Anda di halaman 1dari 6

As Prostitutas e o Sistema nico de Sade Roberto Chateaubriand Domingues1 H mais de uma dcada o Brasil vem sendo assolado por

sucessivas ondas de eufemismos utilizados para identificar velhos comportamentos, prticas ou segmentos sociais, especialmente aqueles que supostamente causam certo mal estar no seio da sociedade, como o caso de prticas sexuais consideradas perifricas ou cidados que a elas se dedicam. ttulo de exemplo temos prostitutas que passaram a se conhecidas como profissionais do sexo ou homossexuais como homens que fazem sexo com outros homens (HSH). Sob o manto de um suposto respeito e esforo para incluso de segmentos sociais marginalizados, a partir da linguagem politicamente correta colocou-se em marcha um lento e perigoso processo de destituio identitria que paulatinamente torna os traos caracterizadores de categoria inteiras de pessoas invisveis ou esvaziados de sentido. Ainda que de forma inocente ou isenta de intencionalidade previamente arquitetada toma-se a espcie pelo o gnero mascarando as diferenas, tornando-as mais palatveis ou menos agressivas ao conjunto da sociedade. Se refletirmos acerca da expresso profissionais do sexo somos obrigamos a reconhecer bem mais do que uma categoria de homens e mulheres que se dedicam ao sexo comercial, em seu sentido estrito, como forma de se auferir renda. So passveis de incluso nessa nova categoria social desde os agenciadores do sexo comercial, como cafetinas, gerentes de boates e hotis de prostituio at sexlogos e psiclogos ou psicanalistas que tm no sexo matria prima para a interpretao e elaborao psquica, ferramenta essencial para o processo psicoteraputico. Todavia, no foi isso o ocorrido nesse processo de higienizao lingstica pela qual fomos, aos poucos, aderindo. Via de regra, mesmo que reconheamos mdicos, enfermeiros e psiclogos como profissionais da rea da sade, por exemplo, dificilmente extramos suas identidades diferenciadoras quando nos referimos s suas prticas profissionais. Em outros termos, mdicos permanecem sendo mdicos, ainda que sejam tidos tambm como profissionais da rea da sade. Percebe-se, ento, indcios de outros propsitos motivam a opo pela utilizao de uma linguagem politicamente correta em substituio a termos secularmente conhecidos, porm nem sempre possvel apontar motivos tcnicos capazes de nos convencer acerca da sustentao racional de tal operao.

Psiclogo e Advogado, militante dos Direitos Humanos e assessor tcnico da Rede Brasileira de Prostitutas.

No obstante a ampla aceitao que a utilizao do termo profissional do sexo apresenta entre as prostitutas inegvel o seu efeito de freio s conquistas polticas que a organizao desta categoria profissional vem empreendendo, na medida em que refora, sobretudo, a tendncia de invisibilidade historicamente verificada nos segmentos sociais considerados transgressores da moral vigente. curioso, e ao mesmo tempo emblemtico, a rapidez com que este eufemismo transmutase, condensando-se, passando a ser conhecido, especialmente entre tcnicos e gestores de programas de sade como PS, processo que faz desaparecer o sujeito de direito que o titularizaria, redefinindo-o como uma mera categoria de populao mais vulnervel, apta a receber um tratamento padronizado de acordo com o que supostamente se atribui como demanda tpica deste segmento. O que pode sugerir, a princpio, uma crtica no passa de uma constatao, j que no , exatamente, a denominao de um segmento social que define, por si s, a forma pela qual os seus membros iro ser atendidos nos servios pblicos. Todavia o recorte que se faz da realidade e as representaes sociais adjacentes a ela, se no define, ao menos, potencializa e, muitas das vezes, se presta como instrumento de legitimao, para o tratamento dispensado ao cidado identificado como portador de signos que o localizam na sociedade. O que significa, afinal, PS? Na perspectiva tcnica dos servios de sade pode-se dizer que se trata de mulheres (e, eventualmente, homens) que mantm prticas de sexo comercial, mas que no possuem ou no podem ostentar identidade correspondente, especialmente, no momento da elaborao ou implementao de projetos de preveno direcionados esta populao. Em funo do vis pragmtico das aes empreendidas no campo da preveno pode-se argumentar que na ponderao entre o alcance dessas aes e o potencial poltico de seus efeitos opta-se pelo primeiro, especialmente quando executadas por entidades que no possuem compromisso orgnico com a identidade profissional dessas mulheres. Todavia, na perspectiva poltica ou ideolgica, esta nova nomenclatura implica na destituio do sujeito de traos identitrios fundamentais para o xito do projeto de organizao deste segmento social, alienando-o de si mesmo. A problematizao desta questo pode parecer, de incio, um mero debate semntico restrito esfera poltica travado entre grupos de interesses distintos. Entretanto conseguimos verificar com clareza os seus efeitos no cotidiano dessas mulheres, em especial no campo da sade, ferindo gravemente os princpios da universalidade, integralidade e equidade que sustentam o Sistema nico de Sade no pas.

