Anda di halaman 1dari 5

BRONQUITE CRNICA AGUDA E ACUPUNTURA Refere-se a inflamao dos brnquios e da traqueia.

Os principais sintomas so tosse, expectorao, dificuldade respiratria e desconforto retroesternal. Em MTC as queixas desta doena podem ser provocadas por fatores exgenos ou endgenos. classificada como Ke Sou (tosse) ou Chuan Zheng (asma). A nvel de diagnstico possvel encontrar diferentes padres que passamos a descrever.

Diagnstico de acordo com a Medicina Chinesa

Vento-Frio no Pulmo Tosse com expectorao branca ou esverdeada, averso ao frio, febre ligeira, cefaleia, dor generalizada, obstruo nasal e corrimento nasal esbranquiado ou esverdeado, lngua com capa branca e pulso tenso e flutuante.

Vento-Calor no Pulmo Tosse produtiva, expectorao amarela (pode ser seca consoante o calor se manifeste com violncia ou no), boca e garganta secas, dificuldade em expulsar a expectorao, febre ligeira a mais forte, cefaleia, lngua com ponta vermelha, pulso tenso, rpido ou flutuante.

Calor e secura no Pulmo Tosse seca, a expectorao a existir pode apresentar-se escassa e pegajosa, nariz seco, boca e garganta seca, hemoptise, febre, cefaleia, dor de garganta, odinofagia, lngua vermelha com capa amarela seca, pulso rpido.

Umidade-Mucosidade no Pulmo Tosse muito produtiva, expectorao pegajosa e com cheiro ftido, sensao de peso no peito, respirao curta, distenso abdominal, fezes moles, lngua com capa branca e pegajosa, pulso deslizante.

Plenitude Calor do Fgado ataca o Pulmo

Tosse que agrava em casos de dor hipocondraca, tosse que agrava com acesso de raiva, expectorao escassa amarela e seca, tosse seca muitas vezes, boca e garganta secas, irritabilidade, propenso para acessos de raiva, hemoptise, face vermelha, olhos vermelhos, obstipao, lngua vermelha com capa amarela e seca, pulso em corda e rpido ou tenso e cheio.

Vazio de Yin do Pulmo e Rim Tosse seca ou com expectorao escassa, tosse pode agravar ao fim da tarde e ser acompanhada de febre vespertina, boca e garganta seca, estados febris ao fim da tarde, sensao de calor nas palmas da mo e planta do p, suores nocturnos, lngua vermelha com capa fina e amarela ou sem capa, pulso fino, superficial e/ou rpido.

Vazio de Yang do Bao e Rim Tosse e dispneia, tosse produtiva, expectorao fluida e transparente, tosse agrava com esforo, tosse agrava com longos perodos sem comer, frio generalizado, anorexia, tosse agrava com frio, preferncia por aplicaes locais de calor, membros frios, lombalgia, lngua plida, inchada com capa fina e branca, pulso profundo e lento.

ACUPUNTURA

Seleo de pontos base para Bronquite crnica e aguda: VC 22, VC 17 , 13B, Dingchuan, P 1, P 6;

Seleo de pontos de acordo com padres clnicos:

Vento-Frio no Pulmo: VB 20, IG 4, P 9, P 7. VB 20 especfico para eliminar Vento e deve dar-se primazia quando existirem sintomas fortes ao nvel dos rgos dos sentidos. 4IG igualmente. No entanto o 4IG tambm se usa juntamente com o 7P eliminando vento e restaurando as funes do Pulmo. O ponto 9P usado para fortalecer o Pulmo tonificando o Qi e logo eliminando frio.

Outros pontos a usar: 16VG e 15VG para vento e 14VG e 13VG para frio com moxa.

Vento-Calor no Pulmo: 14VG, 11IG, 10P, 7P 11IG, 10P eliminam calor sendo o primeiro ponto mais geral. O 11IG tambm fortalece o sistema defensivo. 14VG elimina Vento e Calor e o 7P elimina vento.Outros pontos a usar: 4IG elimina calor e Vento e ajuda a fortalecer o sistema defensivo juntamente com o 11IG.

Calor e Secura no Pulmo: 5P, 10P, 14VG, 6R 10P e 14VG eliminam calor enquanto que o 5P e 6R so tnicos do Yin com capacidade de restaurar os lquidos orgnicos. O 6R usado em pacientes com boca e garganta seca (xerostomia) entre outras queixas.

Humidade-Mucosidade no Pulmo: 36E, 40E, 20B, 9BP 9BP elimina Humidade e 40E elimina Mucosidade. O ponto 36E tem uma vasta gama de aces entre as quais a capacidade de eliminar Humidade e Tonificar o Qi do BP. Neste caso ao usarmos o 36E e 20BP partimos do princpio que este rgo pode estar envolvido. Uma das funes do BP a metabolizao dos lquidos orgncios. Quando esta funo falha surge a Humidade. Por outro lado num caso de invaso de Humidade externa esta funo do BP fica afectada pelo que se deve fortalece-lo. Outros pontos a usar: 17VC, 12VC ou 6VC consoante o envolvimento do AS, AM ou AI. 6BP para eliminar Humidade e fortalecer o BP.<

Plenitude Calor do Fgado ataca Pulmo: 2F, 10P, 6P, 6C Esta uma combinao vocacionada para a eliminao de Calor (2F e 10P) em casos com sintomas de alguma gravidade (6P e 6C). Estes 2 pontos so pontos de emergncia usados em casos agudos ou em problemas hemorrgicos nos meridianos Yin.

Vazio de Yin do Pulmo e Rim: 23B, 3R, 43B, 6BP 6BP e 3R uma combinao base para o Yin que juntamente com o 23B tonifica Yin do Rim. Ao adicionar-se 43B garante-se a tonificao do Yin do Pulmo. Outros pontos a usar: 5P alm daqueles presentes no protocolo base.

Vazio de Yang do Bao e Rim: VB 20, 23B, 4VC, 36E, 4VG 36E, 4VC e 20B garantem a tonificao do BP e o 4VG e 23B fazem a tonificao do Yang do Rim. O 36E enquanto ponto geral fortalece o Yang geral e o 4VC tonifica o Yang e a energia Yuan. Outros pontos a usar: 21B, 12VC, 6BP, 2BP, 4BP, 30E, 6VC, 8VC.

Pontos para sintomas mais severos: Hemptise: 6P Suores nocturnos: 6C, 3ID Disria: 3VC, 6BP, 9BP Febre e calafrio: VB 20, 12B Febre alta: 14VG, 11IG Tosse intensa: 22VC Obstruo nasal ou rinorreia: 20IG, Bitong e Yintang Expectorao profusa: 40E Dor torcica e hipocondraca: 17VC, 34VB, 6TA Boca e garganta secas: 6R, 22VC.

BIBLIOGRAFIA

JUNYING, Geng; et ally; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura, Um Manual de Acupunctura; ed. ROCA, ISBN 85-7241-152-6; 1 edio, So Paulo, 1996

YANFU, Zuo; et ally; Chinese Acupuncture and Moxibustion; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; ISBN 7-81010-667-8, 1 edio, Shangai, 2002

YIN, Ganglin; ZHENGHUA, Liu; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; Ed. New World Press, ISBN 7-80005-558-2/R046, 1 edio, Beijing, 2000

Anda mungkin juga menyukai