Anda di halaman 1dari 18

FORMANDO PROFESSORES PARA A EDUCAO PROFISSIONAL GOMES, Heloisa Maria - PUC/SP GT: Formao de Professores/ n. 08 Agncia Financiadora:.

No contou com financiamento.

O interesse pelo tema deu-se a partir de minha histria pessoal e profissional, atuando como coordenadora pedaggica no ensino mdio profissional, e hoje ocupando o cargo de diretora em uma escola particular na regio do ABC. Como diretora, tenho participado de um momento impar de mudanas no nvel de ensino, que durante estes vinte ltimos anos esteve engessado, por questes burocrticas, atrelado a uma poltica educacional que impedia a autonomia e a inovao de suas estruturas curriculares, que reforavam, como mostra sua histria, um carter dual estrutural organizado para oferecer formao acadmica (para os alunos destinados a direo dos negcios) e formao tcnicas (para os alunos destinados a funes subordinadas). Com a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao em 1996, todos os sistemas estaduais de ensino brasileiro sofreram reformulaes, no que tange ao ensino mdio e ao ensino tcnico. Antes da lei, os ento chamados cursos de 2 grau quer na modalidade de cursos profissionalizantes, quer na de cursos tcnicos ofereciam na mesma escola, no mesmo perodo, integradas, a formao geral ( sob a denominao de ncleo comum) e a formao tcnica ( chamada de parte diversificada). Aps a Lei n 9394/96, o curso de 2 grau tcnico, deixou de existir e passou a ser designado como ensino mdio e educao profissional. Cursos independentes, mas que podem ser freqentados de forma concomitante ou seqencial, em escolas diferentes, em perodos opostos, garantindo uma formao geral e tcnica. Na escola onde atuo, fez-se a introduo da reformulao dos nveis escolares, mantendo-se: para o egresso do ensino fundamental - o ensino mdio e o tcnico, de forma concomitante; para o egresso do ensino mdio - o tcnico, de forma seqencial, dando cumprimento lei.

2 Como integrante desse processo de mudana, e segundo o interesse de explorar e conhecer o que os professores pensam e sentem sobre as mudanas ocorridas na educao profissional de nvel mdio, prevemos para este projeto uma investigao qualitativa a partir de um conjunto de estratgias de investigao, conforme Bogdam e Biklen1. Essas caractersticas nos interessaram, pois tivemos dessa forma o professor como o foco deste estudo, procurando a partir de suas percepes, expectativas e desejos, entender como um processo de formao contnuo poder orientar e impulsionar os processos de mudanas na escola. 1. Descrevendo os procedimentos metodolgicos e tcnicos. Sendo a escola onde a pesquisa realizou-se, o nosso local de trabalho, a opo por uma coleta de dados atravs de estratgias coletivas foi escolhida, buscando garantir a integridade dos dados. A escola escolhida localiza-se na cidade de Santo Andr, regio do Grande ABC particular e foi autorizada a funcionar pela Portaria MEC-DEI n70, de 20 de abril de 1965. A escola oferece os cursos de educao bsica (infantil, fundamental e mdio), educao profissional (reas de Informtica, Comunicaes, Turismo, Indstria, Qumica e Gesto), e educao superior (Administrao e Turismo). Atualmente, a escola possui em torno de 1.800 alunos e aproximadamente 90 professores distribudos em duas unidades. Nos ltimos cinco anos, a escola tem se dedicado a reorganizar seus cursos. Novos planos foram elaborados para atender s diretrizes curriculares da educao profissional e do ensino mdio. 1.2 Etapas de aplicao da metodologia de pesquisa. O primeiro passo, foi apresentar um projeto de pesquisa equipe pedaggica da escola, composta pelos diretores das unidades, coordenadoras pedaggicas e orientadoras educacionais. Aps a apresentao dos objetivos do projeto, traamos um cronograma dos encontros com os professores, escolhendo algumas datas que no atrapalhassem as atividades da escola e sem prejuzo de dias letivos.

BOGDAN & BIKLEN. Investigao Qualitativa em Educao: uma introduo teoria e aos mtodos.Porto, Portugal: Rs Editora, 1994.

