Anda di halaman 1dari 2

O MESSIAS SERVIDOR E SEUS DISCPULOS

BORTOLINE, Jos - Roteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades - Paulos, 2007


* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: B TEMPO LITRGICO: 25 DOM. COMUM - COR: VERDE

INTRODUO GERAL
1.

O messianismo de Jesus se traduz em servio at a doao da prpria vida. Celebrar a Santa Ceia fazer memria da ao do Cristo, procurando vivenci-la em nossa prtica crist. Por isso, ser cristo, discpulo de Jesus, tomar posio dentro dos conflitos sociais, promovendo o direito e a justia (1 leitura, Sb 2,12a.17-20); colocar-se a servio de todos, particularmente dos marginalizados, sem ambicionar ttulos, postos ou honrarias; colocar como centro de ateno e dedicao os carentes, cientes de neles estar acolhendo o Messias servidor (evangelho, Mc 9,30-37). Quem age dessa forma sbio segundo a sabedoria que vem do alto, pois a raiz de todos os males a ganncia (2 leitura, Tg 3,16-4,3).

cima disso: De fato, se o justo filho de Deus, Deus o defender e o livrar dos seus inimigos (v. 18). Tornando-se eles mesmos a lei, crem que o mundo inteiro esteja sua disposio, sem que haja um socorro para o justo (v. 20). Matando-o, acreditam ter matado o prprio Deus!
7.

Porm, na tica do livro da Sabedoria a perspectiva diferente: Deus no fez a morte, nem tem prazer em destruir os viventes. Tudo criou para que subsista; as criaturas do mundo so todas saudveis: nelas no h veneno de morte, e a regio dos mortos no reina sobre a terra. Porque a justia imortal (1,13-15).

8. O tema do justo perseguido e conduzido morte, presente nesta leitura, serve de ponto de partida para entendermos o COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS evangelho deste domingo: O Filho do Homem vai ser entre1leitura (Sb 2,12a.17-20): Os injustos no suportam a gue nas mos dos homens, e eles o mataro. Mas, trs dias aps sua morte, ele ressuscitar (Mc 9,31b; cf. evangelho). prtica do justo

2.

O cap. 2 do livro da Sabedoria apresenta o discurso dos injustos. O texto revela os conflitos existentes na comunidade judaica de Alexandria (Egito) no sculo I a.C. Quem so os injustos e o que fazem? Deixemos que o prprio texto os apresente a partir de suas aes: eles oprimem o justo empobrecido, no poupam a viva, nem respeitam o velho (2,10). Fazem isso porque manipularam a Lei, que protegia essas pessoas. Pela fora e violncia impuseram a injustia como norma que regula as relaes sociais (v. 11). Eles e sua injustia tornaram-se a lei. Quem pode se opor?

Evangelho (Mc 9,30-37): Jesus, o Messias servidor 9. O Evangelho de Marcos compe-se de duas partes. O incio da segunda parte se encontra em 8,31, onde temos novo incio. O ponto alto da primeira parte a declarao de Pedro que, representando os demais discpulos, reconhece Jesus como o Messias (8,29). Na segunda parte, Jesus se dedica mais intensamente instruo dos discpulos, mostrando-lhes aos poucos, em palavras e atos, em que consiste seu messianismo. A segunda parte culmina com a declarao do centurio: Verdadeiramente este homem era filho de Deus (15,39). a. O Messias vai ser morto e ressuscitar (vv. 30-32)
10.

3. A oposio feita pelo justo que os incomoda, critica o que fazem, censura-lhes as transgresses da Lei, acusando-os de falta de educao e de bom-senso (v. 12). O justo, portanto, a pedra no sapato dos injustos (como, no passado, o profeta encarnava a denncia contra a arbitrariedade e impunidade dos poderosos opressores). Mas no se trata unicamente de crtica. O justo se lhes ope sobretudo por um comportamento diferente (v. 15). Rompe com eles, a ponto de consider-los impuros (v. 16). No quer ter nada em comum com eles. E para sua defesa chama em causa o prprio Deus, garantindo que a bemaventurana pertence aos justos, que tm Deus do seu lado (v. 16). O captulo 2 da Sabedoria, portanto, mostra o conflito aberto entre a prtica da justia e a injustia que se tornou norma regedora das relaes sociais. O texto d a impresso de que o justo est sozinho contra os injustos (como acontece em muitos salmos), o que aumenta a dramaticidade, fortalecendo a arrogncia dos injustos. 4.

Jesus est a caminho de Jerusalm, atravessando a Galilia, lugar onde desenvolveu sua atividade libertadora (v. 30). O prprio evangelista explica o motivo por que ele no queria ser notado pelo povo: estava ensinando a seus discpulos (v. 31). O contedo desse ensinamento o que se costuma chamar de segundo anncio da paixo.

11.

