Anda di halaman 1dari 4

A AMAMENTAO COMO FORMA DE COMUNICAO

INTRODUO
O Artigo estudado para esta apresentao foi retirado do Livro Os Bebs e suas Mes do autor Donald Woods Winnicott, um mdico contratado do Departamento Infantil do Instituto de Psicanlise. Foi presidente da Sociedade Britnica de Psicanlise por duas gestes, membro da UNESCO e do grupo de EXPERTS DA OMS. Atuou como professor no Instituto de Educao e na London School of Economics, da Universidade de Londres. Dissertou e escreveu amplamente como atividade profissional independente. Morreu em 28 de janeiro de 1971, aps o ltimo de uma srie de ataques de corao e foi cremado em Londres. De acordo com os assuntos j estudados nas aulas de psicologia, o tema de Amamentao como forma de Comunicao est muito relacionado a aspectos do Estudo Behaviorista (Comportamento), alm de compreender reas de abordagem de Piaget, como o Estudo do 1 Perodo de Desenvolvimento Sensrio-Motor.

PONTO 1 A IMPORTNCIA DA AMAMENTAO


-RELAO OBJETAL E FORMO DO INDIVDUO
Ao falar de amamentao, segundo Winnicott, deve-se lembrar que, quando a me e o beb chegam a um acordo nessa situao, feita a base de um relacionamento humano. A partir da se estabelece o padro da capacidade da criana de se relacionar com objetos e com o mundo. Muitos bebs precisam de tempo antes de comear a buscar e, quando encontram o objeto, no vo transform-lo de imediato em refeio. Eles querem explor-lo com as mos e a boca, e talvez prend-lo com a gengiva. Ocorre nesse caso uma gama de variaes de acordo com o beb e a me. Este o incio no s da alimentao, mas da relao objetal. A totalidade do relacionamento do beb com o mundo real tem que se basear na forma como as coisas se iniciam e no padro de desenvolvimento de acordo com a experincia do relacionamento do beb com a me. Alm da relao Objetal, a sade mental do indivduo est sendo construda desde o incio pelo ambiente facilitador oferecido pela me, que o ambiente em que a evoluo e as interaes do beb se desenvolvem de acordo com seu padro hereditrio. A amamentao faz parte dessa questo, j que grande parte da vida de viglia do beb est voltada para a alimentao. Assim, a personalidade em formao do beb est envolvida no processo. A partir de uma base positiva, o indivduo tem a oportunidade de se lanar no mundo de forma criativa, desfrutando do que ele tem a oferecer. O pai pode encorajar e incentivar a sua mulher a dar de mamar, participando de vrias formas, como por exemplo: estar por perto, se for este o seu desejo, ou cuidar de outros filhos, no caso de existirem. Por vezes, pode ser fundamental a sua presena de modo a apoiar a mulher quando esta se sente insegura ou receosa, valorizando tranquilamente o seu desempenho.

- NUTRIENTES E FORMAO BIOLGICA DO INDIVDUO


O leite materno composto por diversos nutrientes (carboidratos, protenas, enzimas, hormnios e vitaminas), proporciona proteo contra infeces e alergias (imunoglobulinas, lactoferrina, lisozima, interferon, fatores anticlera, anidengue e lactoperoxidase), estimula o sistema imunolgico do beb (*vide ltima pag.), facilita a liberao de mecnio (as primeiras fezes do beb), ajuda a suprimir a dor (visto que possui endorfina). Alm disso, possui gua em

quantidade suficiente, protena, gordura e uma maior quantidade de lactose quando comprada a outros leites. Igualmente, o ato de sugar o seio importante para o desenvolvimento da mandbula, dentio, msculos da face, contribuindo tambm para outros benefcios como o bom desenvolvimento da fala. Quando consumido nas primeiras horas de vida, o risco de uma hemorragia interna diminudo, visto que este auxilia nas contraes uterinas, alm de ajudar a me a voltar mais rpido ao peso pr-gestacional. Ou seja, possui sua importncia tanto para a me, quanto para o neonato.

PONTO 2 DIFICULDADES DURANTE A AMAMENTAO


- DISTRBIOS PS-PARTO / DISTRBIOS DO BEB

H diversos problemas que podem ocorrer durante o processo de amamentao. Em relao aos aspectos psicolgicos da me, pode-se manifestar a depresso ps-parto, que dificulta o estabelecimento de um vnculo afetivo seguro entre me e filho, podendo interferir nas futuras relaes interpessoais estabelecidas pela criana. Os sintomas incluem crises de choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confuso e lapsos curtos de memria. Entre as causas, podem estar envolvidos os fatores: Biolgicos: Grande variao hormonal (estrognio e progesterona), causando alterao no humor e podendo contribuir para a instalao do quadro depressivo. Psicolgicos: Sentimentos conflituosos da mulher em relao a si mesma como me, ao beb, ao companheiro ou a traumas de infncia relacionados sua prpria me. Reaes emocionais no-psicticas ocorridas no perodo de ps-parto se resolvem espontaneamente em at seis meses, sendo que o manejo consiste em deixar a paciente verbalizar seus sentimentos, enfatizando a normalidade da sua alterao.

