Anda di halaman 1dari 33

Histria do violo

O violo um instrumento muito antigo que por sua vez teve muitos ancestrais, porm no existem dados decisivos sobre a origem do Violo. Sabe-se que, na Europa, no sculo no sculo VII, havia indcios de uma espcie de violo, parecido com o que ele hoje. Segundo a arqueloga Kathleen Schessinger, este instrumento veio de sucessivas modificaes da Ctara: instrumento de cordas mais antigo que se conhece e que se acredita derivar da Lira. H os que defendem que ele derivado do alade Caldeu Assrio, porque todos os instrumentos em caixa de ressonncia, braos e trastos encontrados nas Civilizaes mais remotas so alade e seus derivados. A palavra guitarra, que chamamos de violo, deriva do grego khitarra e em latim cithara, ento, segundo alguns historiadores, a ctara o instrumento que serviu de base para o violo. A nica coisa que se tem certeza que seu grande desenvolvimento aconteceu na Espanha. Apesar de ingleses, franceses, italianos e outros tantos povos fabricarem violes, nenhum era to bom (na poca) quanto o violo espanhol. Na cidade de San Sebastian de Almeira, surgiu um carpinteiro que iria ser o marco na construo de violes clssicos: Antnio Torres Jurado (1817 - 1910). Torres se tornou mundialmente conhecido graas a qualidade de seus instrumentos. Andr Segvia, considerado um dos maiores violonistas do mundo, elevou muito este instrumento e o colocou entre os de maior valor, inclusive como instrumento de solo nas maiores orquestras do mundo.

Solo
Solo quando o instrumentista executa uma msica atravs de partitura ou qualquer outro meio, tocando uma nota por vez sucessivamente.

Acompanhamento
Acompanhamento quando o instrumentista usa acordes para
acompanhar o solista ou a vocalizao da msica a ser executada.

Anatomia do Violo
Assim como o Pedreiro precisa conhecer suas ferramentas com preciso para executar seus servios tambm, O Violonista precisa e deve conhecer bem o seu instrumento musical, como se tal, fosse uma extenso de seu corpo. Ento vamos a elas:

Tambm de suma importncia que O Instrumentista saiba o nome de cada corda do Violo e posteriormente a localizao exata de cada nota pelo brao do mesmo. Nomenclatura das cordas:

(Lembrando que do grave para o agudo ou da 6 para a 1)


Bordes 6 Mi 5 La 4 Re
2

Primas 3 Sol 2 Si 1 Mi

Msica o que ?
Muitas vezes dizemos que msica apenas um rudo ou um simples barulho, mas, msica uma arte que feita de Cinco estruturas bsicas, que so:
MELODIA, HARMONIA, RITMO, ALTURA e INTENSIDADE.

Em outras palavras:
Msica a arte de expressar sentimentos atravs de sons ou melodias Ex: se a msica for calma conseqentemente ela trar paz para o ouvinte.

Agora caso a mesma seja de carter forte e pesado ela at pode em certas propores levar o ouvinte a inquietao e at a agressividade (...)

HARMONIA: Harmonia a combinao simultnea dos sons (ex: os


acordes que por sua vez possuem vrias notas tocadas juntas) e assim produzem um som agradvel aos ouvidos.

MELODIA: a combinao individual dos sons neste caso uma nota


tocada por vez, um bom exemplo de melodia um solo musical que por sua vez possui varias notas tocadas sucessivamente.

RITMO: Refere-se ao andamento, ou a batida da musica (Bossa Nova,


Pagode, Blues, Sertanejo, Valsa, Dedilhado, Reggae...) so alguns dos vrios ritmos existentes no planeta.

DURAO: Refere-se ao comeo at o termino da msica. INTENSIDADE: Refere-se ao som ser mais forte ou mais fraco e uma
propriedade mui utilizada e altamente respeitada em musica clssica.

TIMBRE: So a propriedade que se permite distinguir os sons, geralmente


por graves mdios e agudos.

ALTURA: a propriedade de o som ser mais grave ou mais agudo.


