Anda di halaman 1dari 12

Christiane guas

www.christianeaguas.com

Experimentar o mtodo APRENDER A SER


A tarefa de gerir a fora natural do crebro cabe a cada um de ns. Consciencializar-se do tipo de pensamentos, seleccionar as ideias, decidir os objectivos, formular e verbalizar as intenes, impregnar de firmeza as decises e, orden-las por prioridades so as funes utilizadas na gesto deste processo mecnico. Esta gesto acontece a uma cadncia e velocidade que acabam por se tornar rotina, desencadeando-se inconscientemente. As reaces so de tal forma velozes que, na maioria dos casos, no damos por tal e nem se quer existe o hbito de reparar os efeitos e os impactos mais subtis que provocam. Assim, criamos a perda e o ganho, o azar e a sorte, a falncia e o xito, o cansao e a fora fsica, a doena e a sade, em alternncia, sem estarmos bem conscientes da nossa prpria participao, desconhecendo a possibilidade, que existe em ns, de escolher uma ou outra situao. Em cada um de ns existem funes cerebrais para construir os acontecimentos da vida, a evoluo desejada. Com a formao Aprender a ser estudam-se as possibilidades individuais correspondentes prpria realidade, e entende-se como aceder prpria coerncia e discernimento. Trata-se da aprendizagem de equilibrar o racional e de saber reconhecer, ouvir e escutar a intuio tambm chamada Inteligncia emocional. Tambm preciso ter em conta que vivemos em sociedade e que tudo o que queremos realizar carece ter, implicitamente, em ateno a realizao ligada ao nosso bem-estar, a nossa utilidade comunidade e corresponder ao comportamento cvico generalizado. No se trata de reinventar a humanidade mas sim de cumprir, com prazer e reconhecimento do nosso empenho, tudo o que

fundamental ao nosso equilbrio, tanto em ns como nos espaos que abrangemos. Esse o objectivo comum ao qual a formao Aprender a ser prope mtodos para utilizar as ferramentas, existentes em cada um, e encontrar a via da concretizao do padro de felicidade que se quer alcanar. medida que constatamos o efeito instantneo do significado das palavras, que confirmamos o efeito boomerang, s por masoquismo ou inconscincia iremos insistir em no considerar esta funo cerebral. Andar desiludidos gera desmotivao, que por sua vez tira o prazer e a vontade de viver: aparece o mal-estar inexplicvel, a depresso alimentada de qumicos que, embora possa trazer uma sensao de alvio, no ajudam a encontrar as solues. Estamos actualmente a presenciar um verdadeiro saneamento, de modo a restabelecer a verdade acerca dos comportamentos antisociais e abusadores de uma minoria O efeito das formaes o de despertar a capacidade de estimular e produzir a prpria fora interior, melhorar a estrutura mental existente e encontrar o lugar que nos pertence quando tudo parece estar virado s avessas. As tcnicas que propomos, criam a possibilidade de encontrar a realizao pessoal, tanto na sociedade como na famlia e na actividade profissional. Com o praticar, desde 1991, dos conhecimentos que comecei a ensinar em 1993, confirmei, por intermdio das pessoas que frequentam as formaes ou/e em consultas individuais, que qualquer um possui esta fora latente, e que est pronta para ser utilizada mesmo nas crises mais dramticas da existncia. Aprender a geri-la, conscientemente, rpido caso seguir o ritmo do programa recomendado para as formaes. A transformao na qual convm aplicar-se: Limpeza mental de todo o tipo de preconceitos e ideias fixas que absorvemos, sem saber muito bem como e que foram alimentados, muitas vezes, por simples hbitos familiares;

Seleco das intenes de transformao e despertar do raciocnio coerente para obter o tipo de bem-estar que se quer e que cada um tem as aptides para o conseguir. Para isso preciso praticar, ser tirar nem pr, o que ensinado nas formaes, respeitando o ritmo e o facto que uma formao bsica completa constituda de 3 presenas. Trata-se de criar naturalmente um novo hbito, o de formular os pensamentos utilizando um vocabulrio mais adequado eliminao de conflitos interiores, inibidores da realizao pessoal e restaurar o equilbrio psico-emocional. um processo que pode ser visto como uma ginstica cerebral e que permite despertar as funes existentes, que foram adormecendo ou ainda no utilizadas.

EXPERIMENTAR O MTODO APRENDER A SER


Utilize as seguintes frmulas construtivas de manh e noite, e constate os resultados.

