade no Brasil. Niteri, Intertexto, 2003. CHIES, Luiz Antnio Bogo. Em Busca do Conflito Perdido... Abordagem sociolgica do Sistema de Justia Criminal e possibilidades de estratgias recriadoras nos Juizados Especiais Criminais. In: CHIES, Luiz Antnio Bogo; MOURA, Marcelo Oliveira de (orgs.) Introduo ao Daltonismo Jurdico. Por uma episteme de contra-mitologia. Rio de Janeiro, Letra Legal, 2005. CRUZ, Marcelo Santos. Prticas de ensino, prticas psiquitricas e o uso abusivo de drogas. In: BAPTISTA, Marcos; CRUZ, Marcelo Santos; MATIAS, Regina (orgs.) Drogas e Ps Modernidade 2: faces de um tema proscrito. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2v, 2003. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 28 Ed., 2004 GEERTZ, Clifford. O Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 3 ed., 2000. KANT DE LIMA, Roberto. Por uma Antropologia do Direito no Brasil. In: FALCO, Joaquim de Arruda. Pesquisa Cientfica e Direito. Recife, Massangana, 1983. MACRAE, Edward. A Desateno da Legislao de Entorpecentes pelas Complexidades da Questo. Disponvel em http://www.neip.info/downloads/t_edw1.pdf, acessado em 3/5/2008.

MATTOS, Hlcio Fernandes (org.). Dependncia Qumica na Adolescncia: tratar a dependncia de substncias no Brasil: seis anos de atuao do Centro Regional Integrado de Atendimento ao Adolescente. Rio de Janeiro, Companhia de Freud, 2004 NADER, Laura; TOOD JR., Harry F.. The disputing process Law in ten societes. Neww York, Columbia University Press, 1978. POLICARPO, Frederico. O Programa Justia Teraputica da Vara de Execues Penais do Rio de Janeiro. Dissertao de Mestrado em Antropologia. Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, 2007.

Internet: Pedro Abi-Eab. Questes processuais da nova Lei de Drogas. Disponvel em: http://conjur.estadao.com.br/static/text/54178,1, acessado em 3/5/2008

Anda mungkin juga menyukai