3

Conselho aos alunos


Ao que no conhece a msica eu diria: Voc por enquanto no estudou a teoria musical, mas quem sabe, tem a alma de um talentoso artista! Seja paciente e no se afobe como aquele lavrador que planta hoje e j quer colher amanh. Voc talvez se pergunte se realmente necessrio aprender teoria musical. Ora, uma partitura musical como uma carta preciso ler a mensagem que traz. Se o seu professor insiste em que voc aprenda as notas, no resista que isto ser para o seu bem bastando somente ser paciente, estudioso, persistente e, sobretudo, acreditar em si mesmo. Enfim, se voc conhece teoria musical e noes de Harmonia, aconselho o seguinte: possvel que no se contente apenas com o que est escrito e queira ir alm. Comee ento a melhorar os arranjos, a criar. Para isto, ressalto mais uma vez que o domnio completo da Teoria que lhe dar possibilidades de tornar-se um bom Violonista, Guitarrista & Msico. Este domnio a chave e o segredo de seu progresso. Com ele voc poder criar variaes mais importantes, enriquecer a melodia e os acordes com notas dissonantes, com ritmos mais variados, contracantos, arpejos, variaes meldicas, cromticas, etc. Esta a razo porque aos Violonistas e Guitarristas profissionais. Para eles no h muitos segredos na msica so verdadeiros artistas enriquecendo suas peas com uma infinidade de acordes dissonantes, harmonizaes maravilhosas e ritmos criados por eles mesmos. Voc poder ser um deles. O SEGREDO O ESTUDO!!

So Paulo 25/10/03

Pra no dizer que no falei das flores Ritmo


P

P I

Tonalidade original nos respectivos acordes: (Fm & D#).

Introduo & Acordes sugeridos: (Am G) x6 (Am G)


Caminhando e cantando e seguindo a cano Somos todos iguais braos dados ou no Nas escolas nas ruas, campos, construes Caminhando e cantando e seguindo a cano Refro:

(Am G)
Vem, vamos embora, que esperar no saber | x2 Quem sabe faz hora, no espera acontecer |

(Am G)
Pelos campos h fome em grandes plantaes Pelas ruas marchando indecisos cordes Ainda fazem da flor seu mais forte refro E acreditam nas flores vencendo o canho Refro

(Am G)
H soldados armados, amados ou no Quase todos perdidos de armas na mo Nos quartis lhes ensinam uma antiga lio De morrer pela ptria e viver sem razo Refro

(Am G)
Nas escolas, nas ruas, campos, construes Somos todos soldados, armados ou no Caminhando e cantando e seguindo a cano Somos todos iguais braos dados ou no Os amores na mente, as flores no cho A certeza na frente, a histria na mo Caminhando e cantando e seguindo a cano Aprendendo e ensinando uma nova lio Refro x2

DICAS TEIS PARA O VIOLONISTA/GUITARRISTA


1 - No fazer os acordes com os olhos prximos aos dedos. 2 - No olhar prximo as cordas na hora da afinao. 3 - Manter a mo esquerda com as unhas bem aparadas, mas, a mo direita com um pouco de unha (acima do nvel da carne) para executar belos dedilhados. 4 - Evitar curvar muito o pescoo para baixo na hora que estiver tocando, isso evitara futuras complicaes na coluna. 5 - Evitar tenses em ambas as mos (antes de comear faa exerccios e alongamentos). O BRAO DO VIOLO/GUITARRA Corresponde a 1 corda Mi Corresponde a 2 corda Si Corresponde a 3 corda Sol

Corresponde a 4 corda R

Correspondem a 5 e 6 corda(s) L e Mi

Obs.: As linhas verticais ( | ), correspondem s cordas do violo, j as horizontais, ( - ) correspondem s casas do Instrumento. O posicionamento das mos e seu uso correto so essenciais, lembrando que: O Polegar se firma atrs do brao do instrumento com firmeza deixando assim a mo em forma de arco para melhor desempenho dos dedos.

Nomenclatura dos dedos (mo esq)


Polegar: dedo 0 (a principio se apia no brao) Indicador: dedo 1 Mdio: dedo 2 Anelar: dedo 3 Mnimo: dedo 4

Nomenclatura mo direita
Polegar: P Indicador: I Mdio: M Anelar: A Mnimo: M2 (Raramente utilizado)

Exerccios De Aquecimento/Tcnica A 1234 1243 1342 1324 1432 1423 B 2134 2143 2341 2314 2413 2431 C 3124 3142 3241 3214 3412 3421 D 4123 4132 4231 4213 4312 4321

COMBINAES COM OS QUATRO DEDOS

Exerccios de Tcnica

A B C D E F G 12/4 1/34 123 234 1/23 12/3 1/2/3


OBS: Procure treinar os exerccios acima todos os dias no mnimo dez minutos e s passe para o prximo mdulo quando voc j estiver seguro no mdulo anterior. Procure estudar com calma e comece com um tempo bem lento, s depois que estiver seguro acelere o tempo. Estes exerccios tm como objetivo ajudar na coordenao motora.

