Anda di halaman 1dari 5

Cursos em Ecologia UFBA 2007 Comunicao Animal

Profs.: Alice Torres e Aline Carmo Apostila 2 As questes respondidas por animais atravs de sinais O tamanho do repertrio de sinais requerido por uma espcie estabelecido pelo nmero de questes que seus membros perguntam e o nmero de respostas possveis para cada uma delas. As questes podem ser divididas em trs categorias principais. Note que os sinais correspondentes podem no ser to facilmente subdivididos: um dado sinal pode fornecer informaes acerca de questes de todas as categorias simultaneamente. A primeira categoria de questes relaciona-se com a identidade do emissor: qual indivduo est presente, e a que espcie, grupo social, e classe etria ele pertence? A segunda categoria de questes relaciona-se localizao do emissor: qual a sua distncia, altitude e ngulo relativo ao receptor? Esta localizao fica dentro ou fora dos limites de algum territrio defendido? Fica prxima ao ninho? E a categoria final abrange questes que so especficas de contextos particulares. Conhecer o contexto no qual a comunicao ocorre ajuda a identificar a provvel questo com a qual o receptor se confrontar, o grau em que outras fontes secundrias de informaes e comportamentos tticos afetaro a deciso do receptor, os custos e benefcios da comunicao, e a probabilidade desta comunicao ser honesta. Distinguiremos sete contextos gerais:

Resoluo de conflitos Sinais produzidos neste contexto ajudam a resolver questes surgidas durante encontros usualmente chamados de agressivos entre animais. sinais agonsticos. Em Eles so muitas

circunstncias, violncia escalonada sobre a posse de um parceiro ou comodidade so menos adaptativos do que uma troca de ameaas e sinais de submisso. Sinais agonsticos fornecem informaes sobre as provveis intenes e graus de comprometimento de seus emissores. Eles podem ainda fornecer informaes sobre a habilidade relativa de luta que tal escalada de violncia poderia requerer. A resoluo do conflito usualmente ocorre em distncias curtas entre emissor e receptor. Emissores so mais propensos a exibir aes com funes tticas e sinalizadoras e os receptores so mais propensos a tomar decises baseados nas informaes de todas as possveis fontes secundrias. Defesa de territrio Assim como o estabelecimento de um territrio inicialmente envolve resoluo de conflito com seus sinais de curto alcance associados, a manuteno e defesa do territrio trazem tona diferentes questes que exigiro uma srie de sinais de longo alcance. Sinais territoriais so ento menos propensos a incluir componentes tticos dos emissores e so mais determinantes nas decises dos receptores. Eles indicam a presena de um dono do territrio numa dada localizao, demarcam as fronteiras do territrio e normalmente incluem informao concomitante sobre a identidade de localizao do dono.

Interaes sexuais Sinais sexuais mediam um processo que tem dois passos: os sinais de atrao de parceiro fornecem informaes sobre a localizao e a disponibilidade, o que permite a membros dos dois sexos encontrar e abordar um ao outro, enquanto sinais de corte determinam se o subsequente acasalamento realmente ocorrer e efetuam sua coordenao. potencial. Esta Em algum dos dois estgios, a interao pode estar ligada proviso de poder ser quebrada se uma das partes rejeitar a outra como parceiro seletividade informaes sobre a identidade especfica, idade ou fentipo durante a interao. Como os sinais de atrao de parceiros so usualmente emitidos enquanto macho e fmea esto distantes um do outro, a seletividade neste estgio pode depender unicamente da informao obtida atravs do sinal. A seletividade durante o estgio de corte, quando macho e fmea esto prximos, envolver com freqncia fontes adicionais alm de sinais, e os emissores so mais propensos a combinar tticas com sinais nas mesmas aes. Alguns sinais sexuais so emitidos apenas aps o acasalamento: displays ps-copulatrios por um dos dois sexos so conhecidos para patos, morcegos e alguns smios, enquanto que ambos os membros podem exibir um display em gansos e cisnes. Interaes entre pais e crias Normalmente, existem sinais especficos trocados entre pais e suas crias. Por exemplo, os pais anunciam sua inteno de fornecer alimento s crias, e as crias comunicam seu atual estado nutricional aos pais. Sinais entre pais e crias normalmente requerem informaes concorrentes sobre identidade e localizao dos emissores. O espao entre emissores e receptores para este tipo de sinalizao varia amplamente entre espcies, situao do ninho e idade da cria. 3

Integrao social Muitos sinais so usados para coordenar as atividades do animal dentro de seu grupo social. A maioria deles usada em pequena abrangncia espacial. Sinais especiais so utilizados para sincronizar o vo de muitas espcies de pssaros, e chamados durante o vo podem direcionar os movimentos uma vez no ar. Muitos vertebrados produzem sinais de curto alcance e baixa intensidade para manter o espaamento e coeso durante o forrageamento. Sinais de recrutamento podem ser utilizados para reduzir a distncia entre membros do grupo. Cumprimentos e outros sinais afiliativos so freqentemente trocados quando membros do grupo chegam a um local comum. Contextos ambientais Alguns sinais fornecem informaes aos coespecficos sobre as condies externas do emissor ou do receptor, ou envolvem trocas entre organismos de diferentes nveis trficos. Sinais de alarme indicam a presena de predadores ou outras ameaas, enquanto sinais sobre alimentos alertam coespecficos para a presena de um recurso alimentar compartilhvel. Animais podem ainda emitir sinais pretendendo desencorajar o ataque de seus predadores, ou para atrair predadores de seus predadores. A distncia entre emissor e receptor em sinais ambientais pode variar bastante.

Autocomunicao

Neste tipo de comunicao, o animal usa a diferena entre as diferentes verses de seus sinais emitidos e recebidos para extrair informaes sobre as condies ambientais. Exemplos incluem a ecolocalizao que vrias espcies utilizam (peixes, morcegos, etc.) Dadas as limitaes fsicas, praticamente todos so sinais de curto alcance. Apesar da natureza desta troca parecer bastante diversa das trocas entre diferentes indivduos, a autocomunicao envolve muitas das limitaes da heterocomunicao.

Consideraes finais Na prtica, animais normalmente fazem uma certa economia informando vrias questes atravs de um mesmo sinal. Sinais que lidam com mltiplas questes so chamados de sinais compostos. As respostas a questes sobre identidade, localizao e um contexto especfico so normalmente independentes uns dos outros, e sinais compostos freqentemente fornecem respostas a todas as trs questes ao mesmo tempo. Como contextos alternativos so normalmente exclusivos, menos provvel que sinais compostos lidem com questes relevantes a mais de um contexto. Entretanto, h excees notveis. Por exemplo, o canto de um pssaro macho ou a marcao de odor de um mamfero macho pode mediar concorrentemente tanto defesa territorial contra outros machos, como atrao a fmeas. A questo respondida depender, desta forma, do sexo do receptor.

Anda mungkin juga menyukai