Anda di halaman 1dari 11

Captulo 1

Conjuntos Numricos
Definio de Conjuntos Numricos Ao agrupamento de elementos com caractersticas semelhantes damos o nome de conjunto. Quando estes elementos so nmeros, tais conjuntos so denominados conjuntos numricos. Neste tpico estudaremos os cinco conjuntos numricos fundamentais, que so os conjuntos numricos mais amplamente utilizados.
I) Nmeros Naturais N = { 0 , 1 , 2 , 3 , ... } II) Nmeros Inteiros

So todos os nmeros que pertencem ao conjunto dos Naturais mais os seus respectivos opostos (negativos). So representados pela letra Z: Z = { -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, } O conjunto dos inteiros possui alguns subconjuntos, eles so: - Inteiros no negativos So todos os nmeros inteiros que no so negativos. Logo percebemos que este conjunto igual ao conjunto dos nmeros naturais. representado por Z+: Z+ = {0,1,2,3,4,5,6, } - Inteiros no positivos So todos os nmeros inteiros que no so positivos. representado por Z-: Z- = {, -5, -4, -3, -2, -1, 0} - Inteiros no negativos e no-nulos o conjunto Z+ excluindo o zero. Representa-se esse subconjunto por Z*+: Z*+ = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, } Z*+ = N* - Inteiros no positivos e no nulos So todos os nmeros do conjunto Z- excluindo o zero. Representa-se por Z*-.

Z*- = { -4, -3, -2, -1}

III) Nmeros Racionais - So aqueles que podem ser expressos na forma a/b, onde a e b so inteiros quaisquer, com b diferente de 0. Q ={x/x = a/b com a e b pertencentes a Z com b diferente de 0 } Assim como exemplo podemos citar o 1/2 , 1 , 2,5 ,... -Nmeros decimais exatos so racionais Pois 0,1 = 1/10 2,3 = 23/10 ... - Nmeros decimais peridicos so racionais. 0,1111... = 1/9 0,3232 ...= 32/99 2,3333 ...= 21/9 0,2111 ...= 19/90 IV) Nmeros Irracionais - So aqueles que no podem ser expressos na forma a/b, com a e b inteiros e b diferente de 0. -So compostos por dzimas infinitas no peridicas. Exs:

V) Nmeros Reais - formado por todos os conjuntos citados anteriormente (unio do conjunto dos racionais com os irracionais). Representado pela letra R. Resumindo:

Dzimas peridicas
Dentro dos nmeros racionais, temos as dzimas peridicas.
H fraes que no possuem representaes decimal exata. Por exemplo:

Aos numerais decimais em que h repetio peridica e infinita de um ou mais algarismos, d-se o nome de numerais decimais peridicos ou dzimas peridicas. Numa dzima peridica, o algarismo ou algarismos que se repetem infinitamente, constituem o perodo dessa dzima. As dzimas classificam-se em dzimas peridicas simples e dzimas peridicas compostas. Exemplos:

(perodo: 3) (perodo: 5)

(perodo: 12)

So dzimas peridicas simples, uma vez que o perodo apresenta-se logo aps a vrgula.

Perodo: 2 Parte no peridica: 0

Perodo: 4 Perodo no peridica: 15

Perodo: 23 Parte no peridica: 1

So dzimas peridicas compostas, uma vez que entre o perodo e a vrgula existe uma parte no peridica. Observaes:

Consideramos parte no peridica de uma dzima o termo situado entre vrgulas e o perodo. Exclumos portanto da parte no peridica o inteiro. Podemos representar uma dzima peridica das seguintes maneiras:

Geratriz de uma dzima peridica


possvel determinar a frao (nmero racional) que deu origem a uma dzima peridica. Denominamos esta frao de geratriz da dzima peridica. Procedimentos para determinao da geratriz de uma dzima: Dzima simples A geratriz de uma dzima simples uma frao que tem para numerador o perodo e para denominador tantos noves quantos forem os algarismos do perodo. Exemplos:

Dizima A geratriz de uma dzima composta uma frao da forma , onde

composta

n a parte no peridica seguida do perodo, menos a parte no peridica. d tantos noves quantos forem os algarismos do perodo seguidos de tantos zeros quantos forem os algarismos da parte no peridica. Exemplos:

a)

b) c)1,351351...= =

d) 1,4303030...=

e)2,14272727...=

Revendo a teoria dos conjuntos


Smbolos lgicos uma forma mais simples e resumida de representar a linguagem matemtica com auxlio de smbolos.

Smbolo lgico

Leitura Existe pelo menos um x No existe x algum Para todo x ou qualquer que seja x Tal que implica Equivalente ou se somente se igual diferente Pertinncia

/ =

l-se a pertence a A. l-se a no pertence a B. Exemplo: Dado o conjunto A={0,1,2,3,4,...}, temos: 3

e -3

A Representao

Um conjunto pode ser representado entre chaves de duas maneiras: por extenso, enumerando elemento por elemento ou abreviadamente, destacando uma propriedade comum apenas aos seus elementos. Exemplo:

Os elementos do conjunto A so divisores positivos de 24. A representao entre chaves pode ser feita: Por extenso: A= {1,2,3,4,6,8,12,24} ou Abreviadamente: A={x/x divisor positivo de 24} Diagrama de Venn
Esse mtodo consiste basicamente em crculos que possuem a propriedade de representar relaes entre conjuntos numricos. Exemplo: Seja o conjunto A={1,2,3,4,5,6}, temos:

Reunio ou unio
Unio de Conjuntos: dados os conjuntos A e B, define-se como unio dos conjuntos A e B ao conjunto representado por A U B, formado por todos os elementos pertencentes a A ou B, ou seja: AUB l-se A unio B

O nmero de elementos da unio de dois conjuntos igual soma do nmero de elementos de cada conjunto, menos a quantidade de elementos repetidos. Sendo A=(1,2,5) e B=(7,8,9), obtenha A U B: A U B=(1,2,5,7,8,9)

Observe que todos elementos de A e todos os elementos de B esto em A U B:

Interseco
Interseco de Conjuntos: dados os conjuntos A e B, define-se como interseco dos conjuntos A e B ao conjunto representado por , formado por todos os elementos pertencentes a A e B, simultaneamente, ou seja:

A Smbolos U = unio = interseco

Conjunto vazio Conjunto vazio o conjunto que no possui elemento. ou { } Exemplo: Dados os conjuntos A=(0,-2,-4) e B=(2,3,4), temos: A B= l-se: conjunto vazio.

Intervalos reais
Sendo a e b dois nmeros reais, com a < b, temos os seguintes subconjuntos de R chamados intervalos. Intervalo fechado nos extremos a e b: =

Exemplo:

[1,5]=

Intervalo fechado em a e aberto em b:

Exemplo:

[1,5[ =

Intervalo aberto em a e fechado em b:

Exemplo:

]1,5]=

Intervalo aberto em a e b:

Exemplo:

]1,5[ =

Temos tambm:

={

]-

={

Unio e interseco de intervalos


Aplicamos as definies de unio e interseco de conjuntos na representao grfica dos intervalos, projetando-os num mesmo eixo. Exemplos: Sejam os intervalos ]-2,1] e [ o, 3]: a) ]-2,1] U [0,3]

]-2,1] U [0,3]= ]-2,3] ou

b) ]-2,1]

[0,3]

]-2,1]

[0,3]= [0,1] ou

Anda mungkin juga menyukai