Anda di halaman 1dari 2

DIRIO

Gnero narrativo da literatura autobiogrfica. Constitui um texto de registo, contnuo ou descontnuo, das vivncias e sentimentos de um eu face ao mundo que o rodeia, possuindo assim um carcter intimista e confidente. repetitivo, pois cada dia corresponde a um registo de situaes e sentimentos diferentes . O autor dirige-se ao dirio como um confidente, sendo frequente o recurso a vocativos (Querido dirio) ou at a nomes prprios (Anne Frank tratava o seu dirio por Kitty). Os registos so ordenados por ordem cronolgica de ocorrncia.

Evoluo
At ao sculo XIX: a escrita diarstica apresenta-se como utilitria, quer para ajudar a prolongar a memria, quer para preservar a personalidade ou ajudar a aliviar o sofrimento. As pessoas escrevem por necessidade de escrever, sem grandes preocupaes literrias. Depois do sculo XIX: o dirio ganhou projeco como gnero literrio, sendo cultivado por nomes importantes da literatura mundial. O dirio deixou de ser um dilogo consigo mesmo, para ser um dilogo de si com outro.

Caractersticas
Identidade entre protagonista e narrador: o dirio testemunha de uma situao de comunicao unilateral; privilegia a 1 pessoa. Matriz discursiva livre o narrador d livre expresso ao curso do seu pensamento. O discurso subjectivo, pois a escrita confessionalista. A narrao pode ser contnua ou descontnua, porque apenas ocorre quando o sujeito de enunciao deseja registar algo.

Memrias, Autobiografias
Ao dirio interessa, acima de tudo, a actualidade, o presente; dele que este tipo de texto se alimenta.

Tipos de dirios
a) Dirio pessoal dirio ntimo que se destina a ser lido unicamente pelo seu autor; no existem grandes preocupaes literrias e a sua linguagem fluida e familiar; poder ser mais repetitivo ao nvel da forma e do contedo. b) Dirio de fico aqui a preocupao pela literariedade muito maior do que o registo genuno das emoes e vivncias quotidianas; uma obra literria apresentada na forma de anotaes pessoais.

DIRIO COMO NARRATIVA ESCRITA VARIEDADES Dirios ntimos Dirios pblicos Dirios de viagem Dirios de memria pessoal Dirios confessionais Dirios de guerra Dirios criativos Dirios online MOTIVOS DA ESCRITA Aprofundamento do auto-conhecimento Evocao de vivncias Preservao da memria de pessoas e de acontecimentos marcantes Necessidade de confidncia/ confisso Explorao da identidade pessoal Balano da vida individual Expresso de sentimentos e emoes Desejo de explorao do subconsciente Reflexo sobre as experincias vividas Testemunho de situaes Recordao e explorao de sonhos Explorao de impulsos criativos Ordenao de pensamentos e ideias Relao com ou outros e o mundo Luta contra a solido () LINGUAGEM Presena do EU Marcas de enunciao

- formas verbais na 1 pessoa - pronomes e determinantes de 1 pessoa Discurso subjectivo Predomnio da conotao Predomnio abstractos expressivos Presena frequente dos e de nomes adjectivos

verbos SER e ESTAR Referncias espaciais Frases de tipo exclamativo e interrogativo

Anda mungkin juga menyukai