3 Consciente dos propsitos do projeto, a equipe pedaggica fez algumas observaes importantes, as quais serviram como um pontap inicial no processo de reflexo sobre as mudanas. 1. 2.1 Caracterizao dos sujeitos da pesquisa. Como os professores da rede particular no tm horrios livres, a no ser as janelas que dificilmente coincidem entre si, foram agendados no calendrio escolar cinco encontros entre os meses de setembro e dezembro, em horrios alternativos nas semanas das provas bimestrais. Como os dias da semana desses encontros acabaram no sendo sempre os mesmos, a maior dificuldade foi conseguir professores que poderiam estar em todos os encontros. Obtivemos o compromisso de um grupo de 16 pessoas, a maioria mulheres, que lecionam nas duas modalidades de ensino (mdio e profissional) nos perodos de manh e tarde. Com o objetivo de traar o perfil do grupo, foi aplicado um formulrio com treze perguntas abertas e fechadas, que tratam em suma de informaes gerais sobre o professor. Dados esses que apontam para o seguinte perfil, do grupo de professores pesquisados: A idade mdia do grupo de 44 anos. O que demonstra um grupo maduro e vivido; O exerccio do magistrio est na mdia de 18 anos, a maioria dos professores j exerce suas atividades h um longo perodo de tempo; Os ndices de tempo de trabalho na instituio indicam que os professores esto trabalhando juntos h pelo menos sete anos, e a maioria participou das mudanas tratadas neste estudo. Finalmente, essas informaes permitiram definir o grupo da pesquisa como sendo: um grupo composto por maioria feminina, experiente, formando por pessoas que esto juntas na mesma instituio por um longo espao de tempo, criando identidade e laos profissionais, habilitadas em sua rea, interessadas em estar sempre atualizadas e informadas. So professores comprometidos e responsveis por gostar do que fazem, e em contrapartida parecem no perceber que o esforo de mudana comea pela iniciativa de cada um, de forma individual, mas s acontece quando todos estiverem envolvidos em um projeto coletivo.

4 1.2.2 Descrio dos procedimentos metodolgicos. Foram definidos, quatro encontros com o grupo, que tiveram como estratgias os seguintes procedimentos: primeiro momento-sensibilizao do grupo com dinmicas que tinham essa finalidade e produo de dados individuais a partir de questes geradoras; segundo momento-texto provocativo para a leitura e discusso em pequenos grupos e a construo de painis para o debate com os demais grupos. Optamos por em desenvolver duas estratgias diferentes: a primeira, individual , com a finalidade de reconhecer o que os professores pensam e sentem sobre os temas levantados, atravs de relatos escritos e individuais. Posteriormente em grupo, aps a leitura do texto, buscar uma reflexo coletiva sobre os temas abordados atravs da troca de experincias, debates e construes de olhares compartilhados.Os temas abordados foram: Mudanas no mundo atual; Mudanas na formao dos alunos; Mudanas no trabalho dos professores. Essa pesquisa partiu de uma abordagem que acredita em uma nova ortodoxia da reforma educacional, tendo como centro a viso dos professores, e como ela tem procurado preencher as complexas e diversas necessidades de ensino dos jovens atuais. Acredita que o mundo do ensino exige uma ampla dedicao, um trabalho intelectual rduo e muita energia emocional, consumindo muito tempo do professor. Neste sculo, as mudanas no se parecem com nenhuma outra j realizada, seja em substncia, seja em seu mbito.2 2. Organizando e analisando os dados coletados. A partir das atividades de pesquisa realizadas, tendo os registros individuais transcritos, os painis coletivos e algumas anotaes extradas pela observao durante os encontros, os professores se subdividiram em grupos e organizaram os dados em conformidade com os temas explorados, iniciando a categorizao do trabalho: mudanas no mundo atual: conhecimento, tecnologia, trabalho e escola; o perfil da formao discente para o enfrentamento de um mundo em constantes transformaes; o que pensam e sentem os professores envolvidos em um processo real de mudanas e reformulaes legais.

Ver: Prefacio VII. HARGREAVES, Andy. EARL, L. MOORE S.,MANNING S. Aprendendo a Mudar: o Ensino para alm dos contedos e da padronizao. Porto Alegre, RS: ArtMed Editora, 2002.

