Anda di halaman 1dari 2

Definio:

Um Sistema Operacional de Redes um conjunto de mdulos que amplam os sistemas operacionais, complementando-os com um conjunto de funes bsicas, e de uso geral, que tornam transparente o uso de recursos compartilhados da rede.

O computador tem, ento, o Sistema Operacional Local (SOL) interagindo com o Sistema Operacional de Redes (SOR), para que possam ser utilizados os recursos de rede to facilmente quanto os recursos na mquina local. Em efeito, o SOR coloca um redirecionador entre o aplicativo do cliente e o Sistema Operacional Local para redirecionar solicitaes de recursos da rede para o programa de comunicao que vai buscar os recursos na prpria rede. O Modlo de Operao do Sistema Operacional de Rede o modlo Cliente / Servidor:

Ambiente onde o processamento da aplicao partilhado entre um outro cliente (solicita servio) e um ou mais servidores (prestam servios).

Os mdulos do SOR podem ser:

Mdulo Cliente do Sistema Operacional (SORC) Mdulo Servidor do Sistema Operacional (SORS)

Os tipos de arquiteturas para Sistemas Operacionais de Rede so:

Peer-to-Peer Cliente-Servidor: o Servidor Dedicado o Servidor no Dedicado

Na arquitetura Peer-to-Peer temos vrias mquinas interligadas, cada uma com servios de Servidor e de Cliente na mesma mquina junto com o Sistema Operacional Local. Na arquitetura Cliente-Servidor com Servidor Dedicado, temos uma mquina servidora que no executa aplicativos locais. Na arquitetura Cliente-Servidor com Servidor no Dedicado, temos uma mquina servidora que executa aplicativos locais, alm de prover os servios de Servidor. Ainda podemos definir alguns tipos diferentes de servidores:

Servidor de Arquivos. Servidor de Banco de Dados. Servidor de Impresso. Servidor de Comunicao. Servidor de Gerenciamento.

Servidores de Arquivos so usados para distribuir arquivos (de dados e/ou programas executveis) em uma rede local. No passado eram usados para "hospedar" os programas executveis para uso por sistemas "diskless" (sem disco rgido) ou com disco rgido pequeno. Servem tambem para manter uma verso de um arquivo de dados para ser consultado por todos os usurios na rede local. Servidores de Banco de Dados so usados para consulta e/ou cadastro de dados. A interface de visualizao pode ser proprietria, ou pode ser via interface web. Os bancos de dados so de preferncia tipo cliente/servidor.

Servidores de Impresso, so mquinas ligadas na rede para gerenciar impressoras (lazer, jato de tinta, matricial, etc.). A gerncia pode incluir desde o simples roteamento dos documentos para as impressoras, at o gerenciamento de cotas de papel por usurio por perodo de tempo (dia, semana, mes). Servidores de Comunio, so maquinas usadas para distribuio de informaes na rede. Podem ser simples servidoras de correio eletrnico (e-mail) ou servidores web e/ou ftp. Podem tambem ter modems para acesso remoto por parte dos usurios. Servidores de Gerenciamento so maquinas usadas na gerncia da rede. Esse termo bastante amplo e pode ser aplicado tanto a maquinas que gerenciam o acesso de usurios rede (NT PDC, NT BDC, etc.) como maquinas que supervisionam trfego na rede, ou em alguns casos podem ser at os "firewalls" que gerenciam o acesso aos diversos servios.

So projetados para possibilitar que os computadores de uma rede compartilhem recursos como discos rgidos e impressoras; Alm do compartilhamento de recursos, ele suporta segurana de dados, diagnstico e soluo de problemas e controle administrativo; O papel desse sistema fazer com que os servios desejados paream locais ao computador do cliente; Partes do sistema operacional de rede(principalmente programas de acesso de arquivos e de gerenciamento)so executadas no computador servidor e outros componentes(como o software que autoriza solicitaes ao servidor e mensagens a outros computadores)so executadas no computador do cliente(usurio). Os sistemas operacionais de rede windows so projetados para interagir com os componentes dos clientes incluidos nos sistemas operacionais dos computadores de mesa windows; A primeira gerao foi o Windows NT Server.A famlia windows 2000 Server uma atualizao do windows NT e inclui as verses Windows 2000 Server, Windows 2000 Server Advanced e o Windows 2000 Datacenter Server; O Windows 2000 server tambm oferece suporte a clientes que utilizam o Mac Os X, UNIX e LINUX; O Windows Server 2003 uma atualizao do Windows 2000 Server e o atual sistema operacional de rede da Microsoft e o Netware da Novell outro sistema operacional de rede popular.

Anda mungkin juga menyukai