Anda di halaman 1dari 81

COMPANHIA HIDRO ELTRICA DO SO FRANCISCO

CHESF

ESPECIFICAO TCNICA DISJUNTOR A HEXAFLUORETO DE ENXOFRE (SF6) 550 KV, 242 KV, 145 KV E 72,5 KV ET/DSE-615 - JUL/2007

Data

Elaborao Assinatura

Data

Aprovao Assinatura

NDICE

SEO I SEO II SEO III

CARACTERSTICAS TCNICAS ENSAIOS SOBRESSALENTES, FERRAMENTAS, DESENHOS, MANUAIS DE INSTRUES, ARMAZENAGEM, EMBALAGEM, TREINAMENTO GARANTIA E ASSISTNCIA TCNICA, MONTAGEM, SUPERVISO DE MONTAGEM E COMISSIONAMENTO E VIDA TIL DOS DISJUNTORES

(01 a 39) (01 a 14)

(01 a 07)

SEO IV

INSTRUES GERAIS E VALORES TCNICOS GARANTIDOS (01 a 01) CARACTERSTICAS E VALORES PARTICULARES (01 a 01)

SEO V

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

INTRODUO

Esta Especificao Tcnica, juntamente com a Especificao ET/DSE-600 (Diretrizes Gerais de Fornecimento), define o fornecimento dos seguintes EQUIPAMENTOS (*): - DISJUNTOR a SF6 para 550 kV - DISJUNTOR a SF6 para 242 kV - DISJUNTOR a SF6 para 145 kV - DISJUNTOR a SF6 para 72,5 kV Considerando-se as particularidades existentes, em alguns aspectos, entre os EQUIPAMENTOS citados, faz-se necessrio analis-la cuidadosamente. (*) - Ver na Seo V, qual o Equipamento em considerao

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

SEO I ESCOPO DO FORNECIMENTO, CARACTERSTICAS E VALORES PRINCIPAIS

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

1.

ESCOPO DO FORNECIMENTO Devero estar includos no fornecimento: Os DISJUNTORES, os mecanismos de acionamento, os sistemas de controle, todos os rels, pressostatos, manmetros e demais acessrios, necessrios ao correto funcionamento e superviso, bem como sinalizao e bloqueio em caso de anomalia; Os armrios dos mecanismos de acionamento e do sistema de comando e controle; O gs para o primeiro enchimento; As estruturas suporte; Os conectores de aterramento; As ferramentas especiais, os materiais, instrumentos e dispositivos especiais, necessrios instalao, manuteno e ensaios de campo; As peas sobressalentes; Os ensaios de prottipo e os de rotina; As embalagens para transporte areo, martimo e terrestre conforme o caso. O gs do 1o enchimento dever acompanhar, obrigatoriamente o disjuntor, em embalagens exclusivas e adequadamente identificadas. O romaneio de entrega dever incluir um item especfico para o gs.

2. 2.1.

CARACTERSTICAS GERAIS DOS DISJUNTORES Os DISJUNTORES devero ser do tipo a gs SF6 (hexafluoreto de enxofre) de presso nica, com abertura livre (trip free), tanto eltrica quanto mecnica, e com dispositivo antibombeamento (anti-pumping) para cada plo, para os DISJUNTORES de 550 kV e apenas um dispositivo antibombeamento por DISJUNTOR, para as demais tenses. Dever ser prevista a operao com religamento tripolar para as tenses de at 242 kV e religamento monopolar para a tenso de 550 kV. Em qualquer das tenses dever ser previsto o bloqueio do religamento. Os DISJUNTORES devero ser livres de reacendimentos (classe C2) para as condies de manobra de linhas em vazio e de bancos de capacitores, especificadas. Os Disjuntores a serem aplicados na manobra de Banco de Capacitores e de Reatores, devero ser da classe M2.

2.2.

2.3.

2.4.

Os DISJUNTORES para 550 kV, que sero utilizados no chaveamento de linhas de transmisso, devero ser fornecidos com meios para limitar os transitrios de manobra. A CHESF aceita o uso de resistores de fechamento, ou dispositivo de sincronizao do momento de fechamento. Ver Seo V. Os DISJUNTORES para 245 kV, que sero utilizados no chaveamento de bancos de capacitores em derivao, devero ser fornecidos com meios para limitar os

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I/1

transitrios de manobra. Para isso, a CHESF exige o uso de sincronizadores do momento de fechamento e de abertura. Ver I. Para os demais nveis de tenso, fica a critrio do Proponente/Fabricante, a utilizao, ou no, de dispositivos para limitar os transitrios de manobra, desde que garantidos os valores de sobretenso aqui especificados. 2.5. Os DISJUNTORES, para qualquer tenso, que sero utilizados no chaveamento de reatores, devero ser fornecidos com meios para limitar as sobretenses devidas ao corte de corrente e evitar reignies. A CHESF exige, para tal funo, dispositivo de sincronizao do momento de abertura. Ver I. 2.6. Nos DISJUNTORES com acionamento monopolar, devero ser previstos cubculos individuais em cada plo, alm do armrio de comando e controle tripolar. Os DISJUNTORES devero ser do tipo modular estanque e de baixa presso de SF6, providos de dispositivos adequados para indicao visual de presso, para um operador ao nvel do solo, alarme e bloqueio em caso de quedas de presso acentuadas, vlvulas para reenchimento de gs com o fim de restabelecer as condies normais, assim como um sistema adequado de segurana, para evitar qualquer risco de exploso em caso de sobre-presses excessivas. O gs do primeiro enchimento dever estar de acordo com as Normas IEC 60376 e IEC 60480, em suas ltimas revises. Os DISJUNTORES devero ter, obrigatoriamente, as cmaras de extino ao nvel do barramento (LIVE-TANK CIRCUIT BREAKER). Em caso de despressurizao acidental, os DISJUNTORES devero suportar, no mnimo, a tenso nominal fase-terra, entre contatos abertos de cada plo, estando a presso de SF6, no interior das cmaras, igual presso atmosfrica. Estando o DISJUNTOR aberto, dever ser prevista, se necessria, a abertura automtica das chaves isoladoras do mesmo em caso de queda acentuada (vazamento) na presso de SF6 ou leo. Estando fechado, o DISJUNTOR dever permanecer fechado. O fabricante dever prever, se julgar necessrio, o fechamento automtico do DISJUNTOR, aps ser atingida determinada presso mnima de segurana do meio de extino (SF6), ou do meio de acionamento (leo). A distncia do solo ao incio das partes vivas (primeira saia inferior do isolador suporte) dever ser no mnimo 2.300 mm, independente do nvel de tenso. Nos DISJUNTORES com plos independentes, devero ser previstos indicadores mecnicos de posio nos plos, associados diretamente ao movimento da haste de acionamento dos contatos principais de cada coluna dos plos, com fcil visualizao/identificao por um observador ao nvel do solo, e indicador mecnico ou eltrico no cubculo tripolar.

2.7.

2.8.

2.9.

2.10.

2.11.

2.12.

2.13.

2.14.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I/2

2.15.

Devero ser fornecidos dispositivos de manuteno para o DISJUNTOR e seus sistemas de acionamento e de SF6, que permitam: Complementar o gs do disjuntor at a presso nominal a partir de uma garrafa de gs SF6, composto de: Vlvula reguladora de presso, adaptador, mangueiras e manmetro com escala de 1 a 10 bar classe 0,3 obs: O dispositivo deve ser acondicionado em uma maleta metlica; O controle e a regulagem das presses do sistema de acionamento hidrulico; A desmontagem, remontagem e regulagem dos componentes dos mecanismos de acionamento a mola, e A desmontagem, montagem e regulagem dos diversos componentes do DISJUNTOR. Os dispositivos de manuteno devero ser fornecidos em quantidade idntica ao nmero de subestaes atendidas pelo fornecimento.

3. 3.1.

CARACTERSTICAS GERAIS DO SISTEMA DE SF6 Todos os pressostatos e/ou manostatos para SF6 devero ser obrigatoriamente do tipo com compensao de temperatura. Dever ser previsto um sistema que proteja os DISJUNTORES no caso de a presso de gs cair a valores inferiores ao limite mnimo de isolamento ou de operao. Devero ser previstos bloqueios de religamento, fechamento e abertura por baixa presso (no transitria) de gs no DISJUNTOR, e contatos livres de potencial para sinalizao na casa de comando. Podero ser previstos dispositivos que permitam, quando necessrio e isoladamente, a retirada ou reenchimento do SF6, de cada plo do DISJUNTOR, com o controle individual do comportamento da presso, atravs de densmetros e manmetros (ou manostatos) e vlvulas de segurana em cada plo. Devero ser previstas, junto aos dispositivos de controle de presso existentes, conexes com rosca, bitola 1/4" NPT, isolveis por meio de registro de alavanca (ou similar), nas quais se possa conectar a qualquer instante, sem perda de presso, um manmetro padro externo, de modo a possibilitar a aferio dos dispositivos de controle de presso existentes. Toda a tubulao e conexes do Sistema de SF6, devero ser em ao inoxidvel.

3.2.

3.3.

3.4.

3.5.

3.6.

4.

CARACTERSTICAS GERAIS DO SISTEMA DE MEDIO, PROTEO, COMANDO, CONTROLE E SUPERVISO DOS DISJUNTORES Os Sistemas de medio, proteo, comando, controle e superviso dos DISJUNTORES devero conter, no mnimo, os seguintes equipamentos, acessrios e caractersticas gerais descritos abaixo, alm de outros julgados necessrios pelo fabricante de forma a garantir o seu correto desempenho.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I/3

4.1.

Os circuitos de fechamento e abertura dos DISJUNTORES devero ser de alta confiabilidade e fornecidos com as seguintes caractersticas gerais. Os DISJUNTORES devero admitir comando eltrico local e remoto, sendo a sua seleo feita atravs de uma chave de trs posies LOCAL - REMOTO - MANUTENO provida de chave trava (ou punho) removvel na posio MANUTENO, permitindo as seguintes possibilidades de operao:

4.1.1

Posio LOCAL Condiciona o comando de abertura e fechamento apenas localmente, ou seja: junto ao DISJUNTOR, bloqueando o comando distncia; Possibilita a atuao dos esquemas de proteo no circuito de abertura; Bloqueia o circuito de religamento automtico; Sinaliza no anunciador da sala de comando: "chave seletora na posio LOCAL". Posio REMOTO Condiciona o comando eltrico de abertura e fechamento apenas distncia, ou seja, na sala de comando, bloqueando o comando local; Assegura a atuao dos esquemas de proteo nos circuitos de abertura e religamento automtico; Sinaliza no anunciador da sala de comando: " Chave seletora na posio REMOTO " Posio MANUTENO Condiciona o comando eltrico de abertura e fechamento apenas local, bloqueando o comando eltrico distncia; Bloqueia a atuao dos esquemas de proteo nos circuitos de abertura e religamento automtico, permanecendo em operao as protees intrnsecas do DISJUNTOR a saber, proteo por discordncia de plos e por baixa presso de gs; Sinaliza no anunciador da sala de comando: " Chave seletora na posio MANUTENO "; 4.1.2. O comando manual ser sempre tripolar e efetuado atravs de chaves e rels auxiliares, sendo para comando local, 1 (uma) chave para fechamento e 2 (duas) para abertura. As chaves de comando devero ser de cores distintas ( VERDE para ABERTURA e VERMELHO para FECHAMENTO ). As chaves devero possuir contatos livres de potencial (abertura - 2NA+2NF e fechamento - 1NA+1NF), levados at as rguas de bornes terminais, para utilizao CHESF. Devero ser fornecidas 02 (duas) bobinas de abertura e 01 (uma) de fechamento, totalmente independentes, inclusive fiao. Para os DISJUNTORES com plos in-

4.1.3.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I/4

dependentes, este quantitativo, 02 (duas) bobinas de abertura e 01 (uma) de fechamento, dever ser fornecido para cada um dos plos. 4.1.4. As bobinas devero ser acionadas por circuitos de comando e proteo independentes e com alimentao por fontes diferentes. As bobinas de fechamento e abertura dos DISJUNTORES devero ter potncia mxima de 850 W em 125 Vcc. As ordens manuais de fechamento do DISJUNTOR atravs de suas chaves de comando, local ou remota, no devero incidir diretamente sobre sua bobina ou bobinas de fechamento. Visando a integridade destas chaves que no devero ser submetidas a correntes elevadas, as ordens de fechamento chegaro s bobinas atravs da atuao de contatores ou rels auxiliares. As bobinas de abertura e fechamento dos DISJUNTORES devero ser dimensionadas para operao tenso plena, no sendo permitido o uso de resistor ou qualquer outro dispositivo economizador em srie com as mesmas. O DISJUNTOR dever dispor de um sistema antibombeamento de modo a impedir mais de uma manobra de fechamento por comando. Mesmo na presena de um comando contnuo, somente ser possvel a efetivao de uma manobra de fechamento de cada vez. Desta forma, para uma nova manobra de fechamento, o comando dever ser interrompido momentaneamente. Devero ser previstos contatos desta funo para controle externo e sinalizao. A mola de acionamento do DISJUNTOR, quando no estado descarregada, dever ser condio para bloqueio do seu circuito de fechamento PROTEES INTRNSECAS DO DISJUNTOR Os DISJUNTORES com plos independentes devero conter um sistema temporizado e regulvel de proteo contra discordncia de plos com selo, boto de desbloqueio, faixa de regulagem de 0,1 s a 3 s e divises de escala de 0,1 s. Os DISJUNTORES devero dispor de sistema de medio da presso do gs SF 6 adequado para, a depender de anormalidades com vazamentos no transitrios e obteno de valores de presso previamente ajustados, emisso de ordem de desligamento, bloqueio dos circuitos de fechamento, abertura e religamento, assim como dispor de contatos livres de potencial para sinalizao e alarme para cada um dos estgios de presso alcanados. Na ocorrncia de queda de presso, no transitria, seja de gs ou leo, o sistema de controle do DISJUNTOR deve primeiro sinalizar/alarmar, e depois bloquear a funo ( RELIGAMENTO, FECHAMENTO E ABERTURA ) cuja presso de bloqueio seja atingida, sinalizando, alarmando e bloqueando sucessivamente as funes seguintes, caso a presso continue a cair. Devero ser previstos contatos livres de potencial para sinalizao e alarme, para cada funo. Para o caso de sinalizao/alarme e bloqueio por perda de presso, no transitria, de leo, devero ser previstos rels temporizados e ajustveis em faixas adequadas, de modo que a sinalizao e/ou bloqueio do reenchimento s ocorram aps o tempo normal de restabelecimento da presso, indicando ento falha por operao excessiva da moto-bomba. Devero ser previstos contatos livres de potencial para sinalizao e alarme.
ET/DSE 615 - jul/2007 I/5

4.1.5.

4.1.6.

4.1.7.

4.1.8

4.2. 4.2.1

4.2.2

4.2.3.

4.2.4.

CHESF

4.3 4.3.1

FIAO INTERNA E RGUAS TERMINAIS Todos os fios do sistema de fiao devero ser identificados em ambas s extremidades atravs de anilhas fechadas (ou outro processo de identificao de grande durabilidade aceitvel pela CHESF), indicando em cada terminal os pontos de conexo local e remoto, de acordo com os desenhos topogrficos e de fiao aprovados pela CHESF. Na formao das anilhas em ambas as extremidades de cada fio, o ponto de conexo local dever se situar prximo a este ponto no equipamento e, separado por uma barra inclinada, seguido da representao do ponto de conexo remoto que dever ser formada com o cdigo daquele equipamento e, separado por um pequeno trao, seguido do ponto de conexo.

4.3.2 A fiao dever ser feita com cabos flexveis de cobre, de fios torcidos e estanhados e com seo compatvel com a corrente a ser transportada, entretanto, nunca inferior a 2,5 mm2 para os circuitos de alimentao do motor de carregamento da mola ou motobomba e de Tomada, Iluminao e Aquecimento e 1,5 mm 2 para os demais circuitos. 4.3.3. Toda a fiao dever ser feita com fio do tipo chama no propagante e com isolamento para 600 V.

