Anda di halaman 1dari 5

ACORDO ENTRE O ESTADO PORTUGUS E A FRENTE DE LIBERTAO DE MOAMBIQUE

Reunidas em Lusaka de 5 a 7 de Setembro de 1974, as delegaes da Frente de Libertao de Moambique e do Estado Portugus, com vista ao estabelecimento do acordo conducente a Independncia de Moambique, acordaram nos seguintes pontos. 1. O Estado Portugus, tendo reconhecido o direito do Povo de Moambique a Independncia, aceita por acordo com a Frente de Libertao de Moambique a transferncia progressiva dos poderes que detm sobre o territrio nos termos a seguir enunciados. A Independncia completa de Moambique ser solenemente proclamada em 25 de Junho de 1975, dia do aniversrio da fundao da Frente de Libertao de Moambique. Com vista a assegurar a referida transferncia de poderes so criadas as seguintes estruturas governativas que funcionaro durante o perodo de transio que se inicia com a assinatura do presente acordo: a) Um Alto Comissrio de nomeao do Presidente da Repblica Portuguesa. b) Um Governo de Transio nomeado por acordo entre a Frente de Libertao de Moambique e o Estado Portugus. c) Uma Comisso Militar Mixta nomeada por acordo entre o Estado Portugus e a Frente de Libertao de Moambique. 4. Ao Alto Comissrio, em representao da soberania Portuguesa, compete: a) Representar o Presidente da Repblica Portuguesa e o Governo Portugus. b) Assegurar a integridade territorial de Moambique.

2.

3.

c) Promulgar os decretos-lei aprovados pelo Governo de Transio e ratificar os actos que envolvam responsabilidade directa para o Estado Portugus d) Assegurar o cumprimento dos acordos celebrados entre o Estado Portugus e a Frente de Libertao de Moambique e o respeito das garantias mutuamente dadas, nomeadamente as consignadas na Declarao Universal dos Direitos do Homem. e) Dinamizar o processo de descolonizao. 5. Ao Governo de Transio caber promover a transferncia progressiva de poderes a todos os nveis e a preparao da independncia de Moambique. Compete-lhe nomeadamente: a) O exerccio das funes legislativa e executiva relativas ao territrio de Moambique. A funo legislativa ser exercida por meio de decretos-lei. b) A administrao geral do territrio at a proclamao da Independncia e a reestruturao dos respectivos quadros. c) A defesa e salvaguarda da ordem pblica e da segurana das pessoas e bens. d) A execuo dos acordos celebrados entre a Frente de Libertao de Moambique e o Estado Portugus. e) A gesto econmica e financeira do territrio, estabelecendo nomeadamente as estruturas e os mecanismos de controle que contribuam para o desenvolvimento de uma economia moambicana independente. f) A garantia do princpio da no discriminao racial, tnica, religiosa ou com base no sexo. g) A reestruturao da organizao judiciria do territrio. 6. O Governo de Transio ser constitudo por: a) Um Primeiro Ministro nomeado pela Frente de Libertao de Moambique a quem compete coordenar a aco do governo e represent-lo. b) Nove Ministros, repartidos pelas pastas seguintes: Administrao Interna; Justia; Coordenao Econmica; Informao; Educao e Cultura; Comunicaes e

Transportes; Sade e Assuntos Sociais; Trabalho; Obras Pblicas e Habitao. c) Secretrios e Subsecretrios a criar e nomear sob proposta do Primeiro Ministro, por deliberao do Governo de Transio, ratificada pelo Alto Comissrio. d) O Governo de Transio definir a repartio da respectiva competncia pelos Ministros, Secretrios e Subsecretrios. 7. Tendo em conta o carcter transitrio desta fase da aco governativa os Ministros sero nomeados pela Frente de Libertao de Moambique e pelo Alto Comissrio na proporo de dois teros e um tero, respectivamente. A Comisso Militar Mixta ser constituda por igual nmero de representantes das Foradas Armadas do Estado Portugus e da Frente de Libertao de Moambique e ter como misso principal o controle da execuo do acordo de cessar-fogo. A Frente de Libertao de Moambique e o Estado Portugus pelo presente instrumento, acordam em cessar fogo s zero horas do dia 8 de Setembro de 1974 (hora de Moambique) nos termos do protocolo anexo.

8.

9.

