Anda di halaman 1dari 5

A Administrao Pblica, direta e indireta, no possui autonomia para celebrar contratos como adquirir, vender, ceder, locar ou contratar

obras ou servios, pois esta no trabalha com recursos prprios ou disponveis, mas sim com recursos pblicos. Desta forma, a Administrao dever prestar contas e observar uma srie de princpios e procedimentos previstos em lei. A licitao um processo administrativo que visa assegurar igualdade de condies a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Pblico. A Licitao disciplinada por lei (Lei 8666 de 1993). Esta estabelece critrios objetivos de seleo das propostas de contratao mais vantajosas para o interesse pblico. O procedimento licitatrio deve observar os seguintes princpios:

Moralidade: comportamento escorreito, liso e honesto da Administrao. Impessoalidade: proibio de qualquer critrio subjetivo, tratamento diferenciado ou preferncia, durante o processo licitatrio para que no seja frustrado o carter competitivo desta. Legalidade: disciplina a licitao como uma atividade vinculada, ou seja, prevista pela lei, no havendo subjetividade do administrador. Probidade: estrita obedincia s pautas de moralidade, incluindo no s a correo defensiva dos interesses de quem a promove, bem como as exigncias de lealdade e boa-f no trato com os licitantes. Publicidade: transparncia dos atos da Administrao Pblica. Julgamento objetivo: vedao da utilizao de qualquer critrio ou fator sigiloso, subjetivo, secreto ou reservado no julgamento das propostas que possa elidir a igualdade entre os licitantes. Artigo 44, da Lei 8666/93. Vinculao ao Instrumento Convocatrio: respeito s regras estabelecidas no edital ou na carta-convite artigo 41, Lei 8666/93 Sigilo das propostas: um pressuposto de igualdade entre os licitantes. O contedo das propostas no pblico, nem acessvel at o momento previsto para sua abertura, para que nenhum concorrente se encontre em situao vantajosa em relao aos demais. Competitividade: o procedimento de licitao deve buscar o melhor servio pelo menor preo.

As licitaes possuem seis modalidades: Concorrncia, tomada de preos, convite, concurso, leilo e prego. A Concorrncia exige requisitos de habilitao (exigidos no edital), na fase inicial, comprovados documentalmente. Esta modalidade ocorre quando se trata de concesso de direito real de uso, de obras ou servios pblicos de engenharia ou no -, na compra e venda de imveis (bens pblicos), licitaes internacionais. A Lei 8666/93 em seu art. 23 define os limites de valores para esta modalidade: Acima de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais) para obras e servios de engenharia; e acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqenta mil reais) para compras e servios de outras naturezas. A Tomada de preos a espcie que necessita de um certificado do registro cadastral (CRC), ou seja, necessita comprovar os requisitos para participar da licitao at o terceiro dia anterior ao trmino do perodo de proposta.

O Convite no requer publicao de edital. Trata-se de uma contratao mais clere. Os interessados sejam cadastrados ou no, so escolhidos e convidados em nmero mnimo de trs licitantes. Os demais interessados que no forem convidados, podero comparecer e demonstrar interesse com vinte e quatro horas de antecedncia apresentao das propostas. No Concurso, ocorrer a escolha de trabalho cientfico, artstico, ou tcnico com prmio ou remunerao aos vencedores, conforme o edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de quarenta e cinco dias. A escolha do vencedor ser feita por uma comisso julgadora especializada na rea. A modalidade de licitao denominada Leilo no se confunde com o leilo mencionado no Cdigo de Processo Civil. Esta espcie licitatria versa sobre a venda de bens inservveis para a Administrao Pblica, de mercadorias legalmente apreendidas, de bens penhorados (dados em penhor direito real constitudo ao bem) e de imveis adquiridos pela Administrao por dao em pagamento ou por medida judicial. O Prego foi institudo pela lei 10250/02, e versa sobre a aquisio de bens e servios comuns (servios cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital).

As licitaes so um tema dos Direito Administrativo, que muitos no do a devida ateno. Neste resumo vamos abordar de forma sucinta a definio, modalidades, inexigibilidade e dispensa. A licitao segundo o art. 37, XXI, da CF/88 obrigatria para os contratos de obras, servios, compras e alienaes, bem como para concesso e a permisso de servios pblicos, art. 175 da Lei 8666 de 1993 (confira esta lei na integra na pgina Legislao e Normas) . Conceito: Para Maria Sylvia Zanella de Pietro licitao o procedimento administrativo no qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem as condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionar e aceitar a mais conveniente para celebrao de contrato. Modalidades de Licitao: Concorrncia - a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto (art. 22, 1 da Lei 8666/93) Tomada de preos - a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao (art. 22, 2 da Lei 8666/93). Convite - a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas (art. 22, 3 da Lei 8666/93). Concursos Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. (art. 22, $4 da Lei 8666/93). Leilo - a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) Prego a modalidade de licitao utilizada para aquisio de bens e servios comuns em que a disputa pelo fornecimento ser feita em sesso pblica, por

meio de propostas e lances, para classificao e habilitao do licitante com a proposta de menor preo. Bens e servios comuns so aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado. So normalmente oferecidos por diversos fornecedores e facilmente comparveis entre si, permitindo a deciso de compra com base no menor preo. As modalidades citadas acima devero ser obrigatoriamente para valores determinados na Lei 8666/93, organizamos um quadro para melhor visualizar estes valores:

Em determinadas situaes no ser necessria ou no ser possvel a licitao, dispensa e inexibilidade respectivamente. Na dispensa h a possibilidade de se realizar a licitao, no entanto a lei deixa a critrio discricionrio (convenincia e oportunidade) para a Administrao Pblica. J nos casos de inexibilidade no possvel realizar a licitao em funo das situaes fticas que se apresentam no caso. Por exemplo seria possvel por exemplo abrir uma concorrncia para um determinado equipamento eletrnico que possui um s fornecedor em todo o mundo? Desta forma ser inexigvel a licitao. No quadro abaixo vejamos a titulo de exemplo algumas possibilidade de dispensa e inexibilidade.

No entendeu? envie suas dvidas atravs dos comentrios abaixo ou pela pgina de contatos.

Anda mungkin juga menyukai