4.3.4 Os circuitos devero ser projetados de modo que haja no mximo dois fios/cabos nos terminais dos equipamentos, dispositivos ou rguas terminais. 4.3.5 Todas as conexes nas rguas terminais devero ser feitas com terminais tipo olhal, pr-isolados a compresso, e do tipo que permita sua fixao atravs de parafusos passantes. 4.3.6 Os cabos e/ou fios devero ser convenientemente dispostos. Nenhuma emenda nos cabos ser permitida na parte que se estende das rguas terminais aos pontos de conexo dos equipamentos ou dispositivos. 4.3.7 As rguas terminais devero ser do tipo moldado, com barreiras isolantes entre terminais adjacentes e com parafusos passantes. 4.3.8 As rguas terminais devero ser de alta qualidade, resistentes a impactos, garantir boa fixao dos terminais mesmo que sujeitos a vibraes, ter marcao visvel e ser de durabilidade garantida em cada terminal, de acordo com os desenhos topogrficos e de fiao aprovados pela CHESF. 4.3.9 Todas as conexes dos cabos externos dos esquemas de falha do disjuntor, dos circuitos de abertura e fechamento, do circuito de alimentao em corrente contnua, assim como aqueles dos circuitos de fora, devero ser feitas em rguas terminais do tipo citado acima e com bornes adequados para conexo de cabos com bitola variando entre 10 mm 2 e 16 mm2. Os bornes para as demais conexes devero ser adequados para cabos com bitola de 2,5 mm 2. A definio final da bitola ser feita por ocasio da aprovao dos desenhos. 4.3.10 As rguas terminais devero ter, para cada plo, 20 % do nmero de bornes de cada tipo como reserva, porm, no menos que 10 bornes por plo. 4.3.11 A fiao dever ser facilmente acessvel para manuteno.
CHESF ET/DSE 615 - jul/2007 I/6

4.3.12 As conexes nas rguas terminais devero ser agrupadas tendo em vista o arranjo e destino dos fios/cabos de controle internos e externos e a alimentao dos circuitos de fora. 4.4 CHAVE DE CONTATOS AUXILIARES 4.4.1. A Chave de Contatos Auxiliares do DISJUNTOR dever conter 02 (dois) contatos tipo passante e pelo menos outros 14 (quatorze) contatos, dos quais 07 (sete) NA (Normalmente Abertos) e 07 (sete) NF (Normalmente Fechados), livres de potencial para uso exclusivo da CHESF. Para os DISJUNTORES com plos independentes, este quantitativo dever ser fornecido para cada um dos plos. 4.4.2. Tais contatos devero ser associados diretamente ao movimento mecnico da haste de acionamento dos contatos principais do DISJUNTOR, instalados em local adequando e protegidos contra tempo e poeira (IP 54 - IEC 144). Os contatos devero ser completos e com fiao at as rguas terminais existentes no armrio de comando e controle tripolar. No poder haver multiplicao do nmero de contatos atravs de chaves ou rels auxiliares. CARACTERSTICAS DOS DISJUNTORES DE PROTEO Os disjuntores de proteo dos circuitos de comando e controle devero ser bipolares, a seco, do tipo "caixa moldada", equipados com disparador termo-magntico de ao direta ajustvel, para proteo contra sobrecargas e curtos-circuitos, e com dispositivo de rearme manual. Os disjuntores de proteo dos circuitos de comando e controle devero ter acionamento direto por meio de alavanca, com contados auxiliares para sinalizao de abertura automtica e manual, e as seguintes caractersticas adicionais: Tenso nominal de 125 Vcc ou 250 Vcc, (ver Seo V), e capacidade de interrupo de corrente de curto-circuito nominal de 10 kA ou 5 kA respectivamente. A definio final da tenso ser feita por ocasio da aprovao dos desenhos de fabricao. 4.5.3. O disjuntor para proteo da moto-bomba do circuito hidrulico ou do motor de carregamento da mola de acionamento, conforme o caso, dever ser semelhante quele do item 4.5.2 acima, porm com capacidade de interrupo nominal igual a 15 kA em 220 Vca, ou maior. Os circuitos de comando e controle, assim como aquele do circuito de iluminao, tomada e aquecimento, devero ser supervisionados por rels de falta de tenso com contatos para sinalizao e alarme, alm de secionadores e disjuntores apropriados, visando sua correta proteo bem como fcil identificao dos circuitos com defeito. Estes dispositivos devero ser tropicalizados e prprios para instalao abrigada, com temperatura at 65 C. Devero ser fornecidos rels, pressostatos, contatos auxiliares, rguas terminais e todo e qualquer outro dispositivo necessrio para assegurar a correta operao dos
ET/DSE 615 - jul/2007 I/7

4.4.3.

4.4.4.

4.5. 4.5.1.

4.5.2.

4.6.

4.7.

CHESF

DISJUNTORES, assim como garantir a sinalizao, alarme e bloqueio de suas operaes, em caso de anomalias. 4.8. Nos DISJUNTORES com plos independentes, devero ser previstos indicadores mecnicos de posio nos plos, associados diretamente ao movimento da haste de acionamento dos contatos principais de cada coluna dos plos, com fcil visualizao/identificao por um observador ao nvel do solo, assim como uma segunda indicao mecnica ou eltrica no armrio de comando e controle tripolar. Nos DISJUNTORES com plos independentes, alm do contador de operaes tripolares tambm exigido para os disjuntores tripolares com plos interligados mecanicamente, devero ser fornecidos contadores de operao monopolar, instalados no armrio de comando e controle tripolar, todos OBRIGATORIAMENTE sem dispositivo de retorno a zero, os quais devero contar o nmero de ciclos "CO" efetuados, indicando ao mesmo tempo os ciclos no completados. Os DISJUNTORES devem ser previstos com contatos de dispositivos internos livres de potencial e disponibilizados para utilizao pela CHESF conforme discriminado abaixo: Dois contatos auxiliares do disjuntor do circuito de abertura I; Dois contatos auxiliares do disjuntor do circuito de abertura II; Dois contatos auxiliares do disjuntor do circuito fechamento; Dois contatos auxiliares do disjuntor do circuito do motor ou motobomba; Dois contatos auxiliares do disjuntor do circuito de tomada, iluminao e aquecimento;

4.9.

4.10.

Obs.: Estes contatos sero utilizados para sinalizao de abertura automtica e manual de cada um dos disjuntores listados. Dois contatos Normalmente Fechados do rel de superviso de falta de tenso no circuito de abertura I; Dois contatos Normalmente Fechados do rel de superviso de falta de tenso no circuito de abertura II; Dois contatos Normalmente Fechados do rel de superviso de falta de tenso no circuito de fechamento; Dois contatos Normalmente Fechados do rel de superviso de falta de tenso no circuito de comando; Dois contatos Biestveis do rel de superviso de tenso no circuito do motor ou motobomba; Dois contatos Normalmente Abertos e dois Normalmente Fechados de cada uma das chaves de comando de abertura do disjuntor; Um contato Normalmente Aberto e um Normalmente Fechado da chave de comando de fechamento do disjuntor; Dois contatos Normalmente Abertos e dois Normalmente Fechados dos rels associados aos comandos de abertura local em ambas as bobinas; Um contato Normalmente Aberto e um Normalmente Fechado do rel associado ao comando de fechamento;

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I/8

Contatos para sinalizao de perda de gs SF 6 - 1 Estgio; Contatos para sinalizao de Bloqueio de Fechamento; Contatos para sinalizao de Bloqueio Geral de SF 6 - 2 Estgio; Contatos para Bloqueio do Religamento; Contatos para sinalizao da mola de fechamento descarregada; Contato para sinalizao de atuao do rel de discordncia de plos; Contatos para sinalizao da chave seletora nas posies Local, Remoto e Desligado; 02 (dois) contatos tipo passante e pelo menos outros 14 (quatorze) contatos, dos quais 07 (sete) NA (Normalmente Abertos) e 07 (sete) NF (Normalmente Fechados) da chave de Contatos Auxiliares do Disjuntor. Para os DISJUNTORES com plos independentes, este quantitativo dever ser fornecido para cada um dos plos.

4.11

SISTEMA DE ACIONAMENTO HIDRULICO

4.11.1. Para a moto-bomba, dever ser previsto um armrio exclusivo, ou quando instalado em armrio que contenha outros dispositivos do sistema de comando, controle ou acionamento, dever ser o mesmo fixado ao piso do armrio e ser previsto um sistema de amortecimento de vibraes no seu sistema de fixao, de modo que quando em operao no ocorram vibraes nos demais dispositivos dos armrios. 4.11.2. Dever ser fornecido 1 (um) contador de operaes para cada moto-bomba, OBRIGATORIAMENTE sem dispositivo de retorno a zero, a ser instalado no painel central de comando. 4.11.3. Devero ser fornecidos contadores de horas de operao para cada moto-bomba, OBRIGATORIAMENTE sem dispositivo de retorno a zero, a serem instalados no armrio de comando e controle tripolar. 4.12. Os contatos das chaves de contatos auxiliares dos DISJUNTORES, bem como os contatos dos rels, contatores, pressostatos, etc., devero ter as seguintes caractersticas: Capacidade de conduo nominal contnua dos contatos, compatvel com os circuitos em que sero utilizados, porm no inferior a 5 A. Capacidade de interrupo dos contatos: Mnimo de 70 W indutivos, em 125 Vcc, com L/R = 40 ms e 1 A em 220 Vca, 60 Hz, fator de potncia 0,1. Capacidade trmica de 30 A por 1 (um) segundo. Dever ser fornecida e executada toda a fiao entre as bobinas de fechamento e de abertura, rels, pressostatos, contatos auxiliares, rguas terminais e demais dispositivos existentes nos cubculos e armrios. Devero ser fornecidos todos os tubos, eletrodutos, fios, cabos, terminais, prensacabos, suportes e demais dispositivos necessrios interligao entre os cubculos dos plos e o armrio de comando e controle tripolar. Todos os eletrodutos devero ser obrigatoriamente metlicos, protegidos contra corroso e de dimetro compatvel com o nmero de cabos e fios previstos interligaET/DSE 615 - jul/2007 I/9

4.13.

4.14.

4.15.

CHESF

o entre os cubculos dos plos e o armrio de comando e controle tripolar. 4.16. Devero ser previstas barras de aterramento para conexo das blindagens dos cabos de controle externos, assim como para realizao de todos os aterramentos necessrios e previstos no projeto. Os fios e cabos devero ter acesso aos armrios e cubculos dos DISJUNTORES sempre pela sua parte inferior. Conseqentemente, suas rguas devero ser montadas em posio tal que facilite a entrada, instalao e arranjo destes cabos em posio prxima suas bases. Em caso de DISJUNTOR com acionamento hidrulico, dever ser fornecido um rel de sub-tenso trifsico, com falta de fase e com contatos para sinalizao e alarme, para proteo e superviso do circuito de alimentao da moto-bomba deste sistema. Em caso de DISJUNTOR com acionamento a mola e para proteo e superviso do circuito de alimentao deste sistema, dever ser fornecido um rel de sub-tenso com contatos auxiliares para sinalizao e alarme e, a depender do tipo do motor, monofsico ou trifsico, com falta de fase.

4.17.

4.18.

4.19.

5.

CARACTERSTICAS ESPECFICAS DOS ARMRIOS E CUBCULOS DE COMANDO E CONTROLE Nos DISJUNTORES com plos independentes, devero ser fornecidos cubculos individuais nos plos e um armrio de comando e controle tripolar instalado no solo e com dimenses e nmero de portas tais que permitam fcil acesso para manuteno dos componentes e suas conexes, sejam eltricos, mecnicos ou hidrulicos, e interligao com a cabeao externa, alm das caractersticas citadas no item 4 desta Seo. Nos DISJUNTORES tripolares, com plos interligados mecanicamente, os armrios de comando e controle tripolares devero ser intercambiveis para as tenses de 72,5 kV a 242 kV, podendo ser fixados ao DISJUNTOR, e ter dimenses e nmero de portas tais que permitam fcil acesso para manuteno dos componentes e suas conexes, sejam eltricos, mecnicos ou hidrulicos, e interligao com a cabeao externa, alm das caractersticas citadas no item 4 desta seo. Todos os armrios de comando e controle tripolares e cubculos, devero possuir ainda, as seguintes caractersticas: Devero ser prova de tempo e poeira, devendo todas as portas e chapas laterais aparafusadas ser munidas, em seu contorno, de gaxetas de vedao, de alta qualidade, para evitar a penetrao de gua, e sem absorv-la. Devero ter, instalados, no mnimo, 02 (dois) aquecedores de ambiente, sendo pelo menos um permanentemente ligado e outro controlado por termostato ajustvel na faixa de 20 a 40 C. Os aquecedores devero ser fornecidas com proteo externa contra contatos acidentais.

5.1.

5.2.

5.3.

5.3.1.

5.3.2.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 10

5.3.2.1. Os circuitos de aquecimento devero garantir a impossibilidade de condensao interna de umidade e fcil acesso aos seus componentes para trocas e manuteno. 5.3.3. Devero possuir lmpadas de iluminao e respectivos suportes, acionadas pela abertura de qualquer das portas e chapas laterais removveis.

5.3.3.1. Caso o armrio ou cubculo seja constitudo de sees independentes e separadas internamente por barreiras metlicas (blindagens), devero ser fornecidos lmpadas de iluminao e resistores de aquecimento para cada seo. 5.4. Devero ser fornecidos e instalados obrigatoriamente: Dispositivos para travamento das portas; Dispositivo adequado para iamento; Conectores de aterramento (ver item 8 desta Seo); Lmpadas de iluminao (com soquete blindado) de 40 W e 220 10 % VCA acionadas por dispositivos fim de curso associados abertura de qualquer das portas e chapas laterais removveis; Resistores de aquecimento, 220 10 % VCA, de potncia adequada, com termostato ajustvel na faixa de 20 C a 40 C e com pelo menos um permanentemente energizado. A energizao do circuito de aquecimento, atravs da embalagem, dever ser prevista. Cordoalha na interligao eltrica das diversas partes metlicas dos armrios e cubculos de comando e controle. Tomada bifsica com ponto para aterramento para 220 10 % Vca, 15 A, isolao 600 V; 5.5. Os armrios de comando e controle tripolares e cubculos, assim como seus componentes devero receber as seguintes identificaes: do armrio ou cubculo; dos equipamentos, rels, dispositivos e acessrios; das rguas terminais. 5.6. A identificao dos componentes dos armrios de comando e controle tripolares e cubculos dever ser feita com plaquetas de acrlico preto ou alumnio e com letras brancas, fixadas com parafusos auto-atarrachantes ou alguma outra forma comprovadamente resistente. Cpia do manual de instrues, incluindo cpia de todos os desenhos aprovados, dever ser colocada em dispositivo plstico fechvel, fixado parede interna do armrio de comando e controle tripolar dos DISJUNTORES. MECANISMOS DE ACIONAMENTO Os mecanismos de acionamento devero ser instalados em cubculos prova de tempo e poeira (IP 54 - IEC 144), devendo todas as portas e chapas aparafusadas

5.7.

6.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 11

ser munidas em seu contorno de juntas de vedao de alta qualidade, que evitem a penetrao da gua, sem absorv-la. As outras partes no abrigadas do mecanismo de acionamento devero ser a prova de tempo e poeira. O mecanismo de acionamento dever ser tal que, uma vez iniciada uma operao de abertura ou fechamento atravs de um pulso de comando de durao igual a 08 ms (oito milissegundos), ela seja sempre seguramente completada. Os DISJUNTORES podero ser fornecidos com mecanismo de acionamento eletrohidrulico, ou a mola/motor. Os DISJUNTORES para tenses at 242 kV inclusive, podero ser fornecidos com sistema de acionamento misto (mola/hidrulico). No sero aceitos sistemas de acionamento em que ocorra abertura indevida (no desejada) do DISJUNTOR, em caso de despressurizao (acidental ou no) do meio de acionamento (estando desligada a alimentao - em CC - dos circuitos de controle). A alimentao dos motores do sistema de acionamento eletro-hidrulico, ser trifsica e em uma das seguintes tenses: 440 10 % Vca, 60 Hz (para os DISJUNTORES de 550 kV) * e 380 ou 220 10 % Vca, 60 Hz (para os DISJUNTORES de 72,5 kV a 242 kV) A alimentao dos motores do sistema de acionamento mola/motor, poder ser trifsica como descrito acima ou monofsica em uma das seguintes tenses: 440 Vca 10% (fase-fase) ou 254 Vca 10% (fase-neutro), 60 Hz, (para os DISJUNTORES de 550 kV)* 380 Vca 10% (fase-fase) ou 220 Vca 10% (fase-neutro), 60 Hz, (para os DISJUNTORES de 72,5 kV a 242 kV) e 220 Vca 10% (fase-fase) ou 127 Vca 10% (fase-neutro), 60 Hz, (para os DISJUNTORES de 72,5 kV a 242 kV) (*) - Ver Seo V A definio final da tenso de alimentao dos motores ser feita por ocasio da aprovao dos desenhos. A proteo dos circuitos do sistema de acionamento dever ser feita por meio de: Curto-circuito: Disjuntor termo-magntico de capacidade adequada. Sobrecarga: Rels trmicos regulveis (Estes rels devero ser do tipo diferencial de corrente, para proteo dos motores contra falta de fase ). O comando dos motores dever ser feito por meio de chave magntica (contator) de capacidade adequada. 6.1. DISJUNTORES COM ACIONAMENTO ELETRO-HIDRULICO Se os DISJUNTORES utilizarem acionamento eletro-hidrulico, dever ser fornecido o sistema hidrulico completo, incluindo moto-bombas, vlvulas de segurana, bloCHESF ET/DSE 615 - jul/2007 I / 12

queio e drenagem, reservatrios, tubulaes, filtros, sistemas de controle, sinalizao e alarme, manmetros, pressostatos, bomba manual de emergncia, etc. O sistema hidrulico dever possuir as seguintes caractersticas: a) O sistema de sinalizao e alarme dever acusar qualquer evento ou anomalia que ocorra na moto bomba, ou nos nveis de presso do sistema hidrulico. b) Dever ser fornecida vlvula de segurana em cada sistema hidrulico. c) Devero ser previstas, junto aos manmetros de leo existentes, conexes com rosca, bitola M16 x 1,5 NPT, isolveis por meio de registro de alavanca (ou similar), nas quais se possa conectar a qualquer instante, sem perda de presso, um manmetro padro externo, de modo a possibilitar executar a aferio dos manmetros existentes. d) A refrigerao das moto-bombas, se necessria, dever ser, obrigatoriamente, por ventilao forada. e) A energia armazenada nos reservatrios dever ser suficiente para efetuar no mnimo um ciclo nominal de operao, completo, a partir da presso da partida da moto-bomba, sem que ocorra atuao de qualquer dos bloqueios de funo do DISJUNTOR (religamento, fechamento ou abertura). f) As moto-bombas devero suportar trabalho contnuo na vazo nominal. g) Dever ser fornecida uma bomba manual (ou dispositivo para acionamento manual da moto-bomba). h) Os reservatrios de leo devero ser construdos segundo as recomendaes da Norma ASME - " Boiler and Pressure Vessel Code ". i) Todas as vlvulas, tubulao e conexes, devero ser sempre do mesmo material - ao inoxidvel nos sistemas de alta e baixa presso, podendo entretanto, a tubulao ser de liga de cobre nos sistemas de baixa presso. j) A moto-bomba dever restabelecer a presso nos reservatrios, a partir da presso de bloqueio da abertura at a presso nominal, no mximo em 20 minutos. k) Em caso de funcionamento excessivo da moto-bomba, dever ser previsto o desligamento automtico da mesma e sinalizao/alarme na sala de comando. l) Dever ser prevista a instalao de um filtro no sistema hidrulico, que impea a passagem de quaisquer materiais slidos para o DISJUNTOR. m)Os dispositivos para ajuste das presses de partida e parada das moto-bombas e os respectivos ajustes devero ser individuais para cada moto-bomba.

