Anda di halaman 1dari 4

Guia de cuidados para o Chow-Chow

A seguir, algumas orientaes bsicas sobre os cuidados com os ces. Considere que existem variaes na conduta dos veterinrios, portanto, use esse guia apenas como base. O veterinrio que trata seu co e o conhece diretamente quem melhor pode orientar sobre os cuidados com ele.

Alimentao
Filhotes a partir de 45 dias de idade: rao para filhotes certamente a melhor opo. Existem muitos tipos (secas, semimidas ou midas), sabores (carne, frango, carneiro, fgado, etc.) e marcas no mercado. Na primeira consulta, o veterinrio recomendar o tipo de rao que voc dever fornecer ao filhote. A quantidade de rao a ser dada varia com a raa e o peso do animal. Os fabricantes de rao, na prpria embalagem do produto, fazem a recomendao da quantidade ideal. Mesmo que o filhote rejeite a rao, insista. No fique tentando oferecer outro tipo de alimento como carne e arroz, isso s vai piorar. Misture rao mida, em latinha ou sach, junto com a rao seca para torn-la mais atrativa. Ces a partir de 1 ano de idade: rao para ces adultos: seca, mida ou semimida, 2 vezes ao dia. Voc pode misturar rao seca com rao mida, seguindo a proporo indicada pelo fabricante. Dicas: os filhotes comem 3 a 4 vezes ao dia quando pequenos; os filhotes passam a comer menos medida que vo crescendo; assim, reduza o nmero de refeies gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia; a rao para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentao causar obesidade e inmeros problemas ao animal; restos de comida, doces, massas e tudo o que no for prescrito pelo veterinrio deve ser evitado, mesmo que o co goste ou queira comer. O co que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeies familiares; mudanas alimentares devem ser feitas gradativamente ou o animal poder apresentar diarreia; ces de raas grandes devem ser alimentados 2 vezes ao dia quando adultos. Isto evita que ele coma grandes quantidades de alimento de uma vez e venha a ter uma toro do estmago. Saiba a diferena entre os diversos tipos de rao: clique aqui

Clcio e vitaminas
O filhote que no recebe uma alimentao balanceada necessita de complementao de clcio e vitaminas no primeiro ano de vida, poca de crescimento muito acelerado. A falta de clcio nessa fase causar o raquitismo. No entanto, ces que se alimentam exclusivamente de rao balanceada, de boa qualidade, podem ter as necessidades de clcio supridas, desde que se alimentem corretamente, na quantidade indicada pelo fabricante da rao.

De qualquer forma, o veterinrio que acompanhar o crescimento do co dever analisar o caso, o tipo de alimentao e a necessidade de clcio e vitaminas para o animal.

Dentio
A troca de dentes se inicia com 3,5 meses de idade e termina aos 6 meses. O co tem grande tendncia a formar trtaro, o que provoca o mau-hlito e a perda precoce dos dentes permanentes. A crie tambm ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequncia. Existem servios odontolgicos especializados para cuidar dos dentes do seu co. A higiene da boca do co pode ser feita atravs de escovao. Existem escovas e pastas dentais para ces. A escovao deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mnimo. Embora seja o mtodo ideal, nem todos os ces aceitam e muitos donos no conseguem manter a frequncia de escovao. A escova tambm pode ser substituda por um chumao de algodo esfregado nos dentes do animal. Pedaos de cenoura crua devem ser oferecidos entre as refeies para que o co seja estimulado a roer, assim como ossos artificiais (couro) ou naturais (joelho de boi). O ato de roer a escovao natural do co, mas muitas vezes somente ela no impede o acmulo de trtaro e o mau-hlito. Conhea um pouco dos problemas odontolgicos no co.

Banhos
A partir de 45 dias de idade, com sabo de cco e xampu neutro no inseticida (anti pulgas). Existem shampoos para cada tipo de pelagem (clara, escura, 2 em 1), assim como shampoos antialrgicos e para tratamento dermatolgico (exemplo: seborreia, micoses). Raas de pelagem longa podem fazer uso de condicionadores da linha para animais para desembaraar a pelagem. Caso o filhote tenha pulgas dar banhos com sabonete de enxofre. Nunca d banhos contra pulgas utilizando produtos inseticidas em filhote com menos de 6 meses. Consulte seu veterinrio quanto a tratamentos com produtos anti pulgas venda em pet shops. Banhar o animal com gua morna e colocar algodo nos ouvidos para evitar a entrada de gua. (clique aqui e aprenda a dar banho no seu animal) Quando voc der banho, lembre-se de no deixar cair gua na orelha do seu co, coloque algodo para evitar isso. Evite banho em filhotes antes dos 3 meses de idade, principalmente se estiver frio. No tratamento anti-pulgas tenha cuidados com talcos, shampoos, sabonetes,... Prefira tratamentos de longo prazo, como Frontline, Revolution ou Program, e lembre-se: a pulga vive a maior parte do tempo perto do co, e no no co. Deixe seu ambiente sempre limpo. Os chows so ces que no gostam de viver em ambientes sujos, so naturalmente limpos .