2.1 Mudanas no mundo atual: conhecimento, tecnologia e escola. Os professores sujeitos da pesquisa reconhecem que as mudanas no mundo atual vm ocorrendo em vrios nveis: tecnolgico, econmico, social, nos valores estruturais que envolvem a famlia, a sociedade, a religio, nas atitudes e crenas diante de determinadas ocorrncias e conceitos, na individualizao de sentimentos e idias. A facilidade de acesso a grandes quantidades de informaes pelos meios de comunicao atravs da informtica e os novos conhecimentos produzidos pelos avanos tecnolgicos so algumas mudanas destacadas por todos. Porm, e em contrapartida a esse movimento, eles reconhecem que a violncia vem aumentando, o desemprego crescendo, e o empobrecimento dos povos e as guerras so uma resposta para essas mudanas. Essa dualizao, para Flecha e Tortajada,3se expressa na educao, no fato dessa sociedade da informao priorizar o domnio de certas habilidades. Ento, as pessoas que no possuem as competncias para criar e tratar informaes, ou o conhecimento valorizado pela rede, acabam excludas. Vai-se caracterizando uma sociedade onde a educao, ao proporcionar esse acesso, torna-se um elemento-chave que possibilita oportunidades ou aumenta a excluso, e existem vrios estudos que debatem a questo da excluso digital. Todos concordam que essas mudanas vm ocorrendo de forma desigual e muito rpida, trazendo um excesso de informaes que causam nos indivduos sentimentos de impotncia, despreparo, urgncia, insegurana e perplexidade. Por serem mudanas muito bruscas e aceleradas, no tm possibilitado tempo de assimilao para aceitao ou recusa desses novos valores impostos pela sociedade. 2.1.1 As dificuldades e facilidades dos indivduos em aceitaras mudanas. No basta estar disposto a aceitar mudanas, necessrio um certo tempo de preparao. O indivduo apresenta naturalmente resistncia para a mudana, portanto a participao no processo essencial para a aceitao do novo.

In: IMBERNN (org.). A Educao no sculo XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre, RG: ArtMed, 2000, p. 24.

6 Entre as dificuldades dos indivduos em aceitar as mudanas, o grupo de pesquisa aponta o medo, a insegurana e o comodismo. Heagreaves,Earl, Moore e Manning4 asseguram que um meio para entender por que as mudanas educacionais so desafiadoras para os professores verificar quatro perspectivas: A perspectiva tcnica - que implica aperfeioar as habilidades tcnicas dos professores. Atualmente os processos de ensino so muito mais complexos e exigem dos professores mais criatividade, flexibilidade e abertura, capacidade tcnica. Neste sentido, a formao do professor seu processo de aprendizado tambm tecnicamente difcil. A perspectiva cultural - que estimula a capacidade de compreenso dos professores em relao s mudanas que esto enfrentando. A perspectiva cultural refere-se aos significados e s interpretaes que os educadores atribuem mudana; de que forma ela afeta e at confronta as crenas dos professores e suas prticas; como os professores entendem as mudanas que enfrentam; e, finalmente, aponta o impacto da mudana nas idias, nas crenas, nas emoes, nas experincias e na vida dos professores. A perspectiva poltica - que procura entender como o poder exercido sobre outras pessoas ou desenvolvido com elas, com grupos, e como seus interesses influenciam o processo de inovao e reforma, e de que maneira as finalidades da educao abordam, ou desafiam as distribuies de poder social, ou concordam com elas. Nessa perspectiva, importa que o professor, ao se envolver com o processo de mudana, faa-o de maneira crtica e levantando questes acerca de quem e para quem as mudanas esto a servio. Nem toda mudana boa, assim a resistncia a ela nem sempre deve ser considerada como um obstculo ou problema. A perspectiva ps-moderna - o caos que reina na sociedade ps-moderna torna as transformaes mais complexas. A velocidade das mudanas cada vez maior, provocada pela tecnologia e pelas formas de comunicao cada vez mais geis. A mudana mais incerta, serve a vrios grupos de interesse, as escolas e seus problemas tambm mudam rapidamente, e neste sentido j no possvel vislumbrar uma mudana em uma perspectiva linear e limitada.

HARGREAVES, Andy. EARL, L. MOORE S.,MANNING S. Aprendendo a Mudar: o Ensino para alm dos contedos e da padronizao. Porto Alegre,RS: ArtMed Editora, 2002, pp. 113-120.

