Anda di halaman 1dari 3

RESPOSTA TCNICA

Ttulo Tratamento de gua ferruginosa Resumo Apresenta informaes sobre tratamento da gua para remoo de ferro e torna-la prpria para uso domstico. Palavras-chave gua ferruginosa; ferro; filtragem; tratamento da gua Assunto Captao, tratamento e distribuio de gua Demanda Como tratar gua para remoo de ferro e torna-la prpria para uso domstico? Soluo apresentada Tratamento de gua O tratamento de gua consiste em melhorar suas caractersticas organolpticas, fsicas, qumicas, e bacteriolgicas, a fim de que se torne adequada ao consumo humano. As guas da superfcie so as que mais necessitam de tratamento, porque se apresentam com qualidades fsicas e bacteriolgicas imprprias, com exceo das guas nascentes que, com uma simples proteo das cabeceiras e clorao, podem ser muitas vezes, consumidas sem perigo. Apesar de no apresentar toxidez, o ferro presente na gua traz diversos problemas para o abastecimento pblico de gua. Quando presente, confere gua cor e sabor, provoca manchas em roupas e objetos de porcelana, prejudicam a produo de papel e problemas de desenvolvimento de depsito em canalizaes e de ferro-bactrias, consequentemente a contaminao biolgica da gua na rede de distribuio. O ferro constitui-se em padro de potabilidade, tendo sido estabelecida a concentrao limite de 0,3 mg/L na Portaria 1469 do Ministrio da Sade. tambm padro de emisso de esgotos e de classificao das guas naturais (BDTA). Remoo de ferro A gua que passa por camadas ferruginosas, na falta de oxignio suficiente, dissolve sais de ferro sob forma de sais ferrosos. Quando por exemplo, retirada de um poo, essa gua apresenta o inconveniente de manchar a roupa, as pias e de corroer as tubulaes. O processo utilizado para a remoo do ferro depende da forma como as impurezas se apresentam.
Copyright - Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - http://www.respostatecnica.org.br

Para guas limpas que prescindem de tratamento qumico, como as guas de (poos, fontes, galerias de infiltrao), contendo bicarbonato ferroso dissolvido (na ausncia de oxignio), utiliza-se a simples aerao. Se o ferro estiver presente junto com a matria orgnica, as guas, em geral, no dispensaro o tratamento completo com aerao inicial (aerao, coagulao, floculao, decantao e filtrao). Aerao Processo que consiste em colocar a gua em contato estreito com uma fase gasosa (geralmente o ar) para transferir substncias solveis do ar para a gua, aumentando seus teores de oxignio e nitrognio, e substncias volteis da gua para o ar, permitindo a remoo do gs carbnico em excesso, do gs sulfdrico, do cloro, metano e substncias aromticas volteis, assim como, proporcionar a oxidao e precipitao de compostos indesejveis, tais como ferro e mangans. Mtodos de aerao Difuso de ar - Consiste em injetar ar na parte inferior do reservatrio de gua de forma a formar pequenas bolhas que iro para a superfcie e fornecero o oxignio que ir oxidar o ferro. Em poos profundos cujas guas apresentam ferro insolvel (ferro ferroso), pode-se usar um sistema de bombeamento baseado em ar comprimido que apresenta a vantagem adicional de oxigenar a gua ao mesmo tempo em que a bombeia, eliminando assim uma etapa posterior na eliminao do ferro. Jato de gua - Consiste em projetar a gua para atmosfera de forma a formas gotas pequenas que podem absorver o oxignio do ar. Quando estes jatos so suficientemente finos (spray), produzem gotas pequenas, aumentando ao mximo a superfcie de contato da gua com o ar e dando os melhores resultados, tanto na absoro de oxignio como na eliminao de substncias volteis que possam estar dissolvidas na gua. Queda d'gua - Consiste em fazer a gua passar por canaletas, ou obstculos que foram o surgimento de um fluxo turbulento. Este processo tem sido usado para aumentar a oxigenao de guas de rios e riachos em regies planas. So construdos ao longo do curso, barreiras que foram o surgimento de pequenas quedas d'gua. Estas barreiras podem ser construdas com concreto mas tambm pode-se usar madeira, pedras cortadas e irregulares, o que produz uma naturalizao muito boa do processo.

Filtrao A filtrao retira a matria suspensa na gua, qualquer que seja sua origem. Ao percorrer as tubulaes desde a estao de tratamento d'gua at a torneira do consumidor, a gua arrasta consigo partculas de ferrugem das tubulaes e outros materiais que no tenham sido retidos no tratamento. Este material e a sujeira acumulada em cisternas e caixas d'gua podem ser retiradas por um filtro na casa do consumidor, havendo vrios tipos: cermicos, celulose, seixos e outros. Concluses e recomendaes Sugere-se a leitura das Respostas Tcnicas registradas no site do SBRT, que apresentam informaes sobre tratamento de gua. Recomenda-se a leitura dos artigos relacionados no campo Fontes Consultadas.

Copyright - Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - http://www.respostatecnica.org.br

Fontes consultadas BASTOS, Carla; RIBEIRO, Antnio Jos. Remoo de ferro. Disponvel em: <http://www.microagua.pt/ferro.htm>. Acesso em: 19 dez. 2008. BIBLIOTECA DIDTICA DE TECNOLOGIAS AMBIENTAIS - BDTA. Tratamento de gua. Disponvel em: <http://www.fec.unicamp.br/~bdta/potabilidade.htm>. Acesso em: 19 dez. 2008. CARMO, Fbio Henrique et al. Remoo e controle de ferro e mangans em guas para consumo humano: abastecimento de gua. Disponvel em: <http://www.semasa.sp.gov.br/admin/biblioteca/docs/pdf/35Assemae032.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2008. COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Variveis de qualidade das guas: ferro. Disponvel em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/variaveis.asp#ferro>. Acesso em: 19 dez. 2008. FERNANDES, Carlos. Noes sobre tratamento de gua. (notas de aula). Disponvel em: <http://www.saneamento10.hpg.ig.com.br/Tratam12_out1.htm>. Acesso em: 19 dez. 2008. NOES sobre tratamento de gua para abastecimento. Aula 09 Tratamento de gua. Disponvel em: <http://www.feg.unesp.br/~caec/antigo/quarto/aula9a.doc>. Acesso em: 18 dez. 2008. QUMICA da gua subterrnea. Disponvel em: <http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/quimica.htm>. Acesso em: 19 dez. 2008. RAMALHO, Renata. Purificao de gua. Disponvel em: <http://www.tratamentodeagua.com.br/a1/informativos/acervo.php?chave=3091&cp=est>. Acesso em: 19 dez. 2008. Elaborado por Judith de Oliveira Nome da Instituio respondente Fundao Centro Tecnolgico de Minas Gerais - CETEC Data de finalizao 19 dez. 2008

Copyright - Servio Brasileiro de Respostas Tcnicas - http://www.respostatecnica.org.br

Anda mungkin juga menyukai