Anda di halaman 1dari 5

AULA 6 MTODOS DE PESQUISA PESQUISA QUALITATIVA DE CAMPO COLETA E APRESENTAO DOS DADOS A pesquisa qualitativa um estudo naturalstico, isto

sto , ela toma o ambiente natural como fonte direta dos dados, o que exige um contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e com a situao estudada. Outra caracterstica da pesquisa qualitativa que o interesse do pesquisador mais direcionado para o estudo de como o problema se manifesta nas atividades, procedimentos, enfim, nas interaes cotidianas dos pesquisados. Na pesquisa qualitativa exigida a participao direta do pesquisador. Isto significa que o trabalho de campo deve ser realizado por ele prprio, pois eventuais auxiliares de pesquisa no substituem a riqueza do contato direto com a prpria situao a ser estudada. O pesquisador o principal instrumento de pesquisa. A pesquisa qualitativa descritiva ela usa palavras e imagens. A palavra importante, tanto na coleta e registro, como na apresentao dos resultados. As questes e hipteses vo se clareando no decorrer da investigao atravs de uma focalizao progressiva. METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA A metodologia ocorre em 4 fases: Exploratria Coleta de dados Sistematizao Redao 1 Fase Exploratria

A pesquisa comea com um plano, que vai se delineando mais claramente medida em que o estudo se desenvolve. As primeiras questes surgem da experincia pessoal do investigador, de consulta literatura, de observaes informais, de contato com pessoas ligadas situao que se pretende investigar. assim no decorrer do processo de investigao que o problema vai sendo reformulado, melhor definido. Uma definio mais precisa do problema e da situao a serem investigados ocorre aps o estabelecimento de primeiros contatos e de realizadas as primeiras observaes. So elas que iro permitir a seleo de aspectos que sero investigados de forma mais sistematizada. Para esta definio mais precisa do problema basta que se formulem questes mais gerais, que depois podero ser melhor definidas no decorrer do processo, medida que os dados sero obtidos. 2 Fase da coleta de dados Os dados podem ser coletados de vrias maneiras, atravs de vrios mtodos, como: Observao direta entrevistas depoimentos questionrios anlise de documentos registro em fotografias e vdeo, etc. Os dados coletados devem ser descritivos. Ou seja, atravs de palavras e imagens que descrevem pessoas, situaes, acontecimentos. Isto se d pela transcrio de entrevistas e depoimentos, por fotos, desenhos e outros documentos. Porm preciso que haja o rigor cientfico nesse procedimento, Na fase da coleta de dados importante que o pesquisador se fixe no trivial, pois o comum poder contribuir para a compreenso do problema estudado. Tudo relevante, pode dar uma pista sob perspectivas diferentes de cada um. por esse motivo que o investigador deve buscar captar o ponto de vista dos informantes: qual o significado dado por eles ao problema estudado.

3 Fase da sistematizao, anlise e interpretao dos dados 3.1 Sistematizao quando o investigador seleciona quais dados sero capazes de responder s indagaes do problema, sem deixar de reconhecer que os dados coletados podem at mudar os rumos da investigao. 3.2 Anlise A anlise dos dados ocorre atravs do processo indutivo: no h preocupao em buscar evidncias que comprovem hipteses formuladas a priori. A anlise passa por um processo de afunilamento ou focalizao progressiva. Isto , questes ou focos de interesse muito amplos vo, aos poucos, tornando-se mais especficos e objetivos. Trata-se de selecionar e reduzir a realidade sistematicamente, reduzindo o fenmeno em seus aspectos mais relevantes, a fim de melhor compreender e interpretar a realidade. 3.3 Interpretao A interpretao dos dados feita a partir da anlise do material coletado. A interpretao busca o que invisvel, atravs das perspectivas diferentes dos investigados. Assim tambm a interpretao do pesquisador (subjetiva) confrontada com a interpretao dos pesquisados. 4 Fase da Redao dos dados Esta fase consiste na tentativa de elaborar um explicao da realidade, na busca dos princpios ligados ao fenmeno estudado, buscando situ-lo num contexto mais amplo da realidade. Trata-se de testar a teoria em confronto com a realidade. O pesquisador busca, nos dados obtidos, as evidncias positivas e negativas que confirmem, ou negam, as teorias existentes, ou ento ele formula hipteses explicativas a partir da anlise dos dados reais coletados.

O relatrio deve apresentar dados primrios, ou seja, material bruto produzido pelos informantes (entrevistas transcritas literalmente, desenhos e outros materiais produzidos pelos informantes). QUESTES SOBRE PESQUISA QUALITATIVA APRESENTADAS POR BOGDAN E BIKLEN 1 possvel a combinao da pesquisa quantitativa e qualitativa? possvel, mas exige cuidado, por que elas partem de pressupostos diferentes. 2 No que a pesquisa difere do trabalho de professores, jornalistas e artistas? Na pesquisa qualitativa exige-se maior rigor na observao, registro e anlise dos dados. Ela se baseia em teorias e resultados anteriores de investigao, que fornecem pistas e dirigem o estudo. 3 Os resultados da pesquisa qualitativa so generalizveis? A descrio do particular tem valor, por que as teorias que fazem as generalizaes necessitam explicar o particular. Alguns estudos qualitativos so representativos e seus resultados passveis de serem aplicados a outras situaes (generalizao) dando origem a teoria fundamentada isto , quando os resultados de um estudo particular podem ser estendidos a outros contextos, outras situaes. 4 A pesquisa qualitativa pode sofrer influncias dos preconceitos e valores do pesquisador? Na pesquisa qualitativa os estudos no so impressionistas (rpidos); a descrio to detalhada, que fica difcil uma interpretao enviesada. O objetivo do investigador produzir conhecimento, no dar opinies. A utilidade de um estudo qualitativo sua capacidade para gerar teoria. Para evitar que seus preconceitos e valores influenciem a pesquisa, o pesquisador registra em detalhes o que poderia influenciar a pesquisa.

claro que todo pesquisador sofre efeito de sua subjetividade, que no pode ser totalmente excluda: ento ele reconhece e leva em considerao este fato. 5 A presena do pesquisador influi no comportamento dos pesquisados? Sim. E isto chamado efeito do observador. Para minimizar este efeito o pesquisador deve buscar interagir com o pesquisado, de forma no ameaadora ou intrusa. No h dvida sobre a diferena entre o ambiente natural e o ambiente com a presena do observador, mas o pesquisador aprende a detectar os efeitos de sua presena, buscando elimin-los. 6 Diferentes investigadores de um mesmo fato podem chegar s mesmas concluses? Na pesquisa qualitativa a preocupao com o rigor e abrangncia dos dados, no com a possibilidade de que outros investigadores cheguem s mesmas concluses. Dependendo dos pressupostos, da formao do investigador etc, dois estudos podem chegar a diferentes concluses, sem que nenhum possa ser considerado inconsistente. 7 Qual o objetivo da investigao qualitativa? Para alguns desenvolver teorias fundamentadas, ou seja, teorias construdas a partir da prtica, do real. Para outros, para descrever. Todos concordam que a pesquisa qualitativa no desenvolvida para estabelecer relaes de causalidade e experincia humana, mas sim compreender o comportamento e experincia humana. Para compreender o processo mediante o qual as pessoas constroem significados e para descrever em que consistem estes significados.

Anda mungkin juga menyukai