Anda di halaman 1dari 7

Modernista Revista do Instituto de Estudos Sobre o Modernismo ISSN 2182-1488

Pantaleo e a Poltica Cludia Souza

Pantaleo escreveu em prosa e poesia, seu nome aparece no caderno The Transformation Book ao lado de Alexander Search, Charles James Search e Jean Seul de Mluret. A pgina dedicada a Pantaleo neste caderno muito interessante:

Pantaleo (if necessary give true name). 1. A Psychose Adeantativa. 2. As Vises do Snr. Pantaleo. 3. A nossa Administrao colonial. 4. Versos do Snr. Pantaleo.

As outras personalidades que figuram neste caderno possuem data de nascimento, o que no o caso de Pantaleo. Na pgina dedicada a ele no s no aparece a data do seu nascimento como seu nome vem acompanhado da informao: se necessrio fornecer o nome verdadeiro. Qual seria o nome verdadeiro de Pantaleo? A que exactamente Pessoa estava se referindo, ou a quem? Pantaleo era uma das personagens da Commedia Dellarte, criada na Itlia em contraposio ao teatro erudito1. A Commedia Dellarte passeava pelos vilarejos e cidades, levando o espectculo at ao povo, de forma interactiva e improvisada. Pantaleo possua autoridade, dava conselhos, era um burgus veneziano avarento e crtico. Se Pessoa elaborou essa personalidade literria a partir da Commedia Dellarte no algo que se possa confirmar, mas apenas conjecturar. De qualquer forma, o Pantaleo pessoano tambm possua autoridade, no caso poltica e os seus escritos so muito crticos a esse respeito.

Para maiores detalhes a esse respeito consultar: FRIAS, 2009, pp. 363-387.

114

Pantaleo e a Poltica Cludia Souza

No fragmento abaixo, Pantaleo revela o teor interventivo dos seus escritos e tambm escreve um pouco a respeito da sua personalidade:
Pantaleo Quem no quizer soffrer que se isole. Feche as portas da sua alma quanto possivel luz do convivio. ----Sou um sybarita de espirito, sou-o tanto que mesmo a petala de rosa da sensualidade incomoda a minha alma reunir gente.

Esse documento se relaciona com outro onde Pantaleo afirma: A vida um mal digno de ser gosado. (LOPES,1990, vol II p.208) A grande parte dos escritos de Pantaleo apresenta uma personalidade consciente da parte negativa da vida, a vida como algo mau ou que nos faz sofrer. Mas Pantaleo no um pessimista, parece sobretudo ser um realista, sabe que a vida no aquilo que gostaramos que fosse, mas acredita que ela vale a pena, que um mal digno de ser gosado. Esse sibarita do esprito constri uma srie de textos de carcter interventivo, em tom crtico e teor poltico. Pantaleo seria o autor de um projecto poltico intitulado A Psychose Adeantativa. Como se pode confirmar, esse ttulo aparece na ficha de Pantaleo, onde esto tambm outros ttulos. Em outro documento, com a data de 1909, este projecto aparece sem o nome de Pantaleo:
Notas. Notes begin here: Work to be done: June 1909: 1. a) Transl. English Napoleo never existed. b) Tale: A Misjudged Man. 2. Transl. Portuguese Napoleo nunca existiu and essay in Explanations. 3. History of a Dictatorship. 4. (criticism): a) Psychose Adeantativa. b) A Nossa Administrao Colonial. c) Dirio dum rotativo. d) Vantagens duma reaco.

Esse testemunho muito importante porque evidencia esse espao poltico dentro da criao literria pessoana. Psychose Adeantativa constava no segmento crtico em conjunto com outros projectos, entre eles: A Nossa Administrao Colonial, que tambm levaria a assinatura de Pantaleo (conferir o primeiro documento transcrito neste artigo). Existe uma variao deste projecto A Psychose Adeantativa numa das listas da Empresa Ibis, sem referncia ao possvel autor:

115

Modernista Revista do Instituto de Estudos Sobre o Modernismo ISSN 2182-1488

Empreza Ibis Pamphletos Ibis Preo 50 reis (ou 50 e 100 reis) numero de paginas: 1. A /Psychose/Nevrose/ Adeantativa. 2. A Nossa Administrao Colonial (Talvez s 2. edio, aqui) 3. Da Impossibilidade de ler um livro.

