Anda di halaman 1dari 11

1 INTRODUO TV DIGITAL

As telecomunicaes cumprem um papel fundamental na interao global. Comunicar-se distncia passou de uma impossibilidade tcnica do passado para uma realidade indispensvel em nossos tempos. Vivemos na Era da Comunicao, onde, a cada dia, a necessidade de se ampliar o conhecimento aumenta. Deste modo, os sistemas que transportam essas informaes precisam se atualizar para comportar o volume, e acima de tudo facilitar a vida de quem os usa. Sinais oriundos de espaonaves em regies distantes do sistema solar chagam Terra trazendo informaes que resultam em novas descobertas cientficas. Tudo isso, com a velocidade da luz.(NASCIMENTO,2000,p.1). Isto demonstra, de maneira mais acentuada, a capacidade dos sistemas de comunicao atuais, que possibilitam, tambm, grandes avanos tecnolgicos. Segundo Ulaby (2007), desde a inveno do telgrafo eletromagntico por Samuel Morse em 1837, onde pela primeira vez foram aplicados conhecimentos do eletromagnetismo clssico para fins de comunicao, as telecomunicaes evoluram exponencialmente. Esta evoluo passou por inventos como o telefone por Alexander Bell em 1876, pela propagao de ondas de rdio por Heinrich Hertz e pela inveno do tubo de raios catdicos por Karl Braun em 1897, que possibilitou o invento da TV Analgica. A TV assumiu um lugar singular no dia a dia da grande maioria das famlias no mundo. Os programas dos vrios canais de TV geram entretenimento, informaes e conhecimento. At o apogeu da Internet, o sistema de televiso ocupava o ponto mais alto no que diz respeito ao volume de informaes passadas ao pblico, mas devido grande facilidade de se difundir as informaes e de interagir na Internet e em outros meios de comunicao digital, a TV precisou evoluir e adaptar suas caractersticas e mtodos. Era imprescindvel a digitalizao do sistema de TV. Partindo-se do comparativo com a TV analgica que se pode perceber, de um modo mais conciso, as grandes evolues propostas por este novo sistema.

1.1 UM COMPARATIVO ENTRE TV ANALGICA E DIGITAL

A natural evoluo dos meios de comunicao fez com que o sistema analgico de TV desse lugar ao digital, pois o formato analgico no comporta o leque de informaes contidas na contnua evoluo das telecomunicaes. Em geral, as caractersticas da TV Digital podem ser descritas da seguinte forma:

Mais eficiente no que diz respeito recepo dos sinais, a transmisso digital apresenta uma srie de inovaes sob o ponto de vista esttico, como a possibilidade de ter-se uma imagem mais larga que a atual e com um maior grau de resoluo, bem como um som estreo envolvente, alm da disponibilidade de vrios programas num mesmo canal. Sua maior novidade, no entanto, parece ser a capacidade de possibilitar a convergncia entre diversos meios de comunicao eletrnicos, entre eles a telefonia fixa e mvel, a radiodifuso, a transmisso de dados e o acesso Internet. (BOLAO; VIEIRA, p.102)

Quando se pensa em TV digital, primeira vista, o que se nota a enorme melhoria da imagem. Mas a grande maioria dos telespectadores se limita a essa primeira impresso, deixando de notar os outros grandes avanos dessa nova tecnologia. A diferena entre a definio de imagem no sistema analgico e digital o seu ponto mais impactante. Enquanto o sistema analgico SD (Standard Definition) dispunha de uma relao de 4:3 na quantidade de linhas que varriam a tela, formando as imagens, o sistema digital HD (High Definition) preenche a tela com uma relao de 16:9, aumentando assim a quantidade de pixels, que define a qualidade da imagem, conforme Figura 1.

Figura 1: Comparativo entre imagem SD ( esquerda)e HD ( direita). Fonte:http://a248.e.akamai.net/pix.crutchfield.com/graphics/infolib/homelib/widescreen.jpg (27/set)

Relativamente ao udio digital, tambm existe um grande avano. Tecnologias que antes s se encontravam em salas de cinema podem ser vivenciadas em casa. O udio que antes vinha de sistemas de som embutidos no aparelho de TV, divididos em direito R(Right) e esquerdo L (Left), no sistema estreo, agora pode ser ouvido ao redor da sala de cada casa que dispuser de um sistema Surround, dando assim, a sensao de total imerso no ambiente do filme ou programa apresentado.