6.2.

DISJUNTORES COM ACIONAMENTO A MOLA Para os DISJUNTORES com acionamento a mola, alm do motor eltrico para carregamento das molas de acionamento, dever ser fornecido, por DISJUNTOR, um

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 13

dispositivo para carregamento manual das mesmas. O citado dispositivo dever ser abrigado no cubculo do mecanismo de acionamento (Caso seja fornecida uma manivela, a mesma dever possuir empunhadura mvel). Os DISJUNTORES devero dispor de dispositivo para bloqueio do sistema automtico de carregamento das molas de acionamento quando da realizao manual desta operao atravs de manivela, alavanca ou qualquer outro mtodo que ponha em risco a segurana fsica do operador. Os DISJUNTORES devero dispor de esquemas para sinalizao do estado de carregamento das molas de acionamento que devero utilizar simultaneamente: smbolos, cores e as palavras "CARREGADA-DESCARREGADA". Dever ser disponibilizada uma sinalizao local com a utilizao de recursos mecnicos do sistema de carregamento, uma sinalizao local atravs de lmpadas no armrio de comando e controle tripolar e uma terceira sinalizao remota. Devero ser previstos, tambm, 02 contatos auxiliares normalmente abertos "NA" e dois normalmente fechados "NF", livres de potencial para uso da CHESF. O sistema de carregamento das molas de acionamento dever dispor de esquema de proteo para retirada de operao do motor quando de sua operao por um perodo longo e superior a um valor determinado como de segurana. O tempo de carregamento das molas, dever ser tal que o ciclo de operao O-0,3s-CO-3min-CO seja obrigatoriamente atendido. Dever ser previsto um dispositivo que permita a operao local de abertura de emergncia do DISJUNTOR, mesmo sem tenso nos sistemas auxiliares.

7. 7.1.

TERMINAIS E CONECTORES DE ALTA TENSO Devero ser fornecidos terminais de alta tenso, tipo chapa, reforados estruturalmente, de material compatvel com cobre e alumnio e com dimenses de acordo com a Norma NEMA. Os terminais de alta tenso devero ter as seguintes furaes: - Para DISJUNTORES com corrente nominal at 1.999 A ............................. - 4 furos - 2.000 A e at 3.149 A ....... ........................................................................... - 6 furos - 3.150 A e acima ....... .................................................................................... - 9 furos

7.2. 7.3.

Os conectores de alta tenso no fazem parte deste fornecimento. Dever ser informado, no manual de instrues, o valor dos torques de aperto dos parafusos das principais conexes, notadamente as de alta tenso.

8.

CONECTORES DE ATERRAMENTO

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 14

8.1.

Devero ser fornecidos todos os conectores de aterramento necessrios. Todos os conectores devero ser do tipo "passante", em liga de cobre de alta condutividade, prprios para fixao de dois cabos de cobre nu tranado, de bitola variando de 50 mm2 a 150 mm2. Os conectores de aterramento devero ser submetidos a aprovao da CHESF.

8.1.1.

Devero ser instalados conectores de aterramento em cada cubculo e chassis (pelo menos 2 (dois) em cada chassi).

9.

CAPACITORES DE EQUALIZAO Nos DISJUNTORES com mais de uma cmara de extino, devero ser fornecidos capacitores de equalizao, de valor adequado a obteno de uma correta distribuio de tenso entre cmaras de extino de um mesmo plo. Os capacitores devero ser projetados para suportar o nmero de operaes de religamento, previstas, bem como a frequncia de operao do disjuntor Os manuais de instrues e os procedimentos para os ensaios de prottipo, devero incluir o esquema das capacitncias do DISJUNTOR (equalizao e parasitas), de modo a permitir determinar os coeficientes de repartio de tenso que devero ser utilizados nos ensaios de prottipo.

10.

RESISTORES DE PR-INSERO Os resistores, quando utilizados, devero ser projetados e fabricados para ter uma expectativa de vida til igual a do DISJUNTOR como um todo e quando operado dentro das condies especificadas, sua elevao de temperatura no dever exceder os limites condizentes com os materiais utilizados e consistentes com a expectativa de vida til do disjuntor.

10.1.

NO FECHAMENTO Os DISJUNTORES de 550 kV, a serem aplicados em Linhas de Transmisso e Bancos de Reatores, devero ser fornecidos com dispositivo de sincronizao do momento de fechamento / abertura ou com resistores de pr-insero, com as seguintes caractersticas: Valor do Resistor ........................................................................................... 400 Tempo mecnico de insero ............................................................. 8,5 1,5 ms Durante as operaes mecnicas, os contatos dos resistores de fechamento no devero abrir (iniciar a separao fsica) antes que os contatos principais, do DISJUNTOR, se toquem fisicamente.

10.2.

NA ABERTURA

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 15

Durante as operaes mecnicas, os contatos dos resistores de abertura no devero abrir (iniciar a separao fsica) antes que os contatos principais do DISJUNTOR se separem.

11.

DISPOSITIVO DE SINCRONIZAO DOS MOMENTOS DE ABERTURA E FECHAMENTO Quando utilizados, os Sincronizadores devero ser fornecidos completos, permitindo a parametrizao e coleta de dados distncia, com a utilizao de interfaces conversoras (quando aplicveis), PC, Modem, e demais dispositivos necessrios. Todos os dispositivos e acessrios citados devero estar inclusos no fornecimento. Visando a parametrizao dos Sincronizadores, devero ser fornecidos microcomputadores, tipo Notebook, sendo 01 (um) para cada Disjuntor fornecido. Os Notebooks devero ter as seguintes caractersticas gerais mnimas principais a serem confirmadas e aprovadas pela Chesf, por ocasio do fornecimento: Processador: Pentium IV (ou superior); Velocidade do processador: 3 GHz (ou superior) Memria RAM (total): 1 GB (ou maior); Hard drive: 80 GB (ou maior); Interface de vdeo com memria de 128 MB e sada RGB; Tela: matriz ativa, 15,5 (ou maior); Interface USB 2.0: mnimo de 3 terminais; Portas PCMCIA livres (duas); Comunicao via infravermelho (on board); Comunicao via WIFI (on board); Comunicao via Bluetooth; Comunicao via cabo (rede) (on board); Comunicao via telefone (modem) (on board); Gravador de DVD (CD/DVD+RW); Touch pad; Entrada de microfone; Sada para fone externo; Sada para monitor externo; Software mnimo: Windows XP prof. (ou superior); Maleta soft; O sistema de sincronizao dever ser submetido previamente CHESF, para anlise/aprovao, devendo o Proponente, fornecer documentao detalhada de seu projeto, dispositivos e acessrios, bem como informaes detalhadas de seus fornecimentos anteriores (inclusive atestados de clientes).

12.

ESTRUTURA SUPORTE E ARRANJO FSICO As estruturas suporte devero ser adequadas para instalao em bases de concreto instaladas ao nvel do solo. As estruturas suporte devero possuir furaes para instalao de conectores de aterramento e dispositivos para fixao dos cabos de aterramento, ao longo da estrutura.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 16

As estruturas devero ser fabricadas em ao estrutural, galvanizado a quente, de acordo com o item 07, Seo II, da ET/DSE-600; e dimensionadas para suportar os esforos mecnicos de operao e de curto circuito, alm dos esforos devidos ao vento, conforme item 02, Seo I da ET/DSE-600.

13.

ESFOROS NOS TERMINAIS DE ALTA TENSO Os DISJUNTORES e suas estruturas suporte devero ser dimensionados para suportar, alm dos esforos mecnicos previstos, de operao, curto-circuito e vento, os esforos devidos a conexo de barramentos rgidos e flexveis. Durante a aprovao dos desenhos dever ser apresentada uma memria de clculo detalhada, demonstrando o dimensionamento do disjuntor e de sua estrutura suporte, no que se refere a suportabilidade aos esforos devidos s cargas estticas e dinmicas impostas, citadas acima.

14.

SISTEMAS AUXILIARES Todos os circuitos de proteo, comando, controle e superviso devero ter a tenso de alimentao de 125 Vcc + 10 % - 20 % ou 250 Vcc + 10 % - 20 %. Estas tenses sero confirmadas pela CHESF, quando da aprovao dos desenhos de fabricao. A tenso de alimentao de todos os circuitos de aquecimento, iluminao e tomadas de fora dever ser 220 Vca 10 % fase-fase, 60 Hz, devendo cada circuito ser protegido por 2 (dois) fusveis de capacidade e caractersticas adequadas a sua proteo.

15.

ISOLADORES SUPORTE E ISOLADORES DAS CMARAS DE EXTINO Todos os componentes dos isoladores suporte e das cmaras de interrupo (excetuando-se as gaxetas), que de alguma forma possam ficar expostos atmosfera, devero ser fabricados em material absolutamente no higroscpico, como metal ou porcelana vitrificada. Os isoladores suporte devero ser projetados de forma que no ocorra "stress" excessivo de qualquer de suas partes, devidas a variao de temperatura, devendo ser previstos meios para acomodar a expanso e deflexo dos condutores de corrente, resultantes de sobrecargas transitrias ou contnuas. Todos os isoladores devero ser fornecidos em porcelana de cor marrom. Toda a porcelana dever ser fabricada pelo processo seco, ser homognea, bem vitrificada, impermevel e livre de laminaes, cavidades ou quaisquer outras imperfeies. A vitrificao dever ser livre de bolhas ou queimaduras.

16.
CHESF

PLACAS DE IDENTIFICAO
ET/DSE 615 - jul/2007 I / 17

As placas de identificao do DISJUNTOR devero ser em ao inoxidvel, gravadas em portugus, em baixo relevo. As placas devero ser afixadas em uma posio tal que sejam claramente legveis ao operador situado no solo, mesmo estando energizado o DISJUNTOR. As placas devero conter obrigatoriamente, no mnimo, os seguintes dados: 16.1. PLACA DE IDENTIFICAO DO DISJUNTOR A identificao " DISJUNTOR A SF6 " Nome do Fabricante Tipo/modelo (Referncia Fabricante) Nmero de srie Local de fabricao (Cidade/Pas) Ano de fabricao Tenso nominal, em kV (eficaz) Nvel de isolamento, em kV (pico) Corrente nominal, em A (eficaz) Frequncia nominal, em Hz Capacidade de interrupo nominal em curto-circuito: Componente alternada, em kA (eficaz) Componente contnua, em % Ciclo nominal de operao Tempo nominal de interrupo, em ms Tempo nominal de abertura, em ms Tempo nominal de fechamento, em ms Fator nominal de faixa de tenso "K" Capacidade nominal de interrupo em oposio de fases, em kA (eficaz) Corrente suportvel de curta durao (1s), em kA (eficaz) Valor de pico da corrente suportvel (10 ciclos), em kA Fator de primeiro plo Resistores de pr-insero (se houver) De fechamento Resistncia de cada resistor, em ohms Tempo de insero mecnica, em ms (e tolerncia) Tempo de permanncia do resistor inserido, em ms (e tolerncia) De abertura Resistncia de cada resistor, em ohms Tempo de abertura mecnica do resistor, em ms (e tolerncia) Tempo de permanncia do resistor inserido, em ms (e tolerncia) Tempo nominal de pr-arco, em ms (e tolerncia )

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 18

16.2.

Capacitncia nominal de cada capacitor de equalizao, em pF ( e tolerncia ) Volume de gs do DISJUNTOR, em m 3 Peso do gs, em kgf Valor de atuao dos pressostatos de SF6: Presso mnima de isolamento a 20 C, em kgf/cm2 Presso de alarme por baixa presso a 20 C, em kgf/cm2 Presso de abertura automtica das chaves isoladoras por perda de SF6, em kgf/cm2 Presso nominal do gs a 20 C, em kg/cm2 Presso mxima do gs a 20 C, em kg/cm2 Presso de alarme por excesso de presso a 20 C, em kgf/cm2 Presso de incio de atuao das vlvulas de segurana a 20 C, em kgf/cm2 Presso de bloqueio do religamento a 20 C, em kgf/cm2 Presso de bloqueio do fechamento a 20 C, em kgf/cm2 Presso de bloqueio da abertura a 20 oC, em kgf/cm2 Peso total do DISJUNTOR com gs, em kgf Peso do plo com gs, em kgf Nmero de srie do mecanismo de acionamento Tipo/modelo do mecanismo de acionamento Nmero do Manual de Instrues Nmero do desenho dimensional do DISJUNTOR Nmero do desenho desta placa de identificao Nmero do documento de compra Nmero da Especificao Tcnica da CHESF Normas Tcnicas consideradas

PLACA DE IDENTIFICAO DO MECANISMO DE ACIONAMENTO

16.2.1. PLACA DE IDENTIFICAO DO MECANISMO DE ACIONAMENTO ELETROHIDRULICO A identificao "MECANISMO DE ACIONAMENTO ELETRO HIDRULICO Nome do Fabricante Tipo/modelo Nmero de srie Local de fabricao (Cidade/Pas) Ano de fabricao Tenso nominal (CA) Do circuito do motor, em V Dos demais circuitos auxiliares CA, em V Tenso nominal (CC), em V Corrente nominal (CA) Do circuito do motor, em A
CHESF ET/DSE 615 - jul/2007 I / 19

Dos demais circuitos auxiliares CA, em A Corrente nominal (CC) Dos circuitos de Abertura, em A Do circuito de Fechamento, em A Caractersticas das bobinas de acionamento: De fechamento Tenso (regime contnuo), em V Potncia, em W De abertura Tenso (regime contnuo), em V Potncia, em W Valor de atuao dos pressostatos: Presso nominal de operao do sistema hidrulico, em kgf/cm 2 Presso mxima do sistema hidrulico, em kgf/cm 2 Presso mnima de operao do sistema hidrulico, em kgf/cm 2 Presso de partida da moto-bomba, em kgf/cm 2 Presso de parada da moto-bomba, em kgf/cm 2 Presso de alarme por queda de presso, em kgf/cm 2 Presso de bloqueio do religamento por baixa presso, em kgf/cm 2 Presso de bloqueio do fechamento por baixa presso, em kgf/cm 2 Presso de bloqueio da abertura por baixa presso, em kgf/cm 2 Presso de alarme por alta presso no sistema hidrulico, em kgf/cm 2 Presso de incio da atuao das vlvulas de segurana, em kgf/cm 2 Presso de alarme/bloqueio por perda de N 2 no sistema hidrulico, em kgf/cm 2 Fabricante do fluido hidrulico Tipo do fluido hidrulico Vazo nominal da moto-bomba, em m 3/h Presso nominal da moto-bomba, em kgf/cm 2 Volume do fluido hidrulico, em litros Nmero do desenho do diagrama esquemtico Nmero do desenho do diagrama de fluxo Nmero do Manual de Instrues Nmero do desenho desta placa de identificao Nmero do documento de compra Normas Tcnicas consideradas

16.2.2. PLACA DE IDENTIFICAO DO MECANISMO DE ACIONAMENTO A MOLA


CHESF

A identificao "MECANISMO DE ACIONAMENTO A MOLA" Nome do Fabricante Tipo/modelo Nmero de srie


ET/DSE 615 - jul/2007 I / 20

Local de fabricao (Cidade/Pas) Ano de fabricao Tenso nominal de CA Do circuito do motor, em V Dos demais circuitos auxiliares CA, em V Tenso nominal (CC), em V Corrente nominal (CA) Do circuito do motor, em A Dos demais circuitos auxiliares CA, em A Corrente nominal (CC) Dos circuitos de Abertura, em A Do circuito de Fechamento, em A Caractersticas das bobinas de acionamento: De fechamento Tenso (regime contnuo), em V Potncia, em W De abertura Tenso (regime contnuo), em V Potncia, em W Potncia do motor de carregamento das molas, em W Tempo de carregamento das molas, em s Tensionamento nominal de trabalho das molas de fechamento (carregadas) Tensionamento mnimo de trabalho das molas de fechamento (carregadas) Tensionamento nominal de trabalho das molas de abertura (carregadas) Tensionamento mnimo de trabalho das molas de abertura (carregadas) Nmero do desenho do diagrama esquemtico Nmero do Manual de Instrues Nmero do desenho desta placa de identificao Nmero do documento de compra Normas Tcnicas consideradas 16.3. PLACA DE IDENTIFICAO DOS MOTORES
CHESF

A identificao "MOTOR DE INDUO" Nome do Fabricante Nmero de srie Local de fabricao (Cidade/Pas) Ano de fabricao Nmero de plos Peso do motor, em kgf Tipo do motor Nmero de fases
ET/DSE 615 - jul/2007 I / 21

16.4.

