Anda di halaman 1dari 14

COLGIO PONTES

O TRABALHO ESCOLAR: uma iniciao s normas da ABNT

FORTALEZA 2012

APRESENTAO

Este manual visa orientar a padronizao dos trabalhos escolares feitos pelos alunos do Colgio Pontes, de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - (ABNT), ensaiando-os e incentivando-os pesquisa em diversas fontes, meios e formatos.

O TRABALHO ESCOLAR
Para preparar um bom trabalho escolar, preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparao, a redao e a apresentao. A seguir, mostramos, passo-a-passo, como organizar cada uma dessas etapas.

Primeiro passo: a pesquisa


O texto do trabalho escolar um conjunto de informaes que podem ter procedncias variadas. Portanto, antes de comear a escrever, preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade. a) Seleo de informaes Feita a pesquisa, hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem necessria para que sejam descartadas as informaes repetitivas ou que no acrescentem nada ao tema. b) Fonte confivel A seleo de informaes deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso importante comparar as informaes em mais de uma fonte. possvel verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornais diferentes. c) Livros, jornais e revistas Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopdias podem conter informaes desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas so boas fontes de consulta pra assuntos que exijam atualidade de informaes. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista. d) Internet um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informaes. Se voc no possui acesso internet em sua casa, verifique se possvel

utilizar os computadores da biblioteca da sua escola ou da sua cidade. Lembre-se: a Internet somente mais uma fonte de consulta.

Segundo passo: a redao


Fei ta a pesquisa de informaes, o prximo passo escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentao. De acordo com o trabalho, podem-se incluir imagens (fotos, desenhos, grficos) para ilustrar determinados tpicos.

Dicas para escrever


Cada um tem um estilo prprio de escrever. Mas existem algumas recomendaes teis. a) Quanto ao contedo: Elabore um roteiro do que ser escrito, procurando imaginar tpicos ou captulos. Organize o material pesquisando, distribuindo as informaes entre as divises estabelecidas. Procure escrever frases, oraes e perodos curtos para facilitar a leitura. Evite a repetio de informaes ao longo do trabalho.

b) Quanto forma

Deixe margens ou espaos em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica mais arejado e a leitura, mais fcil. Faa um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padro para a letra. Utilize pargrafos dentro de cada tpico ou captulo. Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais importantes, como definies ou conceitos. Faa a paginao das folhas. Se utilizar imagens, encaixe-as prximas ao texto correspondente. Evite usar cores ou outros recursos grficos que no acrescentem informao ou dificultem a leitura.

A apresentao do trabalho
H inmeras maneiras de apresentar um trabalho escolar. Tanto verdade que, para um mesmo tema, dificilmente haver trabalhos iguais em uma sala de aula. Cada um ter suas caractersticas visuais, sua capa e sua forma de organizao. Alguns elementos, no entanto, devem fazer parte de qualquer trabalho escolar. A seguir, mostramos uma forma de apresentao padro:

Normas para a entrega de trabalhos escolares


Este documento, elaborado para auxiliar na apresentao de trabalhos escolares, segue as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), adaptadas realidade escolar.

Elementos pr-textuais
So informaes que antecedem o texto e auxiliam na justificao e uso do trabalho. Abaixo, a lista dos elementos pr-textuais considerados obrigatrios: a) Capa O revestimento externo do trabalho, no qual devem constar as informaes indispensveis sua identificao. Deve conter as seguintes informaes: Nome da Instituio Nome completo do(s) autor(es) do trabalho Ttulo Subttulo, se houver Nome da disciplina e do professor Local (cidade da Instituio em que o trabalho foi apresentado) Ano da entrega

b) Sumrio Apresenta as principais divises de um trabalho, sees e outras partes do documento na mesma ordem e grafia em que nele figuram, reproduzindo a sua estrutura e organizao. O indicativo de cada seo, diviso, captulo, com suas subdivises, deve ser acompanhado do respectivo nmero de pgina. A palavra SUMRIO deve ficar centralizada, destacada graficamente (negrito, etc) e com a mesma fonte utilizada nas sees primrias do trabalho. Lembre-se: cada captulo deve comear em uma nova pgina.

Elementos textuais
a) INTRODUO a parte inicial do trabalho, nesse espao, o autor expe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcanado. Os requisitos para uma boa introduo so: Definio do assunto Indicao do caminho a seguir

Importante: Somente a partir da introduo enumeram-se as pginas do trabalho.


Utilizam-se algarismos arbicos, sendo que a contagem das pginas inicia-se no sumrio. b) DESENVOLVIMENTO

o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o contedo do seu estudo. a parte mais extensa do texto, podendo ter vrias sees e subsees, que variam conforme a abordagem do tema e do mtodo. c) CONCLUSO Onde se expe o fechamento das idias do estudo e onde so apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da anlise destes resultados, tiram-se as concluses e, se for necessrio, as sugestes relativas ao estudo.

