Anda di halaman 1dari 4

Escola

Secundria Felismina Alcntara de Mangualde

Trabalho Prtico

Como se por observar a organizao de uma clula? Ano e Turma: 10B Henrique Silva Fernandes
11 de Fevereiro de 2009

Introduo
A clula unidade bsica da vida de qualquer ser vivo, ou melhor a unidade bsica estrutural e funcional de todos os seres vivos. Todas as clulas provm de outras preexistentes atravs de diversos processos que ocorrem no interior da clula. Para alm disso, a clula a unidade de reproduo dos seres vivos, que permite o seu desenvolvimento e a hereditariedade de alguns caracteres. As clulas so imperceptveis a olho nu, ou seja, impossvel observ-las vista desarmada, tirando raras excepes como o caso do ovo. Atravs dos microscpios pticos compostos possvel identificar alguns constituintes da clula. No entanto, certos organitos das clulas, devido sua reduzida dimenso, s so possveis identificar e estudar com microscpios electrnicos de resoluo bastante superior. Atravs da actividade de laboratrio que se ir realizar vamos observar ao microscpio ptico composto um tipo de clulas animais e outro de clulas vegetais. As clulas vegetais a observar sero as clulas da epiderme das tnicas da cebola e a animal ser as clulas do epitlio bucal. Na anlise da clula vegetal espera-se observar a parede celular, a membrana celular, o ncleo, o citoplasma e o vacolo. No caso da clula na animal prev-se a observao do ncleo, citoplasma e da membrana celular. Material Microscpio ptico composto Lmina Lamela Vidro do relgio Esguicho Pina Corante Verde de Metilo Actico Corante Vermelho Neutro Palito Cebola Bisturi Procedimento Experimental Clula da epiderme das tnicas da cebola 1. Cortou-se com o bisturi a cebola em 2 partes 2. Retirou-se com a pina uma pelcula de clula da epiderme.
Colocou-se num vidro de relgio. 3. Preparou-se a Preparao com a lmina a lamela e o verde de metilo actico. 4. Observar a preparao ao M.O.C. e registar o que observou.

Clula do Epitlio Bucal 1. Colocar numa lmina uma gota de corante vermelho neutro 2. Lave a boca, bochechando com gua e raspe a parede da bochecha com o palito de forma a obter a clulas pretendidas 3. Colocar a amostra obtida sobre a lamina e cobrir com uma lamela 4. Observar a preparao no M.O.C. e registar o que observou.

Resultados
Clula do Epiderme das Tnicas da Cebola Clula do Epitlio Bucal

Interpretao dos Resultados e Concluso


No que diz respeito clula vegetal, a clula da epiderme das tnicas da cebola identificaram- se os seus constituintes, como a parede celular, o citoplasma, o vacolo, o ncleo e com alguma dificuldade a membrana celular. De certa, forma poderamos ter obtido melhores resultados e imagens de maior qualidade com uma preparao de melhor qualidade e mais bem preparada. No que diz respeito clula do epitlio bucal, o objectivo foi conseguido, pois obtiveram-se imagens onde a membrana celular, o citoplasma e o ncleo foram identificados de forma clara. Desta forma os resultados obtidos permitem-nos concluir algumas das diferenas existentes entre as clulas vegetais e as clulas animais. Se observarmos a clula vegetal, vemos que possui uma parede celular que d uma certa forma clula e tambm se consegue constatar que a s clulas vegetais se organizam numa forma de tijolos e que as clulas animais se apresentam uma distribuio no muito regular por toda a amostra observada. Para alm disso, na observao da clula vegetal, constata-se que o ncleo se encontra muito prxima da parece celular, isto deve-se ao facto da clula vegetal possuir uma grande vacolo que obriga o ncleo a aproximar-se mais da parede celular, enquanto que na clula animal que quase no possui vacolo, o ncleo encontra-se mais centrado na clula. Estas foram as diferenas encontradas entre as clulas vegetais e as clulas animais. Bibliografia
SILVA, Amparo, MESQUITA, Almira, GRAMAXO, Fernanda, SANTOS, Maria, BALDAIA, Ludovina, FLIX, Jos, Terra, Universo da Vida - Biologia, 2parte, Porto Editora, 2008, Porto. BATISTA, Jos, MACEDO, Lisete, SOBRAL, Marlia, Biologia, a clula unidade bsica da vida, Texto Editora, 1988, Lisboa.

Anda mungkin juga menyukai