Anda di halaman 1dari 9

1

(Texto atualizado com as alteraes adotadas pelas Emendas Lei Orgnica ns 1 a 59 e as decises em ao direta de inconstitucionalidade proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios at 23 de agosto de 2010.)

LEI ORGNICA DO DISTRITO FEDERAL

PREMBULO Sob a proteo de Deus, ns, Deputados Distritais, legtimos representantes do povo do Distrito Federal, investidos de Poder Constituinte, respeitando os preceitos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, promulgamos a presente Lei Orgnica, que constitui a Lei Fundamental do Distrito Federal, com o objetivo de organizar o exerccio do poder, fortalecer as instituies democrticas e os direitos da pessoa humana. Braslia-DF, 8 de junho de 1993.

TTULO I DOS FUNDAMENTOS DA ORGANIZAO DOS PODERES E DO DISTRITO FEDERAL


Art. 1 O Distrito Federal, no pleno exerccio de sua autonomia poltica, administrativa e financeira, observados os princpios constitucionais, reger-se- por esta Lei Orgnica.

Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio Federal e desta Lei Orgnica.
Art. 2 O Distrito Federal integra a unio indissolvel da Repblica Federativa do Brasil e tem como valores fundamentais: I a preservao de sua autonomia como unidade federativa; II a plena cidadania; III a dignidade da pessoa humana; IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V o pluralismo poltico.

Pargrafo nico. Ningum ser discriminado ou prejudicado em razo de nascimento, idade, etnia, raa, cor, sexo, estado civil, trabalho rural ou urbano, religio, convices polticas ou filosficas, orientao sexual, deficincia fsica, imunolgica, sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condio, observada a Constituio Federal.
Art. 3 So objetivos prioritrios do Distrito Federal: I garantir e promover os direitos humanos assegurados na Constituio Federal e na Declarao Universal dos Direitos Humanos; II assegurar ao cidado o exerccio dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos ao controle da legalidade e legitimidade dos atos do Poder Pblico e da eficcia dos servios pblicos;

III preservar os interesses gerais e coletivos; IV promover o bem de todos; V proporcionar aos seus habitantes condies de vida compatveis com a dignidade humana, a justia social e o bem comum; VI dar prioridade ao atendimento das demandas da sociedade nas reas de educao, sade, trabalho, transporte, segurana pblica, moradia, saneamento bsico, lazer e assistncia social; VII garantir a prestao de assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; VIII preservar sua identidade, adequando as exigncias do desenvolvimento preservao de sua memria, tradio e peculiaridades; IX valorizar e desenvolver a cultura local, de modo a contribuir para a cultura brasileira; X assegurar, por parte do Poder Pblico, a proteo individualizada vida e integridade fsica e psicolgica das vtimas e das testemunhas de infraes penais e de seus respectivos familiares; (Inciso acrescido pela Emenda Lei Orgnica n 6, de 1996.) XI zelar pelo conjunto urbanstico de Braslia, tombado sob a inscrio n 532 do Livro do Tombo Histrico, respeitadas as definies e critrios constantes do Decreto n 10.829, de 2 de outubro de 1987, e da Portaria n 314, de 8 de outubro de 1992, do ento Instituto Brasileiro do Patrimnio Cultural IBPC, hoje Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN. (Inciso acrescido pela Emenda Lei
Orgnica n 12, de 1996.)

Art. 4 assegurado o exerccio do direito de petio ou representao, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instncia. Art. 5 A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante: I plebiscito; II referendo; III iniciativa popular.

TTULO II DA ORGANIZAO DO DISTRITO FEDERAL


CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 6 Braslia, Capital da Repblica Federativa do Brasil, a sede do governo do Distrito Federal. Art. 7 So smbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o braso.

Pargrafo nico. A lei poder estabelecer outros smbolos e dispor sobre seu uso no territrio do Distrito Federal.