10. Em caso de grave perturbao da ordem pblica, que requeira a interveno das foras armadas, o comando e coordenao sero assegurados pelo Alto Comissrio, assistido pelo Primeiro Ministro, de quem dependem directamente as foras armadas da Frente de Libertao de Moambique. 11. O Governo de Transio criar um corpo de Polcia encarregado de assegurar a manuteno da ordem e a segurana das pessoas. At entrada em funcionamento desse corpo o comando das foras policiais actualmente existentes depender do Alto Comissrio de acordo com a orientao geral definida pelo Governo de Transio. O Estado Portugus e a Frente de Libertao de Moambique comprometem-se a agir conjuntamente em defesa da integridade do territrio de Moambique contra qualquer agresso. A Frente de Libertao de Moambique e o Estado Portugus afirmam solenemente o seu propsito de estabelecer e desenvolver laos de amizade e cooperao construtiva entre os respectivos povos, nomeadamente nos domnios cultural, tcnico, econmico e financeiro, numa base de independncia, igualdade, comunho de interesses e respeito da personalidade de cada povo.

12.

13.

Para o efeito sero constitudas durante o perodo de transio comisses especializadas mixtas e ulteriormente celebrados os pertinentes acordos. 14. A Frente de Libertao de Moambique declara-se disposta a aceitar a responsabilidade decorrente dos compromissos financeiros assumidos pelo Estado Portugus em nome de Moambique desde que tenham sido assumidos no efectivo interesse deste territrio. 15. O Estado Portugus e a Frente de Libertao de Moambique comprometem-se a agir concertadamente para eliminar todas as sequelas do colonialismo e criar uma verdadeira harmonia racial. A este propsito, a Frente de Libertao de Moambique reafirma a sua poltica de no discriminao, segundo a qual a qualidade de moambicano no se define pela cor da pele mas pela identificao voluntria com as aspiraes da Nao Moambicana. Por outro lado acordos especiais regularo numa base de reciprocidade o estatuto dos cidados portugueses residentes em Moambique e dos cidados moambicanos residentes em Portugal. 16. A fim de assegurar ao Governo de Transio meios de realizar uma poltica financeira independente ser criado em Moambique um Banco Central que ter tambm funes de banco emissor. Para a realizao desse objectivo o Estado Portugus compromete-se a transferir para aquele Banco as atribuies, o activo e o passivo do departamento de Moambique do Banco Nacional Ultramarino. Uma comisso mixta entrar imediatamente em funes a fim de estudar as condies dessa transferncia. 17. O Governo de Transio procurar obter junto de Organizaes Internacionais ou no quadro de relaes bilaterais a ajuda necessria ao desenvolvimento de Moambique, nomeadamente a soluo dos seus problemas urgentes. 18. O Estado Moambicano independente exercer integralmente a soberania plena e completa no plano interior e exterior, estabelecendo as instituies polticas e escolhendo livremente o regime poltico e social que considerar mais adequado aos interesses do seu Povo. 19. O Estado Portugus e a Frente de Libertao de Moambique felicitam-se pela concluso do presente acordo que, com o fim da guerra e o restabelecimento da paz com vista a independncia de Moambique, abre uma nova pgina na histria das relaes entre os dois pases e povos. A Frente de Libertao de Moambique, que no seu combate sempre soube distinguir o deposto regime colonialista do Povo Portugus, e o Estado Portugus, desenvolvero os
4

seus esforos a fim de lanar as bases duma cooperao fecunda, fraterna e harmoniosa entre Portugal e Moambique.

Lusaka, aos 7 de Setembro de 1974. Pelo Estado Portugus, Pela Frente de Libertao de Moambique Samora Moiss Machel ERNESTO AUGUSTO MELO ANTUNES (Ministro sem Pasta)

MRIO SOARES (Ministro dos Negcios Estrangeiros) ANTNIO DE ALMEIDA SANTOS (Ministro da Coordenao Inter-Territorial) VICTOR M. TRIGUEIROS CRESPO (Conselheiro de Estado) ANTERO SOBRAL (Secretrio do Trabalho e Segurana Social do Governo Prov. de Moambique) NUNO ALEXANDRE LOUSADA (Tenente Coronel de Infantaria) VASCO FERNANDO LEOTE DE ALMEIDA E COSTA (Capito Tenente da Armada) LUS ANTNIO DE MOURA CASANOVA FERREIRA (Major de Infantaria)

Anda mungkin juga menyukai