Elementos ps-textuais
a) REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confeco do trabalho. A referncia permite a correta indicao de um documento, no todo ou em parte, no importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc). Todos os materiais que foram mencionados no texto do trabalho devem, obrigatoriamente, ser includos na lista de referncias. Aps a consulta de qualquer tipo de documento, anotar os dados para no ter trabalho em colet-los posteriormente na compilao das referncias. Quando consultar peridicos, lembre-se de anotar o local de publicao, volume ou ano e nmero do fascculo. Na consulta de documentos na Internet, no esquecer de anotar o endereo eletrnico (URL), data de acesso (dia, ms e ano). Para documentos impressos, retirar as informaes, preferencialmente, da folha de rosto dos documentos. Ordenar a referncias em ordem alfabtica. EXEMPLO DE REFERNCIA: Para Livro: LTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Ttulo da Obra. Cidade: Editora, ano. Exemplo: BAGNO, Marcos. A lngua de Eullia. So Paulo: Contexto, 1997. Para artigo de Revista: GUIMARES, Joo L. A oficina do sabor. Superinteressante. So Paulo, ano 9, n. 12, dez. 1997, p. 34-49. Exemplo de reportagem de jornal: NAVES, P. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de So Paulo. So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. Obs.: Quando no aparece o nome do autor da obra, entra-se pelo ttulo, ou pelo nome do jornal ou revista.

Exemplo de e-mail: ACCIOLY, F. Publicao eletrnica [mensagem < mtmendes@uol.com.br> em 26 de jan. 2001. Exemplo de artigo de revista na Internet: SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov.1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: < http://.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm> . Aceso em: 28 jul. 2002. Exemplo de fita de vdeo: AZEVEDO, Maria Izabel (Coord.) Os perigos do uso de txicos. Produo de Jorge Ramos de Andrade. So Paulo: CERAVI, 1995. 1 fita de vdeo (30 min.), VHS, son., color. pessoal]. Mensagem recebida por

INFORMAES COMPLEMENTARES
FORMATAO a) Papel e Fonte O papel utilizado no documento deve ser de cor branca, de boa qualidade e o formato deve ser o A4 (21cm x 29,7 cm). O texto deve ser digitado ou datilografado na cor preta, com exceo das ilustraes, no anverso (frente) das folhas. Texto do trabalho Citaes com mais de trs linhas Paginao Fonte tamanho 12 (Arial ou Times New Roman) Fonte em tamanho menor do que a utilizada no texto. Fonte em tamanho menor do que a utilizada no texto

b) Margens da Folha As margens da folha devem permitir uma encadernao e uma reproduo corretas. Conforme a ABNT (2002), as especificaes so as seguintes: Margem esquerda Margem direita c) Espacejamentos Segundo a ABNT (2002), deve-se adotar os seguintes espacejamentos (entre linhas) para a digitao ou datilografia: 3,0 cm 2,0 cm Margem superior Margem inferior 3,0 cm 2,0 cm

Texto (corpo do trabalho digitar com espao duplo. Citaes com mais de trs linhas Digitar em espao simples. Legendas das ilustraes e tabelas Digitar em espao simples. Ttulos das subsees Separar do texto que os precede ou que os sucede por dois
espaos duplos.

Notas Digitar ou datilografar em espao simples Referncias Digitar em espao simples e separ-las entre si por espao duplo.
d) Alinhamento Paginao Importante: a numerao das pginas de um trabalho s colocada a partir da primeira folha de texto (Introduo). A numerao feita em algarismos arbicos a 2 cm da borda superior direita da folha. Quando existir apndice e/ou anexo, as folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar continuidade do texto principal. Nos trabalhos utiliza-se somente o anverso (frente) do papel, sendo a contagem da paginao em nmero de folhas.

Veja a seguir um modelo de trabalho escolar:

COLGIO PONTES

NOMES DOS ALUNOS

DISCIPLINA: PROFESSORES:

TTULO DO TRABALHO
Subttulo

FORTALEZA 2012

SUMRIO

INTRODUO........................................................................................... 03 1 DESENVOLVIMENTO (TTULO DO CAPTULO) ............................................... 04 2 DESENVOLVIMENTO (TTULO DO 2 CAPTULO) ............................................ 05


2.3 desenvolvimento
(SUBTTULO DO 2 CAPTULO) ............................................

07

3 DESENVOLVIMENTO (TTULO DO 3 CAPTULO) ............................................ 08 CONCLUSO ........................................................................................... 10 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ........................................................ 11 ANEXOS ................................................................................................... 12

INTRODUO
a parte inicial do trabalho, nesse espao, o autor expe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcanado.

1 DESENVOLVIMENTO

o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o contedo do seu estudo. a parte mais extensa do texto, podendo ter vrias sees e subsees, que variam conforme a abordagem do tema e do mtodo.

CONCLUSO
Onde se expe o fechamento das idias do estudo e onde so apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da anlise destes resultados, tiram-se as concluses e, se for necessrio, as sugestes relativas ao estudo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confeco do trabalho. A referncia permite a correta indicao de um documento, no todo ou em parte, no importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc).
Exemplo: ACCIOLY, F. Publicao eletrnica [mensagem < mtmendes@uol.com.br> em 26 de jan. 2001. pessoal]. Mensagem recebida por

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023. Informao e documentao Referncias Elaborao. Rio de Janeiro: 2002. BAGNO, Marcos. A Lngua de Eullia. So Paulo: Contexto, 1997. GUIMARES, Joo L. A oficina do sabor. Superinteressante. So Paulo, ano 9, n. 12, dez. 1997, p. 34-49. NAVES, P. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de So Paulo. So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov.1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm> . Acesso em: 28 jul. 2002.

ANEXOS
Aqui se inserem fotos, gravuras reportagens ou outras informaes que se considerarem pertinentes ao trabalho.

Anda mungkin juga menyukai