Esquema de conexes do motor Tenses de alimentao, em V Potncia do motor, em kW Nmero de rotaes, em rpm Corrente de regime e de partida para cada esquema de conexo, em A Nmero do desenho desta placa de identificao Normas Tcnicas consideradas

PLACA DE IDENTIFICAO DOS RESERVATRIOS A identificao "RESERVATRIO DE LEO" Nome do Fabricante Nmero de srie Local de fabricao (Cidade/Pas) Ano de fabricao Presso mxima de operao, em kgf/cm 2 Espessura da parede, em mm Peso do reservatrio, em kgf Nome do material empregado Volume interno, em m 3 Data do teste hidrosttico Validade do teste hidrosttico Nmero do desenho desta placa de identificao Normas Tcnicas consideradas

16.5.

PLACA DE IDENTIFICAO DOS CAPACITORES DE EQUALIZAO A identificao "CAPACITOR DE EQUALIZAO" Nome do Fabricante Tipo e Modelo Nmero de srie Local de fabricao (Cidade/Estado) Ano de fabricao Tenso, em kV Capacitncia nominal, em pF Peso, em kgf Tipo do meio isolante utilizado Marca do meio isolante (quando aplicvel) Normas Tcnicas consideradas

16.6.

PLACA DE IDENTIFICAO DOS RESISTORES DE PRE-INSERO A identificao "RESISTOR DE FECHAMENTO" ou "RESISTOR DE ABERTURA" Fabricante

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 22

16.7.

Tipo Modelo Nmero de srie Local de fabricao (Cidade/Estado) Ano de fabricao Tenso, em kV Resistncia nominal, em ohms (e tolerncia) Tempo de insero (e tolerncia) Peso, em kgf Tipo do meio isolante Marca registrada do meio isolante (se houver) Normas Tcnicas consideradas

PLACAS DE IDENTIFICAO NO CITADAS ACIMA As demais placas de identificao utilizadas podero seguir o padro do Fabricante, apenas quanto s informaes que devem conter, devendo porm, ser submetidas aprovao da CHESF quanto aos materiais e gravao. As plaquetas de identificao dos componentes do circuito de controle devero ser fabricadas em acrlico preto com letras brancas e fixadas com parafusos autoatarrachantes ou outra forma de fixao resistente.

17.

CARACTERSTICAS NOMINAIS DOS DISJUNTORES Os valores abaixo relacionados devero ser atendidos e garantidos pelo Fabricante em sua Proposta:

17.1.

DISJUNTOR PARA 550 kV Tenso nominal ..................................................................................... 550 kVeficaz Frequncia nominal ....................................................................................... 60 Hz Corrente nominal (*) .................................... ..................... ......... 3150 e 4000 Aeficaz Capacidade de interrupo nominal em curto-circuito (*): DISJUNTOR de 63 kA Componente alternada ................................................................. 63 kAeficaz Componente contnua ............................... de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45 DISJUNTOR de 50 kA Componente alternada ................................................................. 50 kAeficaz Componente contnua ............................... de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45 DISJUNTOR de 40 kA Componente alternada ................................................................. 40 kAeficaz Componente contnua ............................... de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45

(*) - Ver Seo V

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 23

Capacidade de estabelecimento nominal em curto-circuito (corrente de fechamento e travamento) (*): DISJUNTOR de 63 kA ........................................................................ 164 kApico DISJUNTOR de 50 kA ........................................................................ 130 kApico DISJUNTOR de 40 kA ........................................................................ 104 kApico Corrente suportvel nominal de curta durao (1s) (*): DISJUNTOR de 63 kA ........................................................................ 63 kAeficaz DISJUNTOR de 50 kA ........................................................................ 50 kAeficaz DISJUNTOR de 40 kA ........................................................................ 40 kAeficaz Valor de pico da corrente suportvel (10 ciclos) (*): DISJUNTOR de 63 kA ........................................................................ 164 kApico DISJUNTOR de 50 kA ........................................................................ 130 kApico DISJUNTOR de 40 kA ........................................................................ 104 kApico Tempo de interrupo (base 60 Hz) .......................................................... 02 ciclos O tempo de interrupo deve ser garantido para qualquer abertura com corrente de 10 % a 100 % (inclusive) da capacidade de interrupo nominal em curtocircuito. Tempo morto nominal ................................................................................. 300 ms Diferena mxima de tempo entre plos no fechamento tripolar .................... 4 ms Idem entre cmaras do mesmo plo ............................................................... 4 ms Diferena mxima de tempo entre plos na abertura tripolar ......................... 4 ms Idem, entre cmaras do mesmo plo .............................................................. 4 ms Idem entre cmaras auxiliares de resistores de pr-insero, no fechamento e na abertura .......................................................................... 4 ms Ciclo de operao nominal ..................................................... O-0,3s-CO-3min-CO Fator de primeiro plo ........................................................................................ 1,5 Comprimento mnimo da linha de fuga .................................................. 13750 mm Espaamento entre plos ......................................................................... 8500 mm Tenso, fase-terra, de incio e extino do corona visual, maior que .............................................................................................. 350 kVeficaz Tenso de rdio interferncia mxima tenso de 350 kV eficaz, fase-terra, com contatos fechados .............................................................. 350 V Idem, com contatos abertos ...................................................................... 1000 V Tenso suportvel nominal de impulso atmosfrico (1,2 X 50 s), com contatos fechados (fase-terra) (*) ....................................... 1800 / 1550 kVpico Idem, entre contatos abertos (incluindo tenso de "BIAS") (*) ... 2115 / 1865 kV pico Tenso de "BIAS" para impulso atmosfrico .......................................... 315 kV pico Tenso suportvel nominal de impulso de manobra, a seco e sob chuva, com contatos fechados (fase-terra) (*) ...... 1300 / 1175 kV pico Idem, entre contatos abertos (incluindo tenso de "BIAS") (*) .... 1550 / 1500 kV pico Tenso de "BIAS" para impulso de manobra .......................................... 450 kV pico Tenso suportvel nominal a frequncia industrial (60 Hz) a seco e sob chuva (1 min.) a terra e entre plos (*) ............................................................ 860 / 650 kVeficaz entre contatos abertos (*) ......................................................... 950 / 720 kVeficaz Interrupo de DEFEITO TERMINAL (*) - Ver Seo V

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 24

Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT):

PARMETRO U1 T1 Uc T2 td U t U1/t1

UNIDADE kVpico s kVpico s s kVpico s kV/s

% DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 100 60 30 10 674 337 944 1010 2,0 337 171 2,0 674 225 1010 1010 2,0(56,3) 337 113(169) 3,0 674 135 1010 1010 5,0(33,8) 337 72,5(101) 5,0 1030 (t 3) 100 12,3 343 45,6 (U c/t3) 10,3

Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria inicial (TRTI): TENSO kVeficaz 550 550 550 CORRENTE DE INTERRUPO kAeficaz (*) 63 50 40 fi kV/kA (60 Hz) 0,140 0,140 0,140 zi (Ohms) 260 260 260 ti s 1,0 1,0 1,0 Ui kV pico 8,82 7,00 5,60

Interrupo de DEFEITO QUILOMTRICO Lado da Fonte Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT): PARMETRO U1 t1 Uc t2 td U t U1 / t1 (*) - Ver Seo V UNIDADE kVpico s kVpico s s kVpico s kV/s TRT 449 225 629 675 2,0 225 115 2,0

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 25

Lado da Linha Impedncia de surto ......................................................................... 450 ohms Fator de amplitude (k) .................................................................................. 1,6 DISJUNTOR de 63 kA (*) PARMETRO I Di / dt Du / dt UL tl td UNIDADE kAeficaz A / s kV / s kVpico s s % DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 56,7 30,2 13,6 71,8 5,3 0,5 47,3 25,2 11,3 179,6 15,9 0,5 37,8 20,2 9,1 287,4 31,6 0,5

DISJUNTOR de 50 kA (*) PARMETRO I di / dt du / dt UL tl td UNIDADE kAeficaz A / s kV / s kVpico s s % DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 45,0 24,0 10,8 71,8 6,7 0,5 37,5 20,0 9,0 179,6 20,0 0,5 30,0 16,0 7,2 287,4 39,9 0,5

DISJUNTOR de 40 kA (*) PARMETRO I Di / dt Du / dt UL tl td (*) - Ver Seo V


CHESF ET/DSE 615 - jul/2007 I / 26

UNIDADE kAeficaz A / s kV / s kVpico s s

% DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 36,0 19,2 8,6 71,8 8,4 0,5 30,0 16,0 7,2 179,6 24,9 0,5 24,0 12,8 5,8 287,4 49,6 0,5

Capacidade nominal de interrupo EM DISCORDNCIA DE FASES Tenso de restabelecimento ............................................................. 635 kVeficaz Corrente a ser interrompida (*): DISJUNTOR 63kA ..................................................................... 15,8 kAeficaz DISJUNTOR 50kA ..................................................................... 12,5 kAeficaz DISJUNTOR 40kA ........................................................................ 10 kAeficaz Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT)

PARMETRO U1 t1 Uc t2 U1/t1

UNIDADE kVpico s kVpico s kV/s

TRT 898 583 1123 1749 1,54

(*) - Ver Seo V Capacidade de manobrar correntes capacitivas (LINHAS DE TRANSMISSO EM VAZIO), sem reacendimento (classe C2): Tenso da linha conectada (fase-terra) ............................................ 445 kV eficaz Frequncia ................................................................................................ 66 Hz Comprimento da linha ............................................................................. 400 km Reatncia indutiva da linha (seqncia positiva) ............... 0,270 ohms/km/fase Capacitncia distribuda da linha (seqncia positiva) ........... 16,23 nF/km/fase Tenso de restabelecimento transitria (TRT) .................................. 1260 kV pico Tempo de pico da TRT (base 66 Hz) ....................................................... 7,5 ms Capacidade de interrupo de linhas em vazio: a 100 % ......................................................................................... 710 Aeficaz a 30 % ........................................................................................... 213 Aeficaz Nmero de operaes de abertura nas condies acima, sem necessidade de qualquer manuteno ............................... 350 operaes Capacidade de interromper PEQUENAS CORRENTES MAGNETIZANTES E INDUTIVAS Requisito a ser considerado apenas para os DISJUNTORES que sero utilizados na manobra de reatores em derivao.
CHESF ET/DSE 615 - jul/2007 I / 27

Mxima sobretenso admissvel fase-terra ......................................... 898 kVpico Caractersticas da corrente monofsica a ser interrompida: Ie Aeficaz 110 190 fn Hz 1200 a 1400 1200 a 1400 fa > 1,9 > 1,9 f0 kHz 150 a 200 150 a 200

Onde:

Ie fn fa fo Cs Lb Cz

= = = = = = =

corrente de ensaio freqncia natural do circuito do lado da carga fator de amplitude das oscilaes do lado da carga freqncia natural do circuito de ensaio (Cs+Lb+Cz) capacitncia da fonte indutncia prpria do disjuntor capacitncia da carga

17.2.

DISJUNTOR PARA 242kV Tenso nominal ..................................................................................... 242 kVeficaz Frequncia nominal ....................................................................................... 60 Hz Corrente nominal (*) .......................................................... 2000, 2500, 3150 A eficaz Capacidade de interrupo nominal em curto-circuito (*) DISJUNTOR de 50 kA Componente alternada ................................................................. 50 kAeficaz Componente contnua ...............................de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45 DISJUNTOR de 40 kA Componente alternada ................................................................. 40 kAeficaz Componente contnua ...............................de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45 Capacidade de estabelecimento nominal em curto-circuito (corrente de fechamento e travamento) (*): DISJUNTOR de 50 kA ........................................................................ 130 kApico DISJUNTOR de 40 kA ........................................................................ 104 kApico Corrente suportvel nominal de curta durao (1s) (*): DISJUNTOR de 50 kA ........................................................................ 50 kAeficaz DISJUNTOR de 40 kA ........................................................................ 40 kAeficaz Valor de pico da corrente suportvel (10 ciclos) (*): DISJUNTOR de 50 kA ........................................................................ 130 kApico DISJUNTOR de 40 kA ........................................................................ 104 kApico Tempo de interrupo (base 60 Hz) .......................................................... 03 ciclos O tempo de interrupo deve ser garantido para qualquer abertura, com correntes de 10% a 100% da capacidade de interrupo nominal em curto-circuito.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 28

(*) - Ver Seo V Tempo morto nominal ................................................................................. 300 ms Diferena mxima de tempo entre plos no fechamento tripolar .................... 4 ms Idem, entre cmaras do mesmo plo .............................................................. 4 ms Diferena mxima de tempo entre plos na abertura tripolar ......................... 4 ms Idem, entre cmaras do mesmo plo .............................................................. 4 ms Idem, entre cmaras auxiliares dos resistores de pr-insero, no fechamento e na abertura .......................................................................... 4 ms Ciclo de operao nominal ..................................................... O-0,3s-CO-3min-CO Fator de primeiro plo ........................................................................................ 1,5 Comprimento mnimo da linha de fuga .................................................... 6050 mm Espaamento entre plos ......................................................................... 4000 mm Tenso, fase-terra, de incio e extino do corona visual, maior que .............................................................................................. 154 kVeficaz Tenso de rdio-interferncia, mxima tenso de 154 kV eficaz, fase-terra, com contatos fechados .............................................................. 350 V Idem, com contatos abertos ...................................................................... 1000 V Tenso suportvel nominal de impulso atmosfrico, (1,2 x 50s) a terra, entre plos e entre contatos abertos ....................... 950 kVpico Tenso suportvel nominal a frequncia industrial (60 Hz), a seco e sob chuva, durante 1 minuto, a terra, entre plos e entre contatos abertos ........................................................................ 395 kVeficaz Interrupo de DEFEITO TERMINAL Caractersticas da Tenso Transitria de Restabelecimento (TRT):

PARMETRO U1 t1 Uc t2 td U t U1/t1

UNIDADE kVpico s kVpico s s kVpico s kV/s

% DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 100 60 30 10 296 148 414 444 2,0 148 76 2,0 296 98,7 444 444 2,0(24,7) 148 51,4(74,1) 3,0 296 59,2 444 444 5,0(14,8) 148 34,6(44,4) 5,0 453 (t 3) 65,7 8,08 151 30 (Uc/t3) 6,9

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 29

Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria inicial (TRTI): TENSO kVeficaz 242 242 CORRENTE DE INTERRUPO kAeficaz (*) 50 40 fi kV/kA (60 hz) 0,083 0,083 zi (Ohms) 260 260 ti s 0,6 0,6 Ui kVpico 4,15 3,32

Interrupo de DEFEITO QUILOMTRICO Lado da Fonte Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT): PARMETRO U1 t1 Uc t2 td U t U1 / t1 Lado da Linha Impedncia de surto ......................................................................... 450 ohms Fator de amplitude (k) .................................................................................. 1,6 DISJUNTOR de 50 kA (*) PARMETRO I di / dt du / dt UL tl td UNIDADE kAeficaz A / s KV / s kVpico s s % DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 45,0 24,0 10,8 31,6 2,9 0,5 37,5 20,0 9,0 79,0 8,8 0,5 30,0 16,0 7,2 126,5 17,6 0,5 UNIDADE kVpico s kVpico s s kVpico s kV/s TRT 198 99 277 297 2,0 99 51,5 2,0

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 30

(*) - Ver Seo V DISJUNTOR de 40 kA * PARMETRO I di / dt du / dt UL tl td UNIDADE kAeficaz A / s KV / s kVpico s s % DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 36,0 19,2 8,6 31,6 3,7 0,5 30,0 16,0 7,2 79,0 11,0 0,5 24,0 12,8 5,8 126,5 21,8 0,5

Capacidade de interrupo nominal EM DISCORDNCIA DE FASES Tenso de Restabelecimento ........................................................... 280 kVeficaz Corrente a ser interrompida (*) DISJUNTOR 40 kA ....................................................................... 10 kAeficaz DISJUNTOR 50 kA .................................................................... 12,5 kAeficaz Caractersticas da Tenso Transitria de Restabelecimento (TRT): PARMETRO U1 t1 Uc t2 U1/t1 UNIDADE kVpico s kVpico s kV/s TRT 395 256 494 768 1,54

CAPACIDADE DE MANOBRAR CORRENTES CAPACITIVAS Capacidade para manobrar LINHAS DE TRANSMISSO EM VAZIO, sem reacendimento (classe C2): Tenso da linha conectada (fase-terra) ............................................ 196 kV eficaz Frequncia ................................................................................................ 66 Hz Comprimento da linha ............................................................................. 400 km Reatncia indutiva da linha (seqncia positiva) ............... 0,520 ohms/km/fase Capacitncia distribuda da linha (seqncia positiva) ............. 8,46 nF/km/fase Tenso de Restabelecimento Transitria (TRT) ................................. 555 kV pico Tempo de pico da TRT (base 66 Hz) ........................................................ 7,5ms Capacidade de interrupo de linhas em vazio: A 100 % ........................................................................................ 130 Aeficaz A 30 % ........................................................................................... 39 Aeficaz Nmero de operaes de abertura nas condies acima, sem necessidade de qualquer manuteno ............................... 350 operaes

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 31

(*) - Ver Seo V Capacidade para manobrar BANCOS CAPACITORES EM CONTRAPOSIO, sem reacendimento (classe C2): Corrente Nominal do Banco de Capacitores ...................................... 400 A eficaz Corrente transitria de energizao do Banco ..................................... 20 kA Valor de pico da corrente de descarga durante uma falta .................. 40 kA Tenso de Restabelecimento Transitria na Abertura do Banco: Valor de Crista ............................................................................... 555 kV pico Tempo para atingir o valor de Crista ................................................... 8,3 ms Capacidade de interromper PEQUENAS CORRENTES MAGNETIZANTES E INDUTIVAS Requisito a ser considerado apenas para os DISJUNTORES que sero utilizados na manobra de reatores em derivao. Sobretenso mxima admissvel fase-terra ........................................ 395 kV pico Caractersticas da corrente monofsica a ser interrompida: Ie Aeficaz 24 53 Onde: Ie fn fa fo Cs Lb Cz = = = = = = = fn Hz 800 a 1000 800 a 1000 > 1,9 > 1,9 fa f0 kHz 150 a 200 150 a 200
pico

Frequncia associada a corrente de INRUSH ...................................... 4.250 Hz


pico

corrente de ensaio freqncia natural do circuito do lado da carga fator de amplitude das oscilaes do lado da carga freqncia natural do circuito de ensaio (Cs+Lb+Cz) capacitncia da fonte indutncia prpria do disjuntor capacitncia da carga

17.3.

