Anda di halaman 1dari 7

NUNCA!

George Cutting

Ser que alguma vez voc se deu conta, querido leitor, de que a mesma palavra que concede o mais doce consolo ao verdadeiro crente, extingue completamente qualquer raio de esperana para o incrdulo, e no lhe deixa coisa alguma alm de trevas e total desespero? Esta palavra a mesma que aparece no incio deste artigo. Para tornar isso mais claro, deixe-nos fazer duas perguntas que, provindas dos lbios do Senhor Jesus Cristo, so ambas respondidas por esta mesma palavra. 1. Pode algum, homem ou mulher, que morre na incredulidade, ser, de algum modo, salvo ? Preste ateno para a solene resposta: NUNCA! 2. Pode algum, que nasceu de novo do Esprito de Deus, ser, de algum modo, perdido? NUNCA! Se esta palavra, pequena, porm de peso, no passasse de uma expresso de fraqueza humana, ela no teria maiores conseqncias. Por exemplo, o apstolo Pedro a utilizou em duas ocasies importantes em sua vida, mas fazendo assim demonstrava to somente a sua absoluta fraqueza prpria - "Ainda que todos se escandalizem em ti," disse ele, - "eu nunca me escandalizarei" (Mt 26:33). E mesmo assim, o que se sucedeu? Acaso no foi ele to veemente em negar seu Mestre como foi, poucas horas antes, veemente em garantir sua fidelidade? Novamente, em Joo 13:8, ns o encontramos dizendo ao Senhor: "Nunca me lavars os ps"; e, mesmo assim, no momento seguinte, encontrava-se extremamente desejoso de se sujeitar a at mesmo mais do que aquilo que seu bondoso Mestre havia proposto. Vemos, assim, que o "nunca" de Pedro provou ser fraco como gua, e mostrouse totalmente intil diante da primeira prova a que foi submetido. Mas quem seria capaz de contradizer um nunca dito por Deus? Quem poder torcer o nunca de Deus ao ponto de adapt-lo aos limites da possibilidade humana? Ah! quem se atreve a tentar? Quem? No entanto, tem-se tentado faz-lo e, o que pior, professos seguidores de Cristo - pregadores e mestres - o tm feito por cega ignorncia ou buscando proveito prprio. Quo profundamente solene isso!

O FOGO QUE NUNCA SE APAGA

Mas voltemo-nos para a Palavra de Deus a fim de buscar nela a resposta que vem dEle para as questes que foram propostas. Marcos 9:43-48 vai diretamente primeira questo e, embora por falta de espao eu transcreva apenas um destes solenes versculos, gostaria de insistir com voc para que lesse, lenta e atentamente, a passagem toda. O versculo 43 diz assim: "E, se a tua mo te escandalizar, corta-a: melhor para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga". Agora, peo que preste bastante ateno nisto: no diz apenas que o fogo "no se apaga" (veja os versculos 44, 46 e 48), mas, como o Senhor repete tambm no versculo 45, ele "NUNCA se apaga". E ainda assim, bem diante de uma expresso que no deixa a menor dvida, o pobre e tolo homem (sbio em seu prprio conceito) procura, pela fora do argumento humano, apagar aquele 'fogo'. Ele levianamente no leva a srio os solenes avisos do bondoso Salvador, e os toma como sendo vs ameaas; ou ento persuade sua alarmada conscincia de que, se existe um inferno, este ser apenas de durao limitada, e que, aps alguns milhares de anos de punio, ele se acabar. Mas o que Deus disse de alguns que fizeram pouco de Seus benvolos avisos, nos dias de Jeremias, se aplica solenemente a esses pensadores modernos: Eles sabero "se subsistir a Minha palavra ou a sua" (Jr 44:28). Portanto considere bem isto: "NUNCA se apaga" a imutvel palavra do Senhor. Ela permanece registrada, da maneira como saiu dos lbios do justo Juiz e benigno Salvador. Ela permanece, e, assim como Deus verdadeiro, ela permanecer para sempre. Nem todas as maquinaes e todo o poder de Satans, nem tampouco todas as lgrimas de lamento do perdido, jamais serviro para apagar aquele fogo - nunca! NUNCA! Querido leitor, se voc ainda no est salvo, esteja precavido enquanto tempo, antes que seja tarde demais; antes que voc descubra, por si prprio, que quando o Senhor Jesus Cristo avisou os pecadores acerca do fogo que "nunca se apaga", Ele quis dizer exatamente o que disse! Lembre-se: depois no ser possvel corrigir o seu erro fatal. Afinal, por que voc precisa perecer? Por que voc cruelmente rejeita a mo estendida de misericrdia? Cristo continua a esperar direita do Pai e, enquanto Ele assim espera, qualquer que desejar pode ir a Ele.

