Anda di halaman 1dari 9

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.036.003 - SP (2008/0044936-3) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRO JORGE MUSSI ANTONIO CARLOS BROLIO E OUTRO RUY MAURCIO DE MOURA E OUTRO(S) JOSE CARLOS DE MELLO SOROCABA ME CARLOS EDUARDO DA SILVA E OUTRO(S) EMENTA

CIVIL. LOCAO. AO DE DESPEJO. DIREITO DE RETENO DE BENFEITORIA. CONEXO COM OS FUNDAMENTOS DA DEFESA. RECONVENO. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES DO STF E DO STJ. 1. A legislao de regncia prev a utilizao da reconveno sempre que houver conexo com a ao principal ou com o fundamento da defesa. Inteligncia do artigo 315 do CPC. 2. A alegao de direito reteno por benfeitorias, de regra, constitui-se matria de defesa a ser apresentada na contestao. Todavia, no h empeo a que seja objeto de reconveno. Precedentes do Supremo Tribunal Federal e desta Corte. 3. Presente o vnculo a conectar o fundamento da defesa com a pretenso reconvinte, consistente no contrato locativo, possvel a propositura da reconveno em ao de despejo. PROCESSUAL CIVIL. ABANDONO DO IMVEL. PREJUDICIALIDADE. AUSNCIA DE PRVIO DEBATE NA INSTNCIA ORDINRIA. PREQUESTIONAMENTO. INEXISTNCIA. 1. A falta de debate em torno da questo impede o conhecimento do recurso especial, com incidncia, mutatis mutandis , dos enunciados 282 e 356 do Supremo Tribunal Federal. 2. Recurso especial no provido.

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, conhecer do recurso, mas negar-lhe provimento. Os Srs. Ministros Laurita Vaz, Arnaldo Esteves Lima e Napoleo Nunes Maia Filho votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Felix Fischer. Braslia (DF), 26 de maio de 2009. (Data do Julgamento).
Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009 Pgina 1 de 9

Superior Tribunal de Justia


MINISTRO JORGE MUSSI Relator

Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009

Pgina 2 de 9

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.036.003 - SP (2008/0044936-3) RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : ANTONIO CARLOS BROLIO E OUTRO RUY MAURCIO DE MOURA E OUTRO(S) JOSE CARLOS DE MELLO SOROCABA ME CARLOS EDUARDO DA SILVA E OUTRO(S) RELATRIO O SENHOR MINISTRO JORGE MUSSI (Relator): Antonio Carlos Brolio e outro, com fundamento no artigo 105, III, "c", da Constituio Federal, interps recurso especial contra acrdo do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo assim ementado:
LOCAO DE IMVEIS - Ao de despejo (denncia vazia) com pedido de tutela antecipada - Deciso do Juiz de Primeiro Grau que extinguiu a reconveno proposta pela agravante, acolhendo preliminar dos agravados, sob o fundamento de que a mesma no teria amparo jurdico, vez que o direito de reteno de benfeitorias deveria ser deduzido em contestao, sendo, ainda, a natureza executria da ao de despejo incompatvel com tal mecanismo processual - Alegao de que as benfeitorias foram erigidas "antes" e "fora" do contrato de locao firmado, no sendo, a clusula de renncia das mesmas, objeto de amparo, havendo cerceamento de defesa da agravante ante o julgamento antecipado da reconveno, devendo a matria ser conhecida na reconveno, de vez que visa a indenizao por benfeitorias, com requerimento de produo de provas - Deciso que deve ser reformada, ante a possibilidade da propositura de reconveno no caso de ao de despejo, visando a indenizao por benfeitorias, j que guarda conexo com os fundamentos de defesa trazidos - Recurso provido, reformando-se a r. deciso de Primeiro Grau (fl. 276).

Aponta dissdio jurisprudencial com acrdos de outro Tribunal, afirmando prevalecer o entendimento de no ser cabvel reconveno em ao de despejo por denncia vazia. Afirma ser correta a deciso monocrtica que extinguiu a reconveno ante a falta de interesse de agir, por falta de conexo, acrescentado que "o fundamento da defesa tambm no guarda conexo com a reconveno" (fl. 321). Indica que o abandono do imvel despejando pela recorrida, no curso da ao de despejo, prejudica a reconveno, uma vez que importa em desistncia tcita da indenizao pelas benfeitorias, cabendo sua condenao nos nus da sucumbncia.
Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009 Pgina 3 de 9

Superior Tribunal de Justia


Intimado, o recorrido ofereceu contra-razes (fls. 346 a 369). o relatrio.

Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009

Pgina 4 de 9

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.036.003 - SP (2008/0044936-3)

VOTO O SENHOR MINISTRO JORGE MUSSI (Relator): A irresignao no merece prosperar. Trata-se de agravo de instrumento interposto pela empresa ora recorrida contra deciso que julgou extinta, sem exame de mrito, sua reconveno proposta nos autos da ao de despejo, por consider-la a via incorreta para obteno de indenizao por benfeitorias e pela perda do ponto comercial (fl. 203). O Tribunal de origem reformou deciso proferida pelo julgador singular para reconhecer a possibilidade de o locatrio propor reconveno na citada ao de despejo, porquanto guarda conexo com os fundamentos de defesa (fl. 280). Com efeito, a legislao de regncia prev a utilizao da reconveno sempre que houver conexo com a ao principal ou com o fundamento da defesa (art. 315, CPC). Segundo abalizada doutrina, denomina-se reconveno, verbis : modalidade de "resposta" na qual o ru, ao ensejo da defesa, deduz em seu benefcio e em face do autor, um pedido diverso do da mera rejeio da demanda (...), revela um contra-ataque, em que o demandado assume a posio jurdica de autor, com todos os seus consectrios (FUX,
Luiz. Curso de Direito Processual Civil - processo de conhecimento, vol. I, 4 edio. Rio de Janeiro: Forense, 2008, p. 548/549).

A reconveno exige, para conhecimento do mrito, os pressupostos relativos ao direito de agir, tais como a legitimao, o interesse, a possibilidade jurdica do pedido formulado e a tempestividade. Dentre os especficos, alm da conexo, requer a uniformidade no rito procedimental e competncia do juzo para apreciar ambas as aes, haja vista a imposio legal de que, tanto a ao quanto a reconveno, devem ser julgadas simultaneamente, luz do disposto no artigo 318 do Diploma Processual Civil. No caso concreto, observa-se que a demanda principal consiste em ao
Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009 Pgina 5 de 9

Superior Tribunal de Justia


de despejo por denncia vazia. De outra parte, o fito da reconveno, ora em litgio, discutir o direito de reteno pelas benfeitorias realizadas no curso do contrato de locao. A alegao de direito reteno por benfeitorias, de regra, constitui-se matria de defesa a ser apresentada na contestao. Todavia, no h empeo a que seja objeto de reconveno, como consolidado em remota jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. A ttulo ilustrativo, anotem-se:
RECONVENO EM AO DE DESPEJO. ADMISSIBILIDADE. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO (RE 76096/SP, Relator Ministro XAVIER DE ALBUQUERQUE, SEGUNDA TURMA, julgado em 15/6/1973, DJ de 17/8/1973 - grifou-se).

EM AO DE DESPEJO, ADMISSVEL, EM CERTAS HIPTESES, OFERECIMENTO DE RECONVENO, NOTADAMENTE PARA PLEITEAR INDENIZAO DE BENFEITORIAS. RECURSO EXTRAORDINRIO CONHECIDO E PROVIDO. (RE 62058/GB - GUANABARA, Relator Ministro ADALICIO NOGUEIRA, SEGUNDA TURMA, julgado em 4/4/1967, DJ de 24/5/1967 - grifou-se).

No mbito desta Corte, colhe-se o seguinte julgado:


PROCESSUAL CIVIL - RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA - AO DE DESPEJO - SENTENA TRANSITADA EM JULGADO - EMBARGOS DE RETENO POR BENFEITORIAS DO IMVEL LOCADO. I - Hiptese em que a reteno por benfeitorias implantadas pelo locatrio no imvel, objeto dos embargos, matria, definitivamente, decidida e preclusa, que haveria de ser argida, como fato impeditivo, na contestao ou por meio de reconveno. Porm, dele no se valeu o impetrante. Consoante a doutrina, na contestao que o locatrio exercer esse direito, j que nas aes de despejo o processo de execuo no existe a ensejar oferecimento de embargos, tal como nas execues comuns. II - Consolidado na jurisprudncia do STJ o entendimento no sentido de que juridicamente impossvel a concesso de mandado de segurana contra sentena transitada em julgado. III - Inexistente qualquer ofensa ao direito lquido e certo, descabe o mandamus. IV - Recurso conhecido a que se nega provimento. (RMS 1.324/AL, Rel. Ministro WALDEMAR ZVEITER, TERCEIRA TURMA, julgado
Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009 Pgina 6 de 9

Superior Tribunal de Justia


em 17/12/1991, DJ 24/2/1992 p. 1866 - grifou-se).