O desaparecimento do sujeito, dando ensejo o surgimento de uma categoria homogeneizada, faz com que sejam elaborados protocolos de atendimento que privilegiam ou estimulam demandas que nem sempre se coadunam com as necessidades apresentadas pelo indivduo presente nos servios. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Braslia (UNB) e publicada em 2003 pelo PN-DST e AIDS2 corroborou fenmenos j identificados pela Rede Brasileira de Prostitutas e organizaes no governamentais que militam a favor dos direitos das mulheres prostitutas. Se aparentemente pde ser saudado como um resultado relevante na seara da epidemia do HIV e AIDS os dados que apontam para a alta incidncia de testagem sorolgica anti-HIV revela bem mais do que simplesmente ateno dessas mulheres com a epidemia. Ao ser contrastado com os dados relativos aos cuidados da sade integral da mulher, percebe-se que temos mais testes antiHIV realizados do que exames rotineiros de preveno de cncer do colo do tero. O curioso que esses ltimos sempre se encontram disponveis em toda a rede de assistncia bsica do Brasil enquanto aqueles outros apenas recentemente passaram pelo processo de descentralizao, pois at ento estavam, via de regra, concentrados em servios especializados como CTA e SAE. Sem nos determos em anlises mais profundas estes dados nos do importantes pistas acerca do lugar ocupado pelas prostitutas nos servios de sade, seja no tocante preveno ou assistncia. V-se uma grande dificuldade na percepo desta profissional como mulher que carece de ateno integral, pois a sua ocupao laboral indica para uma parcela considervel dos profissionais da rea da sade que a ateno a lhe ser dedicada concentra-se em sua genitlia, como se este sujeito no portasse outras demandas de sade que no aquelas relativas ao risco para infeco de doenas sexualmente transmissveis. interessante notar o fato de que mesmo a ateno sade se concentrando prioritariamente nos rgos genitais das prostitutas, o recorte realizado para os atendimentos tende a ser guiados pela lgica do risco e no da sade integral como preconiza o Sistema nico de Sade. Temos, mais uma vez a evidncia de que a noo de grupo de risco, embora superada teoricamente, mantm-se de forma vigorosa quando se trata do atendimento daqueles sujeitos hodiernamente considerados de risco acrescido para o HIV. Um outro achado da pesquisa desenvolvida pela UNB diz respeito baixa percepo de atitudes de preconceito vivenciadas por prostitutas nos servios de sade, sendo que a dificuldade de acesso a esses servios figura como o maior problema identificado por elas.
2

Pittaluga, Liliana e Serafim, Denise (orgs). Avaliao da efetividade das aes de preveno dirigidas s profissionais do sexo, em trs regies brasileiras. Ministrio da Sade, PN-DST e AIDS Srie Pesquisa e Avaliao n 7, Braslia: MS, 2003.