Nesta lista, a palavra psychose foi substituda por nevrose e consta ainda um outro projecto poltico que tambm levaria a assinatura de Pantaleo (A Nossa Administrao Colonial). Esse documento revela tambm o carcter poltico da Empresa Ibis, que possua muitos outros projectos de cunho poltico. Em outro documento, Pantaleo destitudo do papel de autor de A Psychose Adeantativa:

A Psychose Adeantativa. These inaugural para ser apresentada na universidade de Nowhere pelo candidato Iesquebrough V. Bangem vertida em portugus com autorizao do autor, por F. Nogueira Pessoa.

Esse testemunho parece apontar para uma serie de questes: Quem seria o candidato Iesquebrough V. Bangen? Porqu a brincadeira com a Universidade de lugar-nenhum? Teria Pessoa desistido deste projecto quando escreveu esse fragmento? Ser que o autor portugus pensou em escrever esse projecto primeiramente em ingls? Esse fragmento seria anterior escrita dos fragmentos em portugus de A Psychose Adeantativa? Infelizmente no existem por agora respostas para a grande parte destas questes. E o aspecto mais relevante deste documento parece ser a evidncia da fluidez dos escritos pessoanos que se transformam, se metamorfoseiam, assumem diversas mscaras e diversas assinaturas. Pantaleo nunca foi o dono absoluto deste projecto, foi obrigado a dividi-lo com outros eus, mas importante acentuar que sendo ele um possvel autor de A Psychose Adeantativa isso j demonstra a relao entre a poltica e a psiquiatria assumida por esta personalidade. Pantaleo assinou tambm uma srie de vises e de cartas, seria participante do jornal O Phosphoro. Existem muitos fragmentos no esplio que se referem a essa personalidade literria pessoana, e dentre esses documentos destacamos o testemunho abaixo, onde esto listadas algumas vises polticas do Senhor Pantaleo:

116

Pantaleo e a Poltica Cludia Souza

Vises Politicas do Snr. Pantaleo Prefacio I. Viso primeira II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. XI. XII. XIII. XIV. XV. XVI. Viso dos canalhas. Viso jornalistica. Viso da camisaria. Viso da planicie. Viso da conversa. Viso das cobras. Viso do provrbio. Viso da pergunta. Viso da chave. Viso de futuras contas. Viso da monarquia. ( ) Viso do velhinho.

XVII. Viso da Taboleta. XVIII. Primeira Viso do Crucificado. XIX. XX. XXI. XXII. Viso do casaco do conselheiro. Viso do desenho. Viso estranha. Viso de um museu monrquico.

XXIII. XXIV. XXV.

No caderno [BNP/E3 - 144A2] algumas destas vises foram desenvolvidas. O documento acima parece ser a organizao de um livro, cujo ttulo seria As Vises Polticas do Senhor Pantaleo. Mais uma vez, fica evidenciada a participao desta personalidade na vida poltica portuguesa. Uma questo que poderia ser levantada a partir deste testemunho: porqu o ttulo
117

Modernista Revista do Instituto de Estudos Sobre o Modernismo ISSN 2182-1488

Vises? Ser que esse ttulo teria relao com algum aspecto mstico? Pantaleo seria talvez um mstico materialista que possuiria muitas vises acerca do cenrio poltico portugus? A anlise de alguns fragmentos destas vises presentes no caderno j citado parece apontar nesta direco. Pantaleo em seus textos descreve a poltica com muita ironia, com um certo tom divinatrio e com conselhos sobre qual destino o pas deveria seguir. Em um outro documento aparece um fragmento de um projecto de Pantaleo em metade da folha, e na outra metade, separada por um trao, est registado um escrito de um outro projecto, Na Casa de Saude de Cascaes:

Pantaleo Vive a tua vida; no sejas vivido por ella. Penso esta carta com direco a si ao subir a Avenida entre o e a Rua da Prata. --A minha alma est fria em cada centimetro do meu corpo; sinto o corao enjoado e como que vago. --Compenetra-te de que no ha verdade, e procura-a. ---------------------------------------------------------------------------------------------C. de S. de Cascaes. Somos egostas, mas com sentimentos dos outros. Vivemos confusos, porque () No vivemos a nossa vida; a nossa vida que nos vive. As nossas vidas sexuaes fazem-nos uma mentalidade de onanistas. Mesmo em nosso amplexo o sentimento que temos o de onanistas. A cpula por isso um onanismo disfarado.

