Anda di halaman 1dari 8

Semana 7: Defesa do reclamado: oral ou escrita; contestao; exceo; reconveno.

OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno precisa conhecer as normas celetistas que tratam da defesa e saber que o CPC tem grande aplicao nessa fase processual, ante a existncia de omisses no texto consolidado. Alm disso preciso que o aluno perceba que a defesa uma pea de resistncia e que, por tal razo, preciso encontrar os argumentos para refutar os fatos relatados na exordial, na medida em que os fatos no contestados presumem-se verdadeiros e independem de prova. PROCEDIMENTOS DE ENSINO: Indicar os artigos da CLT que regem a matria, bem como os do CPC.

CASO CONCRETO: Fernando Lima, trabalhador brasileiro, foi contratado em Buenos Aires, mas prestou servios na filial brasileira de seu empregador, a empresa Mar e Sol Ltda., na cidade de Juiz de Fora - MG. Demitido sem justa causa aps 5 (cinco) de servio para o mesmo empregador, Fernando ajuizou ao trabalhista em Porto Alegre, sua cidade natal e onde mantm atualmente seu domiclio. Diante da situao hipottica apresentada, responda justificadamente as seguintes indagaes: a) Qual a medida processual adequada para o empregador se insurgir contra o local em que foi proposta a ao trabalhista? b) Em que momento processual a medida processual deve ser apresentada? QUESTO OBJETIVA (OAB/RS 2005.1) Em 09.05.05, Joo Dantas ajuizou reclamatria trabalhista contra seu ex-empregador, reivindicando o pagamento de horas extras, equiparao salarial, adicional noturno e indenizao pelo uso indevido de sua imagem por entender serem essas as violaes ocorridas no pacto laboral no perodo de 10.03.03 a 20.12.04. Na petio inicial da referida ao, a qual tramita na 5 Vara do Trabalho de Porto Alegre, o autor deixou de indicar um paradigma. Joo j havia ajuizado ao em 17.01.05, a qual tramita na 20 Vara do Trabalho de Porto Alegre, postulando horas extras e adicional noturno. Nesta ao, em relao s horas extras, as partes firmaram acordo em 04.03.05, mediante petio nos autos, dando o ex-empregado quitao a essa pretenso, permanecendo a ao em curso em relao ao adicional noturno. Quais as possibilidades de defesa indireta processual e/ou de mrito a serem arguidas pela reclamada no processo que tramita na 5 Vara do Trabalho de Porto Alegre? a) Dever ser arguido o indeferimento da petio inicial, por inpcia dos pedidos de horas extras, adicional noturno e equiparao salarial. b) Devero ser arguidas incompetncia absoluta da Justia do Trabalho para apreciar indenizao por uso indevido da imagem, por se tratar de direito da personalidade regulado pelo Cdigo Civil, litispendncia em relao ao pedido de adicional noturno e inpcia em relao equiparao salarial.

c) Devero ser arguidas compensao dos valores pagos a ttulo de acordo em relao s horas extras, litispendncia em relao ao pedido de adicional noturno e inpcia em relao ao pedido de equiparao salarial. d) Devero ser arguidas litispendncia em relao ao adicional noturno, coisa julgada em relao s horas extras e inpcia quanto ao pedido de equiparao salarial. GABARITO CASO CONCRETO: a) A medida processual adequada opor exceo de incompetncia, suscitando a incompetncia territorial da Vara do Trabalho de Porto Alegre, eis que a competncia para processar e julgar a demanda de uma das Varas do Trabalho de Juiz de Fora MG, por ser o local da prestao de servios, nos termos do art. 651, caput, da CLT. b) A exceo de incompetncia deve ser apresentada no prazo da defesa, nos temos do art. 847, da CLT c/c art. 297, do CPC c/c art. 799, caput, da CLT, sob pena de precluso, sendo uma das modalidades de resposta do ru. No oposta a exceo, prorroga-se a competncia e o juiz que era inicialmente incompetente passa a ser competente. GABARITO QUESTO OBJETIVA: d. Art. 301, V litispendncia; VI coisa julgada; III inpcia.