7 Outra questo levantada pelos professores o fato de que mudar d trabalho, requer esforo e dedicao. Dessa maneira, a postura de se aceitar um movimento de mudana j de grande valor e verdade. Porm, sustentar esse processo, coloc-lo em prtica e execut-lo uma ao muito mais exigente que requer habilidades e competncias, a fim de se desenvolver no professor uma atitude pr-ativa e motivadora. 2.1.2 Como as mudanas esto afetando a escola na ptica docente. Uma das mudanas que mais incomodam os professores so os avanos tecnolgicos que invadem o espao escolar, principalmente na figura do computador. Alguns professores sentem-se ainda pouco vontade, ou pouco familiarizados com o computador. No obstante terem conscincia de que para os alunos a tecnologia faz parte do seu universo, ressaltam que os alunos no conseguem perceber essa tecnologia como aliada para o desenvolvimento das habilidades de pesquisa e investigao. A vasta gama de informaes, somada imaturidade, falta de senso crtico do jovem, tem causado mais prejuzos do que benefcios. No sentido de estarem perdidos sem um filtro de qualidade quanto s informao recebidas, criam um universo muito diversificado e pouco significativo. Pozo5 compara: O computador um elemento to natural em seu ambiente como o foram para ns o rdio e a televiso. Logo, penoso para os professores a incorporao desses elementos em sua cultura, a imposio e a urgncia causam uma certa sensao de perda de identidade, o que no significa que no se possa e deva reagir, (re)organizando-se e (re)significando novas formas de aprender para ensinar. Uma outra questo levantada com muita insistncia pelo grupo o fato de parecer que a escola e os professores esto desempenhando hoje um papel que vai alm do de educar, papel este que outrora era dos pais e da famlia. Para o grupo, a escola vista na sociedade de mudanas como um espao social e de convivncia, de construo da cidadania. H clareza para os professores quanto necessidade de se rever as estruturas da escola: como se ensina; o que se ensina e para quem se ensina.

POZO, Juan Incio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed Editora,2002, p.36.

8 2.2 A formao profissional discente para o enfrentamento de um mundo em constante transformao. Para a maioria dos professores, o aluno que chega hoje na escola, inserido nesta sociedade da informao, tem vivenciado e experimentado inmeras mudanas que se refletem em um comportamento. De forma geral, considerando algumas excees, os alunos apresentam inmeras dificuldades e deficincias. Entre elas, as mais citadas so: dificuldade de comunicao, distrao, pouco senso crtico, falta de motivao, falta de interesse em aprender, e desvalorizao da figura do professor e do que representa a instituio escolar. Contrrios a essas idias negativas sobre os alunos, alguns professores ressaltam que: o jovem hoje muito mais aberto e capaz de adaptar-se s mudanas, mesmo por uma questo de sobrevivncia; muito criativo, tem gosto de expor suas idias, tem uma viso ampla do mundo, sentindo-se incomodado com a situao atual, mas no sabe como transform-la. Os professores alertam a respeito da defasagem de formao, que no caso dos alunos que cursaram o ensino fundamental na rede estadual, tem se mostrado grave: srios problemas no conhecimento da lngua portuguesa, em operaes matemticas e em conceitos gerais de cincias. Essas dificuldades tm levado muitos professores a trabalhar esses conceitos no ensino mdio em detrimento dos contedos que deveriam ser ministrados neste nvel de ensino. 2.2.1 O perfil de formao desejado pelos professores. Para os professores, o profissional do futuro dever saber aliar conhecimento terico ao conhecimento prtico, transformando idias em aes. A habilidade tcnica imprescindvel para o profissional, mas no o bastante. Deve-se pensar em formar profissionais capazes de gerenciar sua vida e sua carreira, dispostos, abertos e conscientes da necessidade de constante aprendizagem. O profissional deve estar atento necessidade de uma formao permanente e de uma reciclagem profissional e s conseqncias de um mercado de trabalho cada mais flexvel, mutvel, que impulsionado por um ritmo acelerado de avanos tecnolgicos, obriga-o a estar sempre aprendendo coisas novas.

9 O grupo aponta que uma das habilidades mais exigidas para o atual profissional refere-se sua capacidade de resolver problemas, enfrentar riscos e desafios. As mudanas no mundo do trabalho exigem uma nova relao entre o homem e o conhecimento, que no se esgota em procedimentos lineares e tcnicos, aprendidos pela memorizao, mas passa necessariamente por um processo de educao: inicial e continuada. Um processo que tem como concepo a aquisio das autonomias intelectual, social e humana adquiridas por meio do acesso aos conhecimentos cientfico, tecnolgico e sciohistrico6. 2.2.2 O papel da escola na formao profissional. O papel da escola est em formar seus alunos para atuarem no mundo, como profissionais conscientes e crticos de sua realidade, propiciando o desenvolvimento de suas capacidades. Capacidades desenvolvidas dentro de um processo de aprendizagem que se define, na sociedade moderna, por uma educao generalizada e uma formao permanente e macia, envolvida por uma saturao informativa, conseqncia dos novos sistemas de produo, comunicao e conservao da informao, assim como por um conhecimento descentralizado e diversificado, que cria uma nova demanda de aprendizagem nos sentidos tanto quantitativo como qualitativo.7 Para os professores, papel da escola, na sociedade atual, formar alunos em uma concepo mais ampla: social e cultural. ver a escola dentro de uma abordagem crticodemocrtica, que significa para Rigal8 que a escola deve cumprir o papel de formadora do cidado. Para tanto, deve ter como objetivos fundamentais: a contribuio, no plano pblico, para a formao de uma cultura do discurso crtico sobre a realidade concreta; a socializao de valores e de prticas democrticas, propiciando uma participao ativa e crtica nas organizaes.
KUENZER, Accia Z. Texto publicado. In: Educao & Sociedade, ano XXI, n70, abril/00, intitulado O ensino mdio agora para vida:entre o pretendido, o dito e o feito. Neste texto, entre outras coisas, a autora procura desvelar o carter ideolgico do discurso oficial que afirma que o novo ensino mdio agora para a vida, em substituio ao modelo que, ao integrar educao geral e profissional em uma mesma rede, era para o trabalho, entendido como no vida. 7 POZO, Juan Incio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: ArtMed Editora, 2002, p.30. 8 In: IMBERNN (org.). A Educao no sculo XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre, RG: ArtMed,Editora, 2000, pp. 188 e 189.
6