Esse importante documento nos revela que alguns projectos (o fragmento acima parece ser de uma das cartas desta personalidade pessoana) de Pantaleo so contemporneos de Na Casa de Sade de Cascaes e analisando somente o ttulo percebemos a conexo entre esse escrito e as leituras sobre o funcionamento do psiquismo humano realizadas por Pessoa. A primeira frase deste testemunho tambm muito relevante (Vive a sua vida, no sejas vivido por ella.) pois parece demonstrar o tom interventivo dos escritos de Pantaleo. Ele, neste texto, exerce o papel de conselheiro e seu primeiro desejo tornar o leitor um homem de aco, que no vivido pela vida, mas que vive a sua vida. Pantaleo viveu a sua vida fictcia de forma intensa, escreveu cartas, vises, assinaria projectos e at escreveria sobre uma outra personagem, como est registado em um documento, publicado por Teresa Rita Lopes (LOPES, 1990, vol II, p. 209):

Torquato Mendes Fonseca da Cunha Rey. A M *+ Cabral. ( () dum monarchico). (publicado por Pantaleo das Vises. 118

Pantaleo e a Poltica Cludia Souza

No sei o valor que ter este escripto; os entendidos que o digam. O meu unico fim foi () a ultima vontade do meu querido e /malogrado/chorado/ amigo. Nada mais. Pantaleo

O documento revela o desdobramento das fices dentro deste espao dramtico que o universo literrio pessoano. Pantaleo escreveria sobre Torquato Mendes Fonseca da Cunha Rey, possivelmente outra personagem que ganharia vida nos escritos do autor portugus. A referncia s Vises pode se relacionar com o provvel contedo deste escrito, como j foi evidenciado, as vises so escritos de carter poltico. Caso Pantaleo tivesse escrito esse texto sobre Torquato Reys seria muito possivelmente algo de cunho poltico. A presena da palavramonarchico no fragmento tambm aponta nesta direco. Um outro documento publicado tambm em Pessoa por Conhecer (LOPES,1990, vol II, p.211), que seria o prefcio s Vises, esclarece o teor deste escrito de Pantaleo:

*Md.+ [anterior a 1910] Prefacio s Vises Nem venha ninguem dizer que este livro aspero e brutal. Propriamente fallando, eu no combato a monarchia; combato a monarchia portugueza. No admitto nem que a monarchia seja preferida, nem que ella seja egual em voto republica em parte alguma. Mas neste caso, repito, no a monarchia que combato. a monarchia portugueza. A monarchia tem-se tornado em alguns paizes compativel com a maior civilizao, deixando de ser o menos possivel monarchia. Quanto menos monarchia , melhor sahe. A monarchia portugueza ahi est! Basta olhar para ella. No ha melhor argumento.

Esse texto no deixa dvidas em relao ao papel poltico desta personalidade pessoana. As suas Vises possuem carcter anti-monrquico e por isso a investigadora pessoana Teresa Rita Lopes situa esse documento como sendo anterior a 1910, data da proclamao da Repblica em Portugal. A insero de Pantaleo no peridico O Phosphoro reafirma a posio poltica deste outro eu pessoano. O documento tambm mostra que as Vises se situam no perodo psDurban, como o caso tambm do projecto A Psychose Adeantativa. Pantaleo foi crtico poltico e leitor das cincias sobre o funcionamento da psique humana. Os seus escritos literrios de cunho poltico emanam dos conhecimentos adquiridos por ele, quando seu mestre o criou, em Lisboa, depois do seu desembarque do retorno definitivo da frica do Sul.

119

Modernista Revista do Instituto de Estudos Sobre o Modernismo ISSN 2182-1488

Bibliografia FRIAS, Anibal. Pessoa Coimbra et Coimbra dans Pessoa. Revista Biblos, n.s. VII (2009) 363387. Revista da Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra. LOPES, Teresa Rita (coord.). Pessoa Indito. Lisboa: Livros Horizontes, 1993. LOPES, Teresa Rita. Pessoa por Conhecer Roteiro para uma Expedio. Volume I e II. Lisboa: Editora Estampa, 1990. PESSOA, Fernando. Esplio. Biblioteca Nacional de Portugal.

120

Anda mungkin juga menyukai