Semana 8: Fase probatria: nus da prova no processo de trabalho; meios de prova, peculiaridades. Razes finais e renovao da tentativa de conciliao. Sentena.
OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno precisa saber que a prova oral muito utilizada na Justia do Trabalho, razo pela qual preciso conhecer as peculiaridades existentes, no que se refere ao procedimento a ser adotado na hiptese de indeferimento pelo juiz da prova requerida, bem como as consequncias advindas quando a parte intimada para prestar depoimento deixar de comparecer. Alm disso preciso saber que a exigncia de prova pericial para provar insalubridade e periculosidade, e os entendimentos do TST sobre os temas. PROCEDIMENTOS DE ENSINO: Os alunos precisam conhecer as smulas sobre os temas abordados, em especial: S. 9, 74, 357, todas do TST.

CASO CONCRETO: (CESPE/OAB 2010.2, com adaptaes) - Em reclamao trabalhista ajuizada em face da empresa Y, Jos postula assinatura da CTPS, horas extras e diferenas salariais com fundamento em equiparao salarial. Na defesa oferecida, a empresa nega ter o empregado direito assinatura da CTPS, dizendo ter o obreiro trabalhado como autnomo; quanto s horas extras, nega o horrio alegado, se reportando aos controles de frequncia, que demonstram, segundo alega, que o reclamante no as realizava; e, quanto s diferenas salariais, sustenta que o reclamante era mais veloz e perfeito na execuo do servio do que o paradigma apontado. Considerando as normas processuais sobre a distribuio do nus da prova, estabelea, atravs de fundamentos jurdicos, a quem cabe o nus da prova em relao a cada uma das alegaes contidas na defesa apresentada pelo reclamado?

QUESTO OBJETIVA: (OAB/FGV V EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.2) A respeito da prova testemunhal no processo do trabalho, correto afirmar que (A) em se tratando de ao trabalhista pelo rito ordinrio ou sumarssimo, as partes podero ouvir no mximo trs testemunhas cada; sendo inqurito, o nmero elevado para seis. (B) apenas as testemunhas arroladas previamente podero comparecer audincia a fim de serem ouvidas. (C) no processo do trabalho sumarssimo, a simples ausncia da testemunha na audincia enseja a sua conduo coercitiva. (D) as testemunhas comparecero audincia independentemente de intimao e, no caso de no comparecimento, sero intimadas ex officio ou a requerimento da parte. GABARITO CASO CONCRETO: Critrios divulgados pela banca examinadora:

a) Espera-se que o candidato responda que cabe ao empregado a prova da prestao das alegadas horas extras, por ter o empregador negado que o reclamante as fazia. Em face da negativa, no se verifica a inverso do nus da prova, cabendo ao reclamante a prova do fato constitutivo do direito alegado - Art. 818 da CLT c/c 333, I, do CPC . b) Espera-se que o candidato responda que cabe empresa a prova da autonomia, por ter admitido a prestao de servios, mas apresentado fato impeditivo do reconhecimento do vnculo, o que lhe transferiu o nus da prova, nos termos do Art. 818 da CLT c/c 333, II do CPC. c) Espera-se que o candidato responda que, no caso, no h que se falar em nus da prova, porque no h mais prova a ser produzida em relao ao fato, posto que o prprio empregador, sem alegar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito equiparao, confessa a maior produtividade e perfeio tcnica do trabalho desenvolvido pelo prprio reclamante. Incidncia dos arts. 334, II e 348, do CPC.
GABARITO QUESTO OBJETIVA: D. Art. 825, pargrafo nico, da CLT.

Semana 10: Recursos no Processo do Trabalho: princpios e normas aplicveis aos recursos trabalhistas; pressupostos de admissibilidade: objetivos ou extrnsecos; subjetivos ou intrnsecos. Efeitos dos recursos
OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno precisa conhecer os pressupostos de admissibilidade dos recursos e as peculiaridades existentes na Justia do Trabalho no que tange ao depsito recursal. Deve conhecer os entendimentos do TST sobre os temas, eis que so muito explorados no exame de ordem, da 1 e 2 fases. PROCEDIMENTOS DE ENSINO: preciso destacar os principais entendimentos do TST sobre os pressupostos de admissibilidade, pois so os temas mais cobrados nas provas da OAB.