Este resultado requer algumas consideraes e anlises, uma vez que a simples e rpida leitura desses dados pode produzir sentidos distintos do que a realidade sugere. Faz-se necessrio ressaltar que uma parcela importante das prostitutas ao procurarem as unidades de sade o faz sem se apresentarem como tais, j que so mulheres que demandam cuidados como todas as demais cidads brasileiras. Talvez essa omisso acerca de sua ocupao profissional consiga, de certa forma, explicar baixa freqncia de preconceito vivido nos casos em que as consultas so efetivamente agendadas, j que no so identificadas, a priori, como prostitutas. Todavia no chega ser irrelevante o questionamento sobre as razes que motivam tal omisso, ainda que saibamos, de antemo, que tal informao encontra-se circunscrita ao campo da privacidade e intimidade desta mulher, no constituindo, portanto, um segredo que deva ser preservado, mas um dado sobre sua vida privada cujo respeito ao resguardo deve ser garantido. Devido ao estigma e s experincias de discriminao e preconceito constantemente relatadas pelas prostitutas podemos construir a hiptese de que a omisso sobre sua profisso ancore-se no temor da revelao de uma prtica social desqualificada, ainda que secularmente tolerada, tornando-a alvo de aes discriminatrias nos servios de sade. Partindo desta pressuposio tangenciamos outra hiptese que nos informa sobre a ampla aceitao da terminologia profissional do sexo por uma parcela considervel de prostitutas, exatamente pelo fato deste eufemismo esvaziar de sentido pejorativo uma profisso marcada pela estigmatizao. Em outras palavras, em um mundo preconceituoso antes ser invisvel, ou quase isso, do que ser alvo preferencial de violncias, ainda que simblicas. Todavia, mesmo escudadas por diversos e novos significantes, as prostitutas permanecem alvejadas por aes violentas, ainda que sob o manto das boas intenes, sejam essas endereadas s mulheres, sejam em razo da sade pblica. No so raros os relatos de experincias de testagem compulsria envolvendo mulheres prostitutas em seus locais de trabalho sendo apresentado como argumento principal o diagnstico precoce e suas incontestes vantagens. Se por um lado podemos reconhecer todos os benefcios do teste anti-HIV para toda e qualquer pessoa com vida sexual ativa, no devemos esquecer que acima de tudo o exame um direito do cidado decorrendo da o direito de ser bem informado e esclarecido sobre as repercusses desse diagnstico em sua vida de modo a poder tomar, de forma voluntria e consciente, a deciso de se submeter a ele, ou no. Parte-se do pressuposto de que o saber sobre a sade da populao, sobretudo no que tange segmentos populacionais marginalizados, constitui um patrimnio do Poder Pblico, frente ao qual no cabe contestao. Tal posio aliena o cidado de seu lugar de sujeito, autnomo e responsvel

pela sua vida e revela, sobremaneira, a nossa incapacidade de trabalharmos tecnicamente em consonncia com projetos de emancipao social, livre dos grilhes do autoritarismo que marca a nossa histria enquanto nao desde tempos imemoriais. Ainda nesse lastro podemos adivinhar as razes pelas quais a dificuldade de acesso aos servios pblicos de sade alada ao primeiro lugar de queixas, superando os eventuais riscos de discriminao e preconceito durante os atendimentos nas UBS. A organizao dos servios de sade obedece a lgica de atendimento direcionado ao que se convencionou denominar de populao geral que, ao fim e ao cabo, reflete um padro de normalidade que nos informa o que deve ser, por exemplo, uma famlia na sociedade brasileira. A ttulo de ilustrao podemos citar o agendamento para as consultas ofertadas pelos servios que, no raramente, realizado uma nica vez ao dia, geralmente, no perodo da manh. Como sabido, no caso de mulheres prostitutas e das travestis, muitas vezes o trabalho se estende por toda a madrugada, tornando inacessvel a marcao de consultas durante a parte do dia destinado ao seu repouso e descanso. A conseqncia desse fato, como no poderia deixar de ser, a excluso de uma parcela da populao da prestao de servios essenciais, como o caso da sade, pois uma vez os horrios sendo incompatveis ao funcionamento das UBS no h possibilidade de atendimento a tais usurios. Ainda na seara do acesso temos a questo da regionalizao dos servios de sade em grande parte do territrio brasileiro. Mesmo reconhecendo ser esta uma estratgia de organizao tendo em vista otimizao do atendimento ao cidado, a sua radicalizao provoca distores tambm capazes de excluir usurios dos servios. Como paradigma desta questo podemos citar o esquema de vacinao contra Hepatite B, para o qual a regionalizao constitui um importante empecilho ao acesso ao insumo. De modo a receber as trs doses da vacina preconizadas as mulheres precisam se identificar como prostitutas nos postos de sade mais prximos de suas residncias, exigncia que faz com que muitas delas optem por no serem imunizadas, pois a possibilidade de terem a sua identidade revelada no seio de sua comunidade de origem representa um grave risco para suas relaes sociais cotidianas. Nota-se, portanto, a necessidade premente de se repensar a forma pela qual populaes consideradas mais vulnerveis so descritas, representadas e acolhidas pelo Sistema nico de Sade, tendo em vista a preservao dos princpios basilares que o sustentam, quais sejam, universalidade, integralidade e equidade, sob pena se termos implantado um modelo de assistncia exemplar e ideal, mas que a sua operacionalizao requer a excluso de cidados e cidads,

tornados invisveis e, como tais, incapazes de gerar demandas, mola mestra das transformaes no campo da polticas pblicas de sade.

Anda mungkin juga menyukai