Anda di halaman 1dari 31

Estrutura e Propriedades da Matria

Propriedades Mecnicas: aula TP

Engenharia Mecnica Cristina Louro

Sumrio:
Propriedades Mecnicas
Ensaio de traco uniaxial. Definio de tenso e de deformao. Lei de Hooke e mdulo de elasticidade (ou de Young). Resistncia traco, tenso limite de elasticidade e tenso de rotura. Definio de tenacidade e ductilidade.

Problemas

Ensaio de Traco:
Objectivo: avaliar a resistncia mecnica dos materiais Modo: - aplicao de uma carga uniaxial crescente de traco em provetes padronizados ; -mede-se a variao de comprimento em funo da carga aplicada; -ensaio efectuado, normalmente, a velocidade constante de deslocamento (deformao).

A mquina de ensaio pode ser mecnica ou hidralica, com uma parte fixa e outra mvel, responsvel pela aplicao de carga uniaxial

No ensaio de traco, uma amostra do material (corpo de prova) submetida a um esforo longitudinal. O corpo de prova tem dimenses padronizadas definidas por normas. As extremidades recebem garras do equipamento de medio. A figura seguinte mostra um arranjo bsico, apenas ilustrativo e sem escalas.

(a) Na condio inicial, a parte central tem um comprimento L0 e rea transversal S0.

(b) a cada valor de fora aplicada F, corresponde uma deformao L do corpo.

(c) Continuando o aumento da fora F, chega-se ao ponto de ruptura do material, finalizando o ensaio.

Em princpio, seria possvel estudar a relao F (fora) versus L (alongamento), mas o resultado ficaria dependente do material e das dimenses do corpo de prova. Para obter resultados dependentes apenas do material, so usadas grandezas relativas.

Tenso de engenharia

F S0

S.I. (N/m2) ou Pa Nota 106 = MPa e 109 = GPa

Deformao de engenharia

L = L0
Curva de engenharia

Curva - (liga de Al):


Resistncia traco

Resistncia traco Tenso de rotura Tenso limite de elasticidade (0,2% da deformao)

= E
E
Mdulo de Elasticidade ou Mdulo de Young (declive da recta correspondente ao domnio elstico)

rea inicial rea final

Ductilidade

rea inicial

Ductilidade

Maior deformao plstica

Maior ductilidade
rea total abaixo da curva = medida de tenacidade

d
0
Medida de ductilidade

Capacidade ou energia absorvida at fractura Importante para projectos com deformao plstica

O material frgil tem maior tenso limite elstico e maior resistncia. No entanto, tem menor tenacidade devido falta de ductilidade (rea sob a curva correspondente muito menor)

Resumo da curva - e propriedades:

Regio elstica (deformao reversvel) e regio plstica (deformao irreversvel) Mdulo de elasticidade (derivada da curva na regio elstica (linear)) Tenso limite de elasticidade (define a transio entre regio elstica e plstica (tenso que gera uma deformao residual de 0,2%)) Resistncia traco (tenso mxima na curva - de engenharia) Ductilidade (capacidade de deformao plstica sem ocorrer rotura) Resilincia (capacidade de absorver e desenvolver energia mecnica (rea sob a regio linear) Tenacidade (capacidade de absorver energia mecnica at fractura (rea sob a curva at fractura)

Mdulo de Young ou de elasticidade, E

- Considerado a rigidez do material (maior E, maior a rigidez) -Representa as foras de ligao interatmicas (maior fora, maior E) -Maiores valores de E: cermicos > metais > polmeros -Menores valores de E com o aumento de T

Mtodo da tangente

Mtodo da secante (0,2% ou 1%)

Tenso limite de elasticidade, y

- Envolve mecanismo de movimento de deslocaes -Envolve escorregamento de planos atmicos -Pode ser facilmente identificado ou no -Nos casos ntidos (pico superior-inferior-constncia)

Como no existe um limite claro entre as regies elstica e plstica, convencionou-se como tenso y aquela que, aps liberada, origina uma pequena deformao residual:

Mdulo de Resilincia, Ur -Mede a capacidade de um material absorver energia quando este deformado elasticamente e depois, com o descarregamento, recuperar essa energia

U r = ( )d
0

1 U r y y 2 2E
Mdulo de Resilincia

y2

Materiais resilientes so aqueles que tm alto limite de elasticidade e baixo mdulo de elasticidade (como os materiais utilizados para molas).

Mdulo de Tenacidade, UT

a medida da energia absorvida durante a fractura. Area da curva tenso-deformao, tendo como unidades energia por unidade de volume

UT ut %EL
ou

UT

y + ut
2

%EL

A tenacidade fratura uma propriedade indicativa da resistncia do material fractura quando este possui uma trinca.

Curvas tpicas de materiais metlicos:

(a) curva tpica para aos de alta resistncia. (b) curva para aos de baixo / mdio carbono. (c) curva tpica para ferros fundidos cinzentos. (d) curvas tpicas de materiais bastante maleveis como cobre.