DISJUNTOR PARA 145 kV Tenso nominal ..................................................................................... 145 kVeficaz Frequncia nominal ....................................................................................... 60 Hz Corrente nominal (*) ........................................................... 1250, 1600, 2000A eficaz Capacidade de interrupo nominal em curto-circuito: Componente alternada ....................................................................... 20 kAeficaz Componente contnua ............................... de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45 Capacidade de estabelecimento nominal em curto-circuito (fechamento e travamento) ....................................................................................................... 52 kApico Corrente suportvel nominal de curta durao (3s) ................................ 20 kA eficaz Valor de pico da corrente suportvel (10 ciclos.) .......................................... 52 kA Tempo de interrupo (base 60 Hz) .......................................................... 03 ciclos

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 32

(*) - Ver Seo V O tempo de interrupo deve ser garantido para qualquer abertura, com corrente de 10 % a 100 % (inclusive) da capacidade de interrupo nominal em curtocircuito. Tempo morto nominal ................................................................................. 300 ms Atraso permissvel na abertura (Y) ...................................................................... 1s Tolerncia mxima admissvel na segunda abertura do ciclo de religamento rpido O-0,3s-CO ................................................. 8,33 ms Diferena mxima de tempo entre plos no fechamento tripolar .................... 4 ms Idem entre cmaras do mesmo plo ............................................................... 4 ms Diferena mxima de tempo entre plos na abertura tripolar ......................... 4 ms Idem, entre cmaras do mesmo plo .............................................................. 4 ms Ciclo de operao nominal ..................................................... O-0,3s-CO-3min-CO Fator de primeiro plo ........................................................................................ 1,5 Comprimento mnimo da linha de fuga .................................................... 3625 mm Espaamento entre plos ......................................................................... 3000 mm Tenso fase-terra, de incio e extino do corona visual, maior que ............................................................................................... 92 kV eficaz Tenso de rdio interferncia mxima tenso de 92 kV eficaz, fase--terra, com contatos fechados ............................................................. 350 V Idem, com contatos abertos ...................................................................... 1000 V Tenso suportvel nominal de impulso atmosfrico, (1,2 x 50 s) a terra, entre plos e entre contatos abertos ...................... 650 kVpico Tenso suportvel nominal a frequncia industrial (60 Hz), a seco e sob chuva, durante 1 (um) minuto, a terra, entre plos e entre contatos abertos ........................................................................ 275 kVeficaz Interrupo de DEFEITO TERMINAL Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT):

PARMETRO U1 t1 Uc t2 td U t U1/t1

UNIDADE kVpico s kVpico s s kVpico s kV/s

% DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 100 60 30 10 178 89 249 267 2,0 89 46,5 2,0 178 59 267 267 2,0(14,8) 89 31,7(44,5) 3,0 178 35,6 267 267 5,0(8,9) 89 22,8(26,7) 5,0 272 (t3) 45,3 5,6 91 20,7 (Uc/t3) 6,0

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 33

Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria inicial (TRTI): TENSO KVeficaz 145 CORRENTE DE INTERRUPO kAeficaz 20 fi kV/kA (60 hz) 0,056 zi (Ohms) 260 ti s 0,4 Ui kVpico 1,1

Interrupo de DEFEITO QUILOMTRICO Lado da Fonte Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT): PARMETRO U1 t1 Uc t2 td U t U1/t1 Lado da Linha Impedncia de surto ..................................................................... 450 ohms Fator de amplitude (k) .............................................................................. 1,6 PARMETRO I di / dt du / dt UL tl td UNIDADE kAeficaz A / s kV / s kVpico s s % DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 18,0 9,6 4,3 18,9 4,4 0,2 15,0 8,0 3,6 47,4 13,2 0,2 12,0 6,4 2,9 75,8 26,1 0,2 UNIDADE kVpico s kVpico s s kVpico s kV/s TRT 118 59 166 177 2,0 59 31,5 2,0

Capacidade de interrupo nominal EM DISCORDNCIA DE FASES Tenso de restabelecimento ............................................................ 167 kV


CHESF ET/DSE 615 - jul/2007
eficaz

I / 34

Corrente a ser interrompida .............................................................. 5,0 kA eficaz Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT): PARMETRO U1 t1 Uc t2 U1/t1 UNIDADE kVpico s kVpico s kV/s TRT 237 154 296 462 1,54

Capacidade de manobrar correntes capacitivas (LINHAS DE TRANSMISSO EM VAZIO), sem reacendimentos (classe C2) Tenso da linha conectada (fase-terra) ............................................ 117 kV eficaz Frequncia ................................................................................................ 60 Hz Comprimento da linha ............................................................................. 200 km Reatncia indutiva da linha (seqncia positiva) ............... 0,520 ohms/km/fase Capacitncia distribuda da linha (seqncia positiva) ............. 8,46 nF/km/fase Tenso de Restabelecimento Transitria (TRT) ................................. 332 kV pico Tempo de pico da TRT (base 60 Hz) ....................................................... 8,3 ms Capacidade de interrupo nominal de linhas em vazio: a 100 % ........................................................................................... 75 Aeficaz a 30 % ............................................................................................. 23 Aeficaz Nmero de operaes de abertura nas condies acima, sem necessidade de qualquer manuteno ............................... 350 operaes Capacidade de interromper PEQUENAS CORRENTES MAGNETIZANTES E INDUTIVAS Requisito a ser considerado apenas para os DISJUNTORES que sero utilizados na manobra de reatores em derivao. Mxima sobretenso fase-terra admissvel ......................................... 237 kV pico Caractersticas da corrente monofsica a ser interrompida: Ie Aeficaz 20 44 Onde: Ie fn fa f0 Cs Lb Cz = = = = = = = fn Hz 800 a 1000 800 a 1000 fa > 1,9 > 1,9 f0 kHz 150 a 200 150 a 200

corrente de ensaio freqncia natural do circuito do lado da carga fator de amplitude das oscilaes do lado da carga freqncia natural do circuito de ensaio (Cs+Lb+Cz) capacitncia da fonte indutncia prpria do disjuntor capacitncia da carga

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 35

17.4.

DISJUNTOR PARA 72,5kV Tenso nominal .................................................................................... 72,5 kVeficaz Frequncia nominal ....................................................................................... 60 Hz Corrente nominal (*) ........................................................... 1250, 1600, 2000 Aeficaz Capacidade de interrupo nominal em curto-circuito (*): DISJUNTOR DE 31,5kA Componente alternada .............................................................. 31,5 kAeficaz Componente contnua ...............................de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45 DISJUNTOR DE 20kA Componente alternada .................................................................. 20kAeficaz Componente contnua ...............................de acordo com a fig.9 da Norma IEC 62271-100, com =45 Capacidade de estabelecimento nominal em curto-circuito (corrente de fecha mento e travamento) (*): DISJUNTOR DE 31,5 kA ...................................................................... 82 kApico DISJUNTOR DE 20 kA ......................................................................... 52 kApico Corrente suportvel nominal de curta durao (3s) (*): DISJUNTOR DE 31,5 kA ................................................................. 31,5 kAeficaz DISJUNTOR DE 20 kA ....................................................................... 20 kAeficaz Valor de pico da corrente suportvel (10 ciclos) (*): DISJUNTOR DE 31,5 kA ...................................................................... 82 kApico DISJUNTOR DE 20 kA ......................................................................... 52 kApico Tempo de interrupo (base 60 Hz) .......................................................... 05 ciclos O tempo de interrupo deve ser garantido para qual quer abertura, com corrente de 10% a 100% (inclusive) da capacidade de interrupo de curto-circuito. Tempo morto nominal ................................................................................. 300 ms Atraso permissvel na abertura (Y) ...................................................................... 1s Tolerncia mxima admissvel na segunda abertura do ciclo de religamento rpido O-0,3s-CO ................................................. 8,33 ms Diferena mxima de tempo entre plos no fechamento tripolar .................... 4 ms Idem entre cmaras do mesmo plo ............................................................... 4 ms Diferena mxima de tempo entre plos na abertura tripolar ......................... 4 ms Idem, entre cmaras do mesmo plo .............................................................. 4 ms Ciclo de operao nominal ..................................................... O-0,3s-CO-3min-CO Fator de primeiro plo ........................................................................................ 1,5 Comprimento mnimo da linha de fuga .................................................... 1813 mm Espaamento entre plos ......................................................................... 1500 mm Tenso, fase-terra, de incio e trmino do corona visual, maior que ................................................................................................ 46 kVeficaz Tenso de rdio interferncia mxima tenso de 46 kV eficaz, fase-terra, com contatos fechados .............................................................. 350 V Idem, com contatos abertos ...................................................................... 1000 V Tenso suportvel nominal de impulso atmosfrico, (1,2 x 50s) a terra, entre plos e entre contatos abertos ....................... 350 kVpico

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 36

(*) - Ver Seo V Tenso suportvel nominal a frequncia industrial (60 Hz), a seco e sob chuva durante 1 minuto, a terra, entre plos e entre contatos abertos ........................................................................ 140 kVeficaz Interrupo de DEFEITO TERMINAL Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT):

PARMETRO Uc T3 td U T Uc/t3

UNIDADE kVpico s s kVpico s kV/s

% DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 100 60 30 124 168 8,4 41,3 64,4 0,74 133 72 14,4 44,3 38,3 1,85 133 36 7,2 44,3 19,1 3,7

Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT), quando da eliminao de defeitos trifsicos no aterrados:

CONDIO A B

Uc kVpico 144,8 144,7

Tc s 1380 304

Ver figuras 1 e 2 adiante. Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria inicial (TRTI):

TENSO kVeficaz 72,5 72,5

CORRENTE DE INTERRUPO kAeficaz 31,5 20

fi kV/kA (60 hz) 0,096 0,096

zi (Ohms) 450 450

ti s 0,4 0,4

Ui kVpico 3,02 1,92

Interrupo de DEFEITO QUILOMTRICO Lado da Fonte

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 37

Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT): PARMETRO Uc t3 td U t Uc/t3 UNIDADE kVpico s s kVpico s kV/s TRT 83 169 8,5 27,6 65 0,49

Lado da Linha Impedncia de surto ..................................................................... 450 ohms Fator de amplitude (k) .............................................................................. 1,6 DISJUNTOR DE 31,5 kA (*) PARMETRO I di / dt du / dt UL tl td UNIDADE kAeficaz A / s kV / s kVpico s s % DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 28,4 15,1 6,8 9,5 1,4 0,2 23,6 12,6 5,7 23,7 4,2 0,2 18,9 10,1 4,5 37,9 8,4 0,2

DISJUNTOR DE 20 kA (*) PARMETRO I di / dt du / dt UL tl td UNIDADE kAeficaz A / s KV / s kVpico s s % DA CAPACIDADE DE INTERRUPO 90 75 60 18,0 9,6 4,3 9,5 1,4 0,2 15,0 8,0 3,6 23,7 6,6 0,2 12,0 6,4 2,9 37,9 13,1 0,2

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 38

(*) - Ver Seo V Capacidade de interrupo nominal EM DISCORDNCIA DE FASES Tenso de restabelecimento ............................................................. 105 kVeficaz Corrente a ser interrompida (*): DISJUNTOR DE 31,5 kA ............................................................. 7,9 kAeficaz DISJUNTOR DE 20 kA ................................................................... 5 kAeficaz Caractersticas da tenso de restabelecimento transitria (TRT): PARMETRO Uc t3 Uc/t3 UNIDADE kVpico s kV/s TRT 185 336 0,55

CAPACIDADE DE MANOBRAR CORRENTES CAPACITIVAS Capacidade de manobrar LINHAS DE TRANSMISSO EM VAZIO, sem reacendimentos (classe C2): Tenso da linha conectada (fase-terra) .............................................. 59 kVeficaz Frequncia ................................................................................................ 60 Hz Comprimento da linha ............................................................................. 160 km Reatncia indutiva da linha (seqncia positiva) ............... 0,480 ohms/km/fase Capacitncia distribuda da linha (seqncia positiva) ............. 9,08 nF/km/fase Tenso de Restabelecimento Transitria (TRT) ................................. 167 kV pico Tempo de pico da TRT ............................................................... 8,3 ms (60 Hz) Capacidade de interrupo nominal de linha em vazio: a 100% ............................................................................................ 25 Aeficaz a 30% ................................................................................................ 8 Aeficaz Nmero de operaes de abertura nas condies acima, sem necessidade de qualquer manuteno ............................... 350 operaes Capacidade para manobrar BANCOS CAPACITORES EM CONTRAPOSIO, sem reacendimentos (classe C2): Corrente Nominal do Banco de Capacitores ...................................... 400 A
eficaz pico

Corrente transitria de energizao do Banco ..................................... 10 kA Valor de pico da corrente de descarga durante uma falta ............... 31,5 kA Tenso de Restabelecimento Transitria na Abertura do Banco:

Frequncia associada a corrente de INRUSH ........................................ 5,0 kHz


pico

Valor de Crista ............................................................................... 201 kV pico Tempo para atingir o valor de Crista ................................................... 8,3 ms (*) - Ver Seo V

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

I / 39

SEO II ENSAIOS

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

1.

ENSAIOS Nesta Seo esto indicados e descritos os ensaios que a CHESF exige como requisitos mnimos e obrigatrios, necessrios avaliao do projeto, desempenho e qualidade dos DISJUNTORES e matria prima, neles utilizada. As caractersticas nominais so as definidas na seo I desta Especificao. A CHESF se reserva o direito de recusar qualquer Proposta que no assuma textualmente, o compromisso da realizao de todos os ensaios especificados. Os ensaios devero ser realizados conforme prescrito no Edital da Concorrncia, nesta Especificao Tcnica e nas Normas Tcnicas que os regem, em suas ltimas revises, prevalecendo sempre os termos desta Especificao Tcnica e na presena de Inspetor credenciado pela CHESF. Para efeito de aprovao do projeto do DISJUNTOR devero ser realizados todos os ensaios, aqui previstos, em uma unidade denominada UNIDADE PROTTIPO do Fornecimento. Se os ensaios forem executados em uma UNIDADE PROTTIPO produzida aps a emisso do contrato deste fornecimento, os mesmos s podero ser realizados aps a completa aprovao de todos os desenhos de fabricao dos DISJUNTORES, devendo a citada unidade, estar exatamente de acordo com os desenhos aprovados, inclusive os sistemas de comando, controle e operao. Embora os ensaios devam seguir as metodologias das Normas Tcnicas especificadas, os valores para os mesmos, devem ser, sempre, os definidos nesta Especificao. Todos os ensaios devero ser realizados, obrigatoriamente, na presena de inspetor credenciado pela CHESF, ou conforme acordo firmado entre as partes. Em todos os ensaios dieltricos, a montagem dos DISJUNTORES dever ser tal que reproduza, tanto quanto possvel, a condio de operao relativa aos afastamentos para outras estruturas, ao arranjo dos condutores de alta tenso, assim como altura do suporte, que no dever ser maior do que a mnima em que sero instalados. As condies atmosfricas normais e respectivos fatores de correo e tolerncia a serem utilizados durante a realizao dos ensaios dieltricos so os indicados nas Normas IEC 62271-100, IEC 60694 e IEC 60265-2. em suas ltimas revises. A CHESF poder, a seu nico critrio, dispensar a realizao de um ou mais ensaios de tipo e especiais e aceitar relatrios de ensaios realizados anteriormente pelo fabricante do DISJUNTOR, se os mesmos atenderem as condies descritas a seguir: - Que o proponente tenha, preferencialmente, fornecido anteriormente, equipamento similar para a Chesf; Que os ensaios de tipo constantes do(s) referido(s) relatrio(s) atendam aos procedimentos e caractersticas estabelecidas nestas Especificaes Tcnicas; - Que a(s) unidade(s) ou objeto(s) dos ensaios sejam de projeto igual ao do Equipamento a ser fornecido. - Que os ensaios tenham sido realizados nos ltimos 8 (oito) anos. A recusa por parte da Chesf, de qualquer dos relatrios, implica na realizao do respectivo ensaio, sem nus para a mesma, inclusive as despesas com o engenheiro da Chesf (passagens, seguro e dirias de viagem), independente do laboratrio a ser realizado.