Milhares j se achegaram Ao Seu ferido lado; Boas-vindas ali encontraram, E ningum foi desprezado.

Muitos, cobertos pelas mais negras marcas de seus crimes, se achegaram a Ele e foram lavados, em Seu precioso sangue, de toda mancha carmesim. Os mais endurecidos homens tiveram seus coraes derretidos e conquistados por Seu poderoso

amor. E por que voc ainda assim deveria rejeit-Lo? Suplique a Ele; prostre-se a Seus ps agora mesmo; e, oh!, que boas-vindas o pobre filho prdigo ir receber! Que braos de amor iro abra-lo! Seus pecados sero todos perdoados, e sero todos esquecidos tambm. "Todos os que nEle crem recebero o perdo dos pecados" (At 10:43). Rogo a voc uma vez mais que tenha cuidado para no tratar levianamente assuntos to importantes.

No resista ao Esprito Santo, No espere nem mais uma hora; Pois Deus, que j esperou tanto, Pode encerrar a espera agora!

E ento, uma longa eternidade em desespero naquele "fogo que nunca se apaga" ser, com certeza, a sua poro. Que Deus possa, em rica misericrdia, salv-lo de uma perdio aterradora.

AS OVELHAS QUE NUNCA PERECEM

Mas pode ser que algum crente, que esteja lendo estas pginas, possa estar pensando: "Embora eu possa crer, e realmente creia, que a palavra "nunca" responde primeira pergunta, no posso aceitar to prontamente que ela possa ser a resposta segunda". Bem, ento, baseado em que voc a aceita como sendo a resposta primeira pergunta? E por que voc cr que a condenao eterna; que o fogo do inferno nunca se apaga? Voc concorda que quando o Filho de Deus disse "nunca", o assunto estava estabelecido para sempre? Certamente que sim. Quando quer que ele tenha falado, Ele estava simplesmente falando "as palavras de Deus"; portanto receber o Seu testemunho reconhecer que Deus verdadeiro (Jo 3:33-34). Vamos nos voltar agora a outras palavras desse mesmo bendito Senhor - palavras que so igualmente claras e inequvocas em Joo 10:27-29: "As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheo-as, e elas Me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca ho de perecer, e ningum as arrebatar da Minha mo. Meu Pai, que mas deu, maior do que todos; e ningum pode arrebat-las da mo de Meu Pai". Pegue agora um lpis e escreva esta importante palavra com que temos nos ocupado em Marcos 9:43, e depois, abaixo dela, escreva a palavra encontrada em Joo 10:28, da seguinte maneira:

