Anda di halaman 1dari 2

PEDAGOGIA

Henri Wallon
Militante apaixonado, o mdico, psiclogo e filsofo francs mostrou que as crianas tm tambm corpo e emoes (e no apenas cabea) na sala de aula
01/07/11 19:20 Texto Fernando Tadeu Santos
Foto: Wikimedia

Wallon levou no s o corpo da criana mas tambm suas emoes para dentro da sala de aula

Movimento
Segundo a teoria de Wallon, as emoes dependem fundamentalmente da organizao dos espaos para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem carter pedaggico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representao. Por que, ento, a disposio do espao no pode ser diferente? No o caso de quebrar a rigidez e a imobilidade adaptando a sala de aula para que as crianas possam se movimentar mais? Mais que isso, que tipo de material disponibilizado para os alunos numa atividade ldica ou pedaggica? Conforme as idias de Wallon, a escola infelizmente insiste em imobilizar a criana numa carteira, limitando justamente a fluidez das emoes e do pensamento, to necessria para o desenvolvimento completo da pessoa. Estudos realizados por Wallon com crianas entre 6 e 9 anos mostram que o desenvolvimento da inteligncia depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciaes com a realidade exterior. Primeiro porque, ao mesmo tempo, suas idias so lineares e se misturam ocasionando um conflito permanente entre dois mundos, o interior, povoado de sonhos e fantasias, e o real, cheio de smbolos, cdigos e valores sociais e culturais. Nesse conflito entre situaes antagnicas ganha sempre a criana. na soluo dos confrontos que a inteligncia evolui. Wallon diz que o sincretismo (mistura de idias num mesmo plano), bastante comum nessa fase, fator determinante para o desenvolvimento intelectual. Da se estabelece um ciclo constante de boas e novas descobertas.

O eu e o outro
A construo do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outro. Seja para ser referncia, seja para ser negado. Principalmente a partir do instante em que a criana comea a viver a chamada crise de oposio, em que a negao do outro funciona como uma espcie de instrumento de descoberta de si prpria. Isso se d aos 3 anos de idade, a hora de saber que eu sou. Manipulao (agredir ou se jogar no cho para alcanar o objetivo), seduo (fazer chantagem emocional com pais e professores) e imitao do outro so caractersticas comuns nessa fase, diz a professora Angela Bretas, da Escola de Educao Fsica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. At mesmo a dor, o dio e o sofrimento so elementos estimuladores da construo do eu, emenda Heloysa Dantas. Isso justifica o esprito crtico da teoria walloniana aos modelos convencionais de educao.

Wallon na escola: humanizar a inteligncia


Diferentemente dos mtodos tradicionais (que priorizam a inteligncia e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana pe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoes, movimento e espao fsico se encontram num mesmo plano. As atividades pedaggicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas. Numa sala de leitura, por exemplo, a criana pode ficar sentada, deitada ou fazendo coreografias da histria contada pelo professor. Os temas e as disciplinas no se restringem a trabalhar o contedo, mas a ajudar a descobrir o eu no outro. Essa relao dialtica ajuda a desenvolver a criana em sintonia com o meio.

Para pensar
A teoria de Henri Wallon ainda um desafio para muitos pais, escolas e professores. Sua obra faz uma resistncia contumaz aos mtodos pedaggicos tradicionais. Numa poca de crises, guerras, separaes e individualismos como a nossa, no seria melhor comear a pr em prtica nas escolas idias mais humanistas, que valorizem desde cedo a importncia das emoes?

Anda mungkin juga menyukai