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

II / 1

2.

ENSAIOS DE ROTINA Os Ensaios de Rotina devero ser realizados conforme definido no Edital da Concorrncia.

3.

ENSAIOS DO PROTTIPO Os Ensaios a seguir relacionados, devero ser realizados no primeiro DISJUNTOR fabricado (o qual ser considerado como UNIDADE PROTTIPO do fornecimento). Esta unidade, depois de ensaiada e aprovada, dever permanecer na Fbrica, identificada pelo Inspetor credenciado pela CHESF, e ser considerada como padro de comparao de acabamento e projeto para as demais unidades a serem fabricadas. So os seguintes os ensaios a executar:

3.1.

ENSAIOS DE ROTINA DO PROTTIPO So os seguintes os ensaios que o fabricante dever executar na unidade prottipo, sem nus para a CHESF:

3.1.1.

INSPEO VISUAL Dever ser verificada a identificao do DISJUNTOR, suas caractersticas de "placa", "lay-out" dos componentes e identificao das anilhas da fiao, que devero estar de acordo com os desenhos aprovados. Alm disso dever ser verificado o acabamento de fabricao de todos os componentes instalados no DISJUNTOR.

3.1.2.

VERIFICAO DIMENSIONAL Dever ser efetuada, com base nos desenhos aprovados e nas dimenses especificadas na Seo I.

3.1.3.

FUNCIONAMENTO MECNICO A ser efetuado na unidade prottipo, completamente montada (inclusive resistores, se houver), em sua estrutura suporte e munida de seu mecanismo de acionamento, de acordo com o item 7.101 da IEC 62271-100, por ocasio do ensaio de tipo correspondente.

3.1.4.

TEMPOS DE OPERAO Sero medidos durante os ensaios de funcionamento mecnico e de acordo com o item 7.101 da Norma IEC 62271-100. Devero ser realizados registros oscilogrficos, nos trs plos do DISJUNTOR, para os seguintes ciclos de operao: abertura (O), fechamento (C), fechamento abertura (CO) e para os ciclos de religamento.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 2

Devero ser registrados tambm os tempos de insero dos resistores de fechamento e/ou abertura (se existentes). Os valores garantidos devero ser confirmados em todas as condies de ensaio acima. 3.1.5. FUNCIONAMENTO ELTRICO DOS CIRCUITOS AUXILIARES Dever ser verificado o perfeito funcionamento dos circuitos de comando, controle, proteo, sinalizao, aquecimento e iluminao interna. 3.1.6. MEDIO DE DESCARGAS PARCIAIS NOS CAPACITORES DE EQUALIZAO Dever ser realizado de acordo com a Norma IEC 270. 3.1.7. CUBCULOS DE ACIONAMENTO E CONTROLE Os cubculos da unidade prottipo, devero ser submetidos aos seguintes ensaios: 3.1.7.1. TENSO SUPORTVEL A FREQUNCIA INDUSTRIAL (60 Hz) Dever ser aplicada uma tenso de 2,0 kV fase-terra, a frequncia de 60 Hz, nos circuitos auxiliares, inclusive motores, durante 60 segundos, sem que ocorra descarga devido a rompimento do isolamento. 3.1.7.2. FUNCIONAMENTO Dever ser verificado o perfeito funcionamento dos circuitos de comando, controle, proteo, sinalizao do comando motorizado. 3.1.7.3. RESISTNCIA DE ISOLAMENTO Conforme as Normas brasileiras aplicveis. 3.1.7.4. CONTINUIDADE Conforme as Normas brasileiras aplicveis. 3.1.8. MOTORES Um dos motores da unidade prottipo dever ser submetido aos seguintes ensaios: 3.1.8.1. CORRENTE DE OPERAO EM VAZIO A ser realizado, conforme Norma ABNT MB-216. 3.1.8.2. RESISTNCIA DE ISOLAMENTO A ser realizado, conforme Norma ABNT MB-216. 3.1.9. CERTIFICADOS DE ENSAIOS DOS MOTORES

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 3

O Fabricante dever fornecer certificados relativos aos seguintes ensaios efetuados em unidade prottipo. 3.1.9.1. RENDIMENTO Realizado conforme Norma ABNT MB-216. 3.1.9.2. ELEVAO DE TEMPERATURA Realizado conforme Norma ABNT MB-216. 3.1.9.3. CURVA DE EXCITAO Realizado conforme Norma ABNT MB-216. 3.1.10. VERIFICAO DA ZINCAGEM As peas zincadas devero ser submetidas aos seguintes ensaios: 3.1.10.1. PREECE A ser realizado conforme Norma ASTM A-239. 3.1.10.2. VERIFICAO DA ESPESSURA DA CAMADA DE ZINCO A ser realizada conforme Norma ASTM A-90. 3.1.10.3. VERIFICAO DA ADERNCIA A ser realizada conforme Norma ASTM B-498 A amostragem para os ensaios de zincagem dever ser objeto de acordo entre a CHESF e o Fabricante, a ser oficializado em ocasio oportuna. 3.1.11. PINTURA Devero ser realizados os ensaios abaixo, sendo as amostragens objeto de acordo a ser firmado entre a CHESF e o Fabricante, a ser oficializado em ocasio oportuna. 3.1.11.1. ACABAMENTO Dever ser realizada inspeo visual do acabamento da pintura. 3.1.11.2. ESPESSURA Dever ser realizado de acordo com as Normas brasileiras aplicveis. 3.1.11.3. ADERNCIA Dever ser realizado de acordo com as Normas brasileiras aplicveis.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 4

3.1.12.

MEDIO DA RESISTNCIA HMICA DO CIRCUITO PRINCIPAL A ser realizada antes e aps os ensaios de funcionamento mecnico.

3.1.13.

REGISTRO OSCILOGRFICO DO CICLO DE OPERAO CO-CO, DOS RESISTORES DE PR-INSERO A ser realizado simultaneamente com o registro oscilogrfico das cmaras de extino principais do DISJUNTOR.

3.1.14.

ESTANQUEIDADE

3.1.14.1. DISJUNTORES A SF6 Este ensaio dever ser realizado em todas as cmaras da unidade prottipo. Dever ser utilizada a tcnica de acumulao do gs que vaza em um envoltrio plstico hermeticamente selado, no qual um dispositivo sensor de gs SF6, medir a concentrao do gs em ppm, no incio do ensaio e aps um perodo de 60 min. O volume dos envoltrios plsticos dever ser o menor possvel, de modo a maximizar a preciso da medio. O ensaio dever ser feito temperatura ambiente, entretanto os valores medidos devero ser referidos a 20 C. A temperatura ambiente dever ser monitorada dentro dos envoltrios plsticos, por meio de termopares. Devero ser colocados um ou mais ventiladores (a critrio do inspetor da CHESF) no interior de cada envoltrio plstico, de modo a uniformizar a concentrao de gs dentro dos mesmos. No incio do ensaio o DISJUNTOR dever estar na posio "aberto", mudando-se para "fechado aps metade do tempo de ensaio. O ensaio dever ser efetuado com o DISJUNTOR na presso nominal de SF6. No ser aceita medio da fuga de gs por meio de manmetro. O DISJUNTOR ser considerado aprovado se o ensaio indicar a necessidade de complementao de gs aps 10 (dez) anos ou mais, nas condies de laboratrio. 3.1.15. VERIFICAO DOS RESISTORES DOS CIRCUITOS AUXILIARES, AQUECEDORES E BOBINAS DO SISTEMA DE ACIONAMENTO Dever ser realizada inspeo visual e medio da resistncia hmica, de acordo com as Normas brasileiras aplicveis. 3.2. ENSAIOS DE TIPO DO PROTTIPO (ver Seo V, para detalhes especficos)

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 5

Devero ser realizados os seguintes ensaios na unidade prottipo do fornecimento. Atentar que os procedimentos e detalhes de Norma citados abaixo so, meramente informativos, devendo os procedimentos, de fato empregados, por ocasio dos ensaios, ser definidos previamente pela CHESF, levando em considerao o contedo das mais recentes revises das Normas aplicveis bem como dos Drafts em estudo. 3.2.1. ENSAIOS DE FUNCIONAMENTO MECNICO TEMPERATURA AMBIENTE (Durabilidade mecnica) O Ensaio dever ser realizado em um DISJUNTOR completo, ou plo, completamente montado em sua estrutura suporte (inclusive resistores de fechamento e/ou abertura, se houver) e munido de seu mecanismo de acionamento e de acordo com o item 6.101.2 da Norma IEC 62271-100. A seqncia e o nmero total de operaes (fechamento/abertura) do DISJUNTOR, devero ser como indicado no sub-item 6.101.2.3, tabela 8 da Norma IEC 62271-100. Os DISJUNTORES para manobra de bancos de capacitores e reatores, devero ser submetidos ao ensaio especial de 10.000 (dez mil) ciclos de operao, conforme item 6.101.2.4 da Norma IEC 62271-100. Antes e aps a realizao do Ensaio de Funcionamento Mecnico, devero ser verificadas todas as folgas e medidos todos os ajustes de projeto, no sendo permitida variao superior a 10% em quaisquer das referidas folgas ou ajustes. Antes e aps os Ensaios de Funcionamento Mecnico, dever ser medida a resistncia hmica dos contatos principais e auxiliares, no sendo aceita variao superior a 20% para mais dos valores medidos antes da realizao dos Ensaios, Antes e aps os ensaios, sero verificadas as condies/estado de todos os componentes sujeitos a desgaste, do mecanismo de acionamento e das cmaras de interrupo, no sendo admitido desgaste excessivo (a critrio do inspetor da CHESF) de quaisquer dos componentes do DISJUNTOR. Devero ser realizados registros oscilogrficos dos tempos de abertura (O), fechamento (C), fechamento abertura (CO), do ciclo de religamento O-0,3s-CO e dos tempos de insero e permanncia dos resistores de fechamento e/ou abertura (se houver) nos ciclos de operao de n o: 01, 200, 600, 1000, 1.400, 1.600, 1.800 e 2.000, no sendo permitida variao dos tempos, superior a 2ms, em qualquer dos ciclos citados. Durante o Ensaio de Funcionamento Mecnico dever ser verificada tambm a capacidade dos reservatrios de leo, bem como a performance do sistema de molas no que se refere ao Nmero de operaes que possvel executar sem atuao da moto-bomba, ou motor, conforme as condies citadas na seo I, itens 6.1. e 6.2.. 3.2.2. ENSAIOS DE CORRENTE

3.2.2.1. ENSAIOS DE ELEVAO DE TEMPERATURA (Aquecimento)

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 6

Este ensaio dever ser realizado em um plo do DISJUNTOR completamente montado em sua estrutura suporte (inclusive resistores de fechamento e/ou abertura, se houver) e munido de seu mecanismo de acionamento, de acordo com o item 6.5 da Norma IEC-62271.100 Condies sob as quais dever ser realizado o Ensaio: Frequncia .................................................................................................. 60 Hz Corrente (*): Sistema 550 kV : ........................................................... 3150A ou 4000A eficaz Sistema 242 kV : .......................................... 2000A ou 2500A ou 3150A eficaz Sistema 145 kV : .......................................... 1250A ou 1600A ou 2000A eficaz Sistema 72,5 kV : .......................................... 1250A ou 1600A ou 2000A eficaz (*) - Ver Seo V. O Ensaio dever ser realizado no mesmo plo e com os mesmos contatos utilizados no Ensaio de Funcionamento Mecnico (item 3.2.1 desta Seo), sem manuteno prvia. Antes e aps o ensaio, dever ser medida a resistncia hmica dos contatos principais do DISJUNTOR, no se admitindo mais que 20% de variao para mais na citada resistncia. Os pontos de medio de temperatura devero ser definidos pela CHESF, devendo o Fabricante fazer uma proposta inicial, para anlise/aprovao da CHESF. O DISJUNTOR ser considerado aprovado se, depois de estabilizada a temperatura em todos os pontos de medio, a mesma seja inferior ao valor mximo previsto na Norma citada, para cada ponto, considerando os materiais envolvidos. 3.2.2.2. ENSAIOS DE CORRENTE SUPORTVEL DE PICO E DE CURTA DURAO Estes ensaios devero ser executados de acordo com o item 6.6 da Norma IEC62271-100 e item 6.6 da IEC 60694. A durao do ensaio, bem como os valores de pico e de corrente simtrica, devero ser os indicados na seo I desta Especificao tcnica. Na impossibilidade de executar o ensaio em uma nica etapa, o mesmo poder ser executado em duas etapas, uma para a corrente de pico suportvel e a outra para a corrente de curta durao suportvel. O tempo mnimo de aplicao de corrente na primeira etapa no poder ser inferior a 0,3 segundos. Antes e aps a execuo dos ensaios dever ser testada a estanqueidade do DISJUNTOR bem como os tempos de acionamento, folgas e ajustes. O DISJUNTOR ser considerado aprovado no ensaio se, alm de conduzir as correntes especificadas, pelos tempos previstos; o mesmo:

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 7

Executar normalmente as operaes de fechamento e abertura mecnicas; Permanecer com a resistncia de contato dentro de 20 % do valor medido antes do ensaio; Permanecer com seus tempos de acionamento inalterados; Permanecer com suas folgas e ajustes inalterados; Permanecer com sua estanqueidade inalterada; Permanecer com os contatos principais e outras partes, submetidas conduo da corrente, em bom estado aparente. 3.2.2.3. ENSAIOS DE ESTABELECIMENTO E INTERRUPO Estes ensaios devero ser realizados em um plo do DISJUNTOR completamente montado em sua estrutura suporte (inclusive resistores de fechamento e/ou abertura, se houver) e munido de seu mecanismo de acionamento, de acordo com os itens 6.102 a 6.112 da Norma IEC 62271-100 e 6.1.1 da Norma IEC 60694. Na impossibilidade comprovada, de executar ensaios diretos, sero aceitos ensaios sintticos. Na impossibilidade comprovada de executar os ensaios em um plo completo, sero aceitos ensaios em parte do plo, devendo o nmero de cmaras em srie e o fator de distribuio de tenso, utilizados, ser o mximo possvel, e objeto de acordo entre as partes, para cada ensaio. Os ensaios devero ser realizados com o DISJUNTOR nas presses mnimas de operao do (SF6) e do mecanismo de acionamento (ar ou leo) e na tenso mnima de comando. Antes destes Ensaios nenhuma abertura em carga dever ser realizada no plo a ser testado. Antes do incio dos ensaios de curto-circuito e antes de qualquer desmontagem do DISJUNTOR para inspeo dos contatos principais, dever ser medida a resistncia hmica dos referidos contatos, no se admitindo mais que 20% na referida resistncia. Antes e aps a execuo dos ensaios dever ser testada a estanqueidade do DISJUNTOR bem como medidos os tempos de acionamento, folgas e ajustes. Os tempos de acionamento no podero variar mais que 2,0 ms em relao aos tempos medidos antes dos ensaios. 3.2.2.3.1.ENSAIOS BSICOS DE CURTO CIRCUITO (Defeito Terminal) Devero ser realizados de acordo com os valores especificados na Seo I desta Especificao Tcnica, incluindo a situao de eliminao de defeitos trifsicos no aterrados, e com os itens 6.102 a 6.106 da Norma IEC 62271-100.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 8