CASO CONCRETO: Paulo Roberto, advogado da empresa Sol Nascente Ltda., interps agravo de instrumento contra deciso do presidente do tribunal regional do trabalho (TRT), que negou seguimento a recurso de revista. O prazo para a interposio do agravo de instrumento de 8 dias. A deciso que negou seguimento ao referido recurso foi publicada no Dirio Oficial na quarta feira, 12/01/2011. Como o dia 20/01/2011 foi feriado local, Paulo Roberto protocolizou o referido recurso no dia 21/01/2011, sem, contudo, juntar cpia aos autos da prova do feriado local, para atestar que o TRT no teve expediente no citado dia. Diante do caso apresentado e com base em jurisprudncia do TST, responda justificadamente se o recurso est apto a ser conhecido? QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV 2010.2) Pedro ajuizou ao em face de seu empregador objetivando a satisfao dos pedidos de horas extraordinrias, suas integraes e consectrias. O seu pedido foi julgado improcedente. Recorre ordinariamente, pretendendo a substituio da deciso por outra de diverso teor, tempestivamente. Na anlise da primeira admissibilidade recursal h um equvoco, e se nega seguimento ao recurso por intempestivo. Desta deciso, tempestivamente, se interpe o recurso de agravo por instrumento, que tem seu conhecimento negado pelo Tribunal Regional, por ausncia do depsito recursal referente metade do valor do recurso principal que se pretendia destrancar, nos termos do artigo 899, 7 da Consolidao das Leis do Trabalho. Quanto conduta do Desembargador Relator, corretor afirmar que: (A) ela est correta, uma vez que o referido artigo afirma que nos casos de interposio do recurso de agravo por instrumento necessria a comprovao do depsito recursal de 50% do valor do depsito referente ao recurso que se pretende dar seguimento. (B) ela est correta, uma vez que o preparo requisito de admissibilidade recursal e, por isso, no pode estar ausente, sob pena de no conhecimento do recurso. (C) ela est equivocada, pois o recurso de agravo por instrumento, na esfera laboral o nico, juntamente com os embargos por declarao, que no necessita de preparo para a sua interposio. (D) ela est equivocada, pois em que pese haver a necessidade do preparo para a interposio do recurso de agravo por instrumento, no problema acima, o pedido foi julgado improcedente sendo recorrente o autor, portanto, dispensvel o preparo no que se refere a depsito recursal. GABARITO CASO CONCRETO: O recurso no est apto a ser conhecido, pois de acordo com o entendimento consagrado na Smula n 385, do C. TST cabe parte comprovar, quando da interposio do recurso, a existncia de feriado local que autorize a prorrogao do prazo recursal, a que se refere o art. 775, pargrafo nico, da CLT. GABARITO QUESTO OBJETIVA: D art. 899, 7 da CLT.

Semana 11: Recursos em espcie: embargos de declarao; recurso ordinrio; recurso adesivo; agravo de instrumento.
OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno precisa conhecer as regras gerais e especiais dos embargos de declarao, recurso ordinrio, adesivo e agravo de instrumento, bem como os entendimentos

