Anda di halaman 1dari 8

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

Relatrio de laboratrio de fsica: Equilbrio em um plano inclinado.

Ismael Ricardo dos Santos R.A 3257574334 Eng. C. A - 2 Sem. Jairo Pierin R.A 3254562689 Eng. Produo 2 Sem.

Jos Wellington Monteiro R.A 3254560824 Eng. Mecnica 2 Sem. Rodrigo Vogel dos Santos R.A 3257574356 Eng. Produo 2 Sem. Willian E. Benedicto R.A 3219525479 Eng. Produo 2 Sem.

Leandro Marcos R. H. thon R.A 3230532393 Eng.Produo 2 sem.

Piracicaba - SP 26/03/2012 FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

Relatrio de laboratrio de fsica: Equilbrio em um plano inclinado

Ismael Ricardo dos Santos R.A 3257574334 Eng. C. A - 2 Sem. Jairo Pierin R.A 3254562689 Eng. Produo 2 Sem.

Jos Wellington Monteiro R.A 3254560824 Eng. Mecnica 2 Sem. Rodrigo Vogel dos Santos R.A 3257574356 Eng. Produo 2 Sem. Willian E. Benedicto R.A 3219525479 Eng. Produo 2 Sem.

Leandro Marcos R. H. Thon R.A 3230532393 Eng. Produo 2 sem

Relatrio de aula prtica de laboratrio apresentado ao professor Mrcio Bortoletto fessel como exigncia parcial para obteno de nota na disciplina fsica.

Piracicaba - SP 26/03/2012

Observar uma reao cido-base em meio aquoso (reao de neutralizao) Determinar a concentrao de cido actico em uma amostra de vinagre por meio de titulao volumtrica;

Tomar contato com a tcnica de titulao e o indicador de cido base (soluo de fenolftalena);

Verificar a escala de pH (medida de acidez basicidade de uma soluo); Entender o clculo do pH por meio da concentrao de H+ .

1. Introduo

Ao nosso redor esto presente vrios compostos inorgnicos cidos e bases, quando esses compostos entram em contato gerada uma reao produzindo sal e gua, este tipo de reao chamado de reao de neutralizao.

1.1.Reao de neutralizao

A reao de neutralizao ocorre quando cido e bases misturados na mesma proporo anulando assim um o efeito do outro, na reao entre os dois compostos so produzidos sal e gua. O ction H+ do cido combina com o nion OH- formando gua e os nions do cido juntamente com o ction da base produzem sal. Exemplo de reao entre cido clordrico (HCl) e hidrxido de sdio (NaOH) HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(aq) + H2O(l) 1.2.Titulao Volumtrica

A tcnica da volumetria consiste na determinao da concentrao de uma soluo amostra atravs de sua reao com outra soluo de concentrao conhecida (padro). A soluo padro, normalmente denominada titulante, colocada em uma bureta e as alquotas da soluo amostra so colocadas em frascos erlenmeyer, juntamente com substncias indicadoras apropriadas para cada reao. Uma titulao deve ser interrompida quando a substncia de interesse, contida na amostra, tiver sido totalmente consumida pela reao com o padro adicionado atravs da bureta. De forma geral, qualquer propriedade do sistema qumico que varie bruscamente quando a reao se completa pode servir para acusar o ponto de equivalncia. Essa propriedade pode ser, por exemplo, o pH, a condutncia ou a absorbncia da mistura de reao, bem como a diferena de potencial ou a corrente eltrica gerada no decorrer da reao. O mtodo mais empregado na deteco do ponto final baseado no uso de indicadores. Um indicador pode ser um dos reagentes ou dos produtos da reao ou ainda uma substncia estranha ao sistema, adicionada propositadamente para modificar a aparncia do meio atravs de uma mudana de cor ou do aparecimento de uma turvao. A volumetria de neutralizao faz uso de indicadores de pH que so substncias de carter cido ou bsico e que mudam de colorao dentro de uma faixa estreita de pH.

2. Procedimento

Soluo de Vinagre Usando uma pipeta volumtrica transferimos 20 ml de vinagre para um erlenmeyer de 250 ml e em seguida adicionamos 150 ml gua (H2O) destilada e 3 gotas da soluo de fenolftalena.