Nas interrupes com corrente assimtrica, a assimetria, no instante da separao dos contatos principais do DISJUNTOR, dever ser, no mnimo, de acordo com a figura 9 da Norma IEC 62271-100. 3.2.2.3.2. ENSAIOS DE DEFEITO NA LINHA (Defeito quilomtrico) A ser realizado de acordo com os valores especificados na Seo I desta Especificao Tcnica, e com o item 6.109 da IEC 62271-100. 3.2.2.3.3. ENSAIOS DE MANOBRA EM CONDIES DE DISCORDNCIA DE FASES Estes ensaios devero ser realizados de acordo com o item 6.110 da Norma IEC 62271-100. Os Ensaios devero ser realizados com os valores especificados na Seo I desta Especificao Tcnica. Os Ensaios devero ser realizados com o DISJUNTOR nas presses mnimas de operao do (SF6) do mecanismo de acionamento (ar ou leo) e na tenso mnima de comando. 3.2.2.3.4. ENSAIOS DE MANOBRA DE CORRENTES CAPACITIVAS Estes ensaios devero ser realizados de acordo com o item 6.111 da Norma IEC 62271-100, os valores, entretanto, sero os especificados na Seo I desta Especificao Tcnica. Os Ensaios devero ser realizados com o DISJUNTOR nas presses mnimas de operao do SF6 e do mecanismo de acionamento (ar ou leo) e na tenso mnima de comando. O DISJUNTOR ser considerado aprovado se no ocorrer restrike (aps de ciclo), em qualquer das operaes, ou danificao (ou excessivo desgaste - que impea ou prejudique o funcionamento normal do DISJUNTOR) de qualquer dos componentes, submetidos tenso e corrente nominais. 3.2.2.3.5. ENSAIOS DE MANOBRA DE PEQUENAS CORRENTES INDUTIVAS RELATIVAS A REATORES EM DERIVAO Este ensaio dever ser executado apenas nos DISJUNTORES que sero utilizados no chaveamento de reatores. Estes ensaios devero ser executados com o DISJUNTOR nas presses nominais de operao do SF6 e do mecanismo de acionamento (ar ou leo). Os ensaios devero ser executados de acordo com o DRAFT IEC 17A 337, os valores, entretanto, sero os exigidos nesta Especificao Tcnica. Os ciclos de ensaios a efetuar, como indicado no Draft, sero: 18 (dezoito) aberturas para cada circuito de ensaio com o incio dos impulsos de abertura distribudo em intervalos de 18 graus eltricos.
CHESF ET/DSE 615 - jul/2007 II / 9

Mais 18 (dezoito) aberturas, executadas apenas com o circuito de ensaio nmero 2, em torno do ponto da onda em que ocorreram reignies no ciclo anterior com o circuito de ensaio nmero 2, sendo 06 (seis) aberturas com o incio dos impulsos de abertura no mesmo ponto da onda em que ocorreu a mais alta tenso de disruptiva entre terminais, 06 (seis) aberturas com o incio dos impulsos de abertura 09 graus eltricos antes do momento das 06 (seis) anteriores e 06 (seis) aberturas com o incio dos impulsos 09 graus eltricos aps o momento das 06 (seis) primeiras. Caso no tenha ocorrido reignies nas 36 (trinta e seis) aberturas dos dois ciclos iniciais, os trs ciclos de 06 (seis) aberturas citados acima devero ser executados em torno do ponto da onda em que ocorreu o menor tempo de arco. Caso o DISJUNTOR ofertado utilize sistema de sincronizao do momento de abertura, alm dos ciclos de ensaio indicados no Draft acima, dever ser executado um ciclo extra de 18 (dezoito) aberturas, com o menor valor de corrente, mnima presso de SF6 e com controle do instante de comando, relativo a onda de tenso. Isto visa verificar o funcionamento adequado do Sincronizador. As correntes de ensaio devero ser as indicadas na seo I. Aps a execuo dos ensaios e antes de desmontar o DISJUNTOR para inspeo, dever ser feito um ensaio de tenso aplicada entre os terminais das cmaras ensaiadas, de acordo com as determinaes do DRAFT IEC 17A 235. Durante a execuo dos ensaios devero ser medidas e registradas (graficamente), no s as tenses fase-terra dos lados fonte e carga do Disjuntor, a corrente e a tenso no disjuntor, como tambm a corrente na bobina de abertura e todas as grandezas relativas s reignies, de modo a permitir determinar a taxa de crescimento da caracterstica fria do disjuntor. O DISJUNTOR ser considerado aprovado no ensaio de manobra de pequenas correntes indutivas se: No ocorrerem reignies com tempo de arco superior a 2,0 ms, para DISJUNTORES no equipados com dispositivo de sincronizao; No ocorrerem reignies na segunda parte do ensaio (seqncia extra citada acima), e o dispositivo de sincronizao funcionar corretamente; No ocorrerem sobretenses superiores a 2,0 PU; No ocorrerem quaisquer descargas internas ou externas por ocasio do ensaio de tenso aplicada citado acima; Por ocasio da inspeo visual dos componentes internos das cmaras ensaiadas, no devero ser observados: Sinais de arco eltrico nos contatos de conduo de corrente do DISJUNTOR e no exterior dos bocais de sopro;

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 10

Perfuraes dos bocais de sopro por arco eltrico; Deposio de resduos metlicos na superfcie interna das porcelanas ou nas superfcies interna e externa dos bocais de sopro; Qualquer remoo de material na superfcie interna dos bocais de sopro. No relatrio final dos ensaios, devero ser includas as caractersticas dos circuitos de ensaio, tabelas de "nmero de chopping" em funo do tempo de arco, em cada condio de ensaio e tabelas de tenso nos terminais do disjuntor, no instante da reignio, em funo do tempo decorrido aps o instante de separao dos contatos. A aprovao final do disjuntor, relativa a sua capacidade de manobrar pequenas correntes indutivas, de reatores em derivao ser dada s aps a execuo de ensaios de campo, aps a instalao na CHESF. 3.2.2.3.6. ENSAIOS DE VERIFICAO DO COMPORTAMENTO TRMICO DOS RESISTORES DE PR-INSERO (fechamento e/ou abertura) O ensaio dever ser executado em um plo do DISJUNTOR (ou cmara), aps os ensaios de curto - circuito. Dever ser executado um ciclo de operao C-15s-C -15min-C-15s-C para os resistores de fechamento e O-15s-O-15min-O-15s-O, para os de abertura. A medio da variao de temperatura nos resistores dever ser efetuada por meio de registradores adesivos, os quais devero ser fixados s pastilhas resistivas, antes do incio dos ensaios de prottipo, na presena do representante da CHESF. Dever ser aplicada uma tenso igual ao valor eficaz fase-terra multiplicado pelo fator de distribuio medido (ou calculado/acordado) A corrente de ensaio dever ser igual a corrente nominal do disjuntor. O circuito de ensaio dever possuir a maior corrente de curto-circuito possvel. A cmara ou plo, com os registradores de temperatura dever ser utilizada para executar, tambm, os ensaios de curto-circuito, principalmente o ensaio de fechamento em curto-circuito. O DISJUNTOR ser considerado aprovado se a variao de temperatura dos resistores, registrada durante os ensaios, permanecer dentro dos limites especificados pelos fabricantes dos componentes dos resistores. 3.2.2.3.7. ENSAIOS DE FECHAMENTO EM CURTO-CIRCUITO Este ensaio dever ser realizado com o DISJUNTOR nas presses mnimas de SF6 e do sistema de acionamento e tenso mnima de controle.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 11

A tenso de ensaio dever ter o valor da tenso fase-terra multiplicado pelo fator de distribuio de tenso acordado. A seqncia de ensaio consistir de duas operaes de fechamento - Cs-3m-Cs com uma corrente de fechamento igual a corrente de fechamento e travamento do DISJUNTOR. Estes ensaios visam determinar os tempos de pr-arco do DISJUNTOR e do resistor de fechamento, assim bem como determinar o aquecimento mximo do resistor de fechamento. 3.2.2.3.8. ENSAIOS DE MANOBRA CONTROLADA POR SINCRONIZADOR ELETRNICO Estes ensaios devero ser realizados nos DISJUNTORES especiais para manobra de reatores ou bancos de capacitores Estes ensaios visam determinar a adequao, performance e confiabilidade dos sincronizadores fornecidos. As caractersticas destes ensaios, bem como o local de sua realizao sero objeto de acordo entre a CHESF e o fabricante adjudicado. O proponente dever fazer uma proposta nos termos acima para anlise da CHESF. 3.2.3. ENSAIOS DIELTRICOS Estes ensaios devero ser realizados em um DISJUNTOR (ou se impossvel, em um plo apenas) completamente montado em sua estrutura suporte (inclusive resistores de fechamento e/ou abertura, se houver) e munido de seu mecanismo de acionamento. Os procedimentos e posies de ensaio e as condies atmosfricas (e respectivos fatores de correo e tolerncia) a serem utilizadas quando da realizao dos Ensaios, devero estar de acordo com o item 6 da Norma IEC 62271-100 e item 6 da Norma IEC 60694. 3.2.3.1. ENSAIOS DE MEDIO DA TENSO DE RDIO INTERFERNCIA (RIV) A medio da Tenso de Rdio Interferncia dever ser realizada de acordo com o item 6.3 das Normas IEC 62271-100 e IEC 60694. As medies devero ser tomadas nas freqncias de 500 kHz a 1500 kHz, com impedncia de 300 ohms. O circuito de ensaio dever ser o indicado na Norma IEC 60694. Inicialmente, o rudo ambiente dever ser medido at a mxima tenso de ensaio, estando o DISJUNTOR desconectado. O ensaio dever ser realizado a seguir, aplicando-se ao DISJUNTOR, durante 5 (cinco) minutos, uma tenso alternada como indicado na Seo I desta Especificao Tcnica, e em seguida variando-se a tenso inicialmente para baixo, at atingir 30% da tenso especificada, em passos de 10 % da mesma; outra vez procede-se de modo anlogo variando a tenso para cima e medindo-se o RIV a cada passo.
CHESF ET/DSE 615 - jul/2007 II / 12

Este ensaio dever ser repetido 03 (trs) vezes para cada condio de conexo do DISJUNTOR, tirando-se a mdia dos valores medidos em cada passo. Os valores medidos do Nvel de Rdio Interferncia devero ser corrigidos dividindo-se os mesmos pelo fator de calibrao do circuito do ensaio utilizado. 3.2.3.2. ENSAIOS DE VERIFICAO DA TENSO SUPORTVEL NOMINAL DE IMPULSO ATMOSFRICO Sero aplicados 15 (quinze) impulsos de polaridade positiva e 15 (quinze) de polaridade negativa, sucessivamente aos terminais do DISJUNTOR, em cada uma das seguintes condies: a) DISJUNTORES COM TENSO NOMINAL AT 242 kV, INCLUSIVE a.1) DISJUNTOR com contatos principais fechados Aplicao da tenso de ensaio aos terminais de alta tenso do DISJUNTOR, estando a estrutura suporte aterrada; a.2) DISJUNTOR com contatos principais abertos Aplicao da tenso de ensaio a cada um dos terminais de alta tenso do DISJUNTOR, estando o outro terminal e a estrutura suporte aterrados. b) DISJUNTORES PARA 550 kV b.1) DISJUNTOR com contatos principais fechados Aplicao da tenso de ensaio aos terminais de alta tenso do DISJUNTOR, estando a estrutura suporte aterrada; b.2) DISJUNTOR com contatos principais abertos Aplicao da tenso de ensaio a cada um dos ter minais de alta tenso do DISJUNTOR, aterrando-se a base e os terminais dos demais plos, enquanto no terminal oposto aplicada uma tenso alternada de frequncia industrial (60 Hz) de valor igual 70% do valor de pico da tenso fase terra nominal do Sistema. A aplicao dos impulsos dever ser sincronizada com o momento do pico de polaridade oposta da tenso alternada citada acima. Caso seja impossvel realizar o ensaio da maneira acima, o mesmo poder ser executado em duas etapas; de acordo com o item 6.2 das Normas IEC 62271-100 e IEC 60694. A forma de onda dos impulsos ser 1,2 X 50 s, conforme o item 6.2.6.2 da Norma IEC 60694. O DISJUNTOR ser considerado aprovado se o nmero de descargas disruptivas para a terra, entre plos e/ou entre terminais do disjuntor, no exceder a duas para cada srie de 15 (quinze) impulsos e para cada condio de ensaio e no ocorrer descarga disruptiva em isolao no auto-recuperante. Devero ser feitos registros oscilogrficos de todas as aplicaes.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 13

3.2.3.3. ENSAIOS DE VERIFICAO DA TENSO SUPORTVEL NOMINAL DE IMPULSO DE MANOBRA Os ensaios de tenso suportvel de impulso de manobra devero ser realizados apenas nos DISJUNTORES para 500 kV, de acordo com a Norma IEC-60694 Devero ser aplicados 15 (quinze) impulsos de polaridade positiva e 15 (quinze) de polaridade negativa, para cada conexo de ensaio. Os ensaios devero ser efetuados a seco (com onda positiva apenas) e sob chuva, com os mesmos procedimentos e nas mesmas condies e posies dos ensaios de impulso atmosfrico (ver item 3.2.3.2. acima). A forma de onda dos impulsos aplicados dever ser 250 ( 50) X 2500 (500) s. O DISJUNTOR ser considerado aprovado se o nmero de descargas disruptivas para a terra, entre plos e/ou entre terminais do disjuntor, no exceder a duas para cada srie de 15 (quinze) impulsos e para cada condio de ensaio e no ocorrer descarga disruptiva em isolao no auto-recuperante. Devero ser feitos registros oscilogrficos de todas as aplicaes. 3.2.3.4. ENSAIOS DE TENSO APLICADA (60 Hz) Este ensaio ser executado de acordo com as Normas IEC 62271-100 e IEC 60694, com os valores de tenso indicados no captulo I desta Especificao Tcnica. Os ensaios sero realizados a seco e sob chuva nos DISJUNTORES com tenso nominal at 242 kV, e apenas a seco nos DISJUNTORES para 550 kV. 3.2.3.5. ENSAIOS DE DESCARGAS PARCIAIS NOS CAPACITORES DE EQUALIZAO Aps execuo de todos os ensaios citados acima, devero ser executados ensaios de descargas parciais em uma unidade de capacitor de equalizao do DISJUNTOR utilizado nos ensaios anteriores. A avaliao dos resultados deste ensaio ser feita comparando-se tais resultados com os constantes do relatrio de ensaios fornecido pelo Fabricante do capacitor. 4. RELATRIOS DE ENSAIOS Os relatrios oficiais de todos os ensaios executados, devero ser fornecidos em at 30 (trinta) dias aps a execuo dos mesmos, obedecendo as quantidades, critrios e exigncias do Edital e da ET/DSE-600. 4.1. As fotografias que fizerem parte dos relatrios, devero ser, obrigatoriamente, identificadas e legendadas. Os oscilogramas que fizerem parte dos relatrios, devero ser, obrigatoriamente, identificados e legendados.

4.2.

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 14

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

II / 15

SEO III SOBRESSALENTES, FERRAMENTAS, DESENHOS, MANUAIS DE INSTRUES, ARMAZENAGEM, EMBALAGEM, TREINAMENTO, GARANTIA E ASSISTNCIA TCNICA, MONTAGEM, SUPERVISO DE MONTAGEM E COMISSIONAMENTO E VIDA TIL DOS DISJUNTORES

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

1. 1.1.

SOBRESSALENTES GENERALIDADES O Proponente dever anexar sua Proposta, uma lista itemizada e completa de todas as peas sobressalentes recomendadas, com os seus respectivos nomes de fabricante, cdigos de referncia, preos unitrios, pesos, caractersticas e quantidades recomendadas. A lista dever subdividir o DISJUNTOR em diversos conjuntos, tais como: cmara de interrupo, capacitores, resistores de fechamento, resistores de abertura, mecanismo de acionamento, motores, moto bombas, sistema de SF6, cubculos de comando e controle, alm de outros conjuntos no citados aqui mas que contenham peas sujeitas a desgaste. A lista dever indicar e identificar em separado, as vedaes e materiais de consumo sistemtico nas manutenes preventivas e corretivas, incluindo desenhos detalhados de cada material e vedao; definio de suas caractersticas e materiais de composio. A lista citada acima no ser considerada para efeito de julgamento e fornecimento, tendo carter meramente informativo.

1.2.

LISTA DE SOBRESSALENTES DE FORNECIMENTO OBRIGATRIO Para cada lote de 05 DISJUNTORES adquiridos, devero ser cotadas, as seguintes peas, por tipo de Disjuntor, (exceto para as peas comuns a mais de um tipo), quando aplicveis: - 02 Conjuntos dos rels/contatores sendo um para 125 Vcc e outro para 250 Vcc; - 02 Bobinas de abertura sendo uma para 125 Vcc e outra para 250 Vcc; - 02 Bobinas de fechamento sendo uma para 125 Vcc e outra para 250 Vcc; - 01 Conjunto de vedaes completo. - 01 Cmara de extino. - 01 Resistor de pr-insero. - 01 Capacitor de equalizao. - 01 Coluna suporte completa. - 02 Unidades de superviso de gs SF6. - 02 Unidades de superviso de leo. - 01 Bomba de leo/ar ou 01 conjunto de carregamento de molas. - 02 Blocos de contatos auxiliares. - 02 Sincronizadores Para cada lote de 10 DISJUNTORES adquiridos, dever ser cotado 01 mecanismo de acionamento completo. O critrio POR TIPO no se aplica s peas comuns a todos os tipos de DISJUNTOR. Para os lotes inferiores a 05 unidades, devero ser cotadas as seguintes peas, por tipo de DISJUNTOR (exceto para as peas comuns a mais de um tipo), quando aplicveis: - 02 Conjuntos dos rels/contatores sendo um para 125 Vcc e outro para 250 Vcc;

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

III / 1

- 02 Bobinas de abertura sendo uma para 125 Vcc e outra para 250 Vcc; - 02 Bobinas de fechamento sendo uma para 125 Vcc e outra para 250 Vcc; - 01 Conjunto de vedaes completo. - 02 Unidades de superviso de gs SF6. - 02 Unidades de superviso de leo. - 01 Bomba de leo/ar ou 01 conjunto de carregamento de molas. - 02 Blocos de contatos auxiliares. - 02 Sincronizadores O critrio POR TIPO no se aplica s peas comuns a todos os tipos de DISJUNTOR.