"Nunca" - Mc 9:43 "Nunca" - Jo 10:28

Olhe para elas e responda, honestamente, como estando diante dAquele que um dia as pronunciou, e diga qual delas voc considera mais digna de crdito. Certamente ambas so igualmente verdadeiras, e portanto igualmente dignas de serem aceitas. "Ah, sim", voc dir; "e eu acredito que as ovelhas de Cristo nunca ho de perecer, se..." Pare a mesmo! Por que voc no disse que o fogo "nunca se apaga, se..."? Ah, leitor, no existe "se" neste assunto! "NUNCA", em Marcos 9:43, e "NUNCA", em Joo 10:28, so, igualmente, as palavras do Filho de Deus, e devem subsistir juntas, ou juntas cairo. Eu disse que cairo? Mas no acontecer: "A palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Is 40:8). "O cu e a Terra passaro, mas as Minhas palavras no ho de passar" (Mt 24:35). E ainda, no mesmo captulo 10 de Joo, no versculo 35, nos dito que "a Escritura no pode ser anulada". "Toda a palavra de Deus pura; escudo para os que confiam nEle. Nada acrescentes s Suas palavras, para que no te repreenda e sejas achado mentiroso" (Pv 30:5-6). Seremos sbios se no discutirmos acerca da Sua Palavra; no acrescentarmos ou tirarmos dela qualquer coisa para adapt-la s nossas prprias idias, mas sim a recebermos por simples f, e repousar nela a nossa alma.

QUEM SO AS OVELHAS?

Mas algum poder perguntar: "Quem so as ovelhas de Cristo?" Bem, todo verdadeiro crente uma "ovelha". O Senhor disse aos judeus incrdulos daqueles dias: "No sois das Minhas ovelhas" (Jo 10:26). Porm, se o verdadeiro crente uma ovelha de Cristo, e se o Grande e Bom Pastor nos deu a Sua palavra que nenhuma das Suas ovelhas perecer, por que no honrar a Sua bendita palavra, e receber o conforto que Ele deseja que voc tenha em sua alma temerosa? Porm pode haver quem ainda conteste isto dizendo: "Porventura no pode acontecer que algumas dessas ovelhas venham depois a se tornar muito ms, e caiam profundamente em triste pecado?" No temos dvida de que isso possa ocorrer. Mas h uma outra questo que pode ser de auxlio para ns se a considerarmos primeiro, ou seja: Acaso o Pastor, que pronunciou tais palavras de segurana acerca de Suas ovelhas, no sabia naquele momento que as pronunciou, como cada uma dessas mesmas ovelhas iria se portar? Com toda a certeza Ele sabia. Este mesmo captulo testemunha disso no versculo 15. Quando Ele diz "Dou a Minha vida pelas ovelhas", ser

que Ele estava pensando somente em Seus discpulos de ento? Veja o versculo seguinte: "Tenho ainda outras ovelhas que no so deste aprisco (o aprisco judeu); a essas tambm Me importa conduzir, e elas ouviro a Minha voz; e haver um rebanho e um Pastor" (Jo 10:16 - Verso Almeida Revisada). "Me importa conduzir". Por que este "importa"? Ah! existe, nesta pequena palavra, a benvola compulso do Seu prprio amor; assim como havia uma necessidade justa, em razo da santidade de Deus e de nossa culpa, na mesma palavra dita a Nicodemos: "Importa que o Filho do homem seja levantado" (Jo 3:14). Oh, que Salvador Ele ! Portanto, no h dvida de que naquele momento Ele tinha em mente todo o Seu rebanho. E, permita-me perguntar, iria Ele morrer por eles sem conhecer os seus pecados de antemo? Mas mesmo assim, tanto de Pedro como dos outros, Ele podia dizer: "Nunca ho de perecer". Sem dvida Satans desejava ardentemente arrebatar aquelas ovelhas das mos do Bom Pastor. "Mas", disse Jesus, "Eu roguei por ti, para que a tua f no desfalea" (Lc 22:32). Que preciosa certeza! Preste ateno que aqui temos, em resumo, trs pessoas distintas colocadas diante de ns: "o Pastor", "uma ovelha" e o "leo que ruge", procurando a quem possa devorar, como o prprio Pedro se refere a Satans mais tarde em 1 Pedro 5:8 (Verso Almeida Atualizada). Surge agora a pergunta: Quem vai ficar com aquela ovelha? O "Pastor" ou o "leo"? "Satans vos pediu", foi o que o Senhor disse a Pedro. Mas ser que Satans pode realizar o seu desejo? A est a questo vital. Ser que ele tentou? Sim, ele tentou. E, no que diz respeito "ovelha", Satans teria sado vitorioso, pois Pedro no podia guardar a si mesmo, embora ele pensasse poder faz-lo. Porm Aquele que estava para entregar Sua vida pelas ovelhas sabia bem como restaurar, por Sua intercesso, tanto quanto como salvar por Sua morte. "Eu roguei por ti.", "O Senhor o meu Pastor..."; Ele "refrigera (restaura) minha alma" (Sl 23:1,3). Satans no poder jamais pegar a mais dbil, e nem a mais defeituosa, das ovelhas de Cristo. Bendito seja Deus por isso! Se nos tivesse sido falado que at mesmo apenas uma poderia ser levada e devorada, cada um de ns deveria estar dizendo: 'Temo que esta ovelha serei eu'. Mas no assim.