10 2.2.3 Um perfil de formao exige mudanas na escola, segundo os professores. As mudanas na escola so inevitveis e imperativas, caso a instituio deseje continuar a desempenhar seu papel formativo na sociedade. Para isso, ela precisa rever e acatar, segundo o grupo pesquisado, novas prticas e novas concepes, que so: a escola deve ter estruturas dinmicas e refratrias que possibilitem espao para o trabalho criativo e a inovao, garantindo uma chance para os profissionais docentes exercerem atividades experimentais que possibilitem desenvolver novas habilidades, tornando-as prticas cotidianas; estar em sintonia com as necessidades da sociedade e do mercado; assumir seu papel, independentemente de mudanas, como a mola-mestra de uma sociedade organizada e civilizada; proporcionar melhores condies de trabalho para os professores, que muitas vezes, por falta de tempo e espao, esto chegando depois dos alunos; a escola no uma ilha de excelncia de conhecimentos, mas sua funo coordenar e orientar os alunos em suas buscas pessoais; aproximar o que os alunos aprendem da realidade do mercado de trabalho que vo enfrentar, nem que para isso seja preciso abandonar certos contedos considerados como fundamentais; possibilitar espaos alternativos de aprendizagem para os alunos, que vo alm da sala de aula: visitas s empresas, estgios (palestras com profissionais), com a finalidade de ampliar a viso do aluno sobre a realidade profissional; valorizar o que o professor produz, como base de investigao e subsdio para um processo de formao permanente. 2.3 O que pensam e sentem os professores envolvidos em um processo real de mudanas e reformas legais. A priori, importante considerar que as reformas que vm ocorrendo no sistema educacional brasileiro so influenciadas por certas vises que tm origem em uma poltica envolvida em defender um certo ponto de vista, proveniente de um iderio neoliberal. Tendo conscincia desse contexto, que partimos para a analise dessas reformulaes.

11 Um dos pontos bastante discutidos pelos professores refere-se aos motivos que corroboraram as reformulaes na educao profissional, como o caso das escolas estaduais e federais tcnicas, que mantinham estruturas organizacionais inchadas e de altos custos, e acabavam preparando os alunos para o ingresso nas universidades em detrimento da entrada no mercado de trabalho. As escolas tcnicas criadas para preparar mo-de-obra qualificada para o mercado de trabalho desviaram-se desse propsito na medida que ofereciam um nmero muito restrito de vagas e uma seleo muito rigorosa, privilegiando a entrada dos alunos melhor preparados e que tinham, na grande maioria, interesse em freqentar aps o tcnico um curso superior. Contrariavam assim as recomendaes do Banco Mundial, de que as escolas tcnicas federais e estaduais devem beneficiar exclusivamente os que vo para o mercado de trabalho, sem ingressar na universidade. Esses cursos seguem uma lgica de mercado e de mercadoria, pois devem reverter-se em recursos captados junto ao setor privado, por meio da identificao de perfis de concluso, estudos de demanda e acompanhamento dos egressos, competncias, habilidades e bases tecnolgicas. Ao serem consultados sobre o que pensam sobre as reformulaes da educao profissional, os professores acabaram se dividindo em trs grupos: os que concordam e reconhecem nas reformulaes o seu carter positivo; os que no concordam, e os que no so a favor nem contra. Para os que acreditam que as reformulaes tm um carter positivo, ao desvincularem a educao profissional do ensino mdio, os alunos tm garantido uma base de formao geral, slida, que possibilita o exerccio da cidadania, do pensamento crtico. Abandona-se o princpio de formao que tinha como concepo uma viso tecnicista unicamente instrumental, para uma concepo que visa formao integral do homem, criando-se, finalmente, a possibilidade de relacionar a cultura produo. Os professores ressaltam que na estrutura educacional anterior (2 grau tcnico), os alunos atribuam menor valor s disciplinas do ncleo comum (formao geral) em relao da parte diversificada (formao tcnica), o que causava entre os professores de uma mesma unidade escolar uma certa rixa e indisposio, um clima contra a integrao, dificultando a interdisciplinaridade, a troca de experincias e a parceria.