Acidentes ou sinais de alterao


So basicamente dois os sinais de alterao que h na msica vamos a eles:

= Sustenido: Serve para aumentar a entoao da nota em tom. b = Bemol: Serve para abaixar a entoao da nota em tom.
Temos alguns adicionais que tambm podem ser teis durante nosso estudo so eles:

= Dobrado sustenido: Serve para aumentar a nota em 1 tom.


Ex: Do - Do (temos a distancia de tom) Do Do ou Do Re (temos 1 tom).

bb

= Dobrado bemol: Serve para abaixar a nota em 1 tom. = Bequadro:


anula o efeito de qualquer acidente (tanto quanto b) mesmo os

dobrados.

Obs.: Ensinar a leitura da extenso do brao do instrumento.


Dica: Procure notas de mesmo nome no brao do violo e execute-as uma aps a outra e com o tempo procure decora-las. Sistema de cifragem
Feita com a finalidade de tornar a leitura mais cmoda ao invs de escreverem a nota por extenso, resolveram criar uma maneira mais simples e melhor: a Cifra !

C = DO MAIOR D = RE MAIOR E = MI MAIOR F = F MAIOR G = SOL MAIOR A = L MAIOR B = SI MAIOR

Dica : Caso a Cifra esteja acompanhada por um (m) como: Cm ela corresponde a um acorde menor que neste caso e (Do menor) isto serve para todos os acordes.

Fio de Cabelo
Intro: B7 E B7 E E Quando a gente ama B7 E Qualquer coisa serve para relembrar P I P I P E7 Um vestido velho da mulher amada A Tem muito valor B7 E Aquele restinho do perfume dela que ficou no frasco Sobre a penteadeira B7 mostrando que o quarto E J foi o cenrio de um grande amor B7 E E hoje o que encontrei me deixou mais triste B7 Um pedacinho dela que existe A E Um fio de cabelo no meu palet B7 E Lembrei de tudo entre nosso amor vivido B7 Aquele fio de cabelo comprido A B7 E J esteve grudado em nosso suor SOLO: B7 E B7 E E Quando a gente ama B7 E E no vive junto da mulher amada Qualquer coisa toa E7 A um bom motivo pra gente chorar B7 Apagam-se as luzes ao chegar a hora E De ir para a cama B7 A gente comea a esperar por quem ama E Na impresso de que ela venha se deitar B7 E E hoje o que encontrei me deixou mais triste B7 Um pedacinho dela que existe A E Um fio de cabelo no meu palet B7 E

Ritmo

Lembrei de tudo entre nosso amor vivido B7 Aquele fio de cabelo comprido A B7 E J esteve grudado em nosso suor

Reviso
1 - Quantos so os acidentes musicais e para que servem?

2 - O que um som Enarmnico? Cite exemplos.

3 - O que Musica em sua opinio?

4 - Cite trs propriedades sonoras que caracterizam o som:

5 - O que Harmonia e o que Melodia? Cite exemplos.

5 - D a escrita em notas s cifras: C= Cm = D= Em = E= F= G#m = G= A= Abm= B=

Acordes Maiores

10

Semitons Diatnicos e Cromticos


Quando introduzimos as notas aumentadas ou diminudas em tom, formamos a ESCALA CROMTICA. Agora quando introduzimos as notas em tons inteiros e meios tons, no sucessivos, formamos a Escala Diatnica, um bom exemplo a escala menor e a Maior.

Tnica Do Do# Do Reb

2 Re

3 4 Re# Mi F F#

5 6 Sol Sol# L L#

7 8 Si Do

Re Mib Mi F Solb Sol Lab L Sib

Si Do

Obs.: Semitons diatnicos esto em Negrito, os demais (em itlico) so cromticos.

NOTAS: So smbolos utilizados para representar os sons no total so 7 notas mas, contando com os # e b (sentido descendente) so 12 no total. Os Intervalos que no possuem sinais de alterao (# e b) so, entre MI e SI que no possuem #. J os que no possuem b so DO e F como mostra o grfico acima.

Ex: modo correto: DO - Do#

Re - Re#

Mi

F - F#

Sol - Sol#

L - L#

Si ...

Notas enarmnicas so aquelas que possuem dois nomes, mas tem o mesmo som, Ex: L# - Sib , Mib Re# , Lab Sol # etc... melhor se definindo como uma nica nota com dois nomes

Obs.: ver mais exemplos de sons enarmnicos.