do TST sobre os temas. PROCEDIMENTOS DE ENSINO: preciso demonstrar as diferenas e hipteses de cabimento de cada um dos recursos, de modo que o aluno tenha habilidade para identificar o recurso cabvel na hiptese hipottica apresentada, no esquecendo de indicar os entendimentos do TST nos casos mais importantes. CASO CONCRETO: (OAB/PR - 02.04.2006) - Em ao em trmite, no foro trabalhista de Curitiba, foi indeferido o processamento do recurso ordinrio interposto pelo reclamante, o que motivou a apresentao de recurso de agravo de instrumento. Ocorre que o ltimo dia do prazo, para a interposio do referido recurso, correspondia a 8 de setembro, feriado municipal na cidade de Curitiba, de modo que a petio somente foi apresentada no dia seguinte, ou seja, 9 de setembro. Ao julgar o agravo de instrumento, o Tribunal Regional do Trabalho, por lapso, por no atentar quanto a ser o dia 08 de setembro feriado municipal, considerou o agravo de instrumento intempestivo e dele no conheceu. Diante desses fatos, como advogado do reclamante, indique: a) Qual a pea processual cabvel para impugnar o acrdo que desconheceu o agravo de instrumento? b) Quais as razes que sustentam a pea processual indicada? QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV V EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.2) No dia 22/7/2009 (quarta-feira), foi publicada a sentena de improcedncia do pedido. O advogado do autor tomou cincia da deciso, mas, como estava viajando, localizando-se em outro Estado da federao, interps recurso ordinrio via fac-smile no dia 27/7/2009 (segunda-feira). Ao retornar de viagem, o advogado do autor requereu a juntada do recurso original no dia 04/8/2009 (tera-feira). Entretanto, aps este ltimo ato do advogado do autor, o juiz considerou intempestiva a interposio do recurso ordinrio, negando-lhe seguimento. Diante dessa situao concreta, correto afirmar que o advogado do autor deve (A) impetrar mandado de segurana, uma vez que o juiz violou o seu direito lquido e certo de interpor recurso ordinrio no prazo de oito dias a contar da publicao. (B) interpor agravo de instrumento, uma vez que atendeu o prazo de oito dias para a interposio do recurso ordinrio e o prazo de cinco dias para a juntada do original. (C) ingressar com uma reclamao correicional, uma vez que o juiz praticou um ato desprovido de amparo legal. (D) ajuizar uma ao rescisria, uma vez que a sentena judicial se tornou irrecorrvel diante da deciso judicial que negou seguimento ao recurso ordinrio. GABARITO CASO CONCRETO: a) Embargos de declarao no prazo de 5 (cinco) dias, conforme art. 897-A, da CLT. b) Os embargos declaratrios devem estar fundamentados no manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso pelo rgo julgador e o efeito modificativo, na forma do art. 897-A, da CLT. O lapso (equvoco) indicado na questo quanto tempestividade (pressuposto extrnseco) do recurso que enseja o cabimento do agravo de instrumento. Vale ressaltar que a questo no versa

sobre a previso contida na Smula n 385, do TST, em que parte dever comprovar a existncia de feriado local para justificar a prorrogao do prazo recursal. No caso, a prpria questo diz que houve lapso do Tribunal, presumindo que a parte comprovou a existncia do feriado e o TRT no atentou para a arguio.

GABARITO QUESTO OBJETIVA: B Art. 897, b, da CLT c/c S. 387, II, do C. TST.

Semana 12: Recursos em espcie: agravo deciso monocrtica do relator; recurso de revista; embargos no TST; recurso extraordinrio; agravo de petio; reclamao correicional
OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno precisa conhecer as regras gerais e especiais do agravo, recurso de revista, embargos no TST, recurso extraordinrio, agravo de petio, reclamao correicional identificando as hipteses de cabimento e pressupostos de admissibilidade especficos. PROCEDIMENTOS DE ENSINO: preciso demonstrar as diferenas e hipteses de cabimento de cada um dos recursos, de modo que o aluno tenha habilidade para identificar o recurso cabvel na hiptese hipottica apresentada, no esquecendo de indicar os entendimentos do TST nos casos mais importantes.

CASO CONCRETO: (OAB/RJ 2007.2) O advogado Francisco Alburquerque, inconformado com o contedo da sentena que julgou improcedente o pedido de seu cliente, interpe recurso ordinrio. A sentena foi publicada no Dirio Oficial de 10 de novembro de 2006, sexta-feira, e o recurso protocolado em 21 de novembro do mesmo ano, tera-feira, dia seguinte ao feriado estadual que celebra o "Dia Nacional da Conscincia Negra" (Lei Estadual n 4.007, de 11 de novembro de 2002). No obstante haver o diligente advogado elaborado preliminar de tempestividade de seu recurso, ao receber o apelo no Tribunal Regional do Trabalho, o juiz relator entendeu por bem negar seguimento a seu trmite, monocraticamente, por consider-lo intempestivo. Segundo os argumentos do magistrado, ao alegar direito estadual para prorrogar o prazo recursal, caberia ao recorrente provar o seu teor e vigncia, nos termos do art. 337, do CPC, o que no ocorrera. Levando-se em considerao os dados acima, indaga-se: a) Qual o recurso cabvel da deciso monocrtica que negou seguimento ao recurso ordinrio citado? Indique o dispositivo legal que o prev e fundamente sua resposta. b) Qual o prazo legal de interposio do referido recurso? QUESTO OBJETIVA: (OAB/FGV IV EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.1) A respeito do recurso de revista, correto afirmar que (A) cabvel para corrigir injustias de decises em recurso ordinrio, havendo apreciao das provas produzidas nos autos do processo.