Art. 8 O territrio do Distrito Federal compreende o espao fsico-geogrfico que se encontra sob seu domnio e jurisdio. Art. 9 O Distrito Federal, na execuo de seu programa de desenvolvimento econmico-social, buscar a integrao com a regio do entorno do Distrito Federal. CAPTULO II DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regies Administrativas, com vistas descentralizao administrativa, utilizao racional de recursos para o desenvolvimento socioeconmico e melhoria da qualidade de vida. 1 A lei dispor sobre a participao popular no processo de escolha do Administrador Regional. 2 A remunerao dos Administradores Regionais no poder ser superior fixada para os Secretrios de Estado do Distrito Federal. (Pargrafo com a redao da
Emenda Lei Orgnica n 44, de 2005.)1

Art. 11. As Administraes Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. Art. 12. Cada Regio Administrativa do Distrito Federal ter um Conselho de Representantes Comunitrios, com funes consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Art. 13. A criao ou extino de Regies Administrativas ocorrer mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. CAPTULO VI DOS SERVIDORES PBLICOS Art. 33. O Distrito Federal instituir regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, autarquias e fundaes pblicas, nos termos do art. 39 da Constituio Federal. 1 No exerccio da competncia estabelecida no caput, sero ouvidas as entidades representativas dos servidores pblicos por ela abrangidos. 2 As entidades integrantes da administrao pblica indireta no mencionadas no caput instituiro planos de carreira para os seus servidores, observado o disposto no pargrafo anterior. Art. 34. A lei assegurar aos servidores da administrao direta isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas a natureza ou local de trabalho. Art. 35. So direitos dos servidores pblicos, sujeitos ao regime jurdico nico, alm dos assegurados no 2 do art. 39 da Constituio Federal, os seguintes:
A Emenda Lei Orgnica n 44, de 2005, substituiu a expresso Secretrios de Governo do Distrito Federal por Secretrios de Estado do Distrito Federal.
1

I gratificao do titular quando em substituio ou designado para responder pelo expediente; II durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta horas semanais, facultado ao Poder Pblico conceder a compensao de horrios e a reduo da jornada, nos termos da lei; III proteo especial servidora gestante ou lactante, inclusive mediante a adequao ou mudana temporria de suas funes, quando for recomendvel a sua sade ou do nascituro, sem prejuzo de seus vencimentos e demais vantagens; IV atendimento em creche e pr-escola a seus dependentes de at sete anos incompletos, preferencialmente em dependncia do prprio rgo ao qual so vinculados ou, na impossibilidade, em local que pela proximidade permita a amamentao durante o horrio de trabalho, nos doze primeiros meses de vida da criana; V vedao do desvio de funo, ressalvada, sem prejuzo de seus vencimentos, salrios e demais vantagens do cargo, emprego ou funo: a) a mudana de funo concedida a servidora gestante, sob recomendao mdica; b) a transferncia concedida a servidor que tiver sua capacidade de trabalho reduzida em decorrncia de acidente ou doena de trabalho, para locais ou atividades compatveis com sua situao. VI recebimento de vale-transporte, nos casos previstos em lei; VII participao na elaborao e alterao dos planos de carreira; VIII promoes por merecimento ou antigidade, no servio pblico, nos termos da lei; IX quitao da folha de pagamento do servidor ativo e inativo da administrao direta, indireta e fundacional do Distrito Federal at o quinto dia til do ms subseqente, sob pena de incidncia de atualizao monetria, obedecido o disposto em lei. 1 Para a atualizao a que se refere o inciso IX utilizar-se-o os ndices oficiais, e a importncia apurada ser paga juntamente com a remunerao do ms subseqente. 2 computado como exerccio efetivo, para efeito de progresso funcional ou concesso de licena-prmio e aposentadoria nas carreiras especficas do servio pblico, o tempo de servio prestado por servidor requisitado a qualquer dos Poderes do Distrito Federal. Art. 36. garantido ao servidor pblico o direito livre associao sindical, observado o disposto no art. 8 da Constituio Federal.