11 Knockin' On Heavens Door


Avril Version Tom: C
C G Dm

(Instrumental)
C G F

Oooohhh...
C C G G Dm F

Yeah yeah yeah yeah yeah yeah


C C C C G G G G F Dm F Dm

Mama take this badge of me I can't use it anymore It's getting dark too dark to see Feel like I'm knockin' on heaven's door
C C C C G G G G Dm F Dm F

Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door
C C C C G G G G F Dm F Dm

Mama put my guns in the ground I can't shoot them anymore That long black cloud is comin' down I feel like I'm knockin' on heaven's door
C C C C G G G G Dm F Dm F

Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door
C C C G G G Dm F Dm

Yeah yeah yeah Yeah yeah yeah Yeah yeah yeah

yeah yeah yeah

Verso do Guns
G D C

Oooohhh...
G G D D C C

Yeah yeah yeah yeah yeah yeah


G G G G D D D D C Am C Am

Mama take this badge from me I can't use it anymore It's getting dark too dark to see Feel like I'm knockin' on heaven's door
G G G G D D D D C C C C

Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door
G G G G D D D D C Am C Am

Mama put my guns in the ground I can't shoot them anymore That long black cloud is comin' down I feel like I'm knockin' on heaven's door
G G G G D D D D C C C C

Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door Knock-knock-knockin' on heaven's door
G G G D D D C C C

Yeah yeah yeah Yeah yeah yeah Yeah yeah yeah

12

TRADES MAIORES
As trades como sugere so acordes formados por trs sons por isso, o nome (trade). Ou em outras palavras so formadas por sobreposio de teras.

As trades so formadas pelos seguintes graus da escala:


Tnica, Tera e Quinta (I, II & III). Ex: F Maior (F, L, Do).

Quatro passos bsicos para achar as trades


1. Primeiramente devemos escrever da primeira nota at a sua oitava. 2. Lembrando que uma escala que pode haver (# ou b) para haver 1 ou tom. 3. Lembrando que a distancia de semitom (1/2) entre a 3 e 4 e 7 e 8. 4. Feito isso retira - se a Tnica a Tera e a Quinta.

Exemplo da formula: T
Do Re

3
Mi F

5
Sol L Si Do

S Trades dos acordes maiores


Do Mi Sol RE F# - L Mi Sol# - Si F L Do Sol Si Re L Do# - Mi Si Re# - F#

Obs.: T significa Tnica e o S em negrito correspondem a semitom ou tom.

13

Leitura dos Nmeros e Sinais


-2 2 2+ -3 3 3+ -4 4 4+ -5 5 5+ -6 6 6+ 7 7+ 8 Segunda menor Segunda Maior Segunda Aumentada Tera menor Tera Maior Tera Aumentada Quarta diminuta Quarta Justa Quarta Aumentada Quinta diminuta Quinta Justa Quinta Aumentada Sexta menor Sexta Maior Sexta Aumentada Stima menor Stima Maior Oitava Justa

1 1 1 2 2 2 2 3 3 3 4 4 4 5 5 5 6

Tom Tom Tom e Tom e Tons Tons e Tons Tons e Tons (...) Tons Tons e Tons Tons Tons e Tons Tons Tons e Tons

Obs.: Os intervalos em vermelho existem apenas teoricamente j que na pratica coincidem com outros mais usados. So eles: 2 + (segunda aumentada) = 3 - (tera menor) 3 + (tera aumentada) = 4 (quarta justa) 6 + (sexta aumentada) = 7 (stima menor) Exemplos de leitura: Em 6/7: Mi menor c/6 Maior e 7 menor B7+: Si Maior c/ 7 Maior B : Si Diminuto etc.

14

Cai a Noite
Intro.: (C9, G/B, G/Bb & D com arranjos)

Ritmo
D D4 Cai a noite na cidade D D9 Vinda de lugar nenhum D D4 E o dia vai embora D D9 Indo pra lugar algum D D4 No sentia fome D D9 No sentia frio D D4 Sentado num canto D D9 De um quarto vazio REFRO: | | | | | | | | | C G/B Quando a chuva cai G/Bb D Nas noites mais solitrias C G/B Lembre-se que sempre ...(2 estrofe) G/Bb D Estarei aqui