Marcos registrou em seu evangelho trs anncios da paixo de Jesus. Isso denota a importncia da instruo sobre o ser cristo (o Evangelho de Mc foi, provavelmente, o primeiro texto de instruo das comunidades primitivas): o Mestre tem conscincia dos conflitos que dever enfrentar para realizar seu messianismo. Aquele que pretende segui-lo dever tomar conscincia e posicionar-se corajosamente.

Uma sociedade baseada na mentira e na injustia no suporta que haja pessoas que a critiquem. Por isso os injustos vo ao ataque contra os defensores da justia: armam contra o justo ciladas mortais (v. 12a). Mediante difamao, procuram desmoraliz-lo, mostrando-o como algum estranho, esquisito e excntrico (hoje em dia, alm da difamao, os que lutam pela justia so acusados de baderneiros, inimigos da ordem, subversivos, agitadores etc.). O conflito entre injustos e justo aumenta, passando pela tortura, para chegar morte sem apelao, sem que haja algum disposto a defender-lhe a causa (v. 20). A eliminao de pessoas que lutam pela justia levanta uma questo importante: Onde Deus se posiciona dentro desse conflito? Na tica dos injustos, Deus no existe ou, se existe, no se intromete nessas questes. E parece ser este o grande drama de quantos sonham com uma sociedade justa e lutam por ela: Por que Deus no intervm? Os mpios tripudiam em

5.

6.

Jesus afirma que o Filho do Homem vai ser entregue nas mos dos homens, e eles o mataro (v. 31). Como o justo nas mos dos injustos (cf. 1 leitura), ele ser condenado morte. A expresso passiva ser entregue pode ser entendida de dois modos: o primeiro reflete uma teologia tradicional e hoje abandonada por quase todos; o segundo depende de uma nova compreenso de tudo o que Jesus disse e fez. 1. Sendo esse evangelho um texto de instruo (catequese), era compreensvel que os catecmenos se perguntassem: Era de fato necessrio que Jesus, para realizar seu messianismo, tivesse de passar pela cruz? Por que um Messias crucificado? Marcos mostra que a paixo de Jesus est dentro do plano do Pai. ele quem entrega seu Filho para salvar a humanidade. Deus entrega o Justo para salvar os pecadores. Porm a morte no ter a ltima palavra sobre o destino de Jesus: trs dias aps sua morte, ele ressuscitar (v. 31). Essa viso esbarra num imagem estranha de Deus. 2. Jesus ser denunciado e trado por um de seus discpulos, e ser morto por aqueles que sua prtica de vida incomodou. Judas, um de seus discpulos, se torna traidor do projeto de Jesus, colaborando com o sistema
12.

car tanto criana quanto servo. Nesse sentido, esse menor que est a servio lembra o prprio Jesus, que se identifica com ele, abraando-o. Jesus o menor de todos, pois se fez servo em sentido pleno: at dar sua vida. Ser discpulo dele acolhlo como o Messias servidor que enfrenta a morte para comunicar vida para todos. Mas o caminho do discpulo no termina b. Medo do compromisso (v. 32) a. H de passar, tambm ele, pelo servio at o fim, at a cruz, 13. Em cada um dos trs anncios da paixo encontramos pois a diaconia do Mestre se prolonga nas aes da comunidauma reao oposta por parte dos discpulos. No primeiro a- de crist. nncio (8,31-33) Pedro quem se ope terminantemente, apresentando condies (evangelho do 24 domingo comum). 2 leitura (Tg 3,16-4,3): A verdadeira sabedoria se expressa No segundo (9,30-32) os discpulos no compreendem e tm pela conduta medo de fazer perguntas; tm medo do compromisso. No 18. O trecho da carta de Tiago que lemos como segunda leituterceiro (10,32-34 29 domingo comum) a reao de susto e, ra deste domingo nos apresenta uma comunidade gravemente a seguir, os filhos de Zebedeu ambicionam postos de honra. A dividida. Dentro dela h grandes conflitos, a ponto de seus reao negativa dos discpulos serve de motivo para que Mar- membros se matarem uns aos outros (4,2). A carta j revelara cos insira a um ensinamento de Jesus, contrastando com a a opresso dos ricos sobre os pobres. Agora tem-se a impresatitude dos discpulos. so de que h outros focos de conflito, no menos graves que 14. No texto que nos interessa, os discpulos no compreen- os anteriores. diam suas palavras e tinham medo de perguntar (v. 32). O tema da incompreenso dos discpulos uma constante no Evangelho de Marcos. Associado ao medo de fazer perguntas, denota que eles, acima de tudo, no querem compreender o messianismo de Jesus porque temem um compromisso maior (compare com 4,12). c. O maior aquele que serve (vv. 33-35)
15. 19.

de morte. Marcos no menciona aqui quem ser responsvel pela morte de Jesus. Para o discpulo no restam mais dvidas. Para quem l o Evangelho de Marcos com ateno tambm no, pois desde 3,6 j se decretara a morte dele (cf. tambm o primeiro anncio da paixo, 8,31-33).