12 Para os professores que no acreditam nas reformulaes, eles defendem o fato de que dentro dessa nova organizao curricular, o aluno, para obter a certificao tcnica, precisa cursar o ensino mdio e a educao profissional, de forma concomitante ou seqencial, levando mais tempo para se formar. Mas nem todos os alunos esto em condies financeiras que lhes permitam apenas estudar, e muitos precisam colaborar com a renda familiar ou at sustentar suas famlias. J alguns professores no so contra nem a favor das mudanas. Eles consideram que um curso completa o outro, respondendo s atuais exigncias: uma formao que garanta a flexibilidade profissional, menos especfica e mais generalista. 2.3.1 As dificuldades dos professores ante as reformas legais. Estudos atuais apontam que as mudanas necessrias na escola apresentam-se como um grande desafio. Essas mudanas refletem e impem uma srie de dificuldades para o trabalho docente, e entre as mais freqentes as pesquisas indicam: integrar o currculo, propiciando uma formao contextualizada e holstica; planejar para atender aos novos padres de exigncia profissional, articulando teoria e prtica, significando mudanas de estratgias e de metodologias na forma de ensinar.9 Uma das formas de ajudar os professores a enfrentarem essas dificuldades que as instituies busquem implantar um processo de formao permanente. Um processo de formao que abandone o conceito de mera atualizao cientfica, didtica e psicolgica, para o conceito de formao como descoberta, organizao, fundamentao, reviso e construo da teoria, e que tenha como linha cinco grandes eixos10: a reflexo prtico-terica sobre a prpria prtica mediante a anlise, a compreenso, a interpretao e a interveno sobre a realidade; a troca de experincias entre iguais; a unio da formao a um projeto de trabalho;

HARGREAVES, Andy. EARL, L. MOORE S.,MANNING S. Aprendendo a Mudar: o Ensino para alm dos contedos e da padronizao. Porto Alegre, RS: ArtMed Editora, 2002, p. 112. 10 IMBERNN.Formao Docente e Profissional: formar-se para a mudana e a incertezas. So Paulo: Cortez Editora, 2000, pp. 48-50.

13 a formao como um estmulo crtico ante as prticas profissionais, como a hierarquia e outros mecanismos; o desenvolvimento profissional da instituio educativa mediante o trabalho conjunto para transformar a prtica. Dentre outras dificuldades, os professores tambm apontam a relao: conhecimento x tempo. Essa relao tem causado um imenso sentimento de frustrao nos professores, j que eles se sentem de certa forma, defasados e tm a opinio de que sero incapazes de dar conta do recado: muita coisa para aprender, atualizar-se, e muito pouco tempo, pois precisam lecionar em outras escolas ou exercer outras atividades profissionais alm do magistrio. Contudo, reconhecem a importncia da vivencia profissional como fonte de inspirao e aprendizagem para os alunos. Esse paradoxo indica quanto os professores se sentem confusos, indecisos, quanto sua identidade, profissionalizao, e diante das mudanas. Segundo os professores, uma grande dificuldade no exerccio de prticas educativas inovadoras tem sido o rompimento de velhas e rgidas estruturas escolares, sua estruturao compartimentada e setorizada no propicia um trabalho coletivo e integrador. Por outro lado, preciso analisar essa questo com um certo cuidado.Vivemos um momento contraditrio, quando mais fcil sabermos o que no queremos do que o que queremos. Exige-se dos professores e da escola uma nova forma de atuao, porm pais e alunos no sabem muito bem qual seria. Novos contedos, desde que no afetem os exigidos na hora do vestibular. Novos sistemas de avaliao, desde que o aluno seja aprovado ou reprovado no final. Um currculo integral que considere a evoluo do conhecimento dentro de uma formao integral, desde que dividido em mdulos ou em disciplinas. A escola tem sido uma das instituies modernas mais resistentes s mudanas. Esta afirmao sustentada considerando seu papel poltico e social. Todavia, preciso lembrar que a escola organizada por pessoas para formar pessoas, e que mudanas desde que procurem fugir ao modismo devem envolver todos: professores, alunos, dirigentes, tcnicos, pais e funcionrios.