(B) cabvel nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente contrariedade smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior Trabalho e violao direta Constituio da Repblica. (C) cabvel em sede de execuo, de deciso em embargos execuo, mesmas hipteses de cabimento das decises decorrentes de recurso ordinrio. (D) no cabvel para reforma de deciso visando uniformizao jurisprudncia e restabelecimento da lei federal violada. GABARITO CASO CONCRETO:

por do nas de

a) O recurso cabvel da deciso monocrtica do relator que nega seguimento ao recurso o agravo previsto no art. 557, 1, do CPC, aplicado ao Processo do Trabalho por fora do art. 769, da CLT. b) O prazo para interposio do referido recurso de 8 dias, nos termos do art. 6, da Lei n 5.584/70, adequando-se o prazo sistemtica trabalhista. Nesse sentido Instruo Normativa n 17, III, do C. TST. GABARITO QUESTO OBJETIVA: B Art. 896, 6, da CLT.

Semana 15: No ser cobrado Dissdios Coletivos. Conceito e Poder normativo da Justia do Trabalho; classificao; competncia; partes; requisitos da petio inicial; conciliao; sentena normativa; ao de cumprimento
OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno precisa conhecer o meio utilizado para o exerccio do poder normativo da justia do trabalho, sua tramitao e distines dos dissdios individuais. preciso ainda saber que a ao de cumprimento visa apenas o cumprimento de normas coletivas devendo estabelecer relaes com a ao trabalhista. PROCEDIMENTOS DE ENSINO: Estabelecer um paralelo entre o poder do presidente da repblica de editar normas e da justia do trabalho para auxiliar na compreenso da instituto.

CASO CONCRETO: (OAB/CESPE 2010.1) Suponha que o advogado de um sindicato de empregados da construo civil, aps cinco tentativas frustradas de negociao junto ao sindicato patronal, entenda necessrio provocar a atuao da justia do trabalho para a fixao de percentual de reajuste salarial. Suponha, ainda, que o sindicato patronal concorde com tal providncia. Em face dessa situao hipottica, responda, de forma fundamentada, s seguintes indagaes. a) Que ao dever ser proposta? b) Que rgo da justia do trabalho ter competncia para o julgamento da matria? c) Quem ser o responsvel legal para atuar em nova tentativa conciliatria perante a justia do trabalho? d) Tal responsvel ficar adstrito s propostas das partes litigantes? QUESTO OBJETIVA (OAB/RS 2006.1) O Sindicato dos Empregados na Construo Civil da cidade XYZ celebrou acordo coletivo no qual se estabeleceu um reajuste salarial de 8%. Uma das empresas obrigadas pelo acordo no efetuou o reajuste salarial de seus empregados, que recorreram ao sindicato profissional. O sindicato, em nome prprio, ajuizou ao pleiteando o direito dos trabalhadores. Pode-se dizer que o caso deu origem a uma:

a) ao individual plrima, a tramitar na Justia do Trabalho. b) ao de cumprimento, a tramitar na Justia do Trabalho. c) ao de cobrana, a tramitar na Justia Comum. d) ao de reviso de norma coletiva, a tramitar no Tribunal Regional do Trabalho. GABARITO CASO CONCRETO: a) A ao cabvel o dissdio coletivo de natureza econmica, previsto no art. 114, 2 da CRFB/88. b) O rgo competente ser o TRT, conforme a base territorial dos Sindicatos envolvidos no conflito coletivo. c) O responsvel para atuar na tentativa conciliatria o presidente do Tribunal, conforme previso contida no art. 862 da CLT. d) Nos termos do art. 862 da CLT o responsvel pelo julgamento do dissdio coletivo no estar obrigado a aceitar os termos do acordo entre as partes, pois submeter aos interessados a soluo que lhe parea capaz de resolver o dissdio. GABARITO QUESTO OBJETIVA: b. Art. 872, da CLT.

Anda mungkin juga menyukai