O Autor descreve a sabedoria que vem do alto com sete qualidades: pura, pacfica, indulgente, conciliadora, cheia de misericrdia e bons frutos, sem parcialidade, sem fingimento (v. 17). Temos a o retrato da pessoa sbia: no quem estudou, mas quem possui bom-senso nas relaes entre as pessoas. Sbia a pessoa autntica e leal, que promove a paz, indulgente, procura conciliar, bondosa, imparcial e transparente, sem duas caras. Quem semeia discrdia na comunidade no d. Ser o maior acolher os pequenos (vv. 36-37) pessoa sbia, pois est semeando vento para colher tempes16. A cena seguinte marcada por uma criana no centro do tade (cf. v. 18). grupo. o prprio Jesus quem a coloca a, abraando-a (v. 36). Criana sinnimo de pessoa necessitada e dependente. 22. Nos primeiros versculos do cap. 4 Tiago ajuda a comuniJesus a coloca como centro de ateno dos discpulos. E para dade a descobrir as razes das divises comunitrias. Por que ela tem um gesto de carinho e de acolhida: o abrao (notar que so assim desunidos? Onde est a causa disso tudo? (4,1). A no Evangelho de Marcos Jesus abraa s crianas; cf. 10,16). ganncia a fonte de todos os males da comunidade. Por cauPortanto, com esse gesto Jesus est mostrando o que ser seu sa dela as pessoas matam e se entregam luta e guerra. A discpulo, o que significa ser o maior dentro da comunidade: ganncia gera a cobia e esta, por sua vez, mata para possuir, maior aquele que acolhe os carentes, marginalizados, opri- sem se saciar (cf. v. 2).
21.

A cena situa Jesus e seus discpulos em casa (v. 33). Pelo caminho houve uma discusso sobre quem seria o maior dentro do grupo (v. 34). Isso denota que os discpulos ainda imaginam a comunidade dividida em categorias e classes, onde uns so privilegiados em detrimento de outros. O silncio dos discpulos diante da pergunta do Mestre prepara a aula particular de Jesus que, sentado, ensina como Mestre que traz a novidade. O ensinamento de Jesus mostra que o maior o ltimo em importncia: Se algum quer ser o primeiro, que seja o ltimo de todos e aquele que serve a todos (v. 35). A lio tem como ponto de referncia a prpria ao do Mestre (cf. Fl 2,7-8: Ele assumiu a condio de servo... humilhou-se e foi obediente at a morte e morte de cruz!).

Os versculos escolhidos para este dia relacionam-se estreitamente com o que antecede. A tnica desse trecho a sabedoria crist, que no depende de erudio acadmica, mas do bom-senso com que as pessoas se relacionam comunitariamente. De fato, tem-se a impresso de que Tiago esteja recriminando os falsos mestres: amparados por sua sabedoria, cometiam as maiores injustias dentro da comunidade, podendo ser comparados com os injustos da 1 leitura. Tiago distingue dois tipos de sabedoria: a que dada por Deus e se traduz no bom-senso, e a que se aprende nas escolas. Uma boa e conduz a relaes fraternas e justas; a outra se perverteu, e serve de suporte para que sejam cometidas injustias.

20.

midos, injustiados e por eles se interessa, dedicando-lhes 23. Isso tudo acontecia dentro de comunidades crists s tempo e vida. E acolher essa gente acolher Jesus e o Pai, que quais a carta se dirige. Note-se que so comunidades que oram o enviou (v. 37). (v. 3). Mas Deus no as atende porque os pedidos so interesseiros, feitos com a finalidade de esbanjarem nos seus praze17. O episdio pode ter outra conotao. que a palavra grega paidion normalmente traduzida por criana pode res. Deus no freqenta comunidades insensatas, nem as significar tambm o menor que trabalha (como tantos menores atende, porque sua prtica nega a sinceridade de suas preces. trabalhadores do nosso pas) e est a servio. Essa hiptese confirmada tambm pelo aramaico, em que talya pode signifiPISTAS PARA REFLEXO

Comparar nossa sociedade com a sociedade de Alexandria do I sc. a.C. (1 leitura). L como c h perseguio aos que lutam pela justia. Parece ser uma luta desigual. De que lado est Deus? Como e onde descobri-lo hoje nas lutas do povo pela justia?
24. 25. Jesus o Messias servidor. Seus discpulos freqentemente se perdem atrs de cargos, ttulos e honrarias (evangelho, Mc 9,30-37). Quem nossa comunidade deveria pr, hoje, no centro da celebrao? A quem deveramos dar hoje nosso abrao para nos comprometermos como discpulos de Jesus? 26.

Por que h divises em nossa comunidade? Onde est a raiz de tudo? O que significa ser sbio em nossos dias? (2 leitura, Tg 3,16-4,3).

Anda mungkin juga menyukai