Figura 2: Sistema Surround Fonte: http://www.microsoft.com

Outra alternativa proposta pela TV Digital a portabilidade. Ela d ao telespectador a possibilidade de ver a programao da TV em movimento, dentro de automveis, barcos, avies, em notebooks e em celulares. Todo este sistema se torna possvel por causa da capacidade de se enviar vrias ondas portadoras independentes pelo mesmo canal, possibilitando que receptores com tamanhos de tela e qualidade de resolues to distintas possam aproveitar da mesma programao.

Figura 3 - Exemplos de mobilidade e portabilidade Fonte: http://www.cabobranco.tv.br/digital/mudanca.html (29/set)

Por ltimo, trazendo a maior promessa de inovao proposta pela TV digital, est a interatividade. A possibilidade de interagir com sua prpria TV o parmetro que melhor define as pretenses deste meio de comunicao. Antes, quando o telespectador queria interagir com determinado programa ou enquete, tinha que fazer uso de outros meios de comunicao como, Telefone e Internet. A digitalizao do sistema de televiso prope a juno de todos estes sistemas, para uma melhor comodidade do cliente.

Figura 4 Interatividade no jornalismo esportivo. Fonte: http://meiobit.com/69097/a-tv-interativa-chegou-mas-pra-que-ela-servemesmo/(29/set)

O ELETROMAGNETISMO APLICADO S TELECOMUNICAES

A existncia de ondas eletromagnticas, previstas pelas equaes de Maxwell, foi inicialmente investigada por Heinrich Hertz. Depois de vrios clculos e experimentos, Hertz teve sucesso na gerao e deteco de ondas de rdio. (SADIKU,2004) A propriedade do campo eletromagntico de se propagar no espao livre, em forma de onda, o que possibilita a irradiao de informaes. Ainda, segundo Sadiku (2004, p.526), A irradiao pode ser pensada como um processo de transmisso de energia eltrica. E de fato, o que possibilita o envio de informaes por uma onda eletromagntica so as propriedades do seu vetor campo eltrico, pois, como descrito por Nascimento (2000, p.8), Uma onda eletromagntica (OEM), composta por um campo eltrico E e um campo magntico H perpendiculares entre si e ao sentido de propagao P, como visto na Figura 5. A interao dos campos variantes no tempo faz com que a onda se propague. Mas para que isso ocorra, o transdutor do sistema deve se adequar a vrios parmetros, pois, nas palavras de Sadiku, (2004, p.526), qualquer estrutura pode irradiar OEM, mas nem todas o faro de forma eficiente.

Figura 5 Componentes de uma onda eletromagntica propagada verticalmente. Fonte: Nascimento, 2000, p. 8.

Definies de antena

Conforme definido por Kraus (1983,p.1), uma antena pode ser definida como uma estrutura fsica associada a uma regio de transio entre uma onda guiada e uma onda no espao livre, ou vice-versa. Para a irradiao das informaes com eficincia, propriedades e parmetros devem ser obedecidos. Como a antena na realidade um transdutor, ou seja, um mecanismo que faz a transio entre um tipo de energia e outro, por exemplo, energia eltrica em radiofrequncia e energia em forma de onda eletromagntica. Desta forma a antena se localiza em um ponto de extrema importncia, dependendo diretamente dela a eficincia da transmisso ou da recepo.

Figura 6 Dipolo curto polarizado verticalmente Fonte: http://sites.google.com/site/0antena/dipolosdobrados%3E%3E (29/set)

Os parmetros e caractersticas de uma antena devem se adequar sua aplicao. O diagrama de radiao da Figura 7 apresenta a caracterstica de irradiao de um dipolo, tendo cada tipo de antena sua prpria caracterstica.