Curvas tpicas de outros materiais :

CERMICOS

COMPSITOS

POLMEROS

Exemplo 1:
Uma pea em cobre, com 305 mm de comprimento, traccionada com uma tenso de 276 GPa . Se a deformao for totalmente elstica, qual ser o alongamento? E Cu = 11x104 MPa

Lei de Hooke

Deformao

Exemplo 2:
Um cilindro de lato (liga Cu-Zn) com um dimetro de 10 mm traccionado ao longo do seu eixo. Qual a fora necessria, no regime elstico, para originar uma mudana de 2,5 m no valor do dimetro? E lato = 10,1 MPa; coef. Poisson, = 0,35
Quando se tracciona ou comprime um slido, alm da dimenso segundo a direco de aplicao das foras variar, tambm a prpria seco transversal varia. Em traco a seco transversal diminui e em compresso aumenta. A relao entre a variao das trs dimenses denomina-se por coeficiente de Poisson ().

l = L / Lo t = D / Do

= -transversal / longitudinal

Exemplo 3:
Um provete cilndrico em ao, com dimetro inicial de 12,8 mm, foi sujeito a ensaio de traco uniaxial at fractura cujo valor de tenso (de engenharia) foi de 460MPa . Sabendo que o dimetro final ( fractura) era de 10,7 mm, determine: a) A ductilidade do material; b) A tenso real de fractura.

% alongamento = L / Lo * 100 Ductilidade % reduo de rea = A/ Ao * 100 = 30%

sendo Ao = 128,7 mm2 e eng = 460x106 Pa = 660 MPa

F = 59,2 N

Exemplo 4:
As curvas de tenso-deformao obtidas para 3 materiais diferentes (A, B e C) em ensaios de traco normalizados temperatura ambiente esto representadas na figura 1. a) Se atirar uma bola contra uma janela, qual das evolues representa o comportamento da janela de vidro? Justifique b) Indique para cada material as correspondentes zonas de deformao elstica e plstica. c) Determine o mdulo de elasticidade (E) para cada material. d) Qual o material mais resistente? Justifique. e) Qual o material mais macio? Justifique. f) Qual o material mais frgil? Justifique. g) Qual o material mais tenaz? Justifique.

FIGURA 1

Exemplo 5:
O andamento das curvas de tenso-deformao dos materiais A e B da figura 1, mostra que existe um decrscimo da tenso aps ter sido atingido um valor mximo de tenso. Este comportamento significa que os materiais se tornaram macios? Justifique.

No !

A curva - obtida experimentalmente denominada curva - de engenharia Esta curva passa por um mximo de tenso, parecendo indicar que, a partir deste valor, o material torna-se mais fraco, o que no verdade ! Este andamento uma consequncia da estrico, que concentra o esforo numa rea menor Pode corrigir-se este efeito tendo em conta a diminuio da rea, obtendo-se assim a curva - real

Metais

Polimeros

A formao de estrico nos materiais polimricos, no estvel como nos metais, alastrando a todo o provete antes da fractura

Ensaio de Traco:

Tenso real

Deformao real

Exemplo 6:
a) Esboce as curvas tenso-deformao obtidas num ensaio de traco para o Cu puro e para as ligas Cu-10Ni e Cu-30Ni b) Discuta o efeito da adio do Ni nas propriedades mecnicas das ligas Cu-Ni.

1 Mdulo de Elasticidade: Comparando os valores de E fornecidos, verifica-se que a adio de Ni aumenta a rigidez . Tal pode ser explicado pelo aumento das foras de ligao entre os tomos na estrutura CFC das ligas.

2 Resistncia e Ductilidade: Os tomos de Ni originam uma deformao pontual na estrutura CFC do Cu e como rNi< rCu, causam tenses de traco. Estes campos de tenso podem anular os de compresso associados s deslocaes, ancorando as deslocaes. Assim, para ocorrer deformao plstica necessrio fornecer fora no s para deslocar e criar novas deslocaes mas tambm para livr-las das ancoras que so os tomos de soluto (Ni). Logo, quanto maior a quantidade de Ni, maior a dificuldade para mover as deslocaes e portanto para que ocorra deformao plstica. Deste modo o aumento: 0-10-30%Ni leva ao aumento da resistncia e diminuio da ductilidade.

FIGURA 2

Exemplo 7:
Uma liga metlica foi ensaiada em traco tendo-se obtido a evoluo representada na figura 2. Atendendo a que Lo = 50,8 mm e Do = 5 mm, calcule: a) O mdulo de elasticidade do material b) A tenso nominal aplicada para uma deformao de 5,9% c) As componentes elsticas e plsticas da deformao nesse mesmo ponto d) As deformaes mximas uniformes, nominal e real e) A resistncia traco nominal e real f) A tenso limite de elasticidade g) A tenso de rotura.

FIGURA 3

a)
Por leitura: F = 0,9 kN L = 0,03 mm E = 77711,86 MPa = 77,71 GPa

b)
= 5,9 % = 0,059

L = 2,99 mm

F = 5,5 kN

c)
= 5,9 % elstica = 3,6x10-3 = 0,36%

plstica = 5,9-0,36 = 5,54%

d)
Por leitura: F = 6,8 kN L = 7,8 mm Deformao nominal

e)
Por leitura: F = 6,8 kN

f)
= 0,2% = 0,002 L = 0,1 mm F = 4,3 kN

g)

Anda mungkin juga menyukai