AS OVELHAS - UM PRESENTE RECEBIDO DO PAI

O Pai deu a Ele as "ovelhas" (Jo 10:29). E Ele diz duas coisas da maior importncia acerca delas, em conexo com o fato de elas serem um presente dado a Ele por Seu Pai:

1. Ele diz que ELE D A VIDA ETERNA a todos quantos o Pai Lhe deu (Jo 17:2). 2. Ele diz: "Tenho guardado aqueles que Tu Me deste, e nenhum deles se perdeu" (Jo 17:12). E mais adiante, "dos que Me deste nenhum deles perdi" (Jo 18:9).

E qual o segredo de serem assim guardados? Ser o amor ou a fidelidade deles? No! Mil vezes, NO! No o amor deles, mas o amor dEle. "Como havia amado os Seus, que estavam no mundo, amou-os at ao fim" (Jo 13:1). Pedro poderia cair - e ele caiu, apesar de si mesmo. Ele despedaou-se totalmente, e isso quando pensava conseguir fazer o melhor de si. Mas acaso o amor de seu bendito Mestre despedaou-se em conseqncia daquilo? No, no! A palavra de Pedro, tambm, caiu ao cho. Dever a palavra do Senhor cair igualmente? Nunca! Seria compreensvel se escutssemos Pedro dizendo, quando ouviu o galo cantar naquela significativa manh, e quando pensou acerca de seu pecado despencando sobre si com todo o seu esmagador poder: "Agora, meu Mestre ir virar Suas costas para mim para sempre!" De modo nenhum, Pedro. Ele fez exatamente o contrrio. Veja, que graa! Pois Sua face volta-se imediatamente na direo de Seu discpulo desviado, e aquele amoroso olhar - sem palavra alguma mas cheio de significado - partiu o corao de Pedro, e ele saiu para chorar amargamente (Lucas 22:60-62). Ah! No, querido companheiro cristo; ningum capaz de nos arrancar de Sua poderosa mo ou de nos privar de um lugar no Seu amoroso corao! Na verdade, Ele fala de Suas ovelhas, de uma certa maneira, do mesmo modo como fala de Sua prpria vida (compare Jo 10:18,28). De Sua prpria vida Ele diz: "Ningum Ma tira de Mim" (Jo 10:18. De Suas ovelhas Ele diz: "Ningum as arrebatar da Minha mo" (Jo 10:28). E em outra passagem Ele diz: "Porque Eu vivo, vs tambm vivereis" (Jo 14:19 - Almeida Verso Atualizada). Colossenses 3:4 afirma que Ele a nossa vida; e no versculo que antecede, "vossa vida est escondida com Cristo em Deus". E, mais uma vez, em 1 Joo 5:11, "Deus nos deu a vida eterna; e esta vida est em Seu Filho". Por isso, quo eternamente segura est cada ovelha de Cristo! No causa surpresa a Ele quando, por assim dizer, suas ovelhas comportam-se mal. Ele sabia tudo acerca delas desde o princpio; e, apesar de tudo, morreu por elas. E agora Ele nunca tira Seus olhos de uma delas sequer, mas vive para ampar-las em suas fraquezas, e para interceder por elas, como seu Advogado, se elas pecarem (1 Jo 2:1). Essa Sua constante e predominante intercesso, como Advogado, o meio que Ele usa para levar um crente desviado ao arrependimento e confisso de seus pecados, e assim, restaurar sua comunho. Mas ser que o conhecimento de um tamanho e imutvel amor no nos torna descuidados em nosso andar? Ocorre exatamente o contrrio. o amor de Cristo que constrange aqueles que verdadeiramente experimentaram a bno celestial desse amor, a no viverem para si mesmos, como faziam antes, mas para Ele que morreu pelos Seus, para depois ressuscitar (2 Co 5:15). E se, ainda assim eles, tola e obstinadamente, continuam a se extraviar de Sua protetora companhia, com toda certeza Ele nunca descansa at que os tenha trazido de volta, embora tenha que puni-los com Sua mo, e dar-lhes duros golpes a fim de conseguir isso; e tudo por causa do que Eles significam para o Seu corao e para o corao do Seu Pai.