PROJECTAR O DIA CRIANDO O DINAMISMO PARA A MELHORIA


De Manh, assim que acordar, antes de pr os ps no cho e at sair de casa, pense vrias vezes seguidas, devagar e respirando profundamente: Comea, agora, para mim, e para todas as pessoas que fazem parte do meu quotidiano, um novo dia cheio de facilidades e sucessos, abundncia e prosperidade, simplicidade e realizao pessoal, correspondente ao melhor para cada um de ns.

PREPARAR UMA NOITE DE REPOUSO E RECONSTRUO DE ENERGIA FSICA


Deitado/a, corpo relaxado e mental tranquilo, olhos fechados, mesmo antes de adormecer pensar numa s vez: Comeo, agora, uma noite calma durante a qual ficam libertas as emoes e as interferncias mentais; Adormeo j. Durmo descansado/a, deixando acontecer o mecanismo natural reconstrutor da minha fora fsica e do meu equilbrio psico-emocional; Durmo de uma s vez at amanh de manh e acordo s ..H.., bem disposto/a, com as minhas baterias recarregadas pronto/a para um novo dia ainda melhor que o anterior.

SER O ARQUITECTO E O CONSTRUTOR DA PRPRIA VIDA


1 - Observar o que se passa nossa volta para comear a reparar que estivemos a pensar o que acontece. Aprender a ver as coincidncias que se vive permite entender os pensamentos a mudar. 2 - Habituar-se a ver as coincidncias que surgem e que correspondem as palavras que utilizamos, para planejarmos o nosso dia ou nas nossas conversas. 3 - Estar cada vez mais consciente que a nossa forma de pensar tem um efeito sobre as situaes que vivemos permite entender a prpria responsabilidade e deixar de culpar o exterior, os outros ou prprios. Aceitar que sempre fizemos o que melhor sabamos para comear a aplicar o que estamos a aprender. 4 - Aceitar esta nova forma de raciocnio, mesmo quando se trata de uma situao que inclui vrias pessoas, permite aplicar o que estamos a aprender a ser: o arquitecto independente da prpria vida, gerida beneficamente para uma melhor comunicao com os outros. 5 - Escrever o que parece ter sido a dificuldade. Ler vrias vezes at comear a ver as palavras que convm mudar para criar os efeitos desejados. Uma vez ter obtido um outro texto que exprime com mais clareza as intenes, temos ento uma nova frmula, a expresso adequada que abre a Via a seguir. Passar a limpo e rasgar a folha anterior. 6 - Tendo a frmula certa, e equilibrada, cujo o contedo global corresponde aspirao, repeti-la como uma ladainha, para inteirla, e assim passar a fazer parte integrante da prpria estrutura mental. Escreve o que deseja e no o que tem medo que possa acontecer. * Cuidados a ter: na construo na nova formulao: respeitar o equilbrio, no se deixar levar pelo optimismo. No utilizar uma frmula como se j tivesse acontecido, respeitar o tempo de verbo ao presente, nunca utilizando o tempo futuro ou condicional

COMO ACTUAR
1 - Nesta nova caminhada no ficamos logo isentos em assistir a situaes de agressividade vinda de outros, ou de ouvir queixas. Agora que estamos a entrar na experincia de transformar a nossa forma de ser convm no aderir a: - o sistema de sade uma vergonha - o pas nunca mais se endireita - os alunos no querem estudar - a justia lenta e muitas outras afirmaes, ideias pr-concebidas e preconceitos que incluem as doenas, a crise e o desemprego. Crie o silncio interior pensando: Tudo isso no tem a ver comigo, em ladainha. Se estiver envolvido em conversas de contedos negativos, desenvolver, com insistncia, interiormente o seguinte pensamento: Para si talvez, para mim no! Ao reparar numa situao ou num acontecimento desconfortvel ou at mesmo dramtico, pensar: Isto no faz parte da minha realidade, participo na construo harmoniosa da minha vida. Pode ser necessrio utilizar uma das duas frases sua escolha, pondo uma tnica de deciso firme: Agora volto a entrar na minha via do cada vez melhor, ou Desenvolve-se em mim a confiana. O uso destas afirmaes permite atitudes mentais que geram uma vibrao interior mais serena, um dialogo interior conscincia/mental mais adaptado aquisio de uma nova forma de ver a vida, e por isso de ser. Estas formulaes estimulam e desenvolvem o nimo interior que permite que se instale o equilbrio psico-emocional. assim que se ultrapassam reaces antigas.