14 Os professores reconhecem que precisam estar preparados para as reformulaes. A maneira como o ambiente profissional de ensino organizado afeta diretamente o modo como os trabalhos intelectual e emocional do ensino so concretizados, colocando uma grande responsabilidade sobre os legisladores, administradores do sistema e lderes escolares, atribuindo-lhes trs funes fundamentais11: apoiar os professores, e quando necessrio lev-los a implementar mudanas; garantir que as mudanas realizadas pelos professores sejam mantidas com o tempo; garantir que as mudanas sejam de carter generalizante, devendo afetar sistemas inteiros. Reformulaes educativas significam tambm colaborao e comprometimento, criando um clima apoiador que ajude os professores a desenvolver e a implementar transformaes em seu cotidiano da sala de aula. Porm, no basta a aceitao das mudanas, os professores precisam preservar e superar os obstculos manuteno dessas inovaes promissoras, para que no acabem se perdendo com o passar do tempo ante as inmeras presses e exigncias mutveis de polticas, de governos, de ministrios, de conselhos de educao. 2.3.2 Ser professor em um contexto de mudanas. Os participantes deste estudo tm um perfil de professores quase idealizado, aproximando-nos do que diz Baillauqus12 de uma imagem modernizada de bom mestre, que impe um mestre-modelo, podendo acarretar um estmulo ou bloqueio do desenvolvimento profissional. Assim, buscar uma definio do perfil do professor em um contexto atual de mudanas, na voz do professor resgatar uma imagem que cada um faz de si perante esse modelo, buscar suas representaes.

Hargreaves, Earl, Moore e Manning.Captulo 7, que trata das questes de manuteno, apoio, e de sustentabilidade da mudana educacional (p. 151). 12 PERRENOUD, PAQUALY,ALTET E CHARLIER (org.). Formando professores profissionais: Que estratgias? Que competncia? Porto Alegre,RG: ArtMed, 2001, p.39.

11

15 Representaes compreendidas aqui como (...) instrumentos cognitivos de apreenso da realidade e de orientao das condutas; as representaes dos professores podem er consideradas como um dos meios a partir dos quais eles estruturam seu comportamento de estudo e de aprendizagem.13 A literatura indica que o perfil de professor que atenda s necessidades atuais est representado pelas idias de um profissional reflexivo, capaz de auto-avaliao e avaliao, de atitudes crticas, de tomada de decises, determinado a despender tempo e energia para estimular situaes de aprendizagem criativas e inovadoras. As principais caractersticas do perfil do profissional de ensino, para os professores deste estudo, observando s reformulaes legais e as transformaes nas quais estamos envolvidos, so importantes indicadores para um processo de formao que propicie apoio e sustentao s iniciativas criativas e inovadoras de mudanas na prtica docente. O professor flexvel deve ser capaz de atender os alunos como um todo, e como algum que ter situaes a serem resolvidas, muito diferentes das que ele prprio vivenciou. O professor pr-ativo aquele que se mantm em sintonia com seu contexto, prevendo e se preparando para enfrentar novas situaes de ensino e aprendizagem. Os educadores devem perceber que o ato de ensinar est alm da transmisso de contedos e de mtodos previamente definidos, sendo antes um processo de reflexo e descoberta. um ato de comunicao, de situaes de interao vivenciadas, em que a relao e a variedade das aes em cada situao permitiro, ou no, a diferentes alunos, o aprendizado em cada interveno.14 O professor, ainda, deve ter um perfil ousado e coerente com a viso de um universo em constante transformao, buscando atualizar-se e aprender sempre, experimentando o novo, com o objetivo de acrescentar novas descobertas s j existentes, usando o bom senso de no abandonar o que deu certo.

13

In: Simone Baillauqus, Captulo 2 do livro: Formando professores profissionais: Que estratgias? Que competncia? Porto Alegre,RG: ArtMed, 2001, p.37. 14 ALTET In: PERRENOUD, PAQUALY, ALTET E CHARLIER (org.). Formando professores profissionais: Que estratgias? Que competncia? Porto Alegre, RG: ArtMed Editora, 2001, p.26.