No mesmo diapaso a lio doutrinria do eminente Ministro Fux, in verbis : A resposta do ru no procedimento ordinrio engloba a contestao, a exceo e a reconveno (art. 297 do CPC). Norteada pelo dogma constitucional do contraditrio, a lei das locaes previu ampla resposta no procedimento do despejo. [...]. A ordinariedade criou timas condies para o oferecimento de reconveno. Muito embora na consignatria a lei mencione a reconveno com pedido de despejo, pode haver nesta reconveno de consignao, com a deciso final da causa em simultaneus processus sobre se a mora era do locador ou do locatrio. Nada impede, por exemplo, que o locador ingresse com ao de despejo de retomada para uso prprio e o locatrio reconvenha para cobrar despesa que realizou no imvel autorizada pelo senhorio. A conexo a estar comprovada pelo mesmo contrato que vai servir de base s pretenses deduzidas. a conexo derivada do mesmo ttulo a que se referiam os autores italianos (in Locaes - processo e
procedimentos. 5 edio, revista e atualizada. Niteri: Ed. Impetus , 2008, p. 89).

Presente, dessarte, o vnculo a conectar o fundamento da defesa com a pretenso reconvinte, consistente no contrato locativo, mister a manuteno do acrdo recorrido, que reconheceu a possibilidade de propositura da reconveno. Quanto matria referente ao abandono do imvel e prejudicialidade da reconveno, ela sequer foi enfrentada pelo acrdo atacado, tampouco houve oposio de embargos declaratrios com a finalidade de sanar eventual omisso, obscuridade ou contradio. Nesse contexto, a falta de debate em torno da questo impede o conhecimento do recurso especial, com incidncia, mutatis mutandis , dos enunciados 282 e 356 do Supremo Tribunal Federal. Nesse diapaso:
AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA A INADMISSO DE RECURSO ESPECIAL. LEIS 8.622/91 E 8.627/1991. REAJUSTE DE 28,86%. BASE DE INCIDNCIA. AUSNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. SMULAS 282 E 356/STF.
Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009 Pgina 7 de 9

Superior Tribunal de Justia


1. Ausente, nas razes do Apelo Nobre, a indicao de dispositivo de lei federal como vulnerado ou de julgados com o fito de demonstrar eventual divergncia pretoriana, aplica-se o bice da Smula 284/STF, diante da deficiente fundamentao do recurso. 2. Impositiva a aplicao das Smulas 282 e 356 do STF quando o tema no foi debatido pela Corte de origem nem foram opostos Embargos de Declarao com o fito de suprir eventual omisso. 3. Agravo Regimental improvido. (AgRg no Ag 889.236/PE, Relator o Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, QUINTA TURMA, julgado em 6.9.2007, DJU de 8.10.2007 - grifou-se).

Ante o exposto, nega-se provimento ao recurso especial. o voto.

Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009

Pgina 8 de 9

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO QUINTA TURMA

Nmero Registro: 2008/0044936-3


Nmeros Origem: 11203350 407102006 PAUTA: 26/05/2009

REsp 1036003 / SP

JULGADO: 26/05/2009

Relator Exmo. Sr. Ministro JORGE MUSSI Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO Subprocuradora-Geral da Repblica Exma. Sra. Dra. DEBORAH MACEDO DUPRAT DE BRITTO PEREIRA Secretrio Bel. LAURO ROCHA REIS AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : ANTONIO CARLOS BROLIO E OUTRO RUY MAURCIO DE MOURA E OUTRO(S) JOSE CARLOS DE MELLO SOROCABA ME CARLOS EDUARDO DA SILVA E OUTRO(S)

ASSUNTO: Civil - Locao - Comercial - Ao de Despejo - Denncia Vazia

CERTIDO Certifico que a egrgia QUINTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Turma, por unanimidade, conheceu do recurso, mas lhe negou provimento." Os Srs. Ministros Laurita Vaz, Arnaldo Esteves Lima e Napoleo Nunes Maia Filho votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Felix Fischer. Braslia, 26 de maio de 2009

LAURO ROCHA REIS Secretrio

Documento: 887979 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 03/08/2009

Pgina 9 de 9

Anda mungkin juga menyukai