2 Sempre que tenha oportunidade, respire profunda e lentamente, sem forar, sentindo o movimento interior dos pulmes. um exerccio simples, de abertura do 7 e 4 chacras, que liberta toxinas, melhora o ritmo cardaco e estimula o sistema imunitrio. Existem imensas ocasies para praticar este exerccio de respirao: durante a leitura, em frente ao computador, no trajecto para o trabalho e de volta para casa, a ver televiso, estendido ao sol, durante um intervalo para o caf e mesmo quando est a beblo. No seu quotidiano certamente encontrar ainda outras ocasies. medida que os dias vo passando, a melhoria do ritmo cardaco processa-se naturalmente.

INTRODUO LISTA DAS DESCULPAS ESFARRAPADAS


A ideia em estabelecer esta lista surgiu em seminrio para servir de exerccio de avaliao prpria sinceridade. A quem diga que no minta, s omita. Quem assim pensar est equivocado. Colhemos o que semeamos. Omitindo faz que os outros omitam-nos informaes que nos podem ser preciosas. Esconder a insegurana em comportamentos autoritrios atrai comportamentos autoritrios da parte de outros para connosco. Considerar-se vtima da vida, atrai dificuldades e agressividades. E assim sucessivamente. No sei porque ele, ou ela, no gosta de mim: repare no tipo de sentimento que tem acerca dessa pessoa. Caso denigramos a empresa onde trabalhamos e o tipo de trabalho que temos s para sobrevivermos, no de admirar que, caso comece a haver despedimento sermos os primeiros a ser convidado a sair. A leitura tranquila desta lista de um grande um efeito psicolgico. Seja sincero/a, ningum sabe o que se est a passar na sua cabea, agora. No entanto ateno! A verdade vem sempre ao de cima, na altura que menos nos convm. Quem no passou por isso!

DESCULPAS QUE S SERVEM PARA DESPERDIAR A FORA DE DECISO INTERIOR, PORQUE ERRADAS
Isto nunca aconteceu, no possvel necessrio ter uma cunha para... No tenho as qualificaes necessrias No sou capaz No devo ser capaz A educao que me foi dada no permite J trabalhei o suficiente (dizem os reformados) A religio em que acredito no me deixa Se eu fosse independente Se eu fosse rico Se no tivesse filhos Se fosse mais nova Se tivesse mais experincia no terreno Se tivesse estudado mais Se no estivesse estudado tanto anos Se tivesse o apoio da famlia Se a famlia no me fizesse tanta presso Se no tivesse que apoiar tanto a famlia Se tivesse um scio como deve ser Se no tivesse scio

No me parece estar altura para Se tivesse mais tempo Se fosse mais rpido Se fosse mais velho/a Se fosse melhor organizado/a impossvel No acredito preciso acreditar para acontecer No sou capaz de acreditar As coisas boas s acontecem aos outros Nunca funciona que possvel, embora tenha este sonho/desejo/intuio No sou conhecido/a No tenho nome na praa O meu currculo acadmico fraco No tenho currculo nisso Nunca fiz isso No arranjo um scio Se tivesse muito dinheiro Se ganhasse o Euromilhes No me sinto pronto/a para Se o meu Pai fosse vivo Se a minha Me ainda c estivesse Se tivesse tido outro tipo de Pai

Se tivesse tido outro tipo de Me Se tivesse tido menos proteco da famlia Se a famlia me tivesse ajudado Se tivesse tido outro tipo de professores Se tivesse havido mais disciplina em casa Se no tivesse havido uma disciplina to cerrada em casa por causa do perodo pr-menstrual. por estar em menopausa que no consigo. Se vocs estivessem na minha situao, entendiam No h ningum que esteja na situao que estou Se tivesse ajuda para Se no fosse a crise Com esta crise, no posso Nunca me ensinaram Estou atrasado por causa do trnsito Esqueci-me Eu no me esqueci, tu que no me disseste Se tivesse ajuda para Isso nunca foi feito No fiz por causa dos filhos. No posso por causa do meu marido/da minha mulher No me parece que vale a pena fazer. O meu marido/mulher/filhos/pai/me no acreditam que sou capaz

E agora junte algumas suas. Arranjar desculpas deste gnero tem o efeito de retardar o alargar dos nossos horizontes.

Complemento ao programa
Consultar os outros documentos na sugeridos no site: http://www.christianeaguas.com/programas.html

Anda mungkin juga menyukai