Cuidados com a pelagem


Escovar diariamente o animal para a retirada de pelos mortos e poeira, e verificar a presena de parasitas (pulgas, carrapatos, etc.). Raas de pelagem longa recebem uma primeira tosa aos 3 ou 4 meses, e depois periodicamente (a cada 2 meses). As doenas de pele (Hots Spots) so uma das causas de maior dor de cabea para os donos, pois depois de se instalarem dificilmente so curadas rapidamente, mas com persistncia e rigoroso cuidado com a medicao recomendada pelo veterinrio, se alcana o controle. Como preveno, existem

alguns cuidados: 1) a comida deve estar bem balanceada para o Chow; 2) a escovao regular do denso casaco de plos; 3) a higine do local onde vivem tambm fundamental tanto para a boa sade do co quanto para a do dono. 4) Seque bem o plo do chow. Nunca deixe o subplo mido, pois assim que comeam os Hots Spots. H uma seo inteira no site para discutir sobre este tema. Manter o pelo curto no vero para evitar pulgas. Veja tambm, problemas dermatolgicos no co.

Liderana
Problemas de comportamento tambm devem ser evitados, nunca deixe que o co o "conquiste", pois a o papel de dono e de co se invertero, e os Chows sempre tentaro invert-los. Deixe claro quem manda e no estranhe a resistncia que vir da parte deles. Seja enrgico e claro pra eles.

Cios
As fmeas entram no cio entre 8 meses a 1 ano de idade, variando com a raa e o tamanho do animal. O cio dura em torno de 15 dias e acompanhado de um sangramento (de leve a moderado) e aumento perceptvel da regio genital. Algumas fmeas no apresentam sangramento ("cio seco"). A castrao um mtodo muito eficaz de controle de natalidade, quando o dono no pretende cruzar a cadela. Castrada, a cadela no tem mais cios e a castrao. O macho no tem cio e torna-se apto reproduo a partir de 1 ano. Ele pode comear a ter manifestaes sexuais a partir de 3 meses de idade, principalmente quando sentir o cheiro de uma fmea no cio. A castrao tambm feita no macho para que ele para de demarcar territrio, urinando pela casa e no fuja atrs de fmeas.

Vermifugao:
A me pode transmitir vermes aos filhotes, tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fmea antes do acasalamento uma medida preventiva para que os filhotes nasam livres de vermes. Todos os filhotes devem ser vermifugados no seguinte esquema: - 30 dias de idade: - 45 dias de idade: - 60 dias de idade: 1a. dose de vermfugo 2a. dose de vermfugo 3a. dose de vermfugo

Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chega para a pesquisa de protozorios. O veterinrio ir prescrever o vermfugo para o seu co. Animais adultos devem ser vermifugados com frequncia, principalmente antes das vacinas anuais. Conhea os vermes que podem afetar seu co: clique aqui Existem reas em que comum o "verme do corao" (dirofilariose). Informe-se com o seu veterinrio para iniciar um tratamento de preveno da dirofilariose.

Vacinao
, sem dvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o co adulto. Os animais devem ser imunizados antes de comearem a frequentar as ruas. Existem muitas doenas virais que podem acometer os ces e so causadoras de um grande nmero de mortes, principalmente nos filhotes. Para ser vacinado, o animal deve estar saudvel, sem febre ou diarreia, e previamente vermifugado. Se isso no for observado, pode ocorrerfalha vacinal, ou seja, o organismo no responder plenamente vacinao. As vacinas que seu co deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critrio do veterinrio que ir cuidar de seu animal. As vacinas mltipla (V8 ou V10) e anti rbica so obrigatrias em qualquer esquema de vacinao. Abaixo, um calendrio para a vacinao de filhotes, com as vacinas existentes no mercado: 1a. dose vacina mltipla* 1a. dose vacina contra Giardia vacina contra a Tosse dos canis 2a. dose vacina mltipla 2a. dose vacina contra Giardia 3a. dose vacina mltipla anti rbica

- 45 a 60 dias: - 21 dias aps a 1a. dose: - 21 dias aps a 2a. dose: - a partir de 4 meses de idade:

Este quadro mostra todas as vacinas disponveis no mercado. Cabe ao veterinrio decidir o melhor esquema para cada animal.

* cinomose, hepatite, parvovirose, 4 tipos de leptospirose,coronavirose, parainfluenza, laringotraquete Ces adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que j passaram da poca de vacinao devem receber 2 doses de vacina mltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e 1 dose de vacina anti rbica . Isso tambm vale para ces de procedncia desconhecida, quando no se tem conhecimento ou certeza sobre o histrico de vacinao. Alm dessas vacinas, existe a imunizao contra a leishmaniose ou calazar, uma importante zoonose (doena que pode ser transmitida ao homem pelo animal). Essa vacina aplicada em regies onde a doena comum e deve ser antecedida de exames para detectar se o co j tem a doena. No se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade, a menos que a cadela nunca tenha sido vacinada, pois as vacinas podem ser inativadas pelos anticorpos passados da me para a cria.

Anda mungkin juga menyukai