Outro problema que pode acontecer durante a amamentao a recusa do beb ao aleitamento materno. Entre as causas, pode estar: O fato de o beb no conseguir abocanhar uma boa parte do seio para se alimentar bem. Dor na boca devido dentio, aftas, infeco, resfriado (nariz entupido) ou at mesmo otite, que provoca dor no ouvido durante a amamentao. Distraes durante a mamada, demora da me para dar de mamar ou reao do beb a um grito de dor da me aps ele morder o seio. Outras razes para a recusa do bebe incluem sensibilidade ou alergia ao leite materno. Isso pode ser causado por algum remdio, certos alimentos, a volta da menstruao ou uma nova gravidez. Nesses casos, a me deve ir ao pediatra para que ele possa descartar qualquer causa mdica. A me tambm pode procurar um lugar tranqilo para amamentar, mudar de posio, movimentar- se durante a amamentao e cultivar o contato fsico com o beb, dando o leite sem blusa ou carregando o beb no seu colo ou no canguru.

PONTO 3- RELAES PSICO-SOCIAIS


- INTERFERNCIA EXTERNA
As mes precisam ser orientadas por profissionais em assuntos como a introduo de alimentos slidos na dieta, as vitaminas e o uso da tabela de peso. Entretanto, os profissionais da sade devem evitar interferir radicalmente na relao entre me e beb, por exemplo, obrigando a me a amament-lo. Nos casos em que a me tem dificuldade em amamentar, um erro tentar forar uma situao que pode fracassar e se transformar em um desastre. H um grande nmero de crianas que passam por situaes difceis, com a me lutando para que seu peito desempenhe funes que ela incapaz de fazer. Ambos sofrem com isso. Ter uma noo preconcebida do que deve ser feito pela me na amamentao , portanto, muito desaconselhvel para os profissionais.

Quando uma enfermeira empurra um mamilo ou uma mamadeira na boca do beb e ativa um reflexo, configura-se um maltrato. Portanto, deve-se deixar a cargo da me o que ela capaz de fazer sozinha. Esse tipo de atitude muitas vezes visto at em outras pessoas, como parentes, amigos, vizinhos etc., o que fora e prejudica a base psicolgica da me. Em vez de conselhos, as pessoas ao redor da me devem estimular a confiana dela em si prpria. Nos casos em que um beb no pode ser amamentado, existem outras maneiras de intimidade fsica com a me. Como exemplo, ser pego no colo, ser acalentado, etc. uma simples experincia que cria condies pra que se manifeste o sentimento de unidade entre duas pessoas, onde o beb percebe que so duas e no apenas uma.

- RELAO MATERNO-INFANTIL
Com o passar do tempo, o beb comea a chutar, gritar e arranhar. Inicialmente, alguns bebs aderem ao seio com a gengiva e machucam, mas no se pode afirmar que estejam tentando ferir, j que no esto desenvolvidos o suficiente para serem agressivos. Todavia, quando passam a morder, o fato se relaciona ao incio dos impulsos e do uso de objetos desprotegidos. A me pode facilmente perceber essa fase em que est sendo destruda por ele, podendo se proteger sem valer-se de retaliaes e vingana. Ou seja, ela deve sobreviver. Mas no caso da alimentao, no apenas sobrevivncia como pessoa viva, mas tambm como uma pessoa que no se transformou em algum vingativo. Se ela sobreviver, o beb encontra um significado para a palavra amor, o que objetifica a me e a coloca num mundo que no parte do beb e a torna til.

CONCLUSO E DISCUSSO
- Ser que a amamentao realmente necessria at os 2 anos?
A anlise compreensiva revelou que a experincia amamentao habita o mundo-vida da mulher e se mostra com especificidade nos diferentes momentos da sua existncia. Aspectos relativos a momentos negativos e desagradveis vivenciados pelas mulheres durante a amamentao foram ressaltados, evidenciando uma viso diferente do que se vem apregoando nos discursos em prol do aleitamento materno. Existem vrios estudos que comprovam a importncia biolgica e psicolgica do leite materno criana. Este trabalho possibilita o emergir de outra perspectiva: a perspectiva da mulher. O reconhecimento dessa nova dimenso no significa a desvalorizao do aleitamento materno, mas sim um caminho para que as pessoas que vivem o cotidiano empenhado em promov-lo possam dar, efetivamente, a sua contribuio. No podemos ignorar o lado negativo do amamentar e nem coloc-lo como fator impeditivo, mas temos que lanar mo dele como possibilidade de aproximao da mulher que amamenta, atravs de uma abordagem emptica, para que, desse modo, possamos abrir discusso e reflexo sobre a forma como a amamentao est se apresentando a ela. No momento em que isso emergir, teremos mais recursos na abertura de possibilidades para que a amamentao ocorra de modo real. Ento, em nosso trabalho, quando uma mulher explicitar o discurso de leite fraco, pouco leite..., o que poderemos realizar, concretamente, na perspectiva deste trabalho, criar condies para que ela apresente a sua fala originria, ou seja, seus motivos e significados reais. Desse modo, poderemos promover reflexes com a mulher, com o objetivo de apreender razes e motivaes que, sem negar ou camuflar o estar sendo difcil da amamentao, levem a uma ampliao do tempo de aleitamento. Ento, a educao para a amamentao significa habitar o espao onde as mulheres, como seres humanos, esto sendo com os outros, a partir da compreenso de que so possuidoras de horizonte de possibilidades. construir a existncia de vnculo entre profissional e mulher, e, nesse sentido, propomos um trabalho individual com enfoque educativo. Dessa forma, este trabalho fornece subsdios para um novo pensar, um novo conviver e um novo educar para a amamentao.

Anda mungkin juga menyukai