Pargrafo nico. A lei dispor sobre licena sindical para os dirigentes de federaes e sindicatos de servidores pblicos, durante o exerccio do mandato, resguardados os direitos e vantagens inerentes carreira de cada um.

Art. 37. s entidades representativas dos servidores pblicos do Distrito Federal cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas, observado o disposto no art. 8 da Constituio Federal. Art. 38. s entidades de carter sindical que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assegurado o desconto em folha de pagamento das contribuies dos associados, aprovadas em assemblia geral. Art. 39. O direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos na lei complementar federal. Art. 40. So estveis, aps dois anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico. 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. 2 Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado com todos os direitos e vantagens devidos desde a demisso, e o eventual ocupante da vaga ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade remunerada. 3 Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade remunerada at seu adequado aproveitamento em outro cargo. Art. 41. O servidor ser aposentado: I por invalidez permanente, sendo os proventos integrais, quando decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei, e proporcionais nos demais casos; II compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III voluntariamente: a) aos trinta e cinco anos de servio, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais; b) aos trinta anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor ou especialista de educao, e aos vinte e cinco anos, se professora ou especialista de educao, com proventos integrais; c) aos trinta anos de servio, se homem, e aos vinte e cinco, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio; d) aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 Lei complementar estabelecer excees ao disposto no inciso III, a e c, no caso de exerccio de atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas, na forma do que dispuser lei federal.

2 A lei dispor sobre aposentadoria em cargos ou empregos temporrios. 3 O tempo de servio pblico federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal ser computado integralmente para os efeitos de aposentadoria e disponibilidade. 4 Os proventos da aposentadoria sero revistos, na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes de reenquadramento, transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria, na forma da lei. 5 O benefcio de penso por morte corresponder totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido, qualquer que seja a causa mortis, at o limite estabelecido em lei, observado o disposto no pargrafo anterior. 6 assegurada a contagem em dobro dos perodos de licena-prmio no gozados, para efeito de aposentadoria. 7 Aos servidores com carga horria varivel, so assegurados os proventos de acordo com a jornada predominante dos ltimos trs anos anteriores aposentadoria. 8 O tempo de servio prestado sob o regime de aposentadoria especial ser computado da mesma forma, quando o servidor ocupar outro cargo de regime idntico, ou pelo critrio da proporcionalidade, quando se tratar de regimes diversos, na forma da lei. Art. 42. assegurada a participao de servidores pblicos na gerncia de fundos e entidades para os quais contribui, na forma da lei. Art. 43. Ser concedida licena para atendimento de filho, genitor e cnjuge doente, a homem ou mulher, mediante comprovao por atestado mdico da rede oficial de sade do Distrito Federal. Art. 44. Ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional do Distrito Federal, fica assegurado: I percebimento de adicional de um por cento por ano de servio pblico efetivo, nos termos da lei; II contagem, para todos os efeitos legais, do perodo em que o servidor estiver de licena concedida por junta mdica oficial; III contagem recproca, para efeito de aposentadoria, do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, rural e urbana, na forma prevista no art. 202, 2, da Constituio Federal.

Pargrafo nico. Ficam assegurados os benefcios constantes do art. 35, IV, desta Lei Orgnica, aos servidores das empresas pblicas e sociedades de economia mista do Distrito Federal.

CAPTULO II DO PODER LEGISLATIVO SEO II Das Atribuies da Cmara Legislativa Art. 60. Compete, privativamente, Cmara Legislativa do Distrito Federal: XX - aprovar previamente a indicao ou destituio do Procurador-Geral do Distrito Federal; XXI - convocar o Procurador-Geral do Distrito Federal a prestar informaes sobre assuntos previamente determinados, no prazo de trinta dias, sujeitando-se este s penas da lei por ausncia injustificada; XXV - processar e julgar o Procurador-Geral nos crimes de responsabilidade; CAPTULO II DO PODER LEGISLATIVO SEO V Do Processo Legislativo Subseo II Das Leis Art. 71. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou comisso da Cmara Legislativa, ao Governador do Distrito Federal e, nos termos do art. 84, IV, ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, assim como aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Lei Orgnica. 1 Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal a iniciativa das leis que disponham sobre: III - organizao da Procuradoria-Geral do Distrito Federal;