16 Outra dimenso que os professores reconhecem que deve ser valorizada nesse perfil profissional a questo humana e pessoal da carreira docente, a busca da identidade. Identidade que, conforme Nvoa15, um lugar de lutas e conflitos, um espao sempre em construo da maneira de ser e de estar na profisso, a maneira como cada um se sente e se diz professor, um processo complexo e que por isso demanda tempo. O autor sustenta que existe hoje uma literatura cientfica referente a trs grandes fases dentro do percurso evolutivo da investigao e pesquisa pedaggicas: a primeira, a busca das caractersticas intrnsecas ao bom professor; a segunda, a tentativa de encontrar o melhor mtodo de ensino; e a terceira, a importncia da anlise do ensino no contexto real da sala de aula, com base no chamado paradigma processo-produto. Essa evoluo acabou impondo uma separao entre o eu pessoal e o eu profissional, refletindo-se na crise de identidade do professor. Estudos expressam o processo que os professores tm vivido: nos anos 60, um perodo no qual os professores foram ignorados; nos anos 70, a fase em que os professores foram esmagados; nos anos 80, a fase de controle sobre os professores. Foi s a partir dos anos 90 que o professor finalmente passou a ser recolocado no centro dos debates educativos e das problemticas da investigao.Estamos no cerne do processo identitrio da profisso docente que, mesmo nos tempos ureos da racionalizao e da uniformizao, cada um continuou a produzir no mais intimo da sua maneira de ser professor.16 Segundo os professores, outra caracterstica marcante desse perfil do professor a capacidade de articular os conhecimentos tericos e prticos, aproximando os contedos estudados da realidade que os alunos iro enfrentar na vida pessoal e na vida profissional. O que especialmente na educao profissional significa uma grande diferena. Alm de colaborar com os alunos na edificao do conhecimento terico, o professor da educao profissional tem que ter a habilidade de extrair conhecimentos de sua prtica, refletindo sobre e para a prtica, a partir do exerccio de sua profisso.

15 16

NVOA, Antonio. Vidas de Professor. Portugal: Porto Editora,1995, pp. 14-30. Cf. p. 15.

17 Para Perrenoud,17 a prtica do profissional reflexivo uma postura permanente que o docente deve ter na e sobre sua ao, estabelecendo um relao de anlise, a qual dever tornarse independente dos obstculos ou das decepes encontradas em seu cotidiano. E este autor preceitua: Uma prtica reflexiva pressupe uma postura, uma forma de identidade, um habitus. Sua realidade no medida por discurso ou por intenes, mas pelo lugar, pela natureza e pelas conseqncias da reflexo no exerccio cotidiano da profisso, seja em situao de crise ou de fracasso, seja em velocidade de cruzeiro. 18 De forma geral, o que observamos no discurso dos professores que o profissional para enfrentar as mudanas, participar, criar, coloc-las em prtica e sustent-las precisa possuir um conjunto de conhecimentos e saberes amplos, tcnicos, didticos e transversais, construdos ao longo de sua carreira e na troca com seus pares. Um processo que necessita de tempo, maturidade, apoio institucional, crdito e crena na profisso, pela sociedade e por todos os que a exercem. Bibliografia: BOGDAN, Robert C. & BIKLEN, Sari K. Investigao Qualitativa em Educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Portugal: Porto Editora, 1994. HARGREAVES, Andy. EARL L., MOORE S., MANNING S. Aprendendo a Mudar: o ensino para alm dos contedos e da padronizao. Porto Alegre, RS: ArtMed Editora,2002. IMBERNN, Francisco. Formao Docente e Profissional: formar-se para a mudana e a incerteza. So Paulo: Cortez Editora, 2000. IMBERNN, F. (org.) A Educao no Sculo XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre, RS: ArtMed Editora, 2000. KUENZER, Accia Z. O Ensino Mdio agora para a vida: entre o pretendido o dito e o feito. Educao & Sociedade Dossi do Ensino Mdio, Campinas: CEDES, n 70, abril 2000, pp. 15-39. NVOA, Antnio.Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 1995.

17

PERRENOUD, Philippe. A prtica reflexiva no Oficio do Professor: profissionalizao e razo pedaggica. Porto Alegre, RG: Art Md, 2002, Captulo 1. 18 Cf. p.13

18 PERRENOUD, Philippe, PAQUAY, Leopold, ALTET, Marguerite, CHARLIER, velyne (orgs.). Formando professores profissionais: Que estratgia?Que competncia. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2001. ____________________. A Prtica Reflexiva no Ofcio de Professor. Porto Alegre, RS: ArtMed Editora, 2002. POZO, Juan Igncio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: ArtMed Editora, 2002. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 21. ed. ver. e amp. So Paulo: Cortez Editora, 2000.

Anda mungkin juga menyukai