D D4 Sombras e pensamentos D D9 De um sonho s esperana D D4 Nas paredes ecoavam D D9 O silncio e a lembrana D D4 Entre ruas desertas D D9 Ele est s de passagem D D4 Da vertigem e tontura D D9 Surgiam todo tipo de imagen REPETE O REFRO 2X REPETE A INTRODUO (s arranjos) 1X Dm SE VIROU E ALCANOU O CU E A ULTIMA ESTRELA NADA DEIXAVA PASSAR TUDOLEMBRAVA ELA Refro 2X & Introduo

15

ESCALAS MAIORES E SUAS NOTAS Lembrando que s Do um acorde NATURAL PERFEITO, pois as notas que acompanham o mesmo no possuem nenhuma alterao em sua respectiva escala (alteraes como # e b).
8 DO RE MI F SOL L SI DO... RE MI FA# - SOL - L SI DO# MI F# - SOL# - LA SI DO# - RE # F SOL LA Sib DO RE MI SOL LA SI DO RE MI F# LA SI DO# - RE MI FA# - SOL# SI DO# - RE# - MI FA# - SOL# - LA#

TOTAL DE ACIDENTES NA ESCALA

Notas Do Re Mi F Sol La Si
16

Total de Acidentes 0# 2# 4# 1b 1# 3# 5#

Faz Parte Do Meu Show


Original tom abaixo Intro: C7+, Bb7+, C7+, F7+ C7+ Bb7+ Te pego na escola e encho tua bola com todo meu amor C7+ Bb7+ Te levo pr festa e testo teu sexo com ar de professor Ab7+ Db7+ Fao promessas malucas to curtas quanto um sonho bom Ab7+ Db7+ Se eu te escondo a verdade, baby, pr te proteger da solido C7+ Ab7+ C7+ Faz parte do meu show, faz parte do meu show, meu amor F7+

C7+ Bb7+ Confundo as tuas coxas com as de outras moas, te mostro toda a dor C7+ Bb7+ Te fao um filho, te dou outra vida pr te mostrar quem sou Ab7+ Db7+ Vago na lua deserta das pedras do Arpoador Ab7+ Db7+ Digo al ao inimigo, encontro um abrigo no peito do meu traidor C7+ Ab7+ C7+ Faz parte do meu show, faz parte do meu show, meu amor C7+ Ab7+ Eb7+ Lalaia laia laia laia laia la laia Ab7+ lala laia lala laia Bb7+ F7+

Ab7+ Db7+ Invento desculpas, provoco uma briga, digo que no estou Ab7+ Db7+ Vivo num clip sem nexo, um pierrot-retrocesso, meio bossa nova e rock'n roll C7+ Ab7+ C7+ Ab7+ Faz parte do meu show, faz parte do meu show, meu amor, meu amor, meu C7+... amor, meu amor... meu amor meu amor meu amor

17

18

19

20

AFINAO
Para o iniciante a afinao um dos fatores mais difceis no comeo do estudo, mas vamos aos seguintes passos: a afinao normal do violo e em E (Mi), mas podemos ter afinaes abaixo como Eb, D, e at C# o que j um pouco raro, geralmente a afinao e ou em Mi ou tom abaixo. Lembrem se tambm que a afinao padro do violo a partir da corda L que fica em uma freqncia de 440 Hertz em medidas sonoras. 1 PASSO PARA A AFINAO 1. Certifique se de que a corda La esteja afinada por um diapaso ou qualquer outro meio 2. Pressione a corda L na 5 casa para obter a nota R agora regule a corda R at os dois sons se igualarem ou ficarem unssonos 3. Pressione na 5 casa da corda Re e iguale o som com a corda Sol solta 4. Pressione na 4 casa da corda Sol e iguale com o som da corda Si 5. Pressione na 5 casa da corda SI e iguale com o som da corda mi 6. Agora para afinar o Mizo pressione na 7 casa da corda La e iguale o som, ou ento afine o Mizo com o mizinho (6 com 1).
Obs.: Existem diversas formas de afinar o violo, uma delas a afinao por quartas ou atravs de trechos musicas etc.

21

Reviso
D a leitura dos sinais:
-2 2 3+ 3 7+ (2) O que uma escala cromtica? D exemplos.

(3) O que uma escala Diatnica?

(4) Como formado uma Trade Maior e quais so seus graus?

(5) Quais so os intervalos que no possuem alterao?