DAS FUNES ESSENCIAIS JUSTIA Seo I Da Procuradoria-Geral do Distrito Federal Art. 110. A Procuradoria-Geral o rgo central do sistema jurdico do Distrito Federal, de natureza permanente, na forma do art. 132 da Constituio Federal. (Artigo com a redao original restaurada em virtude da declarao de inconstitucionalidade

da Emenda Lei Orgnica n 9, de 1996, que havia alterado o dispositivo: ADI n 1557 STF, Dirio de Justia de 18/6/2004.) 2

Art. 111. So funes institucionais da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, no mbito de Poder Executivo: (Artigo com a redao da Emenda Lei Orgnica n 9, de 1996.
Declarada a inconstitucionalidade da expresso "no mbito do Poder Executivo", contida no caput deste artigo: ADI n 1557 STF, Dirio de Justia de 18/6/2004.)3

I representar o Distrito Federal judicial e extrajudicialmente; II representar a Fazenda Pblica perante os Tribunais de Contas da Unio, do Distrito Federal e Juntas de Recursos Fiscais; III promover a defesa da Administrao Pblica, requerendo a qualquer rgo, entidade ou tribunal as medidas de interesse da Justia, da Administrao e do Errio; IV representar sobre questes de ordem jurdica sempre que o interesse pblico ou a aplicao do Direito o reclamarem; V promover a uniformizao da jurisprudncia administrativa e a compilao da legislao do Distrito Federal; VI prestar orientao jurdico-normativa para a administrao pblica direta, indireta e fundacional; VII efetuar a cobrana judicial da dvida do Distrito Federal. 1 A cobrana judicial da dvida do Distrito Federal a que se refere o inciso VII desse artigo inclui aquela relativa Cmara Legislativa do Distrito Federal.
(Pargrafo acrescido pela Emenda Lei Orgnica n 14, de 1997.)

2 tambm funo institucional da Procuradoria-Geral do Distrito Federal a representao judicial e extrajudicial do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
(Pargrafo acrescido pela Emenda Lei Orgnica n 14, de 1997.)

Art. 112. Os servidores de apoio s atividades jurdicas sero organizados em carreira, com quadro prprio e funes especficas. Art. 113. Aplicam-se aos Procuradores das Autarquias e Fundaes do Distrito Federal e aos Procuradores da Cmara Legislativa do Distrito Federal os mesmos direitos, deveres, garantias, vencimentos, proibies e impedimentos da atividade correcional e de disposies atinentes carreira de Procurador do Distrito Federal. (Artigo com a redao da Emenda Lei Orgnica n 9, de 1996.)4 A PGDF na Constituio Federal Seo II
Texto declarado inconstitucional: Art. 110. A Procuradoria Geral o rgo central do sistema jurdico do Poder Executivo, de natureza permanente, na forma do art. 132 da Constituio Federal. (Artigo com a redao da Emenda Lei Orgnica n 9, de 1996.) 3 Texto original: Art. 111. So funes institucionais da Procuradoria-Geral do Distrito Federal: 4 Texto original: Art. 113. Aplicam-se aos Procuradores das Autarquias e Fundaes do Distrito Federal os mesmos direitos, deveres, garantias, vencimentos, proibies e impedimentos da atividade correcional e de disposies atinentes carreira de Procurador do Distrito Federal.
2

Da Advocacia Pblica Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso depender de concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercero a representao judicial e a consultoria jurdica das respectivas unidades federadas. Pargrafo nico. Aos procuradores referidos neste artigo assegurada estabilidade aps trs anos de efetivo exerccio, mediante avaliao de desempenho perante os rgos prprios, aps relatrio circunstanciado das corregedorias.

Anda mungkin juga menyukai