2. 2.1.

FERRAMENTAS FERRAMENTAS ESPECIAIS Caso sejam necessrias ferramentas especiais para a montagem e manuteno dos DISJUNTORES, dever ser fornecida 01 (uma) unidade de cada tipo, para cada subestao do fornecimento, sem custo extra (includa no preo do DISJUNTOR). O Proponente vencedor dever anexar sua Proposta uma lista itemizada e completa de todas as Ferramentas Especiais, necessrias para a montagem, desmontagem e manuteno dos DISJUNTORES, com o nome dos respectivos fabricantes, cdigos de referncia, preos unitrios, pesos, caractersticas e quantidades recomendadas, acompanhada de uma descrio detalhada para a operao e funcionamento das mesmas. Entende-se por ferramenta especial, toda aquela que for projetada especificamente para uso apenas nos DISJUNTORES e que no disponvel no mercado de ferramentas nacional e internacional. O Proponente dever informar textualmente se julgar que no so necessrias ferramentas especiais. Caso o fornecedor entenda que h necessidade de ferramentas especiais para a montagem e/ou manuteno dos DISJUNTORES, as mesmas devero ser fornecidas em quantidade de acordo com o nmero de DISJUNTORES fornecidos e de locais de instalao, com o seu valor includo no preo do DISJUNTOR. Caso, durante a montagem ou manuteno dos DISJUNTORES, torne-se necessria a utilizao de qualquer ferramenta especial no fornecidas durante a licitao, o fabricante dever fornec-las sem qualquer custo para a Chesf.

2.2.

FERRAMENTAS COMUNS O Proponente dever anexar a sua Proposta uma lista itemizada e completa de todas as ferramentas comuns, necessrias para a montagem, desmontagem e manuteno dos DISJUNTORES, com o nome dos respectivos fabricantes, cdigos de referncia, preos unitrios, pesos, caractersticas e quantidades recomendadas. A lista acima no ser considerada para efeito de julgamento e fornecimento, tendo carter meramente informativo.

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

III / 2

3.

APRESENTAO DAS LISTAS As listas devero ser elaboradas de modo que permitam a identificao rpida e clara das peas sobressalentes e ferramentas especiais. Cada lista dever conter no mnimo as seguintes informaes: Identificao do conjunto, pea ou ferramenta Nome de cada pea ou ferramenta especial Descrio da pea ou ferramenta Fabricante Caractersticas eltricas e/ou mecnicas sucintas Peso/Dimenses Quantidade instalada de cada pea, em cada DISJUNTOR completo Quantidade proposta para fornecimento Nmero de referncia (de catlogo, manual de instrues ou desenho particular) Material constitutivo da pea ou ferramenta

4.

DESENHOS Alm das informaes relativas aos desenhos de fabricao (informativos e sujeitos a aprovao) constantes da ET/DSE-600, considerar o que segue:

4.1.

Desenhos sujeitos a aprovao Devero ser fornecidos para aprovao, os seguintes desenhos: Dimensional do DISJUNTOR (lay-out) Dimensional do plo do DISJUNTOR (detalhe) Dimensional do armrio do sistema de acionamento (mecanismo, comando e controle) Dimensional do chassis do DISJUNTOR Dimensional dos conectores de aterramento Detalhe dos terminais de alta tenso Detalhe das placas de identificao Detalhe das chaves de contatos auxiliares Diagramas esquemticos do sistema de comando e controle do DISJUNTOR Diagramas topogrficos da fiao e componentes Diagrama de tempo dos contatos auxiliares Diagrama dos tempos do DISJUNTOR Outros desenhos e detalhes que venham a ser julgados necessrios, pela CHESF ou pelo Proponente, durante o perodo de aprovao dos desenhos

4.2.

Desenhos informativos Dimensional dos isoladores suporte; Detalhes internos das cmaras de extino e mecanismos intermedirios; Detalhe dos resistores de fechamento e/ou abertura; Detalhe da manivela de acionamento manual e Lay-out das bases e canaletas de cabeao.

4.3.

Detalhes obrigatrios a todos os desenhos fornecidos

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

III / 3

Todos os desenhos (informativos ou sujeitos a aprovao) devero conter: Coordenadas alfanumricas, nas laterais do desenho Tabela itemizada, detalhada, de identificao de todos os componentes visveis no desenho A tabela dever incluir: Descrio detalhada do componente; Caractersticas eltricas e ou mecnicas e tipo do componente; Material constituinte do componente; Peso/dimenses; Quantidade instalada do componente por equipamento; Fabricante do componente; Nmero do desenho de referncia e Nmero do catlogo do componente. Relao de desenhos de referncia (todos os desenhos devero incluir, no mnimo, o nmero do desenho dimensional do DISJUNTOR, na relao) Relao das subestaes envolvidas, citando quantidade de DISJUNTORES e tenses auxiliares (CA e CC) Identificao completa do cliente e do processo aquisitivo 5. MANUAIS DE INSTRUES Alm das informaes e instrues constantes da ET/DSE-600, considerar o que segue: Os Manuais de Instrues devero ter impresso de boa qualidade (no sero aceitas fotocpias ou qualquer outro tipo, exceto dos desenhos), ser encadernados em capa rgida e conter no mnimo, as seguintes informaes: Folha de identificao contendo, no mnimo: Identificao do cliente Identificao do processo aquisitivo Identificao do Equipamento Identificao das subestaes envolvidas e quantitativos Caractersticas tcnicas, eltricas e mecnicas, do DISJUNTOR Folha de ndice das sees do manual (ndice geral) Folha de ndice dos desenhos anexos Folha de ndice dos catlogos anexos Sees contendo instrues para: Embalagem e desembalagem dos DISJUNTOR Montagem e desmontagem Manuteno (preventiva e corretiva) - Indicar periodicidades e n o de operaes Ajustes Lubrificao - Identificando os lubrificantes (marca e tipo), a freqncia e os pontos a lubrificar. Operao do DISJUNTOR Transporte Armazenagem Sees contendo:

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

III / 4

Descrio do DISJUNTOR e seu funcionamento Relao das peas de reposio - Com indicao das dimenses, caractersticas fsicas e eltricas, posio no DISJUNTOR, material constituinte, n o do desenho de referncia ou catlogo Relao das ferramentas especiais Catlogos de todos os componentes Todos os desenhos aprovados e informativos Todas as instrues devero ser completas, detalhadas, explanadas passo a passo e associadas a figuras que permitam um fcil entendimento das informaes, bem como conter a indicao de Ferramentas Especiais e Peas de Reposio necessrias, se for o caso. 6. EMBALAGENS PARA TRANSPORTE As embalagens para transporte dos DISJUNTORES e seus acessrios, devero obedecer as diretrizes da especificao ET/DSE-600. 6.1. Devero ser obrigatoriamente previstos meios para energizar os resistores de aquecimento dos cubculos do DISJUNTOR, atravs da embalagem fechada. Devero ser fornecidas, junto com as embalagens, instrues para energizao dos resistores de aquecimento atravs das mesmas. As instrues devero ser obrigatoriamente em portugus. TREINAMENTO Dever ser realizado treinamento para o pessoal relacionado ao uso do DISJUNTOR (pessoal da operao, da manuteno, etc.), nos termos da ET/DSE-600, incluso no preo do equipamento. O Proponente dever apresentar em sua proposta, apenas para efeito informativo, a cotao do treinamento considerando 01 (uma) equipe Chesf de no mximo 20 pessoas, de acordo com as condies abaixo. O treinamento dever habilitar as equipes de manuteno da Chesf, para realizar qualquer tipo de manuteno no DISJUNTOR. O treinamento dever atender, no mnimo, ao seguinte programa: Parte terica: - Caractersticas tcnicas do DISJUNTOR e seus componentes; - Concepo construtiva e funcional do DISJUNTOR; - Funcionamento do mecanismo de acionamento; - Funcionamento do sistema de extino de arco; - Funcionamento dos dispositivos de superviso de leo e SF 6; - Descrio detalhada do princpio de funcionamento dos circuitos de comando e controle; - Regulagens do DISJUNTOR; - Aspectos relativos manuteno preventiva e corretiva; - Diagrama funcional dos armrios de comando e de acionamento; - Caractersticas e quantidade recomendada das peas de reserva. - Valores de referncia para: resistncia de contato, tempos de abertura e fechamento, etc.
CHESF ET/DSE - 615 - jul/2007 III / 5

6.2.

7.

Parte prtica: - Visita fbrica; - Desmontagem / montagem de um plo, envolvendo o mecanismo de acionamento e a unidade de interrupo; - Ajustes e aferies do mecanismo de acionamento; - Ajustes e aferies dos dispositivos de superviso de leo e SF 6; - Ajustes das molas e dispositivos de compensao; - Pontos de lubrificao e materiais lubrificantes utilizados; 8. ARMAZENAGEM O Proponente dever incluir no Manual de Instrues, instrues especficas em lngua portuguesa, para o armazenamento (por perodos mdios e longos) dos DISJUNTORES e seus componentes, acessrios e peas de reserva. As instrues devero considerar as condies climticas (temperatura e umidade) citadas na ET/DSE-600. Estas instrues especficas para o armazenamento dos DISJUNTORES e das peas de reserva, devero ser, tambm, fornecidas em separado, acompanhando as embalagens das peas de reserva. 9. GARANTIA E ASSISTNCIA TCNICA A garantia da qualidade dos DISJUNTORES deve abranger um perodo mnimo de 18 meses contados da entrada em operao de cada unidade ou 30 meses contados do seu recebimento, o que ocorrer primeiro. O Fornecedor responder tambm, pela qualidade dos DISJUNTORES e pelos reparos necessrios, devidos a defeitos manifestados aps o perodo definido no pargrafo anterior, desde que se constate tratar-se de defeito oculto; entendido como tal, qualquer defeito que no se possa atribuir a desgaste normal, falha de operao ou de manuteno. Em caso de defeito sistemtico, inclusive os defeitos ocultos sistemticos, devero ser reparadas todas as unidades que compem o fornecimento, inclusive aquelas em que o mesmo no se tenha manifestado, mesmo que fora de operao. A garantia como definida nos pargrafos anteriores, abranger todo e qualquer defeito que restrinja ou inviabilize a perfeita operao e desempenho dos DISJUNTORES, de acordo com as Especificaes Tcnicas CHESF, utilizadas no processo aquisitivo. Sempre que for realizado qualquer reparo nos DISJUNTORES, durante o perodo de garantia, a mesma ser automaticamente renovada por um perodo de 18 (doze) meses, para as peas e/ou conjuntos reparados e afetados pelo defeito e reparo. A responsabilidade do Fornecedor pela qualidade dos DISJUNTORES se estender a todos os custos associados ao defeito e reparo, quais sejam: materiais e componentes necessrios, mo de obra utilizada, inclusive a da CHESF, embalagens e transporte de qualquer natureza, carga, descarga, seguros, laboratrios e testes, equipamentos utilizados ou postos disposio, e quaisquer outros, desde que associados ao defeito.

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

III / 6

Depois de decorridos 30 dias da comunicao do defeito, se o Fornecedor no der incio ao reparo, a CHESF poder, a seu critrio, providenci-lo, podendo inclusive contratar pessoal ou empresa especializada, sendo todos os custos, conforme citado no pargrafo anterior, debitados ao fornecedor. O Fornecedor indenizar a CHESF pelas perdas e danos causados s suas instalaes, devidos falha dos DISJUNTORES no perodo de garantia. Para liquidao do montante correspondente ao tratado nos pargrafos anteriores, a CHESF poder deduzir tal valor de saldos a receber do Fornecedor ou, na inexistncia ou insuficincia destes, o Fornecedor dever liquidar o valor cobrado, em at 30 dias, sob pena de cobrana judicial. Os servios de assistncia tcnica devero ser assegurados pelo fornecedor, durante toda a vida til prevista para os DISJUNTORES, e incluindo o fornecimento de peas sobressalentes, com entrega no local de aplicao dos DISJUNTORES. Os servios de que trata o pargrafo anterior devero ser necessariamente disponibilizados em oficina localizada no Brasil. 10. MONTAGEM, SUPERVISO DE MONTAGEM E COMISSIONAMENTO A montagem e o comissionamento de todos os DISJUNTORES sero executados pela Chesf, com superviso obrigatria do fornecedor, que ser responsvel pela qualidade dos servios executados, assegurando o perfeito funcionamento dos DISJUNTORES. Nesta ocasio a Chesf executar no mnimo, os seguintes ensaios quando aplicveis: - Cadastro - Inspeo Visual / Final - Conferncia / Continuidade da Fiao - Verificao de Componentes - Isolamento CC Do Motor - Ajustes Mecnicos / Eltricos - Circuitos Auxiliares - Atuao Funcional - Isolamento CA - Registro Oscilogrfico - Resistncia de Contato O Proponente dever indicar na sua proposta-preo a cotao detalhada da superviso de montagem e comissionamento dos DISJUNTORES. A energisao dos DISJUNTORES ser executada pela CHESF, depois de autorizada pelo supervisor da montagem e comissionamento do fornecedor. 11. VIDA TIL DOS DISJUNTORES Os DISJUNTORES devero ter vida til mnima de 30 anos.

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

III / 7

CHESF

ET/DSE 615 jul/2007

SEO IV INSTRUES GERAIS E VALORES TCNICOS GARANTIDOS

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

1.

INTRODUO O Proponente dever incluir em sua Proposta de fornecimento, uma relao de informaes tcnicas, valores e documentos relativos a cada tipo de DISJUNTOR ofertado, na qual ficam garantidos todos os valores e informaes.

2.

DOCUMENTAO COMPLEMENTAR Os seguintes documentos e informaes devero ser apresentados pelo proponente melhor classificado, aps solicitao da Chesf, para cada tipo de DISJUNTOR ofertado: Descrio do DISJUNTOR, completo, e de todos os acessrios e equipamentos auxiliares e catlogos; contendo no mnimo, desenhos (de acordo com a seo III), fotografias, detalhes dos terminais de alta tenso e dos conectores de aterramento, e descrio detalhada do projeto, construo, operao, montagem e desmontagem, para cada tipo de DISJUNTOR ofertado. Croquis de dimenses, pesos e formas adequadas para o transporte e iamento. Descrio detalhada do processo de tratamento e pintura das partes metlicas. Descrio detalhada do processo de galvanizao das partes metlicas no pintadas. Relao dos ensaios de campo recomendados. Relao detalhada das peas sobressalentes, recomendadas (conforme item 1, da seo III). Relao detalhada das ferramentas especiais recomendadas (conforme item 2, da seo III). Relao detalhada das Normas tcnicas utilizadas no projeto e fabricao dos DISJUNTORES. Cronograma detalhado dos eventos do Fornecimento. Relao de valores tcnicos garantidos e caractersticas especficas, que permitam a perfeita identificao do Disjuntor proposto:

CHESF

ET/DSE 615 - jul/2007

IV / 1

SEO V CARACTERSTICAS E VALORES PARTICULARES

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

CARACTERSTICAS E VALORES PARTICULARES CONCORRNCIA As caractersticas especficas dos Disjuntores a serem adquiridos para o REGISTRO GERAL DE PREOS so:

DISJUNTORES 550 kV: 3150 A 50 kA NBI 1550 kV e NBI 1800 kV DISJUNTORES 242 kV: 2500 A 50 kA NBI 950 kV DISJUNTORES 145 kV: 1250 A 20 kA NBI 650 kV DISJUNTORES 72,5 kV: 1250 A 31,5 e 20,0 kA NBI 350 kV

Demais caractersticas, de acordo com o item 17. da seo I.

2.

TENSES DOS SISTEMAS AUXILIARES Os circuitos de proteo, controle e comando dos disjuntores sero alimentados com tenso de 125 Vcc +10% -20%. A tenso acima ser suprida a partir do sistema de baterias da Subestao. A tenso de alimentao dos resistores de aquecimento, iluminao e tomadas de fora, ser 220 Vca 10%, 60 Hz. A alimentao dos motores do sistema de acionamento dever ser trifsica, com tenso de 440 Vca 10%, fase-fase, 60 Hz para 550 kV e de 220 Vca 10%, fasefase, 60 Hz, para as demais tenses. Todas as tenses auxiliares sero confirmadas pela CHESF, por ocasio da aprovao dos desenhos de fabricao.

CHESF

ET/DSE - 615 - jul/2007

V/1

Anda mungkin juga menyukai