Figura 7 Diagrama de radiao e seus respectivos cortes. Fonte: dhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382006000300001 (29/set)

1.2.2 Definies de sistema de comunicao

O esquema de montagem de um sistema de comunicao tem as mesmas caractersticas bsicas normalmente composta por um transmissor (Tx), que gera a energia de radiofrequncia (RF), uma linha de transmisso (LT), que serve para conduzir a energia de RF produzida pelo transmissor, e uma antena, que transforma essa energia em uma onda eletromagntica. (NASCIMENTO, 2000, p.7). Depois de irradiado, o sinal recebido seguindo um esquema inverso de transmisso, composta por uma antena, uma linha de transmisso e um receptor. (NASCIMENTO, 2000, p.7)

Figura 8: sistema bsico de telecomunicaes. Fonte:( NASCIMENTO, 2000, p.7)

MODULAO EM OFDM (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing)

Segundo material cedido pela empresa Anritsu, fabricante do analisador de espectro utilizado neste estudo, para o sistema digital a modulao utilizada a OFDM (orthogonal frequency-division multiplexing), onde vrios sinais so levados em diferentes frequncias dentro de uma banda de 6MHz. Ainda, segundo artigo de Yamada e Bedicks, publicado na revista da SET (2010, p. 50) este modo utilizado na TV Digital pois a velocidade de processamento da imagem em alta definio (HD), na razo de 20 Mbps, e precisa de um sistema de modulao robusto, que o proteja de interferncias oriundas. Estes sinais so modulados de forma ortogonal entre si, e com um espaamento prximo. As bandas laterais podem se sobrepor sem causar interferncias, pois o espaamento entre as portadoras igual ao inverso do perodo entre smbolos, como mostrado na Figura 9:

Figura 9: Espaamento em OFDM Fonte: Material cedido pela Anritsu em treinamento na emissora de TV utilizada no estudo.

1.3.1 Configurao das camadas

Ao se utilizar este tipo de modulao o espectro eletromagntico transmitido pela TV digital dividido em treze segmentos de 428,5 KHZ cada, que quando somados, do aproximadamente 6MHZ de banda total. Estes treze segmentos so divididos em trs grupos, na chamada transmisso hierrquica. Os parmetros de transmisso podem ser configurados individualmente para cada segmento, formando um canal de composio flexvel (YAMADA; BEDICKS, 2010, p. 50). A Figura 10 mostra o esquema de configurao de camadas:

Figura 10 Configurao das camadas Fontes: http://www.producaoprofissional.com.br/files/editions/ed1205843543.pdf (28/set)

1.3.2 Configurao da transmisso

Para se enviar as informaes de udio, vdeo e outros dados como, por exemplo, os dados de interatividade, o sistema brasileiro adotou uma configurao que segue a ordem mostrada pela Figura 11.

Figura 11: configurao do sistema brasileiro. Fonte http://www.producaoprofissional.com.br/files/editions/ed1205843543.pdf (28/set)

Segundo descrito em artigo na revista da SET por Yamada e Bedicks os dados passam pela camada codificador e so processados usando a codificao H.264/AVC (HP@L4.0) para o vdeo destinado aos aparelhos de TV fixos,

H.264/AVC (BP@L1.3) para receptores de sinal mveis, MPEG-4 (AAC @ L4) para udio de aparelhos de TV fixos e MPEG-4 (AAC @ L4) para receptores mveis. J na camada de multiplexao, os dados vindos do codificador so combinados em um nico pacote de dados que enviado para o modulador, que realiza a codificao de canal e modulao com base na referncia ARIB STD-B31 V 1.6. Os chamados H.264/AVC so padres usados para codificar e decodificar sinais de vdeo, comprimindo-os para gravar ou transmitirutilizando-se uma menor taxa de bits. A aplicao deste padro na transmisso de TV digital descrita por Manoel (2007, p.4)

Devido ao emprego do H.264 HP nas especificaes de compresso de vdeo digital do SBTVD, esse sistema possui uma grande vantagem em relao maioria dos outros sistemas de difuso terrestre de TV digital, que, por terem sido criados h mais tempo, ainda utilizam o padro MPEG-2. (MANOEL, 2007, p.4)

J os padres MPEG-4 so utilizados tanto para vdeo quanto para udio, sendo aplicados somente na codificao de udio no sistema de TV digital. Ele tem o mesmo princpio do H.264/AVC, que transferir dados com menor taxa de bits, mas mantendo a qualidade.

1.4 CONSIDERAES FINAIS

Sabendo-se algumas caractersticas bsicas do sistema de TV digital, quanto s suas caractersticas bsicas e tcnicas, podemos apresentar os mtodos utilizados para o estudo do sinal digital em Macei e por fim, analis-los.

Anda mungkin juga menyukai