Quo bendito , ento, sermos assim guardados e cuidados atravs de toda a jornada desta vida, at que em glria encontremos Aquele que morreu por ns; e tudo, eu repito, por causa do que foi o Seu amor, embora Ele conhecesse, desde o princpio, tudo o que ns viramos a ser! Que nunca nos esqueamos, at quele dia, que Ele poderoso para nos guardar de cair, e para nos apresentar "irrepreensveis, com alegria, perante a Sua glria" (Jd 24). E Ele no somente "poderoso para vos guardar", mas "pode tambm salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hb 7:25).

SERO TODOS OVELHAS?

Finalmente, que nenhum daqueles que, frios e sem vida, meramente dizem ser de Cristo, ou professam a f crist, sonhe que estas preciosas certezas se apliquem a si. Judas professava esplendidamente, e externamente fez uma apresentao melhor do que a de Pedro. O amigvel beijo de Judas tinha uma aparncia melhor, muito melhor, que o juramento quebrado de Pedro. No entanto, aquele que sonda todos os coraes disse de Judas: "Um de vs um diabo" (Jo 6:70). E no fim lemos que ele foi "para o seu prprio lugar" (At 1:25). Vivemos numa poca de frvola religiosidade exterior, na qual , com freqncia, mais fcil e mais popular professar a Cristo, ou dizer que se cristo, do que colocar-se ao lado daquele que abertamente infiel e profano. O sucesso nos negcios est tambm, freqentemente (e di dizer isto), em estreita conexo com o fato de se ocupar o banco de uma igreja ou capela. Porm eu me apresso a declarar que no a tais pessoas que o "nunca ho de perecer" se aplica. Um outro "nunca" encontrado em Mateus 7:22 se aplica a tais pessoas: "Muitos Me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em Teu nome? E em Teu nome no expulsamos demnios? E em Teu nome no fizemos muitas maravilhas?" Isto era o que eles diziam. Agora oua o que Cristo diz: "E ento lhes direi abertamente: NUNCA vos conheci: apartai-vos de Mim, vs que praticais a iniqidade". Se esses tivessem sido "ovelhas", Ele certamente no poderia dizer deles: "Nunca vos conheci". Por outro lado, conforme vimos, Ele diz em Joo 10: "As minhas ovelhas... Eu conheo-as". Voc cr nisto, leitor? Deus permita que voc possa ser levado a ver e sinceramente confessar que o "nunca" da graa uma realidade to grande quanto o "nunca" do juzo; e, por outro lado, que a eternidade da condenao do incrdulo to claramente assinalada na Palavra de Deus como a eternidade da bno do crente.

George Cutting (+1934)

Anda mungkin juga menyukai