(6) Escreva as escalas e suas alteraes corretas: Sol La

(7) Ligue as notas Enarmnicas: C# D# F# G# A# Ab Gb Db Bb Eb

22

Pestanas
Pestana um acorde que para os iniciantes muito difcil de fazer, pois o dedo 1 ao invs de pressionar apenas uma corda geralmente nesse caso pressiona todas ao mesmo tempo. Veja abaixo formas de pestana que so bem utilizadas, e lembrem se de que a pestana uma forma de simplificar Acordes, voc pode a partir de um desenho formar harmonias inteiras como, por exemplo, a partir de um Sib voc pode fazer um Si, um Do etc... (Lets practice)

Obs: A partir de Fa podemos fazer o cromatismo at o alcance do brao do instrumento, este detalhe serve para todas as formas de pestana. Saibam que todo acorde convencional pode ser montado (simplificado) em pestana.

Aprendendo alguns Ritmos

Obs:. & sugestes: acrescentem outros ritmos (search for) e estudem passo a passo os ritmos acima

23

O Tempo
Imagine ou se puder observe um relgio funcionando, repare segundo por segundo que o relgio trabalha em funo de um determinado tempo e seu tempo sempre o mesmo. Agora pegue o violo, e monte qualquer acorde que desejar e acompanhe o sincronismo do relgio, sempre baseado na passagem de cada segundo. Ex: 1 segundo = 1 tempo = Obs: a bolinha preta representa 1 segundo (...)

Exerccios

P P P P P

Obs: lembre se que a proporo rtmica praticamente infinita e que os valores mais breves so feitos por subdiviso de valores mais altos, ou 1 tempo dividido por 2 = .

24
Obs:. Add extras

Tcnicas
Bend: toque a nota e estique a corda em tom, temos tambm bends que chegam ate 2 tons. Pr Bend: estique a corda e depois toque a nota. Reverse Bend: estique a corda, toque a nota e volte para a nota original. Bend Unssono: toque duas cordas simultaneamente e estique a mais grave ate ela afinar com a mais aguda. Vibrato: a corda vibrada com sucessivos bends ou alavancadas. Slide: toque a primeira nota e ento sem palhetar escorregue o dedo para prxima. Slide: toque a primeira nota e ento palhetando escorregue o dedo para prxima casa. Harmnico: encosta se o dedo no traste nas casas 5, 7, 9, 12 e ento palheta se a corda. Hamer on: toque a primeira nota e ento bata o outro dedo na outra casa sem palhetar. Pull off: apie os dedos 1 e 2 em duas casas, agora toque o dedo 2 e puxe a corda para baixo e deixe soar o dedo 1 (sem palhetar apenas deixar o efeito da puxada) Trinado: sucessivos hamers e pull-offs bem rpidos Tremulo: palhetada bem rpida e alternada (efeito black metal).
25

ACORDES MENORES

Assim como os acordes maiores, exceto que o terceiro grau menor.

Note tambm a diferena de sonoridade entre o acorde maior e o menor, o acorde maior tem uma sonoridade mais dinmica, brilhante e acima de tudo alegre.
J o acorde menor tem uma sonoridade mais rstica, seca e acima de tudo triste, para notar essa diferena fcil basta montar o acorde de C maior e toca-lo, agora faa o acorde de C menor e toque, agora compare os dois sons (notou a diferena)?

Sugestes Construa os acordes com os baixos em outras cordas (5 e 4) Faam modulaes dos acordes acima
26

TRADES MENORES
As trades como sugere so acordes formados por trs sons (notas) ou sobreposio de teras menores ascendentes. As trades menores como as trades maiores so formadas com o mesmo grau (T, 3 e 5), mas apenas com uma diferena a 3 nesse caso uma 3b ou teoricamente falando tom abaixo. Exemplo de Fa: Tnica 3b 5

FA

LAb

DO

TRADES DOS ACORDES MENORES


Veremos agora todos os conjuntos de notas que formam o acorde menor.

Dom = Do Mib Sol Rem = Re Fa La Mim = Mi Sol Si Fam = Fa Lab Do Solm = Sol Sib Re Lam = La Do Mi Sim = Si Re Fa#
27

Seqncia de Acordes menores


(coloque os estudos pratica e complete os espaos)

Do menor
Cm

Cm

G7

C7

Fm

G7

Agora que voc j esta Familiarizado com alguns acordes maiores e est iniciando os estudos em seqncias menores, faa o seguinte :

Module (Transporte) essa seqncia para outros tons acima (#) ou abaixo (b) e complete (de Do menor at B)

Lembre-

se

de

que

Para

compreenso

(absoro) deste contedo necessrio muito tempo de estudo


28

Toque art

Tabela de Consulta (Acordes)

By: Felipe V. O. A.

29

Felipe V. O. A.

Toque Art Minhas Tablaturas

Anda mungkin juga menyukai