Anda di halaman 1dari 4

INTELIGNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA DOMINICAL

Para que os alunos desenvolvam sua inteligncia emocional, uma das premissas bsicas a necessidade de que o professor tambm desenvolva sua prpria inteligncia emocional, pois, pode-se dizer que aquilo que o professor ensina em sua prtica docente est embebido por sua prpria personalidade. Desse modo, a inteligncia emocional do professor uma das variveis que melhor explica a criao de uma aula emocionalmente inteligente. Conhecer os alunos um processo que se inicia desde os primeiros dias de aula. Quanto maior for esse conhecimento, maior ser a eficcia da nossa ao pedaggica, pois podemos mobilizar interesses, curiosidades, conhecimentos prvios, aspectos das histrias de vida, articulando com os conhecimentos que integram o currculo a ser desenvolvido. Tambm conhec-los em seus aspectos sociais, cognitivos, afetivos e emocionais implica uma atitude de permanente investigao, por meio de observaes, dilogos com as crianas e suas famlias, avaliao contnua dos conhecimentos. A Inteligncia Emocional est relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustraes; controlar impulsos, canalizando emoes para situaes apropriadas; praticar gratificao prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. Algumas habilidades emocionais so consideradas importantes para que uma pessoa alcance seus objetivos seja feliz e alcance sucesso na vida. Dentre elas so citadas o controle do temperamento, adaptabilidade, persistncia, amizade, respeito, amabilidade e empatia. Goleman apresenta os seguintes nveis de Inteligncia Emocional.

1. Auto-conhecimento emocional - Autoconscincia: conhecimento que o ser humano tem de si prprio, de seus sentimentos ou intuio. Esta competncia fundamental para que o homem tenha confiana em si (autoconfiana) e conhea seus pontos fortes e fracos;

2. Controle emocional - Capacidade de gerenciar os sentimentos: importante saber lidar com os sentimentos. A pessoa que sabe controlar seus prprios sentimentos se d bem em qualquer lugar que esteja ou em qualquer ato que realize. 3. Auto- motivao - Ter vontade de realizar, otimismo: Pr as emoes a servio de uma meta. A pessoa otimista consegue realizar tudo que planeja, pois tem conscincia que todos os problemas so contornveis e resolvveis. 4. Reconhecer emoes nos outros - Empatia: saber se colocar no lugar do outro. Perceber o outro. Captar o sentimento do outro. A calma fundamental para que isso acontea. Os problemas devem ser resolvidos atravs de conversas claras. As exploses devem ser evitadas para que no prejudique o relacionamento com os outros. 5. Habilidade em relacionamentos interpessoais - Aptido social: a capacidade que a pessoa deve ter para lidar com emoes do grupo. A arte dos relacionamentos deve-se, em grande parte, a saber, lidar com as emoes do outro. Saber trabalhar em equipe fundamental no mundo atual. As trs primeiras acima se referem Inteligncia Intra-Pessoal. As duas ltimas, a Inteligncia Inter-Pessoal.

Inteligncia Intra-Pessoal Auto-reflexo, meta cognio e conscincia das realidades espirituais. So pessoas que preferem "estar s" e pouco dadas a convvios. a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e us-lo de forma efetiva e construtiva.

Inteligncia Inter-pessoal a habilidade de entender outra pessoa: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. Organizao de Grupos: a habilidade essencial da liderana, que envolve iniciativa e coordenao de esforos de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderana, a cooperao espontnea.

Negociao de Solues: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.

Empatia - Sintonia Pessoal: a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canaliz-los ao interesse comum.

Sensibilidade Social: a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Em relao educao, Goleman, e autores influenciados por ele, fala da importncia de "educar" as emoes e fazer com que os alunos tambm se tornem aptos a lidar com frustraes, negociar com outros, reconhecer as prprias angstias e medos, etc. Segundo Goleman: "emoes so sentimentos a se expressarem em impulsos e numa vasta gama de intensidade, gerando idias, condutas, aes e reaes. Quando burilados, equilibrados e bem-conduzidos transformam-se em sentimentos elevados, sublimados, tornandose, a sim virtudes. Ensinar os alunos a reconhecer suas emoes, saber categoriz-las e comunic-las, fazendo-se entender, ajuda-os a serem os responsveis por suas prprias necessidades emocionais. Perceber o que o aluno sente, sem que ele o diga, constitui a essncia da empatia, uma das caractersticas fundamentais da inteligncia emocional. A criana e o adolescente, dificilmente, nos dizem em palavras aquilo que sentem, mas revelam seus sentimentos por seu tom de voz, pela expresso facial ou por outras maneiras no verbais. A partir do momento em que o professor reconhece as emoes do aluno (medo, raiva, cime, alegria, tristeza, vergonha), cria uma enorme chance de aumentar a intimidade, transmitir experincia e compartilhar dificuldades.

O aluno passa a se sentir valorizado, legitimado em seus sentimentos (mesmo que negativos) e, conseqentemente, fortalece sua auto-estima. Ele descobre novas estratgias para lidar com os conflitos, diminui a agressividade em suas relaes com o outro, aprende a conviver de uma maneira confortvel com os sentimentos negativos, enfim, ele transforma um sentimento que o assusta em algo que faz parte da vida, no censurando a si mesmo por seus sentimentos, mas sim, julgando a deciso do que fazer com estes mesmos sentimentos.

Anda mungkin juga menyukai