Enchemos a bureta com uma soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol L-1 (NaOH), at que o menisco da bureta ficasse na marca do zero e certificamos que a bureta estava completamente preenchida com a soluo.

Colocamos o erlenmeyer em baixo da bureta, titulamos a soluo gotejando a soluo de NaOH da bureta no erlenmeyer e mexemos o erlenmeyer para a agitao do sistema at o aparecimento da cor rosa na soluo.

Quando a soluo atingiu o ponto de viragem anotamos o volume de NAOH utilizado na titulao para efetuar os clculos solicitados neste relatrio, em nosso experimento o volume de NaOH utilizado foi de 30 ml.

HCl (cido Clordrico) Usando uma pipeta volumtrica transferimos 20 ml de Acdo clordrico diludo (HCl) para um erlenmeyer de 250 ml e em seguida adicionamos 150 ml gua (H2O) destilada e 3 gotas da soluo de fenolftalena. Enchemos a bureta com uma soluo de hidrxido de sdio 0,5 mol L-1 (NaOH), at que o menisco da bureta ficasse na marca do zero e certificamos que a bureta estava completamente preenchida com a soluo. Colocamos o erlenmeyer em baixo da bureta, titulamos a soluo gotejando a soluo de NaOH da bureta no erlenmeyer e mexemos o erlenmeyer para a agitao do sistema at o aparecimento da cor rosa na soluo. Quando a soluo atingiu o ponto de viragem anotamos o volume de NAOH utilizado na titulao para efetuar os clculos solicitados neste relatrio, em nosso experimento o volume de NaOH utilizado foi de 30 ml.

3. Materiais e reagentes utilizados 2 pipetas de 20 ml 2 Erlenmeyer de 250 ml/500ml

1 bureta de 50 ml 50 ml de soluo de NAOH 0,5 mol L-1 Suporte universal 2 garras 20 ml de vinagre claro 20 ml de cido clordrico diludo Soluo de fenolftalena

4. Questes

1. Calcule a concentrao de cido actico na amostra apresentando os clculos realizados. NAOH m = 0,5 mol/L V = 30 ml 1000 ml --------- 0,5 mol 30 ml ------------ X X = 1,5 / 1000 = 1,5 x 10-2 mol Vinagre V = 20 ml m = 1 mol/L 20 ml ---------- 1,5 x 10-2 mol 1000 ml ------- X

X = 0,75 mol/L A concentrao de cido actico na amostra de 0,75 mol/L CH3COOH + NAOH CH3COO- Na+ + H2O 0,75 mol/l o,75 mol/L

2. O que um indicador cido base? Indicador cido-base, um composto qumico que adicionado em pequenas quantidades a uma soluo, permitindo conhecer se a soluo cida, bsica ou neutra. Estes corantes so dotados de propriedades halocrmicas , que a capacidade de mudar de colorao em funo do pH do meio. No experimento utilizamos a fenolftalena com indicado cido base.

3. Quais os fatores podem causar erros na determinao da concentrao de cido no vinagre? Os fatores que podem causar erro na determinao da concentrao de cido no vinagre so: A leitura do volume inicial utilizado no ser precisa; Excesso de titulante (NAOH) na titulao, tornando a soluo de uma cor diferente da esperada.

5. Concluso Conclumos que atravs do processo de titulao podemos determinar a concentrao de uma soluo cida atravs da titulao com uma soluo bsica, para auxiliar neste processo o indicador cido-base fundamental, pois atravs do indicador conseguimos verificar o ponto de viragem da soluo, nos dois experimentos que realizamos o indicador cido-base utilizado foi uma soluo de fenolftalena. Em um dos nossos experimentos calculamos a concentrao de cido actico (vinagre) na

soluo e no outro experimento calculamos a concentrao de cido clordrico na soluo.

6. Bibliografia MAIA, Daltamir Justino; BIANCHI, Jos Carlos de A. Qumica Geral: fundamentos, So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, 436 p. http://dicasdequimica.vilabol.uol.com.br/subst_pur_mist.html 20.11.2011. Acesso em

Anda mungkin juga menyukai